O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial Tópico oficial das placas Nvidia séries RTX! Todas as informações aqui!

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.536
Reações
5.265
Pontos
403
Ae, pra aumentar o limite que uma RTX pode consumir, só mesmo com BIOS nova né?

Minha 3060 aqui tá bem limitada. Só sobe 5% o power limit e claramente dá pra ultrapassar os 2100Mhz.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
só mesmo com BIOS nova né?

Sim. Parece que existe bios editor para as RTX, mas nunca usei. Seria a melhor forma na verdade.

Só que na verdade é bem fácil saber se sua placa tem potencial de subir mais ou não. Basta ir aumentando o clock e vendo até onde ela tem estabilidade. Se com pouco incremento de clock ela já apresentar instabilidade significa que o incremento na tensão gerará pouca melhoria. Um componente gold é facilmente identificável, pois ele consegue atingir altas margens de incremento de velocidade com pouco ou nenhum aumento de tensão. Se sua RTX 3060 trava ou apresenta artefatos ao menor valor de clock aumentado, não será o aumento do power limit que a tornará incrível.

Apenas exemplificando. Eu tenho algumas RTX 3080 da mesma marca por causa da mineração. Algumas consigo incrementos 2x maior do que noutras, dentro do mesmo modelo. Estes modelos que possuo tem um limite muito maior de Power Limit via BIOS (420W) tanto que possuem 3 conectores de energia. Em contrapartida, possuo 2 Palit que rendem basicamente a mesma coisa, possuem 2 conectores de energia e tem um bloqueio de Power Limit muito maior do que as primeiras (320W). As Palit's rendem muitoooo mais nas frequências, ou seja, os componentes são gold.

Resumindo.

Um equipamento GOLD chega a x com a tensão y.

Um equipamento comum chega a x/2 com esta mesma tensão y.

Isso também implica no ganho com o incremento de tensão. Se você liberar y x 2 num equipamento GOLD é possível que a frequência consiga aumentar até os mesmos x2 já num equipamento comum o mesmo aumento de tensão irá gerar um ganho de x/2.

Então, se eu fosse você desencanava disso. Agora, se você testou esta 3060 e ela conseguiu um ganho grande de frequência na tensão padrão então valeria mais a pena ir a fundo em como desbloquear os limites.
 
Ultima Edição:

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.536
Reações
5.265
Pontos
403
Sim. Parece que existe bios editor para as RTX, mas nunca usei. Seria a melhor forma na verdade.

Só que na verdade é bem fácil saber se sua placa tem potencial de subir mais ou não. Basta ir aumentando o clock e vendo até onde ela tem estabilidade. Se com pouco incremento de clock ela já apresentar instabilidade significa que o incremento na tensão gerará pouca melhoria. Um componente gold é facilmente identificável, pois ele consegue atingir altas margens de incremento de velocidade com pouco ou nenhum aumento de tensão. Se sua RTX 3060 trava ou apresenta artefatos ao menor valor de clock aumentado, não será o aumento do power limit que a tornará incrível.

Apenas exemplificando. Eu tenho algumas RTX 3080 da mesma marca por causa da mineração. Algumas consigo incrementos 2x maior do que noutras, dentro do mesmo modelo. Estes modelos que possuo tem um limite muito maior de Power Limit via BIOS (420W) tanto que possuem 3 conectores de energia. Em contrapartida, possuo 2 Palit que rendem basicamente a mesma coisa, possuem 2 conectores de energia e tem um bloqueio de Power Limit muito maior do que as primeiras (320W). As Palit's rendem muitoooo mais nas frequências, ou seja, os componentes são gold.

Resumindo.

Um equipamento GOLD chega a x com a tensão y.

Um equipamento comum chega a x/2 com esta mesma tensão y.

Isso também implica no ganho com o incremento de tensão. Se você liberar y x 2 num equipamento GOLD é possível que a frequência consiga aumentar até os mesmos x2 já num equipamento comum o mesmo aumento de tensão irá gerar um ganho de x/2.

Então, se eu fosse você desencanava disso. Agora, se você testou esta 3060 e ela conseguiu um ganho grande de frequência na tensão padrão então valeria mais a pena ir a fundo em como desbloquear os limites.

Ela tá bem estável, só não sobe por conta do power limit mesmo. Dá pra ver pelo gráfico do MSI AB que é isso que barra o aumento de clock para além de 2100Mhz.
Temperatura 60C e 66C as memos. Bem de boa. Negócio é o power limit bem baixo, só 5% acima do stock mesmo. Alguns modelos passam de 11%, como você falou. Não esse.

BIOS nem vou me aventurar, era só pra confirmar mesmo.
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
É tão bom ter comprado uma GPU boa antes da crise por 5K, que agora é considerada um erro por conta da quantidade de memória... [emoji3590]

Devia ter vendido saporra quando tavam pedindo 15k. Teria pego uma 3080 Ti hoje
Tanto quanto a 3080 começa a dar sinais de que 10gb é pouco, logo logo a 3080ti tb vai acusar o golpe.

Eu comprei uma 3080 tb perto do lançamento, mas mesmo naquela época eu já acreditava que 10gb era pouco. O mínimo aceitável seria 16gb para igualar a memória dos consoles.

A principal evolução nessa nova geração de consoles pode ficar capada logo nessas placas, que é a qualidade das texturas. Apesar de que pode ter artifícios para dar uma amenizada nisso, o resized bar e o direct storage.

Mas quando sairem as RTX 4000 eles consertam isso.

Enviado de meu M2007J20CG usando o Tapatalk
 

#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.352
Reações
34.398
Pontos
1.354
Qual a melhor placa que posso pegar até 5k?
3060ti, mas somente em promoção.

Essa aqui estava 4700 esses dias.


E essa estava 4999

 


Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.232
Reações
62.643
Pontos
903
NVIDIA e suas práticas "pró consumidor" (ou seria "pró acionistas" :viraolho)

(tradução by google)


NVIDIA supostamente interrompe a produção da GPUs RTX 30 Series para evitar queda de preço

geforce-rtx-3080-product-gallery-full-screen-3840-3-scaled1.jpg



De acordo com um relatório da MLID, a NVIDIA está reduzindo as remessas de suas placas de vídeo GeForce RTX série 30 (Ampere) para manter os preços sob controle. Na verdade, a fabricante de chips está planejando interromper completamente a produção dos SKUs da Ampere até (se não durante também) a temporada de férias. A razão por trás desse movimento é dupla.

A NVIDIA não quer uma repetição do crash do mercado de GPU de 2019 ( ou “ressaca”, como foi chamado), que fez com que os preços da GPU despencassem em toda a linha quando as peças de segunda mão inundaram o mercado. O relançamento da linha CMP é outra medida para garantir que as peças descartadas pelos mineiros não apareçam no mercado de varejo de 2ª mão. Certificando-se de que o fornecimento está apertado, a NVIDIA está garantindo que os preços não caiam abaixo do MSRP, evitando assim quaisquer “ressacas” imprevistas.

A NVIDIA já está confiante de que atingirá sua meta de receita do quarto trimestre , embora estejamos apenas 15 dias no trimestre. Como tal, não tem quaisquer reservas contra pausar a produção da GPU Ampere para garantir futura quota de mercado e preços. O plano é manter a produção baixa até que uma atualização “Super” do Ampere seja lançada no início de 2022. Esses SKUs atualizados (e mais poderosos) provavelmente terão o mesmo preço de seus antecessores não Super, agradando assim o público em geral.

Finalmente, no final de 2022 ou no início de 2023, devemos ver as placas gráficas da série RTX 40 baseadas na arquitetura Ada Lovelace e fabricadas no processo EUV de 5 nm da TSMC. Essas peças (devido às suas grandes matrizes e caro nó de processo) devem ser tão caras quanto Turing, se não mais. Parece que essas contagens de núcleo de até 18.000 e um TDP de quase 500W terão um custo altíssimo.



A AMD vai seguir uma estratégia semelhante com sua linha de RDNA 3 . Os SKUs mais avançados do Navi 31 MCM devem ser um monstro, mas custarão mais ou menos o mesmo que o RTX 3090 / Titan RTX. Isso não significa necessariamente que a NVIDIA ficará para trás no segmento de GPU de ponta. O Team Green pode superar a AMD, apesar de continuar a contar com um design monolítico com Ada. No entanto, os deltas de desempenho devem ser insignificantes, o mesmo que neste ciclo, com o rastreamento de raios sendo forte na extremidade da AMD também.


Source: Moore’s Law is Dead
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
NVIDIA e suas práticas "pró consumidor" (ou seria "pró acionistas" :viraolho)

(tradução by google)


NVIDIA supostamente interrompe a produção da GPUs RTX 30 Series para evitar queda de preço

geforce-rtx-3080-product-gallery-full-screen-3840-3-scaled1.jpg



De acordo com um relatório da MLID, a NVIDIA está reduzindo as remessas de suas placas de vídeo GeForce RTX série 30 (Ampere) para manter os preços sob controle. Na verdade, a fabricante de chips está planejando interromper completamente a produção dos SKUs da Ampere até (se não durante também) a temporada de férias. A razão por trás desse movimento é dupla.

A NVIDIA não quer uma repetição do crash do mercado de GPU de 2019 ( ou “ressaca”, como foi chamado), que fez com que os preços da GPU despencassem em toda a linha quando as peças de segunda mão inundaram o mercado. O relançamento da linha CMP é outra medida para garantir que as peças descartadas pelos mineiros não apareçam no mercado de varejo de 2ª mão. Certificando-se de que o fornecimento está apertado, a NVIDIA está garantindo que os preços não caiam abaixo do MSRP, evitando assim quaisquer “ressacas” imprevistas.

A NVIDIA já está confiante de que atingirá sua meta de receita do quarto trimestre , embora estejamos apenas 15 dias no trimestre. Como tal, não tem quaisquer reservas contra pausar a produção da GPU Ampere para garantir futura quota de mercado e preços. O plano é manter a produção baixa até que uma atualização “Super” do Ampere seja lançada no início de 2022. Esses SKUs atualizados (e mais poderosos) provavelmente terão o mesmo preço de seus antecessores não Super, agradando assim o público em geral.

Finalmente, no final de 2022 ou no início de 2023, devemos ver as placas gráficas da série RTX 40 baseadas na arquitetura Ada Lovelace e fabricadas no processo EUV de 5 nm da TSMC. Essas peças (devido às suas grandes matrizes e caro nó de processo) devem ser tão caras quanto Turing, se não mais. Parece que essas contagens de núcleo de até 18.000 e um TDP de quase 500W terão um custo altíssimo.



A AMD vai seguir uma estratégia semelhante com sua linha de RDNA 3 . Os SKUs mais avançados do Navi 31 MCM devem ser um monstro, mas custarão mais ou menos o mesmo que o RTX 3090 / Titan RTX. Isso não significa necessariamente que a NVIDIA ficará para trás no segmento de GPU de ponta. O Team Green pode superar a AMD, apesar de continuar a contar com um design monolítico com Ada. No entanto, os deltas de desempenho devem ser insignificantes, o mesmo que neste ciclo, com o rastreamento de raios sendo forte na extremidade da AMD também.


Source: Moore’s Law is Dead
Achei que a nvidia era boazinha e tinha feito as LHRs para os gamers

Enviado de meu M2007J20CG usando o Tapatalk
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.536
Reações
5.265
Pontos
403
NVIDIA e suas práticas "pró consumidor" (ou seria "pró acionistas" :viraolho)

(tradução by google)


NVIDIA supostamente interrompe a produção da GPUs RTX 30 Series para evitar queda de preço

geforce-rtx-3080-product-gallery-full-screen-3840-3-scaled1.jpg



De acordo com um relatório da MLID, a NVIDIA está reduzindo as remessas de suas placas de vídeo GeForce RTX série 30 (Ampere) para manter os preços sob controle. Na verdade, a fabricante de chips está planejando interromper completamente a produção dos SKUs da Ampere até (se não durante também) a temporada de férias. A razão por trás desse movimento é dupla.

A NVIDIA não quer uma repetição do crash do mercado de GPU de 2019 ( ou “ressaca”, como foi chamado), que fez com que os preços da GPU despencassem em toda a linha quando as peças de segunda mão inundaram o mercado. O relançamento da linha CMP é outra medida para garantir que as peças descartadas pelos mineiros não apareçam no mercado de varejo de 2ª mão. Certificando-se de que o fornecimento está apertado, a NVIDIA está garantindo que os preços não caiam abaixo do MSRP, evitando assim quaisquer “ressacas” imprevistas.

A NVIDIA já está confiante de que atingirá sua meta de receita do quarto trimestre , embora estejamos apenas 15 dias no trimestre. Como tal, não tem quaisquer reservas contra pausar a produção da GPU Ampere para garantir futura quota de mercado e preços. O plano é manter a produção baixa até que uma atualização “Super” do Ampere seja lançada no início de 2022. Esses SKUs atualizados (e mais poderosos) provavelmente terão o mesmo preço de seus antecessores não Super, agradando assim o público em geral.

Finalmente, no final de 2022 ou no início de 2023, devemos ver as placas gráficas da série RTX 40 baseadas na arquitetura Ada Lovelace e fabricadas no processo EUV de 5 nm da TSMC. Essas peças (devido às suas grandes matrizes e caro nó de processo) devem ser tão caras quanto Turing, se não mais. Parece que essas contagens de núcleo de até 18.000 e um TDP de quase 500W terão um custo altíssimo.



A AMD vai seguir uma estratégia semelhante com sua linha de RDNA 3 . Os SKUs mais avançados do Navi 31 MCM devem ser um monstro, mas custarão mais ou menos o mesmo que o RTX 3090 / Titan RTX. Isso não significa necessariamente que a NVIDIA ficará para trás no segmento de GPU de ponta. O Team Green pode superar a AMD, apesar de continuar a contar com um design monolítico com Ada. No entanto, os deltas de desempenho devem ser insignificantes, o mesmo que neste ciclo, com o rastreamento de raios sendo forte na extremidade da AMD também.


Source: Moore’s Law is Dead
Normal, mercado trabalha numa "margem de escassez". É preciso que seja na medida certa.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.536
Reações
5.265
Pontos
403
Puts, mas 8GB numa placa dessa não é pouco?
Nem remotamente pouco. Não com essa largura de banda e microarquitetura. A não ser que vc pretenda algum dia jogar acima de 4k com ela.

Não se emociona com a estratégia da AMD, que é entulhar VRAM nas placas para tentar parecer melhor e mais future proof que a concorrência. É a única forma que a AMD tem de enganar desavisados que ficam vendo vídeo de Peperaio e Adrenaline e acham que o impacto do tamanho de VRAM se mede somente pela alocação que pode ser observada, já que eles têm um produto inferior em todos os sentidos relevantes.
 
Ultima Edição:

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.950
Reações
3.104
Pontos
1.239
Pessoal, em um cenário que não exista pandemia ou a escassez de silício, quanto valeria no mercado com tudo "normal" uma RTX 3080ti só para eu ter parâmetros de não ficar esperando um valor que nunca vai chegar kkk
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.634
Reações
10.622
Pontos
753
Pessoal, em um cenário que não exista pandemia ou a escassez de silício, quanto valeria no mercado com tudo "normal" uma RTX 3080ti só para eu ter parâmetros de não ficar esperando um valor que nunca vai chegar kkk

chuto uns 6 ou 7k, dependendo do dolar
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.675
Reações
38.939
Pontos
1.444
Pessoal, em um cenário que não exista pandemia ou a escassez de silício, quanto valeria no mercado com tudo "normal" uma RTX 3080ti só para eu ter parâmetros de não ficar esperando um valor que nunca vai chegar kkk
Com o dolar a 5.5 atual, sem nenhum envolvimento de escassez no mercado, só a conversão direta dos 1.2k dols daria na casa dos 6.5 mil reais, porém temos que colocar na conta tudo que envolve custo Brasil + o lucro do revendedor. Chuto na casa dos 10k mesmo.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.536
Reações
5.265
Pontos
403
Pessoal, em um cenário que não exista pandemia ou a escassez de silício, quanto valeria no mercado com tudo "normal" uma RTX 3080ti só para eu ter parâmetros de não ficar esperando um valor que nunca vai chegar kkk
Tranquilamente pra cima dos 10k. Custo de operação no BR é surreal, então adiciona ai sempre 20% mais sobre o valor. Fora a desvalorização do real. Isso desconsiderando escassez de MO, escassez de componentes e a pandemia.
 

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.950
Reações
3.104
Pontos
1.239
c***lho, então uma 3080TI que hoje na Kabum custa 14k por exemplo um modelo STRIX nesse cenário seria uns 3 mil a menos apenas? =O
 

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.950
Reações
3.104
Pontos
1.239
Estava vendo uns vídeos e etc, assistindo boas comparações e reviews, em questão de memoria, resolução e etc...

Cheguei na conclusão que uma 3070 é excelente para mim que jogo em 1440p, vamos dizer que o melhor CxB no momento, uma 3060ti já fica um pouco abaixo, porem meu monitor é 144hz e não 60hz então nesse caso seria a 3080 mesmo a melhor pedida para o meu caso. Não que a 3070 não atenda, de forma alguma, mas a 3080 é a que mais se aproxima dos 144hz (a 3080ti é meio overkill) e vendo vídeos por ai ela é muito cara pelo ganho em FPS, aquele FPS X DOLLAR não compensa, é sim superior a 3080 mas nada que eu precise pagar essa grana a mais, se eu tivesse um monitor 4k ai a historia seria outra.

Resumindo, o correto seria eu pegar uma 3080 e se não conseguir, no mínimo uma 3070 (a ti não compensa, são 4-8 fps de ganho a mais por um valor absurdo de diferença).

11k uma 3080 Strix (modelo que eu quero)
7.5k uma 3070 Strix

Minha 1070 eu consigo pegar uns 2.500 hoje vendendo ela, são 8500 do bolso pegando uma 3080 ou 5000 pegando uma 3070.

Acham que vale eu começar a me movimentar na venda da 1070 ou espero os preços cairem, sairem as 4xxx, março do ano que vem que eu vou para a gringa (mesmo lá fora hoje a situação tá pior que aqui).

OBS: Estou jogando New World no PC e esse está sendo o primeiro game que a 1070 está peidando, to jogando no MÉDIO, faziam anos, nem lembro a ultima vez que joguei algo no médio em 1440p e to na faixa dos 45 fps kkkkkk
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.675
Reações
38.939
Pontos
1.444
Estava vendo uns vídeos e etc, assistindo boas comparações e reviews, em questão de memoria, resolução e etc...

Cheguei na conclusão que uma 3070 é excelente para mim que jogo em 1440p, vamos dizer que o melhor CxB no momento, uma 3060ti já fica um pouco abaixo, porem meu monitor é 144hz e não 60hz então nesse caso seria a 3080 mesmo a melhor pedida para o meu caso. Não que a 3070 não atenda, de forma alguma, mas a 3080 é a que mais se aproxima dos 144hz (a 3080ti é meio overkill) e vendo vídeos por ai ela é muito cara pelo ganho em FPS, aquele FPS X DOLLAR não compensa, é sim superior a 3080 mas nada que eu precise pagar essa grana a mais, se eu tivesse um monitor 4k ai a historia seria outra.

Resumindo, o correto seria eu pegar uma 3080 e se não conseguir, no mínimo uma 3070 (a ti não compensa, são 4-8 fps de ganho a mais por um valor absurdo de diferença).

11k uma 3080 Strix (modelo que eu quero)
7.5k uma 3070 Strix

Minha 1070 eu consigo pegar uns 2.500 hoje vendendo ela, são 8500 do bolso pegando uma 3080 ou 5000 pegando uma 3070.

Acham que vale eu começar a me movimentar na venda da 1070 ou espero os preços cairem, sairem as 4xxx, março do ano que vem que eu vou para a gringa (mesmo lá fora hoje a situação tá pior que aqui).

OBS: Estou jogando New World no PC e esse está sendo o primeiro game que a 1070 está peidando, to jogando no MÉDIO, faziam anos, nem lembro a ultima vez que joguei algo no médio em 1440p e to na faixa dos 45 fps kkkkkk
Série 4000 só em 2023 (na verdade fim de 2022, mas normaliza nas lojas apenas em 2023 como em toda geração).
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.536
Reações
5.265
Pontos
403
Estava vendo uns vídeos e etc, assistindo boas comparações e reviews, em questão de memoria, resolução e etc...

Cheguei na conclusão que uma 3070 é excelente para mim que jogo em 1440p, vamos dizer que o melhor CxB no momento, uma 3060ti já fica um pouco abaixo, porem meu monitor é 144hz e não 60hz então nesse caso seria a 3080 mesmo a melhor pedida para o meu caso. Não que a 3070 não atenda, de forma alguma, mas a 3080 é a que mais se aproxima dos 144hz (a 3080ti é meio overkill) e vendo vídeos por ai ela é muito cara pelo ganho em FPS, aquele FPS X DOLLAR não compensa, é sim superior a 3080 mas nada que eu precise pagar essa grana a mais, se eu tivesse um monitor 4k ai a historia seria outra.

Resumindo, o correto seria eu pegar uma 3080 e se não conseguir, no mínimo uma 3070 (a ti não compensa, são 4-8 fps de ganho a mais por um valor absurdo de diferença).

11k uma 3080 Strix (modelo que eu quero)
7.5k uma 3070 Strix

Minha 1070 eu consigo pegar uns 2.500 hoje vendendo ela, são 8500 do bolso pegando uma 3080 ou 5000 pegando uma 3070.

Acham que vale eu começar a me movimentar na venda da 1070 ou espero os preços cairem, sairem as 4xxx, março do ano que vem que eu vou para a gringa (mesmo lá fora hoje a situação tá pior que aqui).

OBS: Estou jogando New World no PC e esse está sendo o primeiro game que a 1070 está peidando, to jogando no MÉDIO, faziam anos, nem lembro a ultima vez que joguei algo no médio em 1440p e to na faixa dos 45 fps kkkkkk
Ideal 3080 pra cima, não sendo possível 3070 mesmo. Abaixo disso vai começar a sofrer logo ali ou reduzir qualidades pra manter perto dos 75FPS+.

Agora qual seu CPU? Vc tem um 1070, então se teu CPU é da mesma época, talvez vc precise de um upgrade tb.
 
Ultima Edição:

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.950
Reações
3.104
Pontos
1.239
Ideal 3080 pra cima, não sendo possível 3070 mesmo. Abaixo disso vai começar a sofrer logo ali ou reduzir qualidades pra manter perto dos 75FPS+.

Agora qual seu CPU? Vc tem um 1070, então se teu CPU é da mesma época, talvez vc precisa de um upgrade tb.

Na verdade eu troquei toda a máquina, gastei uma put* grana e foi bem na época que começou a putaria das VGAS, então eu troquei e dei upgrade em tudo na máquina, menos na VGA kkkk

Eu to com um i7 10700k a 5ghz em todos os cores aqui, acredito que tá sussa.

Vou tentar a 3080 mesmo, se não der, ou é 3070 ou eu espero, vou reduzir mais que isso não, pois ai eu troco e no futuro fico arrependido com a performance.
 

Soulzito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.791
Reações
1.210
Pontos
1.254
c***lho, então uma 3080TI que hoje na Kabum custa 14k por exemplo um modelo STRIX nesse cenário seria uns 3 mil a menos apenas? =O

"Apenas".

O apenas, também num cenário sem pandemia, sem escassez de chips, contêineres ou mão de obra, sem scalpers, com o dólar como estava antes (uns 4,7, em setembro de 2020, salvo engano) seria o equivalente a uma 3070, e em alguns casos, um PCzinho pra jogo bem modesto, talvez até com monitor e uma placa de vídeo de geração passada (e que rodaria muito bem muita coisa, principalmente em 1080p e algumas em 4k).
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
c***lho, então uma 3080TI que hoje na Kabum custa 14k por exemplo um modelo STRIX nesse cenário seria uns 3 mil a menos apenas? =O
Preço oficial:

3070 = U$499
3080 = U$699
3080ti = U$1199

Esses preços para os modelos mais básicos, uma strix custa de 100 a 150 dólares a mais do que a tuf.

Enviado de meu M2007J20CG usando o Tapatalk
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.042
Reações
25.724
Pontos
1.484
o preço normal das placas sem os problemas todo dessa época, sempre girou em torno de 60% mais caro que o preço oficial MSRP dos EUA.

Então uma rtx 3080 de $ 700 senis, que nos eua deveria sair (em condições normais) por 3800 reais, aqui deveria chegar por 6100. (com o dolar atual).
 

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.232
Reações
62.643
Pontos
903
Rumores sobres as specs das "prováveis" "novas" RTX 30 Super:



NVIDIA is expected to launch its Ampere refresh (RTX 30 Super series) sometime in early 2022. Retaining the same microarchitecture as the existing 30 series parts, this is going to be a mid-generation upgrade of sorts. Samsung’s 8nm process node will be retained for the Super refresh with better yields. The last time, only the RTX 2060, 2070, and 2080 got Super refreshes, and the 2080 Ti and 2090 were left alone. This time we’re looking at a refresh of the might RTX 3090 as well.

GPUDIECUDA CORES (FP32)BOOST CLOCKMEMORYMEMORY BUSB/W (GBPS)SMS: RT CORESTENSOR CORESTDP (W)PRICE ($)
GeForce RTX 3060GA1063,5841.77GHz12GB GDDR6192-bit36028112170329
GeForce RTX 3060 SuperGA1063,840~1.75GHz12GB GDDR6192-bit36030120200349?
GeForce RTX 3070GA1045,8881.72GHz8GB GDDR6256-bit44846184220499
GeForce RTX 3070 SuperGA1046,1441.7GHz16GB GDDR6X256-bit60848192390599?
GeForce RTX 3070 TiGA1046,1441.7GHz8GB GDDR6X256-bit60848192390599
GeForce RTX 3080GA1028,7041.71GHz10GB GDDR6X320-bit76068271320699
GeForce RTX 3080 SuperGA1028,960~1.7GHz12GB GDDR6X384-bit91270279350699?
GeForce RTX 3080 TiGA10210,2401.65GHz12GB GDDR6X384-bit912803203501,199
GeForce RTX 3090GA10210,4961.7GHz24GB GDDR6X384-bit936823283501,499
GeForce RTX 3090 Super/TiGA10210,752~1.7GHz24GB GDDR6X384-bit93684336400+~2,000?
Speculation (not official figures)

Starting from the bottom of the stack, we have the RTX 3060 Super. There aren’t many options here. The only one that makes sense is a full-fledged GA106 die with 3,840 FP32 cores, 30 RT, and 120 Tensors. NVIDIA could also opt to use the GA104 die, with a 256-bit bus and a higher core count, but that’s unlikely.

A step above we have the RTX 3070 Super. This is mere speculation on my part, but I believe this SKU will replace both the RTX 3070 as well as the 3070 Ti. The latter is hard to buy (harder than the rest, anyway) and will be phased out by early 2022. We’re looking at the full-fledged GA104 die paired with 16GB of GDDR6X memory (this is hard to predict) through a 256-bit bus.

The RTX 3080 Super can’t go many ways either. A GA102 die with 70 SMs enabled, and a 384-bit bus connected to 12GB of GDDR6X memory is the most likely configuration. This should offer a decent upgrade over the vanilla 3080, all the while keeping the 3080 Ti relevant (sort of).

At the top, we have the RTX 3090 Super. This will be the first SKU to feature the full-fledged GA102 die with a total of 10,752 cores and 84 SMs, resulting in a TDP of 400W+. Accordingly, the price should be on the high side as well.

Finally, by the end of 2022 or in early 2023, we should see the RTX 40 series graphics cards based on the Ada Lovelace architecture, and fabbed on TSMC’s 5nm EUV process. These parts (due to their large dies and expensive process node) should be as expensive as Turing, if not more. It would seem those core counts of up to 18,000 and a TDP of nearly 500W will come at a steep cost.
 
Topo Fundo