Icarus10;8634006 disse:
Eu tenho um Gol GII 1.0 16V, apesar de ter sido um péssimo negócio (paguei caro e o carro veio cheio de problemas, gastei uma nota pra arrumá-lo... Pelo menos agora fico com o pé atrás na hora de comprar carro usado), eu gosto bastante do carro. Realmente ele passa a sensação de ser muito fraco na cidade, onde normalmente se dirige em baixas rotações, e pelo menos efetuo as trocas entre 2500 e 3000 rpm, onde ele não tem força nenhuma. Consumo de cerca de 12km a 13km/l no percurso que faço, 80% cidade e 20% estrada. De final ele é melhor, já consegui 165km/h.
Soh achei um pouco caro esse valor... Pelo menos aqui no DF, eu já cansei de ver esses Gols GIII 00/01 por 12 a 13k.
Aproveitando o tópico, já que agalera aqui manja de motores 16v... Tem alguma outra dica/cuidado a se tomar na manutenção além do óleto sintético e da correia? Devo fazer revisão nele este mês, troca de óleo e filtro e blábláblá, já aproveito pra olhar mais alguma coisa... Essa do óleo sintético mesmo eu não sabia.
Amigo, a primeira preocupação é com a correia dentada. Se desde q vc comprou o carro nem mexeu com isso, seria bom levar num bom mecanico pra ele checar a tensão e o estado da correia dentada. É melhor gastar um dinheirinho a mais e não esquentar a cabeça durante suas viagens.
O óleo sintético não é obrigatório em todos os 16v, de uma lida no manual dele. Mas precaução nunca é demais. Os óleos semi-sintéticos (na verdade possui uma base sintética) e os sintéticos são recomendáveis pois a vida útil deles é maior, demora mais pra eles perderem suas propriedades de proteção/lubrificação/arrefecimento. Se vc hj usa um mineral e se desejar trocar, não esqueça de trocar o filtro junto. Se deixar o filtro, o restinho do óleo velho dentro dele será misturado com o óleo sintético. Isso prejudica o desempenho do novo óleo.
Fique de olho no nível do liquido de arrefecimento, ele não pode baixar, se baixar há perda de liquido em algum lugar (na bomba, em alguma mangueira, na tampa do reservatorio, etc) ou na pior das hipóteses: junta do cabeçote queimada, o que pode provocar o empenamento do mesmo, e morre uma graninha pra trocar a junta e retificar o cabeçote.
Fora isso, tem q saber conduzir o 16v. Trocar as marchas em rotação mto baixa é tão prejudicial quanto em rotação mto alta. Isso força demais o trem de força (pistão/biela/virabrequim). Acho que 2500 rpm tá de bom tamanho. E é sempre aconselhável reduzir a marcha quando a rotação cai demais. Não pode ter preguiça.
É por essas e outras que penso que todos os carros equipados com motores 16v deveriam ter tacômetro (contagiros), pois os multiválvulas são muito mais criteriosos na disponibilidade de torque, geralmente a curva de torque não é nada plana, pelo contrário, é mto aguda, permanecendo com baixo torque até próximo da rotação de potência maxima.
Isso só não se aplica aos 16v com comando variável (variador de fase), que consegue o melhor dos dois mundos: mais torque em baixa, mais potencia em alta. Se for adicionado um coletor de admissão de geometria variável, melhor ainda. Só faltou o turbo pra se tornar o motor mais eficiente do mundo. E olha que pode ser um 1.0. rsss
Foi mal, falo demais. Parei.