O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Hã, o Mercado Livre está exigindo RG ou CNH? Que m**** é essa?

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.943
Reações
14.485
Pontos
1.389
Putz, fazia tempo que não comprava nada no ML, mas aí vi um produto que me interessava e fui entrar na minha conta.

O site informa que "fazia muito tempo" que eu não acessava a conta e começou pra repetir senha, solicitar um código via SMS (ou outro meio)...

Até aí tudo, bem. O PROBLEMA é que depois o site pede para que eu envie uma foto do meu RG (ou CNH) pra "confirmar que é você".

Achei isso muito estranho, até porque o cadastro que eu já tinha não precisou de nenhuma imagem de documento pra fazer, e fui pesquisar o motivo.

Descobri no Reclame Aqui que o ML está solicitando essa foto para criar uma conta sua no Mercado Pago.

Resposta oficial da empresa:

Resposta da empresa
25/11/2021 às 11:23

Ao se cadastrar no Mercado Livre, o usuário aceita apenas usar o Mercado Pago como meio de pagamento como usuário visitante, por isso as compras feitas no site são processadas pelo Mercado Pago sem a necessidade de abertura de uma conta de pagamento.

Dessa forma, o usuário pode fazer as compras de forma segura, além de ter acesso ao Programa Compra Garantida. Isto significa que a abertura de conta no Mercado Pago não é automática.

Caso queira abrir uma conta de pagamento no Mercado Pago e ter acesso aos nossos serviços, pediremos informações adicionais para garantir a correta identificação de seu cadastro. Já no Mercado Livre, o pedido de envio do documento acontece
somente quando é necessária uma verificação de dados para segurança.

As informações que envolvem dados pessoais são de uso confidencial, e para proteger nossos usuários, o Mercado Livre atende aos critérios da Lei Geral da Proteção de Dados. Você pode conferir todas as explicações em Minha conta> Privacidade> Saiba como cuidamos da sua privacidade.

Em caso de dúvida, não deixe de nos contar através dos nossos canais oficiais:
www.mercadolivre.com.br/Contato ou www.mercadopago.com.br/Ajuda

Até mais!

Atenção ao Cliente.
Mercado Livre


O Mercado Livre garante que não cobra taxas extras, mas os problemas são A) Enviar sem necessidade fotos de um documento e B) Você ter uma conta que não pediu pra fazer. Sem falar no problema de eventuais vazamentos de dados...

Quem costuma usar o ML tá diboas com isso aí? Achei palhaçada... :kbozo
 

GAMETA

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.026
Reações
14.582
Pontos
503
As transações monetárias do Mercado Livre agora são feitas pelo Mercado Pago. Então se você vender algo, o dinheiro irá para o seu Mercado Pago e de lá você transfere pra qualquer banco, etc. Da mesma forma, o dinheiro que você paga por algo que comprou fica no Mercado Pago, e eles mesmos organizam e gerem a questão do vendedor receber o dinheiro, devolução, etc... antes dependia do banco fazer extorno, etc, etc, etc...

Quanto ao RG/CNH, isso de ter que comprovar a identidade ajuda a evitar fraudes e é bastante comum em qualquer instituição financeira.

Sei que tem muita gente que teve experiência ruim na plataforma, mas sinceramente, compro e vendo há anos no ML e nunca tive um único problema.
 
Ultima Edição:


TheCollector

Bam-bam-bam
Mensagens
4.769
Reações
13.060
Pontos
353
Tava sem RG e durante um tempão tive que abrir novas contas (o que não é permitido) toda vez que o login do ML resetava, até que ano passado finalmente tirei a minha segunda via (minha cidade é um lixo, quase 6 meses tentando tirar carteira e só consegui depois que fui na capital (BH), ai sim no próximo reset pude resgatar a primeira conta usando o celular e o RG, porém todo o histórico e anos afins de pontuação de compras foram zerados... :ksnif
Agora só espero que não descubram as minhas outras contas que eu nem me lembro mais quais são para deletá-las e assim não ser banido permanentemente, ô m**** viu...
 

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.943
Reações
14.485
Pontos
1.389
Lembro que a última coisa que comprei no ML foi no segundo semestre de 2020. E nessa época bastava o tradicional login e senha (e talvez um código via SMS).

Agora tão pedindo documento com foto? Até entendo a necessidade disso pra quem negocia produtos - e nem sei se isso era exigido antes.

Mas eu só comprava coisa lá. Os caras já tinham lá o que precisavam: número do cel, e-mail e CPF.

Virou banco digital, OK, mas que mantivesse o modelo tradicional pra quem era usuário que só comprasse produtos... Daqui a pouco tão pedindo comprovante de vacina...

IMHO, a única garantia que eu tenho é que o ML não vai cobrar taxas extras caso atualizasse o cadastro com foto de documento. Já a confindecialidade, depende apenas do "compromisso da empresa".

Por enquanto não vale, pra mim, fazer isso. No futuro, talvez...

EDIT: Uma coisa que lembrei agora, até o momento em que pedem a "validação pelo documento com foto", o site não informa que isso vai mudar a condição de sua conta (pelo menos não lembro de ter visto). Mais uma palhaçada aí...
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Eu acho fodaaa!!
Se vocês tiverem noção do quanto de golpistas usando cartão de credito de outras pessoas..
Isso, e agora podemos dar a foto do RG de mão beijada pra facilitar ainda mais.

O ML é super confiável: todo ladrão sabe que o cadastro dele é 100% funcoinal para os golpes.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.222
Reações
35.428
Pontos
1.053
até entendo que precisa ter algum mecanismo para prevenir fraudes e contas duplicadas.
e isso seria muito simples de resolver associando a conta do ML com algum cartão ou banco já existente.
mas a ganância em virar uma instituição financeira fala mais alto.

a exigência de foto é uma falsa sensação de segurança, basta imprimir um RG, e colocar uma foto.
ou o ML vai confrontar a foto enviada com a foto na Secretaria de Segurança Pública de cada estado?
 
Ultima Edição:

Oh Dae-su

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.665
Reações
30.095
Pontos
1.404
Isso ai pra mim tem mais a ver com o mercado pago e a conta digital, o ML é mais um que quer te socar uma conta digital cheia de pseudos benefcios e pra isso precisa trabalhar como um banco digital, e é ai que entra a cobrança de documentos
 

Bat Esponja

Lenda da internet
Mensagens
33.174
Reações
68.978
Pontos
1.529
Você não acessou usando vpn sem querer?

Eu fui dar login no amazon com vpn e nunca vi tanto captcha na minha vida
 

Polivalente

Bam-bam-bam
Mensagens
2.131
Reações
8.125
Pontos
453
Isso, e agora podemos dar a foto do RG de mão beijada pra facilitar ainda mais.

O ML é super confiável: todo ladrão sabe que o cadastro dele é 100% funcoinal para os golpes.

E o que que tem? Tem medo de vazamento?

Em questão de nível de capacidade de tecnologia e segurança da informação o ML é absurdamente bom

Já vazou. É melhor comprar em outros sites do que entregar cópia de documento de bandeja.

 

soap

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.106
Reações
28.043
Pontos
1.044
Pense bem pedindo CNH e RG já acontecem calotes e golpes pagarai, imagina se não pedisse.
 

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.943
Reações
14.485
Pontos
1.389
Você não acessou usando vpn sem querer?

Eu fui dar login no amazon com vpn e nunca vi tanto captcha na minha vida

Não. E tentei em dois dispositivos diferentes. Sem mandar foto de algum documento, o login da conta no ML não é concluído.
 

Byte

Supra-sumo
Mensagens
394
Reações
935
Pontos
178
Hoje em dia é muito comum exigirem o envio de algum documento de identificação caso seja detectada alguma atividade incomum.
Eu também odeio ter que fornecer CPF, RG e outros documentos pessoais só para manter o cadastro em algum site, porque nunca sabemos exatamente como a empresa vai armazenar essa informações.
 

Guirdo

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
2.715
Reações
3.715
Pontos
1.284
Já vazou. É melhor comprar em outros sites do que entregar cópia de documento de bandeja.



Esse vazamento não foi do ML, foi de uma plataforma integradora que integrava até a Amazon, Correios, etc... aí não vai ter lugar nenhum da internet para comprar.
 

Axor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.825
Reações
5.989
Pontos
959
E eu que sou banido do mercado livre pq tomei um golpe e eles ainda queriam a porcentagem do anuncio ?
Toma no cu deles
 

andersonjpr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.536
Reações
10.746
Pontos
1.084
Esse ano os Correios vão exigir o CPF do remetente e destinatário, talvez seja por isso um dos motivos.
 

kapiel10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.875
Reações
14.772
Pontos
1.054
@BigJ vou te dar uma dica, e aqui aconteceu a mesma coisa CONTUDO como sou medroso com essas paradas, na hora de tirar a foto do RG eu usei borracha verde , fiz aquela montoeira de pó de borracha (quanto vc a usa) e usei esse pó borracha para tampar alguns dados importantes do meu RG, deste jeito enviei a foto com as informações escondidas e FUNCIONOU , estou fazendo isso com todos os aplicativos que pedem foto do meu RG

na digital botei um papel todo preto para tampar minha digital

se um dia perguntaram e reclamaram é só falar que foi descuido
 

Bonk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.863
Reações
12.095
Pontos
303
Seus dados já estão na rede.
Isso é só uma obrigação do bacen agora que eles são um banco digital.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.727
Reações
14.401
Pontos
503
Já faz uns dois anos que o ML está assim... Eu tenho conta desde 2010, mas fiquei anos se acessar porque em 2013 fiz uma compra no ML e quase levei um calote, desde então não comprei mais nada no ML e só acessava minha conta de tempos em tempos para perguntar alguma coisa para vendedores sobre itens que me despertavam curiosidades, mas em 2020 fui logar na minha conta, acho que fazia uns dois ou três anos que não logava, e o site já estava pedindo fotos de documento de identidade... Na mesma hora recusei e nunca mais acessei minha conta :kzangado

Menos mal que agora temos o Shopee que é muito mais fácil de comprar e traz muito mais vantagens, espero que o Shopee coma o cu do ML com farinha :ksafado
 

Barb

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.526
Reações
6.226
Pontos
959
Toda operação financeira do Mercado Livre agora é via Mercado Pago (que é um banco), então o processo de cadastro é igual de um banco digital agora.
E tipo... isso não é de hoje, precisei mandar a foto já no ano passado. Até agora não vi problema, inclusive a caixa paga os premios da loteria via mercado pago, tive que fazer essa burocracia toda (e nem é tanta,só enviar a foto do documento e atualizar os dados) pq recebo meus 5 reais da lotofacil por ele kkk
 
Ultima Edição:

PC2

Lenda da internet
Mensagens
42.797
Reações
70.690
Pontos
1.899
@BigJ vou te dar uma dica, e aqui aconteceu a mesma coisa CONTUDO como sou medroso com essas paradas, na hora de tirar a foto do RG eu usei borracha verde , fiz aquela montoeira de pó de borracha (quanto vc a usa) e usei esse pó borracha para tampar alguns dados importantes do meu RG, deste jeito enviei a foto com as informações escondidas e FUNCIONOU , estou fazendo isso com todos os aplicativos que pedem foto do meu RG

na digital botei um papel todo preto para tampar minha digital

se um dia perguntaram e reclamaram é só falar que foi descuido

Eu já mandei foto de máscara e funcionou. E nem foi máscara de verdade, ainda por cima. Eu só recortei um pedaço de papel em formato de máscara e coloquei em cima da minha foto da identidade. :klolz
 

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.943
Reações
14.485
Pontos
1.389
Amazon e Shopee manda abraços.

Só não entendi por que da indignação por terem adicionado + 1 protocolo de segurança.

Não é só mais um protocolo de segurança, até porque provavelmente não vão ficar pedindo isso a cada novo login. É pra mudar a condição do usuário no site.

Pra mim, o ML era até então um site de compras - e acho que login / senha / código para o celular já seriam suficientes.

Se virou banco digital pra exigir documento com foto aí já virou outra coisa pra mim, que posso não estar disposto a participar.

E como você mesmo lembrou, tem outras opções por aí.
 
Ultima Edição:

Haagenti

Lenda da internet
Mensagens
39.362
Reações
51.537
Pontos
1.712
Se soubesse a quantidade de golpe e fraude que bostileiro faz no ML, deveria pedir até exame de sangue e antecedente criminal.
Aliás, nem sei como eles se sustentam no Brasil, teve meses que um cliente sofreu com 65% das vendas totais sendo golpes e devoluções forçadas (concorrentes comprando e devolvendo no prazo máximo da desistência só pra dar prejuízo da devolução).
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.360
Reações
46.958
Pontos
1.454
Se soubesse a quantidade de golpe e fraude que bostileiro faz no ML, deveria pedir até exame de sangue e antecedente criminal.
Aliás, nem sei como eles se sustentam no Brasil, teve meses que um cliente sofreu com 65% das vendas totais sendo golpes e devoluções forçadas (concorrentes comprando e devolvendo no prazo máximo da desistência só pra dar prejuízo da devolução).
teve uma fela da pruta que comprou uma caixa de som minha, eu deixei bem claro que ela tinha defeito e só funcionava na tomada.
ele comprou sabendo disso, aí quando chegou lá ele reclamou que levou na assistência e não dava para consertar e queria devolver.
ML como sempre ficou ao lado do comprador e tuxou os R$25 de envio por minha conta.
 

Polivalente

Bam-bam-bam
Mensagens
2.131
Reações
8.125
Pontos
453
Isso é só uma obrigação do bacen agora que eles são um banco digital.
Era só ter implementado duas modalidades de contas : um mais simples que pede só email e permite apenas comprar no site e outra mais completa que pede tudo, mas que permite ter uma conta no mercado pago com direito à pix, empréstimo e tudo mais.
Mas nãooooooooo. Vamo pedir documento de todo mundo e f**a-se.
 

Bonk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.863
Reações
12.095
Pontos
303
Era só ter implementado duas modalidades de contas : um mais simples que pede só email e permite apenas comprar no site e outra mais completa que pede tudo, mas que permite ter uma conta no mercado pago com direito à pix, empréstimo e tudo mais.
Mas nãooooooooo. Vamo pedir documento de todo mundo e f**a-se.
Por que eles deveriam ter dois tipos de conta?
Não faz nenhum sentido...
 
Topo Fundo