O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


#GameDevPaidMe - Galerinha que trabalha na industria resolveu abrir o salário que recebem com gamedev

CidoLoco

Bam-bam-bam
VIP
Mensagens
3.138
Reações
2.083
Pontos
354
Fala Pessoal,

Achei interessante postar essa aqui na pasta de game dev, não achei tópicos em outras pastas. Pessoal no twitter começou a divulgar seus salários com a hashtag #GameDevPaidMe, aqui tem um video do Games From Scratch mencionando alguns tweets:


TLDR: Riot paga bem, empresas japonesas pagam uma miséria. Melhor salário de estágio é da EA.

--

Dei uma olhada nos tweets, ele pega os mais relevantes no vídeo. Pela minha experiência na área de TI parece ser mais fácil chegar em um salário acima de 100k/ano trabalhando com coisas triviais como desenvolver sistemas do que trabalhar na indústria de jogos. O que me surpreendeu foi a quantidade de gente trabalhando a mais de 10 anos na área mal chegando nos 80k. Pode ser também que as pessoas que ganham realmente bem tão mais ocupadas ganhando bem do que reclamando no tweeter ou que as pessoas reclamando são medíocres. :P

No mais:
123438
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
E é por isso que abri mão de atuar nessa área (pelo menos por um tempo).

Moro numa cidade que tem ZERO empregos em informática (salvo por 2 órgãos públicos, mas ainda assim, uma coisa bem ESPARTANA comparado a outras áreas públicas). O mais próximo que temos aqui mesmo é SP-Capital que fica a umas 3H de fretado.

Além do mais tem que ter um PC/Notebook acima da média, internet decente, Windows Pro/Enterprise Original, Versões PAGAS de IDEs, etc e tal...
Pra quem mora nos EUA/Canadá/Japão isso é fichinha de comprar... Mas aqui no Brasil? É metade do valor de uma casa!

Estou com quase 30 anos e a maioria das pessoas da minha idade por aqui estão com uma vida DECENTE trabalhando nos "Desk Jobs" tradicionais (no qual Informática não se enquadra de jeito nenhum), mas claro, longe da maravilha que é a Difícil e Sensível Medicina (especialmente Geriatria e Cirurgia Plástica) e o protagonista da maioria das cidades de interior, o Funcionalismo Público.

E agora com essa crise do COVID a coisa vai de mal a pior pra área de jogos, o que vai ter de empresa Media, Pequena, Indie e Individual fechando (especialmente no Brasil) não tá no Gibi.

Isso sem contar que aqui no Brasil a área não tem nenhum interesse cultural, social e econômico.
Isso sem contar que aqui no Brasil tudo quanto e jogo é pirateado a rodo comparado com o RESTO DO MUNDO...
Se tiver 2 pessoas ai num raio de 250KM que comprem o jogo original já é muito.
Aliás, foi graças a Pirataria que a Nintendo desistiu do Brasil. Acredito que agora algumas game studios vão entrar no Trem e não voltar mais...

E eu DUVIDO que as Empresas Japonesas (que são a maior indústria de jogos DO MUNDO) paguem uma miséria...
Se pagam, ainda deve ser melhor que trabalhar com isso no Brasil que é um país de quarto mundo onde a maioria vive numa Fantasia...

Enfim: Boa sorte pro pessoal aqui do fórum, vocês vão precisar e muito.
Graças a deus tirei meu time de campo, senão ou eu estaria morto ou morando na sarjeta.

Melhor ter um trabalho chato pra cacete e ter convenio médico, comida no prato, carro, casa e dinheiro na poupança do que ter um trabalho "que gosta" e ficar pagando pra trabalhar, perdendo noites de sono, fodendo a saúde e abrindo mão de qualidade de vida.
 
Ultima Edição:

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.209
Reações
23.311
Pontos
1.619
Engraçado pensar que...

Eu estava tentando conseguir um emprego no Canadá na área de T.I. (e o que me impediu foi a falta do conhecimento da lígua Francesa em um nível maior) e quase consegui, mas se for relacionar por salário, ficava assim:

A promessa deles era de 48.000 Can$ (Dólar Canadense) por ano. Um dos que falaram do seu salário no video, afirmou que começou com 50.000 Can$ em 2010. Se for pensar bem (não estou comparando o valor por país), a diferença não é muito alta e, com esse dinheiro, a pessoa teria mais ou menos, uma vida do nível de um Clásse média baixa (usando de um cálculo simples e grosseiro: 50.000 dividido por 12 meses, fica em uma média de 4.166 $. Se ele morar em uma casa própria, ele tem um salário livre numa média de 2.000 $ por mês)
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.326
Reações
10.960
Pontos
453
A area de programação de jogos eh a mais mal paga da industria de TI.
E japoneses recebem uma miseria, pq vc acha q o yuji naka se demitiu da sega umas 5 vezes?
No livro a guerra dos consoles, diz q quando tom kalinske, ceo da sega of america, foi procurar o naka, ele tinha se demitido pq ele pediu uma equipe de 5 pessoas ao inves de 3, e um aumento de 50% de salario, por ter dado resultado no sonic1,e a equipe era pra fazer o sonic 2!
Diz q o Kalinske mandou o vice CEO ir buscar o naka, deu uma ferrari pra ele, uma equeipe de 20 pessoas e aumentou o salario dele em 10x. Detalhe sonic1 vendia como agua nos EUA, era um custo minimo dar isso pra um dev q colocou a alma no jogo. E antes q vc diga q o naka nn eh o pai do sonic e blablabla, eu digo, tira a programação do naka no game e ia ser um mario rapido no maximo.
 


JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
A area de programação de jogos eh a mais mal paga da industria de TI.
E japoneses recebem uma miseria, pq vc acha q o yuji naka se demitiu da sega umas 5 vezes?
No livro a guerra dos consoles, diz q quando tom kalinske, ceo da sega of america, foi procurar o naka, ele tinha se demitido pq ele pediu uma equipe de 5 pessoas ao inves de 3, e um aumento de 50% de salario, por ter dado resultado no sonic1,e a equipe era pra fazer o sonic 2!
Diz q o Kalinske mandou o vice CEO ir buscar o naka, deu uma ferrari pra ele, uma equeipe de 20 pessoas e aumentou o salario dele em 10x. Detalhe sonic1 vendia como agua nos EUA, era um custo minimo dar isso pra um dev q colocou a alma no jogo. E antes q vc diga q o naka nn eh o pai do sonic e blablabla, eu digo, tira a programação do naka no game e ia ser um mario rapido no maximo.

Só que tem DUAS diferenças entre ele o pai do Sonic e grande parte do ramo tecnologico de hoje em dia:

1. O cara trabalhava em UMA DAS MAIORES EMPRESAS TECNOLOGICAS do mundo, se fosse uma empresa pequena (ou uma indie, como o pessoal ama dizer) iriam dar um f**a-se bem grande e redondo pra ele, e ainda mais se fosse no ocidente, o diretor iria MOSTRAR seu dedo do meio pro protesto dele, independentemente de ser SUPER RACIONAL.
1.5: Se ele tivesse desenvolvido o jogo por conta própria como esse pessoal AMA falar, o jogo não iria vender quase nada. Isso sem contar que ele iria perder tudo pois teria que abrir mão dos COMPROMISSOS DO MUNDO REAL, isso sem contar que iria ter uma PENCA DE PROBLEMAS DE SAUDE (se bobear até uma put* gastrite) tendo que atender metas, prazos e o cacete a quatro tendo que perder noites de sono e comendo as pressas e muito mal.
1.75: (meio off-topic): Não digo pra você que como desenvolvedor de sistemas ou web seria diferente, mas desenvolver um site ou um aplicativo empresarial/industrial dá MUITO MENOS DESPESA e MUITO MENOS TRABALHO, ganhando a mesma coisa, ou um POUQUINHO mais.
Mas ainda assim, os problemas de saúde iriam continuar pelos excessos obrigatórios do trabalho.

E ainda assim aumento e digo: Creio que daqui 10 anos estará muito pior (e não falo só de remuneração), de tanta gente atuando sem saber como a coisa realmente funciona na área.
Claro, creio que o COVID-19 vai dar uma freada na deterioração da área. Mas a bolha em países como o Brasil onde a grande massa repudia a ciência, a bolha estourou!

2. Na época tinha se muito menos gente atuando nessa área, assim como tinha muita pouca gente atuando em qualquer ramo tecnologico.
Isso sem contar que a Pirataria era uma coisa em dificil e trabalhosa.
Diferente de hoje em dia onde as pessoas pegam um torrent de um Undertale ou de um Visual Studio Enterprise da vida.
AInda mais em paises de terceiro/quarto mundo, especialmente agora em era de COVID com tanta gente desempregada e dando prioridade em botar comida no prato (ainda que seja junk food no caso da classe baixa trabalhadora).
Além do mais hoje todo mundo quer ser desenvolvedor, quanto mais gente querer atuar em certas áreas (Salvo por Medicina), menos a profissão vai ter valor e capacidade de crescimento.

Só olhar quanto desenvolvedor (Seja do que for, até mesmo os maiores devs) abandonaram a área para ir para ramos mais promissores.
Bill Gates que era um put* desenvolvedor mesmo sequer tem vinculo direto com a Microsoft hoje, tá ká nos seus trabalhos filantropicos, tudo bem que ele é rico e tal, mas ações mais braçais e burocráticas são muito mais tangiveis que meio milhão de linhas de código.
Se não me engano um dos devs do GTA 1/2 (não lembro o nome) hoje é advogado de patentes e ganha o mesmo salário que ganhava em 1996-2000 (para quem era casado e com filhos a área dev na Europa era algo razoavel).
Por isso to falando que a profissão está começando a se deteriorar, pois está glamourizada e irá ficar sobrecarregada a ponto de COLAPSAR.

Aqui no Brasil fora das Grandes Capitais temos que escolher entre Medicina (especialmente no Nortdeste e Norte), Burocracias (Sul e Interior de SP) e Funcionalismo Público e olhe lá.
Lá fora (especialmente na América do Norte e Ásia) parece que as profissões médias e de futuro são Engenharia e Robótica.

Até tem 3 pessoas aqui que são da idade do meu pai (entre 45 e 50 anos) que abandonaram o ramo e hoje estão no meio burocrático (Contabilidade/Direito), até já contei parte dessa história antes no tópico "Para quem está no ramo do Game Dev [EXTERIORIZE SUA RAIVA AQUI]".

Aposto que devido a glamourização excessiva da TI, quando eu chegar aos 40 anos o salário de cada dev médio vai ser uma Batata Frita por mês e olhe lá.
É uma pena que o pessoal do Ramo Tecnologico no Brasil é tão alienado que parece que vive no Universo do De Volta Para o Futuro, acham que o Resto do país é extensão de Sâo Paulo, Capital e que qualquer lugar tem emprego nesse ramo, achando que daqui 90 dias o planeta todo estará automatizado sendo que ainda tem muitos processos e pendencias pra resolver, que existe Vale do Silicio Brasileiro sendo que o Brasil não é mais um país industrial, etc e tal...

Não to desencorajando ninguém, mas tem que saber o que tá fazendo e porque ta aí.
Eu trabalho com o que dá dinheiro, se não dá dinheiro e muito menos tem emprego, é perda de tempo e saúde.
 

Tiribinha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
847
Reações
1.542
Pontos
574
Só que tem DUAS diferenças entre ele o pai do Sonic e grande parte do ramo tecnologico de hoje em dia:

1. O cara trabalhava em UMA DAS MAIORES EMPRESAS TECNOLOGICAS do mundo, se fosse uma empresa pequena (ou uma indie, como o pessoal ama dizer) iriam dar um f**a-se bem grande e redondo pra ele, e ainda mais se fosse no ocidente, o diretor iria MOSTRAR seu dedo do meio pro protesto dele, independentemente de ser SUPER RACIONAL.
1.5: Se ele tivesse desenvolvido o jogo por conta própria como esse pessoal AMA falar, o jogo não iria vender quase nada. Isso sem contar que ele iria perder tudo pois teria que abrir mão dos COMPROMISSOS DO MUNDO REAL, isso sem contar que iria ter uma PENCA DE PROBLEMAS DE SAUDE (se bobear até uma put* gastrite) tendo que atender metas, prazos e o cacete a quatro tendo que perder noites de sono e comendo as pressas e muito mal.
1.75: (meio off-topic): Não digo pra você que como desenvolvedor de sistemas ou web seria diferente, mas desenvolver um site ou um aplicativo empresarial/industrial dá MUITO MENOS DESPESA e MUITO MENOS TRABALHO, ganhando a mesma coisa, ou um POUQUINHO mais.
Mas ainda assim, os problemas de saúde iriam continuar pelos excessos obrigatórios do trabalho.

E ainda assim aumento e digo: Creio que daqui 10 anos estará muito pior (e não falo só de remuneração), de tanta gente atuando sem saber como a coisa realmente funciona na área.
Claro, creio que o COVID-19 vai dar uma freada na deterioração da área. Mas a bolha em países como o Brasil onde a grande massa repudia a ciência, a bolha estourou!

2. Na época tinha se muito menos gente atuando nessa área, assim como tinha muita pouca gente atuando em qualquer ramo tecnologico.
Isso sem contar que a Pirataria era uma coisa em dificil e trabalhosa.
Diferente de hoje em dia onde as pessoas pegam um torrent de um Undertale ou de um Visual Studio Enterprise da vida.
AInda mais em paises de terceiro/quarto mundo, especialmente agora em era de COVID com tanta gente desempregada e dando prioridade em botar comida no prato (ainda que seja junk food no caso da classe baixa trabalhadora).
Além do mais hoje todo mundo quer ser desenvolvedor, quanto mais gente querer atuar em certas áreas (Salvo por Medicina), menos a profissão vai ter valor e capacidade de crescimento.

Só olhar quanto desenvolvedor (Seja do que for, até mesmo os maiores devs) abandonaram a área para ir para ramos mais promissores.
Bill Gates que era um put* desenvolvedor mesmo sequer tem vinculo direto com a Microsoft hoje, tá ká nos seus trabalhos filantropicos, tudo bem que ele é rico e tal, mas ações mais braçais e burocráticas são muito mais tangiveis que meio milhão de linhas de código.
Se não me engano um dos devs do GTA 1/2 (não lembro o nome) hoje é advogado de patentes e ganha o mesmo salário que ganhava em 1996-2000 (para quem era casado e com filhos a área dev na Europa era algo razoavel).
Por isso to falando que a profissão está começando a se deteriorar, pois está glamourizada e irá ficar sobrecarregada a ponto de COLAPSAR.

Aqui no Brasil fora das Grandes Capitais temos que escolher entre Medicina (especialmente no Nortdeste e Norte), Burocracias (Sul e Interior de SP) e Funcionalismo Público e olhe lá.
Lá fora (especialmente na América do Norte e Ásia) parece que as profissões médias e de futuro são Engenharia e Robótica.

Até tem 3 pessoas aqui que são da idade do meu pai (entre 45 e 50 anos) que abandonaram o ramo e hoje estão no meio burocrático (Contabilidade/Direito), até já contei parte dessa história antes no tópico "Para quem está no ramo do Game Dev [EXTERIORIZE SUA RAIVA AQUI]".

Aposto que devido a glamourização excessiva da TI, quando eu chegar aos 40 anos o salário de cada dev médio vai ser uma Batata Frita por mês e olhe lá.
É uma pena que o pessoal do Ramo Tecnologico no Brasil é tão alienado que parece que vive no Universo do De Volta Para o Futuro, acham que o Resto do país é extensão de Sâo Paulo, Capital e que qualquer lugar tem emprego nesse ramo, achando que daqui 90 dias o planeta todo estará automatizado sendo que ainda tem muitos processos e pendencias pra resolver, que existe Vale do Silicio Brasileiro sendo que o Brasil não é mais um país industrial, etc e tal...

Não to desencorajando ninguém, mas tem que saber o que tá fazendo e porque ta aí.
Eu trabalho com o que dá dinheiro, se não dá dinheiro e muito menos tem emprego, é perda de tempo e saúde.

Quanta besteira.
Sou dev e ganho muito bem.
Não sei em que mundo tu vive, mas se paga muito bem nessa área. E por fim, tem MUITA vaga para dev. Ta faltando muita não de obra. Existe uma grande diferença entre querer ser dev e ser de fato um dev. Por isso q no fim do primeiro semestre na faculdade, 60 cadeiras se tornará 40, e no termino apenas 15 pessoas conseguiram terminar o curso. E lembrando q na faculdade vc aprende somente o básico da programação
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.326
Reações
10.960
Pontos
453
Quanta besteira.
Sou dev e ganho muito bem.
Não sei em que mundo tu vive, mas se paga muito bem nessa área. E por fim, tem MUITA vaga para dev. Ta faltando muita não de obra. Existe uma grande diferença entre querer ser dev e ser de fato um dev. Por isso q no fim do primeiro semestre na faculdade, 60 cadeiras se tornará 40, e no termino apenas 15 pessoas conseguiram terminar o curso. E lembrando q na faculdade vc aprende somente o básico da programação
Poderia nos falar mais detalhes? vc trabalha na industria BR ou como indie?
Não estou duvidando de vc, até pq esses dias fui pesquisar e vi algumas empresas pagando bem pra programador unity, concept artist e outros aq em sp.
Talvez se meus projetos indies não forem pra frente, posso entrar no mercado privado.
 
Ultima Edição:

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Poderia nos falar mais detalhes? vc trabalha na industria BR ou como indie?
Não estou duvidando de vc, até pq esses dias fui pesquisar e vi algumas empresas pagando bem pra programador unity, concept artist e outros aq em sp.
Talvez se meus projetos indies não forem pra frente, posso entrar no mercado privado.

Também quero saber, apesar de morar meio longe de SP (O que é motivo mais que suficiente para não tentar de novo)
Sem contar que é uma profissão que sofre muito preconceito fora das grandes capitais.
Então é mais um motivo para eu não voltar.
 
Topo Fundo