O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


GPD Win 3 - Unboxing, primeiras impressões e testes

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.827
Reações
28.452
Pontos
1.179
Como fica o consumo de bateria fora da tomada jogando um FFXV por exemplo? Algo que tore a CPU o bichinho?
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.184
Reações
175.498
Pontos
2.234
Como fica o consumo de bateria fora da tomada jogando um FFXV por exemplo? Algo que tore a CPU o bichinho?

Em 20W? Duas horas e pouco. Daria pra ir até 35W...e a Intel Xe responde muito bem ao aumento de energia. Só a bateria que vai pra casa do c***lho.
E. pra ser sincero, acho 35W uma descarga alta demais pra bateria. 25W eu acho ok.
 


Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.827
Reações
28.452
Pontos
1.179
Eu to olhando de perto esses portatéis, acho que meu próxima será um assim, será que as próximas gpu integradas da AMD vão fazer mais bonito ainda nesses carinhas pequenos?

E falando de futuro, imagina daqui uns anos ser ARM vingar, Nvidia vai tá com esse nicho preparado.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.184
Reações
175.498
Pontos
2.234
Eu to olhando de perto esses portatéis, acho que meu próxima será um assim, será que as próximas gpu integradas da AMD vão fazer mais bonito ainda nesses carinhas pequenos?

E falando de futuro, imagina daqui uns anos ser ARM vingar, Nvidia vai tá com esse nicho preparado.

Só se for DDR5. Com DDR4 o desempenho é esse aí, a deficiência é de largura de banda e não tem o que fazer sobre isso além de upar o padrão. Mas eu acredito que o padrão vai demorar anos pra se popularizar e que pra chegar num aparelho desse tipo vai ter que ser LPDDR5, que é uma coisa da qual ainda nem se fala.

Sobre ARM, eu tenho as minhas reservas. Digo, beleza, em performance houve um aumento grande, mas o consumo acompanhou.
Se no fim das contas ARM e x86 entregarem a mesma coisa em potência e consumo, não sei se vai haver vantagem suficiente pra mudar de ecossistema.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.184
Reações
175.498
Pontos
2.234
Só vão mudar as moscas?

É difícil. O primeiro core ARM que parece realmente "grande" é o X1, mas não temos informações certinhas de consumo. A vantagem do ARM sempre foi o consumo, uma questão de paradigma, mas quando você corre atrás de desempenho não tem conversa, consumo e temperatura aumentam.

E AMD e Intel não ficaram paradas nesse meio tempo também, fizeram avanços importantes de eficiência - mesmo a Intel dando com a cara na parede nas melhorias da litografia.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
Só se for DDR5. Com DDR4 o desempenho é esse aí, a deficiência é de largura de banda e não tem o que fazer sobre isso além de upar o padrão. Mas eu acredito que o padrão vai demorar anos pra se popularizar e que pra chegar num aparelho desse tipo vai ter que ser LPDDR5, que é uma coisa da qual ainda nem se fala.

Sobre ARM, eu tenho as minhas reservas. Digo, beleza, em performance houve um aumento grande, mas o consumo acompanhou.
Se no fim das contas ARM e x86 entregarem a mesma coisa em potência e consumo, não sei se vai haver vantagem suficiente pra mudar de ecossistema.
Tem uns rumores que o Steam Pal terá DDR5, isso veio de um commit de um cara da Valve no repositório do Mesa.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.184
Reações
175.498
Pontos
2.234
O mais impressionante é que eram memórias de 256bit em quad-channel, isso dá mais de 200GB/s, quase a memória do Xbox Series S (224GB/s).

Ah, mas aí a GPU não acompanha.
Não tem como encaixar desempenho de CPU e GPU em 15, 20W com a tecnologia atual.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
Ah, mas aí a GPU não acompanha.
Não tem como encaixar desempenho de CPU e GPU em 15, 20W com a tecnologia atual.
Se não me engano estava rodando a 30W.

Talvez eles joguem o TDP para 30W ou 35W docado e reduzam pra 15W na bateria, junto também descem os clocks da memória.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.184
Reações
175.498
Pontos
2.234
Se não me engano estava rodando a 30W.

Talvez eles joguem o TDP para 30W ou 35W docado e reduzam pra 15W na bateria, junto também descem os clocks da memória.

30W é mais realista, mas vão ter que vigiar os clocks, por causa do consumo total. 30W de consumo total entrega 25W pro SoC.
Supondo que entreguem uns 15 pra GPU, 10W pra CPU pode ficar meio apertado. O clock da memória não é tão relevante.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.184
Reações
175.498
Pontos
2.234
Yakuza: Like a Dragon, travando a CPU em 3Ghz pra manter o balanço de energia pra GPU, 1080p, 75% render scale, mid/high, mais de 30 o tempo todo.
Se meter pra 720p médio com 100% de scale fica entre 50 e 60, mas não testei antes de travar o clock da CPU e liberar o framerate. Acredito que passe dos 60.

 

Burraxaum

Bam-bam-bam
Mensagens
892
Reações
3.649
Pontos
333
Yakuza: Like a Dragon, travando a CPU em 3Ghz pra manter o balanço de energia pra GPU, 1080p, 75% render scale, mid/high, mais de 30 o tempo todo.
Se meter pra 720p médio com 100% de scale fica entre 50 e 60, mas não testei antes de travar o clock da CPU e liberar o framerate. Acredito que passe dos 60.



Iria te pedir esse aparelho para mim, mas esquece, passa só a conta da Steam, kkkk

Aparelho muito interessante mesmo, busco isso desde 2015 quando tentei montar um Mini ITX, mas sentia a falta de algo portátil o bastante para se jogar na cama, sofá, viagens..

O Switch cumpre essa façanha com muito bom grado, mas esse GPD Sim cumpre com louvor! Espero comprar um desses algum dia e aposentar de vez meu PC!
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.184
Reações
175.498
Pontos
2.234
Iria te pedir esse aparelho para mim, mas esquece, passa só a conta da Steam, kkkk

Aparelho muito interessante mesmo, busco isso desde 2015 quando tentei montar um Mini ITX, mas sentia a falta de algo portátil o bastante para se jogar na cama, sofá, viagens..

O Switch cumpre essa façanha com muito bom grado, mas esse GPD Sim cumpre com louvor! Espero comprar um desses algum dia e aposentar de vez meu PC!

Gamepass FTW

Meu caso também. Sempre quis miniaturizar tudo aqui, sempre achei ATX um trambolho, microatx não mudou muito a situação, hoje tenho um ITX. Claro que tem seu lado positivo, tenho um Ryzen 5 1600 e uma GTX 1080 e, quando preciso, levo na mala. E evidente também que o Win 3 não é um monstro de potência em GPU - CPU até é muito respeitável, anda basicamente junto com o meu 1600 - mas porra, é algo pra levar na mochila.

Como eu também comprei o dock, desde que ele chegou desliguei meu ITX e não liguei mais. Efetivamente substituiu meu desktop...

Claro que não vou dizer que a 1080 seja algo pra deixar pra trás, mas como seu sempre fui da filosofia do humildão, jogar em 720p30 quando necessário - mas dá pra setar mais, como você viu nos vídeos - não me incomoda.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.495
Reações
26.194
Pontos
1.053
Gamepass FTW

Meu caso também. Sempre quis miniaturizar tudo aqui, sempre achei ATX um trambolho, microatx não mudou muito a situação, hoje tenho um ITX. Claro que tem seu lado positivo, tenho um Ryzen 5 1600 e uma GTX 1080 e, quando preciso, levo na mala. E evidente também que o Win 3 não é um monstro de potência em GPU - CPU até é muito respeitável, anda basicamente junto com o meu 1600 - mas porra, é algo pra levar na mochila.

Como eu também comprei o dock, desde que ele chegou desliguei meu ITX e não liguei mais. Efetivamente substituiu meu desktop...

Claro que não vou dizer que a 1080 seja algo pra deixar pra trás, mas como seu sempre fui da filosofia do humildão, jogar em 720p30 quando necessário - mas dá pra setar mais, como você viu nos vídeos - não me incomoda.
Achei que só eu não ligava pra 1080p 60hz ahhahaha
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.184
Reações
175.498
Pontos
2.234
Achei que só eu não ligava pra 1080p 60hz ahhahaha

Nah, o humildão sempre me divertiu mais. O tópico do humildão na pasta PC é muito por causa disso, e acabamos ajudando gente pra c***lho também.

Eu sempre fiquei ali entre a entrada e o mid-end, e mesmo no meu pc só peguei essa 1080 porque foi uma oportunidade. Ainda assim, tava jogando em 1080p médio e travando em 60 pra economizar energia e fazer menos barulho. Só nos jogos de corrida mesmo que eu "trabalho" pelos 60, mas aí eu baixo resolução, etc.

Quando dá beleza, claro, mas longe de ser prioridade.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.566
Reações
78.610
Pontos
1.839
@LucianoBraga , roda F-zero GX usando a versão feita para reduzir uso de CPU para dispositivos low end: Ishiiruka-Dolphin.

Essa versão permite fazer upscalling de imagem forjando altas resoluções e com ótimo frame rate mesmo em aparelhos com baixo poder. Deve ficar bem legal nesse brinquedo seu aí...e esse jogo é pesadão pra manter ele com resolução e fps alta.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.184
Reações
175.498
Pontos
2.234
@LucianoBraga , roda F-zero GX usando a versão feita para reduzir uso de CPU para dispositivos low end: Ishiiruka-Dolphin.

Essa versão permite fazer upscalling de imagem forjando altas resoluções e com ótimo frame rate mesmo em aparelhos com baixo poder. Deve ficar bem legal nesse brinquedo seu aí...e esse jogo é pesadão pra manter ele com resolução e fps alta.

Vou te dizer que não testei o Dolphin até hoje...primeiro porque não acho que seja problema e segundo porque...meu HD externo deu pau um tempo atrás e perdi todo o meu conteúdo. :ksnif

Acho que nem precisaria ser o Ishiiruka, mas vou testar sim, pode deixar. Posto aqui depois.

Dá um put* sentimendo bom vendo o povo se divertindo com os humildões.

Meu humildão é meu orgulho hahahahah.

Aproveitamento racional de recursos tecnológicos é um negócio que sempre me interessou.
Me divirto horrores com essas coisas.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.495
Reações
26.194
Pontos
1.053
Aproveitamento racional de recursos tecnológicos é um negócio que sempre me interessou.
Me divirto horrores com essas coisas.
Ontem mesmo tive esse divertimento revivendo um note de 2012 de hardware limitado com uma distro Linux. Extremamente satisfatório, Linux Mint + um SSD trouxe vida nova ao note. Ficou extremamente responsivo, e para o uso que será feito, que é web browser, texto e planilhas ficou muito bacana.

Só o cara comprar uma bateria nova e vem a portabilidade como um plus.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.184
Reações
175.498
Pontos
2.234
Ontem mesmo tive esse divertimento revivendo um note de 2012 de hardware limitado com uma distro Linux. Extremamente satisfatório, Linux Mint + um SSD trouxe vida nova ao note. Ficou extremamente responsivo, e para o uso que será feito, que é web browser, texto e planilhas ficou muito bacana.

Só o cara comprar uma bateria nova e vem a portabilidade como um plus.

Já perdi as contas de quanta gente veio falar comigo sobre comprar outro notebook porque o notebook velho tava lento demais, eu indiquei a troca imediata do HD por SSD e quase chorou com o "notebook novo".

Se fodam aí, fabricantes de notebook

:klol
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.184
Reações
175.498
Pontos
2.234
Tem uns rumores que o Steam Pal terá DDR5, isso veio de um commit de um cara da Valve no repositório do Mesa.


The newer memory will also feature 6400 Mbps, an improvement from their current 5500 Mbps model by close to 16 percent.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.184
Reações
175.498
Pontos
2.234
Como a Valve mostrou Control rodando no Steam Deck, fui testar. Já tava na lista, de qualquer forma.
1080p com resolução interna em 720p, médio, sem AA, sempre acima dos 35, majoritariamente perto dos 50 ali.

Dava pra mexer mais. Vou até dar uma olhada mais profunda depois.



P.S.: ainda tá processando.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.495
Reações
26.194
Pontos
1.053
Como a Valve mostrou Control rodando no Steam Deck, fui testar. Já tava na lista, de qualquer forma.
1080p com resolução interna em 720p, médio, sem AA, sempre acima dos 35, majoritariamente perto dos 50 ali.

Dava pra mexer mais. Vou até dar uma olhada mais profunda depois.



P.S.: ainda tá processando.

Nem mexer mais precisa.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
Como a Valve mostrou Control rodando no Steam Deck, fui testar. Já tava na lista, de qualquer forma.
1080p com resolução interna em 720p, médio, sem AA, sempre acima dos 35, majoritariamente perto dos 50 ali.

Dava pra mexer mais. Vou até dar uma olhada mais profunda depois.



P.S.: ainda tá processando.

Eu travaria nos 30fps mesmo, dava até pra aumentar um pouco as configs.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.184
Reações
175.498
Pontos
2.234
Topo Fundo