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Gran Turismo Sport: The Real Car Porn Simulator [PSN IDs página 01] [Novos updates carros/pistas e+]

piket

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Lisa sem relevo vc quer dizer que não terá bumps?

Todas as pistas reais do jogo são escaneadas, nisso incluso os bumps que são representados visualmente, o que ocorre é que a PD não transpõem todas as variáveis devido a escolha dela pelo tipo de tire model mais simplificado e acessível usado no jogo.
Exato, os bumps, solavancos, deformidades; os velhos jogos de PC GTR e Race 07 reproduziam os bumps mesmo sem Scan laser, apenas com o trabalho da suspensão percebida não só visualmente mas tbem na jogabilidade e só isso já te dá uma boa imersão; esses bumps percebo apenas em alguns trechos de circuitos em GT, como Interlagos, mas a impressão geral e a pista encerada
 

RareHero

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Exato, os bumps, solavancos, deformidades; os velhos jogos de PC GTR e Race 07 reproduziam os bumps mesmo sem Scan laser, apenas com o trabalho da suspensão percebida não só visualmente mas tbem na jogabilidade e só isso já te dá uma boa imersão; esses bumps percebo apenas em alguns trechos de circuitos em GT, como Interlagos, mas a impressão geral e a pista encerada

Por curiosidade, com quais carros vc sente essa sensação de pista encerada?

Sobre GTR, R07 e outros jogos com a engine ISIMotor, joguei muito esses jogos, a questão é que mesmo em seu tempo, esses jogos prezavam em focar na proposta de uma jogabilidade não tão permissiva quanto GT que simula apenas parte de uma ampla gama de aspectos que podem ser reproduzidos, os jogos da Simbim por muito tempo foram referência em simuladores hardcore exatamente pela proposta de computarem muito mais variáveis do que GT que foca em ser equilibrado para ser mais acessível, dentro desse compromisso, nem tudo será real como deve ser, infelizmente.

No caso de GTS em específico, a precisão melhorou muito comparado a jogos anteriores, as diferenças no uso dos compostos e perfis de desempenho é muito mais sensível do que era em outros jogos da série, o suficiente para alterar o comportamento de condução dependendo do carro e pista, a suspensão e body roll tb melhoraram, mas tudo dentro de um limite onde a jogabilidade não venha a alienar grande parte da base de jogadores, essa é a questão, a PD poderia sim e quem sabe em algum momento vai introduzir uma opção mais realista, mas provavelmente farão isso só quando tiverem confiança suficiente no modelo, quem sabe com a parceria recente junto a Michellin eles finalmente saiam da zona de conforto e introduzam um modelo mais preciso em paralelo ao modelo atual mais permissivo.
 

sonicflood

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Por curiosidade, com quais carros vc sente essa sensação de pista encerada?

Sobre GTR, R07 e outros jogos com a engine ISIMotor, joguei muito esses jogos, a questão é que mesmo em seu tempo, esses jogos prezavam em focar na proposta de uma jogabilidade não tão permissiva quanto GT que simula apenas parte de uma ampla gama de aspectos que podem ser reproduzidos, os jogos da Simbim por muito tempo foram referência em simuladores hardcore exatamente pela proposta de computarem muito mais variáveis do que GT que foca em ser equilibrado para ser mais acessível, dentro desse compromisso, nem tudo será real como deve ser, infelizmente.

No caso de GTS em específico, a precisão melhorou muito comparado a jogos anteriores, as diferenças no uso dos compostos e perfis de desempenho é muito mais sensível do que era em outros jogos da série, o suficiente para alterar o comportamento de condução dependendo do carro e pista, a suspensão e body roll tb melhoraram, mas tudo dentro de um limite onde a jogabilidade não venha a alienar grande parte da base de jogadores, essa é a questão, a PD poderia sim e quem sabe em algum momento vai introduzir uma opção mais realista, mas provavelmente farão isso só quando tiverem confiança suficiente no modelo, quem sabe com a parceria recente junto a Michellin eles finalmente saiam da zona de conforto e introduzam um modelo mais preciso em paralelo ao modelo atual mais permissivo.
acho que isso somente na próxima geração.. com mais recursos de hardware e processamento...acho que ia custar caro para em termos de processamento para o jogo
 

RareHero

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acho que isso somente na próxima geração.. com mais recursos de hardware e processamento...acho que ia custar caro para em termos de processamento para o jogo

Até daria pra fazer nessa geração, mesmo com o Jaguar, mas em contra partida, isso consumiria tempo de execução que impactaria em outros aspectos do jogo, o principal sendo o foco nos 60 fps em jogos que prezam por mais realismo, mas nem tudo se resume a isso, tem essa questão de foco em querer que seu jogo siga um caminho específico, se o Kazunori quisesse e da mesma forma a T10, com ctza eles seriam capazes de entregar um sistema mais complexo, a questão é que o perfil geral dos jogadores desse tipo de jogo em consoles não é muito receptivo a simuladores mais hardcore, existe a barreira do joystick que limita muito até onde se pode explorar complexidade de física de condução, mesmo que consoles tenham suporte a volantes desde sempre, é o tipo de investimento que o mainstream não está disposto a fazer ainda mais quando entram em jogo questões de compatibilidade e diversidade de opções que justifiquem investir tanto dinheiro.

PCARS e AC são exemplos claros disso, são ótimos jogos dentro de suas propostas, mas não tem um grande público no âmbito dos consoles, apesar de ser possível se divertir usando joysticks, venderam muito pouco pois o grosso do público quer pegar o jogo e começar a jogar sem ter que lidar com curvas de aprendizado muito amplas, não é tão propenso a ter que dedicar um tempo ajustando níveis de resposta e sensibilidade do controles, e não é só isso, são jogos que entregam a experiência de uma forma diferente com relação a progressão, GT e FM são mais bem sucedidos pois costumam equilibrar mais os diversos aspectos que compõem esse tipo de proposta de jogo, tanto é que o pessoal da SMS já deu indícios que o PCARS 3 vai seguir mais a linha de GT e FM para tentar expandir a série.
 

piket

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Até daria pra fazer nessa geração, mesmo com o Jaguar, mas em contra partida, isso consumiria tempo de execução que impactaria em outros aspectos do jogo, o principal sendo o foco nos 60 fps em jogos que prezam por mais realismo, mas nem tudo se resume a isso, tem essa questão de foco em querer que seu jogo siga um caminho específico, se o Kazunori quisesse e da mesma forma a T10, com ctza eles seriam capazes de entregar um sistema mais complexo, a questão é que o perfil geral dos jogadores desse tipo de jogo em consoles não é muito receptivo a simuladores mais hardcore, existe a barreira do joystick que limita muito até onde se pode explorar complexidade de física de condução, mesmo que consoles tenham suporte a volantes desde sempre, é o tipo de investimento que o mainstream não está disposto a fazer ainda mais quando entram em jogo questões de compatibilidade e diversidade de opções que justifiquem investir tanto dinheiro.

PCARS e AC são exemplos claros disso, são ótimos jogos dentro de suas propostas, mas não tem um grande público no âmbito dos consoles, apesar de ser possível se divertir usando joysticks, venderam muito pouco pois o grosso do público quer pegar o jogo e começar a jogar sem ter que lidar com curvas de aprendizado muito amplas, não é tão propenso a ter que dedicar um tempo ajustando níveis de resposta e sensibilidade do controles, e não é só isso, são jogos que entregam a experiência de uma forma diferente com relação a progressão, GT e FM são mais bem sucedidos pois costumam equilibrar mais os diversos aspectos que compõem esse tipo de proposta de jogo, tanto é que o pessoal da SMS já deu indícios que o PCARS 3 vai seguir mais a linha de GT e FM para tentar expandir a série.
Nos monopostos principalmente, e que percebo trabalho da suspensão em alguns trechos de alguns circuitos; mas vc não acha que PCARS 2 foi além de Forza e GT? Mesmo Assetto Corsa, que saiu pra consoles, não foram boas alternativas a GT e Forza, como sims acessíveis no controle e ao grande público? Pelo seu raciocínio, se e pra ser acessível, a galera não saia de jogos como THE CREW, NFS, até GTA nesse caso. Gosto de GT, tem o melhor online em termos de acessibilidade, servidores, salas cheias,regras na medida pra evitar o famigerado bate-bate amalucado de muitos jogos...mas e uma franquia que deve horrores em oferecer uma física mais próxima do que e se guiar um carro, não só ele, mas acho que até o Forza já e mais avançado nesse aspecto que GT
 

piket

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Mas entendo que o "grande público" e seu poder de compra e que e responsável pelos rumos do mercado; ainda torço pra que sempre saiam jogos como Assetto e PCARS 2 , pena que o online desses jogos sejam, até pela menor procura, menos sofisticadps
 


RareHero

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Nos monopostos principalmente, e que percebo trabalho da suspensão em alguns trechos de alguns circuitos; mas vc não acha que PCARS 2 foi além de Forza e GT? Mesmo Assetto Corsa, que saiu pra consoles, não foram boas alternativas a GT e Forza, como sims acessíveis no controle e ao grande público? Pelo seu raciocínio, se e pra ser acessível, a galera não saia de jogos como THE CREW, NFS, até GTA nesse caso. Gosto de GT, tem o melhor online em termos de acessibilidade, servidores, salas cheias,regras na medida pra evitar o famigerado bate-bate amalucado de muitos jogos...mas e uma franquia que deve horrores em oferecer uma física mais próxima do que e se guiar um carro, não só ele, mas acho que até o Forza já e mais avançado nesse aspecto que GT

Ir além em qual sentido? Na realidade da física?

Se for isso, talvez sejam jogos melhores nesse sentido, e eu concordo pois esses jogos simulam mais variáveis, mas até aí, isso é discutível pois mesmo esses jogos não são infalíveis nesse aspecto, sem dizer que não é só isso que um jogador está procurando, nem tudo se resume ao jogo ser ultra realista na física, o jogo pode ser satisfatório e honesto nesse sentido e ainda assim divertir explorando outras opções, tudo vai das expectativas de quem está jogando, vc pelo visto quer o mais real possível, mas outros querem algo que não exija deles muita dedicação, algo na medida.

Sem dizer que esse assunto sobre jogo X ser mais real do que jogo Y é completamente aleatório e subjetivo, cansei de ver nego lá no GTP dizer que tem carro X e que o carro no GTS se comporta bem próximo ao carro real, talvez ele seja apenas um fanboy fazendo a fita da série preferida dele, mas até aí, da mesma forma vejo muita gente que fala que carro Y é mais real em AC do que em GTS usando a mesma argumentação, com alguns até dizendo que nunca andou em um carro específico mas afirma que esse mesmo carro é mais real em AC do que em GTS, mas como assim? Esse é um grande impasse que vejo nessas discussões, muitas delas impulsionadas pela comunidade sim racer que parece querer sempre impor suas expectativas e gostos pessoais sobre qualquer jogo que não faça parte da elite dos simuladores de corrida. Como alguém pode saber o real comportamento de um carro dentro dos jogos se nunca teve experiência de condução com aquele carro na vida real? "Eu testei a Ferrari 458 GT3 no GT e no AC, e vos digo que GT é uma m**** pois eu rodei em uma curva no GT mas no AC tudo me pareceu mais intuitivo, mais natural e fui mais rápido do que em GTS!! P.S. Nunca andei numa Ferrari 458 GT3 para saber como é conduzir esse carro. " OK então!!

Sobre comparativos, vc usou como comparação jogos tipicamente arcade, o problema é essa simplificação extrema da coisa, chamar GT e FM de arcades só pq não simulam aspectos e camadas mais amplas de variáveis comparados a outros jogos é um equívoco, GT e FM são acessíveis dentro desse compromisso de emular a resposta de um carro de verdade mas sem serem punitivos e extremistas, se vc tentar jogar GT e FM da forma que joga um The Crew, Grid, PGR, DC ou NFS, vc simplesmente não vai progredir, são jogos bem diferentes em suas propostas, não dá pra chegar em uma curva em GT/FM, apertar o freio e reduzir a marcha achando que vai dar um drift estilo Ridge Racer e Daytona e ainda assim chegar em primeiro.

Outra coisa tb, tudo depende de como vc joga, quais assistências vc usa, se faz ajustes nos carros, GTS por exemplo, se vc usar o carro da forma como a PD te entrega, é decepcionante pois a maior parte dos pré-ajustes que o pessoal da PD configura por default são mancos, mas se vc ajustar o carro de acordo com sua forma de pilotar, alterando parâmetros de suspensão, tipo de pneu, brake bias etc... os ajustes que vc faz impactam na experiência, estão ali para serem explorados, da mesma forma que na vida real não dá pra pegar qualquer carro e ir pra qualquer pista achando que aquele carro será performático a todo momento, dependendo do estilo de pilotagem, dependendo do carro e pista, tudo pode ser muito diferente, esse video aqui do mestre Keiichi Tsuchiya jogando GTS exemplifica bem essa questão...



...apesar de ser o mesmo carro, não é a mesma configuração, os pneus do carro real são diferentes do que o similar usado no jogo, além de coisas como pressão e temperatura que influenciam no feedback não serem simuladas em GT, a suspensão dos dois modelos é diferente tb, jogando sem mudar nada ele não se sai muito bem, mas ele sente que usando pneus de corrida macio, o jogo se aproxima mais da experiência real dele com o 86 que usou para marcar um recorde em Tsukuba, o resumo da estória é que ele diz que apesar de não ser possível contar com algumas coisas, dá para usar um jogo de corrida para mimetizar a experiência da corrida real.

Aqui entramos na questão do tire model, e isso é complexo, envolve diversas variáveis como eu já expliquei nos outros posts, mas o que não muda, é a questão de entendimento básico sobre tangência, traçado, uso do apex, tudo isso vai além da física, envolve percepção, entendimento básico de frenagem, angulo de entrada na curva e aceleração após sair da curva, e tudo isso de uma forma ou outra não muda, seja em jogos arcade estilo NFS, seja em jogos simuladores Hardcore estilo AC ou simuladores soft estilo GT e FM, tudo se resume ao racecraft, dirigir um carro não é um mistério, o mistério é forçar o carro além dos seus limites como piloto e dos limites do ambiente/carro, vc pode ter um carro que é um inferno traseirando a toda hora, mas se souber ajustar o carro e seu modo de pilotagem, vc contorna isso, um F1 dos dias atuais com ctza é mais fácil e "na mão" de guiar do que um F1 V10 dos anos 80/90, mas nem por isso, significa que pilotos de hj em dia não tenham seus méritos, pois para pilotar, ainda é preciso decidir quando frear, quando acelerar e quando virar e isso sempre estará mudando conforme o carro e o piloto.

Sobre vc achar FM melhor em física do que GT, acho que é subjetivo, acho que GT era mediano até GT5/6, mas GTS elevou bastante o nível nesse aspecto e ao menos com a experiência que tive com GTS e FM6/7, gosto mais de GTS devido a física de transmissão de peso frontal e lateral.
 

Axel Stone

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Eu já acho que tem uma onda hater na franquia. Tipo, a pessoa jogou o 5 e acha que o resto é tudo igual. Tem uns que não dão o braço à torcer, mesmo jogando o novo só porque sim.

Posso concordar que não é perfeito, mas não é o que printam por aí não, é um ótimo jogo, tem a melhor modelagem dos carros disparado, boa jogabilidade tanto no controle quanto no volante, um bom modo single player que tirando as corridas 24h não deve em nada aos antigos, e o melhor online dos consoles. Falar que a física do Forza, que parece Mario Kart, é melhor aí é pra acabar.
 

piket

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Eu já acho que tem uma onda hater na franquia. Tipo, a pessoa jogou o 5 e acha que o resto é tudo igual. Tem uns que não dão o braço à torcer, mesmo jogando o novo só porque sim.

Posso concordar que não é perfeito, mas não é o que printam por aí não, é um ótimo jogo, tem a melhor modelagem dos carros disparado, boa jogabilidade tanto no controle quanto no volante, um bom modo single player que tirando as corridas 24h não deve em nada aos antigos, e o melhor online dos consoles. Falar que a física do Forza, que parece Mario Kart, é melhor aí é pra acabar.
Pois e, falo sim que a física de Forza5 5,6 e 7 e mais crível que em GT, e minha base pra falar isso não e ser hater ou achismo, e da experiência a partir de jogos como GTR/Race/Rfactor/Assetto/PCARS. O rollbar, transferência lateral e frontal de peso, trabalho de suspensão, deformidade de pneus, qualquer desses jogos humilha GT, e Forza nos últimos anos se aplica muito mais a uma proposta mais de simulação que GT; já dirigi superesportivos de 500 CV, meu carro usual são picapes diesel, mas a experiência de guiar um carro de 500cv e idêntica a de uma camionete por exemplo, até o ponto que vc quer levá-los ao limite, aí a cavalaria se torna bruta, aceleração, frenagem, tudo muda; alguns carros antigos, como muscles dos anos 70, tive experiência apenas com opalas 6cc, e te garanto que guardadas as proporções de potência entre o 6 bocao e um V8 de um Challenger por exemplo, um muscle e notadamente um carro mole, ruim de curva, mas veloz em reta, e o lag que ocorre na transmissão da forca motriz para o diferencial traseiro faz o carro levantar a frente e patinar pneus atrás se vc sai de pé embaixo; faz isso em Forza e em GT com os Challenger e depois compara com a vida real, aí vc tem uma base, pode opinar sobre ser baseado em achismos, beleza?!
 

piket

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Ir além em qual sentido? Na realidade da física?

Se for isso, talvez sejam jogos melhores nesse sentido, e eu concordo pois esses jogos simulam mais variáveis, mas até aí, isso é discutível pois mesmo esses jogos não são infalíveis nesse aspecto, sem dizer que não é só isso que um jogador está procurando, nem tudo se resume ao jogo ser ultra realista na física, o jogo pode ser satisfatório e honesto nesse sentido e ainda assim divertir explorando outras opções, tudo vai das expectativas de quem está jogando, vc pelo visto quer o mais real possível, mas outros querem algo que não exija deles muita dedicação, algo na medida.

Sem dizer que esse assunto sobre jogo X ser mais real do que jogo Y é completamente aleatório e subjetivo, cansei de ver nego lá no GTP dizer que tem carro X e que o carro no GTS se comporta bem próximo ao carro real, talvez ele seja apenas um fanboy fazendo a fita da série preferida dele, mas até aí, da mesma forma vejo muita gente que fala que carro Y é mais real em AC do que em GTS usando a mesma argumentação, com alguns até dizendo que nunca andou em um carro específico mas afirma que esse mesmo carro é mais real em AC do que em GTS, mas como assim? Esse é um grande impasse que vejo nessas discussões, muitas delas impulsionadas pela comunidade sim racer que parece querer sempre impor suas expectativas e gostos pessoais sobre qualquer jogo que não faça parte da elite dos simuladores de corrida. Como alguém pode saber o real comportamento de um carro dentro dos jogos se nunca teve experiência de condução com aquele carro na vida real? "Eu testei a Ferrari 458 GT3 no GT e no AC, e vos digo que GT é uma m**** pois eu rodei em uma curva no GT mas no AC tudo me pareceu mais intuitivo, mais natural e fui mais rápido do que em GTS!! P.S. Nunca andei numa Ferrari 458 GT3 para saber como é conduzir esse carro. " OK então!!

Sobre comparativos, vc usou como comparação jogos tipicamente arcade, o problema é essa simplificação extrema da coisa, chamar GT e FM de arcades só pq não simulam aspectos e camadas mais amplas de variáveis comparados a outros jogos é um equívoco, GT e FM são acessíveis dentro desse compromisso de emular a resposta de um carro de verdade mas sem serem punitivos e extremistas, se vc tentar jogar GT e FM da forma que joga um The Crew, Grid, PGR, DC ou NFS, vc simplesmente não vai progredir, são jogos bem diferentes em suas propostas, não dá pra chegar em uma curva em GT/FM, apertar o freio e reduzir a marcha achando que vai dar um drift estilo Ridge Racer e Daytona e ainda assim chegar em primeiro.

Outra coisa tb, tudo depende de como vc joga, quais assistências vc usa, se faz ajustes nos carros, GTS por exemplo, se vc usar o carro da forma como a PD te entrega, é decepcionante pois a maior parte dos pré-ajustes que o pessoal da PD configura por default são mancos, mas se vc ajustar o carro de acordo com sua forma de pilotar, alterando parâmetros de suspensão, tipo de pneu, brake bias etc... os ajustes que vc faz impactam na experiência, estão ali para serem explorados, da mesma forma que na vida real não dá pra pegar qualquer carro e ir pra qualquer pista achando que aquele carro será performático a todo momento, dependendo do estilo de pilotagem, dependendo do carro e pista, tudo pode ser muito diferente, esse video aqui do mestre Keiichi Tsuchiya jogando GTS exemplifica bem essa questão...



...apesar de ser o mesmo carro, não é a mesma configuração, os pneus do carro real são diferentes do que o similar usado no jogo, além de coisas como pressão e temperatura que influenciam no feedback não serem simuladas em GT, a suspensão dos dois modelos é diferente tb, jogando sem mudar nada ele não se sai muito bem, mas ele sente que usando pneus de corrida macio, o jogo se aproxima mais da experiência real dele com o 86 que usou para marcar um recorde em Tsukuba, o resumo da estória é que ele diz que apesar de não ser possível contar com algumas coisas, dá para usar um jogo de corrida para mimetizar a experiência da corrida real.

Aqui entramos na questão do tire model, e isso é complexo, envolve diversas variáveis como eu já expliquei nos outros posts, mas o que não muda, é a questão de entendimento básico sobre tangência, traçado, uso do apex, tudo isso vai além da física, envolve percepção, entendimento básico de frenagem, angulo de entrada na curva e aceleração após sair da curva, e tudo isso de uma forma ou outra não muda, seja em jogos arcade estilo NFS, seja em jogos simuladores Hardcore estilo AC ou simuladores soft estilo GT e FM, tudo se resume ao racecraft, dirigir um carro não é um mistério, o mistério é forçar o carro além dos seus limites como piloto e dos limites do ambiente/carro, vc pode ter um carro que é um inferno traseirando a toda hora, mas se souber ajustar o carro e seu modo de pilotagem, vc contorna isso, um F1 dos dias atuais com ctza é mais fácil e "na mão" de guiar do que um F1 V10 dos anos 80/90, mas nem por isso, significa que pilotos de hj em dia não tenham seus méritos, pois para pilotar, ainda é preciso decidir quando frear, quando acelerar e quando virar e isso sempre estará mudando conforme o carro e o piloto.

Sobre vc achar FM melhor em física do que GT, acho que é subjetivo, acho que GT era mediano até GT5/6, mas GTS elevou bastante o nível nesse aspecto e ao menos com a experiência que tive com GTS e FM6/7, gosto mais de GTS devido a física de transmissão de peso frontal e lateral.

Não distorça o que escrevi amigo, não comparei GT ou Forza a NFS e similares, leia novamente e verá que disse que SE e pra justificar a permissividade de GT porque ele e mais acessível então o sujeito optaria logo por um arcadao pra fazer curva com pé embaixo; já disse que gosto de GT, e tenho ele aqui pra vez ou outra curtir ao meu ver o melhor online casual de corrida, alem de ser a poliphony uma produtora que traz permanente expansão de conteúdo e suporte, e nosso estão de parabéns, o jogo só melhora, sem dúvidas. Mas experiência de condução, sensação de velocidade, desafio no controle do carro, e o feeling mais próximo ao de guiar um carro de verdade ele e muito primário, tá atrás da concorrência de PCARS e Assetto que são exemplos de jogos disponíveis pra consoles e jogáveis em gamepad(atualmente só tenho jogado no controle), e que ao meu ver, mereciam ter mais consideração e reconhecimento dos jogadores. Por fim, a argumentação fácil de que "nunca dirigiu esse carro como saber se nesse ou naquele jogo e real a condução", aí vc precisa usar de razoabilidade pra reconhecer que, ao dirigir um Fusca ou uma Ferrari, os veículos de 4 rodas se comportam respeitando as leis da física de forma igual, diferentes serão apenas os parâmetros quando vc puxa esses veículos ao seu limite, um carro de 70cv acelera e freia de forma bem mais fácil e sutil que um de 500cv: fazer curva por exemplo cada carro tem ajuste de barra de suspensão e moleza de molas, grau de rigidez contorcional, deformidade de pneus, cada parâmetro desse e proporcional ao peso, potência e proposta do carro, o que permite vc fazer a mesma curva em velocidades diferentes em carros diversos; isso e o que alguns chamam de handling, comportamento individual de cada máquina, e aí meu caro, em GT vc guiando um supra de 600cv e uma Kombi de 100cv, o carro se comporta de forma muito similar, freia ou faz curva derrapando; em PCARS2 um V12 que tem como característica a elasticidade do motor, vc puxa rotação sem esgoelar as marchas, em GT um 4 Cil ou um V12 teem a mesma dinâmica de ganho de giro; e eu nunca dirigi um V12, só li ou assisti vídeos que explicam esse aspecto. Então, apesar de no uso pessoal tem um carro bem comportado, mas já tive o prazer de guiar máquinas com comportamentos próprios e características já consagradas, como muscle anos 70( V6), com sua saída em pé embaixo brutal devido ao lag de transmissão da força motriz pelo diferencial até as rodas traseiras, o carro sobe a frente e pátina de forma brusca; ou a aceleração "supersônica" mas com o carro colado ao chao de um superesportivo de 500cv como a gallardo, que só triscar o carro tá já em 200km/h, o som do motor invade e ensurdece a cabine,vc só sente os socos nas trocas de marchas; e te garanto que essa experiência não foi em GT que vi ser melhor reproduzida
 

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Não distorça o que escrevi amigo, não comparei GT ou Forza a NFS e similares, leia novamente e verá que disse que SE e pra justificar a permissividade de GT porque ele e mais acessível então o sujeito optaria logo por um arcadao pra fazer curva com pé embaixo; já disse que gosto de GT, e tenho ele aqui pra vez ou outra curtir ao meu ver o melhor online casual de corrida, alem de ser a poliphony uma produtora que traz permanente expansão de conteúdo e suporte, e nosso estão de parabéns, o jogo só melhora, sem dúvidas. Mas experiência de condução, sensação de velocidade, desafio no controle do carro, e o feeling mais próximo ao de guiar um carro de verdade ele e muito primário, tá atrás da concorrência de PCARS e Assetto que são exemplos de jogos disponíveis pra consoles e jogáveis em gamepad(atualmente só tenho jogado no controle), e que ao meu ver, mereciam ter mais consideração e reconhecimento dos jogadores. Por fim, a argumentação fácil de que "nunca dirigiu esse carro como saber se nesse ou naquele jogo e real a condução", aí vc precisa usar de razoabilidade pra reconhecer que, ao dirigir um Fusca ou uma Ferrari, os veículos de 4 rodas se comportam respeitando as leis da física de forma igual, diferentes serão apenas os parâmetros quando vc puxa esses veículos ao seu limite, um carro de 70cv acelera e freia de forma bem mais fácil e sutil que um de 500cv: fazer curva por exemplo cada carro tem ajuste de barra de suspensão e moleza de molas, grau de rigidez contorcional, deformidade de pneus, cada parâmetro desse e proporcional ao peso, potência e proposta do carro, o que permite vc fazer a mesma curva em velocidades diferentes em carros diversos; isso e o que alguns chamam de handling, comportamento individual de cada máquina, e aí meu caro, em GT vc guiando um supra de 600cv e uma Kombi de 100cv, o carro se comporta de forma muito similar, freia ou faz curva derrapando; em PCARS2 um V12 que tem como característica a elasticidade do motor, vc puxa rotação sem esgoelar as marchas, em GT um 4 Cil ou um V12 teem a mesma dinâmica de ganho de giro; e eu nunca dirigi um V12, só li ou assisti vídeos que explicam esse aspecto. Então, apesar de no uso pessoal tem um carro bem comportado, mas já tive o prazer de guiar máquinas com comportamentos próprios e características já consagradas, como muscle anos 70( V6), com sua saída em pé embaixo brutal devido ao lag de transmissão da força motriz pelo diferencial até as rodas traseiras, o carro sobe a frente e pátina de forma brusca; ou a aceleração "supersônica" mas com o carro colado ao chao de um superesportivo de 500cv como a gallardo, que só triscar o carro tá já em 200km/h, o som do motor invade e ensurdece a cabine,vc só sente os socos nas trocas de marchas; e te garanto que essa experiência não foi em GT que vi ser melhor reproduzida

Permissividade não é sinônimo de casual, de arcade, um jogo pode ser permissivo e ainda assim ter um certo nível de profundidade e complexidade, os jogos da Sega nos arcades são um bom exemplo disso devido a mecânica de power slide em conjunto ao uso do cambio H que é puramente arcade mas essencial para vencer no jogo, ao contrário de NFS por exemplo que nem se quer permite uso de marchas e se resume apenas a acelerar, frear e entrar de lado na curva, GT e FM são permissivos dentro desse compromisso de um simulador de corridas, existem formas de explorar a física a ponto de isso fazer diferença na sua experiência, ponto.

Enfim, não vou me alongar por aqui, sua comparação do Supra com a Kombi no GTS já me dá motivo suficientes, já estive nesse tipo discussão diversas vezes e invariavelmente são discussões que não saem do lugar e não levam a lugar algum, então tocamos o barco e vamos concordar em discordar um do outro.

Ao menos vc ainda gosta de jogar o jogo, apesar de todas as falhas que vc aponta, nesse caso, vou deixar aqui uma dica para vc conferir, quando tiver com paciência e disposição, entrar no link abaixo e testar alguns desses ajustes para ver se quem sabe sua experiência com o jogo melhore de alguma forma...

https://www.gtplanet.net/forum/threads/praianos-gt-sport-garage.380262/
 

piket

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Permissividade não é sinônimo de casual, de arcade, um jogo pode ser permissivo e ainda assim ter um certo nível de profundidade e complexidade, os jogos da Sega nos arcades são um bom exemplo disso devido a mecânica de power slide em conjunto ao uso do cambio H que é puramente arcade mas essencial para vencer no jogo, ao contrário de NFS por exemplo que nem se quer permite uso de marchas e se resume apenas a acelerar, frear e entrar de lado na curva, GT e FM são permissivos dentro desse compromisso de um simulador de corridas, existem formas de explorar a física a ponto de isso fazer diferença na sua experiência, ponto.

Enfim, não vou me alongar por aqui, sua comparação do Supra com a Kombi no GTS já me dá motivo suficientes, já estive nesse tipo discussão diversas vezes e invariavelmente são discussões que não saem do lugar e não levam a lugar algum, então tocamos o barco e vamos concordar em discordar um do outro.

Ao menos vc ainda gosta de jogar o jogo, apesar de todas as falhas que vc aponta, nesse caso, vou deixar aqui uma dica para vc conferir, quando tiver com paciência e disposição, entrar no link abaixo e testar alguns desses ajustes para ver se quem sabe sua experiência com o jogo melhore de alguma forma...

https://www.gtplanet.net/forum/threads/praianos-gt-sport-garage.380262/
Um forte abraço então,VL, sigamos em paralelas
 

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Esses GT Sport Spec II vale a pena pra quem nunca comprou DLC nenhum?

O jogo não tem DLC´s para comprar, todo o conteúdo novo do lançamento até aqui é gratuito, bom, até tem dlc, mas são os carros que já estão no jogo mas que vc pode apenas "trapacear" e comprar eles na PSN sem precisar grindar no jogo para acessar eles, mesmo esquema do SFV, se vc jogar usualmente, vai ganhar $$$ e vai comprar os carros que quiser, ou então correr em eventos no modo Campanha e ganhar carros conforme cumpre alguns objetivos.

O tal Spec II nada mais é do que uma versão do jogo com todos os updates com carros e pistas reunidos até a versão 1.39 em um único arquivo, é bem paia, se vc comprar a versão básica, a única diferença é que vc vai instalar o jogo base com um arquivo menor e terá que fazer um update maior para equalizar com o conteúdo que foi lançado até aqui, comprando a Spec II vc instala o jogo que tem um arquivo maior e baixa um update com arquivo menor até a última versão que se não me engano está na 1.45(?), acho.

Compra a versão básica mesmo que é a mais barata, poem pra baixar o update de trocentos gebas, senta e chora esperando atualizar, vai dar na mesma e vc vai gastar menos, é bem melhor, IMO.
 

nominedomine

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O jogo não tem DLC´s para comprar, todo o conteúdo novo do lançamento até aqui é gratuito, bom, até tem dlc, mas são os carros que já estão no jogo mas que vc pode apenas "trapacear" e comprar eles na PSN sem precisar grindar no jogo para acessar eles, mesmo esquema do SFV, se vc jogar usualmente, vai ganhar $$$ e vai comprar os carros que quiser, ou então correr em eventos no modo Campanha e ganhar carros conforme cumpre alguns objetivos.

O tal Spec II nada mais é do que uma versão do jogo com todos os updates com carros e pistas reunidos até a versão 1.39 em um único arquivo, é bem paia, se vc comprar a versão básica, a única diferença é que vc vai instalar o jogo base com um arquivo menor e terá que fazer um update maior para equalizar com o conteúdo que foi lançado até aqui, comprando a Spec II vc instala o jogo que tem um arquivo maior e baixa um update com arquivo menor até a última versão que se não me engano está na 1.45(?), acho.

Compra a versão básica mesmo que é a mais barata, poem pra baixar o update de trocentos gebas, senta e chora esperando atualizar, vai dar na mesma e vc vai gastar menos, é bem melhor, IMO.
Mas que m****, achei que vinha com algo a mais. Eu nunca compro DLC então nem sabia se existia.
 

Joey Tribbiani

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Springshot

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ótimo update, um dos melhores circuitos e dois carros fodas, engraçado que quando comprei o jogo fiquei procurando a Lamborghini Aventador e não tinha, esse Porsche elétrico ai também esta otimo, gostaria de ver o Porsche 959 no jogo
 

Maximu's

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Engraçado é que todo mundo tacou o pau em GT5 E GT6. Agora que a c***lho da PD da basicamente tudo de graça com uma modelagem absurdo a galera não fala e ainda falam mal.

Tudo bem que o jogo perdeu a formula dos iniciais mas, c***lho, olha só a modelagem desses carros.

Se foder maluco

Compartilhando informações para os Chineses do meu MI9SE
 

Grave Uypo

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Falar que a física do Forza, que parece Mario Kart, é melhor aí é pra acabar.
cara eu nao entendo isso. a fisica do gt e do forza é praticamente IGUAL e vc me fala uma b*sta dessa? pqp
GT sport tem online muito superior ao forza 7. é um jogo melhor pra quem leva a sério, mas não é por causa da "fisica superior". é por que tem um sistema muito mais solido de classificação dos jogadores, q pareia lixo rammer com lixo rammer e deixar os jogadores serios jogarem entre si, enquanto no forza a b*sta da turn10 joga uns modos toscos estilo arcade e fala "fodam-se aí". Copiaram o sistema de penalidade esse ano mas ainda ta bem pior q o do GT. é um passo e espero q o forza 8 seja tão bom online qto o gt sport é. apesar de todos os problemas, eu acho que o gt sport é um jogo melhor q forza motorsport 7. Alias fm7 é provavelmente o pior forza q ja teve. Até hoje não comprei ele.

btw a fisica do gt6 pra baixo é pior q dos forzas equivalentes.
 

Axel Stone

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cara eu nao entendo isso. a fisica do gt e do forza é praticamente IGUAL e vc me fala uma b*sta dessa? pqp
GT sport tem online muito superior ao forza 7. é um jogo melhor pra quem leva a sério, mas não é por causa da "fisica superior". é por que tem um sistema muito mais solido de classificação dos jogadores, q pareia lixo rammer com lixo rammer e deixar os jogadores serios jogarem entre si, enquanto no forza a b*sta da turn10 joga uns modos toscos estilo arcade e fala "fodam-se aí". Copiaram o sistema de penalidade esse ano mas ainda ta bem pior q o do GT. é um passo e espero q o forza 8 seja tão bom online qto o gt sport é. apesar de todos os problemas, eu acho que o gt sport é um jogo melhor q forza motorsport 7. Alias fm7 é provavelmente o pior forza q ja teve. Até hoje não comprei ele.

btw a fisica do gt6 pra baixo é pior q dos forzas equivalentes.

 

RareHero

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cara eu nao entendo isso. a fisica do gt e do forza é praticamente IGUAL e vc me fala uma b*sta dessa? pqp
GT sport tem online muito superior ao forza 7. é um jogo melhor pra quem leva a sério, mas não é por causa da "fisica superior". é por que tem um sistema muito mais solido de classificação dos jogadores, q pareia lixo rammer com lixo rammer e deixar os jogadores serios jogarem entre si, enquanto no forza a b*sta da turn10 joga uns modos toscos estilo arcade e fala "fodam-se aí". Copiaram o sistema de penalidade esse ano mas ainda ta bem pior q o do GT. é um passo e espero q o forza 8 seja tão bom online qto o gt sport é. apesar de todos os problemas, eu acho que o gt sport é um jogo melhor q forza motorsport 7. Alias fm7 é provavelmente o pior forza q ja teve. Até hoje não comprei ele.

btw a fisica do gt6 pra baixo é pior q dos forzas equivalentes.

Não acho que FM7 seja o pior, mas fica bem lá atrás em minha lista, ainda acho FM2 o pior, no meu gosto, FM1>FM3>FM4>FM6>FM5>FM7>FM2.

Sobre as questões de física, mesma opinião aqui, os dois são bem parelhos, cada um se destacando em algo, ao menos com relação a GTS e FM6/7. GTS melhorou horrores nessa questão comparado a GT5/6, o problema de GTS é que ele evoluiu onde precisava evoluir, mas ao mesmo tempo involuiu onde não precisava, o preço de refazer as bases da tecnologia do jogo infelizmente acabou por refletir na dinâmica de progressão e conteúdo inicial.

Sobre as Racing Regulations do FM7, ainda não tive a oportunidade de testar, mas acho que estão em fase de aprendizado e devem vir com algo mais polido para o próximo jogo, FM7 foi um grande aprendizado pra T10, a série chegou em um dilema parecido com o de GT6, muito conteúdo e coisa pra fazer, mas sem novidades que justificassem a nova iteração.



Bom, aqui vou ter que dizer que ao menos o primeiro video, tem um grande porém, provavelmente o assistente de fricção está ligado, GTS tem essa mesma opção no custom racing que é para amenizar o comportamento do carro quando vai pra grama/brita ou em superfície molhada, no segundo video, apesar de ser bem competente, o sistema de colisão do jogo é um tanto exagerado, dai quando vc força propositalmente o sistema, ocorrem algumas anomalias, PCARS ainda é superior nesse sentido.
 

Axel Stone

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Isso chama exploit, glitch e/ou abuse e pode ser feito em qualquer jogo, principalmente com tantas opções de upgrade e tuning.


O que você colocou aí a maioria é glitch e bugs com lag no modo online. Isso aí passo direto no Forza 7, ex:



O que eu coloquei foi a pura física do jogo no seu modo offline que realmente não é melhor mesmo que GTS como falaram aí.
 

Joey Tribbiani

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Na minha visão, como um mero jogador de videogame, que joga para sentir satisfação e sensação agradável de desafios, não exijo que GT seja um simulador perfeito da vida real. Se fosse para retratar com miudeza a realidade poderia deixar o jogo extremamente insuportável, com uma curva de aprendizado demorada e exigente, o que é inviável para qualquer jogo de alto orçamento como Gran Turismo.

Quero que, dentro do possível, a jogabilidade alcance o objetivo de propor desafio e diversão. Nisso creio que GT está excelente, principalmente no quesito Sport. Isso eu digo porque eu esteja provavelmente muito condicionado à jogabilidade do jogo e não tenho tempo para me adaptar a outras franquias de simcade ou simulação.

Graficamente também. Não há iluminação de chuva, de ambiente, e modelação de carros melhores do que à franquia da PD. Quero nem imaginar o que a PD pode fazer no PS5 daqui a 30 anos. O efeito da água no carro e no solo ainda está muito aquém quando comparado a outros jogos.

Mas também é de se reconhecer o modo single player ficou uma droga. Horrendo! E a AI é ridícula.

As minhas críticas ferozes à franquia é quanto à gestão de conteúdo. Os concorrentes são exemplos nisso. E também é questionável a extrema demora entre os lançamentos.
 
Ultima Edição:

Grave Uypo

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O que você colocou aí a maioria é glitch e bugs com lag no modo online. Isso aí passo direto no Forza 7, ex:



O que eu coloquei foi a pura física do jogo no seu modo offline que realmente não é melhor mesmo que GTS como falaram aí.

vc nao viu o video inteiro né? glitch de lag online é a minoria. os carros dando saltos de 10 metros espontâneos ao passar pela zebra e etc, o cara indo pra frente com a bugatti sem desviar como se fosse uma enceradeira, as kombis balançando iguais retardadas e depois afundando as rodas da frente no chão, e colisões de frente muito mais ridiculas que as do forza q vc postou aí.
vai tentar andar na grama no forza igual nesse video com carro stock pra vc ver oq acontece. forza não é o maior primor do realismo (principalmente offroad), mas esse é o ponto: o gt também não é. e se vc não tentar foder com a física de proposito, os jogos são razoavelmente realistas. agora se vc quiser vc acha defeito em literalmente QUALQUER jogo ou simulador.
peguei esse video só pq tem um monte num lugar só, pra nao ter q ficar pegando um monte de clipezinho chato assim
 

RareHero

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vc nao viu o video inteiro né? glitch de lag online é a minoria. os carros dando saltos de 10 metros espontâneos ao passar pela zebra e etc, o cara indo pra frente com a bugatti sem desviar como se fosse uma enceradeira, as kombis balançando iguais retardadas e depois afundando as rodas da frente no chão, e colisões de frente muito mais ridiculas que as do forza q vc postou aí.
vai tentar andar na grama no forza igual nesse video com carro stock pra vc ver oq acontece. forza não é o maior primor do realismo (principalmente offroad), mas esse é o ponto: o gt também não é. e se vc não tentar foder com a física de proposito, os jogos são razoavelmente realistas. agora se vc quiser vc acha defeito em literalmente QUALQUER jogo ou simulador.

PCARS 2 no lançamento que o diga...

 

Axel Stone

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vc nao viu o video inteiro né? glitch de lag online é a minoria. os carros dando saltos de 10 metros espontâneos ao passar pela zebra e etc, o cara indo pra frente com a bugatti sem desviar como se fosse uma enceradeira, as kombis balançando iguais retardadas e depois afundando as rodas da frente no chão, e colisões de frente muito mais ridiculas que as do forza q vc postou aí.
vai tentar andar na grama no forza igual nesse video com carro stock pra vc ver oq acontece. forza não é o maior primor do realismo (principalmente offroad), mas esse é o ponto: o gt também não é. e se vc não tentar foder com a física de proposito, os jogos são razoavelmente realistas. agora se vc quiser vc acha defeito em literalmente QUALQUER jogo ou simulador.
peguei esse video só pq tem um monte num lugar só, pra nao ter q ficar pegando um monte de clipezinho chato assim

Sim, a maioria dos casos que você postou no video o cara estava online. Dá um lag no momento certo e dá nisso mesmo. Nem vou postar porque desse tipo de vídeo F7 tem um monte com situações bem piores.

E não estou falando que a física no GTS é um primor, só estou dizendo que F7 não tem física superior mesmo, como disseram aí. Tenho os dois também e pra mim F7 tá mais pra arcade.

Olhe esse vídeo postado, não tem como defender isso não:

 

Grave Uypo

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Sim, a maioria dos casos que você postou no video o cara estava online. Dá um lag no momento certo e dá nisso mesmo. Nem vou postar porque desse tipo de vídeo F7 tem um monte com situações bem piores.

E não estou falando que a física no GTS é um primor, só estou dizendo que F7 não tem física superior mesmo, como disseram aí. Tenho os dois também e pra mim F7 tá mais pra arcade.

Olhe esse vídeo postado, não tem como defender isso não:


vc ta insistindo na mesma coisa (video sem descrição e com comentarios bloqueados) e ignorando oq eu falo. Forza não é assim normalmente, esse cara tunou pra exploitar e nem explicou oq ta acontecendo, obviamente só alguem querendo tacar flame. fora que não tem nada de errado com a fisica, só parece que todas superfícies do jogo estão setadas com aderência de asfalto. seria um problema da pista ser mal feita, e não da fisica. e mais importante: hackear essas coisas é super comum e facil de fazer no forza (eu mesmo ja fiz). A aderencia das diferentes superficies estão todas em uma tabela e alterar todas pra ficar igual asfalto leva nem 2 minutos. ou pode simplesmente mudar o grip do pneu também. Pra alguem querendo queimar o jogo isso seria facilimo de fazer. Não sei se foi o caso, mas não tem como saber pq o cara bloqueou tudo e não explica. Aí fica dificil né.

forza hackeado:


Enfim, vou parar de bancar advogado e promotor pq isso é chato pra c***lho, principalmente pq eu sei q o forza é falho e também gosto do GT sport. Ja falei o que tinha pra falar. Pode voltar pro assunto do tópico.
 
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Urso da Coca Cola

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Forza sempre foi mais puxado pra arcade, sequer aquilo chega perto de gran turismo na simulação e só sendo muito fanboy da MS pra dizer o contrário !
 

DarkMorten

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eu sou um que já malhou bastante GT sport tendo jogado até que pouco ele

agora, se o jogo melhorou, sei lá, não é obrigação ?

dito isso, se as pistas originais, que são as que eu gosto tivessem nesse jogo, por um preço justo eu teria comprado, já que comprei quase tudo quanto é gran turismo até hoje mesmo ...

como as pistas originais ficaram pro GT7 (?) facilitaram pra mim
 
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