O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[+História] Proclamação da República: por que historiadores concordam que monarquia sofreu um 'golpe'

Caco Antibes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.820
Reações
25.275
Pontos
1.139
  • Centro Cultural São Paulo
    o-quadro-proclamacao-da-republica-de-benedito-calixto-movimento-que-questiona-rompimento-com-a-monarquia-ganhou-forca-com-as-redes-sociais-1542198857392_615x300.jpg

    O quadro 'Proclamação da República', de Benedito Calixto; movimento que questiona rompimento com a monarquia ganhou força com as redes sociais
Meses após o Marechal Deodoro da Fonseca enganar a própria mulher, burlar as recomendações médicas e levantar da cama - onde havia passado a madrugada daquele 15 de novembro febril - para proclamar a República brasileira, o país já conhecia a primeira crítica articulada sobre o processo que havia removido a monarquia do poder em 1889.
Escrito pelo advogado paulistano Eduardo Prado, o livro Fastos da Ditadura Militar no Brasil, de 1890, argumentava que a Proclamação da República no Brasil tinha sido uma cópia do modelo dos Estados Unidos aplicada a um contexto social e a um povo com características distintas. A monarquia, segundo ele, ainda era o modelo mais adequado para a sociedade que se tinha no país. Prado também foi o primeiro autor a considerar a Proclamação da República um "golpe de Estado ilegítimo" aplicado pelos militares.

Hoje, 129 anos depois, o tema ainda suscita debates: enquanto diversos historiadores apontam a importância da chegada da República ao Brasil, apesar de suas incoerências e dificuldades, um movimento que ganhou força nos últimos anos - principalmente nas redes sociais - ainda a contesta.

"A proclamação foi um golpe de uma minoria escravocrata aliada aos grandes latifundiários, aos militares, a segmentos da Igreja e da maçonaria. O que é fato notório é que foi um golpe ilegítimo", disse à BBC News Brasil o empresário Luiz Philippe de Orleans e Bragança, tataraneto de D. Pedro 2º, o último imperador brasileiro, e militante do movimento de direita Acorda Brasil.
Neste ano, ele recebeu 118.457 votos no Estado de São Paulo e se elegeu deputado federal pelo PSL, partido do presidente eleito Jair Bolsonaro.
"Quando há ilegitimidade na proclamação de qualquer modelo de governo, não se consegue estabelecer autoridade e, dessa forma, não se tem ordem. É exatamente isso que aconteceu na República: removeram o monarca e, no momento seguinte, foi um caos", completa Orleans e Bragança, justificando a partir da história os solavancos recentes da democracia brasileira.

Museu Histórico Nacional
retrato-do-marechal-deodoro-da-fonseca-por-henrique-bernardelli-ele-proclamou-a-republica-no-brasil-apos-uma-madrugada-febril-1542199090049_300x420.jpg

Retrato do Marechal Deodoro da Fonseca por Henrique Bernardelli; ele proclamou a República no Brasil após uma madrugada febril

O processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), em 2016, deu novo gás ao movimento pró-monarquia, impulsionado pelas redes sociais e pela presença de grupos monarquistas nas manifestações contra o governo petista, entre 2015 e 2016 - muitos deles, empunhando bandeiras do Brasil Império.

Um movimento de elites
A ideia de que a Proclamação da República foi um "golpe" é engrossada pelo historiador José Murilo de Carvalho, que escreveu um livro sobre os períodos monárquico e republicano do Brasil: O Pecado Original da República (editora Bazar do Tempo). Um dos intelectuais mais respeitados no país, Murilo também admite que é possível discutir a legitimidade do processo, como reivindicam os monarquistas atuais. "Para se sustentar (a reivindicação de legitimidade da proclamação), ela teria que supor que a minoria republicana, predominantemente composta de bacharéis, jornalistas, advogados, médicos, engenheiros, alunos das escolas superiores, além dos cafeicultores paulistas, representava os interesses da maioria esmagadora da população ou do país como um todo. Um tanto complicado", avalia.

Ainda de acordo com Murilo, não apenas foi um golpe, como ele não contou com a participação popular, o que fortalece o argumento de ilegitimidade apresentado pelos atuais monarquistas. Para ele, a distância da maior camada da população das decisões políticas é um problema que perdura até hoje. "Embora os propagandistas falassem em democracia, o pecado foi a ausência de povo, não só na proclamação, mas pelo menos até o fim da Primeira República. Incorporar plenamente o povo no sistema político é ainda hoje um problema da nossa República. Pode-se dizer que as condições do país não permitiram outra solução e que os propagandistas eram sonhadores. Muitos realmente eram", conta.

Ana Carolina Camargo/BBC News Brasil
a-proclamacao-foi-um-golpe-de-uma-minoria-escravocrata-aliada-aos-grandes-latifundiarios-aos-militares-a-segmentos-da-igreja-e-da-maconaria-o-que-e-fato-notorio-e-que-foi-um-golpe-ilegitimo-diz-luiz-1542198947433_615x300.jpg

"A proclamação foi um golpe de uma minoria escravocrata aliada aos grandes latifundiários, aos militares, a segmentos da Igreja e da maçonaria. O que é fato notório é que foi um golpe ilegítimo", diz Luiz Philippe de Orleans e Bragança

Especialista no período, o jornalista e historiador José Laurentino Gomes, autor da trilogia 1808, 1822 e 1889, concorda com a leitura do "golpe". Para ele, no entanto, o debate sobre a legitimidade da República é sobre "quem legitima o quê", o que está ligado ao processo de consolidação de qualquer regime político. "O termo 'legitimidade' é muito relativo. Depende do que se considera o instrumento legitimador da nossa República. Se ele for o voto, ela não é legítima, porque o Partido Republicano nunca teve apoio nas urnas. Agora, se considerar esse instrumento a força das armas, foi um movimento legítimo, porque foi por meio delas que o Exército consolidou o regime", diz.

Para Laurentino, a questão envolve a luta pelo direito de nomear os acontecimentos históricos que, no caso dos republicanos, conseguiram emplacar a ideia de "proclamação" e não de "golpe".
"O que aconteceu em 1889, em 1930 e em 1964 é a mesma coisa: exército na rua fazendo política. Depende de quem legitima o quê. O movimento de 1964 não foi legitimado pela sociedade, mas a revolução de 1930 o foi tanto pelos sindicatos quanto pelas mudanças promovidas por Getúlio Vargas. A proclamação é contada hoje por quem venceu", argumenta.
Para o historiador Marcos Napolitano, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), é possível, sim, falar em golpe na fundação da República. Já questionar sua legitimidade, como faz Orleans e Bragança, seria um revisionismo histórico incabível.

"Se pensarmos que a monarquia era um regime historicamente vinculado à escravidão (esta sim, uma instituição ilegítima, sob quaisquer aspectos), acho pessoalmente que a fundação da República foi um processo político legítimo que, infelizmente, não veio acompanhado de reformas democratizantes e inclusivas", explica.

Segundo José Murilo de Carvalho, é possível afirmar que a proclamação foi obra quase totalmente dos militares, assim como conta o jornalista Laurentino Gomes em seu livro 1889.
"Só poucos dias antes do golpe é que líderes civis foram envolvidos", explica Murilo. Para o professor Marcos Napolitano, porém, o fato de ter sido uma minoria a responsável por derrubar a monarquia não retira do movimento a sua legitimidade.

"Qualquer processo político está ligado à capacidade de minorias ativas ganharem o apoio de maiorias, ativas ou passivas, e neutralizarem outros grupos que lhes são contra. Nem sempre um processo político que começa com uma minoria ativa redunda em falta de democracia. Esta é a medida de legitimidade de um processo político. Muitos processos políticos democratizantes, que mudaram a história mundial, começaram assim. O que não os exime de serem processos muitas vezes traumáticos e conflitivos", explica Napolitano.

Monarquia como opção de regime político?

Orleans e Bragança expressa uma alternativa que já existe há algum tempo entre um grupo restrito de historiadores. O mais militante deles é o professor Armando Alexandre dos Santos, da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Frequentemente convidado pela Casa Real para palestras e eventos, ele é amigo pessoal de D. Luiz Gastão de Orleans e Bragança - que seria o imperador do país caso fosse uma monarquia - desde os anos 1980.

Para Santos, a República representou a instauração de uma ditadura jamais vivida até então no Brasil.
"Foi uma quartelada de uma minoria revoltosa de militares que não teve nenhum apoio popular. A própria proclamação foi um show de indecisões: Deodoro da Fonseca, por exemplo, só decidiu proclamá-la porque foi pressionado pelos membros do seu grupinho que precisavam de um militar de patente para representá-los. Foi, acima de tudo, um modismo, uma imitação servil dos EUA", argumenta.

Santos, no entanto, não encontra apoio para sua tese na maior parte da academia. Para os historiadores ouvidos pela BBC News Brasil, o retorno à monarquia não está definitivamente no horizonte político do país. "O plebiscito de 1993 (para determinar a forma de governo do país) mostrou que há sólida maioria favorável à República, apesar das trapalhadas do regime. Fora do Carnaval, a imagem predominante da monarquia ainda é a de regime retrógrado", afirma José Murilo de Carvalho, seguido por Gomes. "Em um momento de discussão da identidade nacional, se somos violentos ou pacíficos, corruptos ou transparentes, vamos em busca de mitos fundadores. Um deles é D. Pedro, que era um homem culto e respeitado. Esse movimento monárquico atual é freudiano. É a busca de pai que resolva tudo sem que a gente se preocupe", finaliza.


===========================================================

Sempre vi como um golpe.
Curti o texto e achei interessante compartilhar.
 

Léo Stanbuck

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
30.858
Reações
27.471
Pontos
859
Sim, foi um golpe de uma elite latifundiária, do exército e de grupos com ideário republicano e liberal.

Até onde eu saiba todos os historiadores atuais concordam que foi um golpe de Estado beirando a guerra civil nos anos posteriores.

Alias, concordo com o Marcos Napolitano e recomendo suas obras. É um historiador de muita qualidade.
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.873
Reações
3.939
Pontos
1.544
Muito interessante o texto! Principalmente porque mostrou vários pontos de vista embasados por pessoas com conhecimento e estudo na área.

Li algumas coisas a respeito e parece que D. Pedro tinha algumas ideias muito a frente de seu tempo e que isso desagradou pessoas influentes da época, o que fez crescer a ideia da república. Se formos ver os sobrenomes de alguns dos corruptos até hoje no poder, certamente que isso vem de séculos atrás. Em geral as elites acabam buscando o poder pelo poder, lutando dia e noite para se perpetuarem, mesmo que isso seja terrivelmente contra o bem estar social. Vemos muito disso no Brasil, não é?
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Não é nem questão de "achar" que foi golpe ou "ver" que foi golpe. Foi mesmo, de forma objetiva, um golpe de estado.

E foi o ponto onde as coisas começaram a dar de fato muito errado. Ainda que o Império não fosse perfeito, sem ele tudo ficou bem pior do que era.
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.173
Reações
32.381
Pontos
503
Não foi coincidência o governo imperial do Brasil assinar a lei áurea e no ano seguinte ser deposto.
 

Yusuke Urameshi

Bam-bam-bam
Mensagens
5.086
Reações
15.487
Pontos
353
Isso é mais do que óbvio.

O que aconteceu em 15 de novembro de 1889 foi nada mais nada menos do que o primeiro golpe de Estado da História do Brasil. E, até hoje, é também o maior erro que o Brasil já cometeu em toda a sua história.

A partir do golpe de 15 de novembro de 1889... tudo o que poderia dar errado neste país, deu errado (afinal, o que começa errado não tem como dar certo).
 


ChaosRaptor

Bam-bam-bam
Mensagens
3.997
Reações
13.376
Pontos
453
Pois é, Graças aos Senhores do Cafe de SP, estamos nesta m**** em que vivemos hoje.

seria bom se tivessemos entrado em guerra civil, mas BR ate naquela epoca era bundão demais para isso ou pedir ajuda ao governo americano.
 

Brutal Core

Bam-bam-bam
Mensagens
522
Reações
714
Pontos
293
Se Monarquia foi boa porque revolução industrial ocorreu apena era vagas? Sendo revolução industrial EUA ocorreu meados 1860

Se monarquia foi boa porque ESCRAVO americano tinha mais expectativa de vida do que o CIDADÃO LIVRE no Brasil, no século XIX. ?
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Pois é, Graças aos Senhores do Cafe de SP, estamos nesta m**** em que vivemos hoje.

seria bom se tivessemos entrado em guerra civil, mas BR ate naquela epoca era bundão demais para isso ou pedir ajuda ao governo americano.

O governo americano na época se beneficiou com o golpe republicano. Tanto que foi o primeiro país a reconhecer o Brasil República como um estado oficial.

Se Monarquia foi boa porque revolução industrial ocorreu apena era vagas? Sendo revolução industrial EUA ocorreu meados 1860

Se monarquia foi boa porque ESCRAVO americano tinha mais expectativa de vida do que o CIDADÃO LIVRE no Brasil, no século XIX. ?

Era pra ter ocorrido antes. O que entravou isso por aqui foram os senhores de engenho, que tinham força econômica para tal.
Mas a malha ferroviária por exemplo, era um primeiro passo para a industrialização, e em toda nossa história, ela só teve investimento decente durante o Império.

Quanto ao escravo americano e a expectativa de vida, eu nunca li isso em lugar algum. Mas como um todo o mundo na época era bem pobre, e os EUA entraram no livre mercado mais cedo do que nós.
Aliás, a escravidão lá acabou mais cedo que aqui, algumas décadas antes, tal como os EUA se tornaram uma nação independente antes de nós. Acho que nem cabe a comparação.
 

Brutal Core

Bam-bam-bam
Mensagens
522
Reações
714
Pontos
293
Não sou esquerdista, realmente não entendo ideia Brasil época monarquia foi pais prospero melhores países mundo que decadência deste pais ocorreu com republica
 

Brutal Core

Bam-bam-bam
Mensagens
522
Reações
714
Pontos
293
Não sou esquerdista, realmente não entendo ideia Brasil época monarquia foi pais prospero melhores países mundo que decadência deste pais ocorreu com republica
O governo americano na época se beneficiou com o golpe republicano. Tanto que foi o primeiro país a reconhecer o Brasil República como um estado oficial.



Era pra ter ocorrido antes. O que entravou isso por aqui foram os senhores de engenho, que tinham força econômica para tal.
Mas a malha ferroviária por exemplo, era um primeiro passo para a industrialização, e em toda nossa história, ela só teve investimento decente durante o Império.

Quanto ao escravo americano e a expectativa de vida, eu nunca li isso em lugar algum. Mas como um todo o mundo na época era bem pobre, e os EUA entraram no livre mercado mais cedo do que nós.
Aliás, a escravidão lá acabou mais cedo que aqui, algumas décadas antes, tal como os EUA se tornaram uma nação independente antes de nós. Acho que nem cabe a comparação.

Dom Pedro II era maiores proprietários escravos época ele mesmo prometia liberdade para escravo lutava guerra paraguaí , talvez este fato império nunca desenvolveu pais para sair sistema escravagista
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Não sou esquerdista, realmente não entendo ideia Brasil época monarquia foi pais prospero melhores países mundo que decadência deste pais ocorreu com republica


Dom Pedro II era maiores proprietários escravos época ele mesmo prometia liberdade para escravo lutava guerra paraguaí , talvez este fato império nunca desenvolveu pais para sair sistema escravagista

Cara, primeiro melhora essa escrita aí. Seu post tá ininteligível.
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.173
Reações
32.381
Pontos
503
Não tem problema nisso.

Bonita bandeira, o único problema é lembrar Portugal.

Se lembrar Portugal for problema, então o idioma que tá grafado "ordem e progresso" deveria causar uma guerra civil.

Cara, primeiro melhora essa escrita aí. Seu post tá ininteligível.

Consumir livros do Mec, dá nisso aí, pobres regras gramaticais. Sobre o trabalho escravo, não é tão simples asseverar que a família imperial Brasileira apoiava essa situação, pois a mesma condição era a base econômica dos latifundiários que eram a maior parte do legislativo então.

Cabe ressaltar que o Brasil não tinha uma Monarquia absolutista, mas parlamentarista, logo não tinha poder de emitir um decreto geral de abolição sem aprovação do senado.

No Segundo Reinado, os integrantes da Família Imperial eram abolicionistas convictos.

S.M. D. Pedro II libertou desde cedo os escravos do palácio e, no decorrer de seu reinado, além de encaminhar as direções no sentido da extinção definitiva do cativeiro, estimulava alforrias em massa, premiava e enaltecia os “senhores” que libertavam todos os seus cativos.

Vale dizer - porque pouca gente sabe - que, no Segundo Reinado, havia pessoas de origem africana entre os políticos, altos funcionários e membros da nobreza brasileira. Exemplos destes são o já citado André Rebouças, seu irmão Antônio Rebouças (engenheiros de obras públicas e “braços direitos” do Imperador), o Barão de Guaraciaba (membro da nobreza e funcionário do Estado), por exemplo.
 

Yusuke Urameshi

Bam-bam-bam
Mensagens
5.086
Reações
15.487
Pontos
353
Cara, primeiro melhora essa escrita aí. Seu post tá ininteligível.

Pois é, cheguei a ler os posts dele e a tentar entendê-los, mas não sei se ele escreveu assim porque não sabe escrever direito ou se por trollagem... porque o fato é que não dá pra entender NADA do que ele escreveu.
 

Ramon19E

Veterano
Mensagens
305
Reações
951
Pontos
118
Isso é mais do que óbvio.

O que aconteceu em 15 de novembro de 1889 foi nada mais nada menos do que o primeiro golpe de Estado da História do Brasil. E, até hoje, é também o maior erro que o Brasil já cometeu em toda a sua história.

A partir do golpe de 15 de novembro de 1889... tudo o que poderia dar errado neste país, deu errado (afinal, o que começa errado não tem como dar certo).

E hoje ainda temos esse feriado maldito. O 15 de novembro ser um feriado é algo que não me desce de jeito nenhum. Deve ser o único feriado que eu verdadeiramente odeio.

Cara, se eu tivesse o poder, ou o direito, de mudar UM, somente um evento da História mundial... seria esse o evento que eu mudaria, e faria com que não tivesse o desfecho que teve. Sem pensar duas vezes.
 

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
República foi um golpe da elite escravocrata junto aos militares positivistas. Um crime que expatriou a família real e instituiu esse lixo de sistema, com base nas ideias positivistas dos militares da época.
A maior parte dos problemas do país, começou ali.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
Não sou esquerdista, realmente não entendo ideia Brasil época monarquia foi pais prospero melhores países mundo que decadência deste pais ocorreu com republica


Dom Pedro II era maiores proprietários escravos época ele mesmo prometia liberdade para escravo lutava guerra paraguaí , talvez este fato império nunca desenvolveu pais para sair sistema escravagista
Tem alguma fonte pra essa afirmação?
Fiquei curioso.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744


Não gosto de desmerecer fontes, mas essas são o caso que valem ser desmerecidas.

Um site chamado "Heresias Católicas" jamais falará bem de um regime que tinha o catolicismo como religião oficial. Isso porque ele também usa dados desproporcionais pra comparar o Brasil da época com outros países e é notadamente enviesado.
Alguém falar que a República do Café com Leite e depois o Getúlio resolveram algum problema que o Brasil tinha é algo pra ser desmerecido na hora. Acusa os outros de mentirem, mas mente mais ainda e pior.

Por outro lado, o cara do vídeo aí é claramente republicano e a má vontade para com boas qualidades do Império é visível, enquanto a boa vontade para com os defeitos é nítida também.
 

Brutal Core

Bam-bam-bam
Mensagens
522
Reações
714
Pontos
293
Não gosto de desmerecer fontes, mas essas são o caso que valem ser desmerecidas.

Um site chamado "Heresias Católicas" jamais falará bem de um regime que tinha o catolicismo como religião oficial. Isso porque ele também usa dados desproporcionais pra comparar o Brasil da época com outros países e é notadamente enviesado.
Alguém falar que a República do Café com Leite e depois o Getúlio resolveram algum problema que o Brasil tinha é algo pra ser desmerecido na hora. Acusa os outros de mentirem, mas mente mais ainda e pior.

Por outro lado, o cara do vídeo aí é claramente republicano e a má vontade para com boas qualidades do Império é visível, enquanto a boa vontade para com os defeitos é nítida também.

Autor site "Heresias Católicas" e Pós-graduado em História e texto contem fonte , você reparar textos percebe que aumento substancial renda per-capita brasil começou ocorrer depois 1940 e época império renda per-capita era pifia pelo fato imperador era maior escravagista pais .
Getúlio vargas criou siderúrgica volta redonda mais tarde Companhia Nacional de Alcalis e projetou a Eletrobrás , Fábrica Nacional de Motores e fundou a Companhia do Vale do Rio Doce
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Autor site "Heresias Católicas" e Pós-graduado em História e texto contem fonte , você reparar textos percebe que aumento substancial renda per-capita brasil começou ocorrer depois 1940 e época império renda per-capita era pifia pelo fato imperador era maior escravagista pais .
Getúlio vargas criou siderúrgica volta redonda mais tarde Companhia Nacional de Alcalis e projetou a Eletrobrás , Fábrica Nacional de Motores e fundou a Companhia do Vale do Rio Doce

O fato do cara ser pós-graduado em história per se não diz nada. Isso é falácia de apelo à autoridade. Ele pode ser graduado e pode ser mentiroso também.
O autor do texto culpa o Imperador em si pelos defeitos que os congressistas da época tinha. Ele não sabe diferenciar as coisas e acha que D. Pedro era um Todo Poderoso capaz de mandar em tudo de forma absoluta.

E Getúlio pode ter industrializado o Brasil de vez, mas a gestão dele criou problemas sociais e até culturais pro país nas décadas seguintes. Foi um ditador também e isso deve ser sempre lembrado.
 

Brutal Core

Bam-bam-bam
Mensagens
522
Reações
714
Pontos
293
O fato do cara ser pós-graduado em história per se não diz nada. Isso é falácia de apelo à autoridade. Ele pode ser graduado e pode ser mentiroso também.
O autor do texto culpa o Imperador em si pelos defeitos que os congressistas da época tinha. Ele não sabe diferenciar as coisas e acha que D. Pedro era um Todo Poderoso capaz de mandar em tudo de forma absoluta.

E Getúlio pode ter industrializado o Brasil de vez, mas a gestão dele criou problemas sociais e até culturais pro país nas décadas seguintes. Foi um ditador também e isso deve ser sempre lembrado.
Leu texto? Verificou as fontes Texto? Acho que nao , Getúlio nao tivesse industrializado pais nao teria ocorrido milagre econômico época militares, para montadoras multinacionais estabelecer pais primeiro teve getulio criar siderúrgica volta redonda Revolução industrial ocorreu era vagas
Este texto contem mentira a verdade e acreditar e dizem 'Brasil era o país mais rico da América, competindo de igual com os EUA?"
 
Ultima Edição:

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Leu texto? Verificou as fontes Texto? Acho que nao , Getúlio nao tivesse industrializado pais nao teria ocorrido milagre econômico época militares, para montadoras multinacionais estabelecer pais primeiro teve getulio criar siderúrgica volta redonda Revolução industrial ocorreu era vagas

Verifiquei algumas, assim como olhei as imagens dos textos. A grande maioria das informações postadas não é necessariamente errada, mas é tirada de contexto e usada de forma desproporcional pra provar um ponto.

E o milagre econômico da ditadura que você tanto gosta criou a hiperinflação depois.

Por fim, eu tenho que frisar de novo pra você aperfeiçoar a sua escrita, porque tá foda tentar entender seus posts.
 

Brutal Core

Bam-bam-bam
Mensagens
522
Reações
714
Pontos
293
Verifiquei algumas, assim como olhei as imagens dos textos. A grande maioria das informações postadas não é necessariamente errada, mas é tirada de contexto e usada de forma desproporcional pra provar um ponto.

E o milagre econômico da ditadura que você tanto gosta criou a hiperinflação depois.

Por fim, eu tenho que frisar de novo pra você aperfeiçoar a sua escrita, porque tá foda tentar entender seus posts.

época império? maioria população l analfabeta com crescimento economia ridículo
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
época império? maioria população l analfabeta com crescimento economia ridículo

Argumentação jenial e bem iscrita. Talvez eu nem precise citar os 2% de inflação da época para refutar isso.
Ou quem sabe, o mero fato da maioria das pessoas no mundo serem analfabetas na época, e não só aqui.
 
Ultima Edição:

Brutal Core

Bam-bam-bam
Mensagens
522
Reações
714
Pontos
293
Argumentação jenial e bem iscrita. Talvez eu nem precise citar os 2% de inflação da época para refutar isso.
Ou quem sabe, o mero fato da maioria das pessoas no mundo serem analfabetas na época, e não só aqui.

Parte texto mostra revisionismo histórico monarquista sobre marinha brasileira se igualava com Inglaterra :kkk "Torres, escrevendo em 1833, afirmava que a Armada nacional só podia contar “infelizmente com alguns poucos e pequenos vasos desarmados” (Relatório do Exmº Sr. Joaquim José Rodrigues Torres, Ministro da Marinha, apresentado à Assembleia Geral em 8 de maio de 1833. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1876). A situação veio a melhorar durante o reinado de Dom Pedro II, mas mesmo assim nunca chegou a superar as potências marítimas que já dispunham de navios modernos para a época desde muito antes, como a Inglaterra, a França e os Estados Unidos.

http://www.uel.br/eventos/sepech/sepech08/arqtxt/resumos-anais/GilbertoSGuizelin_2.pdf

Tem outro Texto mostra ( com fontes) um escravo americano tinha mais expectativa de vida do que o CIDADÃO LIVRE no Brasil, no século XIX. E voce isso não é escandaloso
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Parte texto mostra revisionismo histórico monarquista sobre marinha brasileira se igualava com Inglaterra :kkk "Torres, escrevendo em 1833, afirmava que a Armada nacional só podia contar “infelizmente com alguns poucos e pequenos vasos desarmados” (Relatório do Exmº Sr. Joaquim José Rodrigues Torres, Ministro da Marinha, apresentado à Assembleia Geral em 8 de maio de 1833. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1876). A situação veio a melhorar durante o reinado de Dom Pedro II, mas mesmo assim nunca chegou a superar as potências marítimas que já dispunham de navios modernos para a época desde muito antes, como a Inglaterra, a França e os Estados Unidos.

http://www.uel.br/eventos/sepech/sepech08/arqtxt/resumos-anais/GilbertoSGuizelin_2.pdf

Tem outro Texto mostra ( com fontes) um escravo americano tinha mais expectativa de vida do que o CIDADÃO LIVRE no Brasil, no século XIX. E voce isso não é escandaloso

O Brasil talvez não ganhasse da Inglaterra numa batalha físico/bélica, mas ganhou a Questão Christie, e isso é fato.

O sujeito do outro site que você postou havia dito que D. Pedro II era ridicularizado por outros monarcas por ser "burro", o que não podia ser mais mentira do que é.

E esse último texto aí fala quase exclusivamente da Marinha brasileira e de sua formação ao longo do governo imperial e de outros subsequentes. Ele não cita a questão da suposta mortalidade do cidadão médio do Império que você tanto esbraveja.
 

Superd7br

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.490
Reações
10.777
Pontos
503
Que a República nasceu de um golpe é inegável, mas a verdade é que o regime monárquico estava à beira de uma crise sucessória com a saúde precária de D. Pedro II e a falta de carisma do Conde D’Eu, príncipe consorte de Isabel, herdeira do trono.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.267
Reações
175.698
Pontos
2.234
1. Foi golpe.
2. Não importa.
3. O Brasil tem uma chance ridícula de dar certo como República, mas jamais daria certo com monarquia. Monarquia só funciona com população que respeita autoridade, o que nunca foi o nosso caso.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
1. Foi golpe.
2. Não importa.
3. O Brasil tem uma chance ridícula de dar certo como República, mas jamais daria certo com monarquia. Monarquia só funciona com população que respeita autoridade, o que nunca foi o nosso caso.

No caso desse terceiro item, você fala de atualmente ou da época em que foi Império?
Atualmente eu concordo que as chances são baixíssimas mesmo, mas na época, pro que se esperava de um país, o Brasil dava sim certo como Império.
Você acredita que nossa populaçao perdeu o respeito pelas autoridades ao longo do tempo?
 
Topo Fundo