O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Geek & Game Rio Festival 2018 - Eu fui.....

Xcobs

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
299
Reações
505
Pontos
528
Queria ter ido só pra receber ele com uma pancada na entrada :ksafado
Provavelmente vc daria uma pancada msm, teve gente que chegou cedo e como so podia comprar o ingresso pro meet com ele na hora, dançou e teve que ver da grade.... huahauhuahua
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.599
Reações
33.010
Pontos
1.048
Meia verde. Era só levar 1 livro ou 1 lixo eletrônico. Só pagou inteira quem quis...
Eu paguei meia também, mas de estudante mesmo. Nem vi nada relacionado a isso no site deles....
Talvez por terem apoio da prefeitura, incentivem a fazer no Rio Centro, mas cara.... eh contra mao demais, longe de tudo.
Pra mim foi ótimo ter sido lá. 04 estações do BRT e pá, já cheguei. Se fosse lá no Centro eu provavelmente não iria.
 

Danilo Souza

Mil pontos, LOL!
Mensagens
30.287
Reações
42.742
Pontos
1.294
Eu paguei meia também, mas de estudante mesmo. Nem vi nada relacionado a isso no site deles....

Pra mim foi ótimo ter sido lá. 04 estações do BRT e pá, já cheguei. Se fosse lá no Centro eu provavelmente não iria.

Se fosse no Centro de Convenções Sulamérica eu teria ido fácil, já que moro na Tijuca. Rio Centro pra mim é contra-mão.
 


bdias

Larva
Mensagens
8
Reações
29
Pontos
3
Grande @Piga foi um prazer enorme te conhecer, obrigado por mencionar nosso game Valiant Saga! Prazer enorme também conhecer o @sephius trocamos altos papos durante o evento, inclusive me ajudou a corrigir bugs hahahah.

Em breve farei um post no forum sobre nosso game para outras pessoas conhecerem um pouco.

Abraços!
 

sephius

Lenda da internet
Mensagens
11.375
Reações
10.203
Pontos
1.629
Grande @Piga foi um prazer enorme te conhecer, obrigado por mencionar nosso game Valiant Saga! Prazer enorme também conhecer o @sephius trocamos altos papos durante o evento, inclusive me ajudou a corrigir bugs hahahah.

Em breve farei um post no forum sobre nosso game para outras pessoas conhecerem um pouco.

Abraços!
Foi um prazer também. Já conhecia o jogo, tenho o Fernando (meu chará) adicionado no Facebook, mas nunca tinha encontrado pessoalmente. Coincidência ambos migrarmos para Unreal ao mesmo tempo. Espero que a gente possa trocar figurinhas durante os desenvolvimentos. Tem uma seção aqui no fórum de desenvolvimento com um catálogo dos jogos. Posta lá também.

Muito obrigado também ao @Piga pelo feedback aqui no fórum! Esqueci de agradecer no outro dia, mas estava tão cansado que não conseguia nem pensar direito.

Se forem na GameXP é bem provável que estejamos lá. Em pé ,12hs por dia feliz da vida mostrando jogo para galera.
 

bdias

Larva
Mensagens
8
Reações
29
Pontos
3
Foi um prazer também. Já conhecia o jogo, tenho o Fernando (meu chará) adicionado no Facebook, mas nunca tinha encontrado pessoalmente. Coincidência ambos migrarmos para Unreal ao mesmo tempo. Espero que a gente possa trocar figurinhas durante os desenvolvimentos. Tem uma seção aqui no fórum de desenvolvimento com um catálogo dos jogos. Posta lá também.

Muito obrigado também ao @Piga pelo feedback aqui no fórum! Esqueci de agradecer no outro dia, mas estava tão cansado que não conseguia nem pensar direito.

Se forem na GameXP é bem provável que estejamos lá. Em pé ,12hs por dia feliz da vida mostrando jogo para galera.


Com certeza mano!
Obrigado pelas ajudas que me deu também hahahah...
Espero que no final a gente consiga atingir nossos objetivos!
 

CloudNine

Bam-bam-bam
Mensagens
5.935
Reações
19.905
Pontos
353
Baita review!Me interessei muito pelo The Light of the Darkness.

Invejei você e a cidade!HUE
 

Alucard_Players

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.525
Reações
4.686
Pontos
1.319
Como estamos portando para Unreal o Switch é uma das plataformas que tem suporte. Teoricamente não estamos usando nada que impeça uma versão para o console da Nintendo. Mas por hora o foco é o PC a não ser que algo mude em torno de financiamento.
Amigo como que se deu o financiamento?

Vc começou sozinho?
Qual sua formação ?;
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
geek-game-rio-festival-18-07-16-img00.jpg

Começou hoje na cidade mais invejada do Brasil a Geek & Game Rio Festival 2018. São apenas 03 dias, hoje (20/07), 21 e 22 de junho. Não vou fazer aqui uma resenha detalhada do evento nem nada do tipo. Vou apenas expor minhas impressões. Então tire suas próprias conclusões e não tomem minhas palavras como verdade. Estejam avisados. :kbeca

Comprei hoje mesmo o ingresso online através do cartão de crédito. Demorou cerca de 15min pro site reconhecer o pagamento e a Ingresso Rápido liberar a impressão do mesmo. Fique atento ao comprar, pois eles podem demorar até 3 dias pra fazer a "análise" do pagamento. Isso me deixou um pouco nervoso, pois por exemplo no site do Tickets For Fun o procedimento é quase instantâneo. Então fica a dica.

Cheguei por volta das 15:40hs (lembrando que o evento começa as 11hs e termina as 21hs). Resolvi ir hoje, pois estaria mais vazio por se tratar de um dia de semana. Do lado de fora do pavilhão estava assim:
p_20180720_152619.jpg

:khuh

Na entrada do lado de dentro não estava muito diferente.
p_20180720_152944.jpg

Então como podem perceber, estava bem vazio. Como foi o primeiro evento desses que eu fui, não sabia muito bem o que esperar. Logo de cara vi uma pequena fila, na verdade, duas pequenas filas. Uma delas era para você entrar e jogar vários jogos para PS4, Xone e Wii-U. Nada de especial aqui, são apenas jogos já lançados como por exemplo, Resident Evil 7, Battlefront e Smashbros.
p_20180720_153130.jpg

A segunda fila era para um algo parecido, só que invés de consoles, PC com jogos como LOL e Far Cry 5 por exemplo.
p_20180720_154132.jpg

No geral a feira tinha poucos expositores. Tinha um stand que vendia Board Games e que atrás havia um espaço para a galera jogar RPGs de mesa e de cartas. Não é muito a minha praia, então não dei muita atenção.
p_20180720_153235.jpg

E enquanto andava pelo pavilhão (este evento ocupou apenas um) o panorama era o mesmo. Muito vazio na minha opinião.
p_20180720_153127.jpg

p_20180720_153135.jpg

p_20180720_154235.jpg

Pra quem gosta de Comics e Action Figures, além de livros relacionados, tinha algumas opções, pois a quase a totalidade dos expositores eram disso. Mas como é um pavilhão só, muito, muito pequeno.
p_20180720_153248.jpg

Em um canto do pavilhão, tinham duas fileiras com máquinas de Arcade. Os jogos eram Cruising USA, Cruising World, Metal Slug, KOF, Super Side Kickers. Infelizmente essas máquinas não estavam grátis para jogar, pois precisávamos comprar fichas. Novamente não me prendeu atenção e não procurei saber mais sobre.
p_20180720_153529.jpg

p_20180720_153510.jpg

Tinha um stand de uma escola de tecnologia que estava promovendo alguma tech demo interna em VR. A fila estava bem pequena, mas mesmo assim eu não fiquei com muita vontade de experimentar não. Além do mais acho que o tiozão aqui não era o público-alvo da Zion, pois os promotores que tentavam vender cursos, me ignoraram completamente. Registrei e passei direto.
p_20180720_153744.jpg

Pra quem quisesse mostrar seus talentos "dancíricos", como não podia deixar de ser, tinha um stand de Just Dance pra quem quisesse pagar um mico. Óbvio que estava vazio.
p_20180720_154054.jpg

Tinha dois lugares distintos, onde os "Artistas" e "Convidados" se apresentariam. Além de um monte de "Youtuber" que eu nunca ouvi falar. No primeiro "espaço" chamado de Geek Station o que vale mencionar foram a presença de Édgar Vivar e Ana de la Macorra, respectivamente o Seu Barriga e a Paty do seriado Chaves. Eu esperava algo como um stand up ou até mesmo um dueto. Mas não. O que teve foi eles junto com uns Youtubers chatos sentados numa roda fazendo e respondendo as mesmas perguntas de sempre. Parecia a gravação de um vídeo pra algum canal. Parecia não. Também era! :facepalm Saí fora! Ah, lugar pra sentar não faltava.
p_20180720_153318.jpg

O segundo espaço é chamado de Game Stadium. Teve outros Youtubers desconhecidos pra mim. O que vale mencionar foi a transmissão dos Irmãos Piologo. Mas ao contrário do Geek Station que era ao vivo, o Game Stadium era por vídeo conferência. Não achei graça ou interessante o que vi, e olha que eu gosto dos Irmãos Piologo. Vai ver o "apresentador" que estava do lado de cá não soube conduzir direito a parada e ficou aquela coisa sem sal. No final da noite, quase as 20hs começou a primeira fase do campeonato Feminino de Rainbow Six. Iria ser a melhor atração da noite, se não botassem dois malacos pra ficar narrando e acabar com o evento. Realmente eu devo estar velho, chato e ranzinza. :kclassic
Novamente, assento era o que tinha de sobra!
p_20180720_153836.jpg

Além disso, tinha um espaço Cosplay. Não ví nada de mais, a não ser umas pirralhas aspirantes a modelos, com fantasias "meio-termo" cujos personagens não identifiquei. Provavelmente era alguma espécie de concurso entre eles, pois não vi ninguém do público pedindo pra bater fotos, ou qualquer outra interação. Bizarro! Infelizmente daqui eu esqueci de fotografar. :datena

Então o que tinha de bom Piga? Pra mim, o melhor da feira foi o stand Game From Rio que, como o nome sugere, era um espaço destinado aos Desenvolvedores Indies do Rio de Janeiro para mostrar seus projetos e produtos, ou seja, as novidades. Somente dois jogos ali me prenderam a atenção o suficiente para sentar e experimentar.
p_20180720_153948.jpg

O primeiro deles: The Light of the Darkness.
giphy.gif

Pra quem não sabe, é um projeto do nosso amigo forista @sephius .Na minha opinião, de longe a melhor coisa na feira. Tive o prazer de jogar a última build do projeto e pessoas, que jogo fenomenal. Além dos gráficos espetaculares, ótimos efeitos sonoros, uma música envolvente e cutscenes animadas que deixariam muitos estúdios grandes com inveja. Pra completar, nada disso seria importante se a jogabilidade não fosse a altura, precisa e que cai como uma luva. Pra mim quando lançar será o verdadeiro sucessor de Castlevania, um Metroidvania de muito, muito respeito.

Além do mais, conheci nosso amigo @sephius pessoalmente e o cara é uma simpatia só. Também conheci o sócio dele, o Raphael, gente finíssima. Conversamos sobre tudo, desde o desenvolvimento do game até assuntos sobre empresas e negócios. O papo foi tão bom que passei a maior parte da feira lá. Nisso percebi que o The Light of The Darkness era bastante visitado, muitas pessoas querendo experimentar, desde crianças a adultos. De todos os quiosques do stand, o mais visitado sem dúvida.
p_20180720_164209.jpg

Sephius e o Piga.

Bem ao lado, também tinha outro game inspirado em Castlevania muito promissor. Ao contrário do The Light of the Darkness que é inspirado no estilo Metroidvania, o jogo a seguir é inspirado nos Castlevanias clássicos de NES. É ele:
36880776_1839320146114448_159866113050542080_o.png

Valiant Saga promete ser grande game. Além da temática dark, a heroína do game empunha um machado de respeito. Os gráficos é old school pixelado só que usando efeitos e iluminação e partículas modernos da engine Unreal. Ficou um resultado bastante interessante ver gráficos pixelados com efeitos realistas. A demo só tinha um estágio, mais o principal estava lá. Controles precisos e redondinhos que esse tipo de game requer. Conheci o Bernardo, um dos desenvolvedores, gente finíssima. Junto com o sephius, a conversa foi boa!
p_20180720_185521.jpg

Assim como The Light of the Darkness, foi o segundo projeto que mais atraiu o público. E o melhor de tudo é que eles estavam lado a lado. Parece que foi de propósito!
p_20180720_185506_bf.jpg

Bernardo e Piga.
Como Valiante Saga não é conhecido aqui na OS, vou deixar o link da página do game no Facebook: https://www.facebook.com/pixhitt/
Vale a pena dar uma conferida! :kjoinha
p_20180720_185529.jpg

Flw!!!

Acho que teve pouca divulgação. Eu cheguei a pensar em ir mas já tinha compromisso.

Quando a BGS estava ainda relativamente pequena, ela divulgava em tudo que eh mídia que podia.
Eu como fui diretor de forum relativamente grande de games, fui credenciado e cobrimos a feira uns 3 anos seguidos quando ainda era no RJ,
Teve promoção dando ingresso "de gratis". Tipo, eles te disponibilizavam os ingressos e voce inventava a promocao que voce queria pro seu publico. Isso era bom. (o lado ruim é que a BGS não cumpriu a parte dela, quando os ganhadores foram pegar o ingresso nao estava lá, e ficou mal pro site mas, isso tem tempo, foi 2012 e qualquer dia conto a historia do stress que foi lol).
Todo blog possivel de games e canal de youtube com alguma relevancia. Os caras chamavam para fazer cobertura,. Então com isso ganhava uma put* divulgação.
Mas eh bom surgir uma nova feira para competir com a BGS aqui no Brasil. Pq a BGs agora só faz sem Sampa. Quando era no rio eu ia direto. Em SP dificulta bastante.
 

sephius

Lenda da internet
Mensagens
11.375
Reações
10.203
Pontos
1.629
Amigo como que se deu o financiamento?

Vc começou sozinho?
Qual sua formação ?;
Estamos procurando financiamento há um bom tempo já. Infelizmente nada concretamente rolou até agora. Nós tivemos financiamento do Kickstarter há anos atrás, mas foi uma quantia simbólica de R$20.000. E a Secretaria de Cultura financiou uma techdemo antes do desenvolvimento do jogo em 2010 no valor de R$45.000. Nós investimos em dinheiro cerca de R$100.000 e tivemos de apoios externos (como o da NEX) algo em torno de R$15.000. De trabalho investimos cerca de R$600.000. O financiamento que buscamos é de cerca de R$350.000 para lançar a primeira parte do jogo ou R$750.000 para lançar o jogo de uma vez completo.

Muitas pessoas já colaboraram com o projeto, mas com contribuições pequenas.A equipe que temos há uns 2 anos contribuiu com cerca de 10% do trabalho. Ela trabalha sem remuneração, investindo em troca de share nas vendas do jogo quando lançado. O estúdio se mantém prestando serviços na área de computação gráfica e os colaboradores investem um tempo imprevisível, é claro que não como se fossem funcionários contratados em termos de produtividade.

Eu desenvolvi, sozinho, cerca de 80% do jogo, incluindo animações, código (fazendo uma engine do zero), ilustrações, concepts, game design, roteiro, level design, um pouco de efeitos sonoros. Eu sou formado em design, mas nunca trabalhei especificamente com isso. Minha atuação sempre foi animação/CG.

É por isso que o desenvolvimento é tão difícil. Atualmente, os principais problemas que enfrentamos no Brasil é:
1 - Falta de financiamento. Para fazer um jogo indie um pouco mais complexo (como o The Light of the Darkness) com uma equipe de 10 pessoas, gasta-se no mínimo R$500.000 por ano. Então estamos falando de projetos que vão custar entre 1 à 1.5 milhões de reais. Ninguém tem este investimento do bolso para bancar.

2 - Falta de profissionais qualificados. Tem muita gente fazendo jogos no Brasil, mas encontrar bons ilustradores, animadores e principalmente programadores é incrivelmente difícil. Para fazer um jogo super simples isso pode não ser crucial, mas para qualquer coisa mais complexa ou similar aos jogos internacionais a gente encontra barreiras de expertise.

3 - Cultura do Brasil. Infelizmente temos uma cultura aqui muito pouco colaborativa. O brasileiro tende a querer ganhar antes de se provar, tende a ter o ego inflado muito antes de fazer algo minimamente relevante. Subestimamos a dificuldade e o esforço necessário para realizar coisas e pensamos demais no nosso próprio umbigo. É claro que assim é muito mais difícil realizar coisas num cenário onde é muito difícil conseguir financiamento para bancar essas equipes. Mesmo quando encontramos pessoas com espírito empreendedor, com "raça" para encarar algo assim, ainda assim há uma barreira de interesses que no fim é bem restritivo.

Nós ainda estamos muito longe de ter uma cultura propícia para as pessoas empreenderem. Ainda somos muito focados em termos empregos formais estáveis e desejar retornos de curto prazo com mínimo de esforço. Do outro lado, temos essa cultura das pessoas em geral em demonizar os empreendedores. Eu mesmo sou visto como um "espertão" que pegou o dinheiro da galera e saí por aí para curtir a vida. Ou sou visto como um patrão explorador que não pago direitos trabalhistas, ou, como de acordo com um contato do Facebook, sou como uma prostituta, tendo uma atividade indesejada que o estado deveria apenas saber que existe, mas nunca incentivar.

Aí você pergunta: "mas por que diabos você continua fazendo isso"? Por que nós empreendedores somos movidos pela paixão e pelo claro objetivo que temos e que queremos alcançar. Uma incrível força de vontade. Mas não deveria ser assim o cenário.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo