O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


HDR vs SDR - Imagem em HDR sem impacto?

Alex USA

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.675
Reações
3.484
Pontos
1.119
Galera,

Tenho baixado alguns filmes ultimamente em 4K HDR e notei que em todos os filmes quando uso HDR, eles parecem bem mais escuros e as cores ficam sem vidas. Pesquisei na Internet e vi muitas pessoas reclamando...

Isso é realmente normal? Tem tanto Hype em HDR, mas ao mesmo tempo tudo parece meio sem impacto. Um filme em SDR me parece bem mais vivo do que em HDR? Seria questão de costume?

Como vcs assistem seus filmes, como preferem? HDR ou SDR?

Minha TV é uma Samsung MU8000 65' de 2017

Já tentei varios tweaks nos settings da TV, e atualmente uso:
P.S. Ja chequei, e todos os filmes rodam em HDR, a TV mostra quando o filme esta rodando nesse formato.

Picture Mode - Movie
Backlight - 20 (MAX)
Brightness- 0 (mexer no brightness meio que fode a qualidade)
Sharpness - 0
Contrast - 100 (MAX)
Color - 50
Local Dimming - LOW (não tem como desligar)
Contract Enhancer - Low (se desligar dai fica tudo muito escuro)
Auto Motion - Off
Digital Clean - Off
Color Tone - Warm 1 (Warm 2 fica muito amarelo a image)

Se usar o Picture mode - Standard, da uma pequena clareada, mas a imagem em alguns filmes estouram os Highlights...
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.214
Reações
172.411
Pontos
2.599
Bom, no RTings falam que

Wide color gamut, but not as wide as other comparable TVs like the X900E or Q7F. Colors in HDR content will be reproduced fairly well, although the TV can't show deep green as well as the other colors.

Se for observar na avaliação deles, é uma boa TV e a nota fica verde em tudo, menos na reprodução de filmes em HDR.
 

Alex USA

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.675
Reações
3.484
Pontos
1.119
Bom, no RTings falam que

Wide color gamut, but not as wide as other comparable TVs like the X900E or Q7F. Colors in HDR content will be reproduced fairly well, although the TV can't show deep green as well as the other colors.

Se for observar na avaliação deles, é uma boa TV e a nota fica verde em tudo, menos na reprodução de filmes em HDR.
Pois é, eu vi isso sim, mas ao mesmo tempo eu vi muita gente em forums externos tb reclamando e com TVs pica!! Me parece ate que recentemente a LG lançou uma nova linha com uma nova tecnologia que ajuda na reprodução de HDR, esqueci o nome agora..
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.214
Reações
172.411
Pontos
2.599
Pois é, eu vi isso sim, mas ao mesmo tempo eu vi muita gente em forums externos tb reclamando e com TVs pica!! Me parece ate que recentemente a LG lançou uma nova linha com uma nova tecnologia que ajuda na reprodução de HDR, esqueci o nome agora..
Eu até gosto do HDR da minha 49KS7000. Funciona muito bem em termos de cores e brilho e minha única reclamação é o backlight ser do tipo edge. Tem que ver também a questão do tamanho da TV porque o potencial de brilho muda conforme o tamanho mude.
 

thiago_senna

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.835
Reações
1.742
Pontos
964
Sim, hdr dá uma enorme diferença, mas para o lado positivo, tem algo errado ai na sua configuração.
Como você está assistindo esses filmes em hdr na tv?
Como disse no outro tópico, o plex tem um problema que não transmite o sinal hdr filmes em 4k por streaming. Pode ser que o hdr nem esteja ativando na sua tv. Nesse caso a imagem ficaria uma m**** mesmo. Aqui tenho uma lg oled b7, ela aparece um popup quando o sinal hdr é reconhecido e ativado.

Agora se está ativando, existem vários fatores. Tem filmes que não são gravados em hdr, adicionam depois. Esses realmente vai ter mto pouco impacto, mas não deveria ficar pior que o sinal sdr, no mínimo tem que ficar igual. Ai pulamos pra configuração da tv mesmo, cada uma é diferente da outra. E só lembrando, o hdr não deixa as cores mais vivas, ele mexe diretamente no contraste, por exemplo os picos de luminosidade altos ficam muito mais claros, sem afetar o restante da imagem.
 

Alex USA

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.675
Reações
3.484
Pontos
1.119
Sim, hdr dá uma enorme diferença, mas para o lado positivo, tem algo errado ai na sua configuração.
Como você está assistindo esses filmes em hdr na tv?
Como disse no outro tópico, o plex tem um problema que não transmite o sinal hdr filmes em 4k por streaming. Pode ser que o hdr nem esteja ativando na sua tv. Nesse caso a imagem ficaria uma m**** mesmo. Aqui tenho uma lg oled b7, ela aparece um popup quando o sinal hdr é reconhecido e ativado.

Agora se está ativando, existem vários fatores. Tem filmes que não são gravados em hdr, adicionam depois. Esses realmente vai ter mto pouco impacto, mas não deveria ficar pior que o sinal sdr, no mínimo tem que ficar igual. Ai pulamos pra configuração da tv mesmo, cada uma é diferente da outra. E só lembrando, o hdr não deixa as cores mais vivas, ele mexe diretamente no contraste, por exemplo os picos de luminosidade altos ficam muito mais claros, sem afetar o restante da imagem.

Então, vamos por parte:
O Plex não transmite 4K em HDR se ele tiver transcoding, como por exemplo se eu estiver usando subtitles an PGS ou VOB, ja aconteceu e a imagem fica um LIXO realmente.
Mas eu não estou usando subs a nem esta transcoding e minha TV tb pop-up um símbolo de HDR, portanto eu sei que esta usando HDR.

Minha configuração eu olhei Online acho que no rtings e em outros sites, e a unica coisa difetente é o Contrast Enhance que eu tive que colocar no Low ou fica horrivel de escuro se desligado. Minha configuração esta no post original. Não tem como ficar melhor que aquilo, tentei varias coisas difrentes. Se eu colocar o Contrast Enhance no High, da um POP grande, dai fica quase igual a versão 1080P SDR mas dizem que esse Contrast Enhance deteriora a imagem ao mesmo tempo, que se for usar, deixar no Low.

Eu baixei 2 versões do Star Trek Into Darkness, uma em 2160p e um em 1080p, os 2 são bons releases, vou tirar fotos das imagens hoje de noite e volto a postar aqui.
 


Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.743
Reações
13.775
Pontos
803
na samsung nu7100 o hdr era um lixo, imagem super escura, ai eu baixava em sdr mesmo

agora com a lg nano cell que tenho fica excelente o hdr, faz muita diferenca!
 

Fabio Alexandre

Bam-bam-bam
Mensagens
1.309
Reações
2.171
Pontos
453
Essa MU8000 tem 500 nits de Brilho máximo, sendo que o ideal é 1000 Nits pro HDR ficar legal.
Local Dimming dela também é muito fraco, e isso faz diferença pro HDR.

A minha é uma Sony x905f, e no começo eu também achava o HDR muito escuro, até descobrir como configurar corretamente.
Quando HDR é ativado, o Local Dimming tem que estar no máximo, o ideal é uma Oled mas não tenho dinheiro pra isso.
 

Alex USA

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.675
Reações
3.484
Pontos
1.119
Galera, as fotos não ajudam muito mas da pra perceber que em 1080p a imagem é mais viva, mais vibrante. Agora, hoje mais de tarde a imagem em 4K HDR até que não ficou muito escuro, mesmo com o Contrast Enhance no low, mas no meio da tarde com a luz entrando de fora mesmo com a cortina fechada estava bem escuro.

Talvez bem de noite, com a sala bem escura, e imagem fique bem melhor e mais clara..

1080P
128665

4K HDR Contrast Enhance Off
128668

4K HDR Contrast Enhance Low
128666

4K HDR Contrast Enhance High
128667
 
Ultima Edição:

Alex USA

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.675
Reações
3.484
Pontos
1.119
na samsung nu7100 o hdr era um lixo, imagem super escura, ai eu baixava em sdr mesmo

agora com a lg nano cell que tenho fica excelente o hdr, faz muita diferenca!

Nunca mais eu compro Samsung. Minha próxima TV vai ser uma LG ou Sony.

Saudades das Panasonic Plasma. Ainda tenho a minha no quarto de 46 polegadas de 2009. Até hoje a imagem dela é linda, mesmo sem HDR lol.

Essa MU8000 tem 500 nits de Brilho máximo, sendo que o ideal é 1000 Nits pro HDR ficar legal.
Local Dimming dela também é muito fraco, e isso faz diferença pro HDR.

A minha é uma Sony x905f, e no começo eu também achava o HDR muito escuro, até descobrir como configurar corretamente.
Quando HDR é ativado, o Local Dimming tem que estar no máximo, o ideal é uma Oled mas não tenho dinheiro pra isso.

Esse setting não faz muita diferença na Samsung, agora o Contrast Enhance sim..
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.239
Reações
35.468
Pontos
1.053
Galera, as fotos não ajudam muito mas da pra perceber que em 1080p a imagem é mais viva, mais vibrante. Agora, hoje mais de tarde a imagem em 4K HDR até que não ficou muito escuro, mesmo com o Contrast Enhance no low, mas no meio da tarde com a luz entrando de fora mesmo com a cortina fechada estava bem escuro.

Talvez bem de noite, com a sala bem escura, e imagem fique bem melhor e mais clara..

1080P
Visualizar anexo 128665

4K HDR Contrast Enhance Off
Visualizar anexo 128668

4K HDR Contrast Enhance Low
Visualizar anexo 128666

4K HDR Contrast Enhance High
Visualizar anexo 128667

colega, olhando apenas pelas imagens, eu diria que a primeira 1080p está com as cores saturadas e estouradas demais pro meu gosto.

tenho uma Sony 705F, nao é das melhores, tem filme que o HDR fica bom, outros que fica ruim, mesma coisa pra jogo, geralmente acabo desligando.

hoje em dia é uma putaria de configuração de imagem, que dá até desgosto as vezes.
esses modelos de entrada-médio são todos ruins.
 
Ultima Edição:

Alex USA

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.675
Reações
3.484
Pontos
1.119
colega, olhando apenas pelas imagens, eu diria que a primeiro 1080p está com as cores saturadas e estouradas demais pro meu gosto.

tenho uma Sony 705F, nao é das melhores, tem filme que o HDR fica bom, outros que fica ruim, mesma coisa pra jogo, geralmente acabo desligando.

hoje em dia é uma putaria de configuração de imagem, que dá até degosto as vezes.
esses modelos de entrada-médio são todos ruins.

Concordo cara, ta uma foda mesmo, vc tem que ficar mexendo nas configs pra tudo é uma b*sta. Por isso que eu disse que é uma pena a Panasonic ter acabo com as Plasmas, eu gostava demais delas...

Mas olhando bem, realmente as imagens estaão meio saturadas em 1080p

Acho que filmes em HDR eu vou ter que assistir apenas de noite com a sala toda escura e se for ver filme no meio do dia, ver em Blu Ray normal 1080p
 

thiago_senna

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.835
Reações
1.742
Pontos
964
Galera, as fotos não ajudam muito mas da pra perceber que em 1080p a imagem é mais viva, mais vibrante. Agora, hoje mais de tarde a imagem em 4K HDR até que não ficou muito escuro, mesmo com o Contrast Enhance no low, mas no meio da tarde com a luz entrando de fora mesmo com a cortina fechada estava bem escuro.

Talvez bem de noite, com a sala bem escura, e imagem fique bem melhor e mais clara..

1080P
Visualizar anexo 128665

4K HDR Contrast Enhance Off
Visualizar anexo 128668

4K HDR Contrast Enhance Low
Visualizar anexo 128666

4K HDR Contrast Enhance High
Visualizar anexo 128667
Está parecendo que a imagem em sdr está configurada no perfil de imagem "Vivo", que joga o contraste no maximo e altera a imagem original com vários settings tipo live color, etc. E imagino que o perfil do hdr deva estar setado no perfil normal, e exibindo a imagem como ela deve ser. Qualquer coisa tenta o perfil vivo do hdr e vê se dá alguma diferença, mas é um modo não recomendado, porque arrebenta a qualidade da imagem.
 

Alex USA

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.675
Reações
3.484
Pontos
1.119
Está parecendo que a imagem em sdr está configurada no perfil de imagem "Vivo", que joga o contraste no maximo e altera a imagem original com vários settings tipo live color, etc. E imagino que o perfil do hdr deva estar setado no perfil normal, e exibindo a imagem como ela deve ser. Qualquer coisa tenta o perfil vivo do hdr e vê se dá alguma diferença, mas é um modo não recomendado, porque arrebenta a qualidade da imagem.

Ambas estavam em "Movie" mas a diferença é bem gritante entre HDR e SDR.

Mas analisando bem, as em SDR estou meio estouradas mesmo e como eu disse ontem, se eu assistir HDR de noite com pouco luz no ambiente, dai fica bem legal a imagem, então é isso que vou ter que fazer.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.239
Reações
35.468
Pontos
1.053
Ambas estavam em "Movie" mas a diferença é bem gritante entre HDR e SDR.

Mas analisando bem, as em SDR estou meio estouradas mesmo e como eu disse ontem, se eu assistir HDR de noite com pouco luz no ambiente, dai fica bem legal a imagem, então é isso que vou ter que fazer.


acho que isso se dá por conta do painel da Samsung, a Sony tb fica melhor à noite.
já LG pra ver durante o dia em ambientes claros é ótima, mas perde-se muito à noite no nível de preto.
o jeito é começar uma poupança pra comprar uma OLED kkk
 

konde10

Lenda da internet
Mensagens
14.885
Reações
19.662
Pontos
1.689
Sua TV não atinge os 1000nits necessários para o HDR prestar.

TV Samsung com bom HDR tem que ser da Q80 pra cima.
 

claudio182

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.922
Reações
7.146
Pontos
1.099
Sua TV é de entrada.
Samsung tem que ser no mínimo a série Q mais barata.
LG as Oleds.
Sony a série 9.

Coisa boa custa caro.
 
Topo Fundo