O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Genialidade: esforço ou dom?

werner_hetifield

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.130
Reações
2.471
Pontos
724
Ao meu ver, essa questão de dom e esforço pode ser bem sintetizada na seguinte história:

Quanto mais você conhece um assunto, mais fácil ter uma ideia criativa relacionada com ele. Quando perguntaram a Isaac Newton (1643-1727) como conseguia fazer descobertas, o sábio inglês respondeu: “Penso nelas dia e noite.”.

“Penso nelas dia e noite”


Essa frase é sensacional. Eu creio que qualquer um pode vir a ser um virtuoso em algum aspecto desde que "pense nele dia e noite".
 

werner_hetifield

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.130
Reações
2.471
Pontos
724
Lendo esse tópico me lembrei do 10º episódio do anime Haikyuu!!: To the Top 2 em que o jogador Kita Shinsuke diz o seguinte:

"Não sei qual é a definição para gênio, mas muita gente pensa que pessoas como o Atsumu são habilidosos desde sempre, sem motivo algum. Muitos pensam assim, mas, tudo o que eu faço todos os dias, de 1 a 10, pessoas como o Atsumu fazem de 1 a 20, ou são 10 mais eficiente ou mais intensos.

Às vezes pensam: Em vez de fazer de 1 a 10, como seria fazer de A a Z? É assim que eles pensam. E mesmo que erre ou que os outros os odeiem, ou ignorem algo que nós consideraríamos importante, eles só vão lá e fazem. Mesmo que cuspam sangue, eles só querem continuar correndo.

Há muita gente no mundo para quem não somos páreos, e é óbvio que pensamos que são incríveis. Considero que poder mergulhar de cabeça é uma forma de talento, e não importa como os chame, Gênio não é uma ofensa, mas pensar que eles são bons desde o começo só significa que você está perdendo sem ao menos tentar."

Desculpa, mendigo, mas nao entendi nada! :kops
 

werner_hetifield

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.130
Reações
2.471
Pontos
724
agora a realidade é hackeavel, você pode induzir pessoas a escolherem ao seu favor mesmo sendo menos dotado ou favorecido externamente, porque um politico existe? Lula um cachaceiro operário que ficou milionário? Um YouTube feio e pobre com o Whinderson Nunes? Steve Jobs? Um programador de b*sta hippie?

RAPAZ!!!! minha cabeça explodiu agora! faz muito sentido isso ai!!
 

_alef_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.425
Reações
19.077
Pontos
1.053
O que eu percebo é que quem entra na história como gênio de verdade, não confia em dom de nascença. Quem confia nisso nunca atinge o pico de seu potencial. O Neymar se achava um gênio da bola antes de ter comprovado isso. Resultado ficou farreando muito e virou uma piada. Ele pode ter ficado muito rico, mas nunca ganhou e nem vai ganhar a bola de ouro da Fifa. Messi e CR7 são muito mais comprometidos com a bola e isso refletiu. Esses dois entraram para a história do futebol enquanto Neymar vai ser lembrado como uma piada.

O Neymar na base treinava depois do treino desde o sub 12.
O Neymar Pai inclusive falou pra ele que seria bom ele saber chutar com as duas e o Neymar além de treinar depois dos treinos ainda treinava em casa o domínio da esquerda.
No Santos, no profissional, os treinos continuaram e ainda por mais horas.

Depois do negócio do pinto, desandou, quando pensamos que ia voltar ( namorando a Bruna) ae separa e fode tudo.
Mulher é foda.


Sobre o tema do tópico.

O esforço atrai a genialidade e a sorte.
Leonardo da Vinci saia de noite e ficava até madrugada vendo líbelula voar na época que morou em Milão. Depois de um tempo ele sabia diferenciar os movimentos das asas dianteiras e traseiras só de olhar.
Não teve educação formal, o pai ajudou entre aspas. A diferença é que ele treinou o olho e era estudioso e curioso. Fazia perguntas e ia atrás das respostas.

Benjamin Franklin tinha um caderno aonde ele anotava as virtudes que queria melhorar e a cada dia ele lutava contra sua preguiça para que a virtude fosse aprimorada.

Entre outros, pelo que eu sei Guardiola viu mais de 80% dos jogos do Van Gaal para entender o jogo de posição,

Só o esforço não é possível.
Dom é = Esforço + imaginação/intuição
É o esforço que vai te dar as ferramentas para que o que vc imaginou seja possível criar.
 


mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.552
Reações
91.749
Pontos
1.254
Desculpa, mendigo, mas nao entendi nada! :kops

É que no anime o carinha que cita isso é admirado por muitos e dizem que ele é um gênio nas quadras, só que ele resume dizendo que não sabe o que ser um gênio e sim a dedidacação / esforço é quem faz a diferença na quadra, geralmente as pessoas ditas como "gênios" nada mais são do que pessoas comuns como eu e você, só que elas tem um jeito diferente de encontrar a solução, tipo:

A) Encontre uma solução para chegar no resultado 4:
  • eu posso encontrar a solução da seguinte maneira: 2+2 = 4
  • tem gente que pode fazer da seguinte maneira: (50 - 5) - 35 / (5 * 1) * 2 = 4
Nenhuma das maneiras estão erradas mas criam-se caminhos diferentes para chegar a alguma solução
 

Povo da Areia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.598
Reações
6.275
Pontos
703
Eu acredito que poucos são os dons realmente naturais, como o dom de ter uma voz rara para determinado tipo de canto.

O que nós sabemos que existe é o tal do QI, portanto, determinada habilidade pode ser desenvolvida de forma mais satisfatória unindo QI + Esforço.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.266
Reações
175.697
Pontos
2.234
Já acreditei que existia dom, hoje não. Hoje acredito que exista afinidade, mas sem trabalho não adianta. Quem tem afinidade sofre menos, naturalmente.
Agora, um cara mais-ou-menos que estude pra c***lho vai ser melhor do que um cara com afinidade que tá pouco se fodendo pra coisa.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.755
Reações
92.872
Pontos
1.353
pra mim dom é tendencia natural biologica pra determinadas "coisas".
esforço / treino pode suprir bastante a falta de dom, mas seria tipo o meme do Goku vs Vegeta.
Enquanto o Goku sempre foi pelo caminho "facil" pra upar,
Vegeta sempre alcançou (e passou) na base do esforço por orgulho próprio.
Mas sempre no fim, quando a agua batia na bunda do Goku e obrigava o Goku a parar de brincar, Goku sempre deixava o Vegeta pra tras, denovo.

Eu sou um exemplo disso,
Eu sou péssimo em aprender se comunicar verbalmente mesmo em portugues,
mesmo no fundamental e médio, portugues era a unica matéria da escola que eu precisava prestar atenção nas aulas e mesmo assim falhava miseravelmente. Enfim, sou péssimo a me expressar verbalmente naturalmente. Isso não me impediu de aprender portugues, ingles, japones e espanhol por "problemas da vida adulta".
Com certeza eu tinha um "caminho das 'predas'" mais tortuoso que outras pessoas, enquanto eu precisava usar da lógica matematica e o "equivalente a machine learning" pra entender certas coisas em japones, conhecia pessoa que lia 1x o mesmo livro de gramatica que eu e tava usando com certa perfeição a gramatica contida ali.

enquanto com matematica e programação eu sempre tive mais facilidades em aprender / descobrir.
Mesmo no trabalho atual que sou cercado por engenheiros e formados em universidade japonesa, tem coisa que o povo fica chocado por eu "formular contas" ou "linha de programação "que corta muito do trabalho / tempo, mesmo sendo um "baka gaijin" que vive falando de como era bom morar no mato do Mato Grosso porque não tinha humanos e o maior problema era precisar correr de aranha armadeira e se deparar com barata d'agua.

Nem por isso eu ficava de mimimi "não sou bom, ela tem o dom e eu não". Simplismente olhava pra pessoa e pensava "se ela consegue.... eu consigo pelo menos chegar perto, mas vou precisar sentar e estudar bem mais que ela".

Mesmo minha "cara e coragem" da pra chamar de dom,
enquanto acho louvavel pessoas com "o dom da paciencia".

Graças a Zenchan que "ninguém é igual a ninguém" e isso faz a humanidade ser o animal "mais super predador" que o planeta ja viu até hoje.

até fico de zoera que eu tenho problemas de engordar porque "sempre emagreço",
inclusive esse ano perdi 4kg. enquanto outras pessoas precisam se esforçar pra fazer dieta, e eu naturalmente não como por preguiça. :klolz
Enquanto outras pessoas tem o dom de engordar.
 
Ultima Edição:

Snz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
100
Reações
120
Pontos
719
Existem níveis de dom e esforço que definem a maestria/habilidade.

Pessoa com muito dom: 10h de esforço/treino = nível 100 de maestria

Pessoa com pouco dom: 1000h de esforço/treino = nível 100 de maestria

Acredito que nada é impossível, depende do que a pessoa quer na vida. Mas será que vale a pena o esforço?
 

Monogo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.894
Reações
70.581
Pontos
1.279
Tem um filme bem legal baseado numa historia real pra vc percerber a diferenca de dom e esforço.

Rush.

Nikki Lauda tinha esforco.
James Hunt tinha o dom.
 

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
Srinivasa Ramanujan é um bom caso para começar qualquer desdobramento sobre o assunto.
 

Eudaimon

Bam-bam-bam
Mensagens
2.216
Reações
8.644
Pontos
453
Quando vejo coisas como a história do Mozzart, eu fico condicionado a acreditar na maior importância do dom.

O Régis Tadeu aqui conta algumas coisas, do tipo que o cara escreveu um fucking concerto de cravo INTEIRO, com 5 anos.
5. Anos.

 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Tem também um toque de obsessão. Todo mundo com muito destque é meio obcecado com a atividade que faz.
Esse comentário me lembrou o Michael Jackson. O Michael não comia, não dormia. Só ensaiava. Ensaiava de 14 a 18 horas por dia. Todo dia. Mesmo sem show, sem turnê, sem gravação. Ensaiava pela obsessão de ser cada vez melhor.
 
Topo Fundo