O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


GPUs da Nvidia poderão usar G-Sync com monitores FreeSync

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.062
Reações
25.867
Pontos
1.484
Ativei aqui no Acer kg251qf...fiz o teste de pêndulo e pareceu legal no range 40-60fps.
No range de 30-60fps eu reparei que vc sente o fps drop um pouco. Bem menos que Vsync, mas sente. O Free/Gsync na teoria não deveria abolir definitivamente esse "sentimento" de drops, mesmo que caia abaixo de 30, ou estou enganado?

Mais umas dúvidas de noob nesse tecnologia:

Meu monitor é 144hz, pra jogos competitivos é bom desativar o Gsync?

Devo deixar o Vsync ativado tambem nos jogos ou não? E o input lag? Fiquei confuso

Tem alguma forma de descobrir o range de Freesync do meu monitor? Eu li que ele teria o range de 30-144hz, mas pelo teste do pêndulo eu acho que deve ser 40 o minimo por conta de sentir mesmo minimamente o drop pra 30...

G sync não foi feito para "fazer 30 frames parecer 60" ou algo do tipo.

Foi feito basicamente para duas coisas: eliminar tearing, SEM causar stutters e aumento de input lag.

Com as soluções antigas, ou você tinha um ou outro.

30 frames continua sendo 30 do mesmo jeito, até em 50 frames eu já percebo diferença em relação à 60. Só que 40 ou 50 frames SEM stutter é melhor que essa mesma velocidade com stutter piorando ainda mais a fluidez.
 

renanwar

Novato
Mensagens
7
Reações
2
Pontos
14
no meu deu 80.

vai ver o monitor seu não aceitou 80, e mudou pra 60 sozinho.

Meu monitor é o mesmo do seu, chegou a 80hz. Mas estou com um problema que quando o monitor dorme ou reinicio o PC tem frameskip no teste do site UFOTEST, se eu desligar e ligar o monitor dnv ele fica normal. Você chegou a alterar o range do Freesync? ou está tendo esse problema?
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
hehehehehe
A tecnologia é sensacional mas não faz milagres rs.
A cpu/gpu deve gerar a quantidade necessária de frames dentro do padão suportado pelo monitor para funcionar redondo!
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.634
Reações
20.591
Pontos
1.344
O monitor com gsync trabalha de 1 a ao máximo da taxa de hertz do nosso monitor?

Pq pelo que vi freesync trabalha só num Range definido. Li aqui q o meu é de 48 a 144hz. Não tem como eu aumentar essa range né?

Diz que o monitor ativa um Double buffer nesse meu ao cair de 48fps. Mas com 1080ti tô de boas.
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.516
Reações
33.031
Pontos
1.674
O monitor com gsync trabalha de 1 a ao máximo da taxa de hertz do nosso monitor?

Pq pelo que vi freesync trabalha só num Range definido. Li aqui q o meu é de 48 a 144hz. Não tem como eu aumentar essa range né?

Diz que o monitor ativa um Double buffer nesse meu ao cair de 48fps. Mas com 1080ti tô de boas.
Não, geralmente de 30-144 geralmente.

O range é maior porém ainda tem um range, igual ao freesync.

No fim é tudo adptative sync da vesa.
 
Ultima Edição:

Mr. Odyssey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.532
Reações
16.273
Pontos
1.414
Eu tava pensando num monitor novo, mas acho que vou juntar uma grana legal e partir para uma LG B8 55 polegadas Oled, ai é melhor pagar caro mas em algo de alto nivel
 


Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.062
Reações
25.867
Pontos
1.484
Meu monitor é o mesmo do seu, chegou a 80hz. Mas estou com um problema que quando o monitor dorme ou reinicio o PC tem frameskip no teste do site UFOTEST, se eu desligar e ligar o monitor dnv ele fica normal. Você chegou a alterar o range do Freesync? ou está tendo esse problema?

usei o programa custom resolution utility para mudar o range para 40~80.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.062
Reações
25.867
Pontos
1.484
da pra fazer isso em qualquer monitor, ou em alguns é travado esse range? Se der, poderia fazer um tuto básico? haha!

pode tentar, se o monitor vai funcionar com frequencia diferente, aí é você que tem que ver.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.634
Reações
20.591
Pontos
1.344
pode tentar, se o monitor vai funcionar com frequencia diferente, aí é você que tem que ver.

Mas então no manual fala q ele trabalha de 48 a 144fps. E que aplica um double Buffer abaixo de 48fps. Mas como mudar o range pra ver se pega 40hz?
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.528
Reações
9.718
Pontos
1.434
funcionou perfeitamente aqui. O que aconteceu no seu?
Funcionar funciona, mas não te da uma sensação de frametime inconstante? Tipo, olhando ali nos gráficos do RTSS fica perfeito, frametime liso, 75fps cravado, mas parece que tá com um lag... sei lá, uma inconsistência na imagem, como se tivesse com vsync mas rodando abaixo da frequência nativa
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.062
Reações
25.867
Pontos
1.484
Funcionar funciona, mas não te da uma sensação de frametime inconstante? Tipo, olhando ali nos gráficos do RTSS fica perfeito, frametime liso, 75fps cravado, mas parece que tá com um lag... sei lá, uma inconsistência na imagem, como se tivesse com vsync mas rodando abaixo da frequência nativa

nops. tá liso igual os outros.

parece que você tá tendo stutters nesse. Usou aquela dica que passei antes de travar o frame no msi afterburner?
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.528
Reações
9.718
Pontos
1.434
nops. tá liso igual os outros.

parece que você tá tendo stutters nesse. Usou aquela dica que passei antes de travar o frame no msi afterburner?
Sim, mas a linha do frametime tá perfeitamente lisa, nunca cai o fps, é alguma coisa com o monitor, sei lá.. Parece que tá fora de sincronia, como se não tivesse de fato funcionando o gsync. As vezes é algo com o monitor mesmo aqui
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.750
Reações
10.875
Pontos
753
esse monitor da aoc 75 hz 24" é bom?
vejo que muita gente tem ele por aqui.
a qualidade de imagem é boa?
 

MAGNOAP

Larva
Mensagens
3
Reações
0
Pontos
1
Boa tarde tenho um notebook ( DELL G7 7588 ) NVIDIA GeForce GTX 1060 Max-Q Design 6 GB e estou usando no Monitor da samsung ( Gaming Monitor QLED 49", LC49HG90DMLXZD ) porém não da
opção para habilitar a função G-Sync da Nvidia, no monitor eu consigo habilitar a função FreeSync, ja no painel de controle da Nvidia não me da opção. Vale lembrar que estou usando
um Cabo Usb Tipo C 3.1 Para Displayport pela Porta Thunderbolt 3 do Notebook. Aguardo respostas....
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.516
Reações
33.031
Pontos
1.674
Boa tarde tenho um notebook ( DELL G7 7588 ) NVIDIA GeForce GTX 1060 Max-Q Design 6 GB e estou usando no Monitor da samsung ( Gaming Monitor QLED 49", LC49HG90DMLXZD ) porém não da
opção para habilitar a função G-Sync da Nvidia, no monitor eu consigo habilitar a função FreeSync, ja no painel de controle da Nvidia não me da opção. Vale lembrar que estou usando
um Cabo Usb Tipo C 3.1 Para Displayport pela Porta Thunderbolt 3 do Notebook. Aguardo respostas....
Conexão, tu precisaria sair uma DP.

Quando você conecta do usb do pc para o monitor você não obrigatóriamente está passando diretamente pela interface interna da VGA do notebook mas sim retransmitindo externamente até porque esse usb type C é uma interface do note adptado para a vga e não dá vga.
 

MAGNOAP

Larva
Mensagens
3
Reações
0
Pontos
1
Conexão, tu precisaria sair uma DP.

Quando você conecta do usb do pc para o monitor você não obrigatóriamente está passando diretamente pela interface interna da VGA do notebook mas sim retransmitindo externamente até porque esse usb type C é uma interface do note adptado para a vga e não dá vga.
Vejo no manual que essa entrada é especifica para (Displayport), vale lembrar que no monitor eu só consigo habilitar a função ( FreeSync )quando eu conecto o cabo. Resumindo que eu
não vou onseguir habilitar a opção G-SYNC apenas pelo fato da saida (USB tipo C) não ser diretamente da placa de video?
 

Anexos

  • g-series-15-7588-laptop_setup-guide_pt-br.pdf
    1,6 MB · Visualizações: 2

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.516
Reações
33.031
Pontos
1.674
Vejo no manual que essa entrada é especifica para (Displayport), vale lembrar que no monitor eu só consigo habilitar a função ( FreeSync )quando eu conecto o cabo. Resumindo que eu
não vou onseguir habilitar a opção G-SYNC apenas pelo fato da saida (USB tipo C) não ser diretamente da placa de video?
É um thunderbolt 3, gsync em freesync monitors só vai via DP(ambas pontas)
Da mesma maneira que não conseguem ativar gsync(em freesync) em monitores via HDMI, independente de ser HDMI 2.1

Você não deve conseguir não só por ser apenas um adptador de transmissão externo como também pelo fato de ser thunderbolt.
 

MAGNOAP

Larva
Mensagens
3
Reações
0
Pontos
1
Sabe me dizer o que significa antisserrilhamento de amostragem multiquadros NVIDIA conforme esta na imagem?
 

Anexos

  • 2.jpg
    2.jpg
    1 MB · Visualizações: 25
  • 1.jpg
    1.jpg
    1 MB · Visualizações: 25

magdielmag

Larva
Mensagens
3
Reações
0
Pontos
1
consegui fazer a putaria funcionar.

tive que baixar um programa do meu monitor pra ativar o freesync, ele não tinha opção pra fazer isso manualmente.

meu monitor é o mesmo que o seu, e tb não consegui achar onde ativar manualmente no monitor, onde vc achou esse programa do monitor para ativar?
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.062
Reações
25.867
Pontos
1.484
meu monitor é o mesmo que o seu, e tb não consegui achar onde ativar manualmente no monitor, onde vc achou esse programa do monitor para ativar?

Isso aí que escrevi tá errado, até pode ativar por esse programa sim, mas não precisa. Nem lembro o nome desse programa mais.

A opção está no menu do monitor, meio escondida, não lembro bem, mas procura que você acha lá.
 

magdielmag

Larva
Mensagens
3
Reações
0
Pontos
1
Isso aí que escrevi tá errado, até pode ativar por esse programa sim, mas não precisa. Nem lembro o nome desse programa mais.

A opção está no menu do monitor, meio escondida, não lembro bem, mas procura que você acha lá.
bah! fucei por tudo no menu do monitor, não axei nada de freesync. :(
 
Topo Fundo