O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Guedes critica dólar baixo: “empregada doméstica estava indo à Disney”

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Eu não dito quem é honesto e quem não é honesto, eu só vejo e atesto o óbvio. Honestidade é uma coisa que se tem e que é visível. Não é subjetiva.

E algumas pessoas podem ser voluntárias, outras podem querer competir, simples assim. Num sistema anárquico, em tese, não vai haver quem proíba competição. Então não faz sentido num primeiro momento dizer que ela vai deixar de existir. Não há como obrigar todo mundo a cooperar.

É bom agora, né? É gostoso não ser quotado. Talvez você não veja este comentário e eu ganhe a discussão por W.O, que tal?
 

Kyarlada

Bam-bam-bam
Mensagens
1.278
Reações
2.907
Pontos
268
@Malakh
essa sua concepção tá bem mais próxima do marxismo do que do bakuninismo, até na questão historicista, e de que o capitalismo seria superado por um sistema socioeconômico superior.

Bakunin era mais revolucionário.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Como chegaríamos nesse ponto? Eu acho que naturalmente, cara. A automação está acabando com os empregos e tem muitos problemas graves que o sistema competitivo não consegue resolver porque a solução não é lucrativa e exige uma união de esforços somente para sanar o problema, sem extras, sem tirar vantagem. Quer ver um exemplo? O problema do lixo é bem grande e real, todos sabemos disso, mas, a despeito de constar nas embalagens os tipos de plásticos recicláveis (do 1 ao 7), somente 3 deles são reciclados realmente porque no caso do resto não é lucrativo o processo. Eu penso que vai chegar um dia em que o sistema atual vai ter de deixar de existir, mas esse dia não é hoje nem amanhã. Pode ser estranho pensar nessas coisas, mas as pessoas nas fases anteriores, pré-capitalistas, também não imaginavam que viviam uma fase a ser superada.

Tá. Mas isso vale pra uma questão específica que você citou, no caso reciclagem. Não vale pra tudo.

Isso me remete vagamente à questão do cálculo econômico que muitas correntes econômicas de esquerda dizem querer fazer, só que na prática, é impossível calcular demandas, da mesma forma que é impossível dizer que todas as demandas do mundo em algum momento (o que é um fim de certas correntes ditas anarquistas) se anularão em prol de vontades coletivas por puro voluntarismo.
 

Kyarlada

Bam-bam-bam
Mensagens
1.278
Reações
2.907
Pontos
268
@Spike Spiegal
pra mim é indiferente, pode até ser preferível assim meu lindo nick não fica impregnado no meio das suas falácias.

eu não to aqui pra vencer discussão, felizmente, to aqui pra debater e chegar a novas conclusões debatendo. Se vc tá aqui pra inflar o ego mostrando que é o intelectual honesto refutador ganhador de discussões é problema seu.
 

Malakh

Bam-bam-bam
Mensagens
882
Reações
2.555
Pontos
283
@Malakh
essa sua concepção tá bem mais próxima do marxismo do que do bakuninismo, até na questão historicista, e de que o capitalismo seria superado por um sistema socioeconômico superior.

Bakunin era mais revolucionário.

Nesse ponto sim. Mas além da crítica ao sistema vigente, não tem nada em Marx para chamar de modelo propositivo. O cara simplesmente manda um "ditadura do proletariado" e qualquer um faz a leitura que quiser, adapta como quiser. Deu no que deu. Acho a perspectiva autoritária, apesar de saber que o foco dele era na Alemanha e não realmente na Rússia.
 


Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
@Spike Spiegal
pra mim é indiferente, pode até ser preferível assim meu lindo nick não fica impregnado no meio das suas falácias.

eu não to aqui pra vencer discussão, felizmente, to aqui pra debater e chegar a novas conclusões debatendo. Se vc tá aqui pra inflar o ego mostrando que é o intelectual honesto refutador ganhador de discussões é problema seu.

A última coisa que eu sou é falacioso. Sou muito objetivo e honesto nos meus argumentos. O falacioso é você aqui.

E se não está disposto a ir até o fim num debate então nem entre nele pra começo de conversa, deveria ser o básico.
Se não está disposto a mudar de opinião caso refutado, então também nem entre.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Você nota como esta a situação quando até um canal de humor assumidamente de direita faz graça da situação.


Passaram na frente do Porta dos Fundos.


Isso é bobagem. O que importa é que o Mauro Fagundes disse que Bolsonaro é arretado, então tá tudo bem. Não tem problema não!

Se o Lilo-lixo sem retórica-Vlog e o Mauro-taquara rachada-Fagundes disseram que tá tudo bem, então tá tudo bem.
 

Kyarlada

Bam-bam-bam
Mensagens
1.278
Reações
2.907
Pontos
268
"vc é desonesto intelectual" = ad hominem
"eu o refutei" = non causae ut causae
"tá errado porque eu acho que sim" = dicto simpliciter
"vc é petista" = ad hitlerum

entre outros.
isso sem mencionar q vc nem consegue se manter na discussão, toda hora muda pra atacar alguma coisa que nada tem a ver com a discussão, como minha mudança de conta.
Vc é de longe falácia pura.
por isso que eu nem perco meu tempo discutindo contigo, só to ironizando mesmo.

enfim vou parar por aqui afinal nem é discussão do tpc tampouco é produtivo.
 

Josuke Higashikata

Bam-bam-bam
Mensagens
4.887
Reações
10.319
Pontos
303
Quanto choro, cara. Deixe disso. Você está em um fórum em que a grande massa de usuários majoritariamente concorda com você em quase tudo e não aguenta uma divergência ou outra em questões pontuais, como nesse caso com os usuários que você sequer citou para que pudessem contestar essa informação.

Aliás, não sou petista mesmo. Mas é natural que a visão maniqueísta vigente aqui perceba um anarquista como um petista.

E finalmente fui convocado para o time dos desonestos. Obrigado, professor! Agora vamos em busca dos três pontos.
Voce e anarquista segundo a visão de Bakunin ou a visão de Marx? Dado seus posts me bateu essa duvida sobre ti.
@Malakh
essa sua concepção tá bem mais próxima do marxismo do que do bakuninismo, até na questão historicista, e de que o capitalismo seria superado por um sistema socioeconômico superior.

Bakunin era mais revolucionário.
Mas os dois acreditam no modelo social não baseado na troca de livre mercado e serviços. A diferença é que um acredita na transição por um modelo estatal e outro acha que a transição seria direta.
 

Kyarlada

Bam-bam-bam
Mensagens
1.278
Reações
2.907
Pontos
268
ah sim, esqueci de esclarecer:

essas aí são só as falácias lógicas mesmo, porque se eu for apontar cada falácia em cada "argumento" vou perder bastante tempo digitando. É cada contorcionismo usado que é abismante alguém achar que tá refutando tudo e todos com isso.
É triste acabar falando de falácia porque o oponente não consegue se manter na discussão.
@Jhon titor
outro dia a gente discute sobre isso em outro tópico pois não é assunto deste. Mas vc tá certo. Inclusive esse modelo se chama "estado proletário".
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
"vc é desonesto intelectual" = ad hominem
"eu o refutei" = non causae ut causae
"tá errado porque eu acho que sim" = dicto simpliciter
"vc é petista" = ad hitlerum

entre outros.
isso sem mencionar q vc nem consegue se manter na discussão, toda hora muda pra atacar alguma coisa que nada tem a ver com a discussão, como minha mudança de conta.
Vc é de longe falácia pura.
por isso que eu nem perco meu tempo discutindo contigo, só to ironizando mesmo.

enfim vou parar por aqui afinal nem é discussão do tpc tampouco é produtivo.

"Você é desonesto intelectual" = constatação. Não é ad hominem. Se você comer carne, eu vou te chamar de carnívoro, e não vai ter nenhum ad hominem nisso. Se eu te vir chupando uma rola, eu vou dizer que você é gay, e não tem nada de ad hominem nisso. E se você for intelectualmente desonesto, eu vou dizer que você é intelectualmente desonesto. É uma coisa clara, objetiva e não-falaciosa.

"Eu o refutei" = constatação. Sobrepus meu argumento ao seu e mostrei que ele é mais coerente. Você pode tentar fazer isso com ele, ao invés de dizer que estou praticando uma falácia quando não estou.

"Tá errado porque acho que sim" = nunca disse isso.

"Você é petista" = você (ou quem eu tenha chamado assim) age como um, a princípio. Repito o que falei no primeiro argumento.


Então não, não sou falácia pura não. Você que aprenda a discutir, c***lho.
 
Ultima Edição:

Kyarlada

Bam-bam-bam
Mensagens
1.278
Reações
2.907
Pontos
268
não ia responder, mas vou aproveitar esse comentário dele pra mostrar o nível da falaciosidade desse sujeito. Vamos lá.
"Você é desonesto intelectual" = constatação. Não é ad hominem. Se você comer carne, eu vou te chamar de carnívoro, e não vai ter nenhum ad hominem nisso. Se eu te vir chupando uma rola, eu vou dizer que você é gay, e não tem nada de ad hominem nisso. E se você for intelectualmente desonesto, eu vou dizer que você é intelectualmente desonesto. É uma coisa clara, objetiva e não-falaciosa.
Primeira falácia:
Fez comparações desproporcionais.
Experienciar alguém comendo carne e chamá-la de carnívora é uma contestação empírica.

Julgar o comportamento de alguém é um julgamento moral. E segundo o google, juízo moral é:

"Entende-se por juízo moral o ato mental que estabelece se uma determinada conduta ou situação tem conteúdo ético ou se, pelo contrário, carece destes princípios. O juízo moral realiza-se a partir do sentido moral de cada indivíduo e responde a uma série de normas e regras que vão sendo adquiridas ao longo da vida."

A falácia fica mais nítida quando se expande o significado de "desonesto intelectual". A maioria das pessoas não são desonestas intelectuais, um petista por exemplo quando defende o Mula. Pra ele ser desonesto intelectual ele precisa saber que as coisas que está dizendo são mentiras, coisa que não se pode contestar, ainda mais porque são fanáticos, o fanatismo é relevado pelo fato de realmente acreditarem no que dizem. Ou seja: muitos dos petistas realmente acreditam no que falam.

"Eu o refutei" = constatação. Sobrepus meu argumento ao seu e mostrei que ele é mais coerente. Você pode tentar fazer isso com ele, ao invés de dizer que estou praticando uma falácia quando não estou.
Segunda falácia:
Dizer que refutou só desqualifica a argumentação dele, pois no âmbito filosófico a refutação é relativa à corrente filosófica, ocorre quando uma ideia da própria corrente é sobreposta por outro filósofo. É possível dizer que Hume refutou Descartés nas questões ceticistas, mas impossível dizer que Kant refutou Descartés em sua oposição ao materialismo. Porque enquanto estes últimos são correntes opostas que não refutam uma a outra, a primeira comparação são ideias da mesma corrente. A não ser que no mundo dele o determinismo refute a liberdade ou vice-versa. Afinal ambas correntes possuem argumentos contundentes usados por filósofos ao longo dos anos.
Fora do âmbito filosófico a refutação é usada apenas em lógica informal (que é sinônimo de falácia, diga-se de passagem), o que claramente é o caso desse coitado afinal ele não usou nada coerente com a realidade, mas apenas falácias post hoc e achismos.

Por ignorância ele usa um termo que só desqualifica toda a argumentação dele.
"Tá errado porque acho que sim" = nunca disse isso.
Terceira falácia:
Esse último post dele é ele basicamente fazendo isso. Afinal toda a "argumentação" é usando fatores inconsistentes e ilógicos, além de lógica informal e achismos.
Então não, não sou falácia pura não. Você que aprenda a discutir, c***lho.
E aqui ele mostra que não sabe a definição básica de uma discussão. Espero que ele saiba que em discussões ninguém refuta ninguém, pois o objetivo é chegar a uma conclusão.

Só numa compreensão vulgarizada da palavra pode levar outra conotação.
Em dissuasão se "refuta"
A própria dialética é uma forma de discussão.

Todo esse monte de falácia não seria um problema, afinal fórum é lugar pra se dar a opinião. Mas quando o sujeito vem com toda essa cagação de regra e arrogância dizendo que refutou deus e o mundo, é necessário que pelo menos haja consistência lógica em sua argumentação.
 

Kyarlada

Bam-bam-bam
Mensagens
1.278
Reações
2.907
Pontos
268
a refutação é relativa à corrente filosófica
Um ótimo exemplo disso é o conceito de refutabilidade da filosofia da ciência.

Só existe dentro da filosofia da ciência. Não tem como um conceito científico refutar um conceito filosófico.
Só pra esclarecer.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
não ia responder, mas vou aproveitar esse comentário dele pra mostrar o nível da falaciosidade desse sujeito. Vamos lá.

Primeira falácia:
Fez comparações desproporcionais.
Experienciar alguém comendo carne e chamá-la de carnívora é uma contestação empírica.

Julgar o comportamento de alguém é um julgamento moral. E segundo o google, juízo moral é:

"Entende-se por juízo moral o ato mental que estabelece se uma determinada conduta ou situação tem conteúdo ético ou se, pelo contrário, carece destes princípios. O juízo moral realiza-se a partir do sentido moral de cada indivíduo e responde a uma série de normas e regras que vão sendo adquiridas ao longo da vida."

A falácia fica mais nítida quando se expande o significado de "desonesto intelectual". A maioria das pessoas não são desonestas intelectuais, um petista por exemplo quando defende o Mula. Pra ele ser desonesto intelectual ele precisa saber que as coisas que está dizendo são mentiras, coisa que não se pode contestar, ainda mais porque são fanáticos, o fanatismo é relevado pelo fato de realmente acreditarem no que dizem. Ou seja: muitos dos petistas realmente acreditam no que falam.

Não fiz comparações desproporcionais. Os atos em si são diferentes de fato, mas pode-se tirar conclusões dos mesmos.
Quando eu vejo alguém mentir e distorcer o que terceiros falam, eu posso tirar conclusões claras das atitudes daquela pessoa.
Desonestidade intelectual é uma delas.
E sim, é um julgamento moral. Quando eu vejo uma pessoa mentir em determinada situação, eu posso fazer um julgamento moral dela.
Ainda não denunciou uma falácia de fato.

Segunda falácia:
Dizer que refutou só desqualifica a argumentação dele, pois no âmbito filosófico a refutação é relativa à corrente filosófica, ocorre quando uma ideia da própria corrente é sobreposta por outro filósofo. É possível dizer que Hume refutou Descartés nas questões ceticistas, mas impossível dizer que Kant refutou Descartés em sua oposição ao materialismo. Porque enquanto estes últimos são correntes opostas que não refutam uma a outra, a primeira comparação são ideias da mesma corrente. A não ser que no mundo dele o determinismo refute a liberdade ou vice-versa. Afinal ambas correntes possuem argumentos contundentes usados por filósofos ao longo dos anos.
Fora do âmbito filosófico a refutação é usada apenas em lógica informal (que é sinônimo de falácia, diga-se de passagem), o que claramente é o caso desse coitado afinal ele não usou nada coerente com a realidade, mas apenas falácias post hoc e achismos.

Por ignorância ele usa um termo que só desqualifica toda a argumentação dele.

De forma objetiva:

fulano diz argumento X
ciclano diz que argumento X não é coerente por conta de argumentos 1, 2, 3 e 4, que são bem fundamentados
fulano não consegue desconstruir argumentos 1, 2, 3 e 4 de forma coerente

Ciclano refutou X. É assim que funciona uma discussão. Isso é retórica simples. Não há verborragia que mude isto. E não adianta você falar de comparações desproporcionais quando você próprio as faz como ninguém. Eu não sou Kant, você não é Descartes, e não estamos discutindo materialismo como eles fizeram, e sim economia contemporânea e fatos históricos.

Ao invés de você usar falácias e verborragia retórica, por que não tenta desconstruir o fato que 2002 foi um ano atípico para o Lula e que o dólar não subiu na época por conta de fatores específicos e excepcionais?
Não consegue. Está errado e não consegue mudar isso.

Terceira falácia:
Esse último post dele é ele basicamente fazendo isso. Afinal toda a "argumentação" é usando fatores inconsistentes e ilógicos, além de lógica informal e achismos.

E aqui ele mostra que não sabe a definição básica de uma discussão. Espero que ele saiba que em discussões ninguém refuta ninguém, pois o objetivo é chegar a uma conclusão.

Só numa compreensão vulgarizada da palavra pode levar outra conotação.
Em dissuasão se "refuta"
A própria dialética é uma forma de discussão.

Todo esse monte de falácia não seria um problema, afinal fórum é lugar pra se dar a opinião. Mas quando o sujeito vem com toda essa cagação de regra e arrogância dizendo que refutou deus e o mundo, é necessário que pelo menos haja consistência lógica em sua argumentação.

Não usei argumentos inconsistentes e ilógicos, e você próprio não provou que são inconsistentes e ilógicos. E nem lógica informal e nem achismos.

Pára de agir como moleque. Me refuta, ou muda de opinião, ou sai da discussão.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Enfim, será que os users decentes que aqui comentaram podem voltar, e acabar com o flood desonesto e sorrateiro do Kyarlada? Só pra subir o nível da discussão de novo.
 

Darth_Tyranus

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.494
Reações
179.971
Pontos
1.003
Eu já havia notado esta tendências dos "liberais" brasileiros de projetarem a ideia de que com a desvalorização do câmbio a economia cresce. Isso sem dúvidas é uma grande falácia, já que o dólar alto apenas é bom para setores exportadores, como o agronegócio, que nunca deixaram de ganhar dinheiro nem mesmo na época que o real estava mais valorizado. É um política econômica preguiçosa que apenas vê o lucro a curto prazo, mas esquece de outros setores e o próprio consumo interno. Até mesmo a classe média está apertando os cintos com o dólar alto, é quem poderia, além da classe alta, colocar dinheiro em investimentos, mas esse dinheiro está indo para pagar as contas e não sobra nada no final no mês.
A nossa produtividade só vai se tornar alta quando tivermos trabalhadores mais qualificados, maior incentivo à inovação, menor burocracia para empreender e (muito) menor imposto sobre importação de tecnologia.

(A parte de incentivo a inovação e qualificação passa pela gente gastar melhor, que é uma das coisas que discordo frontalmente do governo ao cortar verbas da CAPES indiscriminadamente, mas também não vou entrar nesse ponto aqui.)

Uma coisa simples que é fazer app de iOS é absurdamente mais complicado no Brasil que nos EUA, por exemplo, porque o custo de um mac é absurdo por aqui. Obviamente isso tem a ver com moeda fraca, além dos custos de importação bizarros. E veja que até em coisas como essas nós conseguimos nos restringir. Quem dirá em desenvolvimento de engenharia, eletrônica e demais. Mas enfim, compreendo seu ponto de vista. De fato, precisamos entender isso dentro de um contexto de outras ações (que esperamos que sejam) tomadas.
Lembro de um colega que trabalhava em uma empresa de fermentos, ele me contou que lá eles empacotavam tudo manualmente. Colocavam uma gurizada em uma máquina que ficava a operando repetidamente, invés de comprar uma máquina que faça isso automaticamente, como se ainda estivéssemos em 1830. É óbvio que neste caso a produtividade desses operários, por mais dedicados que sejam, será baixíssima em comparação com uma empresa com máquinas mais modernas. Não é só somente questão de qualificação do trabalhador ser baixa, já que mundo todo a qualificação é baixa. Em NYC não existem somente gênios, tem um monte de gente lá que é uma porta, mas estão em outro cenário econômico, com outras leis, com outra cultura. Enquanto no Brasil uma empresa de TI coloca um Dell velho de guerra com um monitor de 14 polegadas e exige que o cara seja tão produtivo quanto um engenheiro do Google, tem nego nos EUA com menos talento em programação, mas tem como ferramenta de trabalho um PC da Nasa e duas telas de 30 polegada na frente, na hora de renderizar invés de levar 3 dias leva 3 horas. Quem será mais produtivo?

O dólar alto tem apenas duas vantagens: exportar soja e exportar gente qualificada.

ps. quanto a empresa de fermentos...fechou as portas.
 
Ultima Edição:

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
Eu estou bastante surpreso com o aparecimento dos "liberais que querem desvalorização do real" (e não estou falando especificamente aqui da OS, porque tenho visto essa prática acontecendo nas redes sociais).

Tem um monte de gente até mesmo do mercado financeiro bradando por mercantilismo e por destruição da moeda. E pior: ainda enchem a boca pra falar que isso sim é que é "liberalismo de verdade", e que quem discorda é um "intervencionista".
A mesma galera que criticava (corretamente) essa exata política nefasta durante o governo Dilma, agora passou a elogiar o Paulo Guedes por fazer o mesmo.

É num momento desses que a gente vê os princípios e a coerência da galera. Porque quem criticou essa prática no governo Dilma tem a obrigação moral de criticar a atual política. Elogiar uma e criticar outra é apenas se vender ideologicamente. E por mais que eu tenha uma forte tendência a apoiar esse governo por acreditar que é o melhor a ser feito, isso eu não faço.

* Tem até mesmo keynesianos esquerdistas que estão elogiando essa política cambial. Esses daí pelo menos tem mais coerência que "liberais" que defendem desvalorização de moeda, pois sempre pediram por isso (mesmo que seja feito num governo de "extrema-direita").

A questão é:

1 - O Ministro da Economia deveria ficar vindo a público dizer que "dólar caro é bom" e com isso contribuir desvalorizar o real?
Sim, pois a cada momento em que Guedes vem a público dizer que não se preocupa com o valor alto do real e que "real fraco é bom para exportações", ele está mandando um sinal claro para o mercado financeiro e direcionando a moeda para um determinado valor (especuladores ganham dinheiro com o movimento da moeda, e não necessariamente com o valor dela.

2 - O Banco Central deveria ficar fazendo reduções desnecessárias de juros apenas com o intuito de "mitar" e ganhar manchetes, e as quais claramente tem pouco ou nenhum efeito sobre a economia (mas que ajudam a desvalorizar ainda mais a moeda)?
Juros são o preço do dinheiro, e por uma questão de lógica básica, tabelar o preço do crédito é uma política insanamente intervencionista.
Mais específico: a redução da SELIC de 6,50% para 4,25% contribuiu para levar o dólar de 3,70 para 4,35, sem nenhuma alteração realmente perceptível sobre a econômia.
Qual o problema em reconhecer que essa medida foi errada?
 
Ultima Edição:

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
23.910
Reações
52.218
Pontos
1.564
Eu estou bastante surpreso com o aparecimento dos "liberais que querem desvalorização do real" (e não estou falando especificamente aqui da OS, porque tenho visto essa prática acontecendo nas redes sociais).

Tem um monte de gente até mesmo do mercado financeiro bradando por mercantilismo e por destruição da moeda. E pior: ainda enchem a boca pra falar que isso sim é que é "liberalismo de verdade", e que quem discorda é um "intervencionista".
A mesma galera que criticava (corretamente) essa exata política nefasta durante o governo Dilma, agora passou a elogiar o Paulo Guedes por fazer o mesmo.

É num momento desses que a gente vê os princípios e a coerência da galera. Porque quem criticou essa prática no governo Dilma tem a obrigação moral de criticar a atual política. Elogiar uma e criticar outra é apenas se vender ideologicamente. E por mais que eu tenha uma forte tendência a apoiar esse governo por acreditar que é o melhor a ser feito, isso eu não faço.

* Tem até mesmo keynesianos esquerdistas que estão elogiando essa política cambial. Esses daí pelo menos tem mais coerência que "liberais" que defendem desvalorização de moeda, pois sempre pediram por isso (mesmo que seja feito num governo de "extrema-direita").

A questão é:

1 - O Ministro da Economia deveria ficar vindo a público dizer que "dólar caro é bom" e com isso desvalorizar o real?
Sim, pois a cada momento em que Guedes vem a público dizer que não se preocupa com o valor alto do real e que "real fraco é bom para exportações", ele está mandando um sinal claro para o mercado financeiro e direcionando a moeda para um determinado valor (especuladores ganham dinheiro com o movimento da moeda, e não necessariamente com o valor dela.

2 - O Banco Central deveria ficar fazendo reduções desnecessárias de juros apenas com o intuito de "mitar" e ganhar manchetes, e as quais claramente tem pouco ou nenhum efeito sobre a economia (mas que ajudam a desvalorizar ainda mais a moeda)?
Juros são o preço do dinheiro, e por uma questão de lógica básica, tabelar o preço do crédito é uma política insanamente intervencionista.
Mais específico: a redução da SELIC de 6,50% para 4,25% contribuiu para levar o dólar de 3,70 para 4,35, sem nenhuma alteração realmente perceptível sobre a econômia.
Qual o problema em reconhecer que essa medida foi errada?

Cara, belo post.
Quando eu vejo esses posts e depois tu batendo boca por DIAS contra trollzinho daqui eu me sinto até mal com o desperdício rs
 

overoad

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.757
Pontos
1.409
Eu estou bastante surpreso com o aparecimento dos "liberais que querem desvalorização do real" (e não estou falando especificamente aqui da OS, porque tenho visto essa prática acontecendo nas redes sociais).

Tem um monte de gente até mesmo do mercado financeiro bradando por mercantilismo e por destruição da moeda. E pior: ainda enchem a boca pra falar que isso sim é que é "liberalismo de verdade", e que quem discorda é um "intervencionista".
A mesma galera que criticava (corretamente) essa exata política nefasta durante o governo Dilma, agora passou a elogiar o Paulo Guedes por fazer o mesmo.

É num momento desses que a gente vê os princípios e a coerência da galera. Porque quem criticou essa prática no governo Dilma tem a obrigação moral de criticar a atual política. Elogiar uma e criticar outra é apenas se vender ideologicamente. E por mais que eu tenha uma forte tendência a apoiar esse governo por acreditar que é o melhor a ser feito, isso eu não faço.

* Tem até mesmo keynesianos esquerdistas que estão elogiando essa política cambial. Esses daí pelo menos tem mais coerência que "liberais" que defendem desvalorização de moeda, pois sempre pediram por isso (mesmo que seja feito num governo de "extrema-direita").

A questão é:

1 - O Ministro da Economia deveria ficar vindo a público dizer que "dólar caro é bom" e com isso desvalorizar o real?
Sim, pois a cada momento em que Guedes vem a público dizer que não se preocupa com o valor alto do real e que "real fraco é bom para exportações", ele está mandando um sinal claro para o mercado financeiro e direcionando a moeda para um determinado valor (especuladores ganham dinheiro com o movimento da moeda, e não necessariamente com o valor dela.

2 - O Banco Central deveria ficar fazendo reduções desnecessárias de juros apenas com o intuito de "mitar" e ganhar manchetes, e as quais claramente tem pouco ou nenhum efeito sobre a economia (mas que ajudam a desvalorizar ainda mais a moeda)?
Juros são o preço do dinheiro, e por uma questão de lógica básica, tabelar o preço do crédito é uma política insanamente intervencionista.
Mais específico: a redução da SELIC de 6,50% para 4,25% contribuiu para levar o dólar de 3,70 para 4,35, sem nenhuma alteração realmente perceptível sobre a econômia.
Qual o problema em reconhecer que essa medida foi errada?
Cara, agora tu já pode ser considerado hurr durr petista porque não concorda com a atitude do Deus supremo da economia Paulo Guedes.

Acho interessante um bocado de gente defendendo o péssimo ministro que é o Guedes com base somente que é um nome de confiança do Bolsonaro. O mesmo bolsonaro que considerava até um tempo atrás o Bebiano e o Santa Cruz como nomes de confiança.

Guedes é uma decepção maior do que o Mandetta ou o Salles. Pelo menos esses dois não se esperava nada, apenas cumpriram o papel de tocar a meia boca os respectivos ministérios.

Enviado de meu SM-A705MN usando o Tapatalk
 

Mega Retro

Bam-bam-bam
Mensagens
1.569
Reações
2.266
Pontos
453
Respeito não é opcional. Discuta sem ofender.
não ia responder, mas vou aproveitar esse comentário dele pra mostrar o nível da falaciosidade desse sujeito. Vamos lá.

Primeira falácia:
Fez comparações desproporcionais.
Experienciar alguém comendo carne e chamá-la de carnívora é uma contestação empírica.

Julgar o comportamento de alguém é um julgamento moral. E segundo o google, juízo moral é:

"Entende-se por juízo moral o ato mental que estabelece se uma determinada conduta ou situação tem conteúdo ético ou se, pelo contrário, carece destes princípios. O juízo moral realiza-se a partir do sentido moral de cada indivíduo e responde a uma série de normas e regras que vão sendo adquiridas ao longo da vida."

A falácia fica mais nítida quando se expande o significado de "desonesto intelectual". A maioria das pessoas não são desonestas intelectuais, um petista por exemplo quando defende o Mula. Pra ele ser desonesto intelectual ele precisa saber que as coisas que está dizendo são mentiras, coisa que não se pode contestar, ainda mais porque são fanáticos, o fanatismo é relevado pelo fato de realmente acreditarem no que dizem. Ou seja: muitos dos petistas realmente acreditam no que falam.


Segunda falácia:
Dizer que refutou só desqualifica a argumentação dele, pois no âmbito filosófico a refutação é relativa à corrente filosófica, ocorre quando uma ideia da própria corrente é sobreposta por outro filósofo. É possível dizer que Hume refutou Descartés nas questões ceticistas, mas impossível dizer que Kant refutou Descartés em sua oposição ao materialismo. Porque enquanto estes últimos são correntes opostas que não refutam uma a outra, a primeira comparação são ideias da mesma corrente. A não ser que no mundo dele o determinismo refute a liberdade ou vice-versa. Afinal ambas correntes possuem argumentos contundentes usados por filósofos ao longo dos anos.
Fora do âmbito filosófico a refutação é usada apenas em lógica informal (que é sinônimo de falácia, diga-se de passagem), o que claramente é o caso desse coitado afinal ele não usou nada coerente com a realidade, mas apenas falácias post hoc e achismos.

Por ignorância ele usa um termo que só desqualifica toda a argumentação dele.

Terceira falácia:
Esse último post dele é ele basicamente fazendo isso. Afinal toda a "argumentação" é usando fatores inconsistentes e ilógicos, além de lógica informal e achismos.

E aqui ele mostra que não sabe a definição básica de uma discussão. Espero que ele saiba que em discussões ninguém refuta ninguém, pois o objetivo é chegar a uma conclusão.

Só numa compreensão vulgarizada da palavra pode levar outra conotação.
Em dissuasão se "refuta"
A própria dialética é uma forma de discussão.

Todo esse monte de falácia não seria um problema, afinal fórum é lugar pra se dar a opinião. Mas quando o sujeito vem com toda essa cagação de regra e arrogância dizendo que refutou deus e o mundo, é necessário que pelo menos haja consistência lógica em sua argumentação.
Não perca seu tempo, o virgem de 40 anos não conseguirá entender a primeira linha do seu texto.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Não perca seu tempo, o virgem de 40 anos não conseguirá entender a primeira linha do seu texto.

1º - Seja homem pra me mencionar direito, seja me marcando ou quotando, mas pelo visto você é igual a ele
2º - Você nem me conhece ou sabe a minha idade pra falar uma porra dessas. Fora que usar um argumento de m**** desses não é nada mais que uma falácia, me ataca ao invés de desconstruir o meu argumento
3º - Eu já refutei ele ali em cima, com esse post aqui: https://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/guedes-critica-dólar-baixo-“empregada-doméstica-estava-indo-à-disney”.557268/page-15#post-17530228
4º - Seu post só me faz pensar que o circle jerk desonesto de esquerda do Fórum tá de marcação específica comigo, o que explicaria muita coisa.
5º - Talvez o virgem de 40 anos seja você, e só esteja revoltadinho só esteja tentando colocar suas frustrações em mim. Mas ao contrário de você, eu não vou te imputar isso, é só uma suposição baseada em um aspecto comportamental, foi você que chegou com isso aqui.
6º - Reportado por ofensa e perseguição. Não sei se a moderação vai acatar o pedido, se não acatar, paciência. Mas você sequer estava na discussão e veio me ofender de coisas que além de não serem verdades, também nada tem a ver com o assunto, o que é muito diferente de julgar a conduta de alguém dentro de uma discussão. E mesmo que você falasse isso dos users que realmente são o que você disse, ainda seria persecutório e ofensivo pela forma como você colocou.
 
Ultima Edição:

Xaropinho

Bam-bam-bam
Mensagens
1.997
Reações
5.607
Pontos
268
Eu já refutei ele ali em cima
Vocês desse fórum tem uma tara em refutar as pessoas...
Acho que todo mundo é discípulo do bando boura:
hqdefault.jpg
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Vocês desse fórum tem uma tara em refutar as pessoas...
Acho que todo mundo é discípulo do bando boura:
hqdefault.jpg

Quando eu entro em uma discussão, eu entro pra provar o meu ponto de vista, de forma honesta, com argumentos objetivos e claros (e não com doremifás). Se você acha que eu não refutei o seu coleguinha, então prove que eu estou errado contra-argumentando ao invés de utilizar falácias engraçadinhas.
Se provarem que eu estou errado, eu vou repensar minha opinião. Só que não é culpa minha se a turma não consegue fazer isso. Não é culpa minha se a sua turma é composta de anarquistas que defendem SUS e faculdades federais, o que já é paradoxal por si só.
 

Xaropinho

Bam-bam-bam
Mensagens
1.997
Reações
5.607
Pontos
268
Quando eu entro em uma discussão, eu entro pra provar o meu ponto de vista
Então você não está discutindo, você está querendo convencer as pessoas de seu ponto de vista.
Isso não é uma discussão é uma dicotomia: Você está certo e ele errado.

Partindo desse ponto é notável que tu sequer tem capacidade de entender o argumento do outro, já que sua visão está ofuscada pelo seu "argumento". Logo qualquer discussão que tu participe é inutil.
Esse ponto exemplifica muito bem essa situação:
Perceba que tu sequer sabe meu nome, mais a partir do seu ponto de vista eu faço parte de uma turma e tenho até espectro politico.

É notável que vivem em uma bolha e que qualquer outro que tenha um ponto de vista diferente é taxado de "vocês", não muito diferente das feministas que chamam todos que não concordam com elas de machistas ou dos esquerdistas que chamam a maioria de golpistas, a diferença é que não existe ainda uma "terminologia" para atacar o individuo, mais o movimento é similar.

Portanto podemos concluir que você não é muito diferente de quem tanto critica... É só mais um jovem que acha saber de toda a verdade e que com suas palavras vai mudar o mundo... Paciência... Um dia as pessoas crescem.
 

Lost Brother

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.503
Reações
28.200
Pontos
554
Nao tem como passar pano pro guedes a fala dele parece sair da boca do caco antibes.

Enviado de meu LG-K130 usando o Tapatalk
 

Malakh

Bam-bam-bam
Mensagens
882
Reações
2.555
Pontos
283
Não é culpa minha se a sua turma é composta de anarquistas que defendem SUS e faculdades federais, o que já é paradoxal por si só.
1º - Seja homem pra me mencionar direito, seja me marcando ou quotando, mas pelo visto você é igual a ele
Hipocrisia é mato.
Além do mais, já expliquei isso exaustivamente. É bem simples de entender, mas, pelo visto, tens uma dificuldade enorme.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Então você não está discutindo, você está querendo convencer as pessoas de seu ponto de vista.
Isso não é uma discussão é uma dicotomia: Você está certo e ele errado.

Partindo desse ponto é notável que tu sequer tem capacidade de entender o argumento do outro, já que sua visão está ofuscada pelo seu "argumento". Logo qualquer discussão que tu participe é inutil.
Esse ponto exemplifica muito bem essa situação:

Perceba que tu sequer sabe meu nome, mais a partir do seu ponto de vista eu faço parte de uma turma e tenho até espectro politico.

É notável que vivem em uma bolha e que qualquer outro que tenha um ponto de vista diferente é taxado de "vocês", não muito diferente das feministas que chamam todos que não concordam com elas de machistas ou dos esquerdistas que chamam a maioria de golpistas, a diferença é que não existe ainda uma "terminologia" para atacar o individuo, mais o movimento é similar.

Portanto podemos concluir que você não é muito diferente de quem tanto critica... É só mais um jovem que acha saber de toda a verdade e que com suas palavras vai mudar o mundo... Paciência... Um dia as pessoas crescem.

Amigo, discutir é exatamente isso: tentar provar o próprio ponto enquanto escuta o outro, enquanto se está preparado para mudar de opinião, caso o outro lado se prove correto.

É exatamente o contrário, eu tenho capacidade de escutar o outro e entendê-lo: se o outro provar que eu estou errado, eu mudarei meu ponto de vista e ele provará que está certo.

E eu não ligo pro seu nome, ligo pros outros posts seus que eu já li no tópico e pras curtidas que você deu, e a partir disso eu já posso dizer com qual lado você tem afinidade sim.

E eu não acho que eu sei toda a verdade não, to preparado pra ouvir, mas escutarei também. Agora, enquanto não provarem de fato que eu estou errado, eu irei tentar provar meu ponto até o limite.


Hipocrisia é mato.
Além do mais, já expliquei isso exaustivamente. É bem simples de entender, mas, pelo visto, tens uma dificuldade enorme.

Explicou com uma relativização verborrágica.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Essa é boa. Uma clássica que mandam aqui quando o texto fica um pouco mais complexo do que um papo de boteco.
Tente buscar suas respostas na Universidade YouTube, amigo. Deve ser mais a sua cara.

Amigo, existem textos complexos com conteúdo, e textos complexos sem conteúdo.

Pessoalmente gosto dos wall of texts do @Goris. Via de regra são complexos, porém elucidativos. Não foi o caso do seu comentário, que pode ser simplificado em:

Malakh sincero disse:
"ain, acho a autoridade das instituições privadas inválidas, e como vivemos em uma sociedade capitalista, então é o estado que tem que prover as coisas mesmo, ainda que isso seja incoerente com a própria semântica do termo anarquismo, mas é o que eu acredito assim mesmo"

Mas, pra sua felicidade, ainda não superou o rei da verborragia sem sentido, que é o Ivo Maropo (que por sua vez, já comentou no tópico e exatamente dessa forma, então, não tem problema tocar nisso).
 

Pirlo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.257
Reações
12.113
Pontos
703

Malakh

Bam-bam-bam
Mensagens
882
Reações
2.555
Pontos
283
Amigo, existem textos complexos com conteúdo, e textos complexos sem conteúdo.

Pessoalmente gosto dos wall of texts do @Goris. Via de regra são complexos, porém elucidativos. Não foi o caso do seu comentário, que pode ser simplificado em:



Mas, pra sua felicidade, ainda não superou o rei da verborragia sem sentido, que é o Ivo Maropo (que por sua vez, já comentou no tópico e exatamente dessa forma, então, não tem problema tocar nisso).

Você nem sabe o que é anarquismo, chegado. Sua concepção é idêntica ao senso comum. Não é à toa que você não entendeu a explicação, que aliás era para sanar uma dúvida sua, a qual pensei que era legítima, mas, pelo visto, não era. Sua intenção nunca foi tentar entender o raciocínio anarquista sobre o tema, mas sim "huhuhu vou refutar."
Aliás, esse papel de refutador putativo é bem ridículo e todo mundo já percebeu.
É perda de tempo trocar idéias com um sujeito solipsista como você. Vá ver vídeo do YouTuber Nando Moura que assim ninguém te contraria e você fica no seu refúgio solipsista sem ser incomodado.
 
Topo Fundo