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God of war é uma franquia que eu sempre achei muito interessante, mas que entrei nela um pouco tarde. Quando eu me interessei pela série pela primeira vez foi quando o God of War 3 já tinha sido lançado, mas na época eu não tinha um PS3, então eu assistia um monte de gameplays e vídeos no youtube sobre o jogo. Das poucas vezes que joguei foi na casa de um primo. Eu comecei jogando o Chains of Olympus e o Ghost os Sparta pq o único console que eu tinha na época era um PSP e anos depois eu troquei o meu 2DS sanduiche por um Vita (E não me arrependo por essa troca) e finalmente consegui jogar e platinar o GoW 1 e 2 e eu amei esse jogos. a jogabilidade, a câmera, tudo era incrível e não me cansava de jogar eles.
Ano passado eu peguei um PS4 e quando vi que o novo GoW estava em promoção em peguei ele. Claro que eu vi as polemicas quando o jogo foi anunciado, mas era um novo GoW e eu finalmente tinha o console para joga-lo!
Achei o jogo interessante, tem vários elementos legais nele, boss fights em cinematográficas, mas o jogo não é perfeito. Um dos maiores problemas para mim, e provavelmente varias outras pessoas é a câmera. Os caras queria porque queria colocar essa câmera estilo TPS no jogo e isso gerou vários problemas, sendo um deles a necessidade de colocar um indicativo na tela de onde um ataque está vindo! A câmera não funciona tão perto assim do Kratos, mas vida que segue.
Outra coisa que foi mudada foi o sistema de exp/orbs vermelhas, que nos jogos antigos dependendo do seu combo ou da finalização você ganhava mais orbs vermelhas e as vezes azuis/verdes, fazendo você pensar qual seria o melhor jeito de finalizar aquele combate, ou qual inimigo deixar por ultimo para reabastecer a sua vida ou magia, e isso foi retirado do jogo. Os inimigos dão a mesma quantidade de exp e vc encontra itens que recuperam vida no chão, sem falar que o Atreus pode encontrar esses itens também dependendo da "build" que vc faz para ele.
Agora, sobre a historia, muitas pessoas e sites "especializados" fizeram matérias como "finalmente GoW tem uma historia boa", mas para falar a verdade a historia é "A segunda mulher do Kratos morre e ele e seu filho precisa ir para a montanha mais altas jogar a cinza dela, pq ela queria que eles fizessem isso". Essa é a historia do jogo. Ela não é mais complexa que os outros jogos, mas a narrativa dela é mais densa. A estrutura continua a mesma dos outros jogos. Vc mata inimigos, resolve puzzles, vê uma cutscenes e enfrenta um chefe. A narrativa é mais interessante por que temos um outro personagem junto com o Kratos o tempo inteiro, temos alguém para conversar e ouvir e ver o arco desse personagem.
Diferente dos outros GoW, agora da para equipas armadura no Kratos. E sinceramente para mim não fedeu nem cheirou. Sempre que via um dos anões eu comprava o equipamento que tinha o maior numero de defesa e pronto. Apesar do jogo se vender como se fosse um mundo aberto, o jogo é linear, mas ele te da a opções de voltar para antigos lugares, onde vc pode explorar areas que ou estava bloqueadas ou vc não tinha um item certo para pegar mais loot ou enfrentar alguns chefes secretos. (Já podemos dizer que o GoW 2018 é um metroidvania? )
Onde eu quero chegar é que eu gostei do jogo, gostei do Atreus, dos anões e sem falar dos gráficos, mas jogos AAA isso é o mínimo que se espera, não é? Gráficos mais reais que a realidade, e GoW é um jogo muito bonito. Mas, e agora vem aquele "mas" que provavelmente vcs estão esperando, eu achei o jogo genérico. Kratos está lá, tem referencias a trilogia (Ou sexologia se contar os spin-offs) passada, mas o combate, exploração, câmera, eu senti tudo muito genérico. Senti que o estúdio queria fazer um novo GoW, pq é um IP muito popular com uma base de fans gigante, mas eles não sabiam para onde levar ela. Então eles viram o que os outros estúdios estão fazendo, jogos mundo aberto, combate estilo "dark souls" (Usando os gatilhos para atacar), mais focado na narrativa que na ludonarrativa e o resultado final foi bom, mas eu senti que deixou a desejar.
Depois que terminei o jogo eu admito que fiquei curioso para ver o que eles vão fazer, para onde eles vão levar a historia, mas um dia depois já nem pensava mais e até esqueci da franquia, até essa semana onde eu vi que tem GoW 3 para PS4! E está em promoção! O único jogo que eu não joguei da franquia! Então eu comprei o jogo e fui jogar e para mim o começo desse jogo é o melhor da franquia inteira!
O jogo inteiro tem um tom épico, mas a primeira meia-hora é simplesmente espetacular. O jogo começa já mostrando tudo que um PS3 podia fazer na época, e mesmo agora no PS4 o jogo ainda impressiona. Claro que tem algumas texturas e modelos que envelheceram mal, mas a qualidade do conjunto da obra é inquestionável. Esse jogo consegue fazer algo que o novo GoW conseguiu em pouquíssimos momentos. ser cinematográfico.
Com uma câmera "fixa" os desenvolvedores conseguem aproveitar ao maximo os cenários. Mostrando Kratos de perto em horas calmas, afastando ela ao extremo enquanto uma horda de inimigos está se aproximando de vc. Mostrando coisas acontecendo ao fundo que vão interferir no que vc está fazendo. E em nenhum momento vc sente que essa câmera está de impedindo de ver onde o inimigo está ou te atrapalhando, muito pelo contrario. Vc sente que está jogando um filme de ação. GoW 3 é aquele jogo que vc jogar com os amigos e todo mundo fica empolgado, pq ele é incrivelmente bem coreografado e cinemático.
E a historia do jogo, assim como todos os GoW, é bem simples. "Kratos quer se vingar de Zeus por esse tê-lo matado" e durante vários momentos do jogo vc vê que Kratos está descontrolado e que ele está cego por essa jornada e só a partir do final ele percebe que as ações dele tem consequências terríveis. O jogo acaba do jeito que deveria. Kratos apesar de ter uma espécie de redenção, ele sabe que o que ele precisa fazer para trazer a esperança e um novo dia para aquele mundo devastado. Não querendo entrar em spoiler, mas provavelmente todo mundo que jogou o 2018 jogou o 3 (Mas como eu não tinha jogado o 3, nunca se sabe ). O final do God of War 3, ou melhor, a historia da trilogia é a típica tragédia grega. E historias assim só tem um jeito de acabar, especialmente com um protagonista tão antagônico como o Kratos. Mas novamente, é uma historia simples, mas muito bem contada. Você nunca se sente com tedio quando vê uma cutscene.
O combate também é o melhor que a série tem para oferecer. Dessa vez o Kratos tem 4 armas e cada arma está vinculada a uma magia diferente. Dependendo do inimigo algumas armas são mais eficientes que outras, as vezes vc tem que misturar elas durante os combos. E como dito antes, dependendo do combo vc recebe mais orbs vermelhas e dependendo de como vc mata certos inimigos ele também dropam mais orbs e orbs verdes/azuis. E apesar do jogo ser extremamente linear ele tem um foco legal de exploração, já que é muito recomendado encontrar baús para conseguir aumentar o maximo dos seus pontos de vida, magia e "itens".
Apesar da franquia ter a infame reputação de apertar quadrado para vencer, vc precisa saber quando desviar, que arma usar e usar o parry para zerar ele. Eu joguei o GoW 3 no modo mais dificil e muitas lutas eu precisei ir na defensiva, usar todos os meus recursos de modo esperto para conseguir vencer.
E apesar do foco do jogo no combate, ele sabe ter os seus momentos de calmaria. Quando vc não está lutando, vc está em um segmento de plataforma, resolvendo um puzzle, voando com o Kratos, e mesmo o combate tem variedade. Quando aparece um ciclope ou um "cerberus" vc consegue montar neles depois de alguns ataques e isso muda completamente o combate. O jogo está constantemente fazendo coisas novas para vc não se sentir cansado do jogo.
Eu acabei meio que escrevendo um bíblia, mas o que vocês acham? Faz uns bons anos que o God of War 2018 foi lançado, então o hype deu uma acalmada. Ainda acham ele o melhor GoW? Nesse meio tempo voltaram para jogar os antigos? O 3? Comentem as suas experiências sobre a franquia e vamos tentar não ir para a baixaria (Alguém vai esperar o filme sair, ou vão ler todo esse texto?)
Eu adorava os GoW antigos, mas a fórmula já tava ficando batida, o terceiro foi ótimo, mas já não tinha mais pra onde ir. Ascention foi um fracasso. Então a série precisava mesmo de um reboot ou soft reboot. Poderia ir pra mitologia egipcia ou nórdica, era algo meio louco de fazer, mas no fim deu certo.
O jogo é fantástico, isso ninguém pode negar. A jogabilidade poderia ser melhor? poderia. Ela é meio travada sim, mas numa bolha, ela é muito bem feita e divertida. Não adianta comparar com Bayoneta ou DMC, pois são propostas diferentes. Mas eu achei um jogo maravilhoso e uma evolução natural do jogo.
Como já disseram, se continuasse a mesma fórmula antiga tb iria sofrer várias criticas. Mudar é dificil, Final Fantasy , por exemplo, mudou com os anos e pra pior, toda evolução que a série quer trazer não mantém a proposta do que a série já foi. Já GoW teve sucesso em mudar e tem muito espaço pra melhorar mais no combate.
Quem critica é minoria e que tenho certeza que nem fã de GoW é. E temos que entender que todo jogo AAA com notas quase no talo tb tem vários defeitos. Zelda, MGS, Mario, todos tem defeitos e coisas questionáveis.
Já vi vários vídeos de 1h ou mais de gente analisando minuciosamente esses jogos e sempre acho um exagero. É que nem pegar pra analisar o quadro da Mona Lisa sem ser pintor e ficar achando defeitos. É ser engenheiro de obra já feita e criticar oq poderia mudar ou não.
Na boa, tem gente que queria botão de pulo e combos. A série nunca foi assim, até criticavam o antigo por dar pra fechar apenas apertando quadrado. Quem é fã de GoW não quer hack n slash complexo com trocentos combos e talz. Assim como quem é fã de Uncharted não quer um jogo de tiro complexo demais.
respeitosamente discordo de quase tudo.
esse Gow é o primeiro a ter uma historia densa, bem trabalhada, profunda, com muitas camadas emocionais envolvidas e um plano de fundo maravilhoso.
Não é nem de longe somente: "vamos enterrar a mulher morta do Kratos" este é o plano de fundo pro INICIO da historia. O jogo fala sobre redenção, relacionamento, amadurecimento, medo do passado e do desconhecido. É muito rica, complexa e bem escrita a historia. Sugiro jogar de novo.
Continuando, os momentos cinematograficos deste jogo são impares. Ele é cinematico ate demais. COncordo que a câmera ficou uma b*sta e que a nova cadencia do Kratos é bem demorada pra acostumar, o jogo não é mais um hack n slash rapido e violento. É um action RPG cadenciado, com combate mais estrategico e lento. Cada golpe conta e voce sente o impacto tanto no Kratos quando nos inimigos. Aquela primeira luta com o barbudinho, rapaz, aquilo é que faz Videogames serem tão apaixonantes.
Os equipamentos do Kratos foram uma adição que vai ser bem melhorada, bem como as runas, dão uma variada bacana no gameplay e aprofundam a personalização, mas a armadura poderia ter sido mais bem desenvolvida mesmo.
No mais minha lista de GOW é 2018 - 2 - 3 - 1 - spinoffs
Na época eu gostei mais, mas o teste do tempo vem mudando bastante isso. Toda vez que penso no jogo, encontro algum problema.
Todo o sistema de RPG do jogo é extremamente desnecessario.
A ausência de mais bosses também pesa bastante. Baldur é muito fraco.
O template "TLOU" usado no jogo não me agrada em nada.
A história é ok no máximo, muita pretensiosa.
De resto, é um bom jogo. O gameplay é ótimo, eu gostei de explorar Midgard, e o machado é uma mecânica muito bem implementada.
Eu fico entre Bloodborn, GoW 2018 e Homem-aranhaEu acho o melhor jogo da sony, disparado ainda
Enviado de meu moto g(8) usando o Tapatalk
Muito bom. Mas prefiro rejogar os classicos do que ele. Alias joguei so uma vez esse 18.
Eu acho os GoWs antigos BEM melhores - não só como jogos da franquia, mas de maneira geral mesmo. Não sou fã do combate novo e enxergo uma lista enorme, enorme MESMO, de problemas de design e de pacing no jogo de 2018.
Não tenho a menor esperança de que a franquia volte aos eixos com a nova “guinada” da Sony, infelizmente.
Eu já fiz um wall of text aqui na OS falando sobre os problemas no jogo. Resumindo bastante: o design de mundo aberto é desnecessário e mal feito, absolutamente todas as mecânicas de RPG do jogo são ruins - e isso acaba impactando parte do sistema de batalha, a travessia do jogo é inconsistente, o combate possui (muitas) falhas, a narrativa mirou no primeiro TLoU e não chegou lá, e a câmera é ruim pois o jogo não se decide se quer ser um hack'n slash ou um jogo mais narrativo e burocrático.Sinceramente quem diz que da para zerar os GoW antigos só apertando quadrado e nada mais, ou jogou no facil ou nunca jogou GoW. No inicio do jogo pode até dar certo, mas com os diferentes tipos de inimigos que aparecem isso não funciona.
Esses videos são realmente exagerados, nenhum jogo é perfeito.
Franquias precisam mudar para sobreviver, Resident Evil é um exemplo perfeito disso, tivemos 2 grandes mudanças em gameplay, fomos de camera fica para camera no ombro e agora em primeira pessoa. E eu gosto de todos os Resident Evils. Mas por outro lado a propria Capcom conseguiu revigorar Devil May Cry sem alterar totalmente o seu genero e acho que um novo GoW com algumas coisas dos antigos daria certo hoje em dia. Claro que não poderia ser um mundo aberto, mas teria potencial.
A narrativa é densa, bem trabalhada, mas a historia é simples. O objetivo do Kratos, como sempre, é simples. Ele quer X e a jornada dele é até esse X. Mas o jeito que eles contam a historia, a evolução do Atreus, as interações com os anões, são fantasticas. Isso eleva a narrativa do jogo. E é muito boa mesmo.
Espero que no Ragnarok eles deem um revamp no sistema de runas, talvez colocando um MP.
Foi exatamente por isso eu decidi fazer esse topico. No ano de lançamento era basicamente unanime a reação ao jogo, mas com o tempo conseguimos analisar melhor ele e de forma mais imparcial.
Acho que tirando a camera, a minha maior critica é a falta de boses diferentes no jogo. Tirando as valkirias que são opicionais, vc praticamente enfrenta o mesmo "troll" boss umas 4 ou 5 vezes durante o jogo, só mudando a skin dele. Mas está na cara que eles não queria usar todas as cartas e criaturas mitologicas nesse jogo.
Eu fico entre Bloodborn, GoW 2018 e Homem-aranha
É que ele tem muita coisa para fazer no mundo, mas como ele é um jogo lento é complicado voltar e jogar ele do inicio.
Se quiser fazer uma lista. Acho que seria uma boa discussão.
Eu já fiz um wall of text aqui na OS falando sobre os problemas no jogo. Resumindo bastante: o design de mundo aberto é desnecessário e mal feito, absolutamente todas as mecânicas de RPG do jogo são ruins - e isso acaba impactando parte do sistema de batalha, a travessia do jogo é inconsistente, o combate possui (muitas) falhas, a narrativa mirou no primeiro TLoU e não chegou lá, e a câmera é ruim pois o jogo não se decide se quer ser um hack'n slash ou um jogo mais narrativo e burocrático.
Enfim, de noite eu elaboro cada ponto desses com um pouco mais de detalhe. Já reitero que não tiro o direito de ninguém em amar a obra do jeito que ela é. Eu amo The Last Guardian, por exemplo, mas sou ciente dos defeitos do jogo. Já os defeitos do GoW me atrapalharam bastante. É o jogo que menos gosto de toda a franquia principal.
O que eu não gostei foi o fato de fazerem um jogo de mundo aberto num mundo completamente vazio. Não faz nem sentido isso.
"Template TLOU" que você fala é a câmera, as partes de filme interativo, momentos scriptados, ajudar o Atreus a subir em um lugar alto pra jogar uma corrente pra você subir e coisas do tipo?O template "TLOU" usado no jogo não me agrada em nada.
De resto, é um bom jogo. O gameplay é ótimo, eu gostei de explorar Midgard, e o machado é uma mecânica muito bem implementada.