O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Homenagem] Coleção Enrola e Desenrola

marcosmazo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.101
Reações
205
Pontos
944
Resolvi escrever esse tópico para apresentar para o pessoal do fórum uma das formas que ajudavam as crianças a aprenderem a gostar de ler. Ao menos foi o que aconteceu comigo nos idos anos 80. Naquela época, Atari era artigo de luxo. Diversão infantil era Super Trunfo ou ir na casa de alguem jogar Banco Imobiliário (jogos de mesa também eram bastante caros).

Minha prima chegou um dia em casa com um livro e me apresentou. Foi paixão a primeira vista. O livro fazia parte de uma coleção que se chamava Enrola e Desenrola, publicada pela Ediouro, e que se dividia em dois ramos: "Escolha sua Aventura" e "E agora você decide".

Por que o livro chamava tanta atenção? Porque a aventura se desenrolava de acordo com as escolhas feitas pelo leitor. A historia era narrada em segunda pessoa, sendo que o leitor era sempre o personagem principal da história. Ao chegar ao fim da página, existia a oportunidade do leitor fazer uma escolha. Dependendo da escolha feita, o leitor era direcionado para uma página diferente. Era mais ou menos assim:

"Você é um navegador famoso e que tem por objetivo descobrir o continente perdido de Atlantida. A bordo de seu submarino "Desbravador", você faz os ultimos preparativos para sua intrigante aventura.

Finalmente chegou o dia esperado. Você entra no Desbravador, acena para seus companheiros de equipe que ficarão no navio prestando suporte, e faz o sinal para descer o submarino. A cada metro que o submarino adentra no mar, um novo cenário aparece em sua frente.

O que fazer agora? Você pode investigar uma galeria de cavernas mapeadas por seu radar. Embora exista também a oportunidade de navegar pelo solo maritmo, em busca de alguma evidencia da civilização atlante.




Se você desejar investigar as cavernas, vá para página 5.
Se preferir averiguar o solo, navegue para pagina 10."

Talvez hoje esses livros não causem tanto impacto, mas em uma epoca aonde Coca Cola só se bebia de domingo e levar lanche para escola era no máximo, levar um Pão com Doce de Leite, o livro cativava a garotada por brincar com sua imaginação e proporcionar a galera a oportunidade de escolher o destino da história.

Cada livro tinha em torno de 120 páginas, custava algo em torno de 10 ou 15 reais hoje e tinham uns 30 finais diferentes. A maioria era finais mornos, mas sempre existia alguns realmente desejados e outros que eram não tão desejados (como uma vez que viajei tanto no futuro que encontrei o planeta Terra sem atmosfera, morrendo afixiado).

Os livros eram uma tradução (e era traduzida por Origenes Lessa, que depois iria assumir uma cadeira na Academia Brasileira de Letras) de uma coleção americana publicada pela Bantam Books (falida) e deve ser por isso que hoje não é mais publicado por aqui.

Os livros que eu mais gostava eram esses:

cyoa001pobr.jpg
cyoa002pobr.jpg

cyoa003pobr.jpg
cyoa004pobr.jpg

cyoa005pobr.jpg
cyoa006pobr.jpg

Por que eu resolvi escrever isso hoje? Porque eu encontrei uns desses livros dia desses e emprestei para a criançada de hoje. E realmente me supreendi que em epoca de Internet, Playstation e Harry Potter, os livros ainda cativavam a garotada. Tanto foi minha supresa que resolvi revirar os sebos atras dos resto da coleção.

Infelizmente os livros não são mais publicados por aqui. Nos EUA, a editora Chooseco está republicando esses livros. Existe um Wikisite aonde é possivel ler algumas histórias (em ingles) feitas por fãs que seguem os moldes dessa coleção (endereço http://editthis.info/choose_your_own_adventure/Main_Page ). Estou tentando fazer uma versão em portugues, mas isso vai ficar bem para o futuro.

Só escrevi isso aqui para compartilhar um pouco de minha infancia com a galera da OS.

Abraços e paz
 

Mestre Viril

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.762
Reações
12.173
Pontos
1.089
c***lho que bacana esses livros, a idéia de vc poder escolhar os rumos da história é algo bem original, acho que até para os dias de hj. Acho que o único livro que eu li com algo parecido foi o 7º volume da Torre Negra do King, onde vc poderia sussegar com um final feliz ou continuar lendo e ver o verdadeiro final.

É uma pena que não pegado essa época(sou de 87) e qdo era moleque só lia gibis e olhe lá.

Exente tópico e qdo vc conseguer traduzir algum desses volumes peço que me de um toque que lerei com gosto:D
 

bughead

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.871
Reações
1.353
Pontos
1.239
Levanta-te e anda, tópico mumificado!
Cara, esses livros são muito legais e divertidos. Li a coleção completa (biblioteca da escola).
Para quem tem interesse, vários desses livros estão disponíveis no site "estante virtual". Recomendo muito!
 

danitokaawa

Bam-bam-bam
Mensagens
7.253
Reações
5.618
Pontos
353
Eu tinha Viagem ao Mundo Submarino, Expedição a Vernico 5, Viagem no OVNI 54-40,O reino subterrâneo, onde aparece a famosa frase:
Dizem que o sol negro poderia ser um buraco negro e talvez um portal para outra dimensão (sic). Se for assim, você pode ter alguma chance.É uma chance em um milhão,mas é sempre alguma chance"
Outro que eu tinha era Viagem ao Hiperespaço e mais alguns de que não lembro.
 

danitokaawa

Bam-bam-bam
Mensagens
7.253
Reações
5.618
Pontos
353
O que acontece no Reino Subterrâneo, é que ele é "iluminado" por um sol denominado Sol negro.Nesse reino, em que aparece numa Terra oca, a gravidade é ao contrário.Ela te puxa para cima.Então descobrem que o Sol Negro é um buraco negro.Apavorado, você tenta fugir e começa a correr para baixo.Mas como a gravidade é ao contrário, você deveria correr PARA CIMA, numa montanha.Então você é sugado pelo Sol Negro.Quando você esta prestes a sumir nele, aparece uma mensagem de que alguns dizem que um buraco negro poderia ser um portal para outra dimensão.Se isso fosse verdade, você não seria simplesmente esmagado.É uma chance em um milhão, mas é sempre alguma chance.
Eu lembro dessas frases, mesmo que ja esteja a varios anos, sem ver esses livros.
Muitas dessas frases me serviram como uma espécie de "premonição" do que seria minha vida e eu gosto de citar eles.
Outro foi no Viagem ao Hiperespaço.Infelizmente, Edward Packard jamais atingiu a sexta dimensão.Então é você que vai ter que escrever a estória.
São metáforas de situações que parecem ser sem saida e o livro até dialogava com você. Como os de Vernico 5, em que falava para você fechar o livro, para não tomar um choque ou algo parecido.
 
Topo Fundo