O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Hardwares dos Smartphones logo logo superam o pc doméstico?

xxxDante224xxx

Bam-bam-bam
Mensagens
486
Reações
1.073
Pontos
218
Fala pessoal, beleza?

Estou a anos com o mesmo celular, ai ele quebrou e fui comprar um novo na loja, nunca fui ligado a esse mercado de hardware de Smartphones, chegando na loja para ver os celulares me deparei com isso:

  • Celulares com 8 núcleos de 2GHZ + de processamento
  • 8 Fucking gigas de ram DDR4/5
  • Resoluções maiores que a do meu monitor kkkk

Mano? Como assim? Quanto tempo eu dormi? Os celulares atuais estão com mais hardwares que meu pc kkkk e mais baratos (comparado aos pcs) kkkk

Eu estou até agora sem acreditar, que surreal kkkk nunca pensei que eles iam evoluir tanto
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
arquitetura mobile é diferente de arquitetura desktop

sacrificam desempenho pra diminuir consumo de bateria, emissão de calor e tamanho

8gb de ram num mobile desses deve ter metade ou menos do desempenho de uma ddr4 (que vc ainda pode fazer overclock)

processador então, um ryzen de entrada é mais eficiente e potente que o processador do celular mais caro que tiver por aí

enfim, simplesmente não tem comparação
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.192
Reações
172.344
Pontos
2.599
Não se guie pelo número de núcleos ou clock. Como o colega falou, não é possível comparar as coisas de forma tão direta. Mobile é focado em baixo consumo.

Mas se formos avaliar o chip ARM M1 da Apple, aí temos algo bem interessante

Apple-M1-Cinebench-R23-Benchmarks.jpg


O bichão troca socos com a Intel e chega próximo a um Ryzen 5 4600U que é bem parrudo.

38821-74063-Geekbench-m1-benchmark-1-xl.jpg


Mas, por exemplo, o chip gráfico é forte para um mobile porém tem apenas 1,5TFlop que não é nada para os padrões atuais.
 


Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.371
Reações
15.825
Pontos
503
arquitetura mobile é diferente de arquitetura desktop

sacrificam desempenho pra diminuir consumo de bateria, emissão de calor e tamanho

8gb de ram num mobile desses deve ter metade ou menos do desempenho de uma ddr4 (que vc ainda pode fazer overclock)

processador então, um ryzen de entrada é mais eficiente e potente que o processador do celular mais caro que tiver por aí

enfim, simplesmente não tem comparação
Tanto tempo sem me atualizar sobre TI que eu achava válida a comparação do OP. Valeu pelo posto técnico.
 

Guirdo

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
2.715
Reações
3.715
Pontos
1.284
Não se guie pelo número de núcleos ou clock. Como o colega falou, não é possível comparar as coisas de forma tão direta. Mobile é focado em baixo consumo.

Mas se formos avaliar o chip ARM M1 da Apple, aí temos algo bem interessante



O bichão troca socos com a Intel e chega próximo a um Ryzen 5 4600U que é bem parrudo.



Mas, por exemplo, o chip gráfico é forte para um mobile porém tem apenas 1,5TFlop que não é nada para os padrões atuais.

Mas o ARM M1 da Apple é um ponto fora da curva também kkkkk os outros são bem mais fracos
 

Sengaya

Bam-bam-bam
Mensagens
685
Reações
2.657
Pontos
433
Tudo o que foi dito aqui é verdade, mas um Dock station com teclado, mouse e monitor, resolveria o problema da maior parte dos usuários domésticos.
Poder de processamento para quem quer apenas estudar, editor de texto, navegar em redes sociais e YouTube, os celulares já têm de sobra.
 

♈he Øne

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.576
Reações
24.052
Pontos
503
Tudo o que foi dito aqui é verdade, mas um Dock station com teclado, mouse e monitor, resolveria o problema da maior parte dos usuários domésticos.
Poder de processamento para quem quer apenas estudar, editor de texto, navegar em redes sociais e YouTube, os celulares já têm de sobra.
Dex da samsung que o diga.
 

Geo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.383
Reações
12.090
Pontos
1.129
Não há como, por uma questão física: dissipação de calor. Os processadores nos smartphones dissipam o calor pela tela que é bem menos eficiente do que um dissipador com ventoinha ou um sistema de arrefecimento a água. Talvez eles superem hardware de 10 ou mais anos atrás, mas quanto ao que temos hoje, sem chance.
 

Charon_IV

Ser evoluído
Mensagens
69
Reações
64
Pontos
18
Vou contar uma piada, tinha um gringo que comprou um Smart Phone... aí ele não gostou muito da Smart, deu para a sogra e aí ficou com o Phone :D
 

Dr. Zero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.012
Reações
47.749
Pontos
803
Evoluiu muito mesmo é um processamento imenso.
Antes não tinhamos um poder de processamento assim nem no computador.
Quando eu tinha o Pentium vivia espancando o computador pra ele voltar.
Com essas evoluções diminuímos o tamanho dos computadores.
Mobilidade é incrível.
 

Charon_IV

Ser evoluído
Mensagens
69
Reações
64
Pontos
18
Evoluiu muito mesmo é um processamento imenso.
Antes não tinhamos um poder de processamento assim nem no computador.
Quando eu tinha o Pentium vivia espancando o computador pra ele voltar.
Com essas evoluções diminuímos o tamanho dos computadores.
Mobilidade é incrível.

Uma vez dei um socão no CPU com a placa mãe ligada e rodando o SO, a tela do computador congelou, mouse não mexia nem nada, tudo travou kkkkkkkkkk tive que mandar arrumar..
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.230
Reações
10.930
Pontos
503
Falando a nível mobile sobre desktop, já foi superado este último.


Por referência, tem GTX 280 que era a top das galáxias no ano de 2008 com seus 600 gigaflops e tantos, o que era um grande feito. O consumo TDP rondava em 236W/h. O preço em dólares acho que ninguém em sã consciência teria coragem de relembrar nem ver o preço da coisa.


Hoje o SD865+ encostou por pouca coisa no Xbox One original. TDP extremamente baixo e coerente com a bateria mAh extensa. Ja consegue emular com certeza perfeição PS2 é muitos outros emuladores ainda no baixo consumo, dependendo da configuração. É dado também ser capaz rodar emulador Nintendo Switch razoavelmente executável.




Queira nem saber do SD888, que promete reduzir o consumo em um quarto com incremento de desempenho de mesma proporção.




Um telefone que melhor representa do bom e do melhor pagando o justo, obviamente, seria com ROG Phone 3 (Asus).




Se preparem... porque se o futuro é streaming, este mesmo futuro também promete destroçar RTX 2060 já na palma da sua mão com tudo dê melhor e mais econômico, o que o Desktop dificilmente competirá em portabilidade e facilidades.
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.230
Reações
10.930
Pontos
503
arquitetura mobile é diferente de arquitetura desktop

sacrificam desempenho pra diminuir consumo de bateria, emissão de calor e tamanho

8gb de ram num mobile desses deve ter metade ou menos do desempenho de uma ddr4 (que vc ainda pode fazer overclock)

processador então, um ryzen de entrada é mais eficiente e potente que o processador do celular mais caro que tiver por aí

enfim, simplesmente não tem comparação

A arquitetura RISC tem essa finalidade de dissipar menos calor, com baixo consumo e tals. Mas dificilmente devem ser desprezados, embora reconheça que a utilização de um programa ou alguma finalidade profissional mais complexa, tenha de trabalhar com uma arquitetura coerente para esse propósito que é CISC, ou seja, desktop, para dar conta de processamentos mais exigentes.



Mas o que estou observando para quem busca algo mais prático, até mesmo para querer emular, o Android larga na disparada, porque além da facilidade, muitos emuladores estão cada vez mais refinados ao sistema de instrução reduzida, o que, ironicamente, torna possível até um lixo do exynos de 2017 ser capaz de rodar PPSSPP melhor que visto num Desktop dependendo primariamente da GPU integrada, este sofria pra caramba nos idos 2014 pra baixo, com exceção ainda dos tipo Bay Trail e coisa parecida, que ainda capengava também.



Para quem não necessariamente tenha que trabalhar com algum processo exclusivamente tecnológico que exija tanto quando SSD com cpu de baixo consumo, sabe que terá em suas mãos as maravilhas do mundo o tempo todo, no bolso!
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.230
Reações
10.930
Pontos
503
Só que as baterias não estão acompanhando junto.

Na verdade, a tendência é refinarem o processo de fabricação dos processadores com intuito de ampliar juntamente no gerenciamento e vários conjuntos de instruções a nível soft-hardware.


Por exemplo, é perfeitamente possível uma bateria de 6k de mAh acompanhar o consumo em tempo real se automaticamente ajustavel ou é de maior prolongamento caso o usuário torne manual o consumo para determinadas tarefas. Além das telas cada vez mais econômicas e inteligentes. Até jogos mobile e emuladores já entraram na jogada de fazer melhor o uso de determinado processador para baixo consumo de antemão, sem nem precisar ajustar o alto nível pra baixo consumo de energia, que é até por padrão. Mas nesse caso, é frequente em SnapDragon específico, da linha G ou mesmo versão Plus. Com Bionic da Apple, já é muito mais refinado em baixo nível, o que ajuda a explicar o pouco Ghz e núcleos tendo o mesmo desempenho prático de alguns SD parrudos.




Mas só para você ter uma ideia a importância de investir mais no CPU do que bateria, é comparar o mesmo Samsung S20 ultra com cpus diferentes, um de exynos e outro SD. Este último mostrou formidável na bateria de testes, ao passo em que so houve mudança justamente do processador mesmo.



Mas claro que SD econômicos igual 765G cada vez mais tornariam tendência alinhar um desempenho razoável com bateria chegando até 7k de mAh, negócio surreal se fosse para voltar em 2010 e falar pro povo sobre essa parada, ninguém ainda acreditaria no homem do futuro kkkkk
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
A arquitetura RISC tem essa finalidade de dissipar menos calor, com baixo consumo e tals. Mas dificilmente devem ser desprezados, embora reconheça que a utilização de um programa ou alguma finalidade profissional mais complexa, tenha de trabalhar com uma arquitetura coerente para esse propósito que é CISC, ou seja, desktop, para dar conta de processamentos mais exigentes.



Mas o que estou observando para quem busca algo mais prático, até mesmo para querer emular, o Android larga na disparada, porque além da facilidade, muitos emuladores estão cada vez mais refinados ao sistema de instrução reduzida, o que, ironicamente, torna possível até um lixo do exynos de 2017 ser capaz de rodar PPSSPP melhor que visto num Desktop dependendo primariamente da GPU integrada, este sofria pra caramba nos idos 2014 pra baixo, com exceção ainda dos tipo Bay Trail e coisa parecida, que ainda capengava também.



Para quem não necessariamente tenha que trabalhar com algum processo exclusivamente tecnológico que exija tanto quando SSD com cpu de baixo consumo, sabe que terá em suas mãos as maravilhas do mundo o tempo todo, no bolso!

até entendo seu ponto, mas é uma comparação injusta pensar que vc consegue colocar num smartphone algo semelhante ou melhor que uma placa de 30+cm dedicada a uma função e praticamente sem restrição física de consumo

só se as empresas, por interesse financeiro, decidirem focar no mobile e deixar desktops pra trás

até acredito que uso de desktops focados em jogos vai se tornar algo cada vez mais de nicho, mas ainda gira grana no meio e não é pouca

meu amigo tem usado o Stadia que, apesar de ainda necessitar de melhoras, pode ser o futuro dos games pra grande massa

e eu não sei como está hj, faz mto tempo que li sobre, mas os processadores mobile tinha problemas pra realizar multitarefas, já foi resolvido isso?
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.230
Reações
10.930
Pontos
503
até entendo seu ponto, mas é uma comparação injusta pensar que vc consegue colocar num smartphone algo semelhante ou melhor que uma placa de 30+cm dedicada a uma função e praticamente sem restrição física de consumo

só se as empresas, por interesse financeiro, decidirem focar no mobile e deixar desktops pra trás

até acredito que uso de desktops focados em jogos vai se tornar algo cada vez mais de nicho, mas ainda gira grana no meio e não é pouca

meu amigo tem usado o Stadia que, apesar de ainda necessitar de melhoras, pode ser o futuro dos games pra grande massa

e eu não sei como está hj, faz mto tempo que li sobre, mas os processadores mobile tinha problemas pra realizar multitarefas, já foi resolvido isso?

A questão de multitarefa foi resolvida sim, mas dependendo do que falamos o uso dela. Mas no geral, a utilização de programas e aplicativos em simultâneo cada vez mais tem se mostrado eficaz, ao ponto de hoje em dia transformar smartphone em mini PC com uso de serviços de email, apresentação, edições de textos, planilhas, sons, formatação de de imagem, programação básica, etc.

A própria Samsung tem tomado a iniciativa para este meio.



Com relação a comparação, eu entendo que tenha sido injusta, mas se formos parar para pensar, há mais de dez anos atrás, ninguém imaginava que o mesmo smartphone de hoje que ultrapassou a barreira de 1TF que já está na palma da sua mão fosse uma realidade para aquela época, porque mesmo a Lei de Moore prevendo que todo e qualquer aparato tecnológico tenha que evoluir juntamente com o benefício do preço, o máximo que eles conseguiam extrair do hardware mobile foi com PS Vita, que se mostrava eficaz; ele por ex, tinha mais ou menos 0,02TF, fora lançado pouco antes de 2012.

Tenho certeza que se PS Vita fosse lançado agora mesmo com SD888, estariam fazendo muito alarde de ele portátil ser muito mais forte que NS handheld que tem 0,4TF; mais generalizado que isso é ser mais forte forte que Xbox One original, que o fanboy teria motivo para surtar com outro zoando pra caramba.



Então... realmente seria insanidade nossa em comparar a cru, desse jeito. Embora de espaços e épocas diferentes, não podemos ignorar que hoje em dia, pela portabilidade que temos em mãos, ele seja tão forte quanto uma GPU de antigamente, que era parruda pra sua epoca, que ate mesmo a AMD prometeu por muito em bate-la, mas que ironicamente só foi possível já com a linha inicial 8xx,m em 2018, uma vez que a Snapdragon foi uma divisão mobile da AMD, a quem a Qualcomm comprou parte ou integral da operação e know how para este setor.


Estamos vendo que hoje em dia a SD é bem agressiva, pois ela mais entrega do que promete. O que nao quer dizer que ela fará algo superior a PS5 por agora mas que seja uma realidade bater esse mesmo console do momento em uns uns 5,6 anos. Ou até um pouco menos, mas seria ainda mais pretensão nossa.
 
Topo Fundo