O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Gato por Lebre News] Polícia Federal deflagra operação de combate a venda ilegal de carnes

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
17265201_1225753160878187_6327836296678217497_n.jpg


---------------------------

17212063_1225786827541487_3271142140636837267_o.jpg
 

lucas789

Lenda da internet
Mensagens
30.027
Reações
78.324
Pontos
1.704
.
A coisa só acontece pq a empresa quer realizar a prática e encontra gente no governo que aceita virar a cabeça pro que acontece..
O MP disse que tem empresas corruptoras e outras estorquidas nesse esquema, a rede Madero que não queria pagar propina não conseguia receber carne por exemplo por chantagem dos fiscais põe exemplo...
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.344
Reações
10.972
Pontos
1.409
Você pode encontrar um fiscal que não quer fazer parte do esquema, e ver um empresário ligar pro chefe dele que tá "no esquema" pra obrigar a maracutaia a acontecer.

Além disso, quando coagido a fazer algo ilegal, aceitar a coação é só uma das opções, não a unica. E não to dizendo que o empresário foi bunda-mole, que tinha que ter ido na polícia e tal, até pq eu na situação dele provavelmente teria feito o mesmo. Só to querendo dizer que se a pessoa pensar assim, é parte de um problema social, e a sociedade abarca tanto o público quanto o privado. Ser mais combativo, expor esse tipo de coação e arriscar se ferrar por isso é a forma que muitas outras nações podem entender como a ideal nesse caso.
Consegue entender o que quero dizer? A reação do empresário pra nós é natural. E talvez isso seja parte do problema.
 

Tilak

Bam-bam-bam
Mensagens
4.447
Reações
9.411
Pontos
303
Eu que como usualmente em restaurante, já tinha percebido que tinha alguma coisa muito errada numa calabresa assada... que fazem todo santo dia
 

lucas789

Lenda da internet
Mensagens
30.027
Reações
78.324
Pontos
1.704
Você pode encontrar um fiscal que não quer fazer parte do esquema, e ver um empresário ligar pro chefe dele que tá "no esquema" pra obrigar a maracutaia a acontecer.

Além disso, quando coagido a fazer algo ilegal, aceitar a coação é só uma das opções, não a unica. E não to dizendo que o empresário foi bunda-mole, que tinha que ter ido na polícia e tal, até pq eu na situação dele provavelmente teria feito o mesmo. Só to querendo dizer que se a pessoa pensar assim, é parte de um problema social, e a sociedade abarca tanto o público quanto o privado. Ser mais combativo, expor esse tipo de coação e arriscar se ferrar por isso é a forma que muitas outras nações podem entender como a ideal nesse caso.
Consegue entender o que quero dizer? A reação do empresário pra nós é natural. E talvez isso seja parte do problema.
Vc disse "SÓ acontece pq a empresa quer..."

E eu só mostrei que isso nao é verdade :kpisca
 

jose luis

Bam-bam-bam
Mensagens
2.917
Reações
13.302
Pontos
293
Vc disse "SÓ acontece pq a empresa quer..."

E eu só mostrei que isso nao é verdade :kpisca
O chefe do possível funcionário que não quis participar do esquema é outro funcionário público, e todos possuem um político como chefe. Logo a culpa é do Estado. "As coisas só acontecem porque o Estado quer..."
Também sei brincar com frases prontas. Mas a realidade é que tanto quem quer trabalhar direito, seja na fiscalização ou vendendo seu produto, são reféns do Estado brasileiro, antro de esquemas que passam por toda a base aliada do Governo atual e anterior, e também na oposição.
Deputado alertou para esquemão da carne em 2012
Brasil 17.03.17 16:18
Em setembro de 2012, o deputado federal Rubens Bueno apresentou um requerimento ao Ministério da Agricultura cobrando explicações sobre denúncias que chegaram a ele contra um cidadão chamado Daniel Gonçalves Filho.

Daniel, um dos presos na Operação Carne Fraca, é acusado de comandar o esquemão deflagrado hoje.

O deputado pelo PPS do Paraná disse a O Antagonista que se reuniu duas vezes com o então ministro Mendes Ribeiro Filho, inclusive acompanhado de sindicalistas dos fiscais federais agropecuários.

Nunca teve resposta.

"Ninguém tomou nenhuma providência. Era um esquema montado para continuar funcionando."

AQUI a íntegra do requerimento.

uploads%2F1489778119540-CARNE2.png
 
Ultima Edição:


_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.344
Reações
10.972
Pontos
1.409
Vc disse "SÓ acontece pq a empresa quer..."

E eu só mostrei que isso nao é verdade :kpisca
Foi uma simplificação grosseira da minha parte. Ela querer é um dos motivos, mas não o unico. Nesse caso, eu diria que o que pesou foi uma ideia generalizada de que é assim que as coisas funcionam por aqui. Veja que pelo comentário que fizeram, ir pras autoridades denunciar não chegou a ser cogitado. Ou seja, a gente trata essas coisas como naturais. Ainda que sejam ilegais, somos passivos o suficiente diante dos casos pra não ir às autoridades reclamar. Talvez por achar normal, ou talvez por achar que a coisa é tão generalizada que até as autoridades seriam contra nós.
 

WaGuinho_SCCP

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.293
Reações
46.942
Pontos
803
e3bd04b6b75d4640b0f583a6f647b4fe.png


Poxa não era "BOATO" via whatsapp?!? A casa caiu pra negada ai que faz umas bombas alimentícias ai....
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.900
Reações
95.060
Pontos
2.179
É inaceitável. Tudo nesse país tem corrupção. Parece um pesadelo que nunca termina. Nem comida que é sagrada a gente pode comer em psz.
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Isso vai dar um baque na economia, nos próximos dias vamos receber sanções as nossas carnes, vários países vão cancelar importação de nossa carne até que tudo seja esclarecido e perdemos chance de agregar valores aos nossos produtos, vamos vender só matérias primárias mesmo e ficar na m**** mais um tempo, esse mercado de exportação de carne é chato pra conquistar...
 

Okira

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.659
Reações
65.364
Pontos
1.494
É inaceitável. Tudo nesse país tem corrupção. Parece um pesadelo que nunca termina. Nem comida que é sagrada a gente pode comer em psz.

Não salva nada nesse país, tudo ladrão e só vai melhorar quando endurecem e muito as leis contra a corrupção, tipo pena de morte ou coisa ainda piores.
Não adianta nada esse negócio da carne vir a tona porque os políticos e empresários envolvidos os cabeças do esquema está com o cu de dinheiro e paga advogado caro e tem amigos no STF ou juízes que são vendidos. Ficaremos nesse ciclo para sempre.
 

-Elfo-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.353
Reações
9.460
Pontos
979
Denúncia de fiscal originou investigação sobre empresas de carne
Funcionário procurou a PF com provas de irregularidades e pagamento de propina
PORTHIAGO HERDY

17/03/2017 13:56/atualizado17/03/2017 14:07
65802846_Curitiba-PR-17-03-2017Coletiva-de-imprensa-sobrea-Operacao-Carne-Fraca-para-combater-c.jpg

Coletiva de imprensa sobre a Operação Carne Fraca- Gisele Pimenta/Framephoto / Agência O Globo
SÃO PAULO - A denúncia de um fiscal agropecuário federal do Paraná, que sofreu uma série de punições de seus superiores por não participar de esquema de corrupção, foi a origem da investigação que resultou na prisão de executivos das maiores empresas processadoras de carne animal no país e as revelações sobre a venda de carne imprópria para consumo humano,deflagradas nesta sexta-feira pela Operação Carne Fraca.

Daniel Gouvêa Teixeira era lotado na Superintendência Federal da Agricultura no estado do Paraná, como chefe substituto do Serviço de Inspeção de Produto de Origem Animal (Sipoa) e constatou que funcionários do órgão eram transferidos para outras unidades de atuação para atender ao interesse de fiscalizados, sempre “empresas de grande capital”, segundo ele.

LEIA MAIS:


Mesmo afastado do local original de trabalho por ter denunciado uma chefe, durante as atividades de fiscalização verificou que havia umesquema de corrupção envolvendo frigoríficos de carne suína. As irregularidades incluíam oaproveitamento de animais mortos (e não abatidos) para produção de linguiça(o que é ilegal), comercialização de certificados sanitários e pagamento de propina a fiscais e agentes de inspeção.

Há pouco mais de dois anos Teixeira entregou às autoridades gravações de reuniões da diretoria da empresa Peccin Agroindustrial, frigorífico de Curitiba especializado na fabricação de linguiças, salames e outras carnes preparadas. E também provas de que os chefes do serviço de inspeção faziam “acerto” para que a empresa continuasse atuando “às margens da ilegalidade”.

Foi Teixeira, também, quem entregou provas sobre irregularidades envolvendo a empresa Souza Ramos, fornecedora de merenda escolar para unidades educacionais do Paraná. E ainda suspeitas de enriquecimento ilícito do então superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Paraná, Daniel Gonçalves Filho, que ocupou cargo entre 2007 e 2016. Gonçalves Filho era sócio de empresas e dono de imóveis e carros de luxo, incompatíveis com a sua renda, segundo as investigações.

Os relatos de Teixeira levaram a PF a iniciar uma série de depoimentos com ex-funcionários das empresas suspeitas, que corroboraram o que havia sido denunciado. O fiscal voltou a ser ouvido em depoimento durante as investigações, ocasião em que revelou o nome de outras empresas suspeitas de irregularidades, como Novilho Nobre, Mastercarnes, Madero e BRF S.A.

Chamados a prestar esclarecimentos, executivos de empresas alegaram terem sido “vítimas de exigências de fiscais federais”, como pagamento de propina regular entre R$ 2 mil e R$ 5 mil, para continuarem funcionando. A empresa Madero colaborou com a investigação e apresentou gravação em vídeo de um agente de inspeção levando alimentos produzidos pela fábrica que acabara de fiscalizar.

A PF obteve na Justiça autorização para realizar interceptações telefônicas e quebrar os sigilos bancário e fiscal de dezenas de investigados. Descobriram que agentes corruptos se valiam de familiares para ocultar a propina recebida de corruptores e que muitos deles falavam com políticos, embora as conversas não tenham sido consideradas, por si só, “indícios de ilicitude”, segundo relatório da PF.

“O mesmo não pode se dizer em relação a alguns assessores parlamentares, pois pelas conversas interceptadas, há forte suspeita de atuarem em conjunto com servidores do Mapa em benefício próprio ou visando a proteção de empresas”, escreveu o delegado Maurício Moascardi Grillo, no relatório da PF que motivou a ação.



http://oglobo.globo.com/economia/de...obre-empresas-de-carne-21077340#ixzz4bclga7tP
 

Albertty

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.133
Reações
14.276
Pontos
1.039
Isso vai dar um baque na economia, nos próximos dias vamos receber sanções as nossas carnes, vários países vão cancelar importação de nossa carne até que tudo seja esclarecido e perdemos chance de agregar valores aos nossos produtos, vamos vender só matérias primárias mesmo e ficar na m**** mais um tempo, esse mercado de exportação de carne é chato pra conquistar...
Tomara que se fodao,espero de coração que esse mercado sofra as piores baixas possíveis,posso viver muito bem comendo só legumes e peixes.
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Tomara que se fodao,espero de coração que esse mercado sofra as piores baixas possíveis,posso viver muito bem comendo só legumes e peixes.
Que bom pra você, mas não é só a Empresa que se fode, tem toda uma cadeia que gera emprego e os funcionários que vão sofrer nessa crise do setor e outras empresas ou pessoas que não tem nada a ver com as empresas queridinhas do governo...
 

Albertty

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.133
Reações
14.276
Pontos
1.039
Que bom pra você, mas não é só a Empresa que se fode, tem toda uma cadeia que gera emprego e os funcionários que vão sofrer nessa crise do setor e outras empresas ou pessoas que não tem nada a ver com as empresas queridinhas do governo...
Na boa cara eu não quero saber, mexeu com a saúde e a vida das pessoas, tem que pagar caro e muito.
 

rom0333

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.983
Reações
4.157
Pontos
994
A polícia federal esta de parabéns , vai falir com a indústria da carne e de quebra vai diminuir o desmatamento provocado por esse mercado e o aquecimento global.
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Na boa cara eu não quero saber, mexeu com a saúde e a vida das pessoas, tem que pagar caro e muito.
Nisso eu concordo, pra mim essas empresas tinham que ser fechadas e o dinheiro devolvido pra nós, de volta ao bndes
 

Bat Esponja

Lenda da internet
Mensagens
33.174
Reações
68.982
Pontos
1.529
Que bom pra você, mas não é só a Empresa que se fode, tem toda uma cadeia que gera emprego e os funcionários que vão sofrer nessa crise do setor e outras empresas ou pessoas que não tem nada a ver com as empresas queridinhas do governo...

Empresa dessas tem que falir pra servir de exemplo

Mas nem vai acontecer, vão cobrar uma multinha e vai ficar por isso
 

Okira

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.659
Reações
65.364
Pontos
1.494
Se com o maior caso de degradação ambiental nada aconteceu com a empresa, imagina com carne, vai sentir só alguns países barrando, agora aqui nada vai acontecer e acabar em pizza. Talvez alguem fique preso por 1 ou 2 anos e só.
 

Albertty

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.133
Reações
14.276
Pontos
1.039
Nisso eu concordo, pra mim essas empresas tinham que ser fechadas e o dinheiro devolvido pra nós, de volta ao bndes
Exato cara, comida é sagrada cara, os caras estão vendendo cancer pra população isso num país que nem o sistema de saúde funciona, tem que quebrar na solda que é pra não ter conserto a não ser fechar essas porras.
 

Protogen

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.626
Reações
59.651
Pontos
1.003
Bostil 24/7 reclamando que essa ação da PF vai tirar empregos e diminuir as vendas de carne.
 

LHand

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.251
Reações
50.038
Pontos
624
Pro pessoal que estava perguntando sobre livre-mercado, estado mínimo e corrupção:

A corrupção é muito mais um problema estrutural do que moral. A partir do momento em que existe uma estrutura com alta concentração de poder, tem-se o ambiente propício para a corrupção. O fato de existir uma agência federal reguladora, controlada por partidos políticos, é uma mão na roda tanto para corruptos como corruptores, pois o poder de controle está concentrado na mãos de poucos (o Ministério da Agricultura) e fica muito fácil Estado e empresas desenvolverem uma relação simbiótica em que ambos ganham com a ilegalidade.

Há alternativas melhores para se fiscalizar alimentos. Vou citar duas:
  1. Governo fiscaliza, mas de forma descentralizada: ao invés de existir um Ministério da Agricultura, os órgãos governamentais responsáveis pela fiscalização seriam municipais ou no máximo estaduais. Isso por si só já dificulta imensamente a ação dos corruptores, que teriam que "molhar as mãos" de muito mais gente caso quisessem operar ilicitamente. Claro, o ideal aqui é que a regulação seja a menor possível para que cada município não necessite de uma verdadeira máquina burocrática só pra emitir trocentos alvarás para cada empresa.
  2. Governo não fiscaliza nada: Se ao invés de um imenso monopólio (o Estado) fazendo as fiscalizações, tivéssemos uma competição entre entidades privadas fazendo o mesmo? Para ter um selinho de "garantia de origem" ou "certificado de qualidade", o frigorífico precisaria contratar uma dessas entidades para examinar seus produtos. Se eles tiverem dinheiro, nada impediria os frigoríficos de contratarem 2, 3, 4 fiscalizações diferentes porque, pro consumidor, ter o selo de certificado de mais entidades agrega mais valor ao produto. A principal vantagem aqui é que se por acaso um dos fiscalizadores for pego num esquema de corrupção, automaticamente ele perde seu principal produto (a credibilidade) e os consumidores podem começar a exigir dos frigoríficos o selo de um concorrente mais confiável. Hoje, com um monopólio estatal em descrédito, quem pode garantir que não estamos comendo papelão ao invés de carne? Ninguém.
 
Ultima Edição:

Comic Sans

Bam-bam-bam
Mensagens
1.344
Reações
4.174
Pontos
453
No dia que o gato aqui de casa, que come tudo quanto é carne, recusou um pedaço de friboi eu comecei a suspeitar. Já sabia que, obviamente, eles botavam alguma coisa pra conservar por mais tempo mas chegar a esse ponto...
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.900
Reações
95.060
Pontos
2.179
Acho que nesses casos todas as pessoas que comem carne deveriam entrar com um processo por danos morais contra as empresas. Não para ganhar dinheiro, mas para faze-las falirem na marra.

Claro que tenho pena de quem vai perder seu emprego, mas um caso deses não pode passar sem uma grande punição. Contaminar as pessoas é passar demais dos limites. Até para os padrões do Brasil.
 

HuezinXD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.879
Reações
16.612
Pontos
803
Agora vão lotar o mercado nacional de carne se forem boicotados :v por outros países
 

$delúbio$

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.146
Reações
45.234
Pontos
599
É inaceitável. Tudo nesse país tem corrupção. Parece um pesadelo que nunca termina. Nem comida que é sagrada a gente pode comer em psz.

Isso vai dar um baque na economia, nos próximos dias vamos receber sanções as nossas carnes, vários países vão cancelar importação de nossa carne até que tudo seja esclarecido e perdemos chance de agregar valores aos nossos produtos, vamos vender só matérias primárias mesmo e ficar na m**** mais um tempo, esse mercado de exportação de carne é chato pra conquistar...

Não salva nada nesse país, tudo ladrão e só vai melhorar quando endurecem e muito as leis contra a corrupção, tipo pena de morte ou coisa ainda piores.
Não adianta nada esse negócio da carne vir a tona porque os políticos e empresários envolvidos os cabeças do esquema está com o cu de dinheiro e paga advogado caro e tem amigos no STF ou juízes que são vendidos. Ficaremos nesse ciclo para sempre.

Uma corrupção desenfreada e estruturada justamente para vender carne sem qualidade e insegura do ponto de vista sanitário, o que joga a credibilidade do produto no chão e afeta gravemente um dos poucos setores produtivos que estavam segurando as pontas, pois as receitas de exportação pelo menos mantinham o resto da economia respirando.

Vamos ver no que vai dar. Só sei que a vontade de tirar vantagem é tanta que podem acabar matando a galinha dos ovos de ouro.


E o que é pior, vão dar mais munição para conspiracionistas do PT para dizer que a Polícia Federal, Receita, Vigilância Sanitária etc foram cooptadas pela CIA e pelas multinacionais para destruir o setor para dar de mão beijada aos imperialistas, como o Pre-Sal que foi vítima da LavaJato e do Sérgio Moro para ser entregue aos capetalistas yankees
 
Ultima Edição:

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
povinho idiota nas internets da vida jogando a culpa no capitalismo.... PQP

Leiam isso antes de postar besteira:

http://brasil.elpais.com/brasil/2017/03/17/politica/1489763244_536570.html

"Responsável pela marca Friboi, a JBS, da holding J&F, é um império do setor de carnes fundada há 54 anos, com 200.000 funcionários em 350 unidades pelo mundo. Entretanto, seu boom é recente: o grupo só se tornou um grande player no mercado global a partir de 2003, durante o Governo do ex-presidente Lula (PT), quando o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), passou a conceder empréstimos pesados e até se tornar seu sócio.

Parte dos recursos que entravam na JBS acabaram sendo usados para adquirir pequenos concorrentes e grandes também. Compraram por exemplo a Swift, a Tasman Group, a Smithfield Beef, a Five Rivers e a Seara. Atualmente, além da produção de carnes (bovina, suína, ovina e de aves), o grupo, controlado pela mesma família que o fundou, possui fábricas de celulose, biodiesel, um banco e uma emissora de televisão, o Canal Rural.

Rivais
Principais alvos da Operação Carne Fraca, a JBS e a BRF (antiga Brasil Foods) são rivais históricas na disputa pelo mercado doméstico de carnes e se destacaram como players globais com impulso da política das "campeãs nacionais" nos Governos petistas, que reforçava financiamento público via BNDES a setores considerados promissores."

Isso é a coisa mais ANTI-concorrência (capitalismo real) que existe!!!
 

$delúbio$

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.146
Reações
45.234
Pontos
599
Agora vão lotar o mercado nacional de carne se forem boicotados :v por outros países
Preparem-se para picanha em peça (não recorte) a R$20 o kg e File Mignon inteiro a R$25/kg. Ou até menos.
Mesmo que sempre paire uma dúvida, vai ter gente comprando.

Mas que as empresas vão sentir baque pela perda de exportações, isso vão.
 

LHand

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.251
Reações
50.038
Pontos
624
Tão grande ou até maior do que a Lava Jato
Brasil 17.03.17 17:42
Uma fonte que trabalhou no alto escalão do Ministério da Agricultura por pouco mais de dois anos disse a O Antagonista:

"O que foi mostrado hoje na Operação Carne Fraca ainda não é nada. Esse esquema é tão grande ou até maior do que o da Odebrecht revelado pela Lava Jato."

http://www.oantagonista.com/posts/tao-grande-ou-ate-maior-do-que-a-lava-jato
***

Talvez seja exagero, mas alguém duvida que tenha mais coisa? Eu não.
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
povinho idiota nas internets da vida jogando a culpa no capitalismo.... PQP

Leiam isso antes de postar besteira:

http://brasil.elpais.com/brasil/2017/03/17/politica/1489763244_536570.html

"Responsável pela marca Friboi, a JBS, da holding J&F, é um império do setor de carnes fundada há 54 anos, com 200.000 funcionários em 350 unidades pelo mundo. Entretanto, seu boom é recente: o grupo só se tornou um grande player no mercado global a partir de 2003, durante o Governo do ex-presidente Lula (PT), quando o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), passou a conceder empréstimos pesados e até se tornar seu sócio.

Parte dos recursos que entravam na JBS acabaram sendo usados para adquirir pequenos concorrentes e grandes também. Compraram por exemplo a Swift, a Tasman Group, a Smithfield Beef, a Five Rivers e a Seara. Atualmente, além da produção de carnes (bovina, suína, ovina e de aves), o grupo, controlado pela mesma família que o fundou, possui fábricas de celulose, biodiesel, um banco e uma emissora de televisão, o Canal Rural.

Rivais
Principais alvos da Operação Carne Fraca, a JBS e a BRF (antiga Brasil Foods) são rivais históricas na disputa pelo mercado doméstico de carnes e se destacaram como players globais com impulso da política das "campeãs nacionais" nos Governos petistas, que reforçava financiamento público via BNDES a setores considerados promissores."

Isso é a coisa mais ANTI-concorrência (capitalismo real) que existe!!!
O cara do MP que soltou essa pérola... Ele falou isso na entrevista coletiva, que era o capitalismo
 
Topo Fundo