[GUIA] - Transferindo sua emuNAND para outro SD card de forma simples.

Discussão em 'Nintendo' iniciada por Ironvini, 13 Janeiro 2016.

1. Ironvini

Ironvini Bam-bam-bam

Afiliado:
    30 Janeiro 2011
    Curtir recebidos:
    3,906
    Pontos de Troféu:
    324
    Advertisement
    Como muitos aqui, graças ao Downgrade e o belíssimo tutorial do nosso amigo Vraian, nós pudemos entrar no maravilhoso mundo das cias e derivados.

Esse tutorial é basicamente um complemento a esse trabalho do Vraian, e eu só não o criei no tópico do guia oficial para ele não se perder ali ao meio de tantas duvidas e resoluções.

Essa foi a melhor opção que eu encontrei para transferir a emunand de um cartão para outro, já com saves e cias instaladas tudo de uma vez, bastando apenas realizar o backup e jogar. Eu mesmo testei o método e o recomendo, é simples e rápido.

O tutorial foi tirado do fórum da GBAtemp, e o traduzirei as minhas palavras. A quem tiver interesse no trabalho original, ele se encontra aqui: Link

Programas necessários:
    Ambos os programas são gratuitos!

Nota: Esse método vai criar uma cópia 1:1 do seu SD card. Com ele você vai transferir tudo (Emunand, saves, cias instaladas) o que estiver instalado no seu cartão de SD.

Começando:
    1. Plugue o cartão que você vai copiar em seu PC (O cartão em que a emunand já está configurada).
    2. Inicie o USB Image Tool
    3. Clique no cartão SD que vai fazer a cópia e logo em seguida em "Backup"
    4. Ao fim do processo ele vai criar uma imagem, salve ela com o nome que desejar.
    5. Remova o SD card usado para fazer o Backup e coloque o SD para onde você deseja transferir os dados.
    6. Agora clique no cartão SD apresentado, procure a imagem de backup criada anteriormente e clique em "Restore"
    7. Inicie o EaseUS Partition Master e clique em "EaseUS Partition Master Free"
    8. Clique com o botão direito na partição do SD referente ao cartão SD, (ele provavelmente vai estar ao meio de duas partições indefinidas) e escolha a opção "Resize/Move Partition" Exemplo:[​IMG]
    9. Agora na janela que abriu existe uma barra verde referente ao espaço de seu cartão SD, puxe essa barra verde para a direita, até o final.
    10. Clique em OK.
    11. Clique em aplicar no topo esquerdo da tela, clique em ok e pronto!
    Espero que isso ajude a quem estava com duvidas para a realizar uma copia da emunand sem ter que transferir saves manualmente ou ter que reinstalar as cias no SD novamente (já que esse é um processo chato por conta do tempo, e é bem mais rápido desinstalar um jogo que instalar uma CIA).

Não acredito que aja alguma incompatibilidade, porém é sempre recomendado o uso de cartões SD originais para evitar qualquer tipo de problema.

Qualquer duvida, postem!

Anderock, Cech, rizabr e 12 outros curtiram isto.
  2. RahFah

RahFah Bam-bam-bam

Afiliado:
    2 Julho 2008
    Curtir recebidos:
    3,572
    Pontos de Troféu:
    309
    Bom guia!
    Mas acho mais fácil usar o EmunandTools: https://gbatemp.net/threads/emunand-tool-release-and-support-thread.359239/

1. Coloca o cartão atual no PC, abre o emunandTools e escolhe "extrair emunand"

2. Coloca o cartão novo no 3DS e crie uma emunand nova, usando o menu do gateway escolha a opção "Formatar Emunand"
    Ou o homebrew EmuNAND9Tool Nas opções "Complete Emunand Setup" -> "Format SD Emunand"(https://gbatemp.net/threads/release-emunand9tool-open-source-emunand-formatter-manager.405921/)

3. Coloque o cartão novo no PC, abra o emunandTools e escolha a opção "Injetar Emunand". Na janela que abrir, selecione a emunand que você extraiu no passo 1, e pronto.

Não esqueça de copiar os arquivos normais que estavam no cartão antigo pro cartão novo.

Caip, Vissabr, bram stoker e 4 outros curtiram isto.
  3. Vraian

Vraian Bam-bam-bam

Afiliado:
    5 Julho 2008
    Curtir recebidos:
    6,238
    Pontos de Troféu:
    449
    Que é justamente o que eu coloquei no meu XD

Mas é bom ter opções.

RodrigoSouzaCE e RahFah curtiram isto.
  4. RodrigoSouzaCE

RodrigoSouzaCE Bam-bam-bam

Afiliado:
    27 Março 2011
    Curtir recebidos:
    6,259
    Pontos de Troféu:
    379
    Eu ia postar mas tu foi mais rápido! :kbeca
    Vou linkar pra galera que perguntar.
    Eu prefiro este método mesmo, quem tem costume com info e mexe com pcs é MUITO tranquilo, alias eu já utilizava essas ferramentas pro dia a dia de clonagens , backups e etc. Tava tudo instalado já.:kfeliz

Ironvini aprova isto.
  5. Ironvini

Ironvini Bam-bam-bam

Afiliado:
    30 Janeiro 2011
    Curtir recebidos:
    3,906
    Pontos de Troféu:
    324
    Eu já tinha trabalhado com ferramentas parecidas também, achei simples dessa forma, e o que mais gostei foi não precisar reinstalar nada, copia perfeita 1:1 de uma forma rápida e simples.

RahFah aprova isto.
  6. pwnds

pwnds Habitué da casa

Afiliado:
    27 Dezembro 2011
    Curtir recebidos:
    85
    Pontos de Troféu:
    54
    @Ironvini

Acabei de transferir a emunand de um sd16gb para sd de 64gb sem nenhum problema :)

Valeu pelo tutorial xD

RahFah, RodrigoSouzaCE e Ironvini aprovam isto.
  7. Head_Hunter

Head_Hunter Veterano

Afiliado:
    28 Setembro 2002
    Curtir recebidos:
    138
    Pontos de Troféu:
    144
    Quando diz para copiar os arquivos nornais, seriam todos os demais arquivos com exceção da pasta Nintendo 3DS (que contém a emunand)?

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk

8. RahFah

RahFah Bam-bam-bam

Afiliado:
    2 Julho 2008
    Curtir recebidos:
    3,572
    Pontos de Troféu:
    309
    Isso, mas copia tambem a pasta Nintendo 3DS. Nela estão os jogos q vc instalou.
    A emunand fica numa partição separada do pendrive, invisível ao windows.

Ironvini aprova isto.
  9. sniper 3d

sniper 3d Bam-bam-bam

Afiliado:
    8 Junho 2010
    Curtir recebidos:
    4,735
    Pontos de Troféu:
    324
    bom tuto, também achei mais simples esse de clonar o cartão.:kjoinha

RodrigoSouzaCE e Ironvini curtiram isto.
  10. Kabaneri

Kabaneri Bam-bam-bam

Afiliado:
    8 Novembro 2012
    Curtir recebidos:
    1,695
    Pontos de Troféu:
    203
    Show de bola.

11. Vraian

Vraian Bam-bam-bam

Afiliado:
    5 Julho 2008
    Curtir recebidos:
    6,238
    Pontos de Troféu:
    449
    Fui testar esse método com um outro cartão que tenho, mas infelizmente não rolou.
    O segundo cartão é menor que o primeiro, apesar falarem que são de 16gb :/

Kabaneri aprova isto.
  12. Kabaneri

Kabaneri Bam-bam-bam

Afiliado:
    8 Novembro 2012
    Curtir recebidos:
    1,695
    Pontos de Troféu:
    203
    O meu era um de 8gb e fiz para um de 16, embora sejam menores por causa do kb.

13. Vraian

Vraian Bam-bam-bam

Afiliado:
    5 Julho 2008
    Curtir recebidos:
    6,238
    Pontos de Troféu:
    449
    Era de um 16gb para outro 16gb. É um microSD num adaptador, está me dando um pouquinho de dor de cabeça.
    Mas vou transferir de um cartão de 4gb para ele.

Kabaneri aprova isto.
  14. Kabaneri

Kabaneri Bam-bam-bam

Afiliado:
    8 Novembro 2012
    Curtir recebidos:
    1,695
    Pontos de Troféu:
    203
    O meu tmb foi de microSD para microSD com adaptador, no meu caso fiou em 6gb o "iso" de backup, na transferência o novo microSD ficou total desses Gb reconhecido no windows, dai foi só fazer o extensão com o Easy partion (ou algo assim) q ficou com o tamanho total q é seus 14gb... vc não chegou a fazer com o Emunand Tools (outra opção)?

15. Vraian

Vraian Bam-bam-bam

Afiliado:
    5 Julho 2008
    Curtir recebidos:
    6,238
    Pontos de Troféu:
    449
    Nesse novo cartão eu tive alguns problemas para gerar a emuNAND. O browserhax resolveu me trollar e precisei parar.
    Mas fiz com o de 4gb e agora rolou.

Kabaneri e RodrigoSouzaCE curtiram isto.
  16. Davi Silva Moreira

Davi Silva Moreira Habitué da casa

Afiliado:
    2 Maio 2014
    Curtir recebidos:
    167
    Pontos de Troféu:
    78
    Gostaria de Agradecer muito por este tutorial.
    Comprei um cartão de 128GB e queria transferir do 32 para o 128.
    Fiz inicialmente o método do Vraian, tive sucesso. Porém, as Cias tinham sumido! Estava triste em ter que instalar novamente.
    Testei o método deste tutorial e Pronto! Transferi tudo para o cartão de 128GB com sucesso!
    Muito obrigado!

RodrigoSouzaCE aprova isto.
  17. Vissabr

Vissabr Veterano

Afiliado:
    6 Março 2015
    Curtir recebidos:
    762
    Pontos de Troféu:
    143
    Fiz o procedimento do post usando os programas do cartão de 4 gigas do 3ds para um de 32 e apr3senta que a emunand não está no cartão, reinicia o sistema e entra no sistema próprio do 3ds

Enviado de meu GT-I9063T usando Tapatalk

18. RodrigoSouzaCE

Afiliado:
    27 Março 2011
    Curtir recebidos:
    6,259
    Pontos de Troféu:
    379
    Reveja o cartão, coloca no pc e veja se esta tudo ok com o cartão e os arquivos,abra o easus e veja se apartição fantasma(emunand) está lá, e repita o processo, as vezes ocorre isso devido a má leitura do cartão "novo". Devido a "n" coisas, como classificação, qualidade, qualidade do adaptador SD e etc.

19. Vissabr

Vissabr Veterano

Afiliado:
    6 Março 2015
    Curtir recebidos:
    762
    Pontos de Troféu:
    143
    Então eu refiz o processo ai foi ok, retirei do 3ds e coloquei mais alguns jogos pra instalar, liguei o 3ds voltou a tela novamente, vou tentar o outro processo do gateway ou refazer o desbloqueio com esse cartão do meu 3ds novamente

20. RodrigoSouzaCE

Afiliado:
    27 Março 2011
    Curtir recebidos:
    6,259
    Pontos de Troféu:
    379
    Nesse caso aí ficou claro que o cartão é que não tá legal ou o adaptador que provavelmente você usa.
    Tira e encaixa de novo no 3ds que lê ou então tente pegar um cartão de 32 mais confiavel/melhor.OU tente com outro adaptador. Acontece mesmo.
    Se for aquela de travar na tela amarela/vermelha na hora de bootar é normal também. Tem outro processo que melhora o boot mais aí o Vraian manja melhor que eu.

Vissabr aprova isto.
  21. Vissabr

Vissabr Veterano

Afiliado:
    6 Março 2015
    Curtir recebidos:
    762
    Pontos de Troféu:
    143
    Estou refazendo o processo todo com outro cartão que tenho de 32 gigas inicialmente fiz o processo e coloquei somente um jogo, foi de boa, agora estou colocando todos os jogos que baixei pra ver se vai dar pau, vakeu pela dica

RodrigoSouzaCE aprova isto.
  22. Gabriel Nada

Gabriel Nada Ser evoluído

Afiliado:
    20 Fevereiro 2016
    Curtir recebidos:
    5
    Pontos de Troféu:
    18
    Comprei um SD novo, e não consigo passar o backup pra ele.
    Criei um Backup com o USB Image Tools, mas na hora de restaurar o backup dá erro 1117 i/o error, aí preciso formatar ele de novo...

Pelo método da EmunandTools, eu crio o backup da Nand, e quando coloco o SD vazio no 3ds, pra formatar a emuNand, não consigo entrar na Homebrew =/
    Fica só na tela vermelha.

Estou fazendo algo errado ?

23. RodrigoSouzaCE

Afiliado:
    27 Março 2011
    Curtir recebidos:
    6,259
    Pontos de Troféu:
    379
    Sd provavelmente com problema, é original? Está usando com leitor de cartão?
    Se sim tente trocar inicialmente por outro leitor de cartão.

24. Gabriel Nada

Gabriel Nada Ser evoluído

Afiliado:
    20 Fevereiro 2016
    Curtir recebidos:
    5
    Pontos de Troféu:
    18
    Galera. Uma dica:
    Quando vcs extrairem a NAND de um SD e injetar em outro, pode surgir um erro de invalid NAND Size.
    Uma solução pra isso é baixar o emuNANDtool 1.0.1
    Parece que a versão 1.0.3 tem uns problemas.

25. BrunoRH!

BrunoRH! Larva

Afiliado:
    27 Abril 2016
    Curtir recebidos:
    1
    Pontos de Troféu:
    1
    Pessoal, boa noite.

Eu fiz todo o processo, passando minha emunand de um cartão de 2gb para um de 16gb, porém eu não consigo aumentar a partição, o EaseUS da erro. O que eu posso fazer?

Kabaneri aprova isto.
  26. Kabaneri

Kabaneri Bam-bam-bam

Afiliado:
    8 Novembro 2012
    Curtir recebidos:
    1,695
    Pontos de Troféu:
    203
    Aconteceu isso com dois SD meus, o primeiro de 4gb q usava no 3ds e fiz o processo do desbloqueio, sem qrer fiz uma limpeza pelo gerenciador da sysnand e ficou 900mb inutilizado (nada resolveu). Troquei por um de 8gb (segui este tuto), um dia perdi o desbloqueio (não lembro pq) nisso fiz esse tuto para transferir para um de 16gb e no de 8gb, perdi 1.6gb (nada resolveu.
    Se alguem souber e dar una luz ;)

Enviado de meu XT919 usando Tapatalk

27. Caip

Caip Bam-bam-bam

Afiliado:
    10 Novembro 2010
    Curtir recebidos:
    9,330
    Pontos de Troféu:
    369
    Fazendo dessa forma os saves da emunand ficam intactos?

28. Lapaz

Lapaz Larva

Afiliado:
    5 Abril 2016
    Curtir recebidos:
    6
    Pontos de Troféu:
    3
    Segui o tutorial e estava dando tudo certo (aparentemente), porém, quando eu colocava o SD novo no 3DS aparecia uma mensagem que o 3DS não reconheceu o cartão.
    Após pesquisar um pouco percebi que meu problema era com o EaseUS Partition Master Free. Na parte de realocar ele estava reformatando o SD pra exFAT.
    Então, para quem está com esse problema a dica é usar o Paragon Partition Manager (baixe a versão Free).
    Antes de mais nada, pra quem tem cartão acima de 32GB é necessário formatar pra FAT32, pois ele vem no formato exFAT (como no meu caso, que é um Sandisk de 64GB), que o 3DS não reconhece, para isso eu usei o HP USB Disk Storage Format Tool.
    Depois de formatar, fiz os passos 1, 2, 3, 4, 5 e 6 do tutorial do Ironvini. No passo 7 é que usei o Paragon Partition Manager.
    Ao abrir o programa basta selecionar a opção Partition Manager Free. Vai abrir uma tela parecida com a imagem abaixo:
    Depois, basta clicar com o botão direito do mouse na parte central das partições do SD (a que tem a cor verde) e clicar em Move/resize Partition. Na tela que abrir arraste a barra toda pra direita e de OK, voltando à tela anterior clique em Apply e pronto.
    Desta forma funcionou de boa aqui, com todos os saves e jogos intactos.
    Obrigado Ironvini pelo tutorial e espero que esse outro programa possa ajudar quem esta tendo problemas.

Abraços.

29. Matezoide

Matezoide Veterano

Afiliado:
    6 Janeiro 2009
    Curtir recebidos:
    67
    Pontos de Troféu:
    144
    Eu imagino que a razão desse metodo não precisar de mais nenhum passo é porque a Emumand fica ''escondida'' no computador, então ela não pode ser copiada por metodos tradicionais?

Enquanto esse faz uma imagem que consegue juntar tudo de uma so vez, de maneira perfeitamente igual a anterior?

Se eu usar esse metodo, o meu SD antigo ainda vai funcionar, correto? Mesmo que eu faça isso e não funcione, ainda terei acesso a minha EmuNAND pelo meu SD antigo? Eu estava pensando em trocar para um maior, mas o medo de fazer alguma besteira que me impeça de simplesmente usar o original sempre me preocupou :klingua

30. Lapaz

Lapaz Larva

Afiliado:
    5 Abril 2016
    Curtir recebidos:
    6
    Pontos de Troféu:
    3
    O método aqui do tópico ele simplesmente copia o que tem num SD para outro. Outros metodos envolvem fazer backup da emuNAND, mas ela não fica "escondida" no PC como vc disse, pois ela gera um arquivo.
    Mas, especificamente sobre o processo aqui deste tópico, não precisa ter medo, caso vc não consiga transferir para outro SD maior(o que acho dificil, visto as dicas que tem aqui), o antigo estara funcionando da maneira que sempre foi.

31. recruta3ds

recruta3ds Ser evoluído

Afiliado:
    6 Maio 2016
    Curtir recebidos:
    10
    Pontos de Troféu:
    18
    Sempre usei o EmuNANDTool, o único ponto fraco dele é que só lê Cartão de memória
    SD, não funciona para adaptadores de sd no usb.

32. bram stoker

bram stoker Bam-bam-bam

Afiliado:
    4 Dezembro 2013
    Curtir recebidos:
    2,281
    Pontos de Troféu:
    303
    Aqui de boas com adaptador até o new 3ds que é micro sdxc interno funciona no PC

veio do meu grão prime usando trepa taka

33. Vraian

Vraian Bam-bam-bam

Afiliado:
    5 Julho 2008
    Curtir recebidos:
    6,238
    Pontos de Troféu:
    449
    emunandTool já não funciona mais com as novas emuNANDs (nem com redNAND, no caso). O jeito é usar o Decrypt9 se quiser esse tipo de backup.

34. recruta3ds

recruta3ds Ser evoluído

Afiliado:
    6 Maio 2016
    Curtir recebidos:
    10
    Pontos de Troféu:
    18
    Novas emuNANDs? não entendi, pois todas as que criei até agora foram criado pelo menu Gateway (Launcher.dat). E acredito que são tudo a mesma coisa, RedNAND também, lembro da época da PalantineCFW... mas ok.

35. Vraian

Vraian Bam-bam-bam

Afiliado:
    5 Julho 2008
    Curtir recebidos:
    6,238
    Pontos de Troféu:
    449
    Bem, se você pesquisar vai ver do que eu estou falando xD

Backups e emuNANDs do Gateway não são ideais, tem um tanto de bytes extras (ou algo do gênero). Isso não sou eu falando, mas sim o dok3, um dos caras que mais entende disso. Ele é o autor principal do Emunand9, Decrypt9 e Godmode9.

RedNAND é diferente também. Ela funciona através de um redirecionamento da NAND do console, por isso usa menos espaço. Como só uso sysNAND (arm9loaderhax) não fui atrás de entender mais.

Dê uma pesquisada no GBATemp, mas o emunandTools não funciona mesmo com as novas.

Compartilhe essa página