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o impacto foi enormemas então ... na boa ?
na época, eu não achava nada feio, na boa, eu o que eu via era novidades , isso sim
lembro bem de por exemplo, quando vi o Saturn do meu tio pela primeira vez, não lembro o jogo, mas era um jogo de nave espacial (3D)
todo simples, o pouco que lembro era tosco e tal .. mas eu ver aquilo quando criança me fez ficar umas semanas sem conseguir sequer olhar pro meu SNES
sério ,,,,
e isso é tão doido pq naquela altura eu já havia jogado Star Fox no mesmo SNES que é feio pra cacete tanto quanto esse jogo da lembrança , duas feiosidades digamos assim
mas o fator de ser um videogame novo, CD, a intro do Saturn que era legal, tudo aquilo na primeira impressão, me deu vontade de esmagar o SNES com uma marreta, depois fiquei anos tentando ganhar um PS1 e não deu e etc
o que quero dizer é, dependendo da idade que vc tinha nessa época (1992-1998), ao meu ver, o impacto da uma variada
tipo, apesar de ser novidade até pra quem fosse adulto naquele tempo, e revolucionário, pra mim eu acho que por eu ser criança nesse período que citei, o impacto foi mais forte
pra vc ver, eu já não me impressiono tanto com as coisas mais faz anos (não que eu não goste de novidades, pelo contrário)
mas acho que, se eu tivesse a idade que tinha em 94 (uns 8 anos) e visse um ps4 ou xone, iria acontecer a mesma coisa que aconteceu naquela época
o impacto foi enorme
eu tive um snes por 3 anos e no Natal de 1996 fui pro PS1 (e vendi o snes), fiquei mais de 5 anos seguidos jogando ele, foi simplesmente o console que mais joguei na vida
o leque de novos gêneros de jogos que os gráficos poligonais proporcionaram foi enorme, era tanta novidade que não conseguia mais jogar 16 bits nenhum.
e eu não acho nada precário os jogos de PS1 não, precário eram os primeiros jogos poligonais lançados no fim da década de 80 pra arcade e PC (Stunts, Stun Runner, Boxing 4d, Alone in the Dark 1, etc), e os poligonais do snes e megadrive (stuntracefx, starfox, virtua racing,etc)
isso aqui sim era precário:
Os jogos de PS1 já eram mil vzs mais avançados e agradáveis de jogar
.
só uma correção, é Bloody ROAR .... não RoseBloody Rose 2, envelheceu muito bem, na minha opinião.
Mas a gente está na pasta Retrogames, se for pra contar hoje em dia o lugar melhor é Consoles e Jogos
Bom, uma das melhores coisas que eu aprendi no 4chan foi não usar mais esse tipo de conceito, hoje eu consigo jogar e conversar sobre qualquer jogo tranquilamenteNão há como negar que o 3D da geração 32/64 bits envelheceu muito mal, pior que outras gerações. Mas mesmo na época tudo era horroroso (quem tinha PC sabe que tinha coisa MUITO melhor graficamente, embora o PC fosse proporcionalmente mais caro tbm. Mesmo quem não tinha PC logo percebia o quão precários os jogos 3D eram. A exceção é o N64 que tinha um visual um pouco mais agradável).
Tem bastante joguinho do PS1 que tem gráficos lindos hoje em dia com os filtros do emulador. Fica praticamente um jogo novo, a única coisa que incomodo é a tremedeira, mas de certa forma se torna até um charme.
Todos os Crash's
Looney Tunes: Sheep Raider
Os três Spyro's
The Emperor's New Groove (jogo da disney que foi lançado no ano 2000, ótimo gráfico e jogabilidade)
Breath of Fire 4 (esse até no console tem o gráfico lindo)
Klonoa
Einhander
Silent Bomber
R-Type Delta
E muitos outros... Esses jogos no emulador com melhoria gráfica, ficam lindos demais.
Seu post me lembrou um antigo desejo meu, que com esse emulador se tornou realidade. Não usar alta resolução, mas termos uma renderização bem feita que deixa a imagem suave.Passo aqui pra reforçar a recomendação ao emulador Beetle PSX HW do Retroarch.
Deve ter uns 20 anos que tento emular PSX no PC, mas nunca gostei dos resultados. Mesmo quando as telas estáticas ficavam bonitas, em movimento seguiam com aquelas tremedeiras e defeitos todos do Play 1.
Mas isso passou e agora, até mesmo em movimento, tudo parece suave e fluído. A impressão que dá é que focaram muito em remover as falhas características do PS1 e os jogos estão com outra cara. Até uns bem mais ou menos acabam ficando bonitos no Beetle PSX HW.
Pena que logo meu Nightmare Creatures não funcionou nele, mas posto telas de alguns outros jogos (bom mesmo seria postar videos, mas agora não tenho como).
Percebam que, ao invés de aumentar muito a resolução interna, eu acho que os gráficos low-poly combinam muito mais com uma definição menor (mas com muito antialiasing). É um gosto pessoal meu - porém até isso, que é só um detalhe, sempre foi algo que quis controlar, mas só com as recentes melhorias dos emuladores de PS1 é que consegui.
Enfim, agora estou motivado pra jogar até muita coisa que não aproveitei na época - mas que não encarava porque o visual seria tosco demais.
Esse esquema do emulador de fazer uma renderização de alto nível, com correções e filtros, mas rodarmos na resolução baixa, permite uma imagem bem integrada. "Sprites" e objetos poligonais não destoam. O resultado é uma imagem suave, objetos, background e figuras "fazem parte de um todo", não ficam parecendo recortes de qualidades diferentes.Talvez seja inviável, mas não custa perguntar... Existe uma versão do crt-hyllian que possa filtrar tudo independente da resolução? Por exemplo, estava testando o Road Rash Jailbreak.
Por exemplo:
O CRT cai muito bem nele. Pena que manter em 1x deixa alguns detalhes do game bem precários. O filtro CRT trabalha numa imagem que já nasce bem destruída.
Como sonharia a imagem do Jailbreak no filtro CRT:
E meio cruel olhar para esses jogos com olhares de hoje, citando efeitos que na época nunca ouvia falar e olhe lá se existiam.
A transição para quem viveu a época dos 16 para os 32 foi dramática, a mudança de um jogo lançado em 1993 para um de 1996 era abissal.
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Quake 2 do PS1 é fantástico, e da um pau no do n64: gráficos melhores com armas/mãos em 3D mesmo (no n64 são sprites pré-render), texturas melhores, iluminação bem melhor, animação bem melhor, audio bem melhor, CGs, mapas/fases maiores, e frame-rate melhor
.
São sprites mesmo? Eu achava que eram modelos em 3D mesmo porém tinham diminuído a quantidade de frames da animação e ocasionava a estranheza. Isso era algo normal de se fazer até na geração passada(vide o MGS V de PS3).
Lembro que recentemente alguém aí ter dito que o ps1 não tinha um fighter 3d com cenário tridimensional como os do n64 e aí me deparo com essa belezinha aqui, muito pouco conhecida:
Incrível como esse videogame sempre surpreende.
Pessoal exagera com early 3D
Jogo FEIO é isso aqui
Caramba. Olha isso!É no PSX que está o game de luta livre com os gráficos mais avançados de sua geração, o WWF Smackdown 2 que poderia ser confundido com um game de primeira leva do Play 2, tamanho é o detalhamento dos lutadores, que é possível distinguir até a separação de dedos e movimentos de abrir e fechar mãos realistas.
Olha essa modelagem, algo impensável para os jogos da época!
Alem dos gráficos outra coisa que envelheceu mal foi a jogabilidade de muitos jogos, muitos games 3D daquela geração tinham jogabilidade desengonçada, talvez pq as produtoras ainda não sabiam muito bem como casar o gameplay com a câmera.Não há como negar que o 3D da geração 32/64 bits envelheceu muito mal, pior que outras gerações. Mas mesmo na época tudo era horroroso (quem tinha PC sabe que tinha coisa MUITO melhor graficamente, embora o PC fosse proporcionalmente mais caro tbm. Mesmo quem não tinha PC logo percebia o quão precários os jogos 3D eram. A exceção é o N64 que tinha um visual um pouco mais agradável).
Lembro que recentemente alguém aí ter dito que o ps1 não tinha um fighter 3d com cenário tridimensional como os do n64 e aí me deparo com essa belezinha aqui, muito pouco conhecida:
Incrível como esse videogame sempre surpreende.
Shadow Tower é o precursor de Dark Souls. Só que mais difícil. Tem uma ambientação muito boa, vale darem umasofridajogada.
Nestes tópicos sobre gráficos o @NÃOMEQUESTIONE aparece com umas pérolas de impressionar. Olha essa cena, como é possível isso num hardware de 94?É no PSX que está o game de luta livre com os gráficos mais avançados de sua geração, o WWF Smackdown 2 que poderia ser confundido com um game de primeira leva do Play 2, tamanho é o detalhamento dos lutadores, que é possível distinguir até a separação de dedos e movimentos de abrir e fechar mãos realistas.
Olha essa modelagem, algo impensável para os jogos da época!
Que antecede o Dark Souls hehe. Não invalida.Na verdade o Shadow Tower é o precursor espiritual do Demon's Souls(não do Dark Souls), o Abyss de PS2 é basicamente o Demon's Souls em primeira pessoa. Eu joguei muito ele lá pra 2009, pena que não entendia porra nenhuma de japonês(na vdd não entendo até hoje kkk) e por isso eu passava mais perrengue do que o normal.
Na verdade o Shadow Tower é o precursor espiritual do Demon's Souls(não do Dark Souls), o Abyss de PS2 é basicamente o Demon's Souls em primeira pessoa. Eu joguei muito ele lá pra 2009, pena que não entendia porra nenhuma de japonês(na vdd não entendo até hoje kkk) e por isso eu passava mais perrengue do que o normal.