O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Hubble detecta molécula orgânica em planeta distante

kenziner

Bam-bam-bam
Mensagens
12.584
Reações
59
Pontos
314
Hubble detecta molécula orgânica em planeta distante

Apesar da descoberta, astro dificilmente seria capaz de abrigar vida por ser muito quente.
Técnica que encontrou a molécula pode, no entanto, ajudar a busca em outros planetas.

Uma molécula orgânica foi detectada pela primeira vez na atmosfera de um planeta fora do nosso Sistema Solar, o que é importante na busca por vida extraterrestre.

Usando o telescópio orbital Hubble, os astrônomos acharam metano na atmosfera do planeta HD 189733b, que tem mais ou menos o tamanho de Júpiter e fica a 63 anos-luz da Terra, segundo pesquisa publicada na quarta-feira pela revista Nature.

Moléculas orgânicas contêm ligações carbono-hidrogênio, e podem ser encontradas em coisas vivas. O metano, por exemplo, aparece no gás natural e em arrotos do gado. Mas os cientistas se apressaram em dizer que esse distante planeta --com temperaturas em torno de 1.000 graus celsius-- não é em princípio candidato a abrigar formas de vida.

"Para este planeta específico que observamos, o metano não pode ser produzido biologicamente. É altamente improvável que as vacas pudessem sobreviver lá", disse a pesquisadora Giovanna Tinetti, do University College, de Londres.

No futuro, segundo ela, os cientistas pretendem repetir as observações em planetas mais propícios à vida.

O HD189733b é um dos mais de 270 planetas ditos extra-solares. É um "Júpiter quente", ou seja, um gigante gasoso que orbita próximo à sua estrela. Esse especificamente completa uma volta a cada dois dias terrestres.

O metano, composto por carbono e hidrogênio, aparece em vários planetas do Sistema Solar. "Sob as condições corretas, o metano pode contribuir para a formação de aminoácidos [que são um composto importante para a vida]", disse outro pesquisador do grupo, Mark Swain, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, a agência espacial norte-americana.

Os cientistas também puderam confirmar a descoberta já anunciada previamente de moléculas de água na atmosfera do planeta.

Os cientistas usam um método chamado espectroscopia de trânsito para analisar a luz da estrela-mãe quando distorcida pela passagem do planeta.

"Pode-se pensar num prisma fazendo um espectro de arco-íris quando se joga luz através dele [...]. As moléculas na atmosfera do planeta deixam uma impressão-digital no espectro", disse Swain por telefone.

Em outro trabalho, astrônomos usaram o telescópio espacial Spitzer e o telescópio havaiano Keck 2 para encontrar moléculas de água em discos de gás e poeira em torno de duas estrelas jovens.

A água está no centro dos discos giratórios de partículas que podem eventualmente se aglutinar para formar planetas em torno das estrelas DR Tau, a 457 anos-luz da Terra, e AS 205 A, a 391 anos-luz da Terra, segundo artigo publicado na revista Astrophysical Journal Letters.

Fonte: G1
 

~L~

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.775
Reações
4.178
Pontos
1.127
porra
mania
só pq ta quente nao pode ter vida
mania desses cientistas de pensar só na terra
PORRA
nao pode se adaptar a m**** do ambiente?
nós nos adaptamos ao nosso
qual problema?
porra!
odeio isso

u.u
 

sirguigui

Lenda da internet
Mensagens
30.625
Reações
30.331
Pontos
1.799
~L~;2904341 disse:
porra
mania
só pq ta quente nao pode ter vida
mania desses cientistas de pensar só na terra
PORRA
nao pode se adaptar a m**** do ambiente?
nós nos adaptamos ao nosso
qual problema?
porra!
odeio isso

u.u
Vai ficar tendo soh arqueobactéria lá então neh amigão.
 


Pack Man

Supra-sumo
Mensagens
16.397
Reações
13
Pontos
196
~L~;2904341 disse:
porra
mania
só pq ta quente nao pode ter vida
mania desses cientistas de pensar só na terra
PORRA
nao pode se adaptar a m**** do ambiente?
nós nos adaptamos ao nosso
qual problema?
porra!
odeio isso

u.u

Bicho, molécula orgânica funciona sobre certas regras seja aqui na terra ou lá na put* que pariu a quarta potencia saca?
 

~L~

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.775
Reações
4.178
Pontos
1.127
sirguigui;2904344 disse:
Vai ficar tendo soh arqueobactéria lá então neh amigão.
Pack Man;2904354 disse:
Bicho, molécula orgânica funciona sobre certas regras seja aqui na terra ou lá na put* que pariu a quarta potencia saca?

nao pode existir ser que resiste ao calor?
cara
NÓS nos adaptamos ao nosso clima
lá nos outros planetas
eles se adaptam tambem!
qual problema disso?
é por isso que eu nao me conformo com o pensamento dos cientistas
 

Laclos Austen

Habitué da casa
Mensagens
2.402
Reações
7
Pontos
81
Tambem
quero
escrever
em
versos

:-D

@Topic
Em breve teremos mais descobertas sobre isso.
Aguardem e me cobrem
[kcool]
 

sirguigui

Lenda da internet
Mensagens
30.625
Reações
30.331
Pontos
1.799
~L~;2904355 disse:
nao pode existir ser que resiste ao calor?
cara
NÓS nos adaptamos ao nosso clima
lá nos outros planetas
eles se adaptam tambem!
qual problema disso?
é por isso que eu nao me conformo com o pensamento dos cientistas
Acho que poderia sim ter vida lá, mas EXTREMAMENTE simples.. exclusivamente procariontes.
 

Pistolero sem-dedo

Bam-bam-bam
Mensagens
7.067
Reações
901
Pontos
294
~L~;2904341 disse:
porra
mania
só pq ta quente nao pode ter vida
mania desses cientistas de pensar só na terra
PORRA
nao pode se adaptar a m**** do ambiente?
nós nos adaptamos ao nosso
qual problema?
porra!
odeio isso

u.u

cara, sou outro que não entende esse tipo de pensamento...

é tão difícil existir um ser inteligente totalmente diferente fisicamente e geneticamente que nós??

é complicado, toda santa hora que os cientistas supões vidas em outros planetas eles se espelham no nosso ecossistema e acabam esquecendo de possibilidades na imaginação... tipo, poderiam pensar: com os materiais químicos descobertos até então, qual seria a constituição química de um ser bípede inteligente que tem uma temperatura corporal de 900 graus celsius...

acho que essa seria uma forma bem mais eficaz de se imaginar seres extraterrestres do que ficar tentando adaptar todo santo planeta ao nosso...
 

Deslock

Bam-bam-bam
Mensagens
6.685
Reações
58
Pontos
214
sirguigui;2904330 disse:
Ele é mto quente agora, mas e daqui a bilhoes de anos?

ele é quente porque está proximo a estrela do sistema

mesmo se não fosse, vc leu que ele é do tamanho de Jupiter. Planetas gigantes --> elevada gravidade.

Mas se houver possibilidade da vida se desenvolver em corpos desta magnitude vão ter que apresentar adaptações a esta gravidade, tal como os peixes abissais são adaptados a elevada pressão e ausência de luz.
 

BlackICE

Dark side of ice
Mensagens
6.580
Reações
53
Pontos
224
~L~;2904355 disse:
nao pode existir ser que resiste ao calor?
cara
NÓS nos adaptamos ao nosso clima
lá nos outros planetas
eles se adaptam tambem!
qual problema disso?
é por isso que eu nao me conformo com o pensamento dos cientistas

~L~;2904341 disse:
porra
mania
só pq ta quente nao pode ter vida
mania desses cientistas de pensar só na terra
PORRA
nao pode se adaptar a m**** do ambiente?
nós nos adaptamos ao nosso
qual problema?
porra!
odeio isso

u.u

Pistolero sem-dedo;2904707 disse:
cara, sou outro que não entende esse tipo de pensamento...

é tão difícil existir um ser inteligente totalmente diferente fisicamente e geneticamente que nós??

é complicado, toda santa hora que os cientistas supões vidas em outros planetas eles se espelham no nosso ecossistema e acabam esquecendo de possibilidades na imaginação... tipo, poderiam pensar: com os materiais químicos descobertos até então, qual seria a constituição química de um ser bípede inteligente que tem uma temperatura corporal de 900 graus celsius...

acho que essa seria uma forma bem mais eficaz de se imaginar seres extraterrestres do que ficar tentando adaptar todo santo planeta ao nosso...

Primeiro não é "ultimato" entre os cientistas essa afirmação de que NÃO PODE haver vida organizada de forma diferente do que na Terra.

O problema é que raros elementos químicos são estáveis a 1000°C ou pressões absurdas (que fariam a Torre Eifell ficar menor que uma moeda de 10 centavos).
Sabe-se que existem microorganismos que podem viver em condições extremas (foram encontrados por exemplo em gêiseres a 200°C bactérias vivas), porém para a organização da vida "em volta" do Carbono (a base da vida de 100% do nosso Planeta) existem limites.

Há ensaios que abrem criativamente a possibilidade de seres vivos constituídos de silício ou até ferro, porém esses elementos não possuem particularidades em suas ligações como o carbono, que pode ir do carvão ao diamante, passando pelos seres vivos... Enquanto nada de CONCRETO tivermos para acreditar que uma forma de vida pode se organizar em um elemento diferente, tomemos a base da vida na Terra como ponto de partida. Não adianta procurar um ser feito de argônio se nem sabemos se ele pode existir...

Att'
 

Pack Man

Supra-sumo
Mensagens
16.397
Reações
13
Pontos
196
~L~;2904355 disse:
nao pode existir ser que resiste ao calor?
cara
NÓS nos adaptamos ao nosso clima
lá nos outros planetas
eles se adaptam tambem!
qual problema disso?
é por isso que eu nao me conformo com o pensamento dos cientistas
O problema disso é que você não sabe o que diz ;D
 

~L~

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.775
Reações
4.178
Pontos
1.127
Pack Man;2904787 disse:
O problema disso é que você não sabe o que diz ;D

sei muito bem o que digo.

e se liga
nao existem outros elementos quimicos né?
universo é imenso e só existe elementos quimicos que conhecemos.
nao se pode expelhar na terra a vida extraterrestere
 
Topo Fundo