Então pegando
GOW 2018 que é o assunto do tópico, "ninguém" (no sentido de oposição ao "todo mundo" que tu comentou) teve tempo de joga-lo dentro desses 4 anos? Ou melhor, sem ser desonesto intelectual e entendendo que tu usou uma figura de linguagem, dos 19 milhões que compraram o game, quantos % tu acha que estaria na lista dos que não jogaram, aproximadamente?
Dá pra fazer o mesmo exercício com outros exclusivos que foram quebrados anos depois.
E digo mais: se o "backlog é gigante" a ponto de não permitir - ou dificultar - jogar um game dentro de 4 anos, por um acaso esse mesmo backlog diminui passado esse período? E se o cara tiver, si lá, uns 20 jogos o backlog em tese os triple A exclusivos não são priorizados em detrimento a outros games de menor porte? Sei que não sou um exemplo até por não ter tempo pra jogar, mas quando saiu Unchato 4 meu backlog tava descomunal, mas a master piece da Nautghty Dog furou a fila da porra toda.
Mais uma, essa pra derrubar de vez esse argumento do "backlog": o cara compra o exclusivo do console mas o "backlog gigante" o impede de jogar dentro dos 4 anos. Qual a lógica de afirmar que esse mesmo cara vai jogar 4 anos depois no PC?
Desculpa Torta, não tem muito sentido comparar a quebra de exclusividade 4 anos depois do lançamento original de um game com uma quebra instantânea, em nenhum sentido, muito menos usando como argumento o "backlog gigantesco", ainda que não seja algo TÃO infundado assim.
Acho que vale sim a flauta pro sonhysta fanático que sempre bateu no peito por causa dos exclusivos não saírem em outra plataforma, mas tem que ter um mínimo de fundamento. A coisa mudaria completamente de figura se o exclusivo saísse até sei lá, no máximo 1 ano após o lançamento (o que ainda deixa uma vantagem, já que na caixa sai instantaneamente pra PC).