O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Games e a Homossexualidade: criatividade, ou lacração?

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.684
Reações
40.317
Pontos
1.053
O maior exemplo disso foi o que aconteceu com aquela novela que tinha um gay que começava vilão e terminava bonzinho.

Não vou discutir a qualidade dramatúrgica dela, mas justamente por não terem colocado o personagem como um coitadinho e o tratado com um pouco de naturalidade no final da novela eu consegui escutar os meus vizinhos até batendo palmas e comemorando quando ele beijou o seu par romântico.

Não estou querendo afirmar que homofobia não existe, isso seria estúpido da minha parte, mas sim que quando a história envolve os espectadores a grande maioria das pessoas torcem pela felicidade das outras sejam elas héteros ou gays.

O que as pessoas não tem paciência é com panfletagem política barata.
Exato.
Eu critiquei especificamente os jogos ocidentais porque eu já joguei vários jogos japoneses com personagens de minorias em que você realmente passa a gostar deles e torcer por eles. E como você mencionou, tem até novela que faz trabalho melhor do que esses jogos do ocidente.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.892
Reações
13.937
Pontos
1.474
Queria entender esse medo da maior parte dos homens heterossexuais. Acham que se assistir um Bareback Mountaim vão se tornar gays. Pior do que isso, eles querem que esse tipo de filme simplesmente inexista.

Você pode ser heterossexual e apreciar um filme do Almodóvar, pode ser hétero, apreciar a obra de arte, e não dizer coisas como: estão forçando a barra com essas histórias de v**dαgeм.

Existe uma recusa aí a aceitar que homossexuais também amam, também sentem dor, que também vivem de uma e mil maneiras, e que, portanto, se um personagem qualquer é homossexual tem algo de errado para essas pessoas, porque ali não é um lugar para homossexual, homossexuais não são humanos para eles, ali deveria estar um hetero porque só heteros podem viver essas situações, é algo da ficção e dessas agendas progressistas, só no mundinho deles os homossexuais fazem coisas comuns como heterossexuais também fazem...

Não acha isso estranho? Um personagem é pior para você porque é homossexual, trans ou bissexual?

Toda vez que eles criam um personagem homossexual e vocês ficam incomodado com isso, vocês estão dando razão para eles. Pense nisso. Toda vez que dizem coisas como "tenho nada contra, mas..." estão só dando razão. Se não tem nada contra, por que tanto incômodo?
 

Dhi-Sama®

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.497
Reações
21.577
Pontos
1.484
Queria entender esse medo da maior parte dos homens heterossexuais. Acham que se assistir um Bareback Mountaim vão se tornar gays. Pior do que isso, eles querem que esse tipo de filme simplesmente inexista.

Você pode ser heterossexual e apreciar um filme do Almodóvar, pode ser hétero, apreciar a obra de arte, e não dizer coisas como: estão forçando a barra com essas histórias de v**dαgeм.

Existe uma recusa aí a aceitar que homossexuais também amam, também sentem dor, que também vivem de uma e mil maneiras, e que, portanto, se um personagem qualquer é homossexual tem algo de errado para essas pessoas, porque ali não é um lugar para homossexual, homossexuais não são humanos para eles, ali deveria estar um hetero porque só heteros podem viver essas situações, é algo da ficção e dessas agendas progressistas, só no mundinho deles os homossexuais fazem coisas comuns como heterossexuais também fazem...

Não acha isso estranho? Um personagem é pior para você porque é homossexual, trans ou bissexual?

Toda vez que eles criam um personagem homossexual e vocês ficam incomodado com isso, vocês estão dando razão para eles. Pense nisso. Toda vez que dizem coisas como "tenho nada contra, mas..." estão só dando razão. Se não tem nada contra, por que tanto incômodo?
Concordo contigo em vários níveis.

A minha crítica, inclusive, não é quanto a dar essa representatividade. Afinal, se há uma parcela da sociedade que é homossexual, ou bissexual, por que isso não iria se refletir nos games que, afinal de contas, tomam emprestado do mundo real muitas referências?

Minha crítica repousa sobre a forma como o tema é, literalmente, explorado; e não, devidamente, trabalhado.

São poucos os jogos que tratam com naturalidade que merece o tema. Acho que tem grande culpa dos devs nesse sentido.
 

Dhi-Sama®

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.497
Reações
21.577
Pontos
1.484
Não é forçado o Red Strings Club? Não jogou o mesmo jogo que eu. Esse jogo é um poço de militância.

Em determinado momento o jogo mistura militância e ficção:

Tem uma parte que a androide pergunta se o mundo tem injustiça com mulheres, ou algo do tipo, e dentro daquele mundo apresentado do jogo, claramente a resposta é não. Mas a androide faz questão de falar "EU NÃO SABIA QUE VOCÊ ERA UM ESCROTO QUE ACHAVA ISSO". Mais ou menos algo do tipo, como faz tempo que joguei, não lembro os detalhes perfeitamente, mas lembro que o jogo faz questão de atacar o jogador descaradamente por motivos ideológicos.

Só não dropei depois disso pois vi que faltava 1 hora pra terminar. Mas depois disso o jogo perdeu totalmente a graça.

Tanto é que depois de jogo eu penso umas 10x antes de comprar um jogo indie focado em narrativa, e olha que eu gasto muita grana com indie.
Tô ligado na parte que tu grifou. Também achei tendencioso, mais pela resposta / forma da resposta da Android, do que propriamente pela informação, pois sabemos que existe o problema. Entretanto foi a única, vamos chamar assim, "militada" do jogo. No geral, ele segue uma linha bem de boas.
 


mlooborte

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.042
Reações
11.481
Pontos
1.024
A Ellie na DLC do The Last of Us foi bem de boa, mas no trailer com a nariguda foi basicamente um "aceitem, ela é lésbica e pronto".
Tinham coisas mais legais pra mostrar que apareceram nos gameplays posteriores. Enfim...
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.892
Reações
13.937
Pontos
1.474
Concordo contigo em vários níveis.

A minha crítica, inclusive, não é quanto a dar essa representatividade. Afinal, se há uma parcela da sociedade que é homossexual, ou bissexual, por que isso não iria se refletir nos games que, afinal de contas, tomam emprestado do mundo real muitas referências?

Minha crítica repousa sobre a forma como o tema é, literalmente, explorado; e não, devidamente, trabalhado.

São poucos os jogos que tratam com naturalidade que merece o tema. Acho que tem grande culpa dos devs nesse sentido.

Mas não precisa ser tratado com naturalidade. Até porque, por se tratar de obras de ficção, as coisas já não acontecem como na realidade. E em segundo lugar, que não existe bem um comportamento natural humano.

O que acontece é que as pessoas, a despeito de seus comportamentos, de seus gostos, de suas orientações éticas e até mesmo de suas criações, podem ser homossexuais. Logo, qualquer, mas qualquer um mesmo, pode ser gay, o Super Homem pode ser gay, o Batman, o Goku, o Luke Skywalker etc. É estranho cogitar todas essas possibilidades? Mas na vida real é assim. Quem é contra a agenda se oporia a um filme de ficção em que o herói que constrói uma grande máquina capaz de identificar a estratégia do inimigo era um cara gay. Pois bem, na vida real isso aconteceu e esse cara era gay. Se fosse a história de um filme muitos criticariam, dizendo, não crível, como assim? a probabilidade maior era desse cara ser hetero!

Talvez muitos não se incomodem de um Elton John ser gay, ou até mesmo de um Freedy Mercury ser gay ou bissexual. Ou para citar outro caso, que um Diego Hipólito seja gay, porque é como dizem por aí, esperado, eles não precisam sair do armário, já estiveram fora dele o tempo todo. Mas se incomodam quando personagens que eles admiram, e não só admiram, tomam como modelos de vida, se espelham nele, são gays. E é aqui que reside o problema, o de atrelar um comportamento a uma orientação sexual, gays só podem existir em história de ficção desde que sejam de uma determinada maneira, eles não podem ser arbitrariamente gays em obras de ficção, mesmo que na realidade as pessoas sejam gays por pura arbitrariedade.
 

Biff89

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.323
Reações
2.378
Pontos
759
Discordo completamente. Aquele trailer to TLoU2 foi completamente puro atentionwhorismo. Se a Ellie fosse heterossexual e tivesse um namorado no jogo a ND dificilmente daria essa importância toda pra sexualidade dela, e aquele trailer não teria aquele beijo exagerado e forçado. E caso tivesse seria passível de crítica do mesmo jeito (pelo menos da minha parte. Estou falando por mim aqui.) por que seria totalmente sem propósito e desnecessário na premissa do jogo.
Tá na cara que o Neil Druckman colocou aquilo lá só pra causar polêmica e gerar ibope.
Óbvio que foi attentionwhorismo, mas você entende que essa cena NÃO DEVERIA gerar attentionwhorismo? Ou melhor, HOJE isso é attentionwhorismo? As pessoas deram atenção demasiada porque foi um beijo lésbico que, convenhamos, NÃO TEM NADA DE ERRADO. Pessoal que fez escarcéu por um negócio nada a ver. Já ressaltaram aqui, se fosse um beijo com um garoto, geral estaria cagando. E isso começa o efeito de, quanto mais mostrar, mais comum vai ser, mais ninguém vai dar bola depois, pensando pelo lado bom.
 

The Mission

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.353
Reações
9.740
Pontos
704
Queria entender esse medo da maior parte dos homens heterossexuais. Acham que se assistir um Bareback Mountaim vão se tornar gays. Pior do que isso, eles querem que esse tipo de filme simplesmente inexista.

Você pode ser heterossexual e apreciar um filme do Almodóvar, pode ser hétero, apreciar a obra de arte, e não dizer coisas como: estão forçando a barra com essas histórias de v**dαgeм.

Existe uma recusa aí a aceitar que homossexuais também amam, também sentem dor, que também vivem de uma e mil maneiras, e que, portanto, se um personagem qualquer é homossexual tem algo de errado para essas pessoas, porque ali não é um lugar para homossexual, homossexuais não são humanos para eles, ali deveria estar um hetero porque só heteros podem viver essas situações, é algo da ficção e dessas agendas progressistas, só no mundinho deles os homossexuais fazem coisas comuns como heterossexuais também fazem...

Não acha isso estranho? Um personagem é pior para você porque é homossexual, trans ou bissexual?

Toda vez que eles criam um personagem homossexual e vocês ficam incomodado com isso, vocês estão dando razão para eles. Pense nisso. Toda vez que dizem coisas como "tenho nada contra, mas..." estão só dando razão. Se não tem nada contra, por que tanto incômodo?
Bom post.

Eu já acho que o meio nerd, sobretudo gamer, é bem homofóbico no geral mesmo.

Eu sou contra qualquer tipo de censura e backlash, mas o que eu acho "forçado" é a galera achar o fim do mundo uma cena que dura literalmente segundos entre duas pessoas do mesmo sexo, de forma não sexualizada (Tlou2) e achar ok minigame de menage a trois com duas gostosas (GoW) ou um personagem que flerta e passa a vara em tudo quanto é mina (The Witcher). Ou pior, ficar puto quando censuram conteúdo loli sexualizado japonês (nesse caso eu tenho tudo contra).

Pra mim, pode ser o personagem mais bem escrito do mundo, a chance dele não passar ileso de crítica e/ou ser chamado de "lacração" é alta.

E só pra deixar claro, repito que sou contra censura e boicote. Relações humanas, afeição e sexualidade são pilares fundamentais da humanidade e existem de variadas formas, seja hetero, homo, ou o que seja, e isso vai ser refletido nos games de qualquer forma. Uma pena que se faça tanta vista grossa pra uns e não pra outros.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.280
Reações
19.802
Pontos
1.434
Mas não precisa ser tratado com naturalidade. Até porque, por se tratar de obras de ficção, as coisas já não acontecem como na realidade. E em segundo lugar, que não existe bem um comportamento natural humano.

A questão não é ser, acredito que ninguém aqui é contra isso, mas a forma como isso é feito.

Não tem como dourar a pílula, politicamente correto é ruim porque na esmagadora maioria das vezes é mal feito, insulta a inteligência de quem consome o produto. Do que este politicamente trata é irrelevante, pode ser raça, religião, gênero, o que seja, o que realmente aparece é a falta de traquejo de alguém que faz algo que não acredita.

Vamos três comparações para deixar o que penso claro.

Last of Us, Ellie ser lésbica, tem problema? Analisando bem, cabe bem se considerar o DLC, agora o trailer que fizeram? É exatamente igual ao esquete do Jim Carrey que postaram aqui, mostram cenas e um "olha aqui, lésbica" para ser polêmico e vender algo, isso não é natural, mas peça publicitária.

Pantera Negra, há algum problema em passarem a Shuri colocando Stark e Banner no chinelo? De forma alguma, não estão forçando barra para promover uma mulher negra, A Wakanda é foda então seus cientistas são fodas, simples assim. Agora, pegue a Hermione da peça de teatro do Harry Potter, pegaram uma personagem que sempre foi retratada como branca e a colocaram negra para diversificar cast, daí vem a autora com o papo de que ela sempre pensou assim? Que o livro não descreve cor? E as décadas de filmes, não valem nada?

Pegue a nova temporada do Doctor Who, o protagonista agora é mulher, tem problema? Não, a mitologia não só permite isso como ele nem é o primeiro a passar por este processo de mudança de gênero. Agora peguemos o Shun, os caras do Cavaleiros da Netflix queriam diversificar cast, queriam colocar uma mulher no grupo, então o que fizeram? Pegaram o personagem que já tinha uma pegada feminina e pronto, talvez quiseram jogar para os dois lados e evitar uma polêmica maior de escolher outro personagem.

Percebeu, existem formas corretas de se criar uma história é ser politicamente correto não é uma delas. Claro que vai ter gente que é contra de qualquer jeito, mas estas pessoas são preconceituosas de verdade. Quem vai contra as bobagens que falei acima não querem menos gays, mulheres ou negros, o que querem são boas histórias.
 
Ultima Edição:

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.379
Reações
34.087
Pontos
1.053
Óbvio que foi attentionwhorismo, mas você entende que essa cena NÃO DEVERIA gerar attentionwhorismo? Ou melhor, HOJE isso é attentionwhorismo? As pessoas deram atenção demasiada porque foi um beijo lésbico que, convenhamos, NÃO TEM NADA DE ERRADO. Pessoal que fez escarcéu por um negócio nada a ver. Já ressaltaram aqui, se fosse um beijo com um garoto, geral estaria cagando. E isso começa o efeito de, quanto mais mostrar, mais comum vai ser, mais ninguém vai dar bola depois, pensando pelo lado bom.

Eu acho que nunca vi um trailer da E3 que focou tanto em um beijo como o do The Last of Us 2, seja hétero ou gay. Lógico que quiseram aparecer e erguer a bandeira LGBT, apesar de não ver nenhum mal nisso, sou totalmente a favor das pessoas se expressarem como quiserem.

Como disse antes, pra mim no final tudo vai depender se o jogo vai se preocupar em contar uma boa história ou vai ser uma mera panfletagem política o que eu dispenso.

De panfletagem política já basta o que eu vejo todos os dias nas redes sociais, estou é cansado de pessoas tentando "mitar" e "lacrar" em tudo.
 

The Mission

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.353
Reações
9.740
Pontos
704
A questão não é ser, acredito que ninguém aqui é contra isso, mas a forma como isso é feito.

Não tem como dourar a pílula, politicamente correto é ruim porque na esmagadora maioria das vezes é mal feito, insulta a inteligência de quem consome o produto. Do que este politicamente trata é irrelevante, pode ser raça, religião, gênero, o que seja, o que realmente aparece é a falta de traquejo de alguém que faz algo que não acredita.

Vamos três comparações para deixar o que penso claro.

Last of Us, Ellie ser lésbica, tem problema? Analisando bem, cabe bem se considerar o DLC, agora o trailer que fizeram? É exatamente igual ao esquete do Jim Carrey que postaram aqui, mostram cenas e um "olha aqui, lésbica" para ser polêmico e vender algo, isso não é natural, mas peça publicitária.

Pantera Negra, há algum problema em passarem a Shuri colocando Stark e Banner no chinelo? De forma alguma, não estão forçando barra para promover uma mulher negra, A Wakanda é foda então seus cientistas são fodas, simples assim. Agora, pegue a Hermione da peça de teatro do Harry Potter, pegaram uma personagem que sempre foi retratada como branca e a colocaram negra para diversificar cast, daí vem a autora com o papo de que ela sempre pensou assim? Que o livro não descreve cor? E as décadas de filmes, não valem nada?

Pegue a nova temporada do Doctor Who, o protagonista agora é mulher, tem problema? Não, a mitologia não só permite isso como ele nem é o primeiro a passar por este processo de mudança de gênero. Agora peguemos o Shun, os caras do Cavaleiros da Netflix queriam diversificar cast, queriam colocar uma mulher no grupo, então o que fizeram? Pegaram o personagem que já tinha uma pegada feminina e pronto, talvez quiseram jogar para os dois lados e evitar uma polêmica maior de escolher outro personagem.

Percebeu, existem formas corretas de se criar uma história é ser politicamente correto não é uma delas. Claro que vai ter gente que é contra de qualquer jeito, mas estas pessoas são preconceituosas de verdade. Quem vai contra as bobagens que falei acima não querem menos gays, mulheres ou negros, o que querem são boas histórias.
Esse caso do CDZ é um que dou meu braço a torcer. Totalmente mal escrito por uma pessoa que não sabe nada do lore da franquia.

Shaina e Marin são Cavaleiras e usam máscara justamente pq no lore mulheres Cavaleiras tem que usar máscara e bla bla bla. Nesse, além de terem tirando a máscara da Shaina (e particularmente ter me irritado da batalha contra o Seiya não ter a clássica cena da máscara de partindo), Shun ser mulher deixou Marin usando máscara sem sentido, ficou só por estética mesmo (tipo Kylo Ren usando capacete em Star Wars só por estilo kk).

Sem contar que ficou implícito que transformar Shun em mulher era mais fácil que mostrar um cara afeminado, visto que essa série é voltada pro público infantil dos EUA. Por isso acho que isso foi rushado e mal desenvolvido.

Podiam ter usado June de Camaleão, sei lá. Enfim, essa serie é um lixo.
 

Biff89

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.323
Reações
2.378
Pontos
759
De panfletagem política já basta o que eu vejo todos os dias nas redes sociais, estou é cansado de pessoas tentando "mitar" e "lacrar" em tudo.

O problema das "mitadas" e "lacradas" é o efeito em si: elas doem nas pessoas alvo de propósito. Então não vão parar de "lacrar" enquanto existir, por exemplo, user da OS se doendo porque esse é o objetivo da lacrada. O análogo vale pras "mitadas". O que eu quero dizer é que as próprias pessoas que não curtem essas coisas acabam alimentando isso tudo sem se tocar. Você mesmo falou que a cena foi um super foco da E3. Poderia ter fracassado se geral cagasse, mas a galera anti-lacre se doeu e, por isso, eu posso dizer que investimento na cena foi um "sucesso". Se uma cena dessas fosse comum pras pessoas, pessoal não ia nem lembrar.

Pro tópico:
Aí eu pergunto, quando não é lacração? Porque a resposta me soa aquele tipo de comentário homofóbico: "não tem problema ser, só não pode ficar mostrando por aí".
 

Caco Antibes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.810
Reações
25.219
Pontos
1.139
Considero Sexualidade em jogos importante quando envolve algum tipo de roteiro no jogo (dating sims, narrativa) ou faz diferença em certas mecânicas do jogo (The Sims, Crusader kings 2 - aqui a melhor esposa que você pode ter, como rei, é uma lésbica, ironicamente).

De resto vai depender do público pro seu jogo. Se o cara que fazer um jogo lacarador, que faça, só não espere a maioria seja obrigada a gostar do seu jogo.

Mas eu confesso que olho torto para trailers de jogos que estão mais preocupados em mostrar uma bandeira do que mostrar que o jogo é interessante e divertido.
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.379
Reações
34.087
Pontos
1.053
O problema das "mitadas" e "lacradas" é o efeito em si: elas doem nas pessoas alvo de propósito. Então não vão parar de "lacrar" enquanto existir, por exemplo, user da OS se doendo porque esse é o objetivo da lacrada. O análogo vale pras "mitadas". O que eu quero dizer é que as próprias pessoas que não curtem essas coisas acabam alimentando isso tudo sem se tocar. Você mesmo falou que a cena foi um super foco da E3. Poderia ter fracassado se geral cagasse, mas a galera anti-lacre se doeu e, por isso, eu posso dizer que investimento na cena foi um "sucesso". Se uma cena dessas fosse comum pras pessoas, pessoal não ia nem lembrar.

Pro tópico:
Aí eu pergunto, quando não é lacração? Porque a resposta me soa aquele tipo de comentário homofóbico: "não tem problema ser, só não pode ficar mostrando por aí".

Eu respondi o que penso sobre mitada e lacrada no meu outro post respondendo a sua pergunta.

O que eu tenho preguiça é por exemplo a forma caricata, forçada e rasa como a Globo apresenta esses temas nas suas novelas.

Isso não tem nada a ver com questão ideológica, é só roteiro mal escrito mesmo.

O outro lado é mais difícil de ver no entretenimento pela maioria das pessoas desse meio serem progressistas, mas na internet está cheio de gente falando asneira querendo mitar.

O certo é ter bom senso independentemente da sua filiação ideológica.

Eu não tenho nada contra homossexualidade ou adotar uma vertente ideológica num jogo de videogame se feito de maneira inteligente.

Eu posso ter mais afinidade com as ideias liberais e mesmo assim ser colocado pra pensar sobre questões interessantes levantadas por progressistas.

O que eu tenho preguiça é de "lacradas" ou "mitadas" que geralmente são respostas simples para problemas complexos.

O seu filho não vai se tornar gay ao ver um beijo homossexual e não vai haver mais tolerância no mundo forçando um beijo homossexual dentro da igreja.

É incrível como muita gente atualmente acha que em uma frase consegue resolver todos os problemas do planeta.
 

Kaiketsu_Zubat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.224
Reações
45.261
Pontos
803
Boa tarde, prezados.

Vivemos uma época onde diferentes ondas de pensamento constantemente se chocam, seja em debates no trabalho, na escola, entre amigos, mas, principalmente, na internet - Redes Sociais, fóruns, comentários de matérias jornalísticas e etc.

Penso que, na maioria das vezes, uma causa nobre é posta na vitrine, mas, no fundo, a real causa da discussão é sempre bem mais fútil: chamar a atenção, atrair visualizadores, leitores, jogadores. No fim... mover cifras. Ganhar com vendas, com publicidade e etc.

Com isso, muitas vezes vemos certas obras, cenas, cenários construídos de maneira totalmente artificial simplesmente pra atender uma narrativa, não encaixando na obra, não atendendo àquilo a que se propõe, mas arrancando elogios igualmente artificiais daqueles que defendem a causa supostamente defendida.

Nos filmes temos visto isso cada vez mais. Marvel, DC, e outras tantas detentoras de marcas, franquias e personagens, cada vez mais transformando alguns ícones em homossexuais pra atender a esta causa latente da atualidade, bem como, especialmente (cifras) um público cada vez mais crescente.

Pessoalmente, não me importo. Sou heterossexual, e, no auge dos meus 36 anos, jamais tive qualquer atração por pessoas do mesmo sexo. Não me fere a masculinidade, não me agride e, bem pelo contrário, até acho justo essa busca pela tal "representatividade". Desde que seja algo natural, algo criado pra ser assim, e não algo artificialmente enxertado.

Chego agora no coração do tópico. Até o presente momento, na maioria das vezes torço o nariz quando a indústria diz que "tal jogo", ou "tal filme", ou que "tal personagem" será homossexual. Porque isso já me cheira a "Venham ver, venham ver! Teremos personagem homossexual aqui! Venham amar, venham odiar, mas, por favor, venham ver!" Mas, hoje, joguei um game que, talvez por ser indie, não vi esse alarde. Na realidade, nem sabia que tinha essa premissa. Falo de Red Strings Club.

maxresdefault.jpg


O jogo tem dois personagens centrais que são um casal homossexual. Um deles um barman (Donovan), e o outro um hacker-freelancer (Brandeis). O jogo é muito focado em narrativa, em tomada de decisões. Tem uma temática cyber punk, retratando um mundo em que uma grande indústria é capaz de aplicar implantes em seres humanos que conseguem anular fraquezas que possuam - não apenas físicas, mas, especialmente, psicológicas. A trama vai se desenrolando, e os personagens principais descobrem que as intenções por trás destes implantes podem não ser tão boas assim.

Pra isso, o barman usa do balcão de seu bar e de uma habilidade especial que possui com as bebidas para extrair informações de pessoas chave. A jogabilidade nestas cenas do bar, aliás, são um grande destaque.

Voltando ao foco do tópico, esse foi o primeiro que joguei, e que, em nenhum momento, olhei para os personagens pensando "porra, que desnecessário isso. Fizeram só pra lacrar mesmo". É natural. Percebe-se que eles foram concebidos pra ser assim desde o início, e então o fato de ambos serem homossexuais é parte do jogo. Confesso que, por ser alguém da década de 80, em alguns momentos até, talvez por algum preconceito encrustado na minha personalidade, achei estranho ver as interações deles durante o jogo. Mas penso que jogos assim sejam bons justamente pra combater o preconceito que há dentro das pessoas - mesmo que elas não percebam que tem. Deixando claro, ambos falam como namorados, demonstram carinho um pelo outro, mas não há nenhuma cena explícita. É algo bem leve.

Desde que, é claro, seja algo bem feito, e não simplesmente "jogado lá de qualquer forma".

Lembram de algum outro game que seja assim? O que pensam sobre isso?

Olha eu nunca joguei um game em que o protagonista fosse homossexual, e na verdade nem foi porque eu quis, mas sim porque não vi nenhum expressivo.

Se eu jogasse um e essa sexualidade fosse mostrada de forma natural, sem nenhuma forçada de barra, iria gostar muito.

O problema é como você mesmo mostrou no seu texto que quando há uma coisa que é mostrada só pra chamar a atenção, fica forçada, esse é o maior motivo das críticas ( e com razão) porque ao invés de mostrar que isso hoje é algo comum, mostram como se fosse novidade e tem que comprar a idéia porque sim.

Sou hétero também e isso não é motivo pra eu deixar de jogar algum game, até porquê não vou fazer sexo com jogo e sim me divertir com sua jogabilidade.

Agora quando isso é jogado de qualquer maneira só pra chamar a atenção, aí eu evito mesmo.
 

Kaiketsu_Zubat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.224
Reações
45.261
Pontos
803
O Plot Twist vai ser quando usarem um implante para "curar" a homossexualidade deles, aí você abre outro tópico com o tema, fui enganado por um jogo indie que só queria lacrar, no final das contas :ksorriso

Sobre o tópico, eu acho babaca quando é gratuito, por exemplo, você joga o jogo inteiro, em nenhum momento tem par romântico nem nada e, de repente, personagem tal é homossexual. Tem problema ele ser? Não, mas o que isso acrescenta, visto que o jogo não é sobre a sexualidade dele.

Pra mim, isso causa certa aversão a causa deles, parecendo que tudo que envolve o movimento é artificial e forçado.

Existem outros problemas que permeiam vários tipos de mídia, por exemplo:

Se um produto é gay, ele é completamente gay, outro erro crasso, visto que a luta devia ser por encaixar essas figuras no mundo real, onde tem todo tipo de gente. Logo se um filme é só gay, você segrega a ideia e o pessoal que assiste e não ajuda em nada na causa que eles dizem querer defender.

Personagem gay em produtos mainstream, normalmente são estereotipados , ou com humor ou com retidão moral absoluta conferida ao "underdog", o preconceito só é vencido quando um gay possa ser normal, do tipo não cômico e até com falhas de caráter, visto que o fato do personagem ser gay, nada tem a ver com a personalidade/caráter ou o que ele é como pessoa. Esse tipo de coisa faz soar artificial a sexualidade do personagem, novamente causando aversão, mesmo que velada sobre o tema.

Ser gay é bonito? Não, não é.
Ser hétero é bonito? Não, não é.

Esse tipo de coisa não deveria ser motivo de orgulho, se a pessoa por algum motivo precisa esfregar na cara dos outros a própria preferência sexual é porque alguma coisa errada essa pessoa tem.

Minha opinião, no caso.
Não só a sua, concordo plenamente com isso.
 

Kaiketsu_Zubat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.224
Reações
45.261
Pontos
803
Mas não precisa ser tratado com naturalidade. Até porque, por se tratar de obras de ficção, as coisas já não acontecem como na realidade. E em segundo lugar, que não existe bem um comportamento natural humano.

O que acontece é que as pessoas, a despeito de seus comportamentos, de seus gostos, de suas orientações éticas e até mesmo de suas criações, podem ser homossexuais. Logo, qualquer, mas qualquer um mesmo, pode ser gay, o Super Homem pode ser gay, o Batman, o Goku, o Luke Skywalker etc. É estranho cogitar todas essas possibilidades? Mas na vida real é assim. Quem é contra a agenda se oporia a um filme de ficção em que o herói que constrói uma grande máquina capaz de identificar a estratégia do inimigo era um cara gay. Pois bem, na vida real isso aconteceu e esse cara era gay. Se fosse a história de um filme muitos criticariam, dizendo, não crível, como assim? a probabilidade maior era desse cara ser hetero!

Talvez muitos não se incomodem de um Elton John ser gay, ou até mesmo de um Freedy Mercury ser gay ou bissexual. Ou para citar outro caso, que um Diego Hipólito seja gay, porque é como dizem por aí, esperado, eles não precisam sair do armário, já estiveram fora dele o tempo todo. Mas se incomodam quando personagens que eles admiram, e não só admiram, tomam como modelos de vida, se espelham nele, são gays. E é aqui que reside o problema, o de atrelar um comportamento a uma orientação sexual, gays só podem existir em história de ficção desde que sejam de uma determinada maneira, eles não podem ser arbitrariamente gays em obras de ficção, mesmo que na realidade as pessoas sejam gays por pura arbitrariedade.

É justamente essa arbitrariedade que faz toda a diferença, é forçado demais.
Quando faz realmente diferença na história aí sim, dou o braço a torcer, mas quando é jogado de qualquer jeito aí não né?

Ah até pode ser arbitrário se bem usado, de forma sutil, não alardeando de forma a chamar a atenção, nem os gays gostam dessas b*ch* pão com ovo como chamam, tenho inclusive um irmão gay e ele mesmo se incomoda com isso.

Então o que me incomoda é exatamente isso, esse exagero/alarde todo em cima de uma coisa que deveria ser tratado banalmente, afinal não importa muito o sexo na maioria dos games.
 

Piroclasto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.339
Reações
1.820
Pontos
909
Esses dias estou jogando o AC Odyssey e vi que tentaram ao máximo trazer lacração. Bateram o recorde de personagem gay. Tem um certo personagem gay lá que em várias missões ele oferece relacionamento com ele. Negócio que acho que num jogo tipo esse ações de ter relação sexual acho totalmente desnecessário frente ao enredo (independente da orientação do personagem).
 

GAMETA

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.003
Reações
14.552
Pontos
503
Sei lá, a panfletagem realmente me incomoda... e não é por ser sobre homossexualidade, é por ser panfletagem mesmo.

Essas propagandas escancaradas não incomodam os gays não? As vezes é um troço tão forçado...
 

Lorpa

Bam-bam-bam
Mensagens
1.157
Reações
2.647
Pontos
453
Há uns dez anos atrás, ninguém mais dava tanta bola pra isso. Os homossexuais estavam se inserindo naturalmente na sociedade. Beijo gay era aplaudido em novelas e a humanidade estava caminhando em frente. Convenhamos que a homossexualidade não é coisa de agora. Em determinados tempos, na Grécia, por exemplo, era a coisa mais comum do mundo. Então a aceitação de diferentes orientações sexuais será sempre a tendência. Em alguns momentos a humanidade, como agora, parece "caminhar pra trás", mas é tudo passageiro. Tem coisas que a EVOLUÇÃO decide por nós. Há anos atrás se discutia o direito de fumar ou não em locais públicos, por exemplo. Coisa que hoje parece patética.

O que está acontecendo agora é o seguinte: determinados grupos se apropriaram do discurso de orientação sexual. Citando o Brasil como exemplo, a esquerda fez isso. E como a esquerda brasileira decepcionou os brasileiros por conta da corrupção, surgiu uma direita que se opõe a tudo que seja considerado "esquerdista". É um pessoal bem radical, assim como sempre foi a esquerda lulista. Então os homossexuais entraram neste "balaio de gato". Hoje eles sofrem mais preconceito por serem associados à esquerda do que pela própria orientação sexual. E no mundo isto também está acontecendo, uma vez que os EUA costuma ditar tendências pro mundo todo.

Queiram o não, a maioria da cultura é criada por um pessoal alinhado à esquerda. Então é natural que eles queiram representatividade. Acho que agora, por conta desta "onda de direita", eles tão sentindo mais necessidade de se expor. E por isso vai ter jogo com personagem de orientações sexuais das mais variadas.

Enfim, eu não me importo. Orientações sexuais das mais inusitadas já existem e outras surgirão nos próximos anos. A humanidade é complexa. E isso sempre vai se refletir na cultura de alguma forma.
 

GAMETA

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.003
Reações
14.552
Pontos
503
Acho o Bill the The Last of Us um personagem muito interessante. Ele fica falando do outro cara que morava na cidade com ele, xingando e tal até encontrar ele morto, vc le a carta de suicídio e notar que na verdade eles eram namorados.

Tá vendo, nesse caso não é panfletagem, o cara simplesmente é gay e boa...

Tem uma diferença bem gritante disso pra lacrada do trailer do TLOU2.

Enfim, essa discussão não leva a nada. Enquanto os próprios homossexuais não se manifestarem contra essa representação forçada e burra esse tipo de coisa só vai servir pra causar mais dissonância...
 

gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.615
Reações
52.434
Pontos
2.082
Tô ligado na parte que tu grifou. Também achei tendencioso, mais pela resposta / forma da resposta da Android, do que propriamente pela informação, pois sabemos que existe o problema. Entretanto foi a única, vamos chamar assim, "militada" do jogo. No geral, ele segue uma linha bem de boas.

Tem outro momento também. O jogo trata como um soft plot twist você descobrir que uma das personagens na verdade é trans.

Isso vai totalmente na contra-mão de simplesmente terem personagens vivendo suas vidas naquele mundo, (Coisa que acho completamente justo). A opção sexual seria apenas um detalhe rotineiro... O problema é que dificilmente as obras conseguem "normalizar" isso, e querem explicitar com uma mensagem por trás. Principalmente no contexto do mundo atual onde ser gay representa um lado politico ao mesmo tempo que acaba anexando outras discussões sociais.

É fácil criar algo pendendo pro teu lado e "vilanizar" o outro. Por isso muita gente acaba se incomodando com a "lacrada" dos filmes e games atuais... O problema não é a lacrada em si, mas sim que pra enaltecer um dos lados, o outro se torna o errado, e muitas vezes de uma maneira chula e simplória.

Mas como eu falei, no mundo atual é um tema completamente politizado. O grupo LGBT que errou em deixar que isso fosse politizado por uma ala extremista, pois seria realmente muito interessante isso ser explorado de maneira mais comum em qualquer tipo de obra.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.892
Reações
13.937
Pontos
1.474
É justamente essa arbitrariedade que faz toda a diferença, é forçado demais.
Quando faz realmente diferença na história aí sim, dou o braço a torcer, mas quando é jogado de qualquer jeito aí não né?

Ah até pode ser arbitrário se bem usado, de forma sutil, não alardeando de forma a chamar a atenção, nem os gays gostam dessas b*ch* pão com ovo como chamam, tenho inclusive um irmão gay e ele mesmo se incomoda com isso.

Então o que me incomoda é exatamente isso, esse exagero/alarde todo em cima de uma coisa que deveria ser tratado banalmente, afinal não importa muito o sexo na maioria dos games.

Mas por que não pode ser jogado de maneira aleatória? Por acaso é diferente na realidade? Existe um Deus que vê o futuro da pessoa e diz: olha, esse aqui parece que é mais encaminhado para ser gay, então vou fazer dele um homossexual...

Como eu disse, pessoas são homossexuais independente de seu comportamento, de seus gostos, de seus posicionamentos éticos. Existe gay de tudo e qualquer jeito. Mais do que você imagina, pois muitos se escondem, por uma vida inteira, e você nem percebe. São pessoas inclusive que você tem contato no seu cotidiano. Qualquer um pode ser gay, desde a pessoa que se comporte da maneira mais explícita quanto a mais discreta. Então como vamos precisar que é forçado? Seria o mesmo que alguém ver a história de um dos maiores filósofos do século XX e ao final dizer: não, vocês tão forçando, esse cara não era gay. Se heróis na vida real, no sentido de que foram exímios em suas profissões, como Alan Turing e Michel Foucault foram gays, por que super heróis de videogames, HQs, filmes etc não podem ser? O que tem de forçado nisso?
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.280
Reações
19.802
Pontos
1.434
Fico impressionado com o povo que deixou de gostar/jogar um game só por conta de um aspecto relacionado a sexualidade/"lacração".
Reclamam dos contadores de pixel/FPS, mas isso é pior ainda :klol

Este tipo de processo nunca é isolado, ele é sempre acompanhado de falta de respeito pelo material original e/ou falta de comprometimento com uma linha narrativa coerente.

Em suma, a lacração não é o que faz algo ser ruim, mas é um sintoma de um desenvolvimento que provavelmente está cheio de problemas. É só voltar nos exemplos que citei, a mudança de sexo do Shun é apenas a ponta do iceberg de alguém que não entende lhufas de Cavaleiros do Zodíaco, dificilmente sai coisa boa daí.

Quando o personagem é bem tratado, sem forçar a barra a galera não encrenca. Você pode pegar o Samuel L Jackson para ser Nick Fury a hora que quiser, o negocio é bem feito, a historia do personagem é bem tratada e o resultado positivo é mera consequência.
 

scharlie

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.873
Reações
35.146
Pontos
503
Eu geralmente não gosto de cenas de romance ou de sexo em games, mesmo quando elas envolvem um casal heterossexual. Não jogo games para ter esse tipo de experiência.

Mesmo no caso de The Witcher 3, que é um game com enredo muito acima da média, se aquelas cenas do Geralt com a Yennefer/Triss/Keira fossem removidas, para mim nada de valor seria perdido.

Incluir "conteúdo LGBT" em franquias tradicionais implicaria em mais tempo da narrativa sendo gasto com romance/sexo/sexualidade/gênero, e em muitos casos a função seria tentar educar o jogador ou passar uma mensagem política. Prefiro que os desenvolvedores foquem em outros aspectos (jogabilidade, direção artística, lore).

Se o jogo em questão é um simulador de namoro (dating simulator), por mim tanto faz, já que não me interesso por esse tipo de produto.

Existe uma categoria de filmes LGBT. Também existe uma quantidade razoável de visual novels voltadas ao público LGBT. Não tenho problema com esse tipo de conteúdo existir, com possível exceção de quando envolvem menores de idade.

O que enche o saco é a militância LGBT exigindo que o resto da população se adapte a eles e crie conteúdo para eles.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.867
Pontos
553
Queria entender esse medo da maior parte dos homens heterossexuais. Acham que se assistir um Bareback Mountaim vão se tornar gays. Pior do que isso, eles querem que esse tipo de filme simplesmente inexista.

Você pode ser heterossexual e apreciar um filme do Almodóvar, pode ser hétero, apreciar a obra de arte, e não dizer coisas como: estão forçando a barra com essas histórias de v**dαgeм.

Existe uma recusa aí a aceitar que homossexuais também amam, também sentem dor, que também vivem de uma e mil maneiras, e que, portanto, se um personagem qualquer é homossexual tem algo de errado para essas pessoas, porque ali não é um lugar para homossexual, homossexuais não são humanos para eles, ali deveria estar um hetero porque só heteros podem viver essas situações, é algo da ficção e dessas agendas progressistas, só no mundinho deles os homossexuais fazem coisas comuns como heterossexuais também fazem...

Não acha isso estranho? Um personagem é pior para você porque é homossexual, trans ou bissexual?

Toda vez que eles criam um personagem homossexual e vocês ficam incomodado com isso, vocês estão dando razão para eles. Pense nisso. Toda vez que dizem coisas como "tenho nada contra, mas..." estão só dando razão. Se não tem nada contra, por que tanto incômodo?
Acho que você não captou bem o que o Nihilus tentou dizer.

Não tem problema tema X (mulher, negro, gay, cadeirante), mas a forma como muitas vezes o tema X é exposto.

Leia essa postagem aqui e você vai perceber, colocaram uma frase que não combinava com o mundo = pra colocar = e, dentre as respostas, que não combinavam com o mundo, te ofendiam se vc não as escolhesse.

Eu sou negro. Quando criança, mil anos atrás, sempre achava chato brincar com outras crianças porque elas podiam dizer "Eu me pareço com fulano, sou o policial X", "eu sou loirinho igual o detetive Y, eu sou Y" e, na mesma pegada, me sobrava o informante Z, negro, ou o policial alívio cômico T. Enquanto adulto isso é idiota, mas enquanto criança, eu me sentia menos valorizado. Então quero ver personagens gays, negros, gordos e etc e bem representados.

Mas parece que virou obrigação enfiar esses personagens e, em vários casos, é enfiado, de forma que vc sente que não é natural.

Dia desses um casal de gays que se insinuação sobre um menino, num jogo japonês, foram trocados.

A questão é, tem gay que se insijua pra meninos?
Tem.
Tem hetero que se insinua pra meninas?
Tem.
Ou seja, tem adulto que se insinua pra meninos/as! Mudaram o casal de gays, ok... Mas teriam mudado se fosse um adulto dando em cima de uma menina?

Eu joguei Dragon Age: Origins. Eu era um paladino (naquele universo, ideia bem idiota) e meu ápice de jogador foi conseguir catar a Morrigan (que a última coisa que quer é um cara meio certinho, quem dirá um paladino) sem ficar mal com Allistair e Leiliana (no jogo, você ganha pontos com um personagem fazendo coisas boas e perde fazendo coisas mas, enquanto com outro é o oposto, era bem legal na época, no caso consegui a Morrigan sem fazer maldades) mas uma coisa que peguei no jogo é que Allistair e eu éramos amigões, a amizade foi crescendo e, em certo momento ele me pergunta se era amizade ou outra coisa.

Eu achei super legal (mas continuei na amizade) porque outras pessoas poderiam ter essa opção. Mas, ainda mais legal foi descobrir que, no jogo, alguns personagens podem ter romance com você mesmo sendo do mesmo sexo, outros só aceitam se você é do sexo oposto e outros só aceitam romance do mesmo sexo.

Como na vida real, tem gente hetero, gente gay e gente que, dependendo, pode acabar experimentando o mesmo sexo. Achei super foda, por ser lá realista (dentro do universo)

Aí, vem Dragon Age III e, fora Leiliana, todo mundo é bissexual a tá aí pro prazer.

Tipo, deixou de ser lá realista pra ser inclusivo. Mas senti que foi mais pesado do que deveria ter sido.

Não estou dizendo que não joguei mais o jogo e, pelo que disse antes, não sou contra gays nós jogos, só acho que enfiaram algo só pra enfiar, pois do outro modo tava legal.

Não é jogos, mas algo parecido aconteceu nos quadrinhos. Desde os anos 70 o mutante Estrela Polar é gay (e lembro de histórias bem legais dele com essa temática). A mutante Mística (que pode mudar de forma) tinha lá seu romance escondido com a Sina. Então X-Men é um universo inclusivo. Aí, entrou na moda enfiar "O primeiro personagem gay" e, podendo trazer o Estrela Polar (ou escancarar a Mística) ou criar um novo personagem gay, "vamos transformar o Homem de Gelo em gay". Você sente a mão pesada da turma lacradora. E se você reclama de transformarem o Homem de Gelo (porque não gostou) e vc é homofóbico. Mesmo que vc aceitasse Estrela Polar ou um novo personagem...

Nos games parece a mesma coisa.

Forçar. Algo que ninguém gosta.
 

Vinikyu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.734
Reações
1.228
Pontos
649
Este tipo de processo nunca é isolado, ele é sempre acompanhado de falta de respeito pelo material original e/ou falta de comprometimento com uma linha narrativa coerente.

Em suma, a lacração não é o que faz algo ser ruim, mas é um sintoma de um desenvolvimento que provavelmente está cheio de problemas. É só voltar nos exemplos que citei, a mudança de sexo do Shun é apenas a ponta do iceberg de alguém que não entende lhufas de Cavaleiros do Zodíaco, dificilmente sai coisa boa daí.

Quando o personagem é bem tratado, sem forçar a barra a galera não encrenca. Você pode pegar o Samuel L Jackson para ser Nick Fury a hora que quiser, o negocio é bem feito, a historia do personagem é bem tratada e o resultado positivo é mera consequência.

Obrigado por elaborar de forma educada.
Considerando os exemplos aqui do tópico, eu acho que são exemplos de narrativa que não os agradam ao invés de uma narrativa não-coerente. Eu diria que é uma minoria dos jogos populares que tem uma narrativa coerente, infelizmente. Games tem muito o que evoluir nesse contexto ainda.

No caso do Shun, que diferença faz ele ser mulher? É só uma versão diferente. O seu exemplo do Nick Fury é a mesma coisa. HQs fazem isso desde sempre. Trocentas versões diferentes de heróis com diferenças visuais e personalidades. O original continua existindo, nada se perde. Filmes fazem isso o tempo com adaptações.

Nem tudo tem que ser produzido com a gente em mente.

Enviado de meu Redmi Note 6 Pro usando o Tapatalk
 
Topo Fundo