O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Help] GPU perdendo power (framerate drop e travadas)

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.421
Reações
80.024
Pontos
2.059
Havia postado esse problema em algum tópico por aqui, mas talvez criando um tenha mais visibilidade.

Recentemente comprei uma RX 580 pra usar com um i5 3470 e com uma fonte Seasonic s12ii-520 (520W) que já caminha para 6 anos de vida.

A 580 é da Gigabyte, e ela tem um LED que, ao piscar, indica 'fornecimento anormal de energia'.

Esse LED costuma piscar 3x mesmo quando estou apenas usando o PC pra navegar (como agora), consumindo apenas 8W da GPU. Então achei que fosse algum bug da Gigabyte.

Mas jogando Fortnite tenho notado umas quedas de FPS e umas travadas (de uns 3 segundos) e eu não sei exatamente o motivo. A minha CPU está claramente sofrendo para rodar o game, já que ela fica sempre acima de 90% de uso nos momentos mais intensos da partida. A GPU fica com 100% de uso também, o core clock tá sempre no máximo. Quando há o travamento, eu noto que o power da GPU (que tava lá em 110W, 120W) cai para 30W, 20W, 10W... e o core clock obviamente cai de 1340MHz para 300MHz (o profile está setado para balanceado).

A questão então é descobrir se o problema está na GPU (o que eu acho menos provável), se está na fonte (não dando conta da GPU, talvez por conta da idade) ou na placa mãe (cagando com o gerenciamento de energia).

Ou seria possível que com a CPU sendo o bottleneck, ao chegar a 100% de uso o sistema pudesse travar, e por conta desse travamento a GPU iria voltar pra idle até que a CPU retornasse com instruções pra ela?

Eu usei aquele HWmonitor pra dar uma olhada nas voltagens, mas nem sei se ele é confiável. Essa parte de energia eu não entendo porra nenhuma, mas pelo o que eu olhei enquanto jogava, as linhas +12V e +3.3V mantiveram seus valores normais, e diferente da GPU a CPU não teve queda brusca no consumo.

Enfim, to mais perdido que fdp em dia dos pais. Alguma luz?
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.247
Reações
175.658
Pontos
2.234
Se a CPU não consegue alimentar a GPU, a GPU fica esperando e pode travar enquanto isso. O 3470 chega a gargalar a 580 sim, mas não sei se com um i5 de terceira geração você teria um problema desse tamanho.

Pelo que eu pesquisei aqui, esse led piscando indica que há instabilidade no fornecimento de energia. Em tese isso não depende do consumo da placa, mas da estabilidade da corrente.

E chegou a dar uma olhada na temperatura da GPU?
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.421
Reações
80.024
Pontos
2.059
Em tese isso não depende do consumo da placa, mas da estabilidade da corrente.

O que faz sentido, já que esse LED pisca mesmo com a GPU usando 8W. A minha 660 velha de guerra não tinha LED pra indicar esse tipo de coisa.

Aliás, informação importante que esqueci de mencionar.
Esse PC tem uma mobo da giga que já me deu muita dor de cabeça. De meses em meses ele simplesmente deixa de ligar (iniciar no windows). Aí eu tenho que abrir e tirar um dos dois pentes de RAM (não importa qual dos dois, e não importa em qual dos 4 slots), do contrário o PC fica fazendo um beep e reiniciando direto, e não sai desse loop.
Aí eu dou reset na bios e coloco o segundo pente de volta e pronto, volta a funcionar. Não faço ideia do que seja, mas talvez já seja um sintoma desse problema de gerenciamento de energia (ou da fonte ou da mobo).

Meu medo é essa m**** acabar queimando a porra toda. Não to pronto pra partir pro Ryzen nesse momento.

E chegou a dar uma olhada na temperatura da GPU?

CPU e GPU em 70°, o pico da GPU é 75° e não passa disso (e isso pq eu fiz uma curva pro fan pra ficar bem de boa em termos de ruído).

Mesmo eu fazendo um undervolt de leve na GPU não muda nada nesse problema do LED (como vc disse, dificilmente é problema de consumo em si).

Enfim, to aqui pensando. Compro uma PSU nova, o LED continua a piscar. Aí provavelmente é a mobo (e joguei dinheiro fora LOL).
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.247
Reações
175.658
Pontos
2.234
O que faz sentido, já que esse LED pisca mesmo com a GPU usando 8W. A minha 660 velha de guerra não tinha LED pra indicar esse tipo de coisa.

Aliás, informação importante que esqueci de mencionar.
Esse PC tem uma mobo da giga que já me deu muita dor de cabeça. De meses em meses ele simplesmente deixa de ligar (iniciar no windows). Aí eu tenho que abrir e tirar um dos dois pentes de RAM (não importa qual dos dois, e não importa em qual dos 4 slots), do contrário o PC fica fazendo um beep e reiniciando direto, e não sai desse loop.
Aí eu dou reset na bios e coloco o segundo pente de volta e pronto, volta a funcionar. Não faço ideia do que seja, mas talvez já seja um sintoma desse problema de gerenciamento de energia (ou da fonte ou da mobo).

Meu medo é essa m**** acabar queimando a porra toda. Não to pronto pra partir pro Ryzen nesse momento.

A boa notícia é que instabilidade de corrente é parâmetro e não quer dizer, por si só, que você corre algum risco sério. Pode ser que os parâmetros setados sejam apertados demais.
De qualquer forma, creio que instabilidade de corrente, por si só, não te geraria esse tipo de travamento. Se houvesse um problema severo de alimentação, provavelmente você enfrentaria telas azuis, o que você não citou.

Em todo caso, como é que tá a configuração aí? Tá direto na tomada? Usando filtro de linha? Se estiver usando filtro, tenta ligar direto na tomada e ver como o led responde.
Apesar de "gasta", tua fonte é boa. Numa situação limite, creio que ela não vai queimar componentes...ela vai desarmar.

Como que tá o comportamento em outros jogos?

CPU e GPU em 70°, o pico da GPU é 75° e não passa disso (e isso pq eu fiz uma curva pro fan pra ficar bem de boa em termos de ruído).

Mesmo eu fazendo um undervolt de leve na GPU não muda nada nesse problema do LED (como vc disse, dificilmente é problema de consumo em si).

Enfim, to aqui pensando. Compro uma PSU nova, o LED continua a piscar. Aí provavelmente é a mobo (e joguei dinheiro fora LOL).

As temperaturas parecem normais. Perguntei por isso porque throttle gera esse tipo de reação.
Acho difícil que você tenha um amigo com precisamente a mesma configuração de CPU e RAM pra você testar, mas de repente você não tem nenhum amigo próximo pra te emprestar uma fonte pra testes?


:kpensa
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.421
Reações
80.024
Pontos
2.059
Em todo caso, como é que tá a configuração aí? Tá direto na tomada?

Tá direto na tomada. Vou ligar num outro cômodo e usando um filtro de linha pra ver se o LED continua piscando.

Como que tá o comportamento em outros jogos?

O único outro game que joguei foi o RE2. Não tive problemas no jogo (que eu tenha percebido), mas isso foi logo quando a placa chegou, e eu não havia me ligado no lance do LED (é provável que já estivesse acontecendo desde o primeiro dia mas eu tenha demorado pra notar).

Vou tentar jogar no próximo fds (o RE2) pra ver se noto travamentos nele também.

As temperaturas parecem normais. Perguntei por isso porque throttle gera esse tipo de reação.
Acho difícil que você tenha um amigo com precisamente a mesma configuração de CPU e RAM pra você testar, mas de repente você não tem nenhum amigo próximo pra te emprestar uma fonte pra testes?

Pior que 3 amigos que me vem a cabeça que tem PC, possuem fontes de 400W e 420W. Mas acho que daria conta ao menos pra testar o lance do LED, né?


Btw, tirei uma print HWmonitor, meus olhos leigos não veem nada de importante



xOMa2SU.png
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.247
Reações
175.658
Pontos
2.234
Tá direto na tomada. Vou ligar num outro cômodo e usando um filtro de linha pra ver se o LED continua piscando.

Boa.

O único outro game que joguei foi o RE2. Não tive problemas no jogo (que eu tenha percebido), mas isso foi logo quando a placa chegou, e eu não havia me ligado no lance do LED (é provável que já estivesse acontecendo desde o primeiro dia mas eu tenha demorado pra notar).

Vou tentar jogar no próximo fds (o RE2) pra ver se noto travamentos nele também.

Por favor, ajudaria a tentar descobrir o problema.


Pior que 3 amigos que me vem a cabeça que tem PC, possuem fontes de 400W e 420W. Mas acho que daria conta ao menos pra testar o lance do LED, né?

Sim, daria. Se a questão é instabilidade da fonte, daria.

Btw, tirei uma print HWmonitor, meus olhos leigos não veem nada de importante



xOMa2SU.png

Também parece ok pra mim - embora eu não confie em leituras por software.
 


tonyr2d2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.643
Reações
23.721
Pontos
1.474
Havia postado esse problema em algum tópico por aqui, mas talvez criando um tenha mais visibilidade.

Recentemente comprei uma RX 580 pra usar com um i5 3470 e com uma fonte Seasonic s12ii-520 (520W) que já caminha para 6 anos de vida.

A 580 é da Gigabyte, e ela tem um LED que, ao piscar, indica 'fornecimento anormal de energia'.

Esse LED costuma piscar 3x mesmo quando estou apenas usando o PC pra navegar (como agora), consumindo apenas 8W da GPU. Então achei que fosse algum bug da Gigabyte.


Enfim, to mais perdido que fdp em dia dos pais. Alguma luz?

Minha fonte começou a dar pau com 3 anos de uso, o micro simplesmente resetava. Era uma Corsair de 500W. Troquei e resolvi meu problema. Minha humilde opinião que sua fonte pode estar dando adeus nem tanto por culpa dela, mas pela má qualidade da nossa energia elétrica. Quantas vezes nesses 6 anos ela não sofreu com picos, oscilações e quedas bruscas de energia?
 

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
Tenho uma 570 de 8 GB que comprei nessas promos do final do ano passado e da umas travada loca no DOTA 2, eu tenho um I7 acho que de terceira geração nesse PC em casa.

Parece energia mesmo.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.421
Reações
80.024
Pontos
2.059
Quantas vezes nesses 6 anos ela não sofreu com picos, oscilações e quedas bruscas de energia?

Aqui no RJ então... é direto. Há duas semanas atrás tava faltando luz todo dia a noite, e era do tipo que voltava, ia, voltava, ia... umas 10x. Eu saía correndo pra tirar tudo da tomada. Foda.
 

donight

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.176
Reações
981
Pontos
834
Cara, descobriu se eh a fonte? Percebi esse led aqui não minha, mas não notei travamentos... Ele pisca em raras ocasiões e são aleatórias... Minha fonte eh uma thermaltake 430w

Enviado de meu moto g(6) plus usando o Tapatalk
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.229
Reações
12.877
Pontos
503
Tá direto na tomada. Vou ligar num outro cômodo e usando um filtro de linha pra ver se o LED continua piscando.



O único outro game que joguei foi o RE2. Não tive problemas no jogo (que eu tenha percebido), mas isso foi logo quando a placa chegou, e eu não havia me ligado no lance do LED (é provável que já estivesse acontecendo desde o primeiro dia mas eu tenha demorado pra notar).

Vou tentar jogar no próximo fds (o RE2) pra ver se noto travamentos nele também.



Pior que 3 amigos que me vem a cabeça que tem PC, possuem fontes de 400W e 420W. Mas acho que daria conta ao menos pra testar o lance do LED, né?


Btw, tirei uma print HWmonitor, meus olhos leigos não veem nada de importante



xOMa2SU.png
Vc tem uma excelente fonte.Tenho uma corsair feita pela seasonic e acho que tem uns 6 anos no mínimo.E de 450w(nominal)selo 80 white.
Dentro dela,adivinha?
Seasonic S12II series.Mesma coisa que a sua,com menos potência nominal.
E tá levando todo dia meu 2500k a 4ghz(tá quente pra caraio)gtx 1060,2 fans 120,3hds.
Na calculadora da própria seasonic
https://seasonic.com/wattage-calculator#
Me dá uma carga de 389w,em full(prime95,wprime,esses testes sintéticos que arrancam suor),jogando seria beeeem menos.
Ou seja estou em cima do muro certo?Não.Minha fonte vai além dos 450w prometidos,sei lá o que aconteceu na fabricação da seasonic/corsair que posso extrair seguramente 530w.
Recomendo a leitura de 2 sites que deveriam estar favoritados pra futuras compras de fonte:
https://forum-en.msi.com/faq/article/power-requirements-for-graphics-cards-20
Amperagem que precisa ter na linha 12V pra alimentar a comilona da gpu,e acredite,peguei muita fonte que dizia ser 450w e não tinha a amperagem correta pra aguentar uma 1080TI,por exemplo.(evga 450 foi uma delas)
O problema das fabricantes é juntar todas as linhas e pronto,engana o consumidor achando que tá levando uma coisa boa pra casa...
A minha tem 33 amperes na linha 12v+,minha gpu precisa de 22 amperes.
Mas como saber se minha fonte tem realmente a amperagem que diz ter?
Recomendo ler esse site,informa MUITA coisa sobre a fonte,que a fez,a verdadeira potência da fonte,bom,um completo raio x da fonte:
http://www.realhardtechx.com/index_archivos/PSUReviewDatabase.html
Infelizmente tem modelos que não constam.
As fontes que constarem como interrompidas,são fontes bomba,como a cx500-v2,codinome cp-9020047-WW,fabricada pela CWT,que praticamente fez boa parte das fontes da Corsair,e que deu muitos problemas aos seus donos,o que pode ser seu caso @tonyr2d2

Voltando ao tópico,sua fonte tem força de sobra pra entregar sem muito esforço 480W puros pra sua máquina.
O que notei foi temperaturas altas,mas Hell de Janeiro,eu entendo.Mas voltagens ótimas.
No seu caso sim,eu testaria uma outra fonte de 500w de sua preferência(recomendo corsair,não adianta...são confiáveis e todas tem proteções adequadas mesmo as mais xinfrins como a série SF que é uma desgraça que eu passaria longe),pegue a cx550 de teste pois ela é mais confiável que a cx500 devido ao rolo que deu a versão v2 da cx500.
Também ando pesquisando uma fonte,apesar que sei que ela suporta meu futuro up,mas ela tá velhinha e sim,isso compromete a potência com o passar dos anos infelizmente,pois é uma baita fonte.
Espero ter ajudado de alguma forma.
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Vc tem uma excelente fonte.Tenho uma corsair feita pela seasonic e acho que tem uns 6 anos no mínimo.E de 450w(nominal)selo 80 white.
Dentro dela,adivinha?
Seasonic S12II series.Mesma coisa que a sua,com menos potência nominal.
E tá levando todo dia meu 2500k a 4ghz(tá quente pra caraio)gtx 1060,2 fans 120,3hds.
Na calculadora da própria seasonic
https://seasonic.com/wattage-calculator#
Me dá uma carga de 389w,em full(prime95,wprime,esses testes sintéticos que arrancam suor),jogando seria beeeem menos.
Ou seja estou em cima do muro certo?Não.Minha fonte vai além dos 450w prometidos,sei lá o que aconteceu na fabricação da seasonic/corsair que posso extrair seguramente 530w.
Recomendo a leitura de 2 sites que deveriam estar favoritados pra futuras compras de fonte:
https://forum-en.msi.com/faq/article/power-requirements-for-graphics-cards-20
Amperagem que precisa ter na linha 12V pra alimentar a comilona da gpu,e acredite,peguei muita fonte que dizia ser 450w e não tinha a amperagem correta pra aguentar uma 1080TI,por exemplo.(evga 450 foi uma delas)
O problema das fabricantes é juntar todas as linhas e pronto,engana o consumidor achando que tá levando uma coisa boa pra casa...
A minha tem 33 amperes na linha 12v+,minha gpu precisa de 22 amperes.
Mas como saber se minha fonte tem realmente a amperagem que diz ter?
Recomendo ler esse site,informa MUITA coisa sobre a fonte,que a fez,a verdadeira potência da fonte,bom,um completo raio x da fonte:
http://www.realhardtechx.com/index_archivos/PSUReviewDatabase.html
Infelizmente tem modelos que não constam.
As fontes que constarem como interrompidas,são fontes bomba,como a cx500-v2,codinome cp-9020047-WW,fabricada pela CWT,que praticamente fez boa parte das fontes da Corsair,e que deu muitos problemas aos seus donos,o que pode ser seu caso @tonyr2d2

Voltando ao tópico,sua fonte tem força de sobra pra entregar sem muito esforço 480W puros pra sua máquina.
O que notei foi temperaturas altas,mas Hell de Janeiro,eu entendo.Mas voltagens ótimas.
No seu caso sim,eu testaria uma outra fonte de 500w de sua preferência(recomendo corsair,não adianta...são confiáveis e todas tem proteções adequadas mesmo as mais xinfrins como a série SF que é uma desgraça que eu passaria longe),pegue a cx550 de teste pois ela é mais confiável que a cx500 devido ao rolo que deu a versão v2 da cx500.
Também ando pesquisando uma fonte,apesar que sei que ela suporta meu futuro up,mas ela tá velhinha e sim,isso compromete a potência com o passar dos anos infelizmente,pois é uma baita fonte.
Espero ter ajudado de alguma forma.

Eu sempre usei o power supply calculator, que se tornou da cooler master http://www.coolermaster.com/power-supply-calculator/, nunca tive problemas comprando os requisitos que eles recomendaram.
Ao acompanhar este tópico eu fiz os cálculos nos dois que você recomendou e achei algo estranho:
Na cooler master e na seasonic os cálculos foram idênticos, uso de 489w fonte recomendada de 550w, já na msi ficou muito abaixo, algo em torno de 410w. No site da MSI não tem detalhes tão específicos, como rotação do HD e versão dos USB se usados, então acho que por isso tenha essa diferença. Achei ele mais genérico e, de certa forma, mais simples para os padrões econômicos (em redução de energia e calor) que temos atualmente. Vejo pessoas com configurações iguais a minha com fontes de 450w e não demonstram preocupação, eu com uma de 550w fico num cagaço.
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.229
Reações
12.877
Pontos
503
Eu sempre usei o power supply calculator, que se tornou da cooler master http://www.coolermaster.com/power-supply-calculator/, nunca tive problemas comprando os requisitos que eles recomendaram.
Ao acompanhar este tópico eu fiz os cálculos nos dois que você recomendou e achei algo estranho:
Na cooler master e na seasonic os cálculos foram idênticos, uso de 489w fonte recomendada de 550w, já na msi ficou muito abaixo, algo em torno de 410w. No site da MSI não tem detalhes tão específicos, como rotação do HD e versão dos USB se usados, então acho que por isso tenha essa diferença. Achei ele mais genérico e, de certa forma, mais simples para os padrões econômicos (em redução de energia e calor) que temos atualmente. Vejo pessoas com configurações iguais a minha com fontes de 450w e não demonstram preocupação, eu com uma de 550w fico num cagaço.
No caso da MSI,os culpados pelo consumo são cpu e gpu.
Se vc pesquisar consumo real do seu processador+consumo real da sua placa de vídeo,vai chegar ao consumo médio feita pela calculadora,pode ser mais,menos,essas calculadoras é pra ter uma noção,a da MSI eu gosto pois ela te dá o valor médio do teu consumo atual.
Já as outras,vendem fontes,então...elas vão te dar um resultado com folga.E ainda recomendar uma fonte de 650w que é o que sempre que me acontece.
Já da MSI,é teu atual consumo,com pouca folga ou nenhuma folga,uma média pra ter noção,pois nenhuma delas vai te dar um valor exato.
Calculadora MSI=teu atual consumo da máquina médio,uma noção média pois pode ser um pouco mais,um pouco menos.
Outras calculadoras=resultado com folga,e ainda te oferecendo um up de fonte.

Exemplo-
Gtx 1060 6gb consome no máximo 120w.Exigindo então da minha fonte 10 amperes. 10a x12v-120w.
Meu processador.Como é um K e posso alterar facilmente o clock dele de padrão para 4,7ghz,fica difícil achar um real consumo.
Mas colocarei stock,seriam 8 amperes(não encontrei nada estou fazendo a conta eu mesmo,portanto,pode conter erros),então 8a x12v-95w
18 amperes por enquanto- 216w.
Preciso contar os Hds.Tenho 3,portanto cada se soma cerca de 10 a 12w.Colocarei 12w. Bota na soma então,36w.Na calculadora da MSI ela coloca com folga,25w para cada HD
252w.

Placa mãe,memórias-aqui fica o quesito folga ou a falta de folga.Não tem como saber por essas calculadoras que consumo exato elas tem.Pois pode ser uma low end,uma top,recursos extras etc influenciam.
Então deixarei em branco essa parte,pois o consumo dos pentes de ram são pequenos.A minha atual mobo é intermediária,como pode fazer over numa boa,ela pode aumentar o consumo/diminuir,e infelizmente não há informações na net sobre isso.Deixarei em branco.

Coolers-Isso depende e muito de qual vc vai colocar,a rotação deles nas calculadoras ou a inserção do consumo deles em full load seria o ideal.
Deixarei em branco.
Basicamente seria isso.Vou chutar 260w pois não coloquei na balança memorias,mobo e 2 coolers.
Na calculadora da MSI,me deu 289w.
Lembrando que para cada HD,ela deu uma folga de 13w para cada HD,dando 39w de folga total.

Agora vou fazer da Seasonic
Me deu uma margem de folga
392 W
Já me recomendando uma fonte de 650w.
Possuo uma de 450w.Leva numa boa,o consumo de amperagem sobe se subo o over de 4ghz pra uns 4,5ghz.E a fonte sobra,senão desligaria,daria perda de desempenho.
Mas não ocorre nada.
O certo é pegar peça por peça do seu pc,pegar o consumo real dessas partes,obter uma amperagem média,adicionar uma amperagem segura de no mínimo 40% a mais para um futuro up e caçar as fontes.
É meio complicado,pois bati a cabeça pra aprender bem(bom,+ou- né)pra não pegar uma fonte troglodita ou uma fonte bomba,mas depois dá pra pegar o jeito.
Aqui,dependendo do gabinete que meu guri ainda vai comprar pois tá um filme,serei forçado a comprar uma fonte de até 600w,pois vai vir controladora de fans e rgb.
Se vier o gabinete que quero,ou fico com essa mesma ou no máximo,500w.Sem firulas,só a desgraça do acrílico pra mostrar a placa mãe árvore de natal que a minha mobo é,e chega.

EDIT-
Eu tava preocupado com a placa mãe árvore de natal que comprei.Pensei que devido ao excesso de leds,isso implicaria numa fonte nova,mas me enganei.
Procurei e achei o seguinte teste com as peças:
Placa-mãe: GIGABYTE X370-Gaming K7
CPU: AMD Ryzen 7 1800X
Cooler: Corsair H110i
Memória: Corsair Vengeance (2x8GB) 3000MHz
Placa de Vídeo: NVIDIA GeForce GTX 980
Armazenamento - Boot Drive: Kingston Predator 240GB
Armazenamento - SATA6G Drive: Micron Genérico 240GB Storage
Drive USB: Corsair Voyager GS 64GB
Case: Corsair Obsidian 900D
Fonte de Alimentação: Corsair HX1000 - Compre da Amazon / Leia nossa anális

Gtx 980-Consumo de 165w
Ryzen 1800x-105w,no teste está em over.

Em full load,se eu tivesse essa configuração acima,teria um consumo de
8237_71_gigabyte-x370-gaming-k7-motherboard-review.png

https://www.tweaktown.com/reviews/8237/gigabyte-x370-gaming-k7-motherboard-review/index6.html
Mas tb há contradições em consumo,vendo esse post do Tanebado:
https://forum.outerspace.com.br/ind...ecomendações-de-hardware.240712/post-16622286
 
Ultima Edição:

zanchin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.254
Reações
4.726
Pontos
703
@Kise Ryota mesmo que a leitura das temperaturas estejam boas, pode ainda assim ser throttle por aquecimento. Quero dizer, a GPU dificilmente irá super aquecer já que ela é inteligente o suficiente para limitar o uso e quantidade de energia que ela recebe para manter a própria saúde do chip.

Falo com um certo conhecimento de causa pois, apesar de dono de uma GPU Nvidia (uma GTX 970), tive ganhos de performance mostruosos após remover o cooler da placa de video e reaplicar a pasta térmica. Foi algo em torno de 20-25% de diferença, que eu mensurei no Shadow of Tomb Raider (que é um jogo bem GPU bound).

Fica a minha dica, o custo de se fazer é bem baixo e o conhecimento técnico necessário é também quase nenhum.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.247
Reações
175.658
Pontos
2.234
Eu sempre usei o power supply calculator, que se tornou da cooler master http://www.coolermaster.com/power-supply-calculator/, nunca tive problemas comprando os requisitos que eles recomendaram.
Ao acompanhar este tópico eu fiz os cálculos nos dois que você recomendou e achei algo estranho:
Na cooler master e na seasonic os cálculos foram idênticos, uso de 489w fonte recomendada de 550w, já na msi ficou muito abaixo, algo em torno de 410w. No site da MSI não tem detalhes tão específicos, como rotação do HD e versão dos USB se usados, então acho que por isso tenha essa diferença. Achei ele mais genérico e, de certa forma, mais simples para os padrões econômicos (em redução de energia e calor) que temos atualmente. Vejo pessoas com configurações iguais a minha com fontes de 450w e não demonstram preocupação, eu com uma de 550w fico num cagaço.

Os cálculos da Coolermaster e da Seasonic são os mesmos porque eles usam justamente a mesma calculadora: a da Outervision. :klol
 

donight

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.176
Reações
981
Pontos
834
Estive acompanhando minha ex 570 e praticamente descarto Temps... Hoje a trmp aqui não passou dos 50 graus Full load... Mas vejo a frequência da GPU oscilar dos 300mhz aos 1200.. nesse caso oscilando o uso de 1% a 90%... Estou pensando ser a configuração de controle de energia da própria placa, oscilando o uso e causando o throtling

Enviado de meu moto g(6) plus usando o Tapatalk
 

donight

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.176
Reações
981
Pontos
834
Havia postado esse problema em algum tópico por aqui, mas talvez criando um tenha mais visibilidade.

Recentemente comprei uma RX 580 pra usar com um i5 3470 e com uma fonte Seasonic s12ii-520 (520W) que já caminha para 6 anos de vida.

A 580 é da Gigabyte, e ela tem um LED que, ao piscar, indica 'fornecimento anormal de energia'.

Esse LED costuma piscar 3x mesmo quando estou apenas usando o PC pra navegar (como agora), consumindo apenas 8W da GPU. Então achei que fosse algum bug da Gigabyte.

Mas jogando Fortnite tenho notado umas quedas de FPS e umas travadas (de uns 3 segundos) e eu não sei exatamente o motivo. A minha CPU está claramente sofrendo para rodar o game, já que ela fica sempre acima de 90% de uso nos momentos mais intensos da partida. A GPU fica com 100% de uso também, o core clock tá sempre no máximo. Quando há o travamento, eu noto que o power da GPU (que tava lá em 110W, 120W) cai para 30W, 20W, 10W... e o core clock obviamente cai de 1340MHz para 300MHz (o profile está setado para balanceado).

A questão então é descobrir se o problema está na GPU (o que eu acho menos provável), se está na fonte (não dando conta da GPU, talvez por conta da idade) ou na placa mãe (cagando com o gerenciamento de energia).

Ou seria possível que com a CPU sendo o bottleneck, ao chegar a 100% de uso o sistema pudesse travar, e por conta desse travamento a GPU iria voltar pra idle até que a CPU retornasse com instruções pra ela?

Eu usei aquele HWmonitor pra dar uma olhada nas voltagens, mas nem sei se ele é confiável. Essa parte de energia eu não entendo porra nenhuma, mas pelo o que eu olhei enquanto jogava, as linhas +12V e +3.3V mantiveram seus valores normais, e diferente da GPU a CPU não teve queda brusca no consumo.

Enfim, to mais perdido que fdp em dia dos pais. Alguma luz?

encontrou alguma solução para o problema?
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.421
Reações
80.024
Pontos
2.059
encontrou alguma solução para o problema?

Não tive a oportunidade ainda de testar outra fonte. Mas o problema de travamento era a CPU mesmo. Não sei se o problema é a idade dela ou se é o fortnite mesmo. Mas ela bate 100% de uso e aí trava, por isso a GPU desacelera. No RE2 não tive problemas.

Quanto ao LED, só testando outra fonte pra saber. Testei em outros cômodos pra ver se era a tomada, testei com filtro de linha, mas continua piscando. Mas como eu li tantos casos parecidos, acho que deva ser mesmo parâmetros bem rígidos que a Gigabyte tenha setado (como o Luciano citou antes). Talvez uma fonte nova resolvesse o problema? Talvez. Mas fico receoso de acabar comprando uma agora atoa. Vou deixar como está (e se eu tiver a chance de testar outra fonte e parar o problema, atualizo aqui).
 

donight

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.176
Reações
981
Pontos
834
Não tive a oportunidade ainda de testar outra fonte. Mas o problema de travamento era a CPU mesmo. Não sei se o problema é a idade dela ou se é o fortnite mesmo. Mas ela bate 100% de uso e aí trava, por isso a GPU desacelera. No RE2 não tive problemas.

Quanto ao LED, só testando outra fonte pra saber. Testei em outros cômodos pra ver se era a tomada, testei com filtro de linha, mas continua piscando. Mas como eu li tantos casos parecidos, acho que deva ser mesmo parâmetros bem rígidos que a Gigabyte tenha setado (como o Luciano citou antes). Talvez uma fonte nova resolvesse o problema? Talvez. Mas fico receoso de acabar comprando uma agora atoa. Vou deixar como está (e se eu tiver a chance de testar outra fonte e parar o problema, atualizo aqui).

entendi... vou tentar testar alguma outra fonte tbm. Estou testando no momento tbm setar a GPU na capacidade maxima, sem o controle de energia automatico dela, pra ver se o led para de piscar.
 
Topo Fundo