O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


GPD Win 3 - Unboxing, primeiras impressões e testes

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.171
Reações
175.477
Pontos
2.234
provavel que no fim de ano ja saia a revisão do gpd win 3

Sim, é possível, mas há alguns poréns. Como eu disse, a empresa é pequena e no momento eles estão enrolados com a revisão do Win Max E com o GPD XP com Android - que deve sair justamente no fim do ano. E se vier revisão do Win 3 ainda usando Tiger Lake não compensa, porque do 1165G7 pro 1195G7 a diferença é irrisória.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.171
Reações
175.477
Pontos
2.234
a maioria dos aparelhos deles tem atualização. devo pegÁ - LA.

A questão é que existem upgrades e upgrades.

O Win Max é o primeiro upgrade "pensado", por assim dizer. Já no Win 2 eles foram obrigados a fazer porque o 6y30 deixou de ser fabricado, aí tiveram que ir pro 8100Y. E ainda foi um upgrade em CPU, mas downgrade em GPU, porque a largura de banda foi cortada pela metade na prática.

Alguém perguntou no IGG se o Win 3 receberia uma upgrade de motherboard como o Max tá recebendo e eles até disseram que não, mas eu avalio que isso não quer dizer rigorosamente nada, lol . Digo, se eles dizem que ia sair um com um Ryzen depois, por exemplo, talvez o pessoal não comprasse esse base e esperasse pra ver.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.171
Reações
175.477
Pontos
2.234
Steam Deck Competitors are ALREADY Here - YouTube

O Linus fez um vídeo com o Win Max 2021, nas duas versões: AMD 4800U e Intel 1195G7. Parece que meus prognósticos sobre o Deck estavam corretos. Meu Win 3 dá basicamente no mesmo com o 1165G7, porque a diferença entre o 1165 e o 1195 é de meros 200Mhz no core e 50Mhz na GPU integrada. Diferença negligível.

Em resumo, evidente que os drivers da AMD são melhores, mas quando os drivers de vídeo da Intel funcionam direito, o Tiger Lake acompanha o 4800U. Mesmo no encode de vídeos ele se dá melhor, ainda que o 4800 tenha 8 cores físicos contra 4C/8T do Intel.

De acordo com o hands-on dele, ambos têm desempenho parecido com o Steam Deck. Só destaco que o Deck tava em TDP de 15W, enquanto os dois Max estavam em 25W. Isso bate com os números da AMD, que diz mesmo que o RDNA2 tem 50% perf/clock de ganho em relação ao Vega.

Quando há esse tipo de ganho, a integradora pode optar por mais desempenho ou mais bateria. A Valve parece ter optado pela bateria, o que faz todo o sentido considerando a proposta do aparelho. SE for possível setar o TDP do Deck pra 25W ele vai botar margem de desempenho de GPU tanto no 4800U quanto no 1195G7 - o quanto não se sabe, porque esse ganho pode não ser linear. ACHO que em CPU ele pode continuar atrás, mas nada que inviabilize jogo nenhum.

Outro fato a se observar é que a Intel Xe está, portanto, uma geração na frente do RDNA2 e liderando esse segmento de mercado. Quando o Deck chegar pras pessoas, no Q1 do ano que vem, o Xe vai estar no mercado há um ano e meio. É a janela de lançamento do RDNA3, que vem, então, pra fechar o gap e - novamente de acordo com os números da AMD - deve empatar o jogo.

A Intel vem forte.

Não gravei nada esses dias porque tava jogando e porque preguiça.

Meu grip do Win 3 chegou também, hoje. Melhora um tanto a ergonomia. Devo mostrar no vídeo.
 


LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.171
Reações
175.477
Pontos
2.234
Simplesmente surreal.
Um amigo ta comprando essa belezinha, não tenho nenhuma inveja de vocês quero mais é que phodão que raiva eu queria um

É legal o aparelho e tá cada vez melhor com os updates de driver de GPU, mas tem muito pra andar ainda.
Só avisa pra ele que tem jogo que NÃO RODA. É bom dar uma pesquisada no que ele quer jogar primeiro antes de comprar o aparelho.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.050
Reações
58.041
Pontos
2.009
É legal o aparelho e tá cada vez melhor com os updates de driver de GPU, mas tem muito pra andar ainda.
Só avisa pra ele que tem jogo que NÃO RODA. É bom dar uma pesquisada no que ele quer jogar primeiro antes de comprar o aparelho.
Eu indiquei teu canal pra ele :kawaii
Mas acho que não tem grandes exigências, ele só viaja BASTANTE (mais que eu) e não quer mais jogar no note.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.171
Reações
175.477
Pontos
2.234
Eu indiquei teu canal pra ele :kawaii
Mas acho que não tem grandes exigências, ele só viaja BASTANTE (mais que eu) e não quer mais jogar no note.

Valeu.

Respeitando a bateria - e desde que os drivers funcionem como se espera - dá pra jogar qualquer coisa mais pesada por duas horas e meia, três horas.
Se for mais mais antigo ou leve então, vixe...Tô jogando Trails of Cold Steel The 3rd em 5W, 720p que é a resolução de tela. 5W dá pra jogar por seis horas e qualquer bateria USB-C PD serve pra estender a coisa.

Se ele precisar que teste alguma coisa específica, dá um toque que eu testo aqui.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.050
Reações
58.041
Pontos
2.009
Valeu.

Respeitando a bateria - e desde que os drivers funcionem como se espera - dá pra jogar qualquer coisa mais pesada por duas horas e meia, três horas.
Se for mais mais antigo ou leve então, vixe...Tô jogando Trails of Cold Steel The 3rd em 5W, 720p que é a resolução de tela. 5W dá pra jogar por seis horas e qualquer bateria USB-C PD serve pra estender a coisa.

Se ele precisar que teste alguma coisa específica, dá um toque que eu testo aqui.
Mandei pra ele isso da bateria.
Tu responde os comentários lá? Ele provavelmente vai perguntar, o cara ta realmente querendo demais a bagaça.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.050
Reações
58.041
Pontos
2.009
Sim, respondo. É um negócio que tem me divertido bastante nos últimos tempos.
Eu imagino, deve ser um hobby muito foda manjar demais de algo e fazer um canal pra mostrar os paranaue.

Os assuntos que mais domino é futebol, marketing e moler.
O primeiro não tenho tempo pra me dedicar como deveria.
O segundo já tem coisa demais.
O terceiro o YT não permite.

Então vou restringir minha mitologia a fórum de joguinho mesmo.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.171
Reações
175.477
Pontos
2.234
Eu imagino, deve ser um hobby muito foda manjar demais de algo e fazer um canal pra mostrar os paranaue.

Os assuntos que mais domino é futebol, marketing e moler.
O primeiro não tenho tempo pra me dedicar como deveria.
O segundo já tem coisa demais.
O terceiro o YT não permite.

Então vou restringir minha mitologia a fórum de joguinho mesmo.

Nada, sou só um curiosão, é pelo passeio mesmo. Eu acho legal pra c***lho essa redução de dimensões físicas necessárias pra um nível decente de computação que veio no decorrer dos anos.
Sempre esperei pelo dia que enfim seria possível, e agora eu acho que chegamos.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.123
Reações
10.493
Pontos
753


A demo de MH Rise saiu hoje no Steam e fui testar.
1080p, 60+FPS o tempo praticamente inteiro, com configurações entre baixas e médias.

Olhando os 80C da temperatura, como fica para segurar, ou não chega a esquentar tanto a parte lateral do controle?
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.171
Reações
175.477
Pontos
2.234
Olhando os 80C da temperatura, como fica para segurar, ou não chega a esquentar tanto a parte lateral do controle?

Então, é que tá na base com TDP setado em 25W, rodando em 1080p, conectado na TV.
Na mão, a tela é de 720p e não faz sentido usar em 25W, geralmente eu uso 10 ou 15. Além de esquentar bem menos - não dá nem pra sentir - economiza bateria.
 

toatoa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
109
Reações
70
Pontos
704
Peguei o onexplayer com o i7, esperando chegar. Mas acho q me dei mal com a receita.

Enviado de meu SM-G988U usando o Tapatalk
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Eu acho incrivel que esses dispositivos estão rodando uns AAA razoavelmente bem com tweaks e uns AA muito bem no low-ultra low.

Se grana não fosse problema, tentaria comprar o Win Max 2021 e tacaria um Arch Linux por cima dele.

Enfim, vou ficar só com a dor de cotovelo mesmo.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.171
Reações
175.477
Pontos
2.234
Eu acho incrivel que esses dispositivos estão rodando uns AAA razoavelmente bem com tweaks e uns AA muito bem no low-ultra low.

Se grana não fosse problema, tentaria comprar o Win Max 2021 e tacaria um Arch Linux por cima dele.

Enfim, vou ficar só com a dor de cotovelo mesmo.

Steam Deck vem aí, vai ser consideravelmente mais barato.
 

Ren Vercetti

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.849
Reações
1.273
Pontos
859
Caramba vc testou muita coisa nele haha

Acho que a tela deveria continuar com 6 polegadas assim como o Win 2. E os botões ficaram com muito espaço um do outro. De resto achei o aparelho maravilhoso, quase peguei um.

O problema desses aparelhos é que esses jogos de PC e até o Windows parecem que não foram feitos para jogar em telas pequenas. As fontes e legendas da maioria dos jogos mais novos ficam bem pequenas, aí fica complicado demais enxergar, ainda mais pra mim que to com a visão já cansada.

Coloquei o Windows 11 no GPD Win 1 e 2 e sofri pra fazer a instalação por causa da fonte minúscula, até poder aumentar a escala do windows. E mesmo aumentando a escala ainda tenho dificuldade pra mexer no windows as vezes.

Não te incomoda a jogar e usar o windows no Win 3 as vezes ?
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.169
Reações
10.833
Pontos
503
i7 desta geração com Iris Plus é um monstro, ein. Vi em algum lugar de review estrangeiro elogiando o desempenho desta placa integrada, que mensuravam dela ter algo próximo de 1,3TF ou mais. É uma configuração que atende os parâmetros até de alguns jogos atuais, mas com certeza deve rodar bem melhor jogos da gen passada e principalmente do PS360, em FHD inclusive.


@LucianoBraga , já chegou a testar o turbo boost no painel/gerenciador Intel Gráfico? Lá deve ter a opção de aumentar consumo TDP em troca de mais desempenho gráfico e frequência/núcleo. De repente seria um feedback a mais para ser sanado em mais jogos.

EDIT: será que esse 1TB não é MicroSD ou de alguma memória flash? Pois há fabricantes que disfarçam este tipo de memória em SSD, como se estivesse vendendo esta ideia que pouca gente tem noção.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.171
Reações
175.477
Pontos
2.234
i7 desta geração com Iris Plus é um monstro, ein. Vi em algum lugar de review estrangeiro elogiando o desempenho desta placa integrada, que mensuravam dela ter algo próximo de 1,3TF ou mais. É uma configuração que atende os parâmetros até de alguns jogos atuais, mas com certeza deve rodar bem melhor jogos da gen passada e principalmente do PS360, em FHD inclusive.

@LucianoBraga , já chegou a testar o turbo boost no painel/gerenciador Intel Gráfico? Lá deve ter a opção de aumentar consumo TDP em troca de mais desempenho gráfico e frequência/núcleo. De repente seria um feedback a mais para ser sanado em mais jogos.

EDIT: será que esse 1TB não é MicroSD ou de alguma memória flash? Pois há fabricantes que disfarçam este tipo de memória em SSD, como se estivesse vendendo esta ideia que pouca gente tem noção.

Dá quase 2TF.

Eu ajusto TDP por outra ferramenta, mais rápida. Não preciso carregar painel, etc. Mas o TDP é meio que "desbloqueado", vai de 5 até 5. Eu geralmente fico em no máximo 25. Tem maluco que coloca 50, mas eu não vejo ganho nisso, sinceramente.
E não, é Nvme mesmo - 1TB "apenas ok" da Biwin, mas é.
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.169
Reações
10.833
Pontos
503
Dá quase 2TF.

Eu ajusto TDP por outra ferramenta, mais rápida. Não preciso carregar painel, etc. Mas o TDP é meio que "desbloqueado", vai de 5 até 5. Eu geralmente fico em no máximo 25. Tem maluco que coloca 50, mas eu não vejo ganho nisso, sinceramente.
E não, é Nvme mesmo - 1TB "apenas ok" da Biwin, mas é.

Olhe, com Nvme de 1TB e sendo uns 10%* mais rapido que PS4... rapaz... você até que fez um bom negócio.



Deu até vontade de pega-lo depois de algum tempo, se o cacife ajudar haha


Outra duvida newbie, quanto mAh? E o carregador que vem junto é turbo ou carrega quanto Watts?


Edit*: número corrigido
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.171
Reações
175.477
Pontos
2.234
Olhe, com Nvme de 1TB e sendo uns 10%* mais rapido que PS4... rapaz... você até que fez um bom negócio.



Deu até vontade de pega-lo depois de algum tempo, se o cacife ajudar haha


Outra duvida newbie, quanto mAh? E o carregador que vem junto é turbo ou carrega quanto Watts?


Edit*: número corrigido

CPU passa o carro. GPU anda meio junto ali, mas o Xe ainda precisa de drivers melhores.
44w/h, carregador de 65, mas qualquer USB-C PD serve.
 

viagem estrelar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.688
Reações
22.768
Pontos
803
As letras devem ficar minúsculas.
Ótima notícia. Q os portáteis estão tankando os lançamentos.
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.169
Reações
10.833
Pontos
503


1440x810 30, texturas no alto. Em 1080p não segurou, ficou na casa dos 20, e não testei outras resoluções.
Se o port tivesse outras opções gráficas, quase que certamente eu conseguiria os 1080p30.


Mas tá bom demais. O próprio ps4 fat rodava com preset mais baixo e algumas vezes pingando fps. Por ser em portátil, é até um milagre rodar esse game que não tem nada de leve.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.171
Reações
175.477
Pontos
2.234
Mas tá bom demais. O próprio ps4 fat rodava com preset mais baixo e algumas vezes pingando fps. Por ser em portátil, é até um milagre rodar esse game que não tem nada de leve.

Tá excelente, leva numa boa.
Se eu baixar pra 720p, dá pra levar em 17W - 15 não sustenta os 30.

Como a APU do Steam Deck vai ser mais eficiente, o Steam Deck vai levar com os 15 tranquilo.
 
Topo Fundo