O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[HELP] PC com problema no boot - Fonte?

Sir.Heisenberg

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.021
Reações
3.566
Pontos
709
Fala, galera. Beleza?

Então, montei o PC da assinatura tem uns 6 meses.
Acontece que algumas vezes, eu aperto o Power do gabinete, as luzes dos fans ligam, os fans giram, mas o PC não inicia. Não dá vídeo.
Em algumas ocasiões o mouse não liga também. Quando isso ocorre, só desligando na tomada e ligando de novo.
Quando o mouse liga, aí posso segurar o botão power que o PC desliga.
Não aparece nem a tela de Post. O PC simplesmente não dá vídeo.

Aí estou na dúvida do que pode ser. Estou imaginando que seja fonte.
Eu achei que era memória RAM com defeito, porém eu estava usando 1 Crucial Ballistix e fiz upgrade pra 2 Adata XPG. Mesmo assim esse problema continua, o que conclui-se não ser a RAM.

Eu acho mais provável que seja minha fonte, comprei ela usada de um amigo meu.

Alguém já passou por isso para dar uma luz? Não quero comprar uma fonte e não resolver o problema, ainda mais pq hardware tá caro. Só queria trocar a peça que tá com defeito.

Valeus!
 

ganondorfan

Bam-bam-bam
Mensagens
1.467
Reações
3.705
Pontos
453
Pode ser a placa-mãe também, ou até mesmo a combinação de hardware.

A verdade é que tem uma miríade de "pode ser", que você só vai conseguir filtrar realizando os testes.
O seu palpite é bom, porque a substituição da fonte é o item mais fácil.

Eu faria os testes da seguinte forma:

  1. Tentaria ver se tem atualização da BIOS da mobo.
  2. Removeria o máximo de componentes opcionais (CD/DVD-ROM, HD's, Placa de Vídeo).
  3. Se o problema parar, iria conectar gradualmente os componentes afim de descobrir a peça problemática.
  4. Testaria com outra fonte, caso você tenha outra a disposição.
  5. Testaria os mesmos componentes com outra placa-mãe compatível (caso possível).
  6. Se nada resolver, pode ser uma "combinação mágica", ou seja, você pode ter sido azarado de combinar o hardware da forma que combinou.
A dificuldade é ter as peças para realizar os testes.
 

Sir.Heisenberg

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.021
Reações
3.566
Pontos
709
Pode ser a placa-mãe também, ou até mesmo a combinação de hardware.

A verdade é que tem uma miríade de "pode ser", que você só vai conseguir filtrar realizando os testes.
O seu palpite é bom, porque a substituição da fonte é o item mais fácil.

Eu faria os testes da seguinte forma:

  1. Tentaria ver se tem atualização da BIOS da mobo.
  2. Removeria o máximo de componentes opcionais (CD/DVD-ROM, HD's, Placa de Vídeo).
  3. Se o problema parar, iria conectar gradualmente os componentes afim de descobrir a peça problemática.
  4. Testaria com outra fonte, caso você tenha outra a disposição.
  5. Testaria os mesmos componentes com outra placa-mãe compatível (caso possível).
  6. Se nada resolver, pode ser uma "combinação mágica", ou seja, você pode ter sido azarado de combinar o hardware da forma que combinou.
A dificuldade é ter as peças para realizar os testes.

Então, a fonte eu acredito que não seja pq o PC em full load nunca desligou, mesmo após horas e horas de jogatina pesada.
Vou rodar um memtest pra ver se acusa alguma coisa.

Amanhã vou ver se consigo fazer esse teste de remover tudo e ir ligando aos poucos. O problema é que nem toda vez que eu vou iniciar o PC, ele faz isso.
Outro detalhe: às vezes, se largar o PC ligado sem dar vídeo, demora alguns segundos ou minutos e ele inicia. Outras vezes realmente não adianta e só desligando e ligando novamente.
 

ganondorfan

Bam-bam-bam
Mensagens
1.467
Reações
3.705
Pontos
453
Então, a fonte eu acredito que não seja pq o PC em full load nunca desligou, mesmo após horas e horas de jogatina pesada.
Vou rodar um memtest pra ver se acusa alguma coisa.

Amanhã vou ver se consigo fazer esse teste de remover tudo e ir ligando aos poucos. O problema é que nem toda vez que eu vou iniciar o PC, ele faz isso.
Outro detalhe: às vezes, se largar o PC ligado sem dar vídeo, demora alguns segundos ou minutos e ele inicia. Outras vezes realmente não adianta e só desligando e ligando novamente.

Cara, com esse comportamento eu só consigo pensar na placa-mãe que roda o sistema de baixo nível antes de inicializar as coisas. Mas só testando mesmo.
 

Sir.Heisenberg

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.021
Reações
3.566
Pontos
709
Cara, com esse comportamento eu só consigo pensar na placa-mãe que roda o sistema de baixo nível antes de inicializar as coisas. Mas só testando mesmo.

Então, meu memtest deu zerado, nenhum erro.
Vou fazer aquele teste de ir tirando os componentes e tentar ligar sem para ver.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.623
Reações
10.601
Pontos
753
Reseta a bios, tenta ligar o pc direto pela placa mãe usando chave de fenda.

136935

esquenta a placa mãe com um secador de cabelo, temperatura média, até ligar (se isso funcionar é certeza de placa mãe com problema).

deixa o pc com só 1 pente de ram, e vai alternando entre os slots.
qual o modelo da fonte?
 


Sir.Heisenberg

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.021
Reações
3.566
Pontos
709
Reseta a bios, tenta ligar o pc direto pela placa mãe usando chave de fenda.

Visualizar anexo 136935

esquenta a placa mãe com um secador de cabelo, temperatura média, até ligar (se isso funcionar é certeza de placa mãe com problema).

deixa o pc com só 1 pente de ram, e vai alternando entre os slots.
qual o modelo da fonte?

Opa, vou tentar fazer esses testes na placa mãe mais pro fim da tarde.

Fonte é uma EVGA 430W (https://br.evga.com/products/product.aspx?pn=100-W1-0430-RX )
 

Sir.Heisenberg

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.021
Reações
3.566
Pontos
709
Reseta a bios, tenta ligar o pc direto pela placa mãe usando chave de fenda.

Visualizar anexo 136935

esquenta a placa mãe com um secador de cabelo, temperatura média, até ligar (se isso funcionar é certeza de placa mãe com problema).

deixa o pc com só 1 pente de ram, e vai alternando entre os slots.
qual o modelo da fonte?

Não sei se fiz corretamente o procedimento do secador de cabelos.
Deixei a fonte do pc em Off, liguei o secador e passei na placa mãe toda por uns segundos, sem ficar muito tempo parado em cada lugar.
Coincidência ou não, quando coloquei a fonte em On e apertei o power, o PC continuou com os mesmos sintomas. Nisso eu fiz 2 ações simultâneas: apertei delete várias vezes e acabei já apertando o power de novo no pc. O PC esboçou reação que ia ligar, mas desligou por eu estar pressionando o botão power.
Fiz novamente a mesma coisa, liguei o PC e apertei várias vezes o delete. O PC ligou normalmente.

Vou testar mais algumas vezes mais tarde para ver se foi o secador ou se o segredo é a tecla delete, sabe-se lá por qual motivo.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.623
Reações
10.601
Pontos
753
Não sei se fiz corretamente o procedimento do secador de cabelos.
Deixei a fonte do pc em Off, liguei o secador e passei na placa mãe toda por uns segundos, sem ficar muito tempo parado em cada lugar.
Coincidência ou não, quando coloquei a fonte em On e apertei o power, o PC continuou com os mesmos sintomas. Nisso eu fiz 2 ações simultâneas: apertei delete várias vezes e acabei já apertando o power de novo no pc. O PC esboçou reação que ia ligar, mas desligou por eu estar pressionando o botão power.
Fiz novamente a mesma coisa, liguei o PC e apertei várias vezes o delete. O PC ligou normalmente.

Vou testar mais algumas vezes mais tarde para ver se foi o secador ou se o segredo é a tecla delete, sabe-se lá por qual motivo.

não faz muito sentido a tecla delete, visto que ela é usada pra entrar na bios quando o pc já está ligado.
viu se esses cabinho tão ligado certo?
137216

assim, ligando por uma chave de fenda já elimina o fato de ser mal contato do gabinete
 

Sir.Heisenberg

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.021
Reações
3.566
Pontos
709
não faz muito sentido a tecla delete, visto que ela é usada pra entrar na bios quando o pc já está ligado.
viu se esses cabinho tão ligado certo?
Visualizar anexo 137216

assim, ligando por uma chave de fenda já elimina o fato de ser mal contato do gabinete

Fiz essa checagem e está tudo OK.

Fiz uma atualização de BIOS na placa mãe, na quarta-feira.
Precisei diversas vezes reiniciar o computador e não apresentou o problema desde então. Tanto reiniciando ele após estar ligado por horas, quanto ligá-lo depois de muitas horas desligado.
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.227
Reações
12.875
Pontos
503
Fiz essa checagem e está tudo OK.

Fiz uma atualização de BIOS na placa mãe, na quarta-feira.
Precisei diversas vezes reiniciar o computador e não apresentou o problema desde então. Tanto reiniciando ele após estar ligado por horas, quanto ligá-lo depois de muitas horas desligado.
Cara,gigabyte em se tratando de bios,nas antigas era um total inferno.Se essa aí estabilizar,deixe ela e só atualize se precisar muito mesmo.
Tenho gigabyte e passei inferno no começo de vida dos ryzen.Hoje em dia tá mais suave,mas antes....
 

Sir.Heisenberg

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.021
Reações
3.566
Pontos
709
Cara,gigabyte em se tratando de bios,nas antigas era um total inferno.Se essa aí estabilizar,deixe ela e só atualize se precisar muito mesmo.
Tenho gigabyte e passei inferno no começo de vida dos ryzen.Hoje em dia tá mais suave,mas antes....

Então, eu estava utilizando a F31, que diziam ser a mais estável. Estava nela desde que comprei a MoBo, e desde o início eu tinha esse mesmo problema que relatei no tópico. Antes fazia raramente, agora estava frequente demais.
Coloquei a mais atual, que é a F51. Vamos ver como o PC se comporta. Ainda não dei o problema como descartado.
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.227
Reações
12.875
Pontos
503
Então, eu estava utilizando a F31, que diziam ser a mais estável. Estava nela desde que comprei a MoBo, e desde o início eu tinha esse mesmo problema que relatei no tópico. Antes fazia raramente, agora estava frequente demais.
Coloquei a mais atual, que é a F51. Vamos ver como o PC se comporta. Ainda não dei o problema como descartado.
Aqui pra mim com o 2600 a melhor pra mim era a F25,mas agora estou com o 3600,estou com aatual,zero problemas.
As antigas era um inferno,tinham erros demais.
 

firulero

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
37.637
Reações
46.262
Pontos
877
Meu PC tava com problema idêntico ao seu. Troquei mobo, processador e RAM, continuou dando a msm m****.

Era a fonte.

Enviado de meu SM-G770F usando o Tapatalk
 

Sir.Heisenberg

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.021
Reações
3.566
Pontos
709
Aqui pra mim com o 2600 a melhor pra mim era a F25,mas agora estou com o 3600,estou com aatual,zero problemas.
As antigas era um inferno,tinham erros demais.
Meu PC tava com problema idêntico ao seu. Troquei mobo, processador e RAM, continuou dando a msm m****.

Era a fonte.

Enviado de meu SM-G770F usando o Tapatalk

Eu comemorei cedo demais, deu o problema ontem e não ligava de jeito nenhum. Fui tentando tirar um em um componente pra testar o que tava com problema, nada resolveu.
Na hora de ir ligando tudo novamente, mudei as portas SATA do HD e SSD pra outras que não estavam sendo usadas. Aí liguei o PC e ele iniciou normal, mas não acho que tenha a ver com isso.

Vou ver se aparece alguma fonte em promoção essa semana, para fazer a troca.
 
Topo Fundo