O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Humanismo] Japão é a prova que a pobreza não é culpa do pobre!

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
Stop Blaming America’s Poor for Their Poverty
In Japan, people work hard, few abuse drugs, crime is minimal and single mothers are rare. The country still has lots of poverty.
By
Noah Smith


?

Photographer: Ty Wright/Bloomberg

Noah Smith is a Bloomberg Opinion columnist. He was an assistant professor of finance at Stony Brook University, and he blogs at Noahpinion.

Many conservatives in the U.S. believe that poverty is mainly a result of bad personal decisions. African-Americans are especially likely to be blamed for their own poverty -- an attitude that some political scientists call racial resentment. Stereotypes of so-called welfare queens have been a staple of Republican messaging for decades. But conservatives also attribute similar failings to poor white people. In a memorable 2016 article, National Review writer Kevin Williamson blamed divorce and substance abuse for the despair of the white working class:


[The white working class] failed themselves…Take an honest look at the welfare dependency, the drug and alcohol addiction, the family anarchy [and] you will come to an awful realization…The white American underclass is in thrall to a vicious, selfish culture whose main products are misery and used heroin needles.
According to this perspective, if people were just to work hard, avoid drugs, alcohol and violence, and stop having children out of wedlock, poverty would be rare.


But there is at least one rich country where people follow all of these prescriptions -- where they work hard, avoid risky, self-destructive behavior and make wise life choices. That country is Japan. And it still has plenty of poverty.

Violence is exceedingly rare in Japan. The murder rate is so small as to barely register:


The Killers Among Us
Murders per 100,000 people

Source: World Bank

Japan's crime rate was always low, but it has fallen even further in recent years, leaving some police departments with little to do.


Japan also has very little illegal drug use. After World War II there was a problem with methamphetamine addiction (which did lead to some violent crime), but this has largely disappeared. Despite the country’s draconian drug laws, narcotics prosecutions are only about 13,000 a year, with about 3,000 being for marijuana. Very small percentages of Japanese people report ever having used drugs.

And the country has very little single parenthood. Although the rate has risen by about 50% since the country’s economic bubble burst in the early 1990s, there are still only about 712,000 single mothers, or less than 2% of all households. This is compares to roughly 8.5 million in the U.S., which has about 2.7 times Japan’s population.
Finally, Japanese people almost all work. The working-age employment rate, at more than 77%, is higher than the 71% rate in the U.S.
Given all of this good behavior, conservatives might expect that Japan’s poverty rate would be very low. But the opposite is true; Japan has a relatively high number of poor people for an advanced country. Defined by the percentage of the population earning less than half of the median national income, Japan’s poverty rate is more than 15% -- a little lower than the U.S., but considerably higher than countries such as Germany, Canada or Australia:

An Abundance of Poverty
Poverty rate, share of population with less than half of median national income

Source: Organization for Economic Co-operation and Development

Japanese poverty is a quiet affair. There are almost no slums or shantytowns. The streets are generally clean and well-kept. Homeless people sleep out of sight. So-called evaporated people leave their homes and families and eke out meager, anonymous existences. Single people live in tiny bare apartments little larger than a closet. Elderly people who never recovered from the economic bust of the 1990s suffer in the shadows. Many shop at 100-yen stores (similar to dollar stores) just to survive.
Children are going hungry too. Almost 14% of kids, or some 3.5 million in all, are estimated to live in poverty -- and that’s already down from a peak of more than 16% in 2012. To combat the problem, local governments around the country are opening thousands of cafeterias where children can eat for free.
In terms of overall social spending to support the poor, however, Japan falls near the middle of the pack:

We're Going to Need a Bigger Safety Net

Share of gross domestic product spent on social welfare

Source: Organization for Economic Co-operation and Development

And much of this is due to its national health-insurance system; in terms of the welfare state, Japan lags well behind Europe.


So Japanese people are doing everything right -- eschewing violence, avoiding drugs, working hard and not having kids out of wedlock. They are following the conservative prescription, as well as or better than any other developed country in the world. And yet still, many of them are poor. This suggests that there is something very wrong with the conservative theory of poverty.
Although some individuals suffer economic hardship due to their own poor choices -- and violence, drugs and family breakdown undoubtedly make life worse for poor people in any country -- the main causes of poverty are more related to the economy’s structure. Too many people fall through the cracks in the capitalist system because of unemployment, sickness, injury or other forms of bad luck. And the market, on its own, simply doesn’t create enough well-paying jobs for everyone to be able to afford a comfortable lifestyle.

So the solution for the U.S.’s relatively high poverty rate will probably rely little on personal responsibility and moral rectitude. Instead, the U.S. should look to European countries, or to Australia and Canada, for ideas on how to reduce poverty. There’s just no substitute for a strong social safety net.

Bloomberg
Caí por acidente nesta matéria.
Nela, o autor "desbanca" a tese que a pobreza existe, em parte por maus hábitos da própria pessoa - e não pela injustiça do capitalismo!
Usando o Japão como exemplo, com


Pobreza no Japão - Engraçado que, no final do tópico, o cara diz que a culpa é do capitalismo que faz as pessoas gastarem sem perceber (A.K.A. Gastam mais do que recebem e não economizam). E, claro, mães solteiras... Que tbm recebem pensão do governo. E aposentados com aposentadoria. Hmmm...

1 em cada 6 japoneses vivem abaixo da linha da pobreza - Com o detalhe que, pobreza lá, é viver abaixo da renda média do japonês!!!!
No Japão, a renda média doméstica disponível líquida ajustada per capita é de US$ 29.798 por ano. - Pelo dólar de hoje 4.01 reais, isso dá R$ ‭119.489,98‬ ou seja, um pobre é quem ganha apenas 120 mil reais por ano, ou 10 mil por mês! Ah, renda líquida, retirado impostos e outros valores! E lembrando que a média é o maior e o menor salário divididos por 2. Se em Cuba uma família vive com 200 reais por mês, mas todas as famílias recebem 200 reais por mês, esses cubanos são, tecnicamente, mais ricos que os japoneses!!!!!!

Humanistas, o tipo de pessoa mais honesto do mundo. Ou mais manipulado, dependendo do ponto de vista!

Os 5 pontos vergonhosos que geram pobreza no Japão - Cara, apesar de alguns parecerem cruéis para nossa mentalidade, para se fazer funcionar uma sociedade tem que ter regras e não acho algumas delas absurdas. Se você recebe auxílio do governo, dinheiro, sem dar um retorno, nada mais justo que esse dinheiro ser retirado de você mesmo. E, novamente, será que 100% dos japoneses tem universidade grátis? Aliás, a pessoa só se torna pobre por não ter universidade?

Enfim, o que pensam do assunto?

Eu acho que, claramente, esse babaca é só mais um humanista padrão, que usa sentimentalismo barato com um monte de números - mas sem ser honesto com eles - para justificar sua Justiça Social. E vocês? Pensam diferente?
 

Malaquias Duro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.993
Reações
47.881
Pontos
553
Tirando que pelo índice BigMac o japão tem um dos mais baratos Big Macs do mundo. Pobre lá ganha isso aí e ainda come hamburguer praticamente de graça.

Pobre no Brasil se comer Big Mac fica sem luz no fim do mês.
 


abcdario

Bam-bam-bam
Mensagens
3.310
Reações
5.107
Pontos
303
Vivemos em um mundo de escassez, em uma natureza pautada em uma evolução moldada na adaptação para a melhor apreensão e aproveitamento dos recursos, fazer o que, Humanismo é apenas sentimentalismo barato, é dolorido mas é a realidade.
 

DoMorro

Bam-bam-bam
Mensagens
2.292
Reações
12.235
Pontos
453
Caí por acidente nesta matéria.
Nela, o autor "desbanca" a tese que a pobreza existe, em parte por maus hábitos da própria pessoa - e não pela injustiça do capitalismo!
Usando o Japão como exemplo, com


Pobreza no Japão - Engraçado que, no final do tópico, o cara diz que a culpa é do capitalismo que faz as pessoas gastarem sem perceber (A.K.A. Gastam mais do que recebem e não economizam). E, claro, mães solteiras... Que tbm recebem pensão do governo. E aposentados com aposentadoria. Hmmm...

1 em cada 6 japoneses vivem abaixo da linha da pobreza - Com o detalhe que, pobreza lá, é viver abaixo da renda média do japonês!!!!
No Japão, a renda média doméstica disponível líquida ajustada per capita é de US$ 29.798 por ano. - Pelo dólar de hoje 4.01 reais, isso dá R$ ‭119.489,98‬ ou seja, um pobre é quem ganha apenas 120 mil reais por ano, ou 10 mil por mês! Ah, renda líquida, retirado impostos e outros valores! E lembrando que a média é o maior e o menor salário divididos por 2. Se em Cuba uma família vive com 200 reais por mês, mas todas as famílias recebem 200 reais por mês, esses cubanos são, tecnicamente, mais ricos que os japoneses!!!!!!

Humanistas, o tipo de pessoa mais honesto do mundo. Ou mais manipulado, dependendo do ponto de vista!

Os 5 pontos vergonhosos que geram pobreza no Japão - Cara, apesar de alguns parecerem cruéis para nossa mentalidade, para se fazer funcionar uma sociedade tem que ter regras e não acho algumas delas absurdas. Se você recebe auxílio do governo, dinheiro, sem dar um retorno, nada mais justo que esse dinheiro ser retirado de você mesmo. E, novamente, será que 100% dos japoneses tem universidade grátis? Aliás, a pessoa só se torna pobre por não ter universidade?

Enfim, o que pensam do assunto?

Eu acho que, claramente, esse babaca é só mais um humanista padrão, que usa sentimentalismo barato com um monte de números - mas sem ser honesto com eles - para justificar sua Justiça Social. E vocês? Pensam diferente?

Única coisa que me chamou atenção aí é que "5 de cada 6 japoneses ganham mais de 10k R$ por mês"

É por essas e outras que fico puto quando vajo algum hipócrita falar que tem orgulho de ser brasileiro.
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.301
Reações
19.859
Pontos
803
"Os 5 pontos vergonhosos que geram pobreza no Japão - Cara, apesar de alguns parecerem cruéis para nossa mentalidade, para se fazer funcionar uma sociedade tem que ter regras e não acho algumas delas absurdas. Se você recebe auxílio do governo, dinheiro, sem dar um retorno, nada mais justo que esse dinheiro ser retirado de você mesmo. E, novamente, será que 100% dos japoneses tem universidade grátis? Aliás, a pessoa só se torna pobre por não ter universidade? "

Na boa tem um ponto que me incomodou bastante no texto do link , o segundo é absurdamente de injusto em um dos casos, a garota que engravidou com o namorado beleza, tudo bem, mas a que foi estuprada? Não foi escolha dela nem nada,, foi literalmente um bastardo que ferrou e mesmo assim quem é punido é ela? WTF mesmo, minha bussola moral não deixa passar isso, mas acredito que a maioria das escola não seja tao extremista assim.

E o ultimo parece pouco idiota do lado $$$, porque um casal trabalhando vai gerar mais dinheiro, do que só uma das partes trabalhando, além de poder contratar uma profissional extra, empregando alguém.

Agora do resto concordo com essas regras
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
"Os 5 pontos vergonhosos que geram pobreza no Japão - Cara, apesar de alguns parecerem cruéis para nossa mentalidade, para se fazer funcionar uma sociedade tem que ter regras e não acho algumas delas absurdas. Se você recebe auxílio do governo, dinheiro, sem dar um retorno, nada mais justo que esse dinheiro ser retirado de você mesmo. E, novamente, será que 100% dos japoneses tem universidade grátis? Aliás, a pessoa só se torna pobre por não ter universidade? "

Na boa tem um ponto que me incomodou bastante no texto do link , o segundo é absurdamente de injusto em um dos casos, a garota que engravidou com o namorado beleza, tudo bem, mas a que foi estuprada? Não foi escolha dela nem nada,, foi literalmente um bastardo que ferrou e mesmo assim quem é punido é ela? WTF mesmo, minha bussola moral não deixa passar isso, mas acredito que a maioria das escola não seja tao extremista assim.

E o ultimo parece pouco idiota do lado $$$, porque um casal trabalhando vai gerar mais dinheiro, do que só uma das partes trabalhando, além de poder contratar uma profissional extra, empregando alguém.

Agora do resto concordo com essas regras
Sim, tem umas loucuras que não dá pra entender na mentalidade deles, esse do estupro achei totalmente cruel.

Já a última, é algo da mentalidade oriental que nos causa certo sentimento ruim, mas dentro de uma lógica deles faz sentido.

A gente, no ocidente pensa "Um inocente não deve ser prejudicado em nome da maioria" enquanto lá é "A maioria não pode ser prejudicada por uma única pessoa".

Não é certo nem errado, é apenas diferente.

Tipo, nunca dei aula pra crianças especiais na época que dei aulas, mas ainda tenho amigos professores e a maioria dos que conversam esses temas comigo acha linda a teoria de que crianças com necessidades especiais devem participar de aulas junto com crianças "normais", mas quando se trata da prática, é totalmente diferente.

Você tem 30 alunos, deveria doar seu tempo igualmente a todas, mas aquela única criança com necessidades especiais recebe muito mais atenção, a ponto de - dependendo da necessidade - atrapalhar a aula dos outros 29.

Claro que não é todo especial, nem todo dia, mas é foda isso. Eu estudei - na universidade - com um maluco que nem sei como passou no ENEM, ok, minto, ele era inteligente pacas, mas tinha uma necessidade doentia de aparecer. E os professores davam toda atenção pra ele, que conseguia monopolizar as atenções e atrapalhar duas, três aulas.

É ruim pra família? É. Mas é melhor a família ser prejudicada que toda a classe, por mais cruel que nos pareça.
 
Ultima Edição:

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.770
Reações
92.946
Pontos
1.353
5 a cada 6 japoneses empregados ganha isso(+de 10k reais por ano!?!),
mas 1/3~1/4 vai tudo pro bolso do governo.

Embora seja a média. Muita gente recebe a menos que ela.

Se eu excluir os bonus da conta (que o valor vai variar mais pela satisfação dos meus chefes ao meu trabalho).
cerca de 18% do que eu recebo anualmente é tudo pro governo, excluindo mais o equivalente a +-60% do salario base de mês no Terror de junho, também conhecido como "imposto municipal".


Olha a diferença salarial por tipo de contrato. (Idade / contratado fixo direto / contrato tercerizado / diferença entre os dois)
年齢正社員年収契約派遣社員年収年収差
全年齢平均
513.8万円​
328.2万円​
185.6万円​
20~24歳
327.8万円​
277.4万円​
50.4万円​
25~29歳
385.0万円​
307.8万円​
77.1万円​
30~34歳
443.0万円​
321.0万円​
122.1万円​
35~39歳
495.5万円​
327.7万円​
167.8万円​
40~44歳
552.0万円​
322.7万円​
229.3万円​
45~49歳
611.0万円​
326.4万円​
284.6万円​
50~54歳
644.6万円
323.4万円
321.3万円
55~59歳
627.5万円​
331.0万円​
296.5万円​
60~64
499.8万円​
362.9万円​
137.0万円​
65~69歳
460.2万円​
340.3万円​
119.8万円​
https://how-match.jp/japanese-annual-income/

A média ai é tudo puxada pelos tiozões dinosauros que nunca trocaram de emprego na vida e acumularam aumentos por décadas. E eu tenho ~quase~certeza que a média da tabela do meio é alta por conta das hora-extras. Já que é a classe que acaba se vendo "obrigada" a fazer hora extra pra ter uns trocos sobrando no fim do mês,


Todos os valores acima, que tem esse kanji -> 万 (man). Adicionar 4 zeros.
Exemplo: 42.7万円 -> 4.270.000 yens. Confuso, eu sei.... até hoje direto eu paro e fico pensando "calculei certo?"


O pulo do gato estatistico esta em ignorar a quantidade de pessoas "regulares" das "não regulares"(que poderiam se enquadrar na tabela do meio ali)

収入の1.7倍を使う生活
もう一つの背景となる要素は、日本の赤字財政だ。

日本の国家財政が借金まみれであることは、だれでも知っている話だが、現在の借金は国債と借入金、政府短期証券を合計した総額が、2016年12月末時点で1066兆4234億円に達しているとのことだ。

巨額すぎてぴんとこないが、日本国民一人当たり(赤ん坊を含めて)約840万円の借金をしている計算になるという。

国の予算を一般の家計に例えるとどうなるか、たとえ話を新聞も財務省も行っていて、どれほど無理を重ねた財政なのかを言い立てている。

それによれば、2017年度予算を家計に当てはめれば、次のようになる。まず支出から言うと、トータルで1616万円。このうちどうしても返さなくてはならない借金(国債費)が235万円を占める。

他に、生活費(政策経費)、医療費や親の世話(社会保障費)、仕送り(地方交付税)、修繕費(公共事業費)、防犯(防衛費)などがかかる。

これに対して、年収(税収)は577万円しかない。パート代(税外収入)53万円を入れても、とうてい支出合計に充当しないから、再び借金(国債発行)343万円に頼らざるを得ない。

そのうえ、この家庭には、巨額のローン残高(国債残高)が重くのしかかっている(平成29年度末約865兆円)。

ざっと、これが我が国のありさまだ。改めて断るまでもなく、こうした状態を招いたのは、天下りやバラマキの放漫経営をしてきた、政府の失政による。

決して国民(サラリーマン)が贅沢をしたせいではない。

しかし、この状態を糊塗するために、言ってみればサラリーマンに税・社会保険料の負担を強いているのである。

それにしても、こんなバカな財政をしていて、日本はデフォルトしないのか。国債発行による借金も、国内貯蓄があるから大丈夫という人もいる。

家計資産残高は2016年12月末時点で1800兆円となっている。辛うじて借金よりは多い。

しかし、このまま野放図に借金が増えていけば、遠からず貯蓄に借金総額が追い付き追い越す恐れがある。

そうなれば、海外から資金調達するしかないが、国債金利が大幅に上昇し、利払い負担は増大する。

巨額の債務で、それこそ日本がデフォルトするリスクも現実味を帯びてくるではないか。

サラリーマンの3人に1人強が非正規社員
サラリーマンをめぐる問題として、正規社員・非正規社員の問題も大きい。

非正規社員として働いている人は、サラリーマンの中で最も「不機嫌」かもしれない。

日本の企業は戦後の長い期間、高度経済成長期、安定成長期において、正規社員として人を雇うことが普通だった。

それを補佐して働く人間として、アルバイトやパート社員を雇っていた。

ところが、バブル経済が崩壊した1990年(平成2年)以降、深刻な景気後退期が訪れた。これが非正規社員の増加を生む起爆剤となった。

バブル以前の1984年(昭和59年)、非正規雇用の労働者は15.3%であり、バブル崩壊の前年、1989年(平成元年)には19.1%である。

これが2004年(平成16年)には、31.4%にまで上昇する。そして、以後、30%台を切ることなく推移し、直近の2016年(平成28年)には37.5%を占めるまでになる。

サラリーマンの3人に1人強が、非正規の雇用者になったわけだ。

このことは正規社員の採用に影響し、平成26年まで正規社員の採用は緩やかに減少していく。

正規の社員の採用を抑えながら、安い労働力として、また景気の悪い時期が来た場合の雇用調整弁(いつでもクビにできる)として、非正規社員を増やしてきたのだ。

+- 1 a cada 4 empregados no Japão fazem parte da classe menos favorecida nessas médias.
https://zuuonline.com/archives/183632

Ja dizia o filosofo André Martins: "Algo De Errado Não Esta Certo".

Outra fonte:
84828
Azul é homem, rosa é mulher, verde é tudo.
A tabela abaixo é:
  • Regular (contrato fixo)
  • "irregular" (partner/tercerizados, blablabla)
Ai vem o pulo do gato:
84829
a média salarial anual. Da esquerda pra direita (regular, irregular, total, a diferença)


Nota que eu estou falando "irregular" mas não é exatamente irregular no conceito ocidental da coisa. é tradução direta.

Se for meter a régua da média, +- 38% dos empregados japoneses recebem a média de 86 mil reais por ano (em um calculo grosseiro da 7 mil reais por mês).





Por profissao: (mais alto ai é quem trabalha com o ramo da infraestrutura civil e o mais baixo com quem mexe com alimentação)
電器・ガス・熱供給・水道業715万円
金融業・保険業639万円
情報通信業575万円
学術研究・専門・技術サービス業・教育・学習支援業501万円
製造業490万円
建設業468万円
複合サービス事業425万円
不動産業・物品賃業424万円
運輸業・郵便業414万円
医療・福祉388万円
卸売業・小売業358万円
サービス業345万円
農林水産・鉱業306万円
宿泊業・飲食サービス業236万円


Por escolaridade (idade / curso superior / Curso superior de curta duração / segundo grau)
年齢大卒・院卒短大卒高卒
男性平均
40.3万円​
30.9万円​
28.8万円​
20~24歳
22.2万円​
20.0万円​
19.4万円​
25~29歳
26.0万円​
23.1万円​
22.4万円​
30~34歳
31.4万円​
26.0万円​
25.2万円​
35~39歳
37.2万円​
29.5万円​
27.9万円​
40~44歳
43.1万円​
33.7万円​
31.1万円​
45~49歳
50.7万円​
37.5万円​
33.4万円​
50~54歳
54.4万円​
40.9万円​
34.8万円​
55~59歳
52.2万円​
39.6万円​
34.3万円​
60~64歳
39.2万円​
29.5万円​
24.9万円​
65~69歳
38.5万円​
28.9万円​
22.6万円​

年齢大卒・院卒短大卒高卒
女性平均
28.8万円​
25.3万円​
20.8万円​
20~24歳
21.5万円​
19.6万円​
17.6万円​
25~29歳
23.9万円​
22.1万円​
18.9万円​
30~34歳
27.1万円​
23.5万円​
19.8万円​
35~39歳
30.0万円​
25.0万円​
20.5万円​
40~44歳
35.0万円​
26.9万円​
21.8万円​
45~49歳
38.1万円​
28.1万円​
22.1万円​
50~54歳
39.9万円​
28.7万円​
22.5万円​
55~59歳
37.6万円​
28.5万円​
22.0万円​
60~64歳
38.6万円​
26.1万円​
19.4万円​
65~69歳
42.7万円​
27.9万円​
20.1万円​
https://heikinnenshu.jp/country/japan.html






enfim,
já dizia o velho jargão, "estatistica é uma put* contorcionista".



Há alguns detalhes extras que muito br deve desconhecer nas leis trabalhistas japonesas. Não existe vale refeição. Caso exista é alguma raridade de alguma empresa espefica.
Embora a que eu trabalhe pague a refeição em momentos peculiares (trabalhar na folga, ir upar alguma skill em algum curso ou palestra). E a mesma empresa paga metade da refeição, caso a pessoa opte por comer no refeitório da mesma (empresa tercerizada fornece a comida). Isso é meio comum em fabricas e escritórios grandes.
Mas costuma ter um valor na média acima do que se a pessoa leva de casa.

Vale transporte costuma ser EXATAMENTE o tanto que a pessoa gastaria pra ir trabalhar. Eu recebo isso mas vou a pé, ja até tentei, por questão de honestidade, não receber isso, ja que eu moro a 2.5km do trabalho. Mas mesmo assim recebo calculado da estação do lado aqui de casa até a do lado da empresa.

Quem vai de carro costuma ser a média gasta de gasolina pelo kilometro percorrido na distancia mais perto.
Ai vai de empresa pra empresa, ja que o governo deixa esse ponto meio livre.
Pelo menos na que eu trabalho, as tias da contabilidade averiguam. E o povo do seguro (sou obrigado a entrar em seguro de trafego e dar umas 2 ou 3 rotas que uso pra ir e voltar do trabalho). Eu nunca tentei huezar essa parte, mas a tia do escritório comentou que se eu metesse na tabela umas rotas bizarras o carinha do seguro iria reclamar.


O bonus também varia muito,
não é algo obrigatório, e normalmente só "seishain" recebe. E por não ser obrigatório, e sim cultural, vai variar das politicas da empresa. Tem empresa que passa a régua na média, outras criam pontuações internas, outras é "a dedo", e por ai vai. A que eu trabalho o povo calcula pela eficiencia + tempo de casa + idade + salario base.
(nota que um br raramente recebe tal coisa por normalmente ser terceirizado).




Mas não existe FGTS. (embora eu tenha um equivalente privado, que eu inclusive ja pedi algumas vezes pra depositar na minha conta principal mas o povo nega, hehehe)
Seguro desemprego é obrigatório pagar mas pra receber é algo bem rigido.


Enfim,
é uma sociedade como qualquer outra.
tem seus problemas, mesmo "peculiaridades" que muitos elogiam eu chamo delicadamente de "sistema moedor de almas" (apesar que faz algum tempo que passei a chamar faculdade brasileira de "moedor de cerebro" quando vou explicar porque eu não fiz faculdade no Brasil, ja que direto o povo estranha). Que eu poderia me alongar mas não vem ao caso.
 
Ultima Edição:

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
5 a cada 6 japoneses empregados ganha isso(+de 10k reais por ano!?!),
mas 1/3~1/4 vai tudo pro bolso do governo.

Embora seja a média. Muita gente recebe a menos que ela.

Se eu excluir os bonus da conta (que o valor vai variar mais pela satisfação dos meus chefes ao meu trabalho).
cerca de 18% do que eu recebo anualmente é tudo pro governo, excluindo mais o equivalente a +-60% do salario base de mês no Terror de junho, também conhecido como "imposto municipal".


Olha a diferença salarial por tipo de contrato. (Idade / contratado fixo direto / contrato tercerizado / diferença entre os dois)
年齢正社員年収契約派遣社員年収年収差
全年齢平均
513.8万円​
328.2万円​
185.6万円​
20~24歳
327.8万円​
277.4万円​
50.4万円​
25~29歳
385.0万円​
307.8万円​
77.1万円​
30~34歳
443.0万円​
321.0万円​
122.1万円​
35~39歳
495.5万円​
327.7万円​
167.8万円​
40~44歳
552.0万円​
322.7万円​
229.3万円​
45~49歳
611.0万円​
326.4万円​
284.6万円​
50~54歳
644.6万円
323.4万円
321.3万円
55~59歳
627.5万円​
331.0万円​
296.5万円​
60~64
499.8万円​
362.9万円​
137.0万円​
65~69歳
460.2万円​
340.3万円​
119.8万円​
https://how-match.jp/japanese-annual-income/

A média ai é tudo puxada pelos tiozões dinosauros que nunca trocaram de emprego na vida e acumularam aumentos por décadas. E eu tenho ~quase~certeza que a média da tabela do meio é alta por conta das hora-extras. Já que é a classe que acaba se vendo "obrigada" a fazer hora extra pra ter uns trocos sobrando no fim do mês,


Todos os valores acima, que tem esse kanji -> 万 (man). Adicionar 4 zeros.
Exemplo: 42.7万円 -> 4.270.000 yens. Confuso, eu sei.... até hoje direto eu paro e fico pensando "calculei certo?"


O pulo do gato estatistico esta em ignorar a quantidade de pessoas "regulares" das "não regulares"(que poderiam se enquadrar na tabela do meio ali)



+- 1 a cada 4 empregados no Japão fazem parte da classe menos favorecida nessas médias.
https://zuuonline.com/archives/183632

Ja dizia o filosofo André Martins: "Algo De Errado Não Esta Certo".

Outra fonte:
Visualizar anexo 84828
Azul é homem, rosa é mulher, verde é tudo.
A tabela abaixo é:
  • Regular (contrato fixo)
  • "irregular" (partner/tercerizados, blablabla)
Ai vem o pulo do gato:
Visualizar anexo 84829
a média salarial anual. Da esquerda pra direita (regular, irregular, total, a diferença)


Nota que eu estou falando "irregular" mas não é exatamente irregular no conceito ocidental da coisa. é tradução direta.

Se for meter a régua da média, +- 38% dos empregados japoneses recebem a média de 86 mil reais por ano (em um calculo grosseiro da 7 mil reais por mês).





Por profissao: (mais alto ai é quem trabalha com o ramo da infraestrutura civil e o mais baixo com quem mexe com alimentação)
電器・ガス・熱供給・水道業715万円
金融業・保険業639万円
情報通信業575万円
学術研究・専門・技術サービス業・教育・学習支援業501万円
製造業490万円
建設業468万円
複合サービス事業425万円
不動産業・物品賃業424万円
運輸業・郵便業414万円
医療・福祉388万円
卸売業・小売業358万円
サービス業345万円
農林水産・鉱業306万円
宿泊業・飲食サービス業236万円


Por escolaridade (idade / curso superior / Curso superior de curta duração / segundo grau)
年齢大卒・院卒短大卒高卒
男性平均
40.3万円​
30.9万円​
28.8万円​
20~24歳
22.2万円​
20.0万円​
19.4万円​
25~29歳
26.0万円​
23.1万円​
22.4万円​
30~34歳
31.4万円​
26.0万円​
25.2万円​
35~39歳
37.2万円​
29.5万円​
27.9万円​
40~44歳
43.1万円​
33.7万円​
31.1万円​
45~49歳
50.7万円​
37.5万円​
33.4万円​
50~54歳
54.4万円​
40.9万円​
34.8万円​
55~59歳
52.2万円​
39.6万円​
34.3万円​
60~64歳
39.2万円​
29.5万円​
24.9万円​
65~69歳
38.5万円​
28.9万円​
22.6万円​

年齢大卒・院卒短大卒高卒
女性平均
28.8万円​
25.3万円​
20.8万円​
20~24歳
21.5万円​
19.6万円​
17.6万円​
25~29歳
23.9万円​
22.1万円​
18.9万円​
30~34歳
27.1万円​
23.5万円​
19.8万円​
35~39歳
30.0万円​
25.0万円​
20.5万円​
40~44歳
35.0万円​
26.9万円​
21.8万円​
45~49歳
38.1万円​
28.1万円​
22.1万円​
50~54歳
39.9万円​
28.7万円​
22.5万円​
55~59歳
37.6万円​
28.5万円​
22.0万円​
60~64歳
38.6万円​
26.1万円​
19.4万円​
65~69歳
42.7万円​
27.9万円​
20.1万円​
https://heikinnenshu.jp/country/japan.html







enfim,
já dizia o velho jargão, "estatistica é uma put* contorcionista".



Há alguns detalhes extras que muito br deve desconhecer nas leis trabalhistas japonesas. Não existe vale refeição. Caso exista é alguma raridade de alguma empresa espefica.
Embora a que eu trabalhe pague a refeição em momentos peculiares (trabalhar na folga, ir upar alguma skill em algum curso ou palestra). E a mesma empresa paga metade da refeição, caso a pessoa opte por comer no refeitório da mesma (empresa tercerizada fornece a comida). Isso é meio comum em fabricas e escritórios grandes.
Mas costuma ter um valor na média acima do que se a pessoa leva de casa.

Vale transporte costuma ser EXATAMENTE o tanto que a pessoa gastaria pra ir trabalhar. Eu recebo isso mas vou a pé, ja até tentei, por questão de honestidade, não receber isso, ja que eu moro a 2.5km do trabalho. Mas mesmo assim recebo calculado da estação do lado aqui de casa até a do lado da empresa.

Quem vai de carro costuma ser a média gasta de gasolina pelo kilometro percorrido na distancia mais perto.
Ai vai de empresa pra empresa, ja que o governo deixa esse ponto meio livre.
Pelo menos na que eu trabalho, as tias da contabilidade averiguam. E o povo do seguro (sou obrigado a entrar em seguro de trafego e dar umas 2 ou 3 rotas que uso pra ir e voltar do trabalho). Eu nunca tentei huezar essa parte, mas a tia do escritório comentou que se eu metesse na tabela umas rotas bizarras o carinha do seguro iria reclamar.


O bonus também varia muito,
não é algo obrigatório, e normalmente só "seishain" recebe. E por não ser obrigatório, e sim cultural, vai variar das politicas da empresa. Tem empresa que passa a régua na média, outras criam pontuações internas, outras é "a dedo", e por ai vai. A que eu trabalho o povo calcula pela eficiencia + tempo de casa + idade + salario base.
(nota que um br raramente recebe tal coisa por normalmente ser terceirizado).




Mas não existe FGTS. (embora eu tenha um equivalente privado, que eu inclusive ja pedi algumas vezes pra depositar na minha conta principal mas o povo nega, hehehe)
Seguro desemprego é obrigatório pagar mas pra receber é algo bem rigido.


Enfim,
é uma sociedade como qualquer outra.
tem seus problemas, mesmo "peculiaridades" que muitos elogiam eu chamo delicadamente de "sistema moedor de almas" (apesar que faz algum tempo que passei a chamar faculdade brasileira de "moedor de cerebro" quando vou explicar porque eu não fiz faculdade no Brasil, ja que direto o povo estranha). Que eu poderia me alongar mas não vem ao caso.
Ou seja, 62%, bem mais que metade, ganham a mais.

Em qualquer lugar do mundo a média vai ser quem ganha mais e quem ganha menos, logo, vai ter gente que recebe acima e abaixo da média.

O problema é colocar quem ganha abaixo da média como pobre. 7 mil por mês não é num salário ruim IHMO, até porque a gente fala do custo alto do Japão e pensa em Tóquio e Cia, cidades mais caras - e, igualmente, com salários maiores. É tipo usar o custo de vida de São Paulo e comparar com o salário de todo o Brasil, sendo que quem mora no interior do Acre não vai ter o mesmo custo de vida de quem vive em Sampa.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.770
Reações
92.946
Pontos
1.353
Ou seja, 62%, bem mais que metade, ganham a mais.

Em qualquer lugar do mundo a média vai ser quem ganha mais e quem ganha menos, logo, vai ter gente que recebe acima e abaixo da média.

O problema é colocar quem ganha abaixo da média como pobre. 7 mil por mês não é num salário ruim IHMO, até porque a gente fala do custo alto do Japão e pensa em Tóquio e Cia, cidades mais caras - e, igualmente, com salários maiores. É tipo usar o custo de vida de São Paulo e comparar com o salário de todo o Brasil, sendo que quem mora no interior do Acre não vai ter o mesmo custo de vida de quem vive em Sampa.

Então,
não discordo do calculo da média,
mas discordo que a partir disso dizer que 5 a cada 6 japoneses recebem mais que a média. Quando uma parcela puxa a média salarial bem pra cima.

Repare que as contas não batem pelo simples fato de 1/4 da população fazer parte das tabelas menos favorecidas.

É tipo os calculos grosseiros do setor privado e publico no Brasil.
Meia duzia costumam puxar a média la pra cima fazendo parecer que até o guardinha concursado ta nadando no dinheiro.


E eu já morei em 4 provincias diferentes no Japão (em tanta cidade diferente que direto alguém faz piada que eu sou fugitivo quando olha meus documentos).
Do fim do mundo onde nem catraca eletronica tem nas estações (que eu conto algumas peculiaridade do lugar pro povo de cidade grande, eles ficam horrorizados) a um distrito que em 30km² na segunda maior cidade do Japão, que só o distrito tem mais gente que mais de 1 dezenas de provincias inteiras.
Existe uma visão meio "distorcida" a respeito da variação do custo de vida no Japão, quando se toma por base o Brasil (e provavelmente outros paises).

Não discordo que Tokyo é o lugar mais caro (e também os com as melhores médias salariais).

Mas preço de alimentos, em média não muda tanto, alguns casos ficam até mais caros no interior.

Caso de Aluguel, Vou ter que apelar pra média denovo: O preço de um apartamento de 1 quarto, em média, Sendo Tokyo o primeiro, a provincia que eu moro em segundo. (que no exterior costuma também ser chamado de Tokyo, mas é Kanagawa/Yokohama).

ランキング都道府県1LDK相場(万円)偏差値
1東京都19.12104.1
2神奈川県10.9469.18
3大阪府9.6663.7
4兵庫県9.1161.36
5京都府8.8460.18
6愛知県8.759.6
7埼玉県7.8355.88
8福岡県7.6255
9千葉県7.4454.22
10広島県7.2353.34
11宮城県752.36
12長崎県6.7751.38
13岩手県6.4850.11
14新潟県6.3949.72
15沖縄県6.3949.72
16北海道6.2249.03
17山形県5.9747.96
18栃木県5.9747.96
19茨城県5.9547.86
20島根県5.947.66
21青森県5.8647.47
22熊本県5.8647.47
23秋田県5.8147.27
24奈良県5.6546.59
25山梨県5.5646.19
26山口県5.5446.1
27富山県5.5146
28滋賀県5.4945.9
29福島県5.4745.8
30石川県5.4745.8
31鹿児島県5.4545.71
32長野県5.4245.61
33静岡県5.3845.41
34高知県5.3145.12
35福井県5.2945.02
36三重県5.2644.92
37佐賀県5.2244.73
38香川県5.1944.63
39和歌山県5.1744.53
40群馬県5.1344.34
41大分県5.1344.34
42岡山県5.0844.14
43徳島県5.0844.14
44鳥取県5.0143.85
45岐阜県4.9243.46
46宮崎県4.943.36
47愛媛県4.4841.6
https://shiromaru-life.com/yachin-zenkoku-souba-ranking/

Pior que ja morei na terceira de baixo pra cima ai e atualmente moro na segunda de cima pra baixo :klolz
E ja pedalei na ultima ai.

Olhando assim a diferença é brutal...
Mas ai entra mais uma vez o problema de usar a média quando se esta falando sobre detalhes de uma cidade (quisá, um pais inteiro).

Vou me limitar só a Tokyo (a Lista da média dos 23 distritos de Tokyo):
84833

Olha só, do mais caro pro mais barato é quase o dobro de diferença:
Sendo Katsushika (o mais barato ai) da umas meia hora de trem até um Ueno na vida.

Sim, toda cidade tem zonas mais mais baratas e mais caras.
Mas repare na pouca diferença entre esses bairros "menos caros" com o resto do pais.

Mas o que fode cidade são os impostos. Costumam ser bem mais caros. (ai se tu tiver interessado, depois eu posso ver se tem alguma tabela mais minusciosa, mas acho que não tem interesse pra esse tipo de abordagem um tanto irrelevante).


Algumas fontes governamentais sobre aluguel (essa é mais facil de ver pois não tem o maldito 万).
家賃平均金額


A ordem em um geral muda mais pro final ali, e eu achei essa tabela mais condizente com o meu "ponto de vista de morador" que a primeira. (sendo Tokyo em primeiro, Kanagawa em Segundo). Os diferentes numeros na tabela é em relação a quantidade de comodos.

Eu particularmente só morei em local "abaixo da minha média" em situações bem especificas. No primeiro apartamento, que era a 3km da cidade no topo de uma montanha em Gifu, dividindo ele com mais gente.

Na crise quando peguei "apartamento da prefeitura", que o aluguel é baseado na renda.

E um que eu devo assumir que é bem "ponto fora de curva", 40 mil em Yokohama (da un 3km do atual apartamento).

O resto sempre variou entre 45 e 55 mil.


Ja o custo de vida, não achei nenhuma estatistica mais confiavel. Porém, tem um site de um contador que diz ser:
a média de 165,295円 para pessoas que vivem sozinhas até 29 anos. (excluindo os descontos no salario), e há um adendo dizendo que a parte do aluguel foi "jogada pra baixo" porque parte mora com os pais.

Pra uma familia de 3 pessoas (Homem, mulher e 1 filho pequeno) 292,620円 .

https://hokench.com/article/household/337/

Repare que 7.000 reais (191.000 yens bruto), ainda perde uns 30 mil ai de desconto do governo.
"falta dinheiro".




Obviamente todos os calculos acima são meio grosseiros baseados em médias.
Se eu quiser eu passo o mês com 10 mil yen pra comida.(como ja passei, experiencia que eu espero não precisar fazer) Sendo a média, de acordo com o contador ali, pra minha faixa de idade, 42 mil yens.


Outros pontos, energia é padrão nacional, agua muda mas nem tanto assim (antes eu pagava em média 2 mil yens a cada 2 meses, agora eu pago em média 3 mil yens a cada 2 meses).
Gás vai variar mais da compania do que da cidade.


edit: não tem a ver com o assunto do tópico, mas se somar as 3 provincias com menos pessoas não da a quantidade de pessoas que tem só no distrito que eu moro :klolz
Distrito esse que nem é "almejado" por ser fim de cidade e tolado de mato e montanha (motivo esse que moro aqui).
 
Ultima Edição:

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
Então,
não discordo do calculo da média,
mas discordo que a partir disso dizer que 5 a cada 6 japoneses recebem mais que a média. Quando uma parcela puxa a média salarial bem pra cima.

Repare que as contas não batem pelo simples fato de 1/4 da população fazer parte das tabelas menos favorecidas.

É tipo os calculos grosseiros do setor privado e publico no Brasil.
Meia duzia costumam puxar a média la pra cima fazendo parecer que até o guardinha concursado ta nadando no dinheiro.


E eu já morei em 4 provincias diferentes no Japão (em tanta cidade diferente que direto alguém faz piada que eu sou fugitivo quando olha meus documentos).
Do fim do mundo onde nem catraca eletronica tem nas estações (que eu conto algumas peculiaridade do lugar pro povo de cidade grande, eles ficam horrorizados) a um distrito que em 30km² na segunda maior cidade do Japão, que só o distrito tem mais gente que mais de 1 dezenas de provincias inteiras.
Existe uma visão meio "distorcida" a respeito da variação do custo de vida no Japão, quando se toma por base o Brasil (e provavelmente outros paises).

Não discordo que Tokyo é o lugar mais caro (e também os com as melhores médias salariais).

Mas preço de alimentos, em média não muda tanto, alguns casos ficam até mais caros no interior.

Caso de Aluguel, Vou ter que apelar pra média denovo: O preço de um apartamento de 1 quarto, em média, Sendo Tokyo o primeiro, a provincia que eu moro em segundo. (que no exterior costuma também ser chamado de Tokyo, mas é Kanagawa/Yokohama).

ランキング都道府県1LDK相場(万円)偏差値
1東京都19.12104.1
2神奈川県10.9469.18
3大阪府9.6663.7
4兵庫県9.1161.36
5京都府8.8460.18
6愛知県8.759.6
7埼玉県7.8355.88
8福岡県7.6255
9千葉県7.4454.22
10広島県7.2353.34
11宮城県752.36
12長崎県6.7751.38
13岩手県6.4850.11
14新潟県6.3949.72
15沖縄県6.3949.72
16北海道6.2249.03
17山形県5.9747.96
18栃木県5.9747.96
19茨城県5.9547.86
20島根県5.947.66
21青森県5.8647.47
22熊本県5.8647.47
23秋田県5.8147.27
24奈良県5.6546.59
25山梨県5.5646.19
26山口県5.5446.1
27富山県5.5146
28滋賀県5.4945.9
29福島県5.4745.8
30石川県5.4745.8
31鹿児島県5.4545.71
32長野県5.4245.61
33静岡県5.3845.41
34高知県5.3145.12
35福井県5.2945.02
36三重県5.2644.92
37佐賀県5.2244.73
38香川県5.1944.63
39和歌山県5.1744.53
40群馬県5.1344.34
41大分県5.1344.34
42岡山県5.0844.14
43徳島県5.0844.14
44鳥取県5.0143.85
45岐阜県4.9243.46
46宮崎県4.943.36
47愛媛県4.4841.6
https://shiromaru-life.com/yachin-zenkoku-souba-ranking/

Pior que ja morei na terceira de baixo pra cima ai e atualmente moro na segunda de cima pra baixo :klolz
E ja pedalei na ultima ai.

Olhando assim a diferença é brutal...
Mas ai entra mais uma vez o problema de usar a média quando se esta falando sobre detalhes de uma cidade (quisá, um pais inteiro).

Vou me limitar só a Tokyo (a Lista da média dos 23 distritos de Tokyo):
Visualizar anexo 84833

Olha só, do mais caro pro mais barato é quase o dobro de diferença:
Sendo Katsushika (o mais barato ai) da umas meia hora de trem até um Ueno na vida.

Sim, toda cidade tem zonas mais mais baratas e mais caras.
Mas repare na pouca diferença entre esses bairros "menos caros" com o resto do pais.

Mas o que fode cidade são os impostos. Costumam ser bem mais caros. (ai se tu tiver interessado, depois eu posso ver se tem alguma tabela mais minusciosa, mas acho que não tem interesse pra esse tipo de abordagem um tanto irrelevante).


Algumas fontes governamentais sobre aluguel (essa é mais facil de ver pois não tem o maldito 万).
家賃平均金額


A ordem em um geral muda mais pro final ali, e eu achei essa tabela mais condizente com o meu "ponto de vista de morador" que a primeira. (sendo Tokyo em primeiro, Kanagawa em Segundo). Os diferentes numeros na tabela é em relação a quantidade de comodos.

Eu particularmente só morei em local "abaixo da minha média" em situações bem especificas. No primeiro apartamento, que era a 3km da cidade no topo de uma montanha em Gifu, dividindo ele com mais gente.

Na crise quando peguei "apartamento da prefeitura", que o aluguel é baseado na renda.

E um que eu devo assumir que é bem "ponto fora de curva", 40 mil em Yokohama (da un 3km do atual apartamento).

O resto sempre variou entre 45 e 55 mil.


Ja o custo de vida, não achei nenhuma estatistica mais confiavel. Porém, tem um site de um contador que diz ser:
a média de 165,295円 para pessoas que vivem sozinhas até 29 anos. (excluindo os descontos no salario), e há um adendo dizendo que a parte do aluguel foi "jogada pra baixo" porque parte mora com os pais.

Pra uma familia de 3 pessoas (Homem, mulher e 1 filho pequeno) 292,620円 .

https://hokench.com/article/household/337/

Repare que 7.000 reais (191.000 yens bruto), ainda perde uns 30 mil ai de desconto do governo.
"falta dinheiro".




Obviamente todos os calculos acima são meio grosseiros baseados em médias.
Se eu quiser eu passo o mês com 10 mil yen pra comida.(como ja passei, experiencia que eu espero não precisar fazer) Sendo a média, de acordo com o contador ali, pra minha faixa de idade, 42 mil yens.


Outros pontos, energia é padrão nacional, agua muda mas nem tanto assim (antes eu pagava em média 2 mil yens a cada 2 meses, agora eu pago em média 3 mil yens a cada 2 meses).
Gás vai variar mais da compania do que da cidade.


edit: não tem a ver com o assunto do tópico, mas se somar as 3 provincias com menos pessoas não da a quantidade de pessoas que tem só no distrito que eu moro :klolz
Distrito esse que nem é "almejado" por ser fim de cidade e tolado de mato e montanha (motivo esse que moro aqui).
Li tudo, valeu pela explicação.
Como vc diz, a média engana.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.770
Reações
92.946
Pontos
1.353
Li tudo, valeu pela explicação.
Como vc diz, a média engana.

Ja pra falar o que é pobre e o que não é e comparar a pobreza em 2 paises diferentes,
primeiro tem que passar uma régua no "que é pobreza" :klolz
como bem disse o colega @VinceVega

Mas no caso do Japão, o governo não esta de todo errado "não dar uma de PT" e jogar a linha da pobreza la pra baixo só pra dizer que é todo mundo classe média.

Há uma mentalidade no povo japones bastante interessante, e as vezes chatas.
Que muitas vezes confundem ocidentais.
Quando há algum problema, mesmo que eles não busquem solução direta por "serem japoneses". Acabam criando estatisticas a respeito e acabam dando nomenclaturas, a estrutura linguistica facilita essa parte.
Quem vê de fora pensa "porra... se tem estatististica e tem nome é um problema que alastrou.... vish... o japão vai acabar". (embora alguns eu até concorde, com a taxa de natalidade).

Existe estatistica até para o percentual provavel de pessoas que sofrem de trabalho intolerância a lactose.
Certa vez eu tava vendo na TV um estudo sobre o percentual de pessoas que tem "problemas com cera no ouvido". O governo traçou um paralelo e descobriu que o povo de um canto do pais tem mais que outro, atribuindo assim esse problema as 2 ondas principais de migração que originou o povo japones (vindo do sul pela China/Coréia e os que vieram pelo Norte). Sim, pra quem é de fora não parece, mas há diferenças fisicas "padrões" entre o povo do sul e do norte, sendo o do meio +- misturado. (eu sou do descendente do povo do norte, se essa informação for de interesse :klolz).



Enfim,
eu pelo menos acho que tenho "bagagem" pra escrever textões a respeito das diferenças culturais que levam as diferenças de mentalidade entre, pelo menos Brasil e Japão. Meus avôs por parte de pai chegaram no Brasil com uma mão na frente e outra atrás, minha avó conta que até tentaram comer urubu para não passar fome. Uma realidade que aflingiu uma boa parcela dos asiaticos que chegaram nas ondas migratórias.
Mas você não vê nenhum asiatico mendigando cotas nas coisas.

Mas não fico me alongando mais porque esse fórum não vale a pena ficar gastando horas fazendo coisas elaboradas.
 
Ultima Edição:

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.134
Reações
172.556
Pontos
1.714
5 a cada 6 japoneses empregados ganha isso(+de 10k reais por ano!?!),
mas 1/3~1/4 vai tudo pro bolso do governo.

Embora seja a média. Muita gente recebe a menos que ela.

Se eu excluir os bonus da conta (que o valor vai variar mais pela satisfação dos meus chefes ao meu trabalho).
cerca de 18% do que eu recebo anualmente é tudo pro governo, excluindo mais o equivalente a +-60% do salario base de mês no Terror de junho, também conhecido como "imposto municipal".


Olha a diferença salarial por tipo de contrato. (Idade / contratado fixo direto / contrato tercerizado / diferença entre os dois)
年齢正社員年収契約派遣社員年収年収差
全年齢平均
513.8万円​
328.2万円​
185.6万円​
20~24歳
327.8万円​
277.4万円​
50.4万円​
25~29歳
385.0万円​
307.8万円​
77.1万円​
30~34歳
443.0万円​
321.0万円​
122.1万円​
35~39歳
495.5万円​
327.7万円​
167.8万円​
40~44歳
552.0万円​
322.7万円​
229.3万円​
45~49歳
611.0万円​
326.4万円​
284.6万円​
50~54歳
644.6万円
323.4万円
321.3万円
55~59歳
627.5万円​
331.0万円​
296.5万円​
60~64
499.8万円​
362.9万円​
137.0万円​
65~69歳
460.2万円​
340.3万円​
119.8万円​
https://how-match.jp/japanese-annual-income/

A média ai é tudo puxada pelos tiozões dinosauros que nunca trocaram de emprego na vida e acumularam aumentos por décadas. E eu tenho ~quase~certeza que a média da tabela do meio é alta por conta das hora-extras. Já que é a classe que acaba se vendo "obrigada" a fazer hora extra pra ter uns trocos sobrando no fim do mês,


Todos os valores acima, que tem esse kanji -> 万 (man). Adicionar 4 zeros.
Exemplo: 42.7万円 -> 4.270.000 yens. Confuso, eu sei.... até hoje direto eu paro e fico pensando "calculei certo?"


O pulo do gato estatistico esta em ignorar a quantidade de pessoas "regulares" das "não regulares"(que poderiam se enquadrar na tabela do meio ali)



+- 1 a cada 4 empregados no Japão fazem parte da classe menos favorecida nessas médias.
https://zuuonline.com/archives/183632

Ja dizia o filosofo André Martins: "Algo De Errado Não Esta Certo".

Outra fonte:
Visualizar anexo 84828
Azul é homem, rosa é mulher, verde é tudo.
A tabela abaixo é:
  • Regular (contrato fixo)
  • "irregular" (partner/tercerizados, blablabla)
Ai vem o pulo do gato:
Visualizar anexo 84829
a média salarial anual. Da esquerda pra direita (regular, irregular, total, a diferença)


Nota que eu estou falando "irregular" mas não é exatamente irregular no conceito ocidental da coisa. é tradução direta.

Se for meter a régua da média, +- 38% dos empregados japoneses recebem a média de 86 mil reais por ano (em um calculo grosseiro da 7 mil reais por mês).





Por profissao: (mais alto ai é quem trabalha com o ramo da infraestrutura civil e o mais baixo com quem mexe com alimentação)
電器・ガス・熱供給・水道業715万円
金融業・保険業639万円
情報通信業575万円
学術研究・専門・技術サービス業・教育・学習支援業501万円
製造業490万円
建設業468万円
複合サービス事業425万円
不動産業・物品賃業424万円
運輸業・郵便業414万円
医療・福祉388万円
卸売業・小売業358万円
サービス業345万円
農林水産・鉱業306万円
宿泊業・飲食サービス業236万円


Por escolaridade (idade / curso superior / Curso superior de curta duração / segundo grau)
年齢大卒・院卒短大卒高卒
男性平均
40.3万円​
30.9万円​
28.8万円​
20~24歳
22.2万円​
20.0万円​
19.4万円​
25~29歳
26.0万円​
23.1万円​
22.4万円​
30~34歳
31.4万円​
26.0万円​
25.2万円​
35~39歳
37.2万円​
29.5万円​
27.9万円​
40~44歳
43.1万円​
33.7万円​
31.1万円​
45~49歳
50.7万円​
37.5万円​
33.4万円​
50~54歳
54.4万円​
40.9万円​
34.8万円​
55~59歳
52.2万円​
39.6万円​
34.3万円​
60~64歳
39.2万円​
29.5万円​
24.9万円​
65~69歳
38.5万円​
28.9万円​
22.6万円​

年齢大卒・院卒短大卒高卒
女性平均
28.8万円​
25.3万円​
20.8万円​
20~24歳
21.5万円​
19.6万円​
17.6万円​
25~29歳
23.9万円​
22.1万円​
18.9万円​
30~34歳
27.1万円​
23.5万円​
19.8万円​
35~39歳
30.0万円​
25.0万円​
20.5万円​
40~44歳
35.0万円​
26.9万円​
21.8万円​
45~49歳
38.1万円​
28.1万円​
22.1万円​
50~54歳
39.9万円​
28.7万円​
22.5万円​
55~59歳
37.6万円​
28.5万円​
22.0万円​
60~64歳
38.6万円​
26.1万円​
19.4万円​
65~69歳
42.7万円​
27.9万円​
20.1万円​
https://heikinnenshu.jp/country/japan.html







enfim,
já dizia o velho jargão, "estatistica é uma put* contorcionista".



Há alguns detalhes extras que muito br deve desconhecer nas leis trabalhistas japonesas. Não existe vale refeição. Caso exista é alguma raridade de alguma empresa espefica.
Embora a que eu trabalhe pague a refeição em momentos peculiares (trabalhar na folga, ir upar alguma skill em algum curso ou palestra). E a mesma empresa paga metade da refeição, caso a pessoa opte por comer no refeitório da mesma (empresa tercerizada fornece a comida). Isso é meio comum em fabricas e escritórios grandes.
Mas costuma ter um valor na média acima do que se a pessoa leva de casa.

Vale transporte costuma ser EXATAMENTE o tanto que a pessoa gastaria pra ir trabalhar. Eu recebo isso mas vou a pé, ja até tentei, por questão de honestidade, não receber isso, ja que eu moro a 2.5km do trabalho. Mas mesmo assim recebo calculado da estação do lado aqui de casa até a do lado da empresa.

Quem vai de carro costuma ser a média gasta de gasolina pelo kilometro percorrido na distancia mais perto.
Ai vai de empresa pra empresa, ja que o governo deixa esse ponto meio livre.
Pelo menos na que eu trabalho, as tias da contabilidade averiguam. E o povo do seguro (sou obrigado a entrar em seguro de trafego e dar umas 2 ou 3 rotas que uso pra ir e voltar do trabalho). Eu nunca tentei huezar essa parte, mas a tia do escritório comentou que se eu metesse na tabela umas rotas bizarras o carinha do seguro iria reclamar.


O bonus também varia muito,
não é algo obrigatório, e normalmente só "seishain" recebe. E por não ser obrigatório, e sim cultural, vai variar das politicas da empresa. Tem empresa que passa a régua na média, outras criam pontuações internas, outras é "a dedo", e por ai vai. A que eu trabalho o povo calcula pela eficiencia + tempo de casa + idade + salario base.
(nota que um br raramente recebe tal coisa por normalmente ser terceirizado).




Mas não existe FGTS. (embora eu tenha um equivalente privado, que eu inclusive ja pedi algumas vezes pra depositar na minha conta principal mas o povo nega, hehehe)
Seguro desemprego é obrigatório pagar mas pra receber é algo bem rigido.


Enfim,
é uma sociedade como qualquer outra.
tem seus problemas, mesmo "peculiaridades" que muitos elogiam eu chamo delicadamente de "sistema moedor de almas" (apesar que faz algum tempo que passei a chamar faculdade brasileira de "moedor de cerebro" quando vou explicar porque eu não fiz faculdade no Brasil, ja que direto o povo estranha). Que eu poderia me alongar mas não vem ao caso.
Então,
não discordo do calculo da média,
mas discordo que a partir disso dizer que 5 a cada 6 japoneses recebem mais que a média. Quando uma parcela puxa a média salarial bem pra cima.

Repare que as contas não batem pelo simples fato de 1/4 da população fazer parte das tabelas menos favorecidas.

É tipo os calculos grosseiros do setor privado e publico no Brasil.
Meia duzia costumam puxar a média la pra cima fazendo parecer que até o guardinha concursado ta nadando no dinheiro.


E eu já morei em 4 provincias diferentes no Japão (em tanta cidade diferente que direto alguém faz piada que eu sou fugitivo quando olha meus documentos).
Do fim do mundo onde nem catraca eletronica tem nas estações (que eu conto algumas peculiaridade do lugar pro povo de cidade grande, eles ficam horrorizados) a um distrito que em 30km² na segunda maior cidade do Japão, que só o distrito tem mais gente que mais de 1 dezenas de provincias inteiras.
Existe uma visão meio "distorcida" a respeito da variação do custo de vida no Japão, quando se toma por base o Brasil (e provavelmente outros paises).

Não discordo que Tokyo é o lugar mais caro (e também os com as melhores médias salariais).

Mas preço de alimentos, em média não muda tanto, alguns casos ficam até mais caros no interior.

Caso de Aluguel, Vou ter que apelar pra média denovo: O preço de um apartamento de 1 quarto, em média, Sendo Tokyo o primeiro, a provincia que eu moro em segundo. (que no exterior costuma também ser chamado de Tokyo, mas é Kanagawa/Yokohama).

ランキング都道府県1LDK相場(万円)偏差値
1東京都19.12104.1
2神奈川県10.9469.18
3大阪府9.6663.7
4兵庫県9.1161.36
5京都府8.8460.18
6愛知県8.759.6
7埼玉県7.8355.88
8福岡県7.6255
9千葉県7.4454.22
10広島県7.2353.34
11宮城県752.36
12長崎県6.7751.38
13岩手県6.4850.11
14新潟県6.3949.72
15沖縄県6.3949.72
16北海道6.2249.03
17山形県5.9747.96
18栃木県5.9747.96
19茨城県5.9547.86
20島根県5.947.66
21青森県5.8647.47
22熊本県5.8647.47
23秋田県5.8147.27
24奈良県5.6546.59
25山梨県5.5646.19
26山口県5.5446.1
27富山県5.5146
28滋賀県5.4945.9
29福島県5.4745.8
30石川県5.4745.8
31鹿児島県5.4545.71
32長野県5.4245.61
33静岡県5.3845.41
34高知県5.3145.12
35福井県5.2945.02
36三重県5.2644.92
37佐賀県5.2244.73
38香川県5.1944.63
39和歌山県5.1744.53
40群馬県5.1344.34
41大分県5.1344.34
42岡山県5.0844.14
43徳島県5.0844.14
44鳥取県5.0143.85
45岐阜県4.9243.46
46宮崎県4.943.36
47愛媛県4.4841.6
https://shiromaru-life.com/yachin-zenkoku-souba-ranking/

Pior que ja morei na terceira de baixo pra cima ai e atualmente moro na segunda de cima pra baixo :klolz
E ja pedalei na ultima ai.

Olhando assim a diferença é brutal...
Mas ai entra mais uma vez o problema de usar a média quando se esta falando sobre detalhes de uma cidade (quisá, um pais inteiro).

Vou me limitar só a Tokyo (a Lista da média dos 23 distritos de Tokyo):
Visualizar anexo 84833

Olha só, do mais caro pro mais barato é quase o dobro de diferença:
Sendo Katsushika (o mais barato ai) da umas meia hora de trem até um Ueno na vida.

Sim, toda cidade tem zonas mais mais baratas e mais caras.
Mas repare na pouca diferença entre esses bairros "menos caros" com o resto do pais.

Mas o que fode cidade são os impostos. Costumam ser bem mais caros. (ai se tu tiver interessado, depois eu posso ver se tem alguma tabela mais minusciosa, mas acho que não tem interesse pra esse tipo de abordagem um tanto irrelevante).


Algumas fontes governamentais sobre aluguel (essa é mais facil de ver pois não tem o maldito 万).
家賃平均金額


A ordem em um geral muda mais pro final ali, e eu achei essa tabela mais condizente com o meu "ponto de vista de morador" que a primeira. (sendo Tokyo em primeiro, Kanagawa em Segundo). Os diferentes numeros na tabela é em relação a quantidade de comodos.

Eu particularmente só morei em local "abaixo da minha média" em situações bem especificas. No primeiro apartamento, que era a 3km da cidade no topo de uma montanha em Gifu, dividindo ele com mais gente.

Na crise quando peguei "apartamento da prefeitura", que o aluguel é baseado na renda.

E um que eu devo assumir que é bem "ponto fora de curva", 40 mil em Yokohama (da un 3km do atual apartamento).

O resto sempre variou entre 45 e 55 mil.


Ja o custo de vida, não achei nenhuma estatistica mais confiavel. Porém, tem um site de um contador que diz ser:
a média de 165,295円 para pessoas que vivem sozinhas até 29 anos. (excluindo os descontos no salario), e há um adendo dizendo que a parte do aluguel foi "jogada pra baixo" porque parte mora com os pais.

Pra uma familia de 3 pessoas (Homem, mulher e 1 filho pequeno) 292,620円 .

https://hokench.com/article/household/337/

Repare que 7.000 reais (191.000 yens bruto), ainda perde uns 30 mil ai de desconto do governo.
"falta dinheiro".




Obviamente todos os calculos acima são meio grosseiros baseados em médias.
Se eu quiser eu passo o mês com 10 mil yen pra comida.(como ja passei, experiencia que eu espero não precisar fazer) Sendo a média, de acordo com o contador ali, pra minha faixa de idade, 42 mil yens.


Outros pontos, energia é padrão nacional, agua muda mas nem tanto assim (antes eu pagava em média 2 mil yens a cada 2 meses, agora eu pago em média 3 mil yens a cada 2 meses).
Gás vai variar mais da compania do que da cidade.


edit: não tem a ver com o assunto do tópico, mas se somar as 3 provincias com menos pessoas não da a quantidade de pessoas que tem só no distrito que eu moro :klolz
Distrito esse que nem é "almejado" por ser fim de cidade e tolado de mato e montanha (motivo esse que moro aqui).

Boa explicação :kkong
 

$delúbio$

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.146
Reações
45.234
Pontos
599
Vivemos em um mundo de escassez, em uma natureza pautada em uma evolução moldada na adaptação para a melhor apreensão e aproveitamento dos recursos, fazer o que, Humanismo é apenas sentimentalismo barato, é dolorido mas é a realidade.
Sentimentalismo barato usado por espertalhões para concentrar poder, usando falácias e incentivando gente a se vitimizar para usá-los como massa de manobra.
 
Topo Fundo