O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Há 102 anos os três pastorinhos viram o inferno.

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Se você acha que é a mesma coisa jovem, faça um teste. Compre 10 exemplares dos senhores dos anéis e 10 da biblia. Em seguida, vá e distribua em um presídio.

Volte 1 ano depois e veja quantas vidas foram transformadas pelo livro do Tolkien e quantas foram pela Bíblia. Depois volte aqui e poste suas impressões!



Enviado de meu Redmi Note 5 usando o Tapatalk
Eu entendi sua analogia e sua intenção é justa.
Porém Tolkien era Católico. rs
Inclusive a obra dele é cheia de referências a criação.
O Silmarilion onde cita Ilúvatar é uma alusão a criação no gênesis.
Há grupos Católicos Tradicionalistas que acusam a obra de Tolkien de conter Gnose.
Particularmente não sei o que dizer. Mas acho a obra dele muito boa e talvez até edificante.
Mas claro que em comparação com as Sagradas Escrituras, ela fica em segundo plano, e nesse ponto sua postagem está correta. :kjoinha

Em tempo:
Padre Paulo Ricardo fez um video interessante. Teve até um curso sobre isso se não me engano:

 

Grand Rapids

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.476
Reações
11.275
Pontos
503
Poderia dizer que foi apenas uma alucinação ou um sonho, mas as três crianças terem visto a mesma coisa? Eu acredito em Deus, só pra deixar claro que não sou ateu.
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.176
Reações
32.397
Pontos
503
Pois é, a contradição tá na cara do maluco, que se faz de sonso...

Você está certo, lol. Tolkien reaproveitou o simbolismo da astrologia anciã para criar sua mitologia. E o mesmo fez TODAS as religiões. Como estamos falando de símbolos e seus significados, não se deve transportá-los para a modernidade e entendê-los ao pé da letra.

Nada pode ser provado sem que se aceite um conjunto de axiomas antes de mais nada. E isso é elementar hein, tipo, não dá nem pra começar a conversar sem enteder isso.

Tô falando na moralzinha mesmo, ateísmo é sim uma religião e você apresenta comportamento religioso. Ache outros adjetivos para atacar cristãos porque pau que dá em chico dá em francisco.

Só (tentando) contribuir...

Do mesmo modo que não se pode provar que Deus existe, cientificamente.. também não se pode provar que Ele não existe (daí o ateísmo se encerra em outro dogmatismo, exatamente o que sempre criticou nas religiões, notadamente, no cristianismo).
 

Coffinator

Mil pontos, LOL!
Mensagens
63.058
Reações
182.356
Pontos
1.029
Nunca dormi assistindo um filme com temática bíblica. Já em Senhor dos Anéis...
 

Guy_Debord

Bam-bam-bam
Mensagens
4.377
Reações
5.511
Pontos
353
Nunca dormi assistindo um filme com temática bíblica. Já em Senhor dos Anéis...

Nossa, ai vc força a amizade né. Filme bíblico mano, nem minha avó que é mais religiosa que o papa assiste essas porcarias :klol

Pois é, a contradição tá na cara do maluco, que se faz de sonso...



Só (tentando) contribuir...

Do mesmo modo que não se pode provar que Deus existe, cientificamente.. também não se pode provar que Ele não existe (daí o ateísmo se encerra em outro dogmatismo, exatamente o que sempre criticou nas religiões, notadamente, no cristianismo).

Ciência também não consegue provar que fadas, unicórnios, gnomos e o livre-mercado existem também. Deve ser tudo real mesmo.

Pergunta pra vcs que são cristãos, pq a interpretação de Deus de vcs é a correta e não, sei lá, a do Islã?
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Poderia dizer que foi apenas uma alucinação ou um sonho, mas as três crianças terem visto a mesma coisa? Eu acredito em Deus, só pra deixar claro que não sou ateu.
Alucinação que previu a começo da 1ª Guerra Mundial, o fim desta, e se não houvesse conversão do Mundo que haveria a 2ª Guerra, e que a Rússia ia espalhar o Comunismo pelo mundo?
Que tipo de alucinação é essa que prediz o futuro?
Isso sem falar do Milagre do Sol que foi testemunhado por 70 mil pessoas e que foi noticiado na época?
659_20170502094840_cms_pages.jpg


Desculpa amigo, mas como disse Santo Tomás de Aquino: "Para aqueles que têm fé, nenhuma explicação é necessária. Para aqueles sem fé, nenhuma explicação é possível."
 


Grand Rapids

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.476
Reações
11.275
Pontos
503
Alucinação que previu a começo da 1ª Guerra Mundial, o fim desta, e se não houvesse conversão do Mundo que haveria a 2ª Guerra, e que a Rússia ia espalhar o Comunismo pelo mundo?
Que tipo de alucinação é essa que prediz o futuro?
Isso sem falar do Milagre do Sol que foi testemunhado por 70 mil pessoas e que foi noticiado na época?
659_20170502094840_cms_pages.jpg


Desculpa amigo, mas como disse Santo Tomás de Aquino: "Para aqueles que têm fé, nenhuma explicação é necessária. Para aqueles sem fé, nenhuma explicação é possível."

Mas eu não duvido.
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.176
Reações
32.397
Pontos
503
Parece simples entender e até é, mas não, necessariamente, é fácil.

Ciência também não consegue provar que fadas, unicórnios, gnomos e o livre-mercado existem também. Deve ser tudo real mesmo.

Pergunta pra vcs que são cristãos, pq a interpretação de Deus de vcs é a correta e não, sei lá, a do Islã?

Por quê Cristo.

Evangelho de S. João 1:1-18.
 

Haren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
239
Reações
222
Pontos
734
Se você acha que é a mesma coisa jovem, faça um teste. Compre 10 exemplares dos senhores dos anéis e 10 da biblia. Em seguida, vá e distribua em um presídio.

Volte 1 ano depois e veja quantas vidas foram transformadas pelo livro do Tolkien e quantas foram pela Bíblia. Depois volte aqui e poste suas impressões!



Enviado de meu Redmi Note 5 usando o Tapatalk
O teste já começa contaminado, pois maioria já teve contato com a biblia/religião e tem predisposição em acreditar que aquilo é sagrado. O teste faria sentido usando um povo isolado da civilização que não conheça tanto a biblia como tolkien, para então ver se algum deles faz alguma diferença na vida deles .
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.276
Reações
50.433
Pontos
1.539
"Pior" que isso está sim no ensinamento dele:

"Apartai-vos de Mim, malditos, para o fogo eterno que foi preparado para o demônio e para os seus anjos..."
Evangelho de São Mateus 25, 41

"Melhor te é entrar na vida eterna manco, do que tendo duas mãos ir para a geena, para o fogo inextiguível, onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga"
Evangelho de São Marcos 9,43-44


O próprio Jesus advertiu sobre a realidade do Inferno. E o fogo não é o pior de tudo, é a ausência completa de Deus, que é o a fonte de todo bem criado.

Mas varias vezes Jesus usa figura de linguagem e parabolas, mesmo quando ele cura doentes ele diz que expulsa demonios, o fogo que queima pode ser exatamente a ausencia de Deus.

Infelizmente muitos dos cristãos de hoje, como é o caso do Cielo aparentemente, creem num Deus que não tem ônus nenhum, só bônus.
Basta "ser bom" e tudo ficará bem, independente dos ensinamentos cristãos específicos. É por isso que tem tanto católico indo em centro espírita achando que isso é normal.

muito pelo contrario parceiro, varias vezes aqui falei de religião e fui até massacrado, em topico onde fala-se de morte de bandidos e um pessoal fazendo uma verdadeira festa eu falo que o cristão de verdade não se alegra com a morte de um ser humano, e varias pessoas me zoaram, até me chamaram de progressista, e essa questão do ser bom vc ta totalmente enganado, eu varias vezes aqui tbm insisto na questão do perdão, não como é vendido hoje, sim vendido, que basta vc falar "Deus me perdoe" ninguem fala em arrependimento, na biblia mesmo diz que VOCE deve perdoar a quem lhe ofendeu para que assim Deus lhe perdoe, pois senão não existe o perdão.

Ai, me descupe o palavreado, mas tem um bando de BABACA, que acha que seri cristão é ir pra igreja, que nem esses dias um caso que aconteceu com um amigo meu que um cara quis brigar com ele no estacionamento da igreja pq ele encostou no carro do cara, ai vem um cara que nem vc, que não me conhece, mas ta ai me julgando, mesmo eu falando desse onus que voce diz, meu onus é ter que suportar uns caras tipo voce, já lhe adianto que não é nem um pouco facil.

Sim. Infelizmente.
No protestantismo isso é pior pq o que impera é a confusão instalada por Lutero, já que cada um interpreta do jeito que quiser haja visto o Livre Exame.
No Catolicismo isso é culpa do Modernismo infiltrado dentro da Igreja.
Na grande maioria das vezes as pessoas nem são culpadas, elas são má orientadas, e os sacerdotes que deveriam ensinar confirme o Magistério e as próprias palavras de Cristo ensinam errado e pior, dizem que muitos atos graves nem são pecados.


Certo mesmo é você que julga o resto como errado.
 

abcdario

Bam-bam-bam
Mensagens
3.310
Reações
5.107
Pontos
303
Mas que é uma história macabra, o é, mostrar o inferno para as criancinhas e depois pedir para que pagassem penitências que as levariam a morte inclusive depois.
 

VagnerMg

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.113
Reações
3.603
Pontos
1.319
O teste já começa contaminado, pois maioria já teve contato com a biblia/religião e tem predisposição em acreditar que aquilo é sagrado. O teste faria sentido usando um povo isolado da civilização que não conheça tanto a biblia como tolkien, para então ver se algum deles faz alguma diferença na vida deles .

Maior surpresa da minha vida foi quando comecei a ler a bíblia e vi que o que estava escrito ali não tinha nada absolutamente a ver com o que é pregado/falado na maioria das religiões.
Mas um fariseu chamado Gamaliel, mestre da lei, respeitado por todo o povo, levantou-se no Sinédrio e pediu que os homens fossem retirados por um momento. 35 Então lhes disse: “Israelitas, considerem cuidadosamente o que pretendem fazer a esses homens. 36 Há algum tempo, apareceu Teudas, reivindicando ser alguém, e cerca de quatrocentos homens se juntaram a ele. Ele foi morto, todos os seus seguidores se dispersaram e acabaram em nada. 37 Depois dele, nos dias do recenseamento, apareceu Judas, o galileu, que liderou um grupo em rebelião. Ele também foi morto, e todos os seus seguidores foram dispersos. 38 Portanto, neste caso eu os aconselho: deixem esses homens em paz e soltem-nos. Se o propósito ou atividade deles for de origem humana, fracassará; 39 se proceder de Deus, vocês não serão capazes de impedi-los, pois se acharão lutando contra Deus”. Atos 5:34-39

Milhares de pessoas, inclusive os apóstolos tiveram mortes barbaras, defendendo sua fé.
Mas enfim, nem precisaria disso para validar a fé em Cristo.
Só basta a experiência do processo de conversão. Quem já passou por isso, sabe do que eu estou falando.
 
Ultima Edição:

Vorpal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.143
Reações
11.024
Pontos
1.069
“Ao dizer estas últimas palavras, abriu de novo as mãos, como nos dois meses passados. O reflexo pareceu penetrar a terra e vimos como que um grande mar de fogo. Mergulhados nesse fogo, os demônios e as almas, como se fossem brasas transparentes e negras ou bronzeadas, com forma humana, que flutuavam no incêndio, levadas pelas chamas que delas mesmas saíam juntamente com nuvens de fumo, caindo para todos os lados, semelhante ao cair das fagulhas nos grandes [incêndios], sem peso nem equilíbrio, entre gritos e gemidos de dor e desespero que horrorizava e fazia estremecer de pavor (deveu ser ao deparar-me com esta vista que dei esse ai! que dizem ter-me ouvido). Os demônios distinguiam-se por formas horríveis e asquerosas de animais espantosos e desconhecidos, mas transparentes como negros carvões em brasa. Assustados e como que a pedir socorro, levantámos a vista para Nossa Senhora, que nos disse com bondade e tristeza: ‘Vistes o inferno, para onde vão as almas dos pobres pecadores; para as salvar, Deus quer estabelecer no mundo a devoção a Meu Imaculado Coração. Se fizerem o que Eu vos disser, salvar-se-ão muitas almas e terão paz’”.

Desculpe, mas isso daí foi pura romantizaçao: Ela viu tudo isso quando era uma criança semi-analfabeta, vivendo no meio do nada em Portugal, com uma mentalidade extremamente limitada (típica da época). Considerando ainda que quando criança, esquecemos boa parte do que experienciamos, nao vejo credibilidade nenhuma nesse relato digno de Senhor dos Anéis
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Desculpe, mas isso daí foi pura romantizaçao: Ela viu tudo isso quando era uma criança semi-analfabeta, vivendo no meio do nada em Portugal, com uma mentalidade extremamente limitada (típica da época). Considerando ainda que quando criança, esquecemos boa parte do que experienciamos, nao vejo credibilidade nenhuma nesse relato digno de Senhor dos Anéis
Vc ignora que uma revelação é algo que ultrapassa o que de modo natural está radicado nos sentidos. Se se operasse apenas pelo que está radicado naturalmente nos sentidos não seria algo sobrenatural.
Seria óbvio para vc, SE vc tivesse algum rudimento filosófico ou teológico.
 

Josuke Higashikata

Bam-bam-bam
Mensagens
4.887
Reações
10.319
Pontos
303
"Pior" que isso está sim no ensinamento dele:

"Apartai-vos de Mim, malditos, para o fogo eterno que foi preparado para o demônio e para os seus anjos..."
Evangelho de São Mateus 25, 41

"Melhor te é entrar na vida eterna manco, do que tendo duas mãos ir para a geena, para o fogo inextiguível, onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga"
Evangelho de São Marcos 9,43-44


O próprio Jesus advertiu sobre a realidade do Inferno. E o fogo não é o pior de tudo, é a ausência completa de Deus, que é o a fonte de todo bem criado.
Ja li teologos falando que a traducao correta seria "para o fogo de consequencias eternas" Ou seja, quem nao for eleito, de acordo com a fe na biblia, seria queimado até virar po e depois deixaria de existir. Perdendo a sua "alma"
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Eu acredito em Deus, mas, por vezes, tenho questionamentos como esse aí. Por que essas três crianças escondidas em Portugal e não alguém com mais influência, formação e intelecto? Por que esse tipo de coisa não acontece mais? Após a salvação, o que ficaríamos fazendo eternamente no Paraíso e para quê?

Na verdade, acho que estou passando por uma crise de fé.
1 - " Por que essas três crianças escondidas em Portugal e não alguém com mais influência, formação e intelecto?"

Resposta: “Graças te dou, ó Pai, Senhor dos céus e da terra, pois escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos."
Evangelho de São Mateus 11:25

2 - "Após a salvação, o que ficaríamos fazendo eternamente no Paraíso e para quê"

Esse ponto aqui é interessante. A vida eterna é a visão beatífica da essência Divina. Nessa vida temos felicidades, mas ver a essência divina é ter o conhecimento de toda a ciência e amor divino.
São Paulo fala disso em suas cartas:

"Em verdade que não convém gloriar-me; mas passarei às visões e revelações do Senhor.
Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu.
E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe)

Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar."
2 Coríntios 12:1-4

"Mas, como está escrito:As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem,são as que Deus preparou para os que o amam."
1 Coríntios 2:9
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Ja li teologos falando que a traducao correta seria "para o fogo de consequencias eternas" Ou seja, quem nao for eleito, de acordo com a fe na biblia, seria queimado até virar po e depois deixaria de existir. Perdendo a sua "alma"
Há uma diferença entre alma e espírito. Alma pode ser entendido como "sopro de vida", mas espírito é imortal. Por isso que fala que é um fogo que não se extingue.
Após o Juízo Universal as almas vão se unir aos corpos novamente. Aqueles que morreram na amizade de Deus vão ter um corpo glorioso como o de Cristo, um corpo que não está limitado pela física, mas um corpo ajustado a vontade, igual Cristo que entrava e saía de um lugar mesmo com as portas trancadas.
Já o corpo do condenado, vai ser todo debilitado pelo pecado, e vai sofrer eternamente com a alma no fogo, e o pior é que o corpo não vai se degradar no fogo. Por isso é um fogo sobrenatural também.
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.176
Reações
32.397
Pontos
503
Duas considerações.

O ponto levantado pelo @Jhon titor refere-se á teoria aniquilacionista, onde alma e espírito seriam destruídos no fogo apocalíptico para sempre (ou seja, seus efeitos seriam definitivos, ou eternos).

Esse viés de interpretação - que é adotado pela maior menor parte das denominações protestantes históricas - encontra base em duas passagens principalmente:

  1. Epístola de Judas 1:5-7 De mesmo modo, como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno.
  2. Eclesiastes 9:5 Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento.
E o segundo ponto, citado pelo @Martel como argumento para defesa do ''não-aniquilacionismo'', ou seja, que o fogo eterno é literal, tem um apoio não só na tradição, mas numa leitura da parábola(?) do Rico e Lázaro.

Segue o texto: Lucas 19:16-31 Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente.
Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele;
E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas.
E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.
E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.
E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.
E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,
Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.
Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.
E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam.
Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.


Entretanto, se era parábola não se trataria de uma alegoria, um conto para ilustrar uma verdade espiritual? Ou de fato, outras parábolas poderiam ter a mesma leitura literal, por exemplo, do "filho pródigo" ou das "dez virgens"? Por outro lado, sendo parábolas que não tratam de situações fantásticas, as mesmas também poderiam exatamente assumir uma proximidade com algo que pode ser, usando um neologismo , ''existível''?

Difícil saber. Os católicos tem por credo não só as Sagradas Escrituras, mas o Magistério da ICAR. Que se alinham ao ponto literal da parábola; enquanto as denominações protestantes históricas (em sua maior parte) não creem na infalibilidade de um magistério eclesiástico e, segundo suas próprias doutrinas, têm por base somente as Sagradas Escrituras.

Em spoiler, há uma resenha sobre tricotomia e dicotomia (como lembrado pelo OP), texto bem interessante.

A relação entre [[espírito]], [[alma]] e [[corpo]] tem sido tema de muitos debates teológicos.

Por séculos a maior parte das denominações da Cristandade vem defendendo um dualismo entre a esfera espiritual e física do ser humano, de modo que se crê que por ocasião da morte a alma separa-se do corpo em destino ao Céu ou ao Inferno, ou ainda, numa interpretação católica, ao purgatório. Entretanto, denominações paraevangélicas como a Igreja Adventistas do Sétimo Dia e a Sociedade Torre de Vigia têm negado a tão defendida doutrina da Imortalidade da Alma.

Quando se fala em alma, a primeira ideia que vem a mente é de um espectro imaterial imortal. O sentido dos termos “alma” e “espírito”, conforme aparecem nas Escrituras são totalmente distintos daquele em que eles adquirem em uma filosofia de influência Greco - romana.

No Cristianismo há três principais perspectivas sobre a relação entre alma, corpo e espírito: (i) Tricotomia, que vê o homem como constituído de três componentes (ii) Dicotomia , que entende o homem como constituído de um componente material e outro imaterial(iii) visão Holística= que entende a alma como sendo o ser enquanto vida. Tais perspectivas buscam explicar como se compõe a natureza humana.

Os tricotomistas creem que o ser humano é formado de duas dimensões, uma física (corpo) e outra espiritual (alma e espírito). Para os tricotomistas espírito e alma são distintos, sendo a natureza humana constituída de três componentes, a saber, espírito, alma e corpo.

Para os tricotomistas a alma é definida como os aspectos imateriais da mente, das emoções e da vontade, no ser humano, resultantes da união entre o espírito e o corpo. Este último seria o componente mortal do homem, enquanto o espírito pode ser definido como componente imaterial do ser humano em que reside sua faculdade espiritual, inclusive a consciência.

Para os tricotomistas, a alma é uma substância que está presente tanto no ser humano, quanto nos animais, estes últimos, porém, não possuem espírito.

Os dicotomistas acreditam ser a natureza humana constituída de corpo e alma - espírito. Para eles espírito, alma e mente são termos intercambiáveis, que não diferem em significado.

Tanto o termo espírito, quanto o termo alma se referem a uma mesma entidade ontológica imaterial.

Para os tricotomistas a mente do homem é incorpórea, o que significa dizer que ela não está de forma alguma ligada ao corpo. Alma ou espírito é a parte tanto emocional, quanto intelectual e espiritual do homem.

Dessa forma o “coração é intelectual”. Emoção e intelectualidade estão, para um dicotomista, ligados de forma inextricável, mas estão totalmente separadas ontologicamente do corpo. Por fim temos uma definição holística do ser – humano. Para os holistas, a alma é o homem enquanto ser vivo, e o espírito é a centelha da vida, a energia vital que dá vida a um corpo. Desse modo não há dicotomia ontológica no ser humano, e para que a vida (alma) exista é necessário que a energia vital (espírito) esteja ativa no corpo humano.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Neuroteologia_holística

Tem referências no fim da página, em alguns casos como esse, existe um bom tratamento aos assuntos no wiki em português.
 
Ultima Edição:

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Alucinação que previu a começo da 1ª Guerra Mundial, o fim desta, e se não houvesse conversão do Mundo que haveria a 2ª Guerra, e que a Rússia ia espalhar o Comunismo pelo mundo?
Que tipo de alucinação é essa que prediz o futuro?
Isso sem falar do Milagre do Sol que foi testemunhado por 70 mil pessoas e que foi noticiado na época?
659_20170502094840_cms_pages.jpg


Desculpa amigo, mas como disse Santo Tomás de Aquino: "Para aqueles que têm fé, nenhuma explicação é necessária. Para aqueles sem fé, nenhuma explicação é possível."
Começo da primeira guerra não né? A primeira guerra já estava comendo nervosamente antes da aparição.

O que eu não gosto dessas previsões, e que foi algo que fez o pessoal do noviciado me olhar torto, foi que a primeira primeira vez que eu ouvi eu achei incrível que as crianças tinham previsto o começo da segunda guerra e o nome do Papa (Fiquei realmente surpreso, porque a maioria das previsões que fazem por aí são todas ultra simbólicas e pouco objetivas)... Depois eu vi que não era bem assim (Vi também o lado dos ortodoxos) e isso foi se somando no meu processo de descrença... Não foi só por causa disso, bem longe disso, mas foi um passinho adiante.

Irônicamente um tempo depois divulgaram o terceiro segredo e ele era bem do naipe alegorizado que foi o motivo oposto do meu interesse anterior.
 

Brutal Core

Bam-bam-bam
Mensagens
522
Reações
714
Pontos
293
O ponto levantado pelo @Jhon titor refere-se á teoria aniquilacionista, onde alma e espírito seriam destruídos no fogo apocalíptico para sempre (ou seja, seus efeitos seriam definitivos, ou eternos).

Esse viés de interpretação - que é adotado pela maior parte das denominações protestantes históricas - encontra base em duas passagens principalmente:

Aniquilacionismo meio protestante e visto como heresia unica igreja defende aniquilacionismo e adventismo 7 dia eles também devende outra heresia sono da alma.
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Começo da primeira guerra não né? A primeira guerra já estava comendo nervosamente antes da aparição.

O que eu não gosto dessas previsões, e que foi algo que fez o pessoal do noviciado me olhar torto, foi que a primeira primeira vez que eu ouvi eu achei incrível que as crianças tinham previsto o começo da segunda guerra e o nome do Papa (Fiquei realmente surpreso, porque a maioria das previsões que fazem por aí são todas ultra simbólicas e pouco objetivas)... Depois eu vi que não era bem assim (Vi também o lado dos ortodoxos) e isso foi se somando no meu processo de descrença... Não foi só por causa disso, bem longe disso, mas foi um passinho adiante.

Irônicamente um tempo depois divulgaram o terceiro segredo e ele era bem do naipe alegorizado que foi o motivo oposto do meu interesse anterior.
Verdade. Me empolguei quanto a 1ª Guerra.
Quanto ao terceiro segredo, ele não foi revelado totalmente.
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.176
Reações
32.397
Pontos
503
Tem outras denominações que defendem esse viés, mas de fato, não são a maior parte das denom. protestantes.

Aniquilacionismo meio protestante e visto como heresia unica igreja defende aniquilacionismo e adventismo 7 dia eles também devende outra heresia sono da alma.

Corrigido. Vlw.
 

Brutal Core

Bam-bam-bam
Mensagens
522
Reações
714
Pontos
293
Então, no caso, a felicidade no Paraíso seria o homem ter aquilo que não teve em vida? Interpretei dessa forma essa passagem, corrija-me se estiver equivocado.

Outra coisa, a questão do livre arbítrio: é dito que Deus não interfere diretamente no mundo, pois isso violaria o livre arbítrio concedido ao homem. Pois bem, se esse for o caso, rezar e clamar por uma ajuda divina seria uma perda de tempo então? Digo, Ele ajudar alguém não seria uma interferência direta e, portanto, uma violação do livre arbítrio? E como Ele não pode violar esse livre arbítrio, Ele também não pode ajudar aqueles que rezam por sua ajuda se seguirmos esse raciocínio.

De antemão, já peço desculpas por desvirtuar o tópico também. São dúvidas sinceras que carrego.
Não entendo sua logica, Deus e determinista homem não tem livre arbítrio as pessoas tem a tendência tornar fatalista acreditar todas as escolhas são traçada pelo decreto divino incluindo desobediência de Deus, neste contexto não tem sentido oração , tudo não passa decreto divino
A oração significa relacionamento com Deus voce acredita livre arbítrio e tem muita FE Deus atende sua orações, como caso Versiculo Abaixo:


Naquele tempo Rei Ezequias ficou doente, e quase morreu. O profeta Isaías, foi visitá-lo e lhe disse: "Assim diz o Senhor: Ponha em ordem a sua casa, pois você vai morrer; não se recuperará".
Ezequias virou o rosto para a parede e orou ao Senhor:
"Lembra-te, Senhor, como tenho te servido com fidelidade e com devoção sincera. Tenho feito o que tu aprovas". E Ezequias chorou amargamente.

Antes de Isaías deixar o pátio intermediário, a palavra do Senhor veio a ele:
"Volte e diga a Ezequias, líder do meu povo: ‘Assim diz o Senhor, Deus de Davi, seu predecessor: Ouvi sua oração e vi suas lágrimas; eu o curarei. Daqui a três dias você subirá ao templo do Senhor.
Acrescentarei quinze anos à sua vida. E livrarei você e esta cidade das mãos do rei da Assíria
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.176
Reações
32.397
Pontos
503
Não deu pra não postar.

Mesmo que a pergunta foi pra o OP responder, e provavelmente o vai, não deu pra deixar de tecer algumas impressões...

Mas por quê? Qual o sentido disso?

Tem coisas que em princípio, não fariam muito sentido, mas se analisar bem... O fato justamente de serem crianças, as isenta de parcialidade, vieses ideológicos e preconceitos já fundamentados, tendo a mente mais pura, por assim dizer.

Ou explicando mais resumidamente, dariam um depoimento mais literal (e menos ''filtrado'') do que presenciaram.

É de conhecimento geral que a felicidade é prometida na vida eterna no Paraíso, mas que felicidade é essa? Digo, o que ficaríamos fazendo ad infinitum no Paraíso que seria para sempre uma felicidade fazer tal coisa? É claro, a minha compreensão e parâmetro de felicidade são coisas mundanas, então a felicidade no Paraíso preparada por Deus pode ser incompreensível pra mim como mero mortal, seria isso?

Pode parecer muito tempo, mas o que importa é ''o passar do tempo'' na verdade. Dependendo do que se entretém a sua mente, num trabalho penoso, minutos parecerão dias, e naquele jogo de futvolêi na praia, uma hora passa voando como segundos.

Talvez o sentido seja esse.

Então, no caso, a felicidade no Paraíso seria o homem ter aquilo que não teve em vida? Interpretei dessa forma essa passagem, corrija-me se estiver equivocado.

Pode, talvez, ser que a referência á felicidade seja mais relacionada a plena realização de todos os seus juízos. De retribuição, de fraternidade, amizade, justiça, e atributos valorosos mais que não contariam nesse post.

Vêm logo a lembrança do depoimento de São Paulo em Corintios, sobre um arrebatamento ao sétimo céu, onde presenciou maravilhas divinas, porém ininteligíveis.

Outra coisa, a questão do livre arbítrio: é dito que Deus não interfere diretamente no mundo, pois isso violaria o livre arbítrio concedido ao homem. Pois bem, se esse for o caso, rezar e clamar por uma ajuda divina seria uma perda de tempo então? Digo, Ele ajudar alguém não seria uma interferência direta e, portanto, uma violação do livre arbítrio? E como Ele não pode violar esse livre arbítrio, Ele também não pode ajudar aqueles que rezam por sua ajuda se seguirmos esse raciocínio.

O livre arbítrio concedido ao ser humano não está acima dos atributos/potências de Yhwh.

E, no caso de Yhwh seu próprio "livre arbítrio", por assim dizer, está acima da livre escolha de sua criação, o que parece bem coerente.

De antemão, já peço desculpas por desvirtuar o tópico. São dúvidas sinceras que carrego.

Bom post.
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Verdade. Me empolguei quanto a 1ª Guerra.
Quanto ao terceiro segredo, ele não foi revelado totalmente.
Mas o Vaticano jura que foi publicado integralmente, não?

Eu lembro que um tempo depois surgiram até umas versões "completas" dizendo que na real a igreja iria se rachar e acabar e etc (nesses sites bizarros por aí).

PS: Dei uma pesquisada na história de como as crianças morreram e fiquei triste. Principalmente com a menininha que pediu pra receber a Extrema Unção e não deu tempo. :(
 

Brutal Core

Bam-bam-bam
Mensagens
522
Reações
714
Pontos
293
Bom, então, no caso, o determinismo de Deus pode ser violado se o homem tiver muita fé em Deus? Mas Deus não sabe de todas as coisas? Então Ele já saberia que tal homem seria uma pessoa de fé em vida e que, portanto, receberia ajuda advinda de Deus, não? Tudo já está previamente determinado para Deus, então?

Determinismo e uma heresia filosófica vem estoicismo com cristianismo e chamada de Calvinismo, doutrina calvinista fala todos atos homens são decreto Deus que Deus antes criação mundo elegeu os salvos e condenou pessoas inferno , nesta visão fatalista não tem sentido orar para Deus.
Felizmente maioria cristão não são calvinista, quando pessoa acredita livre arbítrio ora para Deus por motivo relacionamento e dependência como caso Rei orou ganhou 15 anos de vida . Motivo Deus dar 15 anos vida para Rei foi criar dependência ou agradecimento Rei de tal forma rei não apostatar como caso Rei Salomão últimos anos reinado levou Israel idolatria
 
D

Deleted member 35588

Inferno deve ser passar a vida com medo de desagradar a Deus e ir pro inferno quando morrer.

"Deus é amor, mas se não andar na linha ele te manda pro inferno sem pestanejar: :kzonzo
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.486
Reações
91.233
Pontos
1.503
Inferno deve ser passar a vida com medo de desagradar a Deus e ir pro inferno quando morrer.

"Deus é amor, mas se não andar na linha ele te manda pro inferno sem pestanejar: :kzonzo

Ele é também justiça.
Quem vai para o inferno, vai por escolha própria.
E o cristão não deve ter medo:

1 João 4:18: “No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor.”
 
D

Deleted member 35588

Ele é também justiça.
Quem vai para o inferno, vai por escolha própria.
E o cristão não deve ter medo:

1 João 4:18: “No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor.”
E quem não é cristão, está condenado a ir pro inferno?
 

Pate_de_queijo

Bam-bam-bam
Mensagens
7.523
Reações
9.228
Pontos
434
Alucinação que previu a começo da 1ª Guerra Mundial, o fim desta, e se não houvesse conversão do Mundo que haveria a 2ª Guerra, e que a Rússia ia espalhar o Comunismo pelo mundo?
Que tipo de alucinação é essa que prediz o futuro?
Isso sem falar do Milagre do Sol que foi testemunhado por 70 mil pessoas e que foi noticiado na época?
659_20170502094840_cms_pages.jpg


Desculpa amigo, mas como disse Santo Tomás de Aquino: "Para aqueles que têm fé, nenhuma explicação é necessária. Para aqueles sem fé, nenhuma explicação é possível."
Por mais que alguns possam dizer que foi alucinação, uma série de fatores contradiz isso, inclusive essas 70.000 pessoas. Impossível que todas ao mesmo tempo tivessem a mesma alucinação.

E o terceiro segredo, embora seja muito controverso, seria algo extremamente terrível. Em sua forma mais extrema, tem a ver com a execução do papa, e os mais altos cardeais da igreja. E isso seria obra do islamismo, afinal de contas, destruindo a igreja católica seria a remoção do maior obstáculo para eles.

Na verdade tem muitas interpretações possíveis para ele, mas essa é a que mais faz sentido.

Eu mesmo sou muito cético com videntes, cartomantes, essas coisas todas, mas especificamente no caso das três crianças eu acredito.

Enviado de meu LG-M700 usando o Tapatalk
 
Topo Fundo