O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[GUIA] - Transferindo sua emuNAND para outro SD card de forma simples.

StrawxHatt

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.202
Reações
4.447
Pontos
724
Como muitos aqui, graças ao Downgrade e o belíssimo tutorial do nosso amigo Vraian, nós pudemos entrar no maravilhoso mundo das cias e derivados.

Esse tutorial é basicamente um complemento a esse trabalho do Vraian, e eu só não o criei no tópico do guia oficial para ele não se perder ali ao meio de tantas duvidas e resoluções.

Essa foi a melhor opção que eu encontrei para transferir a emunand de um cartão para outro, já com saves e cias instaladas tudo de uma vez, bastando apenas realizar o backup e jogar. Eu mesmo testei o método e o recomendo, é simples e rápido.

O tutorial foi tirado do fórum da GBAtemp, e o traduzirei as minhas palavras. A quem tiver interesse no trabalho original, ele se encontra aqui: Link

Programas necessários:
Ambos os programas são gratuitos!

Nota: Esse método vai criar uma cópia 1:1 do seu SD card. Com ele você vai transferir tudo (Emunand, saves, cias instaladas) o que estiver instalado no seu cartão de SD.

Começando:
  1. Plugue o cartão que você vai copiar em seu PC (O cartão em que a emunand já está configurada).
  2. Inicie o USB Image Tool
  3. Clique no cartão SD que vai fazer a cópia e logo em seguida em "Backup"
  4. Ao fim do processo ele vai criar uma imagem, salve ela com o nome que desejar.
  5. Remova o SD card usado para fazer o Backup e coloque o SD para onde você deseja transferir os dados.
  6. Agora clique no cartão SD apresentado, procure a imagem de backup criada anteriormente e clique em "Restore"
  7. Inicie o EaseUS Partition Master e clique em "EaseUS Partition Master Free"
  8. Clique com o botão direito na partição do SD referente ao cartão SD, (ele provavelmente vai estar ao meio de duas partições indefinidas) e escolha a opção "Resize/Move Partition" Exemplo:
    it5eGBl.png

  9. Agora na janela que abriu existe uma barra verde referente ao espaço de seu cartão SD, puxe essa barra verde para a direita, até o final.
  10. Clique em OK.
  11. Clique em aplicar no topo esquerdo da tela, clique em ok e pronto!
Espero que isso ajude a quem estava com duvidas para a realizar uma copia da emunand sem ter que transferir saves manualmente ou ter que reinstalar as cias no SD novamente (já que esse é um processo chato por conta do tempo, e é bem mais rápido desinstalar um jogo que instalar uma CIA).

Não acredito que aja alguma incompatibilidade, porém é sempre recomendado o uso de cartões SD originais para evitar qualquer tipo de problema.

Qualquer duvida, postem!
 

RahFah

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.510
Reações
3.652
Pontos
959
Bom guia!
Mas acho mais fácil usar o EmunandTools: https://gbatemp.net/threads/emunand-tool-release-and-support-thread.359239/

1. Coloca o cartão atual no PC, abre o emunandTools e escolhe "extrair emunand"

2. Coloca o cartão novo no 3DS e crie uma emunand nova, usando o menu do gateway escolha a opção "Formatar Emunand"
Ou o homebrew EmuNAND9Tool Nas opções "Complete Emunand Setup" -> "Format SD Emunand"(https://gbatemp.net/threads/release-emunand9tool-open-source-emunand-formatter-manager.405921/)

3. Coloque o cartão novo no PC, abra o emunandTools e escolha a opção "Injetar Emunand". Na janela que abrir, selecione a emunand que você extraiu no passo 1, e pronto.

Não esqueça de copiar os arquivos normais que estavam no cartão antigo pro cartão novo.
 

Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.305
Reações
7.613
Pontos
1.199
Bom guia!
Mas acho mais fácil usar o EmunandTools: https://gbatemp.net/threads/emunand-tool-release-and-support-thread.359239/

1. Coloca o cartão atual no PC, abre o emunandTools e escolhe "extrair emunand"

2. Coloca o cartão novo no 3DS e crie uma emunand nova, usando o menu do gateway escolha a opção "Formatar Emunand"
Ou o homebrew EmuNAND9Tool Nas opções "Complete Emunand Setup" -> "Format SD Emunand"(https://gbatemp.net/threads/release-emunand9tool-open-source-emunand-formatter-manager.405921/)

3. Coloque o cartão novo no PC, abra o emunandTools e escolha a opção "Injetar Emunand". Na janela que abrir, selecione a emunand que você extraiu no passo 1, e pronto.

Não esqueça de copiar os arquivos normais que estavam no cartão antigo pro cartão novo.

Que é justamente o que eu coloquei no meu XD

Mas é bom ter opções.
 

RodrigoSouzaCE

Bam-bam-bam
Mensagens
7.753
Reações
7.288
Pontos
379
Eu ia postar mas tu foi mais rápido! :kbeca
Vou linkar pra galera que perguntar.
Eu prefiro este método mesmo, quem tem costume com info e mexe com pcs é MUITO tranquilo, alias eu já utilizava essas ferramentas pro dia a dia de clonagens , backups e etc. Tava tudo instalado já.:kfeliz
 

StrawxHatt

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.202
Reações
4.447
Pontos
724
Eu ia postar mas tu foi mais rápido! :kbeca
Vou linkar pra galera que perguntar.
Eu prefiro este método mesmo, quem tem costume com info e mexe com pcs é MUITO tranquilo, alias eu já utilizava essas ferramentas pro dia a dia de clonagens , backups e etc. Tava tudo instalado já.:kfeliz

Eu já tinha trabalhado com ferramentas parecidas também, achei simples dessa forma, e o que mais gostei foi não precisar reinstalar nada, copia perfeita 1:1 de uma forma rápida e simples.
 

pwnds

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.629
Reações
15.563
Pontos
694
@Ironvini

Acabei de transferir a emunand de um sd16gb para sd de 64gb sem nenhum problema :)

Valeu pelo tutorial xD
 


Head_Hunter

Veterano
Mensagens
1.898
Reações
141
Pontos
144
Bom guia!
Mas acho mais fácil usar o EmunandTools: https://gbatemp.net/threads/emunand-tool-release-and-support-thread.359239/

1. Coloca o cartão atual no PC, abre o emunandTools e escolhe "extrair emunand"

2. Coloca o cartão novo no 3DS e crie uma emunand nova, usando o menu do gateway escolha a opção "Formatar Emunand"
Ou o homebrew EmuNAND9Tool Nas opções "Complete Emunand Setup" -> "Format SD Emunand"(https://gbatemp.net/threads/release-emunand9tool-open-source-emunand-formatter-manager.405921/)

3. Coloque o cartão novo no PC, abra o emunandTools e escolha a opção "Injetar Emunand". Na janela que abrir, selecione a emunand que você extraiu no passo 1, e pronto.

Não esqueça de copiar os arquivos normais que estavam no cartão antigo pro cartão novo.
Quando diz para copiar os arquivos nornais, seriam todos os demais arquivos com exceção da pasta Nintendo 3DS (que contém a emunand)?

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk
 

RahFah

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.510
Reações
3.652
Pontos
959
Quando diz para copiar os arquivos nornais, seriam todos os demais arquivos com exceção da pasta Nintendo 3DS (que contém a emunand)?

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk
Isso, mas copia tambem a pasta Nintendo 3DS. Nela estão os jogos q vc instalou.
A emunand fica numa partição separada do pendrive, invisível ao windows.
 

sniper 3d

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.812
Reações
5.951
Pontos
724
bom tuto, também achei mais simples esse de clonar o cartão.:kjoinha
 

Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.305
Reações
7.613
Pontos
1.199
Fui testar esse método com um outro cartão que tenho, mas infelizmente não rolou.
O segundo cartão é menor que o primeiro, apesar falarem que são de 16gb :/
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Fui testar esse método com um outro cartão que tenho, mas infelizmente não rolou.
O segundo cartão é menor que o primeiro, apesar falarem que são de 16gb :/
O meu era um de 8gb e fiz para um de 16, embora sejam menores por causa do kb.
 

Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.305
Reações
7.613
Pontos
1.199
O meu era um de 8gb e fiz para um de 16, embora sejam menores por causa do kb.

Era de um 16gb para outro 16gb. É um microSD num adaptador, está me dando um pouquinho de dor de cabeça.
Mas vou transferir de um cartão de 4gb para ele.
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Era de um 16gb para outro 16gb. É um microSD num adaptador, está me dando um pouquinho de dor de cabeça.
Mas vou transferir de um cartão de 4gb para ele.
O meu tmb foi de microSD para microSD com adaptador, no meu caso fiou em 6gb o "iso" de backup, na transferência o novo microSD ficou total desses Gb reconhecido no windows, dai foi só fazer o extensão com o Easy partion (ou algo assim) q ficou com o tamanho total q é seus 14gb... vc não chegou a fazer com o Emunand Tools (outra opção)?
 

Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.305
Reações
7.613
Pontos
1.199
O meu tmb foi de microSD para microSD com adaptador, no meu caso fiou em 6gb o "iso" de backup, na transferência o novo microSD ficou total desses Gb reconhecido no windows, dai foi só fazer o extensão com o Easy partion (ou algo assim) q ficou com o tamanho total q é seus 14gb... vc não chegou a fazer com o Emunand Tools (outra opção)?

Nesse novo cartão eu tive alguns problemas para gerar a emuNAND. O browserhax resolveu me trollar e precisei parar.
Mas fiz com o de 4gb e agora rolou.
 

Davi Silva Moreira

Bam-bam-bam
Mensagens
241
Reações
565
Pontos
278
Gostaria de Agradecer muito por este tutorial.
Comprei um cartão de 128GB e queria transferir do 32 para o 128.
Fiz inicialmente o método do Vraian, tive sucesso. Porém, as Cias tinham sumido! Estava triste em ter que instalar novamente.
Testei o método deste tutorial e Pronto! Transferi tudo para o cartão de 128GB com sucesso!
Muito obrigado!
 

Dark Vissa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.233
Reações
16.024
Pontos
503
Fiz o procedimento do post usando os programas do cartão de 4 gigas do 3ds para um de 32 e apr3senta que a emunand não está no cartão, reinicia o sistema e entra no sistema próprio do 3ds

Enviado de meu GT-I9063T usando Tapatalk
 

RodrigoSouzaCE

Bam-bam-bam
Mensagens
7.753
Reações
7.288
Pontos
379
Fiz o procedimento do post usando os programas do cartão de 4 gigas do 3ds para um de 32 e apr3senta que a emunand não está no cartão, reinicia o sistema e entra no sistema próprio do 3ds

Enviado de meu GT-I9063T usando Tapatalk
Reveja o cartão, coloca no pc e veja se esta tudo ok com o cartão e os arquivos,abra o easus e veja se apartição fantasma(emunand) está lá, e repita o processo, as vezes ocorre isso devido a má leitura do cartão "novo". Devido a "n" coisas, como classificação, qualidade, qualidade do adaptador SD e etc.
 

Dark Vissa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.233
Reações
16.024
Pontos
503
Então eu refiz o processo ai foi ok, retirei do 3ds e coloquei mais alguns jogos pra instalar, liguei o 3ds voltou a tela novamente, vou tentar o outro processo do gateway ou refazer o desbloqueio com esse cartão do meu 3ds novamente

Enviado de meu GT-I9063T usando Tapatalk
 

RodrigoSouzaCE

Bam-bam-bam
Mensagens
7.753
Reações
7.288
Pontos
379
Então eu refiz o processo ai foi ok, retirei do 3ds e coloquei mais alguns jogos pra instalar, liguei o 3ds voltou a tela novamente, vou tentar o outro processo do gateway ou refazer o desbloqueio com esse cartão do meu 3ds novamente

Enviado de meu GT-I9063T usando Tapatalk
Nesse caso aí ficou claro que o cartão é que não tá legal ou o adaptador que provavelmente você usa.
Tira e encaixa de novo no 3ds que lê ou então tente pegar um cartão de 32 mais confiavel/melhor.OU tente com outro adaptador. Acontece mesmo.
Se for aquela de travar na tela amarela/vermelha na hora de bootar é normal também. Tem outro processo que melhora o boot mais aí o Vraian manja melhor que eu.
 

Dark Vissa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.233
Reações
16.024
Pontos
503
Nesse caso aí ficou claro que o cartão é que não tá legal ou o adaptador que provavelmente você usa.
Tira e encaixa de novo no 3ds que lê ou então tente pegar um cartão de 32 mais confiavel/melhor.OU tente com outro adaptador. Acontece mesmo.
Se for aquela de travar na tela amarela/vermelha na hora de bootar é normal também. Tem outro processo que melhora o boot mais aí o Vraian manja melhor que eu.
Estou refazendo o processo todo com outro cartão que tenho de 32 gigas inicialmente fiz o processo e coloquei somente um jogo, foi de boa, agora estou colocando todos os jogos que baixei pra ver se vai dar pau, vakeu pela dica

Enviado de meu GT-I9063T usando Tapatalk
 

Gabriel Nada

Ser evoluído
Mensagens
48
Reações
5
Pontos
18
Comprei um SD novo, e não consigo passar o backup pra ele.
Criei um Backup com o USB Image Tools, mas na hora de restaurar o backup dá erro 1117 i/o error, aí preciso formatar ele de novo...

Pelo método da EmunandTools, eu crio o backup da Nand, e quando coloco o SD vazio no 3ds, pra formatar a emuNand, não consigo entrar na Homebrew =/
Fica só na tela vermelha.

Estou fazendo algo errado ?
 

RodrigoSouzaCE

Bam-bam-bam
Mensagens
7.753
Reações
7.288
Pontos
379
Comprei um SD novo, e não consigo passar o backup pra ele.
Criei um Backup com o USB Image Tools, mas na hora de restaurar o backup dá erro 1117 i/o error, aí preciso formatar ele de novo...

Pelo método da EmunandTools, eu crio o backup da Nand, e quando coloco o SD vazio no 3ds, pra formatar a emuNand, não consigo entrar na Homebrew =/
Fica só na tela vermelha.

Estou fazendo algo errado ?
Sd provavelmente com problema, é original? Está usando com leitor de cartão?
Se sim tente trocar inicialmente por outro leitor de cartão.
 

Gabriel Nada

Ser evoluído
Mensagens
48
Reações
5
Pontos
18
Galera. Uma dica:
Quando vcs extrairem a NAND de um SD e injetar em outro, pode surgir um erro de invalid NAND Size.
Uma solução pra isso é baixar o emuNANDtool 1.0.1
Parece que a versão 1.0.3 tem uns problemas.
 

BrunoRH!

Larva
Mensagens
1
Reações
1
Pontos
1
Pessoal, boa noite.

Eu fiz todo o processo, passando minha emunand de um cartão de 2gb para um de 16gb, porém eu não consigo aumentar a partição, o EaseUS da erro. O que eu posso fazer?
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Pessoal, boa noite.

Eu fiz todo o processo, passando minha emunand de um cartão de 2gb para um de 16gb, porém eu não consigo aumentar a partição, o EaseUS da erro. O que eu posso fazer?
Aconteceu isso com dois SD meus, o primeiro de 4gb q usava no 3ds e fiz o processo do desbloqueio, sem qrer fiz uma limpeza pelo gerenciador da sysnand e ficou 900mb inutilizado (nada resolveu). Troquei por um de 8gb (segui este tuto), um dia perdi o desbloqueio (não lembro pq) nisso fiz esse tuto para transferir para um de 16gb e no de 8gb, perdi 1.6gb (nada resolveu.
Se alguem souber e dar una luz ;)

Enviado de meu XT919 usando Tapatalk
 

Caip

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.159
Reações
12.356
Pontos
769
Bom guia!
Mas acho mais fácil usar o EmunandTools: https://gbatemp.net/threads/emunand-tool-release-and-support-thread.359239/

1. Coloca o cartão atual no PC, abre o emunandTools e escolhe "extrair emunand"

2. Coloca o cartão novo no 3DS e crie uma emunand nova, usando o menu do gateway escolha a opção "Formatar Emunand"
Ou o homebrew EmuNAND9Tool Nas opções "Complete Emunand Setup" -> "Format SD Emunand"(https://gbatemp.net/threads/release-emunand9tool-open-source-emunand-formatter-manager.405921/)

3. Coloque o cartão novo no PC, abra o emunandTools e escolha a opção "Injetar Emunand". Na janela que abrir, selecione a emunand que você extraiu no passo 1, e pronto.

Não esqueça de copiar os arquivos normais que estavam no cartão antigo pro cartão novo.

Fazendo dessa forma os saves da emunand ficam intactos?
 

Lapaz

Novato
Mensagens
25
Reações
6
Pontos
13
Segui o tutorial e estava dando tudo certo (aparentemente), porém, quando eu colocava o SD novo no 3DS aparecia uma mensagem que o 3DS não reconheceu o cartão.
Após pesquisar um pouco percebi que meu problema era com o EaseUS Partition Master Free. Na parte de realocar ele estava reformatando o SD pra exFAT.
Então, para quem está com esse problema a dica é usar o Paragon Partition Manager (baixe a versão Free).
Antes de mais nada, pra quem tem cartão acima de 32GB é necessário formatar pra FAT32, pois ele vem no formato exFAT (como no meu caso, que é um Sandisk de 64GB), que o 3DS não reconhece, para isso eu usei o HP USB Disk Storage Format Tool.
Depois de formatar, fiz os passos 1, 2, 3, 4, 5 e 6 do tutorial do Ironvini. No passo 7 é que usei o Paragon Partition Manager.
Ao abrir o programa basta selecionar a opção Partition Manager Free. Vai abrir uma tela parecida com a imagem abaixo:
upload_2016-3-22_0-31-11.png

Depois, basta clicar com o botão direito do mouse na parte central das partições do SD (a que tem a cor verde) e clicar em Move/resize Partition. Na tela que abrir arraste a barra toda pra direita e de OK, voltando à tela anterior clique em Apply e pronto.
Desta forma funcionou de boa aqui, com todos os saves e jogos intactos.
Obrigado Ironvini pelo tutorial e espero que esse outro programa possa ajudar quem esta tendo problemas.

Abraços.
 

Matezoide

Veterano
Mensagens
2.749
Reações
69
Pontos
144
Eu imagino que a razão desse metodo não precisar de mais nenhum passo é porque a Emumand fica ''escondida'' no computador, então ela não pode ser copiada por metodos tradicionais?

Enquanto esse faz uma imagem que consegue juntar tudo de uma so vez, de maneira perfeitamente igual a anterior?

Se eu usar esse metodo, o meu SD antigo ainda vai funcionar, correto? Mesmo que eu faça isso e não funcione, ainda terei acesso a minha EmuNAND pelo meu SD antigo? Eu estava pensando em trocar para um maior, mas o medo de fazer alguma besteira que me impeça de simplesmente usar o original sempre me preocupou :klingua
 

Lapaz

Novato
Mensagens
25
Reações
6
Pontos
13
Eu imagino que a razão desse metodo não precisar de mais nenhum passo é porque a Emumand fica ''escondida'' no computador, então ela não pode ser copiada por metodos tradicionais?

Enquanto esse faz uma imagem que consegue juntar tudo de uma so vez, de maneira perfeitamente igual a anterior?

Se eu usar esse metodo, o meu SD antigo ainda vai funcionar, correto? Mesmo que eu faça isso e não funcione, ainda terei acesso a minha EmuNAND pelo meu SD antigo? Eu estava pensando em trocar para um maior, mas o medo de fazer alguma besteira que me impeça de simplesmente usar o original sempre me preocupou :klingua
O método aqui do tópico ele simplesmente copia o que tem num SD para outro. Outros metodos envolvem fazer backup da emuNAND, mas ela não fica "escondida" no PC como vc disse, pois ela gera um arquivo.
Mas, especificamente sobre o processo aqui deste tópico, não precisa ter medo, caso vc não consiga transferir para outro SD maior(o que acho dificil, visto as dicas que tem aqui), o antigo estara funcionando da maneira que sempre foi.
 

recruta3ds

Ser evoluído
Mensagens
56
Reações
9
Pontos
18
Bom guia!
Mas acho mais fácil usar o EmunandTools: https://gbatemp.net/threads/emunand-tool-release-and-support-thread.359239/

1. Coloca o cartão atual no PC, abre o emunandTools e escolhe "extrair emunand"

2. Coloca o cartão novo no 3DS e crie uma emunand nova, usando o menu do gateway escolha a opção "Formatar Emunand"
Ou o homebrew EmuNAND9Tool Nas opções "Complete Emunand Setup" -> "Format SD Emunand"(https://gbatemp.net/threads/release-emunand9tool-open-source-emunand-formatter-manager.405921/)

3. Coloque o cartão novo no PC, abra o emunandTools e escolha a opção "Injetar Emunand". Na janela que abrir, selecione a emunand que você extraiu no passo 1, e pronto.

Não esqueça de copiar os arquivos normais que estavam no cartão antigo pro cartão novo.
Sempre usei o EmuNANDTool, o único ponto fraco dele é que só lê Cartão de memória
SD, não funciona para adaptadores de sd no usb.
 

Vlad_von_tepes

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.448
Reações
3.126
Pontos
753
Sempre usei o EmuNANDTool, o único ponto fraco dele é que só lê Cartão de memória
SD, não funciona para adaptadores de sd no usb.
Aqui de boas com adaptador até o new 3ds que é micro sdxc interno funciona no PC

veio do meu grão prime usando trepa taka
 

Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.305
Reações
7.613
Pontos
1.199
Sempre usei o EmuNANDTool, o único ponto fraco dele é que só lê Cartão de memória
SD, não funciona para adaptadores de sd no usb.

emunandTool já não funciona mais com as novas emuNANDs (nem com redNAND, no caso). O jeito é usar o Decrypt9 se quiser esse tipo de backup.
 

recruta3ds

Ser evoluído
Mensagens
56
Reações
9
Pontos
18
emunandTool já não funciona mais com as novas emuNANDs (nem com redNAND, no caso). O jeito é usar o Decrypt9 se quiser esse tipo de backup.

Novas emuNANDs? não entendi, pois todas as que criei até agora foram criado pelo menu Gateway (Launcher.dat). E acredito que são tudo a mesma coisa, RedNAND também, lembro da época da PalantineCFW... mas ok.
 

Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.305
Reações
7.613
Pontos
1.199
Novas emuNANDs? não entendi, pois todas as que criei até agora foram criado pelo menu Gateway (Launcher.dat). E acredito que são tudo a mesma coisa, RedNAND também, lembro da época da PalantineCFW... mas ok.

Bem, se você pesquisar vai ver do que eu estou falando xD

Backups e emuNANDs do Gateway não são ideais, tem um tanto de bytes extras (ou algo do gênero). Isso não sou eu falando, mas sim o dok3, um dos caras que mais entende disso. Ele é o autor principal do Emunand9, Decrypt9 e Godmode9.

RedNAND é diferente também. Ela funciona através de um redirecionamento da NAND do console, por isso usa menos espaço. Como só uso sysNAND (arm9loaderhax) não fui atrás de entender mais.

Dê uma pesquisada no GBATemp, mas o emunandTools não funciona mesmo com as novas.
 
Topo Fundo