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Bam-bam-bam
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Fiz esse tópico simplesmente porque vi que o fórum estava bem carente sobre estes 2 temas, que são bem difundidos na pasta, mas que em momento algum tiveram suas informações centralizadas num único ponto e visando auxiliar novatos, de forma prática e direta. Como um assunto é originário de outro, darei uma breve, porém completa, introdução sobre Gundam e, somente depois, sobre o mercado de Gunplas em si.
Infelizmente, como o fórum agora tem essas várias restrições de nº de imagens, nº de vídeos e nº de caracteres (Obrigado Cebola!), serei obrigado a fazer vários posts quebrados para poder ficar dentro desse limite (quase desisti do tópico depois que vi essa palhaçada, sorte que o Weblah topou meu pedido a aumentou o limite de imagens ao menos de 30 pra 50. Valeu pela força e deixo aqui registrado). Se houver interesse, continuarei com atualizações e responderei dúvidas no que puder ajudar. No entanto, esse tópico é comunitário e, pra decolar mesmo, precisa do interesse de todos, seja postando novidades, repassando conhecimento ou mesmo dúvidas, tanto das séries quanto do modelismo.
1. O que é GUNDAM? ( P.S: trilha sonora para leitura de Gundam aqui )
Gundam (nome completo "Kido Senshi Gundam / Mobile Suit Gundam / Armadura Móvel/Tática Gundam") é uma obra originária de mangá (quadrinho japonês), sendo o mais popular desenho de animação japonês (anime) com temática sobre mechs/mechas (robôs gigantes). Escrito por Yoshiyuki Tomino e animado pelo estúdio Sunrise em 1979, não foi a obra que inventou o estilo, mas foi a responsável por catapultar o gênero para um novo nível no Japão e, a partir do final dos anos 90, também no ocidente, quando foi licenciado na Europa e Américas. Dentre todas as franquias japonesas de animação, Gundam é praticamente a maior, tanto em popularidade quanto número de obras, recebendo títulos até hoje.
Do anime pra vida real: exposição 1:1 em Tóquio no ano de 2009.
O grande diferencial do anime dentro do gênero (que já existia desde os anos 60 e 70) foi o enfoque. Antes, séries como Getter Robo e Mazinger Z trouxeram ao público japonês os "Super Robots", aqueles robôs gigantes invencíveis que lutavam contra monstros e alienígenas igualmente mega poderosos. Com Gundam, esse contexto mudou com a introdução dos "Real Robots" (robôs mais "pés no chão", sem armamento super poderoso e invencionices do tipo) lutando contra humanos que vivem no espaço. Esse é o mote que fez do primeiro Gundam o que é hoje: um desenho mais "realista" (do ponto de vista mecânico/militar) e com foco mais "pessoal" na guerra e nos personagens (do ponto de vista dramático). Afinal, são humanos matando... humanos.
Amuro Ray e o mobile suit branco RX-78 (o gundam original) contra o vilão
Char Aznable e seu mobile suit vermelho Zaku 2.
De início, o primeiro Gundam (chamado também de "Gundam 0079" ou simplesmente "MSG", para encurtar) não foi um sucesso, pelo contrário. Seus 50 episódios que deveriam durar 1 ano, devido a baixa audiência da época, foram encurtados para 43 e terminou sem muito alarde. No entanto, a guinada ocorreu no ano seguinte, em 1980, quando a série foi compactada em formato de trilogia de filmes para cinema e relançada junto com uma vasta série de plastimodelismo referente a obra. Foi a partir desse "boom" que a franquia tornou-se popular e ganhou continuações.
Apenas para efeitos didáticos, a franquia Gundam é muito vasta, provavelmente a maior do oriente, além de tão ou mais ampla que as maiores franquias ocidentais, como Star Wars ou Star Trek, por exemplo. E nesses mais de 35 anos, cresceu muito e continua se expandindo ano a ano. Em função disso, existe uma certa dificuldade de novatos se iniciarem na franquia, seja nos obras para TV, seja - por tabela - no modelismo. Abaixo, começaremos com a divisão de obras da franquia.
Do anime pra vida real: exposição 1:1 em Tóquio no ano de 2009.
O grande diferencial do anime dentro do gênero (que já existia desde os anos 60 e 70) foi o enfoque. Antes, séries como Getter Robo e Mazinger Z trouxeram ao público japonês os "Super Robots", aqueles robôs gigantes invencíveis que lutavam contra monstros e alienígenas igualmente mega poderosos. Com Gundam, esse contexto mudou com a introdução dos "Real Robots" (robôs mais "pés no chão", sem armamento super poderoso e invencionices do tipo) lutando contra humanos que vivem no espaço. Esse é o mote que fez do primeiro Gundam o que é hoje: um desenho mais "realista" (do ponto de vista mecânico/militar) e com foco mais "pessoal" na guerra e nos personagens (do ponto de vista dramático). Afinal, são humanos matando... humanos.
Amuro Ray e o mobile suit branco RX-78 (o gundam original) contra o vilão
Char Aznable e seu mobile suit vermelho Zaku 2.
De início, o primeiro Gundam (chamado também de "Gundam 0079" ou simplesmente "MSG", para encurtar) não foi um sucesso, pelo contrário. Seus 50 episódios que deveriam durar 1 ano, devido a baixa audiência da época, foram encurtados para 43 e terminou sem muito alarde. No entanto, a guinada ocorreu no ano seguinte, em 1980, quando a série foi compactada em formato de trilogia de filmes para cinema e relançada junto com uma vasta série de plastimodelismo referente a obra. Foi a partir desse "boom" que a franquia tornou-se popular e ganhou continuações.
Apenas para efeitos didáticos, a franquia Gundam é muito vasta, provavelmente a maior do oriente, além de tão ou mais ampla que as maiores franquias ocidentais, como Star Wars ou Star Trek, por exemplo. E nesses mais de 35 anos, cresceu muito e continua se expandindo ano a ano. Em função disso, existe uma certa dificuldade de novatos se iniciarem na franquia, seja nos obras para TV, seja - por tabela - no modelismo. Abaixo, começaremos com a divisão de obras da franquia.
+ 1.1. Divisão de obras da franquia
-- 1.1.1. Linha UC (Universal Century)
É a linha de tempo oficial da franquia, que começou com o Gundam original (1979) e se estende até hoje. Não utiliza a cronologia do Anno Domini (A.D) mas sim o Universal Century (U.C), indicando a chamada "era espacial". Como são várias histórias em diferentes formatos (série de TV, OVAs para TV e filmes para cinema) e lançadas por "ordem de produção" (e não na ordem cronológica), caso assista as obras fora da sequencia poderá perder muitas referências e boiar em alguns termos, nomes e localidades. Esta grande linha se sub-divide em 3 grandes partes. Abaixo, para facilitar, listaremos as obras do UC por ordem cronológica:
Primeira grande guerra Zeon ("Early UC" = One Year War --> UC 0068 a UC 0079)
Gundam The Origin (UC 0068, 2015, 5 OVAs para TV).
Prelúdios do estopim da guerra, mostrando o surgimento do futuro vilão Char Aznable, ainda criança, e se tornando piloto.
Pró(s): apresentação geral muito boa (traço, trilha, edição, 3D).
Contra(s): poucas cenas de luta/ação (ainda em exibição).
Gundam 0079 (UC 0079, 1979, 43 episódios para TV ou 3 filmes-resumo para cinema).
História principal da franquia, que mostra o ataque de Zeon que desencadeou o surgimento do Gundam RX por Amuro Ray.
Pró(s): obra clássica considerada obrigatória (por ter sido a primeira) e com boa ambientação geral.
Contra(s): qualidade da animação é fraca e visualmente datada, enredo tem umas "inocências" da época.
Gundam MS IGLOO (UC 0079, 2004, 9 OVAs para TV).
Histórias paralelas que mostram 9 diferentes acontecimentos nos mais variados fronts da One Year War, em CGs.
Pró(s): CGs razoáveis, perspectiva do ponto de vista dos engenheiros na guerra e boa trilha sonora.
Contra(s): personagens sem inspiração e muito flashback da OYW.
Gundam: The 08th MS Team (UC 0079, 1996, 13 OVAs para TV + 1 curta para Bluray).
História paralela que mostra o capitão Shiro Amada e seu batalhão nas florestas da Ásia, durante a batalha de Odessa.
Pró(s): animação ótima, personagens variados e ambientação 100% militar, totalmente ambientada na Terra, com muito realismo.
Contra(s): 2 sub-tramas no meio (1 caso amoroso e 1 caso de traição) podem não ser vistas de forma convincente por alguns.
Gundam Thunderbolt (UC 0079, 2016, 8 OVAs (S1+S2) por download).
Mostra o piloto da EFSF, Io Fleming, testando um protótipo do Gundam após sobreviver a batalha no "setor Thunderbolt".
Pró(s): boa animação, trilha sonora diferente (com jazz), bom desenvolvimento de personagens e muitas mortes.
Contra(s): curto, apenas 4 episódios.
Gundam 0080: War in the pocket (UC 0079, 1989, 6 OVAs para TV).
História paralela que mostra a criança Alfred Izuruha assistindo a chegada de um novo Gundam a colônia neutra onde mora.
Pró(s): enredo escrito pelo autor de Patlabor, animação boa, perspectiva original (por uma criança) e final surpreendente.
Contra(s): é curto e tem poucas cenas de ação/luta.
Segunda grande guerra Zeon (Gryps War + Axis Conflict --> UC 0083 a UC 0096)
Gundam 0083: Stardust Memory (UC 0083, 1990, 13 OVAs + 1 curta para TV ou 1 filme-resumo para cinema).
O zeonista Gato rouba um Gundam com armamento nuclear para retaliar, criando assim a 2ª grande guerra espacial.
Pró(s): animação excelente e batalhas bem executadas.
Contra(s): personagens podem ser um pouco irritantes e o final, devido aos uso de 2 autores, não é convincente.
Zeta Gundam (UC 0087, 1986, 50 episódios para TV ou 3 filmes-remake para cinema).
Com a ameaça dos Titãs, o adolescente Kamille Bidan se junta aos pilotos da OYW para impedir uma nova ditadura.
Pró(s): tem boa qualidade geral: animação, drama, cenas de ação e personagens antigos que retornam.
Contra(s): secundários (Katz, Reccoa etc) são fracos e o filme intercala cenas novas com antigas, oscilando a qualidade.
Gundam ZZ (UC 0088, 1987, 50 episódios para TV).
O adolescente Judau Ashita se junta a trupe. Tom mais leve e cômico (nos filmes do Zeta, seus eventos foram ignorados).
Pró(s): boas cenas de ação.
Contra(s): 1ª metade tem tom piadístico demais e coloca personagens antigos em situações vergonha-alheia (ex: Bright).
Char's CounterAttack (UC 0093, 1988, 1 filme para cinema).
Os pilotos veteranos Amuro Ray e Char Aznable no duelo final - o 1º defendendo a EFSF, o 2º comandando Neo Zeon.
Pró(s): animação muito boa, cenas de luta legais e Amuro e Char acertando, finalmente, as contas pendentes.
Contra(s): personagens secundários são ruins (Hathaway, Quess) e a motivação do antagonista não é das melhores.
Gundam Unicorn (UC 0096, 2010, 7 OVAs para cinema ou 22 episódios reformatados para TV).
Banagher Links cai no meio da briga entre Neo Zeon e a EFSF pela misteriosa "Caixa de Laplace", item capaz de dar fim a guerra.
Pró(s): visual ótimo, trilha orquestrada e bons personagens. Produção com nível de longa metragem.
Contra(s): muito vai-e-vem na trama, exige conhecimento prévio do UC e final, apesar de diferente, não agradou a todos.
Guerras do futuro ("Late UC" = Cosmo Babylon, Zanscare Empire e Capital Guard --> UC 0123 até 1000 anos no futuro)
Gundam Gundam F91 (UC 0123, 1990, 1 filme para cinema).
Mostra o piloto Seabook Arno descobrindo um novo Gundam para impedir a tirania da Crossbone Vanguard.
Pró(s): animação boa, lutas decentes, designs diferentes do habitual e não requer conhecimento prévio do UC para entender.
Contra(s): trama geral é corrida, edição pesada (era para ser uma série) e o Gundam aparece apenas na segunda metade.
Gundam F91 Crossbone: Skullheart (UC 0133, 2003, 1 mangá, sem versão em anime ainda).
Continuação direta do F91, relata o piloto Umon Samon contra a Crossbone Vanguard. É uma sugestão de mangá, leia apenas se quiser conhecer o formato. Caso goste, existem outras histórias. Caso não goste, continue nas obras animadas normalmente.
Pró(s): continuação direta do F91 anterior.
Contra(s): disponível apenas em mangá, nunca foi animada, o que afasta parte do público.
Victory Gundam (UC 0153, 1993, 51 episódios para TV).
Mostra o adolescente Uso Ewin usando seu Gundam para deter o Império Zanscare.
Pró(s): muita matança e personagens morrendo em favor da trama, além de não requer conhecimento prévio do UC.
Contra(s): falta de sombras na animação empobrece o visual, designs não são unanimidades e alguns capítulos podem soar infantis.
G-Saviour (UC 0223, 2000, 1 filme para TV).
Filme em live-action onde o piloto Mark Curran luta contra sua ex-tropa, a CONSENT. Obra renegada por criador, crítica e público.
Pró(s): único Gundam em live action, além de ter sido o único produzido no ocidente.
Contra(s): trama tosca, elenco fanfarrão, atuações ruins, pouca ação e sub-trama romântica totalmente forçada.
Gundam Reconguista in G (RC 1014 (Reguild Century), 2015, 26 episódios para TV).
Mais de 1 milênio a frente, o piloto Bellri Zenam esbarra com um Gundam pirata e mais confusão ocorre.
Pró(s): bem produzido no geral, com ótima animação, personagens razoáveis, clima mais "leve" e "colorido".
Contra(s): conflito não é centralizado, os diálogos não são dos melhores e ambientação não é unanimidade.
Primeira grande guerra Zeon ("Early UC" = One Year War --> UC 0068 a UC 0079)
Gundam The Origin (UC 0068, 2015, 5 OVAs para TV).
Prelúdios do estopim da guerra, mostrando o surgimento do futuro vilão Char Aznable, ainda criança, e se tornando piloto.
Pró(s): apresentação geral muito boa (traço, trilha, edição, 3D).
Contra(s): poucas cenas de luta/ação (ainda em exibição).
Gundam 0079 (UC 0079, 1979, 43 episódios para TV ou 3 filmes-resumo para cinema).
História principal da franquia, que mostra o ataque de Zeon que desencadeou o surgimento do Gundam RX por Amuro Ray.
Pró(s): obra clássica considerada obrigatória (por ter sido a primeira) e com boa ambientação geral.
Contra(s): qualidade da animação é fraca e visualmente datada, enredo tem umas "inocências" da época.
Gundam MS IGLOO (UC 0079, 2004, 9 OVAs para TV).
Histórias paralelas que mostram 9 diferentes acontecimentos nos mais variados fronts da One Year War, em CGs.
Pró(s): CGs razoáveis, perspectiva do ponto de vista dos engenheiros na guerra e boa trilha sonora.
Contra(s): personagens sem inspiração e muito flashback da OYW.
Gundam: The 08th MS Team (UC 0079, 1996, 13 OVAs para TV + 1 curta para Bluray).
História paralela que mostra o capitão Shiro Amada e seu batalhão nas florestas da Ásia, durante a batalha de Odessa.
Pró(s): animação ótima, personagens variados e ambientação 100% militar, totalmente ambientada na Terra, com muito realismo.
Contra(s): 2 sub-tramas no meio (1 caso amoroso e 1 caso de traição) podem não ser vistas de forma convincente por alguns.
Gundam Thunderbolt (UC 0079, 2016, 8 OVAs (S1+S2) por download).
Mostra o piloto da EFSF, Io Fleming, testando um protótipo do Gundam após sobreviver a batalha no "setor Thunderbolt".
Pró(s): boa animação, trilha sonora diferente (com jazz), bom desenvolvimento de personagens e muitas mortes.
Contra(s): curto, apenas 4 episódios.
Gundam 0080: War in the pocket (UC 0079, 1989, 6 OVAs para TV).
História paralela que mostra a criança Alfred Izuruha assistindo a chegada de um novo Gundam a colônia neutra onde mora.
Pró(s): enredo escrito pelo autor de Patlabor, animação boa, perspectiva original (por uma criança) e final surpreendente.
Contra(s): é curto e tem poucas cenas de ação/luta.
Segunda grande guerra Zeon (Gryps War + Axis Conflict --> UC 0083 a UC 0096)
Gundam 0083: Stardust Memory (UC 0083, 1990, 13 OVAs + 1 curta para TV ou 1 filme-resumo para cinema).
O zeonista Gato rouba um Gundam com armamento nuclear para retaliar, criando assim a 2ª grande guerra espacial.
Pró(s): animação excelente e batalhas bem executadas.
Contra(s): personagens podem ser um pouco irritantes e o final, devido aos uso de 2 autores, não é convincente.
Zeta Gundam (UC 0087, 1986, 50 episódios para TV ou 3 filmes-remake para cinema).
Com a ameaça dos Titãs, o adolescente Kamille Bidan se junta aos pilotos da OYW para impedir uma nova ditadura.
Pró(s): tem boa qualidade geral: animação, drama, cenas de ação e personagens antigos que retornam.
Contra(s): secundários (Katz, Reccoa etc) são fracos e o filme intercala cenas novas com antigas, oscilando a qualidade.
Gundam ZZ (UC 0088, 1987, 50 episódios para TV).
O adolescente Judau Ashita se junta a trupe. Tom mais leve e cômico (nos filmes do Zeta, seus eventos foram ignorados).
Pró(s): boas cenas de ação.
Contra(s): 1ª metade tem tom piadístico demais e coloca personagens antigos em situações vergonha-alheia (ex: Bright).
Char's CounterAttack (UC 0093, 1988, 1 filme para cinema).
Os pilotos veteranos Amuro Ray e Char Aznable no duelo final - o 1º defendendo a EFSF, o 2º comandando Neo Zeon.
Pró(s): animação muito boa, cenas de luta legais e Amuro e Char acertando, finalmente, as contas pendentes.
Contra(s): personagens secundários são ruins (Hathaway, Quess) e a motivação do antagonista não é das melhores.
Gundam Unicorn (UC 0096, 2010, 7 OVAs para cinema ou 22 episódios reformatados para TV).
Banagher Links cai no meio da briga entre Neo Zeon e a EFSF pela misteriosa "Caixa de Laplace", item capaz de dar fim a guerra.
Pró(s): visual ótimo, trilha orquestrada e bons personagens. Produção com nível de longa metragem.
Contra(s): muito vai-e-vem na trama, exige conhecimento prévio do UC e final, apesar de diferente, não agradou a todos.
Guerras do futuro ("Late UC" = Cosmo Babylon, Zanscare Empire e Capital Guard --> UC 0123 até 1000 anos no futuro)
Gundam Gundam F91 (UC 0123, 1990, 1 filme para cinema).
Mostra o piloto Seabook Arno descobrindo um novo Gundam para impedir a tirania da Crossbone Vanguard.
Pró(s): animação boa, lutas decentes, designs diferentes do habitual e não requer conhecimento prévio do UC para entender.
Contra(s): trama geral é corrida, edição pesada (era para ser uma série) e o Gundam aparece apenas na segunda metade.
Gundam F91 Crossbone: Skullheart (UC 0133, 2003, 1 mangá, sem versão em anime ainda).
Continuação direta do F91, relata o piloto Umon Samon contra a Crossbone Vanguard. É uma sugestão de mangá, leia apenas se quiser conhecer o formato. Caso goste, existem outras histórias. Caso não goste, continue nas obras animadas normalmente.
Pró(s): continuação direta do F91 anterior.
Contra(s): disponível apenas em mangá, nunca foi animada, o que afasta parte do público.
Victory Gundam (UC 0153, 1993, 51 episódios para TV).
Mostra o adolescente Uso Ewin usando seu Gundam para deter o Império Zanscare.
Pró(s): muita matança e personagens morrendo em favor da trama, além de não requer conhecimento prévio do UC.
Contra(s): falta de sombras na animação empobrece o visual, designs não são unanimidades e alguns capítulos podem soar infantis.
G-Saviour (UC 0223, 2000, 1 filme para TV).
Filme em live-action onde o piloto Mark Curran luta contra sua ex-tropa, a CONSENT. Obra renegada por criador, crítica e público.
Pró(s): único Gundam em live action, além de ter sido o único produzido no ocidente.
Contra(s): trama tosca, elenco fanfarrão, atuações ruins, pouca ação e sub-trama romântica totalmente forçada.
Gundam Reconguista in G (RC 1014 (Reguild Century), 2015, 26 episódios para TV).
Mais de 1 milênio a frente, o piloto Bellri Zenam esbarra com um Gundam pirata e mais confusão ocorre.
Pró(s): bem produzido no geral, com ótima animação, personagens razoáveis, clima mais "leve" e "colorido".
Contra(s): conflito não é centralizado, os diálogos não são dos melhores e ambientação não é unanimidade.
-- 1.1.2. Linha Alternativa (Another Centuries)
É a linha de tempo "alternativa" (AC) da franquia, que começou em 1994 para comemoração dos 15 anos do Gundam original. Nessa época, a Bandai, maior empresa de brinquedos do Japão, comprou o estúdio Sunrise. A partir desse momento, foi decido que para maximizar a franquia ao limite, rendendo assim mais brinquedos, porém sem bagunçar a linha UC, seria necessário criar uma "segunda linha de histórias" que não fossem ligadas com a linha oficial (permitindo assim expandir o conceito Gundam e brincar com novas possibilidades, sem amarras com as obras pioneiras). Assim sendo, podem ser assistidos sem ordem certa pois são obras "solo" e não-ligadas como a linha UC. No geral, são quase que releituras da franquia original, mas com a introdução de novos elementos, sub-dividindo-se em "universos menores". Abaixo, listaremos as obras do AC por ano de produção:
Gundam G (Future Century 59, 1994, 49 episódios para TV).
Vale-tudo com Gundams, onde o lutador Domon Kasshu cairá na porrada com lutadores de diferentes nacionalidades.
Pró(s): concepção nova e usando lógica super robot, personagens intencionalmente caricatos e sub-trama amorosa descarada.
Contra(s): trama simplória, levemente sem-noção, reuso de animação no início da série e enredo decai no final.
Gundam Wing (After Colony 195, 1995, 49 episódios para TV + 1 filme-continuação para cinema).
Heero Yui e mais 4 pilotos vem a Terra para lutar contra Oz, a federação terráquea que oprime as colônias espaciais.
Pró(s): Grandes antagonistas, MSs ótimos e boas cenas de luta.
Contra(s): Protagonistas ruins, enredo arrastado em prol de conflitos, muito reuso de animação e muitos flashbacks.
Gundam X (After War 0015, 1996, 39 episódios para TV).
Num mundo pós-apocalíptico, o ladrão Garrod Ran esbarra num antigo Gundam e se envolve numa luta com os Vultures.
Pró(s): bons MSs, boas cenas de ação e utiliza alguns elementos do UC.
Contra(s): apenas 39 episódios ao invés de 50, design dos MSs - apesar de bom - é muito similar aos de Gundam Wing.
Turn A Gundam (Dark History 2345, 1999, 50 episódios para TV ou 2 filmes-resumo para cinema).
Loran Cehack, originário da Moonrace, habitantes da Lua, vem até a Terra e descobre um novo Gundam de milênios atrás.
Pró(s): considerado um dos melhores Gundams. Boa animação, MSs únicos, character design bem diferente e bom enredo.
Contra(s): faz menção a obras antigas, visual original pode afastar alguns e possui poucas lutas na 2ª metade.
Gundam Evolve (Variados, 2001, 15 curtas para TV).
Série de curtas em computação gráfica com rápidas cenas novas sobre as franquias já finalizadas.
Pró(s): CGs decentes - para a época - e mesmos dubladores dos originais.
Contra(s): são apenas suplementos das obras originais e requerem conhecimento prévio para saber do que se tratam.
Gundam Seed (Cosmic Era 0071, 2002, 50 eps. p/ TV ou 3 filmes-resumo p/ cinema).
Mostra o adolescente Kira Yamato caindo no meio da guerra entre humanos naturais e humanos coordinators (alterados geneticamente). Praticamente uma releitura atualizada do original 0079 do UC.
Pró(s): universo interessante, MSs legais e trilha sonora acima da média. Remaster cortou gordura (os flashbacks).
Contra(s): execução ruim do enredo, traço genérico, personagens ruins e melodrama teenager. Remaster força proporção 16:9.
Gundam Seed Astray (Cosmic Era 0071, 2004, 2 curtas para TV).
Dia-a-dia dos pilotos renegados Lowe Guele e Gai Murakumo ganhando a vida como mercenários no meio da guerra.
Pró(s): Seed visto de forma diferente, com muito humor escrachado (episódio Red) ou seriedade adulta (episódio Blue).
Contra(s): absurdamente curto, tem formato de curta-metragem.
Gundam Seed Destiny (Cosmic Era 0073, 2004, 50 eps. p/ TV ou 4 filmes-resumo p/ cinema).
O piloto de Zaft, Shin Asuka, depois da 1ª guerra, resolve entrar para o exército para poder vingar a morte de toda a sua família.
Pró(s): 1ª metade com equipe nova, bons MSs e novos elementos (Core System, Deuterion Beam etc). Remaster refez muitas cenas.
Contra(s): equipe velha volta forçadamente na 2ª metade, personagens irritantes, enredo pobre e com final péssimo.
Gundam Seed Stargazer (Cosmic Era 0073, 2006, 3 OVAs para internet).
História paralela a Destiny, retrata o piloto Sven Cal Bayang, membro black-ops da OMNI, fazendo trabalho de extermínio.
Pró(s): Cosmic Era feito sem frescura - protagonistas mais velhos, sem melodrama e matando geral com MSs redesenhados.
Contra(s): muito curto, apenas 45 minutos.
Gundam 00 (Ano Domini 2307, 2007, 50 eps. p/ TV ou 3 filmes-resumo p/ cinema + 1 filme-continuação p/ cinema).
A organização Celestial Being decidem intervir militarmente contra todos os países do globo para eliminar as guerras de uma só vez.
Pró(s): 1ª parte boa, introduz elementos originais. Animação ótima, trilha boa e MSs de visual bastante moderno.
Contra(s): 2ª parte ruim, apela para fórmulas antigas. Filme traz história nova, porém totalmente viajada.
Gundam AGE (Advanced Generation 101, 2009, 49 eps. p/ TV ou 1/3 recomprimido em 2 filmes p/ cinema).
Os pilotos Flit, Asemu e Kio constituem 3 gerações de pilotos Gundam (avô, pai e neto) que lutam contra o império Vagan.
Pró(s): história com 3 protagonistas que envelhecem ao longo da trama, design simples - porém funcional.
Contra(s): visual infantil pode afastar. Trama tenta criar um suspense na 1ª parte mas se desenvolve ruim na 3ª e 4ª parte.
Gunpla Builders Beginning G (Ano Domini 2010, 2010, 3 OVAs para TV).
Mostra o 1º contato do adolescente Haru, e do estúdio Bandai, em contar uma história relacionada com modelismo, e não guerras.
Pró(s): Gundam retratado em forma de plastimodelismo, bem animado e com boas lutas.
Contra(s): muito curto (apenas 40 minutos) e não existe conflito "real".
Gundam Build Fighters (Ano Domini 2013, 2013, 50 episódios para TV).
Os adolescentes Sei e Reiji (temp. 1) e Sekai, Fumina e Yuuma (temp. 2) decidem ir além do modelismo e lutar nas "Gunpla Battles".
Pró(s): proposta diferente, acessível para iniciantes e veteranos, boa animação, ótima trilha sonora e sub-tramas.
Contra(s): S2 usa elementos de shounen e harem, sem sub-tramas e sem o brilho da S1.
Gundam Iron Blooded-Orphans (Calamity War 323, 50 episódios para TV).
Mikazuki e Orga, amigos de infância, são adolescentes soldados que se revoltam e decidem criar seu próprio grupo de mercenários.
Pró(s): S1 trouxe algumas novidades: adolescentes psychos, mortes corriqueiras e muitas lutas com armas físicas/sem lasers.
Contra(s): interação entre personagens ocupa muito tempo, S2 segue um caminho anormal e final dúbio gerou reprovação.
No geral, é isso. Existem ainda algumas histórias paralelas nos mangás (citei 1 apenas para referência, caso alguém queira ler pra saber como é), bem como outras derivadas diretamente dos jogos de videogame licenciados (desconhecidos aqui, mas saem todos os anos no Japão) e até algumas paródias em formato de curtas (como Gundam-San). No entanto, com relação as obras principais (até 2015), são as citadas acima.
Gundam G (Future Century 59, 1994, 49 episódios para TV).
Vale-tudo com Gundams, onde o lutador Domon Kasshu cairá na porrada com lutadores de diferentes nacionalidades.
Pró(s): concepção nova e usando lógica super robot, personagens intencionalmente caricatos e sub-trama amorosa descarada.
Contra(s): trama simplória, levemente sem-noção, reuso de animação no início da série e enredo decai no final.
Gundam Wing (After Colony 195, 1995, 49 episódios para TV + 1 filme-continuação para cinema).
Heero Yui e mais 4 pilotos vem a Terra para lutar contra Oz, a federação terráquea que oprime as colônias espaciais.
Pró(s): Grandes antagonistas, MSs ótimos e boas cenas de luta.
Contra(s): Protagonistas ruins, enredo arrastado em prol de conflitos, muito reuso de animação e muitos flashbacks.
Gundam X (After War 0015, 1996, 39 episódios para TV).
Num mundo pós-apocalíptico, o ladrão Garrod Ran esbarra num antigo Gundam e se envolve numa luta com os Vultures.
Pró(s): bons MSs, boas cenas de ação e utiliza alguns elementos do UC.
Contra(s): apenas 39 episódios ao invés de 50, design dos MSs - apesar de bom - é muito similar aos de Gundam Wing.
Turn A Gundam (Dark History 2345, 1999, 50 episódios para TV ou 2 filmes-resumo para cinema).
Loran Cehack, originário da Moonrace, habitantes da Lua, vem até a Terra e descobre um novo Gundam de milênios atrás.
Pró(s): considerado um dos melhores Gundams. Boa animação, MSs únicos, character design bem diferente e bom enredo.
Contra(s): faz menção a obras antigas, visual original pode afastar alguns e possui poucas lutas na 2ª metade.
Gundam Evolve (Variados, 2001, 15 curtas para TV).
Série de curtas em computação gráfica com rápidas cenas novas sobre as franquias já finalizadas.
Pró(s): CGs decentes - para a época - e mesmos dubladores dos originais.
Contra(s): são apenas suplementos das obras originais e requerem conhecimento prévio para saber do que se tratam.
Gundam Seed (Cosmic Era 0071, 2002, 50 eps. p/ TV ou 3 filmes-resumo p/ cinema).
Mostra o adolescente Kira Yamato caindo no meio da guerra entre humanos naturais e humanos coordinators (alterados geneticamente). Praticamente uma releitura atualizada do original 0079 do UC.
Pró(s): universo interessante, MSs legais e trilha sonora acima da média. Remaster cortou gordura (os flashbacks).
Contra(s): execução ruim do enredo, traço genérico, personagens ruins e melodrama teenager. Remaster força proporção 16:9.
Gundam Seed Astray (Cosmic Era 0071, 2004, 2 curtas para TV).
Dia-a-dia dos pilotos renegados Lowe Guele e Gai Murakumo ganhando a vida como mercenários no meio da guerra.
Pró(s): Seed visto de forma diferente, com muito humor escrachado (episódio Red) ou seriedade adulta (episódio Blue).
Contra(s): absurdamente curto, tem formato de curta-metragem.
Gundam Seed Destiny (Cosmic Era 0073, 2004, 50 eps. p/ TV ou 4 filmes-resumo p/ cinema).
O piloto de Zaft, Shin Asuka, depois da 1ª guerra, resolve entrar para o exército para poder vingar a morte de toda a sua família.
Pró(s): 1ª metade com equipe nova, bons MSs e novos elementos (Core System, Deuterion Beam etc). Remaster refez muitas cenas.
Contra(s): equipe velha volta forçadamente na 2ª metade, personagens irritantes, enredo pobre e com final péssimo.
Gundam Seed Stargazer (Cosmic Era 0073, 2006, 3 OVAs para internet).
História paralela a Destiny, retrata o piloto Sven Cal Bayang, membro black-ops da OMNI, fazendo trabalho de extermínio.
Pró(s): Cosmic Era feito sem frescura - protagonistas mais velhos, sem melodrama e matando geral com MSs redesenhados.
Contra(s): muito curto, apenas 45 minutos.
Gundam 00 (Ano Domini 2307, 2007, 50 eps. p/ TV ou 3 filmes-resumo p/ cinema + 1 filme-continuação p/ cinema).
A organização Celestial Being decidem intervir militarmente contra todos os países do globo para eliminar as guerras de uma só vez.
Pró(s): 1ª parte boa, introduz elementos originais. Animação ótima, trilha boa e MSs de visual bastante moderno.
Contra(s): 2ª parte ruim, apela para fórmulas antigas. Filme traz história nova, porém totalmente viajada.
Gundam AGE (Advanced Generation 101, 2009, 49 eps. p/ TV ou 1/3 recomprimido em 2 filmes p/ cinema).
Os pilotos Flit, Asemu e Kio constituem 3 gerações de pilotos Gundam (avô, pai e neto) que lutam contra o império Vagan.
Pró(s): história com 3 protagonistas que envelhecem ao longo da trama, design simples - porém funcional.
Contra(s): visual infantil pode afastar. Trama tenta criar um suspense na 1ª parte mas se desenvolve ruim na 3ª e 4ª parte.
Gunpla Builders Beginning G (Ano Domini 2010, 2010, 3 OVAs para TV).
Mostra o 1º contato do adolescente Haru, e do estúdio Bandai, em contar uma história relacionada com modelismo, e não guerras.
Pró(s): Gundam retratado em forma de plastimodelismo, bem animado e com boas lutas.
Contra(s): muito curto (apenas 40 minutos) e não existe conflito "real".
Gundam Build Fighters (Ano Domini 2013, 2013, 50 episódios para TV).
Os adolescentes Sei e Reiji (temp. 1) e Sekai, Fumina e Yuuma (temp. 2) decidem ir além do modelismo e lutar nas "Gunpla Battles".
Pró(s): proposta diferente, acessível para iniciantes e veteranos, boa animação, ótima trilha sonora e sub-tramas.
Contra(s): S2 usa elementos de shounen e harem, sem sub-tramas e sem o brilho da S1.
Gundam Iron Blooded-Orphans (Calamity War 323, 50 episódios para TV).
Mikazuki e Orga, amigos de infância, são adolescentes soldados que se revoltam e decidem criar seu próprio grupo de mercenários.
Pró(s): S1 trouxe algumas novidades: adolescentes psychos, mortes corriqueiras e muitas lutas com armas físicas/sem lasers.
Contra(s): interação entre personagens ocupa muito tempo, S2 segue um caminho anormal e final dúbio gerou reprovação.
No geral, é isso. Existem ainda algumas histórias paralelas nos mangás (citei 1 apenas para referência, caso alguém queira ler pra saber como é), bem como outras derivadas diretamente dos jogos de videogame licenciados (desconhecidos aqui, mas saem todos os anos no Japão) e até algumas paródias em formato de curtas (como Gundam-San). No entanto, com relação as obras principais (até 2015), são as citadas acima.
+ 1.2. Sugestões para iniciantes
Isso é bem pessoal, depende muito da sua paciência, temática e disponibilidade. Mas é possível seguir algumas regrinhas e listar obras com melhor custo x benefício. Uma boa vantagem da franquia é o oferecimento de quase todas as obras em 2 versões: série de TV (geralmente com 50 episódios de 20 minutos) e filmes-resumo com enredo condensado e alguns diálogos/cenas refeitas (geralmente 2-3-4 filmes de 2 horas). No geral, a dica base é simples: caso tenha tempo, opte pelas versões em séries. Caso não tenha tempo, opte pelas versões dos filmes-resumo. Se quiser ficar totalmente viciado, assista ambos. No caso dos OVAs (Original Video Animation) é um termo pouco conhecido aqui no ocidente, mas bem comum lá fora: são histórias mais curtas que séries, porém com qualidade visual próxima dos filmes. Nessas situações, OVAs geralmente possuem de 3 a 12 episódios (são bem menores) mas tem qualidade técnica (animações, som etc) melhores.
Como as opiniões variam muito entre os próprios fãs, o foco aqui não é dizer "série X é ruim, série Y é boa", mas sim dar uma orientação em função do seu gosto e tempo disponível. Algo no esquilo "se você tem tempo e gosta do assunto A, a série X é uma boa opção. Se você não tem tempo ou não gosta do assunto B, a série Y é mais aconselhável", e assim por diante. Por ser uma franquia gigante, custo x benefício é algo que tem que ser pensado. A lógica de um "guia" é exatamente essa: não dizer o que é "bom" ou "ruim", mas apontar o que se encaixa melhor ao gosto de cada tipo de espectador.
Nas obras da Universal Century, o ideal é começar por alguma obra da One Year War.
O Gundam The Origin é o início de tudo, além de ser curto (não confundir com o Gundam The Origin do mangá, que é o nome do Gundam original, o 0079, e vem logo em seguida). Com relação ao custo x benefício, é o melhor lugar para se começar.
Gundam The Origin I.
Se você gosta de militaria "clássica", o Gundam: The 08th MS Team, que se passa durante a One Year War. É uma série relativamente curta (13 episódios) e retrata combates de nível mais militar, com Gundams lutando em selvas, rios, desertos e neve. Praticamente um "Gundam no Vietnam".
Gundam The 08th MS Team.
No geral, devido a cronologia rígida do UC, evite ao máximo começar pelas obras avançadas, como Zeta ou Unicorn porque existem muitas referências a personagens antigos e eventos passados, o que irá diminuir a sua apreciação e entendimento geral.
Se quiser começar pelas séries do Universo Alternativo, devido a não existir amarras entre elas, é possível assistir praticamente qualquer um com boa liberdade. Novamente, o ideal é optar pelos filmes-resumo, caso não tenha tempo; ou encarar as séries com calma, caso deseje ver tudo.
Se você não se importa com visual mais antigo e tem tempo, querendo ir para o lado mais "shounen" da franquia e que fuja bem da proposta original da franquia, o G Gundam pode ser uma boa por ser despretensioso: um "Vale Tudo" com Gundams, com muitos elementos de animes de ação e golpes estilo "super robot". No entanto, não tem filmes-resumo, obrigando o usuário a assistir pelo formato de TV (49 episódios).
G Gundam.
Se tem problemas com obras de visual mais datado e tem pressa, um bom x custo benefício é o Gundam 00, mais por motivos técnicos e de formato do que pela obra em si: foi o primeiro Gundam em alta definição, wide screen e ambientado no Anno Domini (2307 a 2316), além de ter um início totalmente diferente dos Gundams passados, enfatizando disputa entre blocos militares, terrorismo + fanatismo religioso e intervenção paramilitar privada. Tem seus defeitos e vícios, como todo Gundam, mas traz animação fluída e muito boa, enredo diferenciado (no início) e mobile suits com design mais moderno, além de 3 filmes-resumo + 1 filme-continuação (o que, de uma forma ou de outra, ajuda um pouco pra quem não tem tempo hábil).
Gundam 00.
No geral, apesar de não ter um sequenciamento como o UC, existem séries aqui dentro que fazem referências a outras séries e também podem ser consideradas obras avançadas, como Turn A Gundam, Gundam Evolve e Gundam Build Fighters. Essas 3 séries, em especial, fazem referências a praticamente todas as obras existentes, inclusive do próprio UC. É possível assistí-los independentemente, claro, mas o aproveitamento não é igual. Assim sendo, para um entendimento perfeito, pegue-as por último.
Como as opiniões variam muito entre os próprios fãs, o foco aqui não é dizer "série X é ruim, série Y é boa", mas sim dar uma orientação em função do seu gosto e tempo disponível. Algo no esquilo "se você tem tempo e gosta do assunto A, a série X é uma boa opção. Se você não tem tempo ou não gosta do assunto B, a série Y é mais aconselhável", e assim por diante. Por ser uma franquia gigante, custo x benefício é algo que tem que ser pensado. A lógica de um "guia" é exatamente essa: não dizer o que é "bom" ou "ruim", mas apontar o que se encaixa melhor ao gosto de cada tipo de espectador.
Nas obras da Universal Century, o ideal é começar por alguma obra da One Year War.
O Gundam The Origin é o início de tudo, além de ser curto (não confundir com o Gundam The Origin do mangá, que é o nome do Gundam original, o 0079, e vem logo em seguida). Com relação ao custo x benefício, é o melhor lugar para se começar.
Gundam The Origin I.
Se você gosta de militaria "clássica", o Gundam: The 08th MS Team, que se passa durante a One Year War. É uma série relativamente curta (13 episódios) e retrata combates de nível mais militar, com Gundams lutando em selvas, rios, desertos e neve. Praticamente um "Gundam no Vietnam".
Gundam The 08th MS Team.
No geral, devido a cronologia rígida do UC, evite ao máximo começar pelas obras avançadas, como Zeta ou Unicorn porque existem muitas referências a personagens antigos e eventos passados, o que irá diminuir a sua apreciação e entendimento geral.
Se quiser começar pelas séries do Universo Alternativo, devido a não existir amarras entre elas, é possível assistir praticamente qualquer um com boa liberdade. Novamente, o ideal é optar pelos filmes-resumo, caso não tenha tempo; ou encarar as séries com calma, caso deseje ver tudo.
Se você não se importa com visual mais antigo e tem tempo, querendo ir para o lado mais "shounen" da franquia e que fuja bem da proposta original da franquia, o G Gundam pode ser uma boa por ser despretensioso: um "Vale Tudo" com Gundams, com muitos elementos de animes de ação e golpes estilo "super robot". No entanto, não tem filmes-resumo, obrigando o usuário a assistir pelo formato de TV (49 episódios).
G Gundam.
Se tem problemas com obras de visual mais datado e tem pressa, um bom x custo benefício é o Gundam 00, mais por motivos técnicos e de formato do que pela obra em si: foi o primeiro Gundam em alta definição, wide screen e ambientado no Anno Domini (2307 a 2316), além de ter um início totalmente diferente dos Gundams passados, enfatizando disputa entre blocos militares, terrorismo + fanatismo religioso e intervenção paramilitar privada. Tem seus defeitos e vícios, como todo Gundam, mas traz animação fluída e muito boa, enredo diferenciado (no início) e mobile suits com design mais moderno, além de 3 filmes-resumo + 1 filme-continuação (o que, de uma forma ou de outra, ajuda um pouco pra quem não tem tempo hábil).
Gundam 00.
No geral, apesar de não ter um sequenciamento como o UC, existem séries aqui dentro que fazem referências a outras séries e também podem ser consideradas obras avançadas, como Turn A Gundam, Gundam Evolve e Gundam Build Fighters. Essas 3 séries, em especial, fazem referências a praticamente todas as obras existentes, inclusive do próprio UC. É possível assistí-los independentemente, claro, mas o aproveitamento não é igual. Assim sendo, para um entendimento perfeito, pegue-as por último.
+ 1.3. Onde assistir?
Você pode assistir (ou mesmo baixar) em vários lugares. Algumas séries mais antigas podem ser mais difíceis, enquanto as mais recentes são fáceis de encontrar.
1. Assistir online pelo Daisuki.net (direto pelo navegador).
2. Assistir online pelo Youtube, na conta oficial do GundamInfo (direto pelo navegador, mas precisa usar plug-in que burle proxy).
3. Assistir online pelo Crunchyroll (estilo Netflix).
4. Baixar um torrent de algum fansub gringo via Nyaa.
5. Baixar download direto (DDL) de algum fansub gringo rápido (ex: HorribleSubs).
6. Baixar versões em DVD/bluray pelos torrents do BakaBT (serviço pago a partir de abril de 2017).
7. Baixar versões em DVD de fansubs brasileiros, preferencialmente que tenham tracker próprio (ex: Anime No Sekai).
Devido ao tempo, nem todas as séries - e principalmente filmes antigos - são fáceis de achar. Mas com um pouco de paciência, nada é impossível.
1. Assistir online pelo Daisuki.net (direto pelo navegador).
2. Assistir online pelo Youtube, na conta oficial do GundamInfo (direto pelo navegador, mas precisa usar plug-in que burle proxy).
3. Assistir online pelo Crunchyroll (estilo Netflix).
4. Baixar um torrent de algum fansub gringo via Nyaa.
5. Baixar download direto (DDL) de algum fansub gringo rápido (ex: HorribleSubs).
6. Baixar versões em DVD/bluray pelos torrents do BakaBT (serviço pago a partir de abril de 2017).
7. Baixar versões em DVD de fansubs brasileiros, preferencialmente que tenham tracker próprio (ex: Anime No Sekai).
Devido ao tempo, nem todas as séries - e principalmente filmes antigos - são fáceis de achar. Mas com um pouco de paciência, nada é impossível.
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