O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Hoje faz 20 anos de um momento triste na história dos videogames.

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.792
Reações
13.825
Pontos
803
Acho uma visão completamente vitimista.
Se as concorrentes chegaram de peito estufado, é pq a própria Cega deixou que isso acontecesse.

eu acho que é a visão mais correta pois num mercado a empresa não está sozinha, para que todos os movimentos sejam de responsabilidade dela, falar em erro da sega retira méritos, intenções, acordos e ações dos outros, o único poder que a sega tinha em ultima analise era sobre si, nas decisões e interesses dos outros ela não tem responsabilidade alguma. e os outros tinha seus interesses e agiram de modo a alcança-los.

Alguns pontos:
a sega era a mais pobres das fabricantes e sua popularidade não criou raízes grande , rapidamente desabou, uma crise de 3 anos foi suficiente para suplantar na mente do grande publico, as demais empresas tinham seus próprios interesses nec, konami, ea, namco essas empresas eram tão ricas ou mais do que a sega e até hoje são. a nec a sega consegui retirar do mercado introduzindo-a nos sistemas sega como fornecedora, mas as outras não viam porque de fazer aliança com a sega, que por esse ponto de vista não tinha muito a oferecer.
 
Ultima Edição:

Rodin

Bam-bam-bam
Mensagens
1.019
Reações
2.211
Pontos
303
Tive dois, me diverti pra caramba com ele, fora que o conheci nas locadoras, um espanto na época, literalmente um sonho de consumo que só pude ter porque na metade dos anos 2000 muita gente não se lembra mas ele estava muito desvalorizado e hoje dia já não tenho mais e nem pretendo, valores absurdos.
 

CarlosButler

Bam-bam-bam
Mensagens
375
Reações
910
Pontos
278
Lembrei da história de um cidadão que postou na internet há bastante tempo (se é fictícia, não sei), em que ele teve uma relação de amor muito grande (literalmente) com o Dreamcast dele. Como não sei se é permitido postar aqui no fórum, melhor deixar pra lá hahaha
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.094
Reações
35.062
Pontos
1.054
Lembrei da história de um cidadão que postou na internet há bastante tempo (se é fictícia, não sei), em que ele teve uma relação de amor muito grande (literalmente) com o Dreamcast dele. Como não sei se é permitido postar aqui no fórum, melhor deixar pra lá hahaha

Tá falando da história do Leonam, o mlk que gozou no Dreamcast? :klol
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.153
Reações
58.233
Pontos
2.009
eu acho que é a visão mais correta pois num mercado a empresa não está sozinha, para que todos os movimentos sejam de responsabilidade dela, falar em erro da sega retira méritos, intenções, acordos e ações dos outros, o único poder que a sega tinha em ultima analise era sobre si, nas decisões e interesses dos outros ela não tem responsabilidade alguma. e os outros tinha seus interesses e agiram de modo a alcança-los.

A Sega ter insistido em add-ons como o 32X e o Sega CD entre as gerações 16 e 32, dividindo as atenções em meio à criação do Saturn, foi culpa de quem?
A Sega não ter lançado nenhum Sonic 3D (ou até mesmo um Sonic decente) na geração 32BIts foi culpa de quem?
A Sega ter lançado o Saturn por 400 dólares com uma baixíssima diversidade de jogos foi culpa de quem?
A Sega ter lançado o Saturn com uma arquitetura complexa, com kits de desenvolvimento complicados (sobretudo no início), o que encarecia o desenvolvimento de games e correu com devs como a Namco, foi culpa de quem?
A Sega não ter lançado alguns dos melhores games do Saturn fora do Japão, foi culpa de quem?
A insistência em "levar os arcades pra casa" até mesmo na geração 128 bit, mesmo em meio a um mercado se formatando de uma maneira completamente diferente, foi culpa de quem?
Os inúmeros lançamentos "intra gerações" (estou escrevendo algo sobre, aguarde), consoles lançados antes da hora devido às cagadas com o antecessor, foi culpa de quem?

Tivemos fatores externos que prejudicaram a Sega? Com certeza.
Mas em uma balança, de 0 a 10, eu diria que 8 é pela própria empresa e 2 por "fatores externos".
 


Inspetor Clouseau

Bam-bam-bam
Mensagens
2.529
Reações
4.108
Pontos
303
Lembro que Dreamcast era quase lenda na minha cidade, ninguém tinha e a gente só sabia que existia pelas revistas, diziam que era melhor que playstion 2, que já tinha segunda versão no Japão etc ficava na imaginação da galera kkkkk...pessoalmente joguei somente 2 vezes depois de velho...
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.792
Reações
13.825
Pontos
803
Tivemos fatores externos que prejudicaram a Sega? Com certeza.
Mas em uma balança, de 0 a 10, eu diria que 8 é pela própria empresa e 2 por "fatores externos".

Nossa divergência ficará também nesse ponto, aguardo seu tópico de ''intra gerações'' creio que teremos divergência lá em relação a ''qual é a hora certa'' já que tu tens a tese de ''antes da hora''

os fatores externos são superiores, mas antes de entrar neles, preciso desconstruir os argumentos abaixo, para tu ter citado é porque acredita serem ''importantes e decisivos'' eu os enxergo como folhas e não se derruba uma arvores dando machadada nas folhas.
A Sega ter insistido em add-ons como o 32X e o Sega CD entre as gerações 16 e 32, dividindo as atenções em meio à criação do Saturn, foi culpa de quem?

A Sega não ter lançado nenhum Sonic 3D (ou até mesmo um Sonic decente) na geração 32BIts foi culpa de quem?

A Sega ter lançado o Saturn por 400 dólares com uma baixíssima diversidade de jogos foi culpa de quem?

A Sega ter lançado o Saturn com uma arquitetura complexa, com kits de desenvolvimento complicados (sobretudo no início), o que encarecia o desenvolvimento de games e correu com devs como a Namco, foi culpa de quem?

A Sega não ter lançado alguns dos melhores games do Saturn fora do Japão, foi culpa de quem?

A insistência em "levar os arcades pra casa" até mesmo na geração 128 bit, mesmo em meio a um mercado se formatando de uma maneira completamente diferente, foi culpa de quem?

Os inúmeros lançamentos "intra gerações" (estou escrevendo algo sobre, aguarde), consoles lançados antes da hora devido às cagadas com o antecessor, foi culpa de quem?

como eu disse vejo esses pontos como folhas.

1- o add-on 32x, o qual não deveria existir (só veio a existir- conforme concordamos- pois a sega seguiu uma linha burra atrás da outra desde o inicio, nesse caso visava da sobrevida ao genesis) ele não foi decisivo em nada, tal máquina foi produzida em baixa escala, vendidas diretamente aos comerciantes em dez 1994 quase mesma data saiu o saturn japones, foi podado pelos third party que escolheram produzir para n64, ps1 e saturn e assim o bicho foi rapidamente descontinuado por trás do panos apesar de ter durado filosoficamente até 1996. eu tive a honra de encostar num.

o Sega -CD foi um sucesso, não pode ser colocado no mesmo balaio do 32x, trouxe relevânia a sega, lançado em 1992 em resposta ao pc-engine cd, na época final dos anos 80 e inicio dos anos 90 add-on eram tendência de mercado. o snes ia ter um e como sabemos virou o ps1.

2- o saturn por 400 dolares ta certo, tinha de ser assim um lançamento antecipado exclusivo, vinha com 1 jogo de cerca de $40 e memoria interna, o concorrente de 300 vinha sem jogo e cedo ou tarde ''o ingênuo'' ia ter de comprar o memory card, o preço foi pura lenda, mas pelo sim pelo não, o saturn nunca custou mais do que o ps1 estando ambos na praça desde setembro outubro o saturn custava também 299. (o fato de lembrar disso como ''algo importante'' é fruto de evento externo)

b) falta de variedade ? vamos ver: referente aos eua.

Playstation Lançamento
setembro 1995
Ridge Racer, Wipeout, Rayman, Destruction Derby, Twisted Metal, WarHawk, Battle Arena Toshinden
4 jogo de carro, 1 de avião, 1 aventura 2d e 1 de luta

Outubro 1995
Jumping flash, Tekken XCOM: UFO Defense , Theme Park (simulador), mortal kombat 3
Novembro 1995
Doom final
Dezembro 1995
King's Field, Panzer General
Janeiro 1996
Resident Evil
fevereiro 1996
alien Trilogy
March 1996
Descent (Avail on PC first), “D”, The Need for Speed

após março um baita hiato nos eua até julho.

Saturn no período:
Lançamento em Maio de 1995
Astal, Virtua Fighter1, Clockwork Knight, Daytona USA, Panzer Dragoon, Romance IV, Shinobi Legions
3 jogos de aventura 2d, 1 luta 2d, 1 corrida, 1 shooter, 1 jogo de estratégia
junho 1995
virtua racing
setembro 1995
virtua fighter 1 remix, sim city 2000
outubro 1995
D, Bug!, cyber speedway, rayman, mansion hidden souls, ghen war, wing arms, theme park
novembro 1995
Virtua Fighter 2
Dezembro 1995
Dark Legend, sega rally, virtua cop, black fire
janeiro 1996
need for speed, darius gaiden, blazing heroes, black down, high velocity
fevereiro 1996
clockwork knight 2, street fighter alpha
março 1996
decathlete, golden axe, dark stakker 2
abril 1996
x-nem children of atom, panzer dragoon zwiei e guardiam heroes

não foi quantidade (o saturn teve na america + jogos por 3 anos, o ps1 só superou após o saturn deixar de ser em 97) nem variedade de jogos, eu diria ''peso'' dos jogos por exemplo um RE1 valia por todos jogos 2d do saturn hehehe.

aqui entra mais um ponto externo, o ponto chave que direcionou o gosto das pessoas, o saturn estava sobre um boicote e seus jogos não davam saída pois o console não dava saída, as revistas no período o desconstruía estilo gabinete do ódio, a ponto de ter mentiras grotescas como comparativo de street fighter alpha 1 sendo tido como melhor no play 1.

3- o sonic em 3d foi culpa dela mesmo, yuji naka tem a maior parte da culpa limou o sonic em favor de nights, sonic 3d blast saiu em novembro de 96 com super mario 64 na praça, não precisava nem ter lançado, em dezembro de 96 o console estava agonizando só teve um 97 pois usou a estratégia do ''3 free'' e as vendas voltaram a subir mas durou pouco, o n64 entrou 97 estrupando o saturn.( escrevi errado de proposito)

4- Há diferenças culturais entre japão e ocidente, comprar cartucho de expansão não faz parte do estilo ocidental além de que o videogame já não existia na america em final de 96 inicio e 97 isso após 1 ano e meio de lançamento, muitos dos bons jogos só iam até a europa de onde eram exportados.
não há erro aí só resultado.

5- arcade ainda era relevante no período, sobretudo no japão, mas já tava agonizando a snk mesmo fechou um arcade center dias antes do DC ser reelado, eu não culpo a empresa, é uma empresa de arcade ela precisava manter ''os dois mundos'' a sega em 1998 estava mantendo artificialmente o mercado de arcade injetando muito dinheiro no setor para ver se ele reaquecia, talvez o plano fosse tentar entortar a linha de gosto dos jogadores para o arcade novamente. Quando saiu do mercado de consoles e se reformulou, ainda manteve o arcade o qual le retornava alguns bi por ano até década passada, morreu de vez ano passado.
 
Ultima Edição:

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.736
Reações
4.337
Pontos
704
Confesso que demorei uns anos para entender a piada que existia no fato do personagem da famosa história se chamar LeONAN.
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.094
Reações
35.062
Pontos
1.054
Confesso que demorei uns anos para entender a piada que existia no fato do personagem da famosa história se chamar LeONAN.

Na verdade era Leonam. Até cogitaram na época que o nome verdadeiro dele fosse Manoel, já que Leonam é Manoel ao contrário. :klol
 

EmotikongEngine

Bam-bam-bam
Mensagens
2.384
Reações
13.617
Pontos
353
A biblioteca do DC é bem quirky, lembra o Wii e o DS nesse sentido, pena que a Sega não conseguiu capitalizar em cima disso.
É um mercado meio "proto-indie", várias coisas diferentes e experimentais de orçamento mais modesto.

Aquele Super Magnet Neo, em que vc controla o campo magnético do protagonista p/ pular ou grudar nas plataformas é bem criativo.

Sega Bass Fishing é bem divertido p/ um jogo de pesca, não tem muita gente investindo nesse subgênero, tinha aquele controle vara de pesca.

Seaman eu nunca joguei, pois não tenho o mic, mas eu lembro de ler sobre ele na época e pensado "mas que porra é essa"

O próprio VMU era um proto WiiU tablet, no RE Code Veronica, tinha aquele lance de mostrar as ondas cardíacas dos personagens.

Era um excelente hardware p/ 98, quase todo jogo tinha pro scan, embora a gente só foi perceber a importância disso depois das TVs de LCD, minha única crítica ao hardware era o barulho, acho que bate o PS4 nesse sentido.
 

Evil AuRoN

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.284
Reações
3.789
Pontos
1.079
A única coisa que mudou com a saída dela do mercado de hardware é que eu pude começar a comprar os jogos dela no meu Playstation. Não enxergo como prejuízo, a empresa continuou e seus jogos também. Dreamcast foi um bom videogame, mas é bem overrated.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.153
Reações
58.233
Pontos
2.009
Nossa divergência ficará também nesse ponto, aguardo seu tópico de ''intra gerações'' creio que teremos divergência lá em relação a ''qual é a hora certa'' já que tu tens a tese de ''antes da hora''

os fatores externos são superiores, mas antes de entrar neles, preciso desconstruir os argumentos abaixo, para tu ter citado é porque acredita serem ''importantes e decisivos'' eu os enxergo como folhas e não se derruba uma arvores dando machadada nas folhas.


como eu disse vejo esses pontos como folhas.

1- o add-on 32x, o qual não deveria existir (só veio a existir- conforme concordamos- pois a sega seguiu uma linha burra atrás da outra desde o inicio, nesse caso visava da sobrevida ao genesis) ele não foi decisivo em nada, tal máquina foi produzida em baixa escala, vendidas diretamente aos comerciantes em dez 1994 quase mesma data saiu o saturn japones, foi podado pelos third party que escolheram produzir para n64, ps1 e saturn e assim o bicho foi rapidamente descontinuado por trás do panos apesar de ter durado filosoficamente até 1996. eu tive a honra de encostar num.

o Sega -CD foi um sucesso, não pode ser colocado no mesmo balaio do 32x, trouxe relevânia a sega, lançado em 1992 em resposta ao pc-engine cd, na época final dos anos 80 e inicio dos anos 90 add-on eram tendência de mercado. o snes ia ter um e como sabemos virou o ps1.

2- o saturn por 400 dolares ta certo, tinha de ser assim um lançamento antecipado exclusivo, vinha com 1 jogo de cerca de $40 e memoria interna, o concorrente de 300 vinha sem jogo e cedo ou tarde ''o ingênuo'' ia ter de comprar o memory card, o preço foi pura lenda, mas pelo sim pelo não, o saturn nunca custou mais do que o ps1 estando ambos na praça desde setembro outubro o saturn custava também 299. (o fato de lembrar disso como ''algo importante'' é fruto de evento externo)

b) falta de variedade ? vamos ver: referente aos eua.

Playstation Lançamento
setembro 1995
Ridge Racer, Wipeout, Rayman, Destruction Derby, Twisted Metal, WarHawk, Battle Arena Toshinden
4 jogo de carro, 1 de avião, 1 aventura 2d e 1 de luta

Outubro 1995
Jumping flash, Tekken XCOM: UFO Defense , Theme Park (simulador), mortal kombat 3
Novembro 1995
Doom final
Dezembro 1995
King's Field, Panzer General
Janeiro 1996
Resident Evil
fevereiro 1996
alien Trilogy
March 1996
Descent (Avail on PC first), “D”, The Need for Speed

após março um baita hiato nos eua até julho.

Saturn no período:
Lançamento em Maio de 1995
Astal, Virtua Fighter1, Clockwork Knight, Daytona USA, Panzer Dragoon, Romance IV, Shinobi Legions
3 jogos de aventura 2d, 1 luta 2d, 1 corrida, 1 shooter, 1 jogo de estratégia
junho 1995
virtua racing
setembro 1995
virtua fighter 1 remix, sim city 2000
outubro 1995
D, Bug!, cyber speedway, rayman, mansion hidden souls, ghen war, wing arms, theme park
novembro 1995
Virtua Fighter 2
Dezembro 1995
Dark Legend, sega rally, virtua cop, black fire
janeiro 1996
need for speed, darius gaiden, blazing heroes, black down, high velocity
fevereiro 1996
clockwork knight 2, street fighter alpha
março 1996
decathlete, golden axe, dark stakker 2
abril 1996
x-nem children of atom, panzer dragoon zwiei e guardiam heroes

não foi quantidade (o saturn teve na america + jogos por 3 anos, o ps1 só superou após o saturn deixar de ser em 97) nem variedade de jogos, eu diria ''peso'' dos jogos por exemplo um RE1 valia por todos jogos 2d do saturn hehehe.

aqui entra mais um ponto externo, o ponto chave que direcionou o gosto das pessoas, o saturn estava sobre um boicote e seus jogos não davam saída pois o console não dava saída, as revistas no período o desconstruía estilo gabinete do ódio, a ponto de ter mentiras grotescas como comparativo de street fighter alpha 1 sendo tido como melhor no play 1.

3- o sonic em 3d foi culpa dela mesmo, yuji naka tem a maior parte da culpa limou o sonic em favor de nights, sonic 3d blast saiu em novembro de 96 com super mario 64 na praça, não precisava nem ter lançado, em dezembro de 96 o console estava agonizando só teve um 97 pois usou a estratégia do ''3 free'' e as vendas voltaram a subir mas durou pouco, o n64 entrou 97 estrupando o saturn.( escrevi errado de proposito)

4- Há diferenças culturais entre japão e ocidente, comprar cartucho de expansão não faz parte do estilo ocidental além de que o videogame já não existia na america em final de 96 inicio e 97 isso após 1 ano e meio de lançamento, muitos dos bons jogos só iam até a europa de onde eram exportados.
não há erro aí só resultado.

5- arcade ainda era relevante no período, sobretudo no japão, mas já tava agonizando a snk mesmo fechou um arcade center dias antes do DC ser reelado, eu não culpo a empresa, é uma empresa de arcade ela precisava manter ''os dois mundos'' a sega em 1998 estava mantendo artificialmente o mercado de arcade injetando muito dinheiro no setor para ver se ele reaquecia, talvez o plano fosse tentar entortar a linha de gosto dos jogadores para o arcade novamente. Quando saiu do mercado de consoles e se reformulou, ainda manteve o arcade o qual le retornava alguns bi por ano até década passada, morreu de vez ano passado.
Sem desmerecer teu post, muito pelo contrário, sempre explicativo e disposto a debater sobre games, indo contra o movimento de UOLterspacelização do fórum, parabains.
Mas não vou entrar item a item, mesmo pq acho que tu tem mais propriedade que eu pra falar. Vou apenas dar uma pincelada, muito breve:

1 - O problema não é especificamente o 32 X, mas sim ficar nadando em meio a periféricos "intra geracionais" ao invés de dar 100 do foco na concepção e lançamento do Saturn. Isso confundiu muito a base, ainda mais em um período que a balança já havia pendido para a Nintendo e a Sônia chegava chegando (isso sem falar em outros players, como a 3DO).

2 - (a e b) - é uma questão de custo benefício. Ok, a gameteca de lançamento (isso nos EUA, qual seria a do Japão?) do Saturn pode não ter sido tão tosca, mas não a ponto de justificar os 33% a mais de preço em relação ao PS, que chegava com muitas promessas, aliás, todas consumadas no decorrer do tempo. Aqui é um erro grotesco de posicionamento mercadológico.

3 - concordamos. E o maior problema não é necessariamente não ter um Sonic 3D, mas simplesmente não ter um Sonic. A Sega quase liquidou seu mascote, assim como fez com o lendário Alex Kidd.

4 - compreendo. Mas uma diferença cultura não pode ser o suficiente pra gerar uma batalha interna, prejudicando por consequência as estratégias de uma empresa. E aqui, novamente, é culpa da própria Sega e não do "ambiente externo", tendo em vista que outras empresas também enfrentaram essa "barreira cultural" (a própria Sônia por exemplo) mas não pelo mesmo perrengue.

5 - sim, era relevante. Mas faltou leitura da Sega no sentido de que o cenário estava mudando, com o avanço dos hardwares dos consoles de mesa teríamos uma nova dinâmica nos games. Uma coisa é ter um console e manter a tentativa de "levar o arcade pra casa", outra coisa é basear a maior parte de sua estratégia nisso.


O ponto todo aqui é que eu acho errado transformar a Cega em vítima, enquanto ela também é responsável pelos seus próprios erros.
Em uma "balança de erro" de 0 a 10, onde eu classifico 8x2 sendo 8 os erros da Cega e 2 os "fatores externos", como tu classificaria?

Mas vamos parar por aqui. To bolando um tópico exclusivo sobre o tema, aí vou te chamar como contribuinte mor da bagaça.
 

mlooborte

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.063
Reações
11.548
Pontos
1.024
“Quebrei meu dreamcast de bobeira, meu nome é Leonan tenho 13 anos,parece brincadeira mas é a pura verdade, tudo começou quando estava jogando Craxy Taxi pirata passou um tempo fui trocar o cd então desliguei o dreamcast tirei o crazy taxi e deixei a tampa aberta(meu erro) para colocar o cd de boot, mas aí o pessoal de casa resolveu sair então fiquei sozinho em casa, pintou aquela vontade de tocar sonfona…” - Leonam, o garoto do Dreamcast


CAPÍTULO 1

“Quebrei meu dreamcast de bobeira, meu nome é Leonan tenho 13 anos,parece brincadeira mas é a pura verdade, tudo começou quando estava jogando Craxy Taxi pirata passou um tempo fui trocar o cd então desliguei o dreamcast tirei o crazy taxi e deixei a tampa aberta(meu erro) para colocar o cd de boot, mas aí o pessoal de casa resolveu sair então fiquei sozinho em casa, pintou aquela vontade de tocar sonfona, o meu dreamcast fica na mesma mesa do computador, então liguei o micro acessei uma página (que vi neste forum…) e to lá, em frente ao micro vcs sabem né…então chegou aquela pressão não pude segurar mas como eu tava na frente do computador para não sujar o monitor e o teclado meu reflexo foi de virar para a esquerda justamente onde tava meu dreamcast com a tampa aberta(**** falta de sorte)…isso mesmo galera …EJACULEI NO MEU DREAMCAST… riam deste cara sem sorte,não sei se rio ou choro, a lente sujou toda, limpei o quanto pude mas em cima da lente a gosma secou Agora o que é que eu faço? fiz de tudo para ganhar este dreamcast não tem um mês direito e já estragou minha mãe vai me matar quando descobrir que ela pagou 750 reias e eu já quebrei, tá na garantia ainda mas o que eu falo pro cara da loja? Como faço para limpar a lente agora? me ajudem por favor ! Nunca mais me masturbo na minha vida!”



CAPÍTULO 2


“Cheguei em casa depois da escola hoje de manhã…vim correndo quando abri a porta até ofegante..adivinhem com quem encontro de cara “MINHA MÃE”(parece um general) com meu dreamcast no colo sentada no sofá da sala me esperando com cara de querer me matar…gelei do pé até a cabeça na hora,então a 1ª COISA QUE DISSE FOI: LEONAM…O QUE FOI QUE VOC DERRAMOU NESTE VIDEOGAME? quase cai pra trás Aí eu perguntei…POR QUE MÃE… ELA DISSE GRITANDO: POR QUE EU LEVEI O VIDEOGAME NA LOCADORA ONDE EU COMPREI E O VENDEDOR ABRIU ! TINHA MANCHA DE ALGUMA COISA LÁ DENTRO…VAI FALANDO AGORA…(SUEI FRIO ATÉ GAGUEJEI), VOC DERRAMOU CAFÉ COM LEITE NESTE VIDEOGAME LEONAM? NÃO ACREDITO QUE TE DOU UM BRINQUEDO CARO DESTES E VOC JÁ QUEBROU! Aí eu falei NÃO DERRAMEI NADA AÍ NÃO, então ela falou: QUE CHEIRO DE QUEIJO É ESSE AQUI DENTRO!ALGUMA COISA VOC DEIXOU CAIR AQUI? A GARANTIA NÃO COBRE ISSO SABIA LEONAM…(sabem como é tremer as pernas pois é tô assim até agora)


Corri e me tranquei no quarto tô aqui até agora, com uma **** fome, peguei o telefone e liguei pra tectoy, antes de falar com o cara prometi que não era um trote até jurei, VOCS ACREDITAM QUE O CARA DO ATENDIMENTO RIU DE MIN! PARECE INGRAÇADO MAS EU TÔ NO SAL! VÔ LEVAR A MAIOR COSSA! A PROPOSITO ELE DISSE PARA NÃO RASPAR A LENTE E LEVAR MEU DREAMCAST NA ASSISTENCIA TÉCNICA, E FALAR A VERDADE PRO CARA DA ASSITENCIA PRA ELE NÃO MEXER ONDE DEVE, MAS COMO EU CONTO AQUILO NO BALCÃO(algo como…ô moço gozei no meu dreamcast!) Acho que minha mãe já sacou,o que eu faço? Claro que ela sabe que cheiro é aquele…toda terça e quinta ela e meu pai mandam ver a noite toda! Ela só quer que eu fale para poder ter um motivo para quebrar minha cara! Eu acho que vou contar pro meu pai…se eu tivesse irmão menor eu colocava a culpa nele mas não tenho…fazer o que? tô ficando maluco! MINHA ULTIMA CHANCE SÃO VOCS…OU EU MESMO LIMPO A LENTE COM ALCOL OU AGUA OU MINHA MÃE VAI ACABAR COMIGO! ME AJUDEM AMIGOS COMO TIRAR ESPERMA DA LENTE SEM ESTRAGAR MEU DREMCAST?”




CAPÍTULO 3

“Olha Erik e Francisco obrigado por estarem me ajudando isto tudo é verdade eu juro! Tenho uma coisa a dizer… primeiramente já que estão sendo gente boa comigo, Quebrei minha promessa, é mais forte que eu, parece vicio, toquei uma hoje enquanto tava trancado dentro do quarto…desculpem….desta vez mirei direto e não acertei nada! pelo menos isso! Nando já que você não pode ajudar não piore as coisas tente fazer você [quanto mais idiota melhor 3] ou [ejaculacao precose o retorno],até parece que você nunca passou aperto por causa da “pomba branca”… e Francisco lopez o cara da TECTOY disse para min que para limpar lentes existe um CD LIMPADOR aqui em casa tem, sabe…aquele que tem uma músicas em várias linguas com uma micro escovinha…enquanto se ouve a música ele limpa a lente… mas o problema é o seguinte o CD LIMPADOR limpa só poeira, sujeiras leves, não “gosmas” que já secaram! Eu tentei passar mas não deu , o console tá seguinho não lê nada ! Lestat não tentei comer meu dreamcast e tambem não comecei a gozar agora não já é a 5ª vez é o que isso tem a ver? Francisco prefiro não dizer o bairro onde moro por que as coisas podem piorar, tem um cara até querendo colocar isto tudo em uma página imagina se descobrem onde eu moro…vou sofrer pro resto da vida! (nunca pensei que uma p*nh*ta fosse acabar comigo!), contei isso que tá acontecendo comigo pros meus colegas e na minha classe já me colocaram até apelido “GONZAGUINHA” sabem por que né!?…aquele sanfoneiro! Quem poder me ajudar, respondam esta mensagem neste forum, eu agradeço, e quanto a minha mãe para vocês terem idéia eu tenho de apagar o histórico do meu computador por que ela checa tudo, já pensou se ela entra neste site e descobre tudo? que vergonha e que cossa que eu vou tomar…vocês podem até me achar infantil mas só tenho 13 anos tô descobrindo as coisas agora! É errando que se aprende, vocês acham que ia fazer isso logo no meu dreamcast !Ajuda é só isso que tô precisando.”



CAPÍTULO FINAL

“Galera finalmente meu terror chegou ao fim…graças a Deus…não apanhei mas foi muito mais pior eu juro!Passei pela situação mais embaraçante da minha vida Como eu tava vendo que o trem ia ficar pro meu lado… abri o jogo com o meu pai…foi assim depois que cheguei da escola chamei meu pai no quarto encostei a porta e contei tudo(minha cara rachou de tanta vergonha…)falei “PAI PELO AMOR DE DEUS, O SENHOR JURA QUE SE EU TE CONTAR UMA COISA O SENHOR NÃO CONTA PRA MAIS NINGUEM” ele concordou…(eu acreditei…)então fechei os olhos e contei:pAI FOI EU QUE QUEBREI O VIDEOGAME MAS FOI SEM QUERER, EU ESPORREI NELE! Ele riu, riu de chorar, aí eu falei: FOI SEM QUERER TÔ MORRENDO DE VERGONHA MAS FOI ISSO QUE ACONTECEU, até aí tudo bem, ele disse que ia dar um jeito de concertar,me deu uma bronca por ter acessado o site XXX,nunca mais entro em site de sexo eu prometo !, voltamos para mesa almoçamos e eu tava já até um pouco ali*…vocês sabem pai sempre da um jeito em tudo,MAS NÃO PENSEI QUE ELE FOSSE FAZER DESTE JEITO! SABEM O QUE ELE FEZ…CONTOU PRA MINHA MÃE…eu tava lá no quarto deitado na cama jogando meu gameboy(STREET FIGHTER2 ADORO !) quando entra minha mãe COM UM SORRIZINHO SACANA de mão dada com meu pai então ela disse: LEO EU E SEU PAI PRECISAMOS CONVERSAR COM VOC(acho que minha alma saiu do corpo naquela hora,tô sem jeito de olhar para minha mãe até agora!),AÍ COMEÇOU A SEÇÃO DE EDUCAÇÃO SEXUAL… (olha que palhaçada): VOC LEO AGORA TÁ VIRANDO RAPAZINHO(minhas orelhas ficaram pegando fogo de vergonha) TÁ DEIXANDO DE SER CRIANÇA…SEU CORPO AGORA VAI COMEÇAR TER MUDANÇAS SUA VOZ JÁ TÁ COMEÇANDO A MUDAR,VÃO CRESCER PELOS NO SEU CORPO(eu só olhei pra cara do meu pai) SABE LEO VOC TÁ VIRANDO UM ADOLESCENTE(como eu não soubesse na escola já passaram aquela fita dos coelhos TICO E TICA sabem aquela baboseira dois coelhos mongoloides que crescem e transam na maior pureza…”olha a TICA tá crescendo seios e menstrua” “olha o TICO tá ficando com a voz grossa e com pêlos por todo o corpo… ô meu Deus o que é aquilo que o TICO está fazendo professora pergunta TICA ele está se m*sturb*ndo TINA…mas o que é masturbação…e por aí vai…”) Minha mãe ainda disse: QUANDO DER VONTADE DE FAZER AQUILO…VAI NO BANHEIRO FILHO ASSIM VOC NÃO CORRE O RISCO DE SUJAR COISAS QUE NÃO DEVE,(minha vontade era de explodir),DEPOIS QUE VOC FAZER AQUILO LAVE AS MÃOS PARA NÃO SUJAR AS COISAS DE ESPERMA(vocês podem imaginar como estou agora ) o pior ainda está por vir… Vocês não acreditam o que minha mãe fez: …LIGOU PARA TODAS MINHAS TIAS(6) E CONTOU QUE JÁ ME MASTURBO(meu DEUS o que ela queria com isso?)ATÉ PARA MINHA VÓ QUE MORA NO RIO ELA LIGOU,CONTOU ATÉ PRA MOÇA QUE TRABALHA AQUI EM CASA(que é gatinha!)….(agora mais ou menos as 16:45 minha vó me ligou para me encher dizendo que isso é feio pra min parar de fazer isto ESTOU SEM MORAL COM MINHA FAMILIA, minha mãe me expos ao ridiculo! Minhas tias do jeito que são já devem ter contado pros meus primos…tô ferrado, CONCLUSÃO DESSE ROLO: MEU PAI DEPOIS DO SERVIÇO PASSOU NA LOCADORA E DEIXOU MEU DREAMCAST PARA CONCERTO,MAS OLHEM QUE ABSURDO, O CARA DISSE QUE A LENTE JÁ ERA E UMA NOVA ADVINHEM QUANTO CUSTA…450 REIAS SEM A MÃO DE OBRA DO LADRÃO DO TÉCNICO(mas ele deixou para concertar acho que é para não me desapontar,vou dar a idéia de comprar um console Japonês acho que tá nesse preço..é bem melhor né?),MAS MESMO ASSIM ME PASSOU UM SABÃO PARA TER MAIS CUIDADO QUANDO FOR FAZER AQUILO(eu tô com complexo de masturbação… toda hora que pinta vontade…fico na maior paranoia de estragar alguma coisa de sujar alguma coisa…acho que isso marcou minha vida pra sempre!)”
PARA TODAS AS PESSOAS DESTE FORUM QUE TENTARAM ME AJUDAR “OBRIGADO” NÃO SE MASTURBEM PERTO DE VIDEOGAME PODE QUEBRAR (isto tinha que vir no manual do aparelho) Valeu amigos!”
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.153
Reações
58.233
Pontos
2.009
“Quebrei meu dreamcast de bobeira, meu nome é Leonan tenho 13 anos,parece brincadeira mas é a pura verdade, tudo começou quando estava jogando Craxy Taxi pirata passou um tempo fui trocar o cd então desliguei o dreamcast tirei o crazy taxi e deixei a tampa aberta(meu erro) para colocar o cd de boot, mas aí o pessoal de casa resolveu sair então fiquei sozinho em casa, pintou aquela vontade de tocar sonfona…” - Leonam, o garoto do Dreamcast


CAPÍTULO 1

“Quebrei meu dreamcast de bobeira, meu nome é Leonan tenho 13 anos,parece brincadeira mas é a pura verdade, tudo começou quando estava jogando Craxy Taxi pirata passou um tempo fui trocar o cd então desliguei o dreamcast tirei o crazy taxi e deixei a tampa aberta(meu erro) para colocar o cd de boot, mas aí o pessoal de casa resolveu sair então fiquei sozinho em casa, pintou aquela vontade de tocar sonfona, o meu dreamcast fica na mesma mesa do computador, então liguei o micro acessei uma página (que vi neste forum…) e to lá, em frente ao micro vcs sabem né…então chegou aquela pressão não pude segurar mas como eu tava na frente do computador para não sujar o monitor e o teclado meu reflexo foi de virar para a esquerda justamente onde tava meu dreamcast com a tampa aberta(**** falta de sorte)…isso mesmo galera …EJACULEI NO MEU DREAMCAST… riam deste cara sem sorte,não sei se rio ou choro, a lente sujou toda, limpei o quanto pude mas em cima da lente a gosma secou Agora o que é que eu faço? fiz de tudo para ganhar este dreamcast não tem um mês direito e já estragou minha mãe vai me matar quando descobrir que ela pagou 750 reias e eu já quebrei, tá na garantia ainda mas o que eu falo pro cara da loja? Como faço para limpar a lente agora? me ajudem por favor ! Nunca mais me masturbo na minha vida!”



CAPÍTULO 2


“Cheguei em casa depois da escola hoje de manhã…vim correndo quando abri a porta até ofegante..adivinhem com quem encontro de cara “MINHA MÃE”(parece um general) com meu dreamcast no colo sentada no sofá da sala me esperando com cara de querer me matar…gelei do pé até a cabeça na hora,então a 1ª COISA QUE DISSE FOI: LEONAM…O QUE FOI QUE VOC DERRAMOU NESTE VIDEOGAME? quase cai pra trás Aí eu perguntei…POR QUE MÃE… ELA DISSE GRITANDO: POR QUE EU LEVEI O VIDEOGAME NA LOCADORA ONDE EU COMPREI E O VENDEDOR ABRIU ! TINHA MANCHA DE ALGUMA COISA LÁ DENTRO…VAI FALANDO AGORA…(SUEI FRIO ATÉ GAGUEJEI), VOC DERRAMOU CAFÉ COM LEITE NESTE VIDEOGAME LEONAM? NÃO ACREDITO QUE TE DOU UM BRINQUEDO CARO DESTES E VOC JÁ QUEBROU! Aí eu falei NÃO DERRAMEI NADA AÍ NÃO, então ela falou: QUE CHEIRO DE QUEIJO É ESSE AQUI DENTRO!ALGUMA COISA VOC DEIXOU CAIR AQUI? A GARANTIA NÃO COBRE ISSO SABIA LEONAM…(sabem como é tremer as pernas pois é tô assim até agora)


Corri e me tranquei no quarto tô aqui até agora, com uma **** fome, peguei o telefone e liguei pra tectoy, antes de falar com o cara prometi que não era um trote até jurei, VOCS ACREDITAM QUE O CARA DO ATENDIMENTO RIU DE MIN! PARECE INGRAÇADO MAS EU TÔ NO SAL! VÔ LEVAR A MAIOR COSSA! A PROPOSITO ELE DISSE PARA NÃO RASPAR A LENTE E LEVAR MEU DREAMCAST NA ASSISTENCIA TÉCNICA, E FALAR A VERDADE PRO CARA DA ASSITENCIA PRA ELE NÃO MEXER ONDE DEVE, MAS COMO EU CONTO AQUILO NO BALCÃO(algo como…ô moço gozei no meu dreamcast!) Acho que minha mãe já sacou,o que eu faço? Claro que ela sabe que cheiro é aquele…toda terça e quinta ela e meu pai mandam ver a noite toda! Ela só quer que eu fale para poder ter um motivo para quebrar minha cara! Eu acho que vou contar pro meu pai…se eu tivesse irmão menor eu colocava a culpa nele mas não tenho…fazer o que? tô ficando maluco! MINHA ULTIMA CHANCE SÃO VOCS…OU EU MESMO LIMPO A LENTE COM ALCOL OU AGUA OU MINHA MÃE VAI ACABAR COMIGO! ME AJUDEM AMIGOS COMO TIRAR ESPERMA DA LENTE SEM ESTRAGAR MEU DREMCAST?”




CAPÍTULO 3

“Olha Erik e Francisco obrigado por estarem me ajudando isto tudo é verdade eu juro! Tenho uma coisa a dizer… primeiramente já que estão sendo gente boa comigo, Quebrei minha promessa, é mais forte que eu, parece vicio, toquei uma hoje enquanto tava trancado dentro do quarto…desculpem….desta vez mirei direto e não acertei nada! pelo menos isso! Nando já que você não pode ajudar não piore as coisas tente fazer você [quanto mais idiota melhor 3] ou [ejaculacao precose o retorno],até parece que você nunca passou aperto por causa da “pomba branca”… e Francisco lopez o cara da TECTOY disse para min que para limpar lentes existe um CD LIMPADOR aqui em casa tem, sabe…aquele que tem uma músicas em várias linguas com uma micro escovinha…enquanto se ouve a música ele limpa a lente… mas o problema é o seguinte o CD LIMPADOR limpa só poeira, sujeiras leves, não “gosmas” que já secaram! Eu tentei passar mas não deu , o console tá seguinho não lê nada ! Lestat não tentei comer meu dreamcast e tambem não comecei a gozar agora não já é a 5ª vez é o que isso tem a ver? Francisco prefiro não dizer o bairro onde moro por que as coisas podem piorar, tem um cara até querendo colocar isto tudo em uma página imagina se descobrem onde eu moro…vou sofrer pro resto da vida! (nunca pensei que uma pnhta fosse acabar comigo!), contei isso que tá acontecendo comigo pros meus colegas e na minha classe já me colocaram até apelido “GONZAGUINHA” sabem por que né!?…aquele sanfoneiro! Quem poder me ajudar, respondam esta mensagem neste forum, eu agradeço, e quanto a minha mãe para vocês terem idéia eu tenho de apagar o histórico do meu computador por que ela checa tudo, já pensou se ela entra neste site e descobre tudo? que vergonha e que cossa que eu vou tomar…vocês podem até me achar infantil mas só tenho 13 anos tô descobrindo as coisas agora! É errando que se aprende, vocês acham que ia fazer isso logo no meu dreamcast !Ajuda é só isso que tô precisando.”



CAPÍTULO FINAL

“Galera finalmente meu terror chegou ao fim…graças a Deus…não apanhei mas foi muito mais pior eu juro!Passei pela situação mais embaraçante da minha vida Como eu tava vendo que o trem ia ficar pro meu lado… abri o jogo com o meu pai…foi assim depois que cheguei da escola chamei meu pai no quarto encostei a porta e contei tudo(minha cara rachou de tanta vergonha…)falei “PAI PELO AMOR DE DEUS, O SENHOR JURA QUE SE EU TE CONTAR UMA COISA O SENHOR NÃO CONTA PRA MAIS NINGUEM” ele concordou…(eu acreditei…)então fechei os olhos e contei:pAI FOI EU QUE QUEBREI O VIDEOGAME MAS FOI SEM QUERER, EU ESPORREI NELE! Ele riu, riu de chorar, aí eu falei: FOI SEM QUERER TÔ MORRENDO DE VERGONHA MAS FOI ISSO QUE ACONTECEU, até aí tudo bem, ele disse que ia dar um jeito de concertar,me deu uma bronca por ter acessado o site XXX,nunca mais entro em site de sexo eu prometo !, voltamos para mesa almoçamos e eu tava já até um pouco ali*…vocês sabem pai sempre da um jeito em tudo,MAS NÃO PENSEI QUE ELE FOSSE FAZER DESTE JEITO! SABEM O QUE ELE FEZ…CONTOU PRA MINHA MÃE…eu tava lá no quarto deitado na cama jogando meu gameboy(STREET FIGHTER2 ADORO !) quando entra minha mãe COM UM SORRIZINHO SACANA de mão dada com meu pai então ela disse: LEO EU E SEU PAI PRECISAMOS CONVERSAR COM VOC(acho que minha alma saiu do corpo naquela hora,tô sem jeito de olhar para minha mãe até agora!),AÍ COMEÇOU A SEÇÃO DE EDUCAÇÃO SEXUAL… (olha que palhaçada): VOC LEO AGORA TÁ VIRANDO RAPAZINHO(minhas orelhas ficaram pegando fogo de vergonha) TÁ DEIXANDO DE SER CRIANÇA…SEU CORPO AGORA VAI COMEÇAR TER MUDANÇAS SUA VOZ JÁ TÁ COMEÇANDO A MUDAR,VÃO CRESCER PELOS NO SEU CORPO(eu só olhei pra cara do meu pai) SABE LEO VOC TÁ VIRANDO UM ADOLESCENTE(como eu não soubesse na escola já passaram aquela fita dos coelhos TICO E TICA sabem aquela baboseira dois coelhos mongoloides que crescem e transam na maior pureza…”olha a TICA tá crescendo seios e menstrua” “olha o TICO tá ficando com a voz grossa e com pêlos por todo o corpo… ô meu Deus o que é aquilo que o TICO está fazendo professora pergunta TICA ele está se m*sturb*ndo TINA…mas o que é masturbação…e por aí vai…”) Minha mãe ainda disse: QUANDO DER VONTADE DE FAZER AQUILO…VAI NO BANHEIRO FILHO ASSIM VOC NÃO CORRE O RISCO DE SUJAR COISAS QUE NÃO DEVE,(minha vontade era de explodir),DEPOIS QUE VOC FAZER AQUILO LAVE AS MÃOS PARA NÃO SUJAR AS COISAS DE ESPERMA(vocês podem imaginar como estou agora ) o pior ainda está por vir… Vocês não acreditam o que minha mãe fez: …LIGOU PARA TODAS MINHAS TIAS(6) E CONTOU QUE JÁ ME MASTURBO(meu DEUS o que ela queria com isso?)ATÉ PARA MINHA VÓ QUE MORA NO RIO ELA LIGOU,CONTOU ATÉ PRA MOÇA QUE TRABALHA AQUI EM CASA(que é gatinha!)….(agora mais ou menos as 16:45 minha vó me ligou para me encher dizendo que isso é feio pra min parar de fazer isto ESTOU SEM MORAL COM MINHA FAMILIA, minha mãe me expos ao ridiculo! Minhas tias do jeito que são já devem ter contado pros meus primos…tô ferrado, CONCLUSÃO DESSE ROLO: MEU PAI DEPOIS DO SERVIÇO PASSOU NA LOCADORA E DEIXOU MEU DREAMCAST PARA CONCERTO,MAS OLHEM QUE ABSURDO, O CARA DISSE QUE A LENTE JÁ ERA E UMA NOVA ADVINHEM QUANTO CUSTA…450 REIAS SEM A MÃO DE OBRA DO LADRÃO DO TÉCNICO(mas ele deixou para concertar acho que é para não me desapontar,vou dar a idéia de comprar um console Japonês acho que tá nesse preço..é bem melhor né?),MAS MESMO ASSIM ME PASSOU UM SABÃO PARA TER MAIS CUIDADO QUANDO FOR FAZER AQUILO(eu tô com complexo de masturbação… toda hora que pinta vontade…fico na maior paranoia de estragar alguma coisa de sujar alguma coisa…acho que isso marcou minha vida pra sempre!)”
PARA TODAS AS PESSOAS DESTE FORUM QUE TENTARAM ME AJUDAR “OBRIGADO” NÃO SE MASTURBEM PERTO DE VIDEOGAME PODE QUEBRAR (isto tinha que vir no manual do aparelho) Valeu amigos!”
O maior e melhor fanfic da história dos games.
 

DanMorishima

Bam-bam-bam
Mensagens
1.674
Reações
2.036
Pontos
353
bem ,vou dar o meu relato de de quem também viu com os próprios olhos o ocorrido,

na geração 16 bits apesar de curtir também o mega pendi mais pro lado do SNES ,mas na geração 32 bits o meu console foi o saturn e apesar de te-lo vendido em 98 pra comprar um psx pq tava impossível naquela altura do campeonato não ter um PSX ,mas ficou um carinho especial pelo saturn ,na geração seguinte acabei não adquirindo nenhum console durante muitos anos só voltando em 2010 com o 360 e ps3 ... mas ficava acompanhando as noticias através das revistas

lembro que torcia muito pelo Dreamcast ,parecia ser o consoles dos sonhos ,lembro da primeira vez que vi um rodando Dead or alive 2 numa locadora ,o dono até colocou outro em um gabinete de arcade pra rodar Marvel vs capcom e KOF 99

simplesmente não acreditei quando li numa revista gamers sobre o fim do dreamcast , depois dei uma desanimada com os consoles e passei a focar mais no pc

Eu lembro desse época do console dos sonhos Dreamcast , acho que era por ser muito caro kkkkk ( Mais que o ps2 )

Falavam que :
-Controle inovou muito pq tinha uma telinha nele
-Futebol era o melhor de todos
-Resident Evil rodava bem melhor que no PSX
-Sonic inovou muito com 3D
-Tinha muitos jogos estranhos , porém alguns legais

Nunca joguei esse console ( assim como o 3DO , Zeebo , Game Cube ) , nem sei como emular , talvez algum dia eu teste ele
Vou ler as revistas e depois volto
 

JoliLeChat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.051
Reações
1.009
Pontos
889
Em 2001, eu estava na França. Fui a um supermercado e lá estava aquela super promoção de Dreamcast: uma montanha de Dreamcasts e cada um por um precinho camarada... Nem preciso dizer: fui burro e não comprei.

Depois de algum tempo, aconteceu a mesma coisa com o Playstation One. Esse eu comprei e tenho até hoje.
 

Forbidden Memories

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
2.746
Reações
7.112
Pontos
1.004
Shenmue 2 ONLY ON XBOX nos EUA é o maior troll que eu já vivenciei no mundo dos games, só atrás do MGS2.

Até relevo seguista doido de fórum porque deve ser trauma psicológico mesmo
 

Forbidden Memories

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
2.746
Reações
7.112
Pontos
1.004
Na verdade era Leonam. Até cogitaram na época que o nome verdadeiro dele fosse Manoel, já que Leonam é Manoel ao contrário. :klol
Sempre quis saber de que fórum aqueles posts sairam "ao vivo" e aonde se encontra o leonam hoje em dia. Nunca tinha sacado essa do manoel mas é bem provável :klolz
 

johnwolque

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.872
Reações
12.944
Pontos
703
O saturn ñ foi mal no Japão,fez muito mais sucesso lá que o mega ficando a frente do n64 num honroso segundo lugar ,o problema foi a cagada do lançamento nos EUA,

Tivesse sido lançado em setembro de 95 conforme planejado ñ teria sofrido boicote dos varejistas e talvez teria vendido mais ,com isso a sega poderia segurar o seu sucessor pra mais tarde ,com um dvd como dito,mais poderr de processamento etc
 
Topo Fundo