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Tópico oficial GRAN TURISMO 7 | PS4 e PS5: 04/03/2022 | Novo gameplay: Daytona International Speedway [pg. 34]

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
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Não precisamos nem ir muito longe, o próprio Forza Motorsport (mais próximo - ou menos distante - do GT do que o iRacing) passa uma sensação muito maior de velocidade, eu só não saberia "decodificar" isso, como e pq ocorre.

Forza Motrsport é a mesma coisa do GT.



Mas tem umas coisinhas que ajudam a sensação: no Forza a câmera do cockpit é mais animada, chacoalha um pouco mais e tem uma mangueira balançando que é estática no GTS. Na câmera externa o FOV é maior. E a pista tem mais detalhes granulares, tem mais placas, mais texturas nos muros, mais painéis sobre a pista. Com isso você vê mais coisas passando rapidamente pela tela e mais próximos ao carro e isso ajuda essa "sensação" sem precisar de efeitos artificiais.
 
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Paiva :)

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Se ele quer "sensação de velocidade" o problema é dele.

Só que xingar os outros a toa (gordão, anta) sem nenhuma provocação, e se achar o bonzão e passar vergonha dando explicações absurdas e tecnicamente erradas tiradas do bumbum, aí é pedir pra ser zoado irmão.

Aliás, fica de boa vc tb. Isso aqui é fórum de discussão. FIcar dando piti pq tá ocorrendo a discussão...que papelzinho tb hein.
Quem tá dando piti, irmão? Endoidou?
 

GAMETA

Bam-bam-bam
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Se ele quer "sensação de velocidade" o problema é dele.

Só que xingar os outros a toa (gordão, anta) sem nenhuma provocação, e se achar o bonzão e passar vergonha dando explicações absurdas e tecnicamente erradas tiradas do bumbum, aí é pedir pra ser zoado irmão.

Aliás, fica de boa vc tb. Isso aqui é fórum de discussão. FIcar dando piti pq tá ocorrendo a discussão...que papelzinho tb hein.

Mas quem veio com piadinha barata sem entender bulhufas foi você mesmo, amiguinho.

O motion blur nos games tenta simular o efeito de borrão de movimento que vemos na vida real, só que, mais exatamente, eles tentam replicar os efeitos que vemos no cinema, onde o motion blur ocorre "naturalmente" por conta de como as imagens são capturadas (exposição/velocidade do obturador). É por conta do motion blur que um filme que roda nos tradicionais 24 frames por segundo não parece um slide-show aos nossos olhos. Não são só jogos, animações 2D e 3D também se utilizam do efeito, justamente para dar a melhor sensação de movimento e continuidade de movimento.

Minhas explicações não foram nem absurdas e nem tiradas do bumbum, são baseadas em fatos. A maneira como o seu cérebro interpreta o movimento e faz sua mão "borrar" na frente dos seus olhos é a mesma com que ele faz com qualquer outra coisa em movimento.

Um grande abraço! :)
 


matgaudio

Bam-bam-bam
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Sensação de velocidade no gran turismo é uma b*sta.
Nesse até que deram uma melhorada com o movimento da câmera (q ainda é bem baixo, é praticamente travada a câmera na cabeça do cara com um estabilizador kkkk), mas ainda é ruim.

Sei lá, não tô empolgado com o game. Vamos ver quando sair.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

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Forza Motrsport é a mesma coisa do GT.



Mas tem umas coisinhas que ajudam a sensação: no Forza a câmera do cockpit é mais animada, chacoalha um pouco mais e tem uma mangueira balançando que é estática no GTS. Na câmera externa o FOV é maior. E a pista tem mais detalhes granulares, tem mais placas, mais texturas nos muros, mais painéis sobre a pista. Com isso você vê mais coisas passando rapidamente pela tela e mais próximos ao carro e isso ajuda essa "sensação" sem precisar de efeitos artificiais.


Não parecem tão distantes mesmo, talvez esses movimentos de câmera dão maior sensação.
Ainda assim, continuo com a baixa sensação de velocidade do GT, acho algo insuportável independentemente como é nos outros jogos (já que só jogo GT como game de corrida, isso sem contar Mario Kart claro).
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
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Quanto choro por um jogo que nem saiu. Já estão malhando o pau até na IA por um único vídeo, tá doido.
Gran Turismo nunca foi exemplo de dificuldade, os carros sempre correm em fila indiana :kawaii
Só o GT3 que realmente ocorre troca de posições frequentemente, nao é a toa que é o melhor jogo da série no memecritic
 

Dominic Decoco

Bam-bam-bam
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Gran Turismo nunca foi exemplo de dificuldade, os carros sempre correm em fila indiana :kawaii
Só o GT3 que realmente ocorre troca de posições frequentemente, nao é a toa que é o melhor jogo da série no memecritic
Sim, concordo que a IA era sofrível e perdia bastante da graça do jogo pela baixa dificuldade. Mas deixem o jogo sair pra falar da IA, não tem mto como saber como ela se comporta ainda.
 

Prydz

Supra-sumo
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O que dá a sensção de velocidade é o movimento da camera na perspectiva dos olhos do jogador(obviamente estou me referindo a jogos).

Gran Turismo tem uma boa sensação de velocidade, mas o que prejudicava um pouco isso era a camera interna totalmente estática. Isso foi corrigido agora em GT7 com essa camera com balanço dinamico.

Outra coisa MUITO importante é o FOV. Quando vc aumenta o FOV em jogos de tiro em primeira pessoa, por exemplo, a sensaçao é que o boneco corre igual o Flash.

O mesmo Gram Turismo em VR muda completamente, por adicionar o movimento natural da cabeça do jogador e do FOV que no VR é muito maior.




Nao adianta comparar GT com jogo de PC onde ali os caras alteram as opçóes do campo de visão. Galera pega muito no pé de GT, mas ele faz exatamente o que qualquer jogo de console simcade faz, isso é só birrinha de tetudo no final.
 

:Fofo:

Bam-bam-bam
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Sim, concordo que a IA era sofrível e perdia bastante da graça do jogo pela baixa dificuldade. Mas deixem o jogo sair pra falar da IA, não tem mto como saber como ela se comporta ainda.


Eu cobro por melhorias que importam como IA, pistas e fisica. Esse negocio de sensação de velocidade é pro povo que quer jogar Forza Horizon, entao GT Sport não é um jogo pra eles.



Esse negocio de pedir mais de 1000 carros também é besteira. Não adianta pedir um monte de carros que não vão ter diferença nenhuma jogalibidade e comportamente.


Prefiro que melhorem a IA, inves de focarem em pontos menos importantes, ou então vamos acabar vendo um retrocesso como este:






 

RodrigoANBR

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Não precisamos nem ir muito longe, o próprio Forza Motorsport (mais próximo - ou menos distante - do GT do que o iRacing) passa uma sensação muito maior de velocidade, eu só não saberia "decodificar" isso, como e pq ocorre.



Eu já andei em circuito fechado, andei desde um Celta da Copa Gaúcha 1.4 que tínhamos uma equipe até Porsche em Interlagos, tudo de carona obviamente.
Isso só reforça o quão lenta é a sensação de velocidade do GT e nem precisaria andar em circuito fechado, basta comparar com outros games.

sim.. até porque um celta 1.4 é igual a uma m4 em um circuito.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

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sim.. até porque um celta 1.4 é igual a uma m4 em um circuito.
Não.

Mas a sensação de velocidade de uma M4 no GT é a mesma de um Celta na vida real.
Na verdade, o Celta parece mais rápido.

Como dito aí pra cima, acho que o @Comedor de Caixinha pegou bem: talvez o problema esteja muito mais no "engessamento" do game, sobretudo na câmera do que necessariamente na "falta" de velocidade. É muito mais uma questão de perspectiva que, sei lá, física.
 

soltonatural

Bam-bam-bam
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Não precisamos nem ir muito longe, o próprio Forza Motorsport (mais próximo - ou menos distante - do GT do que o iRacing) passa uma sensação muito maior de velocidade, eu só não saberia "decodificar" isso, como e pq ocorre.



Eu já andei em circuito fechado, andei desde um Celta da Copa Gaúcha 1.4 que tínhamos uma equipe até Porsche em Interlagos, tudo de carona obviamente.
Isso só reforça o quão lenta é a sensação de velocidade do GT e nem precisaria andar em circuito fechado, basta comparar com outros games.
Bicho de carona até quando eu deixo minha mulher dirigir à 50 parece muito rápido kkkkkkkkk
 

Capitalista Extremista

CAMARADA COMUNISTA
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Ah, pronto. Agora existe o sommelier de jogos de corrida.

Só pode reclamar de Flight Simulator quem foi piloto de avião com no mínimo 2 mil horas de voo, ou dos Rainbow Six clássicos se tiver sido um soldado/policial tático com trabalho de campo.

Que piada. Se o cara quer ter maior sensação de velocidade jogando um jogo de corrida, deixem o cara querer a porra da sensação dele :klolz. Gran Turismo tá LONGE, MUITO LONGE de ser um “simulador tentando imitar a realidade”.

O problema não é essa, o problema é querer acrescentar um elemento fictício alegando falta de realidade, quando foi demonstrado no tópico em outros simuladores e no real que o que ele quer é um elemento artificial que mais se distancia da realidade, e isso em um jogo que tenta minimamente fazer algo próximo do real de maneira que todos possam aproveitar.
 

Capitalista Extremista

CAMARADA COMUNISTA
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Não precisamos nem ir muito longe, o próprio Forza Motorsport (mais próximo - ou menos distante - do GT do que o iRacing) passa uma sensação muito maior de velocidade, eu só não saberia "decodificar" isso, como e pq ocorre.



Eu já andei em circuito fechado, andei desde um Celta da Copa Gaúcha 1.4 que tínhamos uma equipe até Porsche em Interlagos, tudo de carona obviamente.
Isso só reforça o quão lenta é a sensação de velocidade do GT e nem precisaria andar em circuito fechado, basta comparar com outros games.

Podemos comparar com outros games e com o Real..

Veja essa comparação na mesma pista no mesmo carro em 3 jogos diferentes e no real.

 

Capitalista Extremista

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Não.

Mas a sensação de velocidade de uma M4 no GT é a mesma de um Celta na vida real.
Na verdade, o Celta parece mais rápido.

Como dito aí pra cima, acho que o @Comedor de Caixinha pegou bem: talvez o problema esteja muito mais no "engessamento" do game, sobretudo na câmera do que necessariamente na "falta" de velocidade. É muito mais uma questão de perspectiva que, sei lá, física.

E a sensação de velocidade em um Celta tem que ser maior do que em uma M4 mesmo ué...
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

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Podemos comparar com outros games e com o Real..

Veja essa comparação na mesma pista no mesmo carro em 3 jogos diferentes e no real.



Comprova a sensação: GT tem a menor sensação de velocidade.
E acho que o @Comedor de Caixinha matou a charada: aparentemente tem total relação com a câmera (no caso do GT mais travada) e falta de trepidações e sacolejos do carro, talvez melhorando isso melhore muito a sensação de falta de velocidade, permanecendo os demais problemas como som esdrúxulo e IA on rails patética.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

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REALIDADE


GT SPORT


O QUE O JOGADOR "AIN; , GT MUITO DEVAGAR, MIMIMI SENSACAO DE VELOCIDADE" QUER:


Se a tua intenção de postar a realidade X GT era pra mostrar que GT não passa essa falta de sensação de velocidade, lamento, foi um tiro no pé.

Mas de novo: a câmera mais "engessada" contribui demais - pra não dizer totalmente - pra essa sensação de falta de velocidade.
O próprio vídeo que tu postou comprova isso: o carro tá a 330 km/h nos 2 vídeos (real e GT) mas no GT com a câmera praticamente estática como se tivesse andando a 5 km / h na pista mais reta do mundo.


Comprova a sensação: GT tem a menor sensação de velocidade.
E acho que o @Comedor de Caixinha matou a charada: aparentemente tem total relação com a câmera (no caso do GT mais travada) e falta de trepidações e sacolejos do carro, talvez melhorando isso melhore muito a sensação de falta de velocidade, permanecendo os demais problemas como som esdrúxulo e IA on rails patética.

Pelo menos de minha parte (não sei os demais que também tem essa sensação) dá pra bater o martelo: a questão não é a "velocidade relativa", ou seja, como os objetos externos passam pela lateral do carro, mas fica nítido que a "câmera morta" contribui demais pra essa falta de sensação de velocidade, sendo que "velocidade" talvez não seja a palavra mais adequada.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
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Mas acabou de sair um vídeo do GT7 com a câmera nova, trepidações e motion blur dos lados e foi postado 2 páginas atrás. Aí vem aqui falando que não tem nada disso. Não consigo entender esse hate.

Dá pra percerber que a AI melhorou também, carros ultrapassando os outros e até batendo.

 
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Capitalista Extremista

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Mas acabou de sair um vídeo do GT7 com a câmera nova, trepidações e motion blur dos lados e foi postado 2 páginas atrás. Aí vem aqui falando que não tem nada disso. Não consigo entender esse hate.

Dá pra percerber que a AI melhorou também, carros ultrapassando os outros e até batendo.



A real é que a galera quer causar, esse pessoal que enxerga o GT em camera lenta deveria ir logo pro competitivo, pois iriam fazer milagres..
 

Lee Kuan Yew

Bam-bam-bam
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o jogo está lindo, tirando essas arvores de papelão sem movimento; poxa, um pouquinho mais de capricho nelas mudava a cara do cenário
 

tylenol

Bam-bam-bam
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Muito legal esse video, lembrei a sensação de impacto ao ver o Gran Turismo 3.

Mas acabou de sair um vídeo do GT7 com a câmera nova, trepidações e motion blur dos lados e foi postado 2 páginas atrás. Aí vem aqui falando que não tem nada disso. Não consigo entender esse hate.

Dá pra percerber que a AI melhorou também, carros ultrapassando os outros e até batendo.



Tá ai, uma coisa que eu tinha percebido é que as ultrapassagens não tem aquele bate bate. Parece que teve uma melhorada na AI, só que não vi divulgação sobre isso.
 

Caminhão de Lixo

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Sensação de velocidade é relacionado com a camera... quando postaram o video ali do Forza dá para ver que é algo completamente exagerado, e em certas partes lembra até um F-Zero.

Eu acho Gran Turismo lento mas o problema é que eu estou acostumado com os jogos de F1 da Codemasters, e bem... trata-se de carros de Formula 1 que são a categoria suprema do automobilismo, logo qualquer coisa é lenta perto desses carros.

Repito, já soando enjoativo e repetitivo que mais uma vez a Polyphony deveria aprender certas coisas com a Codemasters, que produz ótimos jogos de corrida com o orçamento relativamente curto que tem perante a essas outras franquias como GT e Forza. Um exemplo é a IA que é excepcional e que dá gosto de correr. Na vdd é muito melhor correr contra a IA do que contra certos players, principalmente em lobbies publicos onde a canificina e a falta de ritmo do povo de modo geral imperam.

Se tem uma coisa que tem que melhorar sem dúvidas é a IA, pois nem sempre correr no modo online é legal ou a maneira ideal de aprender etiqueta / racecraft, essas coisas.

Essa IA de fila indiana que tem na maioria dos GTs é um baita desserviço com o publico em geral, e eu espero que melhorem isso no próximo jogo. Prefiro muito mais uma IA decente do que 800 carros diferentes e 200 circuitos, que na vdd a maioria dos players sequer encosta nisso tudo.
 

:Fofo:

Bam-bam-bam
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Sensação de velocidade é relacionado com a camera... quando postaram o video ali do Forza dá para ver que é algo completamente exagerado, e em certas partes lembra até um F-Zero.

Eu acho Gran Turismo lento mas o problema é que eu estou acostumado com os jogos de F1 da Codemasters, e bem... trata-se de carros de Formula 1 que são a categoria suprema do automobilismo, logo qualquer coisa é lenta perto desses carros.

Repito, já soando enjoativo e repetitivo que mais uma vez a Polyphony deveria aprender certas coisas com a Codemasters, que produz ótimos jogos de corrida com o orçamento relativamente curto que tem perante a essas outras franquias como GT e Forza. Um exemplo é a IA que é excepcional e que dá gosto de correr. Na vdd é muito melhor correr contra a IA do que contra certos players, principalmente em lobbies publicos onde a canificina e a falta de ritmo do povo de modo geral imperam.

Se tem uma coisa que tem que melhorar sem dúvidas é a IA, pois nem sempre correr no modo online é legal ou a maneira ideal de aprender etiqueta / racecraft, essas coisas.

Essa IA de fila indiana que tem na maioria dos GTs é um baita desserviço com o publico em geral, e eu espero que melhorem isso no próximo jogo. Prefiro muito mais uma IA decente do que 800 carros diferentes e 200 circuitos, que na vdd a maioria dos players sequer encosta nisso tudo.




GT deveria aprender com a velha codemasters ne, porque a nova ta fazendo isso:


 

Caminhão de Lixo

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GT deveria aprender com a velha codemasters ne, porque a nova ta fazendo isso:




Por isso que fui especifico em falar que a Polyphony deveria aprender com os jogos de F1 da Codemasters, pois é lá que o ótimo trabalho que é realizado pelo estudio se destaca. Outras séries, como o Grid por exemplo são feitos por outra divisão (equipe) da Codemasters e possuem uma pegada bem diferente da série principal deles (F1).

Não quero dizer que os títulos de F1 da Codemasters são perfeitos, mas no que diz respeito sobre várias coisas relacionadas a corrida, como clima dinamico e principalmente a IA, o jogo da Codemasters está anos luz a frente de qualquer Gran Turismo / Forza, que são séries que tem orçamento muito muito maior e que msm assim são inferiores nos aspectos mais importantes.

Ainda assim fiz a pré venda do GT 7 e não me arrependo, e espero de vdd que tudo o que eu mais critico na série mude, nem que seja um pouco para melhor, exatamente do jeito como deve ser, levando em consideração o orçamento e o estúdio que tem por trás (Sony).

Li que GT 7 vai ter clima dinamico, e isso é ótimo pois traz outra cara para as corridas, bem como estratégias diferentes e com isso a diversão aumenta. Tá ótimo mas falta melhorar (e muito) a IA e espero que pelo menos neste título, a principio seja o fim dessa fila indiana que é algo inadmissível em pleno 2021 (2022).
 
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