O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Hue News] Shoyu produzido no Brasil é feito à base de milho

x-eteano

Bam-bam-bam
Mensagens
4.761
Reações
5.616
Pontos
319
Depois da cerveja de milho temos o shoyu de milho!!!!

Shoyu produzido no Brasil é feito à base de milho

Amostras analisadas tinham menos de 20% de soja em sua composição

RODRIGO DE OLIVEIRA ANDRADE | Edição Online 12:14 24 de abril de 2018



© MJ-BIRD/WIKIMEDIA COMMONS


Diferentemente do shoyu feito no Japão, como este, o produzido no Brasil é elaborado a partir do milho

No mundo todo, o principal componente do shoyu, condimento fundamental da culinária asiática, é a soja. No Brasil, é diferente. Aqui, muitas empresas substituem, ou trocam, a soja pelo milho. A conclusão é de um grupo de pesquisadores do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) e da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), ambos da Universidade de São Paulo (USP), que analisou a composição química de 70 amostras de shoyu de marcas comercializadas no país.

Em países como Japão, China e Coreia do Sul, o molho shoyu é feito de soja com proporções pequenas de outros cereais como trigo ou cevada. “O que a indústria brasileira oferece ao consumidor não é shoyu propriamente dito, é um molho escuro e salgado elaborado a partir de milho, que deveria ter outro nome”, destaca a bióloga Maristela Morais, uma das coordenadoras do grupo, ao lado do engenheiro agrônomo Luiz Antonio Martinelli. Ambos são do Cena-USP.

Para identificar os ingredientes usados na elaboração do molho, os pesquisadores mediram a proporção de duas variantes do elemento químico carbono encontradas nas amostras. Soja, arroz e trigo são plantas que absorvem o gás carbônico da atmosfera e, sob a luz solar, realizam reações químicas que geram moléculas de açúcar contendo três átomos de carbono – é o chamado sistema de fotossíntese C3. Já o milho é uma planta de via fotossintética C4, por produzir açúcares com quatro carbonos. Esses açúcares continuam a existir nos alimentos, mesmo depois de os grãos serem processados, e funcionam como uma assinatura química de sua origem.

Ao analisar as amostras, os pesquisadores verificaram que o milho era o principal componente do shoyu comercializado no Brasil (Journal of Food Composition and Analysis, 3 de abril). Em média, as amostras analisadas tinham menos de 20% de soja em sua composição. Acredita-se que o uso de milho na produção do condimento esteja relacionado ao preço do grão, consideravelmente mais barato que o da soja. Entre 2007 e 2017, o preço médio da soja foi o dobro do preço médio do milho no Brasil. “O uso de milho na produção de shoyu não é ilegal, já que a legislação brasileira não especifica qual deve ser a proporção de cereais usados na sua fabricação”, afirma Maristela.

http://revistapesquisa.fapesp.br/2018/04/24/shoyu-produzido-no-brasil-e-feito-a-base-de-milho/
 

Gentilhomem

Bam-bam-bam
Mensagens
3.759
Reações
11.171
Pontos
303
Finalmente uma boa noticia, a última coisa que o brasileiro precisa é de mais soja na alimentação.:klaco
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.486
Reações
91.263
Pontos
1.503
Logo lançam o shoyo gourmet, com 80% de soja e 5x mais caro.
 


Silent Len

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.596
Reações
4.113
Pontos
704
A próxima notícia é que o wasabi tem massinha de modelar verde e pimenta biquinho concentrada na composição. Bem na hora que comecei a gostar de sushi e sashimi me aparece essa.
 

chucky_sk

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
1.609
Reações
2.338
Pontos
1.419
E quais seriam essas empresas que comercializam desse jeito, todas?
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Molho shoyu que não é shoyu; falta descobrir, se gasolina realmente é gasolina e se cerveja é realmente cerveja. O Brasil realmente é o Brasil?
A cada dia me surpreendo mais sobre as formas de burlar as coisas aqui.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.283
Reações
49.990
Pontos
1.304
Em breve irão descobrir que as camisetas 100% algodão na verdade são 100% milho.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.775
Reações
92.969
Pontos
1.353
A próxima notícia é que o wasabi tem massinha de modelar verde e pimenta biquinho concentrada na composição. Bem na hora que comecei a gostar de sushi e sashimi me aparece essa.
Te falar que wasabi nem é wasabi.
É um outro tubérculo misturado com umas paradas que esqueci agora.
Wasabi de verdade é coisa de gente rica (além de precisar moer na hora).
Se nem na terra do One Piece, wasabi é wasabi, duvido que o da Terra dos batedores de carteira vai ser.

Wikipedia

Pasta de raiz-forte ou wasabi comercial utilizada na culinária japonesa

Como o wasabi japonês tem alto custo e é de difícil conservação, é muito comum a produção de pasta de wasabi ou wasabi em pó (kona-wasabi), a partir da raiz-forte europeia, a Armoracia rusticana G. M. Sch. Preparada a partir do pó do caule seco da raiz-forte, denominado por seyo'o-wasabi, é diferente do genuíno wasabi japonês. A pasta e wasabi é produzida a partir da raiz forte europeia, misturada com outros condimentos, como mostarda, corantes e aditivos, muitas vezes utilizando em sua composição espessantes a base de lactose e/ou derivados de soja. Tal mistura é feita para tornar a pasta de raiz-forte européia mais parecida com o wasabi japonês original.

Tais produtos desempenham, no entanto, um importante papel, devido à dificuldade e o custo de obter a verdadeira raiz-forte japonesa. A pasta de raiz-forte facilitou a massificação do consumo do sushi e sashimino Ocidente.


Se existe produção de wasabi no Brasil, certeza que tem milho no meio


Edit: consumia shoyu direto no Brasil, mas não me lembro de já ter consumido shoyu vendido em mercado, meus parentes (principalmente minha avó), sempre fazia shoyu em casa.
 
Ultima Edição:

Pequeño-austo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.948
Reações
9.263
Pontos
752
Molho shoyu que não é shoyu; falta descobrir, se gasolina realmente é gasolina e se cerveja é realmente cerveja. O Brasil realmente é o Brasil?
A cada dia me surpreendo mais sobre as formas de burlar as coisas aqui.

Estes dois já foram revelados. No brasil Gasolina é álcool e cerveja também é milho.
 

Blue Falcon

Bam-bam-bam
Mensagens
6.732
Reações
19.250
Pontos
363
Pra vocês terem uma noção: Aqui no Brasil até o próprio milho é feito de milho.
 

NJunior

Sonysta Hunter
GOLD
Mensagens
5.530
Reações
20.668
Pontos
603
Se vocês soubessem do que é feito o teclado que digitou esta noticia vocês ficariam emilhados...
 

x-eteano

Bam-bam-bam
Mensagens
4.761
Reações
5.616
Pontos
319
Milho...milho everywhere

Vendedor-Milho.jpg

4dc24ce30b9e16b9ec4ff7fe3ae5d7f8.jpg

cervejamilho.jpg
 

Lulukalia

Bam-bam-bam
Mensagens
2.450
Reações
6.596
Pontos
303
Tem de trigo tb, vejo muito pq olho como rótulo por ter intolerância.
 

Big Bill

Bam-bam-bam
Mensagens
59
Reações
174
Pontos
203
É por isso que minhas primas tão tudo agindo como galinhas. Faz sentido agora.
 

alucardlv1313

Lenda da internet
Mensagens
22.043
Reações
73.757
Pontos
1.684
Molho shoyu que não é shoyu; falta descobrir, se gasolina realmente é gasolina e se cerveja é realmente cerveja. O Brasil realmente é o Brasil?
A cada dia me surpreendo mais sobre as formas de burlar as coisas aqui.


A gasolina ja tem quase 27% de alcool, fora outras adulterações q alguns postos fazem...por isso tb é conhecida como mijolina :coolface
 

Slashtron

Bam-bam-bam
Mensagens
2.252
Reações
3.464
Pontos
303
Enquanto for gostoso tomo até de canudinho. [emoji38]wtf

Preciso arrumar o tapatalk pra para de sair estas merdas de emoticons.
Uma boa parte dos daqui os decorei de cabeça... :kbeca
 
Ultima Edição:

Bisnaga Louca

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.593
Reações
10.467
Pontos
753
MILHOZIL-ZIL-ZIL

Tá ficando engraçado já, milho até no c* do brasileiro.
 

Silent Len

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.596
Reações
4.113
Pontos
704
Tenho um shoyu Sakura aqui e na composição a soja vem primeiro que o milho. Se for isso menos mal, mas continua sendo mancada com o consumidor pra economizar na fabricação. A Anvisa poderia pedir esse estudo e soltar uma RDC pra identificar e caracterizar o que é um molho de soja genuíno, incluindo o teor de sódio.
 

Slashtron

Bam-bam-bam
Mensagens
2.252
Reações
3.464
Pontos
303
@Gacrux - 'O brasileiro é o verdadeiro alquimista...'

Caralhos... Você não têm idéia, de como ri alto disso!
Como eu que tenho o sorriso meio exagerado, quando é pra rir não consigo me segurar e se faço, da vontade de rir ainda mais.
Pior é que depois lembro e torno voltar a rir. :klol:klol:klol
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.608
Reações
38.887
Pontos
2.069
Agora as moçoilas comedoras de sushi vão rodar a baiana, porque onde já se viu, fazer meu molho de soja com milho!!??!?!? Quero comer meu sushi tradicional socado de cream cheese e com kani industrializado sem carangueijo com molho original japonês porra!!1!!11!
 

Yo_dragon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.262
Reações
24.278
Pontos
784
Brasileiro com tudo:
osj0k7.jpg



Daqui a pouco vão falar que os salgadinho da Elma Chips são feitos a base de milho ao invés de isopor.:kpensa
 
Topo Fundo