O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Homem se pinta de negro para entrar em concurso por cotas

Cyber King

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.512
Reações
18.197
Pontos
1.199
Eu olhei por cima e não vi tópico sobre isso, se já tem desconsiderem e deixem cair.

Vi essa reportagem no fantástico domingo e achei surreal.

O cara é tão doido que foi pintado prestar depoimento e achou que ninguém ia perceber :lolwtf

*

Servidor é exonerado do INSS em Juiz de Fora por fraudar sistema de cotas em concurso público

Lucas Soares Fontes foi alvo de reportagem do Fantástico neste domingo (09). Ele alega que não cometeu irregularidade, mas para o INSS e PF ficou comprovado que o rapaz se passou por negro, por isso foi indiciado por falsidade ideológica.
Por G1 Zona da Mata e MG1 com informações do Fantástico
10/06/2019 12h23 Atualizado há 6 horas


76210
Fotos de Lucas Soares Fontes em documentos oficiais apresentam imagem diferente da foto que ele entregou no concurso do INSS (à dir) — Foto: Reprodução/TV Globo

Fotos de Lucas Soares Fontes em documentos oficiais apresentam imagem diferente da foto que ele entregou no concurso do INSS (à dir) — Foto: Reprodução/TV Globo

Lucas Soares Fontes, de 24 anos, foi exonerado do cargo de Técnico em Seguro Social do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) em Juiz de Fora. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (10). A demissão do jovem ocorreu após investigações internas e da Polícia Federal (PF) sobre o fato de ele ter forjado características físicas como se fosse negro para ser aprovado por cotas raciais em um concurso público em 2016.
Originalmente branco de olhos claros, em fotos apresentada durante o concurso e tiradas durante a investigação, ele se apresentou com a pele e olhos escuros. O caso foi um dos exibidos em uma reportagem do Fantástico neste domingo (9).


Servidor é exonerado do INSS em MG por fraudar sistema de cotas em concurso público
MGTV 1ª Edição – Zona da Mata






7681283.jpg



Natural de Valença (RJ), ele foi para Juiz de Fora estudar na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde também ingressou pelo sistema de cotas destinados a alunos negros ou pardos.
Ao G1, a UFJF confirmou que ele ingressou como cotista e estudou até o segundo semestre da 2017 e que atualmente as normas de checagem dos candidatos ao sistema de cotas são diferentes e que há outros casos em investigação na instituição. (Veja a íntegra da nota abaixo).
Após se formar, com a aprovação no concurso, o rapaz foi encaminhado para trabalhar na Agência do INSS em Além Paraíba, em 2017. Em janeiro de 2019, ele foi transferido para agências em Juiz de Fora.
De acordo com a nota da assessoria do INSS, o caso envolvendo o ex-servidor foi "pontual e, quando de conhecimento do Instituto, foi devidamente apurado internamente e providenciada a exclusão do candidato do concurso".
No dia 30 de maio foi publicada a decisão com data de 24 de maio, excluindo Lucas Soares Fontes do concurso público para o INSS. Nesta segunda (10), foi publicado no Diário Oficial da União que a nomeação dele tornou-se sem efeito.

"O INSS não tem dúvida de que ocorreu a fraude e o uso indevido da cota de negros", afirmou o gerente-executivo do INSS em Juiz de Fora, Edésio Antônio Siqueira de Santos.


76211
Exoneração de Lucas Soares Fontes do cargo de Técnico do Seguro Social do INSS foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda (10) — Foto: Reprodução/DOU

Exoneração de Lucas Soares Fontes do cargo de Técnico do Seguro Social do INSS foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda (10) — Foto: Reprodução/DOU

O caso também foi apurado em um inquérito na Polícia Federal de Juiz de Fora, já concluído, e que será encaminhado à Justiça. "Ele foi indiciado pelo crime de falsidade ideológica, artigo 299 do Código Penal, que prevê pena de um a cinco anos de reclusão por ter adulterado informação relevante sobre um fato juridicamente relevante relativo a sua pessoa com fim de obter uma vantagem em relação a isso", afirmou delegada Fabiana Martins Machado em entrevista nesta segunda (10).
Em entrevista à TV Globo, Lucas Soares Fontes se defendeu e desmentiu das acusações de fraude e ressaltou que o Ministério Público Federal (MPF) arquivou um processo contra ele.
Em nota, o MPF explicou que recebeu denúncia ainda em 2017, de fato, não confirmou fraude e arquivou o caso em 7 de agosto de 2018. mas ressaltou que aguarda a conclusão do inquérito policial para decidir quais providências tomar".
A reportagem não conseguiu, até a publicação desta matéria, o contato de Lucas Soares Fontes para também solicitar posicionamento após a reportagem do Fantástico.



Investigação mostra como homem burlou sistema de cotas em concursos públicos
Fantástico




Fantástico mostra investigação em que jovem burlou sistema de cotas em concursos públicos

Fantástico mostra investigação em que jovem burlou sistema de cotas em concursos públicos

Aprovação contestada

Lucas Soares Fontes foi aprovado no concurso realizado em 2016. O edital determinava que os candidatos que se autodeclarassem negros deveriam enviar uma foto para comprovar que tinham o fenótipo, ou seja, características visíveis de uma pessoa preta ou parda.

A partir da foto, a banca montada pela Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), organizadora do concurso, reconheceu que ele tinha o aspecto físico de negro. Ao Fantástico, o advogado do Cebraspe Marcos Vinícius Camargo Figueiredo negou que houve erro ao validar a foto apresentada por Lucas Soares Fontes.
"O Cebraspe não é um organismo de investigação. Se exigir que pessoas leigas, que eram aquelas que compunham definitivamente a comissão, eram pessoas integrantes de movimento negros, àquele momento, é uma situação diferenciada", explicou.

Após a validação da banca, ele teve a vaga confirmada como técnico em seguro social, com salário de R$ 6 mil. Uma pesquisa feita pelo G1 na internet aponta que ele foi nomeado em 24 de abril de 2017 para o cargo na Agência do INSS em Além Paraíba. A partir deste ano, trabalhava no serviço interno em agências do INSS em Juiz de Fora. Em alguns dias, atendia ao público no posto no Terminal Rodoviário Miguel Mansur, no Bairro São Dimas.

Denúncia ao MPF

Ainda em 2017, o Ministério Público Federal (MPF) em Juiz de Fora informou em nota que instaurou inquérito civil em 1º de junho de 2017 para "apurar eventual fraude na aprovação de candidato autodeclarado "pardo" em concurso público para o cargo de Técnico do Seguro Social".
Segundo o MPF, o INSS informou que o candidato havia sido considerado "apto" a concorrer às vagas reservadas, por possuir os "traços fenotípicos necessários para o enquadramento como pessoa negra ou parda".

Após 1 ano e 2 meses de investigação, não foram encontradas evidências da fraude, de acordo com a nota enviada ao G1.
"No curso da investigação civil, o candidato compareceu ao MPF e, em que pese ao tom mais claro de sua pele, exibiu traços compatíveis com a avaliação administrativa original. Além disso, apresentou documentos, a exemplo da certidão de nascimento, que o qualifica como "de cor parda", a respaldar a autodeclaração, no que diz respeito à ascendência direta e à identidade étnico-racial", diz o texto.

Por isso, em 7 de agosto de 2018, o inquérito foi arquivado e, em 20 de setembro a 2018, a 1ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF homologou o arquivamento.
Após isso, um ano e meio após a homologação de Lucas Soares Fontes no concurso, o INSS recebeu uma denúncia anônima de que ele tinha cometido uma fraude e iniciou apuração.

76212
Lucas Soares Fontes usou lentes de contato para escurecer a cor original dos olhos, segundo PF e perita entrevistada pelo Fantástico — Foto: Reprodução/TV Globo

Lucas Soares Fontes usou lentes de contato para escurecer a cor original dos olhos, segundo PF e perita entrevistada pelo Fantástico — Foto: Reprodução/TV Globo

Outras investigações

A partir da denúncia, em outubro de 2018, o caso começou a ser apurado tanto no INSS quanto na Polícia Federal, comparando as fotos de documentos oficiais de Lucas com a que ele tinha mandado para o concurso.
De acordo com a delegada, Fabiana Martins Machado, o procedimento administrativo realizado no INSS detectou indícios de fraude e por isso a Polícia Federal foi acionada.
"Identificados os indícios de fraude, o procedimento veio para a Polícia Federal para apuração em âmbito criminal. A própria Lei de Cotas prevê que, caso seja constatada falsidade da declaração do candidato, a falsidade da condição de pessoa negra, esse candidato está sujeito à exclusão do concurso e, caso tenha sido nomeado, ao cancelamento dessa nomeação", contou.
Em depoimento na Polícia Federal, ele negou as acusações. "Nega que tenha fraudado, alega que tomou sol, que ficou daquela cor por conta de sol. Ele se resume a isso. Não quis falar, não quis se pronunciar quando questionado sobre a cor dos olhos", disse a delegada.

"Ele veio aqui com um tom de pele artificial. Ele não veio aqui negro, mas com uma coloração bem amarela, moreno amarelado, um tom muito artificial que foi percebido por todos que tiveram contato com ele. Possuía manchas nas mãos, divergência de tonalidades, veio com olhos escuros também e foi assim que ele compareceu aqui", narrou a delegada.
Em resposta aos questionamentos enviados pelo G1, o INSS explicou que o procedimento administrativo interno foi concluído e verificou que "o candidato usou de meios fraudulentos para ser considerado apto para vaga de negro ou pardo, como mudança da cor da pele e olhos".
"O Cebraspe após comparação de novas fotografias do Lucas Soares Fontes com a fotografia que o mesmo enviou no momento da inscrição, concluíram que o mesmo prestou declaração falsa e induziu a Banca ao erro ao encaminhar uma fotografia diversa da realidade", esclareceu em texto.
Ao ser chamado para prestar esclarecimentos na Gerência Regional do INSS em Juiz de Fora, Lucas Soares Fontes também tentou manter a imagem da foto enviada como parte da documentação processo seletivo.
"Ele compareceu totalmente diferente do que nós o conhecíamos. Ele só veio utilizando uma coloração diferente no dia que foi convocado para tirar a foto. No dia a dia dele, ele trabalhou conforme sempre o conhecemos: branco de olhos claros", afirmou ao Fantástico o gerente-executivo do INSS em Juiz de Fora, Edésio Antônio Siqueira de Santos.
A delegada da Polícia Federal, Fabiana Martins Machado, ressaltou que as evidências apontaram que o candidato agiu de forma proposital, mudando a cor da pele e até dos olhos.
"A percepção que nós temos é de que ele usou uma tinta para pintar a cor da pele, para deixar a cor da pele escura. Ele usou a lente de contato de cor escura para ocultar a real cor dos olhos. Ele quis se fazer passar por negro. Encaminhou uma fotografia adulterada, com o fim de ludibriar e com isso lograr a sua aprovação na cotada destinada a negros", disse ao Fantástico.


76213
Em entrevista ao Fantástico, Lucas Soares Fontes negou as acusações de fraude para ser aprovado no concurso público do INSS — Foto: Reprodução/TV Globo

Em entrevista ao Fantástico, Lucas Soares Fontes negou as acusações de fraude para ser aprovado no concurso público do INSS — Foto: Reprodução/TV Globo

Lucas Soares

Lucas Soares Fontes atendeu à equipe do Fantástico na garagem do prédio onde mora. Usava óculos escuros, alegando estar com conjuntivite e preferiu conversar e gravar nos espaços com menos iluminação. "Não acho que sou branco, acho que sou pardo, até pela miscigenação, tem inúmeras pessoas negras e pardas na minha família", afirmou.
Ele também explicou a diferença entre as fotos dele em documentos oficiais, a foto apresentada na autodeclaração como negro/pardo no concurso. "Aquela foto foi tirada um pouco depois do verão, que eu estava um pouco mais moreninho. Sou bem moreno, muitas pessoas perguntam por mim como moreno. Eu acredito que qualquer pessoa fique um pouco mais morena ou mais branca dependendo das condições climáticas ou de saúde", disse.
Também negou ter pintado a pele, como indicaram as evidências nas investigações contra ele. "Não foi nenhum tipo de pintura, não. [As] manchas são por má lavagem da camisa. Não foi usada nenhuma forma de inovação artificial das fotos", ressaltou.

Outra suspeita

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) confirmou em nota que o rapaz se formou em Direito no segundo semestre de 2017. E que ele ingressou na instituição em vaga "destinada a processo seletivo de ingresso misto, pelo grupo A, destinado a candidatos com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita familiar mensal, que tivessem cursado o Ensino Médio integralmente em escola pública e que se declarassem pretos, pardos ou indígenas".

Na época, a autodeclaração era considerada suficiente. A UFJF ressalta que, em 2018, as normas para seleção via cotas foram modificadas para avaliação das informações prestadas pelos candidatos.
Íntegra da nota da UFJF
"Lucas Soares ingressou na UFJF no curso de Direito no 1º semestre do ano de 2013 pelo processo seletivo de ingresso misto, pelo grupo A, destinado a candidatos com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita familiar mensal, que tivessem cursado o Ensino Médio integralmente em escola pública e que se declarassem pretos, pardos ou indígenas. Lucas concluiu seu curso no segundo semestre de 2017.
À época, a instituição valia-se apenas das autodeclarações (acordo subscrito pelo Brasil em Durban 2001, pela ONU). Quando o candidato aderia ao programa da UFJF (PISM), ele assinava um termo em que se auto declarava pardo no ato da matrícula. Esse documento se tornava legal e a instituição o tomava como verdade.
Desde quando essa reitoria assumiu a gestão da UFJF foram iniciadas discussões para o estabelecimento de parâmetros para a avaliação dessa autodeclaração. Criou uma ouvidoria especializada e, a partir de 2018, recebeu 156 denúncias de fraudes nos processos seletivos de ingresso nos cursos de graduação, para as quais instaurou comissões de sindicância para apuração dos fatos. Destes, 67 processos foram julgados improcedentes e 12 foram encaminhados para processos administrativos e e os demais permanecem em análise. A partir dos processos seletivos para o ingresso nos cursos de graduação no ano de 2019, assim como outras universidades, a UFJF instituiu a comissão de heteroidentificação que atua no momento da matrícula dos candidatos para evitar situação como essa. A UFJF destaca a importância da política de cotas e ressalta que situações como essa não demonstram estas políticas, mas sim na conduta de quem tenta burlar o processo".

https://g1.globo.com/mg/zona-da-mat...ar-sistema-de-cotas-em-concurso-publico.ghtml
 


Hans Castorp

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.203
Reações
20.421
Pontos
1.129
Quando li ontem essa notícia fiquei enojado. Esse tipo de pessoa representa o que há de errado com o Brasil.

E não duvido que ele tenha fraudado a documentação para alegar renda abaixo de um salário mínimo e meio.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Pensei que cotas fosse baseado na renda e escolaridade, assim como é no SISU, PROUNI e etc...

Já fui chamado de cotista na faculdade sem ser apenas por ter uma cor "não branca".
(sou pardo, mas estudei em particular - apesar de ser pobre).

E quem me acusou de cotista foi um costista após "eu" zoar em defender o Michel Temer, haha.

Cotas por cor nem deveriam existir.... apenas por renda, escolaridade e deficiência.
 

pylm

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.171
Reações
4.142
Pontos
703
Pensei que cotas fosse baseado na renda e escolaridade, assim como é no SISU, PROUNI e etc...

Já fui chamado de cotista na faculdade sem ser apenas por ter uma cor "não branca".
(sou pardo, mas estudei em particular - apesar de ser pobre).

E quem me acusou de cotista foi um costista após "eu" zoar em defender o Michel Temer, haha.

Cotas por cor nem deveriam existir.... apenas por renda, escolaridade e deficiência.

A lei de cotas do ensino superior se estende ao SISU e PROUNI também, onde deve ser bem mais fácil se dizer negro pra facilitar a aprovação no vestibular.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
A lei de cotas do ensino superior se estende ao SISU e PROUNI também, onde deve ser bem mais fácil se dizer negro pra facilitar a aprovação no vestibular.
Exceto medicina, hehe. Mas é bem de boa mesmo. Mas uma dúvida, no concurso a escolaridade e/ou a renda interfere ao tentar a cota de raça?
 

Pequeño-austo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.943
Reações
9.247
Pontos
752
Mais errado que ele é esse sistema de cotas.

Preto rico, estuda em escola particular tem cursinho preparatório e tem direito a cotas
Branco pobre, estuda em escola publica, não pode se dedicar aos estudos pois tem que trabalhar e estudar e não tem direito a cotas.
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Pra mim se ele conseguir provar que tem negros ou mestiços (pardos) na família, é justo que fique na vaga.
Pois essa regra de cota é ridícula! O BR em geral é mestiço, mesmo uma pessoa de pele branca e olhos verdes pode ser "negra" se o critério (ridículo) de sistemas de cotas não for apenas o do fenótipo.
Já que criaram essa idiotice que aprovem todos que possuem qualquer quantidade de sangue afro (quase toda população BR)
 

Lacerda Yawara

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.772
Reações
22.111
Pontos
803
Mais errado que ele é esse sistema de cotas.

Preto rico, estuda em escola particular tem cursinho preparatório e tem direito a cotas
Branco pobre, estuda em escola publica, não pode se dedicar aos estudos pois tem que trabalhar e estudar e não tem direito a cotas.

Pelo que lembro tem proporcionalidade de anos estudos em escola publica tbm.


Alguém lembra deste filme da sessão da tarde?
uma-escola-muito-louca-comedia-racista-1479927258.jpg
 

Leon Powalski

Bam-bam-bam
Mensagens
1.821
Reações
5.247
Pontos
303
Pra mim se ele conseguir provar que tem negros ou mestiços (pardos) na família, é justo que fique na vaga.
Pois essa regra de cota é ridícula! O BR em geral é mestiço, mesmo uma pessoa de pele branca e olhos verdes pode ser "negra" se o critério (ridículo) de sistemas de cotas não for apenas o do fenótipo.
Já que criaram essa idiotice que aprovem todos que possuem qualquer quantidade de sangue afro (quase toda população BR)

Pronto, tá aí um resposta que deve ser usada pra acabar com essa discussão patética de raças...

O povo é miscigenado e acabô, mermão!

 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Acho que seria mais justo usar o sistema de renda mesmo. O que mais acho injusto nesse país é o sistema de cotas. Tem gente que tem dinheiro, muito dinheiro, e põe o filho em uma escola pública, para depois coloca-lo em um cursinho bom e caro, para no fim concorrer com caras que estudam em escolas públicas e sem cursinho. Enquanto tem gente de classe C ou D (classe que é predominante no país), que põe o filho na escola particular de R$300,00 de bairro e que tem que concorrer com os que estudam nas escolas renomadas e que ainda fazem cursinhos, que são ricos também.

As cotas além disso, não é bem justo.

Sou bem pardo, estudei uma parte em particular e outra em pública, e, no fim, pessoas com mais grana e que, necessariamente, não deveriam ter direitos a cotas acabam tendo mais oportunidades do que eu.

O sistema deveria ser assim:

Quem tem renda per capita de x até y fica entre 50% das vagas, e quem tem a renda entre z a w fica com os outros 50%. Bem mais justo.
 
Ultima Edição:

Marauder

Bam-bam-bam
Mensagens
2.603
Reações
2.831
Pontos
334
Não tem cara de negro e não tem cara de branco.... ele tem é muita cara de pau
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.304
Reações
90.130
Pontos
1.503
Que se forme o tribunal racial pra determinar o destino desse cidadão.

how-the-nazis-were-inspired-by-jim-crows-featured-photo.jpg


Afinal, se ele afirmar que se considera negro, bastaria segundo aspectos ideológicos e de DNA.
Agora se for por aspectos fenótipos aí o tribunal fatalmente será racista. Eu processaria em caso de recusa. Disso ainda poderia sair um bom livro se ele quiser capitalizar em cima.
 
Topo Fundo