O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[História] 10 fatos sobre o Brasil que você aprendeu errado na escola

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.853
Reações
31.784
Pontos
1.344
Eu moro em Pernambuco, e já ouvi algumas pessoas dizerem que a maior burrice que Pernambuco já cometeu em toda a sua história foi a de ter expulsado os holandeses daqui.

E eu discordo totalmente.

Tomando a Indonésia e o Suriname (dois países colonizados pela Holanda) como exemplo, eu DUVIDO que estivéssemos em situação muito melhor do que eles...

Se quer entender mais sobre essa ideia de. "a com país X seria melhor!"
https://en.wikipedia.org/wiki/Black_Legend

Não é no mesmo nivel da Lenda Negra Espanhola mas o conceito é o mesmo.

Essa lógica só se sustenta frente Inglaterra, espanha e frança por uma razão.

As 3 nações cima possuíam uma população, exércitos e marinhas maiores.
O Brasil foi sabotado propositalmente porque era a unica maneira de uma nação de 3 Milhões controlar uma colonia de 4.5 milhões.

Por isso brasil em 1808 era a unica colonia sem Escolas, hospitais, universidades, museus, etc. E tinha só RJ, SP e MG conectados por estradas. (resto eram colonias quase que independentes entre si).
È só ver que essas coisas só começaram a surgir em 1808 quando a família real chegou e precisou modernizar o RJ pra ter um minimo de conforto e segurança. E porque planejaram por um momento governar do Brasil. (Mas só o RJ, o resto continuaria sem nada disso até a independência).
 
Ultima Edição:

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
Não sei qual a polêmica sobre o mito dos escravos. O Goris desmistificou vários mitos nesse tópico. Escravidão sempre existiu em toda história e isso não é novidade.
A história que nos foi contada, sempre quis fazer parecer que os europeus instituíram a escravidão e subjugaram os africanos. Sendo que a escravidão já era pratica corriqueira na África e na Ásia desde a antiguidade.

Saber que negros escravizaram negros (assim como brancos já escravizaram brancos), não torna a escravidão menos abominável. Um crime talvez maior do que o próprio assassinato de um inocente, um crime que retira tudo aquilo que nos torna humanos: a nossa liberdade.

Tem gente que prefere continuar acreditando na falácia de que virtude e moral tem a ver com raça. "Todos os homens brancos são maus", "Todos os homens negros são vítimas".
Obrigado, Cafetão.
Parece que não conseguia me fazer entender.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
Bom tópico, mas poucas surpresas.

Sobre o capitalismo, á medida que a imprensa e depois, a máquina a vapor, se tornaram rotina no Ocidente, o trabalho servil passou a ser contra-producente.

É consenso, que a revogação do tráfico atlântico, não foi por altruísmo, mas por contrariar o desenvolvimento da burguesia industrial e de um mercado de produtos manufaturados em evolução, especialmente na América do Norte.
É consenso?

Acho que independente disso, a gente pode analisar esse fato sem envolver "consenso" de intelectuais alinhados com corrente política X?

Imagina o Brasil.

Havia um imenso movimento abolicionista, que inclusive tinha apoio de parte da nobreza (Dom Pedro não tinha escravos, Dona Isabel era abolicionista e apoiava o movimento) e havia grande apoio ao fim da escravidão em parte da população, ainda que ela fosse extremamente comum.

O Brasil tinha uma indústria mínima e, creio, que a burguesia industrial aqui era uma piada.

E, no entanto, celebramos a abolição.

Sabe, pessoas boas lutaram contra a escravidão aqui, algumas foram atacadas, outras mortas. O Império acabou porque aboliu a escravidão.

Ora, os fatos não sustentam a narrativa.

Ou estou enganado?

Por mim, boa parte dessa narrativa de "Acabaram com a escravidão não por serem bonzinhos, mas para lucrar com o capitalismo" é apenas uma forma posterior de logicismo pra denegrir o lado opositor.

E se tornou consenso não por ser lógico e se ater aos fatos, mas por ser uma narrativa útil.

Tem neguinho dizendo que eu sou revisionista pra defender algum tipo de agenda.

Caras, nossa história toda tá deturpada, tem gente com opiniões fortes em cima de uma mentira, você vem e demonstra que a mentira é mentira, a pessoa ao invés de mudar de opinião, muda o conceito da verdade pra ela se encaixar, você mostra que o conceito tá errado, ela mostra 723.112 "intelectuais" que dizem que ele está certo mas baseados em opiniões e não nos fatos.

Aí sempre é complicado.
 

NEOMATRIX

Lenda da internet
Mensagens
51.251
Reações
69.451
Pontos
2.059
Porras. É aqui que inventaram que a escravidão foi inventada pelos homens brancos na época da colonização da América?

Jesus....

A educação no Brasil tá precária mesmo.

Escravidão na África e Asia é algo milenar de forma massiva, pelamor de Cristo.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 


Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
Porras. É aqui que inventaram que a escravidão foi inventada pelos homens brancos na época da colonização da América?

Jesus....

A educação no Brasil tá precária mesmo.

Escravidão na África e Asia é algo milenar de forma massiva, pelamor de Cristo.
Aparentemente, dizer isso = passar pano pra escravidão, logo, só fascistas (ou burros) fazem isso.

Benvindo ao time.
 

Kaiji

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.570
Reações
23.628
Pontos
1.154
queen-nzinga-statue.jpg





Rainha (Ngola) Njinga Mbandi, eu vi essa estatua ao vivo lá em Luanda.
Quem quiser ter medo de uma mulher, leia a historia dessa. Game of thrones perde...



Aleixadinho na verdade era um artesão russo chamado de Aleijadovisky.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
Rainha (Ngola) Njinga Mbandi, eu vi essa estatua ao vivo lá em Luanda.
Quem quiser ter medo de uma mulher, leia a historia dessa. Game of thrones perde...



Aleixadinho na verdade era um artesão russo chamado de Aleijadovisky.
No tópico morto de histórias da África tem um esboço da história de Nzinga:
História - África

Acabei não gostando do texto, mas de repente tem algo a adicionar ao video, que ainda não pude assistir.

Aliás, li neste mesmo tópico que eu já defendia a tese de que os reinos africanos se tornaram de tal forma parasitas da escravidao que, quando ela acabou, tbm eles acabaram.

 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.173
Reações
32.381
Pontos
503
Folheando melhor o tópico, e escrever ''consenso'' é algo temerário.


O uso da palavra foi por quê havia referido especialmente á burguesia (que já existia e estava em expansão) na Europa e nos Estados Unidos (nordeste do país).

No Brasil de fato, essa classe (em meados do séc. XIX) ainda era restrita á corte praticamente.

Mas isso não invalida a tese de que a mesma corte, parte da imprensa e sociedade em geral, eram pró-abolicionismo, por motivos humanitários, honrosos mesmo; no entanto não há impeditivo excludente.

O trabalho na sociedade escravocrata era tanto imoral, de dois modos, repetindo, não-excludentes entre si:

1; sob a perspectiva cristã e humanitária, em tempos de auge (novamente meados do séc. XIX) do gobbineaurismo que inspirou a insidiosa Conferência de Berlim, que cobraria um preço alto para o velho continente também.

2; como TAMBÉM, sob a perspectiva econômica, cada vez mais.

Tanto que só após 1880/1888 que as empresas de telefonia e eletricidade (todas vindas de países ou europeus ou norte-americanos, como a Light no Rio) vieram se instalar no Brasil.

P.s. Sobre como interpretaram seus posts de modo equivocado, por não atender a uma determinada agenda esquerdista, de fato, é lamentável. É o ônus da inclusão digital e da liberdade de expressão sem restrições.
 

Kaiji

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.570
Reações
23.628
Pontos
1.154
No tópico morto de histórias da África tem um esboço da história de Nzinga:
História - África

Acabei não gostando do texto, mas de repente tem algo a adicionar ao video, que ainda não pude assistir.

Aliás, li neste mesmo tópico que eu já defendia a tese de que os reinos africanos se tornaram de tal forma parasitas da escravidao que, quando ela acabou, tbm eles acabaram.


Em Angola, a galera não fala disso abertamente, mas eles sabem que houve conivência com a escravidão. A própria Nzinga tinha seus escravos e tinha um esquema de dar mais valor aos soldados mais fortes e poderosos. Ela modificou completamente o esquema de governo tribal, só para se manter no poder. Até hoje ninguém sabe se ela, de fato, se converteu ao cristianismo ou se tudo não passou de uma piada... Tanto ela, quanto a irmã - que foi sequestrada por Portugal - se casaram pela igreja católica.
 

arthur the king

Bam-bam-bam
Mensagens
2.895
Reações
5.753
Pontos
453
Porras. É aqui que inventaram que a escravidão foi inventada pelos homens brancos na época da colonização da América?

Jesus....

A educação no Brasil tá precária mesmo.

Escravidão na África e Asia é algo milenar de forma massiva, pelamor de Cristo.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Pior que não é não

Não tem um post aqui dizendo isso

Vê aí na função "buscar" do fórum pra ver se vc acha esse topico,pq não é nesse não

Enviado de meu SM-G920I usando o Tapatalk
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
"Aqui que falaram que o branco inventou a escravidão?"

Pior que não é não

Não tem um post aqui dizendo isso.

Vê aí na função "buscar" do fórum pra ver se vc acha esse topico, pq não é nesse não.

=>
A questão de negro escravizar negro e simplificação demais pra estar certa em uma frase

=>
E... a afirmação de que Zumbi tinha escravos é recente e reformula totalmente o que se sabia sobre ele, como o teu próprio post diz, então acho que quem tem que apresentar as fontes disso é você, né?

=>
Bela relativização da crueldade perpetrada por brancos na escravidão

=>
Estou ficando confuso.

Os brancos europeus (normalmente vendedores) e os brancos da América (elite branca dona dos meios de produção) não possuem qualquer parcela de responsabilidade pela escravidão negra ocorrida nas Américas entre os séculos 16 e 19 porque havia negros que tinham escravos e outros que os vendiam mediante tráfico?

Essa gente não ganhou usando o trabalho escravo?

Realmente ninguém diz textualmente, mas o significado tá aí. Acho que posso ter pulado alguns.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
Mas a "nossa " visão e a que valia meu consagrado. Pro branco não interessava se ele era Hulu ou tutsi,era tudo negro então era tudo igual. Se o negro lá da África que vendia via como sendo da mesma etnia isso faz pouca ou nenhuma diferenca pros europeus e pra forma que é vista hoje.
Arthur, eu vou sempre repetir, enquanto você não repensar suas fontes de informação, você vai estar sendo enganado e ainda defendendo o enganador.

Não é maldade (tampouco burrice) ser enganado. Mas se alguém te alerta e toda hora te mostra que suas fontes são mentirosas, não seria o caso de você preferir confiar nesse alguém que nas suas fontes?

A ideia "A Escravidão americana era pior porque envolve racismo" é idiota. Porque todas elas, exceto a por divida, envolve racismo.

Um bantu escravizando um iorubá é uma raça escravizando outra! (1)

Um romano escravizando um germânico é uma raça escravizando outra!

Quando você diz "O que vale é a nossa" você simplesmente está dizendo "A Escravidão ocidental é a pior de todas, mas não se pode comparar com outras", oras, se você dissesse que era ruim - e era - não tem mesmo motivo de comparar. Mas se diz que era pior... Ela só é pior comparada a outra.

O "intelectual" do LHand que disse que a escravidão ocidental era pior porque racista, algo nunca visto antes. E você tá repetindo esse discurso. Pior, tá justificando esse discurso, que é falso!



O segundo link que vc postou não abre, mas segue o texto do historiador que vc citou

Quase mil anos e 10 milhões

300 anos e 7 a 12 milhões

Vai dizer que a minha fonte tá errada?

No mais, não sei da onde saiu esses seus 80 milhões e 20 milhões. O historiador que tu postou não cita esses números hora nenhuma.

Tráfico Islâmico de Escravos

Tenta ver de novo.

Se não abrir: The Legacy of Arab-Islam

"It is estimated that as many as 11 million Africans were transported across the Atlantic, 95% of which went to South and Central America, mainly to Portuguese, Spanish, and French possessions, only 5% of the slaves ended up in what we call the United States today.

However, a minimum of 28 million Africans were enslaved in the Muslim Middle East. Since at least 80% of those captured by the Muslim slave traders were calculated to have died before reaching the slave markets, it is believed that the death toll from 14 hundred years of Arab – Muslim slave raids into Africa could have been as high as 112 million."

Dr. John Azumah

E olha que os valores dele são ainda maiores que os meus.

De tudo, se não gostar da fonte, Wikipédia serve de parâmetro. São 17 milhões por terra, 5 milhões por mar mais uns perdidos. Dá 23 milhões. Mais que o dobro da escravidão ocidental. De novo, com taxas de perda na linha de 8 cativos mortos no caminho para cada 2 entregues como escravos.


Eu to realmente querendo entender qual e a grande sacada com a escravidão islâmica,assim,eu acho que vc posta no Brasil,eu posto do Brasil,esse fórum é brasileiro,então me falha o pensamento de como a escravidão árabe possa ter efeitos no Brasil.
Ué, quando alguém diz "Tal escravidão foi pior", se baseia em comparação. Logo, vou comparar e, comparando, não acho pior.

Não achar o tráfico do Atlântico pior que o árabe não quer dizer que acho bom, que passo pano. Significa apenas que comparei os fatos e expus que a narrativa é/está errada.

"Ah mas ela foi mais cruel" tá....alguém aqui tá defendendo esses terroristas? E século 21 e eles sao surtados. Não duvido que tenha sido Pior, mas isso não torna a europeia bonita e cheirosa. E ela não é discutida pq ela tem um total de 0 influências na forma como a nossa sociedade se moldou.
Acho que se aplica a mesma resposta acima.

Como eu não leio opinião se meu post foi respondendo a opiniões diferentes. Se eu to discordando e pq eu to lendo opinião contrária querendo ou não
Então, de repente eu perdi algo, mas você leu o texto do intelectual do LHand?

O cara afirma que a escravidão ocidental foi pior porque isso, isso e aquilo. Todos tópicos que eu já havia discutido e comentado que não eram verdade. Veja, não eram verdade.

Eu vi você me citando - e discordando - mas não vi você citando ou discordando do link do LHand que, já comentei, mente.

Não teria sido um caso de vc igualmente citar e discordar dele?

O mesmo livro que vc leu eu li também (os guias politicamente incorretos) mas eu li também as críticas a esse livro e a seus argumentos, o livro e frágil nos argumentos e isso é fato.
Então, o livro não é um tratado histórico, mas veio mostrar que muitas narrativas que sempre nos foram ensinadas são falsas.

E veja como esse tópico teve gente atacando, dizendo que eu tava passando pano pra um monte de coisa.

Veja que teve gente alterando o significado de um conceito pra ele caber na narrativa, tipo "Escravo por um tempo não é escravo" ou "Escravo até achar outro escravo pra ficar no seu lugar não é escravidão".

Na mesa linha, no fórum Hardmob me responderam "Índios não viviam na idade da Pedra segundo intelectuais de respeito" e quando eu mostrei o conceito de Idade da Pedra e o nível tecnológico do índio brasileiro, encaixava perfeitamente. A resposta? Veja esse texto do intelectual, que te refuta! Com o intelectual falando que "é racismo e tentativa de inferiorizar os índios colocar eles como idade da pedra", ou seja, 0 fatos, 0 análise, só visão pessoal.

Aí você pega o intelectual que o LHand citou, que só usou argumento raso, emotivo e falso pra justificar a tal narrativa e você me faz pensar, "E aí? As críticas ao livro são baseadas em fatos ou são só mentiras bem escritas?".

Você é um cara contestador. Por que contesta minhas postagens e não contesta as dos intelectuais? Será que as críticas são válidas? Reais? Será que as pessoas que defendem a mentira que o Narloch desmentiu vão realmente dizer que ele tá certo?

A impressão que eu tenho e que como esses fatos são usados como narrativa política o pessoal ignora os fatos. Seria 10x mais produtivo pra direita falae sobre como o capitalismo acabou com a escravidão (basicamente foi a Inglaterra precisando de mercado consumidor e os direitos humanos da revolução burguesa que acabaram com essa porra) do que ficar nessa que é tudo culpa do negro.
Sabe, o que eu disse antes ainda tá de pé.

Você lê o que escrevemos, mas não entra.

Quem aqui disse que a culpa é dos negros?

Eu disse - e pode me mostrar se eu minto - que a escravidão já existia na África antes dos europeus chegarem lá, também disse que eram os africanos que vendiam seus irmãos proa europeus. Tbm disse que mais escravos foram vendidos pro Oriente Médio que pras Américas e que a escravidão era normal em toda a antiguidade, em.quaer todos os povos.. Eu não disse que a culpa da escravidão era dos negros. Menos ainda que os brancos eram pobres inocentes.

Basicamente E por uma dessas que a esquerda sequestra movimento social. Enquanto ficar nessa de apontar pro preto fudido e falar que tem que agradecer pro branco que escravizou os avós dele,o garoto nunca vai ser a favor de movimento de direita
Não, é justamente pela falta dessas informações - a verdade - que a esquerda sequestra movimento social. Ao dizer que o branco foi pra África capturar escravos, cria um inimigo e vilão fácil de identificar. Quando diz que somos um país pobre porque os outros países nos roubam, escondendo que são nossas escolhas políticas e econômicas que nos empobrecem, criando um inimigo e vilão fáceis de identificar.
Quando enfiam mentiras durante anos, anos e mais anos na cabeça de pessoas inteligentes - independente da gente discordar, até brigar, burro nunca foi uma ofensa que dirigi a você, provavelmente foi teimoso - entregando inimigos fáceis e vilões é que a esquerda sequestra movimentos sociais.

A verdade sendo oculta é que sequestra movimentos sociais.

Enviado de meu SM-G920I usando o Tapatalk
Enviado de meu Moto X4 usando UC Browser.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
c***lho, 3 da manhã.
Deveria estar fazendo amor a essa hora e tô respondendo o fórum.

Vou embora.
 

LHand

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.251
Reações
50.038
Pontos
624
Porras. É aqui que inventaram que a escravidão foi inventada pelos homens brancos na época da colonização da América?

Jesus....

A educação no Brasil tá precária mesmo.

Escravidão na África e Asia é algo milenar de forma massiva, pelamor de Cristo.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Não, não é.

Mas é aqui que estão explicando o porquê da escravidão praticada pelo homem branco contra negros nas Américas ser pior do que tudo que veio antes.

Lembro que esses dias mesmo eu tava explicando num outro tópico o porquê do nazismo ser pior do que outras ideologias totalitárias, tipo o comunismo ou mesmo outras de extrema-direita, como os demais fascismos. Em resumo, é por causa do componente racial. De todos os totalitários, os nazistas são os únicos que definem seus inimigos por etnia e não por suas escolhas políticas (Ex.: muitas vezes você pode escolher se submeter a uma ditadura qualquer para não morrer, mas não é possível escolher deixar de ser judeu. Por isso o nazismo é considerado num patamar próprio de abjeção em relação aos outros).

Racismo é uma m**** tão grande que serve como um put* agravante pra outras merdas, como governos totalitários. Ou a escravidão.

Da mesma forma que no nazismo você já nasce inimigo exclusivamente por causa de sua raça, na escravidão transatlântica você já nascia escravo exclusivamente por ser negro. Lógico que ninguém escolhe voluntariamente ser escravo, mas em toda história da humanidade a escravidão sempre foi justificada por conquista militar ou por dívida. Além do mais, diferentemente do que foi praticado nas Américas, sempre havia uma forma da pessoa conseguir se emancipar (por exemplo, pagando sua dívida, ou se convertendo ao islamismo no caso dos árabes). Antes do homem branco europeu ir lá na África buscar navios e mais navios carregados exclusivamente de negros para escravizá-los, não era habitual fazer esta distinção étnica de quem pode e quem não pode ser escravo.

Isto não é uma questão de minimizar a escravidão praticada pelos outros, mas sim de reconhecer que a praticada pelo homem branco exclusivamente contra negros nas Américas foi a pior de todas e, por isso é a mais repulsiva. O texto do OP comete uma falácia, porque escola nenhuma ensina que apenas os negros foram escravizados. As escolas apenas dão muito mais destaque para a escravização de negros porque ela foi a maior, a mais repulsiva e a que mais reflete negativamente em nossa sociedade até hoje. Os livros de História estão certos em priorizá-la.

No mais, postei lá atrás um belo texto do Xadrez Verbal explicando isso. Tem também um excepcional vídeo do Nerdologia com os mesmos argumentos que outro user postou. Sempre que aparece esse papo-furado revisionista pra passar o pano pros europeus aqui no fórum eu fico pistola e escrevo um textão desmentindo. Tem este post aqui, por exemplo. Não é possível que pessoas honestas leiam, releiam e tornem a reler os argumentos e, mesmo assim, continuem insistindo nesse bulshit passa-pano pra racista (não estou falando especificamente de você, até acho que a maioria o faz involuntariamente porque desconhece as nuances históricas que descrevi aqui).

Escravidão é uma m****. Racismo é outra m****. Escravidão com racismo, como no caso da praticada por aqui no período colonial, é m**** ao quadrado. Não é difícil de entender.
 
Ultima Edição:

Saga.de.Gêmeos

Habitué da casa
Mensagens
147
Reações
387
Pontos
63
"Aqui que falaram que o branco inventou a escravidão?"



=>

=>

=>

=>

Realmente ninguém diz textualmente, mas o significado tá aí. Acho que posso ter pulado alguns.

Nos posts que você quotou, ninguém disse isso abertamente, com todas as letras, mas, como diz aquele ditado... pra bom entendedor, meia palavra basta.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
Não, não é.

Mas é aqui que estão explicando o porquê da escravidão praticada pelo homem branco contra negros nas Américas ser pior do que tudo que veio antes.

Lembro que esses dias mesmo eu tava explicando num outro tópico o porquê do nazismo ser pior do que outras ideologias totalitárias, tipo o comunismo ou mesmo outras de extrema-direita, como os demais fascismos. Em resumo, é por causa do componente racial. De todos os totalitários, os nazistas são os únicos que definem seus inimigos por etnia e não por suas escolhas políticas (Ex.: muitas vezes você pode escolher se submeter a uma ditadura qualquer para não morrer, mas não é possível escolher deixar de ser judeu. Por isso o nazismo é considerado num patamar próprio de abjeção em relação aos outros).

Racismo é uma m**** tão grande que serve como um put* agravante pra outras merdas, como governos totalitários. Ou a escravidão.

Da mesma forma que no nazismo você já nasce inimigo exclusivamente por causa de sua raça, na escravidão transatlântica você já nascia escravo exclusivamente por ser negro. Lógico que ninguém escolhe voluntariamente ser escravo, mas em toda história da humanidade a escravidão sempre foi justificada por conquista militar ou por dívida. Além do mais, diferentemente do que foi praticado nas Américas, sempre havia uma forma da pessoa conseguir se emancipar (por exemplo, pagando sua dívida, ou se convertendo ao islamismo no caso dos árabes). Antes do homem branco europeu ir lá na África buscar navios e mais navios carregados exclusivamente de negros para escravizá-los, não era habitual fazer esta distinção étnica de quem pode e quem não pode ser escravo.

Isto não é uma questão de minimizar a escravidão praticada pelos outros, mas sim de reconhecer que a praticada pelo homem branco exclusivamente contra negros nas Américas foi a pior de todas e, por isso é a mais repulsiva. O texto do OP comete uma falácia, porque escola nenhuma ensina que apenas os negros foram escravizados. As escolas apenas dão muito mais destaque para a escravização de negros porque ela foi a maior, a mais repulsiva e a que mais reflete negativamente em nossa sociedade até hoje. Os livros de História estão certos em priorizá-la.

No mais, postei lá atrás um belo texto do Xadrez Verbal explicando isso. Tem também um excepcional vídeo do Nerdologia com os mesmos argumentos que outro user postou. Sempre que aparece esse papo-furado revisionista pra passar o pano pros europeus aqui no fórum eu fico pistola e escrevo um textão desmentindo. Tem este post aqui, por exemplo. Não é possível que pessoas honestas leiam, releiam e tornem a reler os argumentos e, mesmo assim, continuem insistindo nesse bulshit passa-pano pra racista (não estou falando especificamente de você, até acho que a maioria o faz involuntariamente porque desconhece as nuances históricas que descrevi aqui).

Escravidão é uma m****. Racismo é outra m****. Escravidão com racismo, como no caso da praticada por aqui no período colonial, é m**** ao quadrado. Não é difícil de entender.
LHand, foi justamente o post no mínimo emotivo, que me faz pensar em como nossos "intelectuais" são uma bela Duma b*sta.

Eles não leem, ou melhor, eles não leem fora da bolha deles. E os argumentos são emotivos, baseados em wishful thinking, não em fatos.

Escravidão é escravidão?

Sim.

Mas preferem mentir, com os tais argumentos emotivos, que adiciona a linha de pensamento deles que com fatos e dados que contrariam a linha de pensamento.

A escravidão ocidental foi ruim?
Foi.

Foi a pior de todas?
Não.

De longe, não foi.

Vieram 10 milhões de africanos pras Américas?

Hoje temos 40 milhões de negros nos EUA, 14 milhões de negros no Brasil e 1 milhão e Cuba. São 55 milhões de descendentes vivos. Não contando pardos, se forem contados o valor quase triplica.

Foram 20 milhões de negros pro Oriente Médio?

Hoje eles são 1 milhão.

Ué? Por que o dobro de negros que foram pra la tem menos de 1% dos descendentes negros?

Os homens negros escravizados eram castrados. Isso aí. Castrados para não terem filhos e ameaçarem os seus senhores. E tbm pra assalto sexual :-O .

Ah, a mesma palavra pra negro era usado para escravo e além do genocídio, eles eram vitimados por todo tipo de preconceito. "Ah, mas o Islã tratava negros islâmicos como iguais!" Ha, isso no discurso deles, né? Mesmo nos países africanos, os negros eram tratados como cidadãos de terceira classe e vítimas de todo tipo de preconceito.

Então, me atendo a fatos, não a mentiras:

1-A escravidão ocidental era pior porque tem componente racial?
Mentira. Todas as formas de escravidão antigas, que não fossem por dívida ou crime, tinham componente racial/étnico.

Mais mentira ainda porque sabemos da escravidão recente do oriente médio (que durou oficialmente até poucos anos atrás e ainda é comum em lugares do interior) e sabemos que ela tbm é racista. Pior, ela era genocida e barbara ao castrar os cativos.

Então, ou seus incríveis autores intelectuais são burros ou são incapazes de pesquisar ou tem interesse em mentir e manipular.

Sei que se eu te enviasse pra um mercado árabe de escravos você ainda acharia menos pior. Mas outras pessoas que seguem as mesmas ideias podem se esclarecer caso queiram.

Não custa pesquisar sobre o assunto e, tem links nas minhas duas outras postagens.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
Um exemplo, em inglês tem bem mais coisas:

O tráfico islâmico de escravos africanos e europeus

Cx-ddydXUAAGzwC.jpg

Crianças africanas resgatadas de traficantes muçulmanos árabes pelo navio da marinha britânica HMS Daphne, em 1868, no Oceano Índico. Fonte: Arquivos Nacionais Britânicos.

O número de pessoas escravizadas por muçulmanos tem sido um tema muito debatido, em particular o número de africanos escravizados, marcado pela participação árabe e o tráfico em direção ao Oriente Médio.

Embora originado milênios depois do Judaísmo e mais de quinhentos anos depois do Cristianismo, o tráfico transcontinental islâmico de africanos precedeu em séculos e permaneceu muito depois do fim tráfico transatlântico promovido por negreiros judeus e cristãos. Também por séculos, brancos europeus e do Norte africano foram capturados e comercializados por negreiros muçulmanos.

=>O Período de Tempo

O tráfico de escravos árabes foi o mais longo, ainda que menos discutido, destes dois principais tráficos de escravos. Começou no sétimo século como árabes e outros asiáticos espalhando-se no Norte e Leste da África sob a bandeira do Islã. O comércio árabe de negros no Sudeste da África precede o comércio transatlântico europeu de escravos em 700 anos.

Alguns estudiosos dizem que o tráfico árabe de escravos continuou de uma forma ou de outra até a década de 1960. A escravidão na Mauritânia só foi criminalizada em agosto de 2007 e movimentos jihadistas ainda no séc. XXI praticam e professam o direito a ter escravos e de escravizar cristãos e outros não muçulmanos.


=>Números[/b]

Alguns historiadores estimam que entre os anos 650 e 1900, de 10 a 20 milhões de pessoas foram escravizadas por negreiros muçulmanos árabes. Outros acreditam que mais de 20 milhões de africanos foram entregues como escravos, através da rota trans-sahara, apenas para o mundo islâmico.

Para fins comparativos, P. D. Curtin, citado em História Geral da África, v. VI, calcula em cerca de 10 milhões o número de africanos que chegaram às Américas como escravos.

Dr. John Alembellah Azumah em seu livro de 2001, The Legacy of Arab-Islam in Africa estima que mais de 80 milhões de pretos morreram no caminho.

=> Negreiros árabes praticaram controle racial

eunuchs.jpg

Dois eunucos africanos e seis concubinas de um sultão otomano (cerca de 1929). Fonte: Secular African Society.

O tráfico de escravos árabes normalmente tratava da venda de escravos do sexo masculino castrados. Os meninos pretos, entre a idade de 8 e 12, tinham seus escrotos e pênis completamente amputados para impedi-los de se reproduzirem. Cerca de seis de cada dez meninos sangraram até a morte durante o procedimento, de acordo com algumas fontes, mas o alto preço trazido por eunucos no mercado tornou a prática lucrativa.

Alguns homens foram castrados para serem eunucos no serviço doméstico e a prática de esterilizar os escravos do sexo masculino não se limitava apenas aos homens pretos. “O calipha em Bagdá, no início do século X, tinha 7.000 eunucos pretos e 4.000 eunucos brancos em seu palácio”, escreve o autor Ronald Segal em seu livro de 2002, Islam’s Black Slaves: The Other Black Diaspora.

=> Comércio árabe de escravos inspirou o racismo árabe contra pretos

À medida que nos territórios submetidos pelo Islã a demanda por negros crescia, o mesmo acontecia com o racismo em relação aos pretos africanos.

Como a associação casual entre ter pele preta e ser negro começou a ser estabelecida, as atitudes racistas em relação aos pretos começaram a se manifestar na língua e na literatura árabe. A palavra para escravo – Abid – tornou-se um coloquialismo para africano. Outras palavras como Haratin afirmam inferioridade social dos africanos.


=>Negreiros árabes buscavam mulheres para serem estupradas

O comércio oriental árabe de escravos lidava principalmente de mulheres africanas, mantendo uma proporção de duas mulheres para cada homem. Essas mulheres e meninas eram usadas por árabes e outros asiáticos como concubinas e servos.

Um negreiro muçulmano tinha direito por lei ao gozo sexual de suas mulheres escravas. Enchendo os harems de árabes ricos, as mulheres africanas geraram uma série de crianças.

Estes estupros e outras violências contra mulheres africanas continuaria por quase 1200 anos.

=> Comércio árabe de escravos inaugurou o comércio negreiro europeu
African_slave_trade-600x499.png

Mapa do comércio africano de escravos. Árabes muçulmanos eram os principais traficantes fornecedores para o Oriente Médio e outras regiões dominadas pelo Islã.

O comércio árabe de escravos no século XIX estava economicamente ligado ao comércio europeu de africanos. O comércio transatlântico de escravos proporcionava novas oportunidades de exploração, o que fazia com que os negreiros árabes fossem ultrapassados.
Os portugueses (na costa swahili) beneficiaram-se diretamente e foram responsáveis por um boom no comércio árabe. Enquanto isso, na costa da África Ocidental, os portugueses encontraram comerciantes muçulmanos entrincheirados ao longo da costa africana até a baía de Benin. Estes negreiros europeus descobriram que podiam fazer quantidades consideráveis de ouro transportando africanos escravos de um posto de comércio a outro, ao longo da costa atlântica.

=> O comércio de escravos árabes provocou uma das maiores rebeliões de escravos da História

A Rebelião Zanj ocorreu perto da cidade de Basra, localizada no atual sul do Iraque, durante um período de quinze anos (869-883 dC). Acredita-se que a insurreição envolveu africanos escravizados (Zanj) que haviam sido originalmente capturados da região dos Grandes Lagos Africanos e áreas mais ao sul na África Oriental.

Os proprietários de terra de Basran trouxeram diversos milhares de povos zanjs do leste africano para o sul do Iraque para drenar os pântanos de sal no leste. Os proprietários de terra submeteram os zanjs, que em geral não falavam árabe, a trabalho extremamente pesado e proporcionavam mantimentos mínimos. O tratamento severo provocou uma revolta que cresceu até envolver mais de 500.000 homens escravos e livres que haviam sido trazidos de todo o império muçulmano.

=> Negros brancos: o comércio de escravos por muçulmanos árabes não se limitava à África ou a cor de pele

enslaved-white-women.jpg

Mulheres brancas escravizadas.

Os negreiros muçulmanos árabes atraíram escravos de todos os grupos raciais. Durante o oitavo e o nono século do califado fatimida, a maioria dos negros (palavra que significava escravo) eram brancos europeus (chamados Saqaliba), capturados ao longo das costas européias e durante as guerras.

Além daqueles de origem africana, pessoas de uma grande variedade de regiões foram forçadas à escravidão árabe, incluindo o povos mediterrânicos; persas; pessoas das regiões montanhosas do Cáucaso, como a Geórgia, a Armênia e a Circassia – a palavra escravo deriva de ‘eslavo’ em razão disto – e de partes da Ásia Central e Escandinávia; ingleses, holandeses e irlandeses; além de berberes do Norte da África.


Sugestões de leitura:
Christian Slaves, Muslim Masters: White Slavery in the Mediterranean, the Barbary Coast and Italy, 1500-1800 (Inglês) – Robert C., Jr. Davis.
Slaves and Slavery in Muslim Africa: The servile estate – John Ralph Willis (ed.)
Com informações de Atlanta Black Star, 02/06/2014.

Fonte:
 
Ultima Edição:

arthur the king

Bam-bam-bam
Mensagens
2.895
Reações
5.753
Pontos
453
"Aqui que falaram que o branco inventou a escravidão?"



=>

=>

=>

=>

Realmente ninguém diz textualmente, mas o significado tá aí. Acho que posso ter pulado alguns.
Isso foi o mais próximo que vc conseguiu achar? O tempo que vc perdeu catando isso vc criava um clone e postava que branco inventou a escravidão e ficava mais bonito

Enviado de meu SM-G920I usando o Tapatalk
 

arthur the king

Bam-bam-bam
Mensagens
2.895
Reações
5.753
Pontos
453
Que agonia esse tapatalk,escrevo textaum e ele some,meu texto era mais elaborado mas como deu preguiça vai o compacto



Arthur, eu vou sempre repetir, enquanto você não repensar suas fontes de informação, você vai estar sendo enganado e ainda defendendo o enganador.

Não é maldade (tampouco burrice) ser enganado. Mas se alguém te alerta e toda hora te mostra que suas fontes são mentirosas, não seria o caso de você preferir confiar nesse alguém que nas suas fontes?

A ideia "A Escravidão americana era pior porque envolve racismo" é idiota. Porque todas elas, exceto a por divida, envolve racismo.

Um bantu escravizando um iorubá é uma raça escravizando outra! (1)

Um romano escravizando um germânico é uma raça escravizando outra!

Quando você diz "O que vale é a nossa" você simplesmente está dizendo "A Escravidão ocidental é a pior de todas, mas não se pode comparar com outras", oras, se você dissesse que era ruim - e era - não tem mesmo motivo de comparar. Mas se diz que era pior... Ela só é pior comparada a outra.

O "intelectual" do LHand que disse que a escravidão ocidental era pior porque racista, algo nunca visto antes. E você tá repetindo esse discurso. Pior, tá justificando esse discurso, que é falso!





Tráfico Islâmico de Escravos

Tenta ver de novo.

Se não abrir: The Legacy of Arab-Islam

"It is estimated that as many as 11 million Africans were transported across the Atlantic, 95% of which went to South and Central America, mainly to Portuguese, Spanish, and French possessions, only 5% of the slaves ended up in what we call the United States today.

However, a minimum of 28 million Africans were enslaved in the Muslim Middle East. Since at least 80% of those captured by the Muslim slave traders were calculated to have died before reaching the slave markets, it is believed that the death toll from 14 hundred years of Arab – Muslim slave raids into Africa could have been as high as 112 million."

Dr. John Azumah

E olha que os valores dele são ainda maiores que os meus.

De tudo, se não gostar da fonte, Wikipédia serve de parâmetro. São 17 milhões por terra, 5 milhões por mar mais uns perdidos. Dá 23 milhões. Mais que o dobro da escravidão ocidental. De novo, com taxas de perda na linha de 8 cativos mortos no caminho para cada 2 entregues como escravos.



Ué, quando alguém diz "Tal escravidão foi pior", se baseia em comparação. Logo, vou comparar e, comparando, não acho pior.

Não achar o tráfico do Atlântico pior que o árabe não quer dizer que acho bom, que passo pano. Significa apenas que comparei os fatos e expus que a narrativa é/está errada.


Acho que se aplica a mesma resposta acima.


Então, de repente eu perdi algo, mas você leu o texto do intelectual do LHand?

O cara afirma que a escravidão ocidental foi pior porque isso, isso e aquilo. Todos tópicos que eu já havia discutido e comentado que não eram verdade. Veja, não eram verdade.

Eu vi você me citando - e discordando - mas não vi você citando ou discordando do link do LHand que, já comentei, mente.

Não teria sido um caso de vc igualmente citar e discordar dele?


Então, o livro não é um tratado histórico, mas veio mostrar que muitas narrativas que sempre nos foram ensinadas são falsas.

E veja como esse tópico teve gente atacando, dizendo que eu tava passando pano pra um monte de coisa.

Veja que teve gente alterando o significado de um conceito pra ele caber na narrativa, tipo "Escravo por um tempo não é escravo" ou "Escravo até achar outro escravo pra ficar no seu lugar não é escravidão".

Na mesa linha, no fórum Hardmob me responderam "Índios não viviam na idade da Pedra segundo intelectuais de respeito" e quando eu mostrei o conceito de Idade da Pedra e o nível tecnológico do índio brasileiro, encaixava perfeitamente. A resposta? Veja esse texto do intelectual, que te refuta! Com o intelectual falando que "é racismo e tentativa de inferiorizar os índios colocar eles como idade da pedra", ou seja, 0 fatos, 0 análise, só visão pessoal.

Aí você pega o intelectual que o LHand citou, que só usou argumento raso, emotivo e falso pra justificar a tal narrativa e você me faz pensar, "E aí? As críticas ao livro são baseadas em fatos ou são só mentiras bem escritas?".

Você é um cara contestador. Por que contesta minhas postagens e não contesta as dos intelectuais? Será que as críticas são válidas? Reais? Será que as pessoas que defendem a mentira que o Narloch desmentiu vão realmente dizer que ele tá certo?


Sabe, o que eu disse antes ainda tá de pé.

Você lê o que escrevemos, mas não entra.

Quem aqui disse que a culpa é dos negros?

Eu disse - e pode me mostrar se eu minto - que a escravidão já existia na África antes dos europeus chegarem lá, também disse que eram os africanos que vendiam seus irmãos proa europeus. Tbm disse que mais escravos foram vendidos pro Oriente Médio que pras Américas e que a escravidão era normal em toda a antiguidade, em.quaer todos os povos.. Eu não disse que a culpa da escravidão era dos negros. Menos ainda que os brancos eram pobres inocentes.


Não, é justamente pela falta dessas informações - a verdade - que a esquerda sequestra movimento social. Ao dizer que o branco foi pra África capturar escravos, cria um inimigo e vilão fácil de identificar. Quando diz que somos um país pobre porque os outros países nos roubam, escondendo que são nossas escolhas políticas e econômicas que nos empobrecem, criando um inimigo e vilão fáceis de identificar.
Quando enfiam mentiras durante anos, anos e mais anos na cabeça de pessoas inteligentes - independente da gente discordar, até brigar, burro nunca foi uma ofensa que dirigi a você, provavelmente foi teimoso - entregando inimigos fáceis e vilões é que a esquerda sequestra movimentos sociais.

A verdade sendo oculta é que sequestra movimentos sociais.


Enviado de meu Moto X4 usando UC Browser.

Sobre a escravidão:

Aparentemente os muçulmanos era mais cruéis(isso surpreende só europeu cuckold) e a escravidão do Atlântico movimentou mais gente (Atlântico 7 A 12M em 300 anos e terroristas 10 a 20 entre 650 e 1900)

A estimativa de 80M do doutor e válida,mas precisaria alguém analisando a metodologia dele (a maior parte das estimativas da escravidão atlântica vinha de documentos e tal,fazendo ela ou mais precisa ou mais subestimada) não digo que ele tá errado,seria só a tal da prudência conservadora

Sobre eu quotar você e não o lhand e desonestidades intelectuais:

Vc foi o OP e ainda estava se engajando em vários debates,logo seus posts ficam mais em evidência por serem em maior número e por """""""""atacar"""""""" várias linhas argumentativa. Vez ou outra eu discordo do lhand,exemplo recente e naquele da msg de wpp do Bolsonaro. Ele acha que Bolsonaro se fez de vítima,eu acho que o congresso e ingovernável sem putaria e ficou nisso. Mesmo eu sendo fundamentalmente diferente dele em opiniões políticas,aqui eu tendo a concordar mais com ele pelo mesmo motivo que eu tendo a concordar mais com baren e com cafetao chinês. Os tópicos aqui do OS tendem a seguir linhas de raciocínio parecidas, quando e sobre livre mercado eu tendo a concordar mais com baren e cafetao (mesmo eu não sendo libertario) e tópicos como esse ou de críticas ao presidente eu tendo quase sempre a concordar com o lhand

Sobre a questão dos movimentos sociais:

Concordo com o que vc falou TAMBÉM. A narrativa de que somos pobres pq Portugal roubou nosso ouro uiuiuiui e forte mesmo,a esquerda tenta demonizar o homem branco cristão (mas só se for de direita) ao passo que tenta tornar virtude vc ser de uma minoria (aí mulheres anjos perfeitos,gay nunca erram,preto não mata e preto não rouba)

Mas IMO ela consegue vender isso aí com tanto sucesso pq ela e bem articulada nisso enquanto a direita fica atacando moinho de vento

E bizarro pensar que eles conseguem fazer o comunismo ser uma ideologia aceitável ao passo que quem prefere o capitalismo,que basicamente acabou com a escravidão da época,ser uma pessoa racista por natureza. Eles conseguiram por muuuuuuito tempo vender uma narrativa totalmente descolada da realidade e com um sucesso,e eu mantenho a opinião que parte disso e pq liberal e conservador não soube atacar os problemas que deveriam

Enviado de meu SM-G920I usando o Tapatalk
 

Comic Sans

Bam-bam-bam
Mensagens
1.344
Reações
4.174
Pontos
453
OP citando post meu pela metade é bem conveniente, ein. Tão conveniente quanto pegar citação pela metade de livro que nunca viu na vida.
Realmente esperava mais.
 

NEOMATRIX

Lenda da internet
Mensagens
51.251
Reações
69.451
Pontos
2.059
Não, não é.

Mas é aqui que estão explicando o porquê da escravidão praticada pelo homem branco contra negros nas Américas ser pior do que tudo que veio antes.

Lembro que esses dias mesmo eu tava explicando num outro tópico o porquê do nazismo ser pior do que outras ideologias totalitárias, tipo o comunismo ou mesmo outras de extrema-direita, como os demais fascismos. Em resumo, é por causa do componente racial. De todos os totalitários, os nazistas são os únicos que definem seus inimigos por etnia e não por suas escolhas políticas (Ex.: muitas vezes você pode escolher se submeter a uma ditadura qualquer para não morrer, mas não é possível escolher deixar de ser judeu. Por isso o nazismo é considerado num patamar próprio de abjeção em relação aos outros).

Racismo é uma m**** tão grande que serve como um put* agravante pra outras merdas, como governos totalitários. Ou a escravidão.

Da mesma forma que no nazismo você já nasce inimigo exclusivamente por causa de sua raça, na escravidão transatlântica você já nascia escravo exclusivamente por ser negro. Lógico que ninguém escolhe voluntariamente ser escravo, mas em toda história da humanidade a escravidão sempre foi justificada por conquista militar ou por dívida. Além do mais, diferentemente do que foi praticado nas Américas, sempre havia uma forma da pessoa conseguir se emancipar (por exemplo, pagando sua dívida, ou se convertendo ao islamismo no caso dos árabes). Antes do homem branco europeu ir lá na África buscar navios e mais navios carregados exclusivamente de negros para escravizá-los, não era habitual fazer esta distinção étnica de quem pode e quem não pode ser escravo.

Isto não é uma questão de minimizar a escravidão praticada pelos outros, mas sim de reconhecer que a praticada pelo homem branco exclusivamente contra negros nas Américas foi a pior de todas e, por isso é a mais repulsiva. O texto do OP comete uma falácia, porque escola nenhuma ensina que apenas os negros foram escravizados. As escolas apenas dão muito mais destaque para a escravização de negros porque ela foi a maior, a mais repulsiva e a que mais reflete negativamente em nossa sociedade até hoje. Os livros de História estão certos em priorizá-la.

No mais, postei lá atrás um belo texto do Xadrez Verbal explicando isso. Tem também um excepcional vídeo do Nerdologia com os mesmos argumentos que outro user postou. Sempre que aparece esse papo-furado revisionista pra passar o pano pros europeus aqui no fórum eu fico pistola e escrevo um textão desmentindo. Tem este post aqui, por exemplo. Não é possível que pessoas honestas leiam, releiam e tornem a reler os argumentos e, mesmo assim, continuem insistindo nesse bulshit passa-pano pra racista (não estou falando especificamente de você, até acho que a maioria o faz involuntariamente porque desconhece as nuances históricas que descrevi aqui).

Escravidão é uma m****. Racismo é outra m****. Escravidão com racismo, como no caso da praticada por aqui no período colonial, é m**** ao quadrado. Não é difícil de entender.

Quer dizer então que foi maior do que a quase extinção dos índios nas colônias espanholas quando dizimaram a população local, esquartejaram e queimaram vivas mulheres em crianças?

Fora isso, outra coisa que ninguém fala foi o Holocausto. Você imagina uma etnia sendo perseguida na europa inteira e conduzida pra trabalho escravo sem alimentação até a morte, mulheres e crianças de colo vindo em trens lotados imediatamente para a câmera de gás.

Isso foi mais tranquilo que a escravidão o Brasil?

N to relativizando pq não queria ser negro naquelas tempos, mas eu preferia muito mais do que ser um Judeu na Europa da 2 guerra ou um nativo nas invasões dos espanhóis na America Central


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Ultima Edição:

Mr Green

Bam-bam-bam
Mensagens
434
Reações
1.531
Pontos
318
Vou aproveitar o tópico pra falar que tenho um box politicamente incorreto(lacrado) pra vender
Igual a esse:
box-dos-guias-politicamente-incorretos-8-livros-lacrado-D_NQ_NP_970820-MLB28848948457_122018-O.webp

box-dos-guias-politicamente-incorretos-8-livros-lacrado-D_NQ_NP_748221-MLB28849026571_122018-O.webp


Vendo por 180 com frete gratis pelo mercado livre.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
OP citando post meu pela metade é bem conveniente, ein. Tão conveniente quanto pegar citação pela metade de livro que nunca viu na vida.
Realmente esperava mais.
Tbm.

Esse OP é um racista passador de pano pra escravidão, genocídio indígena e roubo do Brasil mesmo.

Fora Góris!

Edit: Agora é sua vez de me citar e citar James Russel!
 
Ultima Edição:

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
@AIDS_skrillex , a quote que eu fiz foi só pra usar como exemplo para o rei Artur mesmo. Tanto que, se não me engano, respondi ela direito antes.

Se, de qualquer forma, ficou chateado, peço desdulpas.
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.924
Reações
39.382
Pontos
2.044
"Aqui que falaram que o branco inventou a escravidão?"



=>

=>

=>

=>

Realmente ninguém diz textualmente, mas o significado tá aí. Acho que posso ter pulado alguns.
O homem branco não criou a escravidão. Eu não disse isso em nenhum lugar do tópico e nunca que falaria uma bobagem dessas. Inclusive, nem indiretamente isso está escrito no meu post.
Pelo que li no tópico, NINGUÉM falou que o homem branco criou a escravidão. Eu, pelo menos, não escrevi isso.
O que vejo é que o homem branco, no caso Europeus e Americanos, ficaram ricos e construiram impérios com o auxílio da escravidão.
Resumo: quem mais se fodeu, foram os negros; quem mais ganhou, foram os brancos.
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.173
Reações
32.381
Pontos
503
Se grande parte da militância afro (cooptada quase totalmente para um lado do espectro político no Brasil) no país, parasse pra refletir o quanto essa narrativa revanchista da dívida histórica, é um atraso hoje.

Exaltam transgressores como Zumbi e esquecem de resilientes artífices das leis (no plural) abolicionistas, de 1870 a 1888 (como L Gama, os irmãos Rebouças, Patrocínio e a sra. Isabel de Orleans).

Sacando um 20/11 (inútil) no lugar do 13/05 (que produziu efeitos não só para a definitiva liberdade de um grupo mas do país inteiro, mesmo a Monarquia pagando caro por isso).

Ignoram iniciativas como o Integralismo e a Frente Negra Popular (que dava ensino gratuito a analfabetos considerados ''de côr'' em SP e Rio), extinta pelo fascista Vargas, na década de 30, preferindo essa militância exaltar o ditador (criador das exaltadas e inúteis Petrobras e CLT) em lugar das iniciativas de seus irmãos no passado.

Não é uma crítica ao fórum (ou fóruns) de uma forma geral, mas como o Brasil, precisa avançar e muito para reconhecer verdades que não sigam uma determinada narrativa, precisa de fato e urgentemente.
 
Ultima Edição:

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
:klol:klol

Os caras estão fazendo todas as acrobacias imagináveis para desqualificar você...
Pois é, olha o textão que publiquei falando da escravidão árabe. Só o Arthur King comentou.

O resto da turma ao invés de ler e entender que errou, some. Daqui 30 dias voltam num tópico parecido repetindo as mesmas ideias.
 
Topo Fundo