Eu continuo achando a enxurrada de críticas de muitos algo injusta. Para começo de conversa, não o acho "genérico", principalmente não para a média gamistica atual. A princípio, a mescla de dinossauros com futurismo me pareceu forçada (senão algo desesperada por originalidade), mas o desenrolar da estória faz jus à empreitada, a tornando surpreendentemente crível. Pessoalmente, também não acho a Aloy feia.
Dificilmente ele me recordou tratar-se da mesma produtora de Killzone. A sua mudança de patamar aqui é tremenda. Antes dele, a Guerrilla Games era "apenas" uma referência técnica, ao passo que desenvolvedoras mais gabaritadas (como a Naughty Dog) ficavam efetivamente com o almoço e também a sobremesa, fazendo jogos tecnicamente brilhantes e também com "substância" (ou carisma). Mas, neste aqui, a GG nos provou que pode dar um caldo também nas grandes produtoras.
Como eu já falei antes, é um jogo lindo de se olhar, gostoso de se jogar e com uma entretida estória de se ouvir. Sim, há vários percalços nestas mesmas qualidades (como certa ausência de interação com o seu cenário ou uma progressão narrativa algo convoluta), mas, no geral, é um jogo prazeroso e que vale a pena ser jogado. Tenho certeza de que o próximo será ainda melhor.