O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Game engine para leigos absolutos

Aulendil

Gato do Mato
VIP
Mensagens
1.829
Reações
11.238
Pontos
909
Prezados, o que recomendariam para alguém que tem interesse em desenvolver seu próprio jogo - a princípio como mero hobby -, mas sabe absolutamente zero de programação? Na real, não tenho interesse algum em aprender a codificar agora, mas acho atraente a possibilidade de criar jogos com base em drag-and-drop e scripts visuais. Tenho inteira ciência de que isso é bastante limitador, mas a ideia agora é apenas aprender o básico da coisa e colocar algumas ideias que tenho em prática.

Em suma, procuro algo gratuito a priori, com ênfase em 2D e curva de aprendizado facilitada; do contrário, a tendência é que o entusiasmo acabe logo ao encontrar as primeiras dificuldades...

Até agora, os que vi, mas não sei se encaixam necessariamente nesse perfil, foram os seguintes:

Game Maker Studio 2 (por 30 dias)
Stencyl
RPG Maker

Unity e Unreal Engine são carta fora do baralho, creio, já que a curva de aprendizado é grande devido aos N recursos. Godot não me parece muito amigável para leigos, e Construc 3 e GameSalad não são gratuitos. Bibliotecas de 'assets' são interessantes, mas não prioritárias, já que poderia terceirizar esse aspecto caso precise.

Que dizem?
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.973
Reações
41.640
Pontos
1.689
Unity e Unreal Engine são carta fora do baralho, creio, já que a curva de aprendizado é grande devido aos N recursos. Godot não me parece muito amigável para leigos, e Construc 3 e GameSalad não são gratuitos. Bibliotecas de 'assets' são interessantes, mas não prioritárias, já que poderia terceirizar esse aspecto caso precise.
Mas ai que está. UE4 tem uma linguagem visual de script muito fácil de lidar. Mesmo cheia de recursos que vc não quer aprender, você pode se manter no básico sem muito problema. Além disso, a quantidade de tutoriais é bem grande, bom como a disponibilidade de assets gratuitos.

Acho que vc não precisa ficar tão intimidado a princípio com isso.
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.935
Pontos
1.659
Mas ai que está. UE4 tem uma linguagem visual de script muito fácil de lidar. Mesmo cheia de recursos que vc não quer aprender, você pode se manter no básico sem muito problema. Além disso, a quantidade de tutoriais é bem grande, bom como a disponibilidade de assets gratuitos.

Acho que vc não precisa ficar tão intimidado a princípio com isso.

Unity tem visual scripting desde o ultimo update tambem.
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Sem programação vai ficar muito limitado a coisas básicas... não tem jeito, você manja de designe? modelagem 3d? mais fácil achar um parceiro programador e fazer uma parceria... inclusive estou estudando Unity por hobby, mas não tenho muitas habilidades em designe hahaha.
 


krazyx

The Matrix Engineer
VIP
Mensagens
1.480
Reações
3.082
Pontos
293
Comecei a fuçar no unity seguindo uma video aula no youtube, consegui fazer um jogo de puzzle simples (empurrar caixas, botão que altera gravidade, tele transporte, etc).

Fiz só com caixinhas coloridas pra criar as fases, depois ia criar os sprites.

Ta largado agora, tem umas 12 fases já.
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.326
Reações
10.962
Pontos
453
Prezados, o que recomendariam para alguém que tem interesse em desenvolver seu próprio jogo - a princípio como mero hobby -, mas sabe absolutamente zero de programação? Na real, não tenho interesse algum em aprender a codificar agora, mas acho atraente a possibilidade de criar jogos com base em drag-and-drop e scripts visuais. Tenho inteira ciência de que isso é bastante limitador, mas a ideia agora é apenas aprender o básico da coisa e colocar algumas ideias que tenho em prática.

Em suma, procuro algo gratuito a priori, com ênfase em 2D e curva de aprendizado facilitada; do contrário, a tendência é que o entusiasmo acabe logo ao encontrar as primeiras dificuldades...

Até agora, os que vi, mas não sei se encaixam necessariamente nesse perfil, foram os seguintes:

Game Maker Studio 2 (por 30 dias)
Stencyl
RPG Maker

Unity e Unreal Engine são carta fora do baralho, creio, já que a curva de aprendizado é grande devido aos N recursos. Godot não me parece muito amigável para leigos, e Construc 3 e GameSalad não são gratuitos. Bibliotecas de 'assets' são interessantes, mas não prioritárias, já que poderia terceirizar esse aspecto caso precise.

Que dizem?

Prezados, o que recomendariam para alguém que tem interesse em desenvolver seu próprio jogo - a princípio como mero hobby -, mas sabe absolutamente zero de programação? Na real, não tenho interesse algum em aprender a codificar agora, mas acho atraente a possibilidade de criar jogos com base em drag-and-drop e scripts visuais. Tenho inteira ciência de que isso é bastante limitador, mas a ideia agora é apenas aprender o básico da coisa e colocar algumas ideias que tenho em prática.

Aprenda a programar nem que seja o básico, como: algortimo simples, variaveis, objetos, estruturas de decisao e repetição. Pq sem isso nem no RPGmaker vc vai fazer algo que preste.

Em suma, procuro algo gratuito a priori, com ênfase em 2D e curva de aprendizado facilitada; do contrário, a tendência é que o entusiasmo acabe logo ao encontrar as primeiras dificuldades...


Compre! convenhamos nao eh tao caro, vc nao vai morrer na pobreza em comprar o GM, construct ou RPGmaker.
O melhorzinho 2d gratuito é o Construct 1 que nosso amigo acima citou. Mas na moral? compra que vale a pena, e vc dá valor pro programador(es) que se matam pra deixar isso mais fácil pra quem nao quer programar.
E desculpe, mas tenho que te dar um choque de realidade, GM,C1/2/3 e RM tem uma curva de aprendizado EXTREMANETE facilitada. E se o seu entusiamo acaba tão rapido talvez isso nao seja pra vc. Mas espero que vc insista :)


Unity e Unreal Engine são carta fora do baralho, creio, já que a curva de aprendizado é grande devido aos N recursos. Godot não me parece muito amigável para leigos.

Ao contratrio, Unity, Godot e UDK são bem faceis de usar pra projetos simples, mas vc precisa saber programar.

Desculpe se pareço rude, mas vc tem que ver a realidade, de que programar jogos não é pra qualquer um, e desenvolver games tbm nao. Existe muita coisa alem de só usar uma engine/maker/editor com drag-and-drop, pq se nao seu jogo vai ser só mais um no meio da multidao de games que sao lançados diariamente na steam, play store e outros.

Agora MULTIPLICA por 10x pq vc vive no Brasil.
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.935
Pontos
1.659

Mochilador

O Roswell brasileiro
GOLD
Mensagens
12.414
Reações
24.290
Pontos
903
O que mais se encaixa na sua descrição é o RPG Maker. Mexia nessa parada desde pequeno, antes mesmo de conhecer programação.
Dá pra fazer muita coisa nele. A última versão, MV, suporta até plugins em JavaScript (a anterior era em Ruby).
Dá pra fazer até um build pra versão mobile. Tá multiplataforma agora o negócio.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.242
Reações
10.758
Pontos
753
Sim, acho que RPG Maker, caso se encaixe na ideia de jogo que queira ao menos lhe proporcionará um certo aprendizado. Já brinquei no passado com ele, e mesmo limitado, tem alguns jogos bons lançados, como o abaixo.

Essa versão "Enhanced" portaram do RPG Maker 2003 para a Unity.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.871
Reações
50.985
Pontos
1.003
Não sei como o RPG Maker se comporta porque larguei no XP, mas vc até consegue brincar com algo bem básico só fazendo eventos ao invés de scripts
 

krazyx

The Matrix Engineer
VIP
Mensagens
1.480
Reações
3.082
Pontos
293
Dúvida de leigo: Da pra criar um Stardew Valley com RPG Maker?
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.242
Reações
10.758
Pontos
753
Dúvida de leigo: Da pra criar um Stardew Valley com RPG Maker?
Precisa mexer em scripts ou encontrar alguns já pronto, mas me parece viável sim. Tem scripts que tu encontra para por exemplo transformar em action rpg o jogo. Como disse antes, tem limitações, mas tu consegue fazer bastante coisa nele, incluindo o que não seria inicialmente o propósito.

 

AlexHidanBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.030
Reações
2.163
Pontos
709
Depende do jogo. se for Visual Novel, eu acho renpy fácil de aprender. É phyton, o básico vc pega fácil agora coisas mais avançadas é + chato
 
Topo Fundo