O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Ideologia] Por que as pessoas QUEREM ser manipuladas?

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
Pessoas podem ser manipuladas.

Elas crescem ouvindo que a etnia X é má, elas ouvem na TV que a ideologia X é má, elas escutam conversas que pessoas do grupo (qualquer que seja) são más... Surgem argumentos que confirmam essas idéias implantadas, numa conversa "inocente" na novela, com o professor, numa pichação...

E você mesmo, de tanto ouvir, acaba não pensando mais. Você aceita aquilo como verdade e repete. Ano após ano.

Você se cria pensando e acreditando naquilo, gasta energia defendendo, explicando, confirmando, então é terrível mudar de opinião mesmo quando surge algo que prova que você estava errado.

Mas então, surge uma segunda prova. Uma terceira prova. Uma quarta prova e, assim mesmo, você se agarra à narrativa que aprendeu. Até mesmo hostilizando, seja por ameaças, seja por piadas e humilhação, quem mostra o erro em sua crença.

Mas chega uma hora que você tem mil e uma provas de que acreditou numa mentira para te manipular.

E,.assim mesmo, continua acreditando e defendendo.

Por que isso acontece?
 

tiagobronson

We've adopted Satan!
VIP
Mensagens
14.307
Reações
65.091
Pontos
2.059
Acontece pq a pessoa não quer acordar do sonho e perceber que passou a vida inteira vivendo uma mentira.

Dói admitir e aceitar isso, então melhor coisa é ficar no coma induzido acreditando que tudo tá legal e vai ficar bem, quem tá errado são os outros.

Esperto é quem já sacou isso e tira vantagem dos otários, Felipe Neto e boa parte dos politicos são exemplos perfeitos, pra esses a unica religião que existe são o dinheiro e o poder.
 

Ixchel

Veterano
Mensagens
378
Reações
817
Pontos
118
É tudo estratégia para ganhar audiência e agradar cérebros ignorantes.

Se um site botar uma notícia com o título "Homem é morto por policial" e outro site botar "Homem negro é morto por policial branco" qual dará mais audiência?

Qual site será mais espalhado?

Lembra do caso do "estupro culposo"? então...
 

Dean

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.730
Reações
12.943
Pontos
799
Não vejo alguém que quer ser manipulado nesse exemplo que você deu.

Elas crescem ouvindo que a etnia X é má, elas ouvem na TV que a ideologia X é má, elas escutam conversas que pessoas do grupo (qualquer que seja) são más... Surgem argumentos que confirmam essas idéias implantadas, numa conversa "inocente" na novela, com o professor, numa pichação...

E você mesmo, de tanto ouvir, acaba não pensando mais. Você aceita aquilo como verdade e repete. Ano após ano.

Aqui a pessoa foi manipulada e repete o que ela foi ensinada. Não entra aqui se ela queria isso ou não.
Ai quando chega nessa parte:

Mas chega uma hora que você tem mil e uma provas de que acreditou numa mentira para te manipular.

E,.assim mesmo, continua acreditando e defendendo.

É só mais uma reação de alguém que foi fortemente manipulada. De novo, não entra aqui se ela queria isso ou não. Simplesmente aconteceu e todo o resto é uma continuação disso. Até porque se ela foi manipulada nesse nível, essas provas estarão erradas na visão dela.

E ai inconscientemente também acontece isso que o outro user falou:
Acontece pq a pessoa não quer acordar do sonho e perceber que passou a vida inteira vivendo uma mentira.
 


DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.140
Reações
16.753
Pontos
703
Por experiência própria e observação, vejo dois erros sendo cometidos para isso acontecer.

Um deles você já descreveu bem. É como um investimento que a pessoa faz, investe seu próprio tempo, sua confiança, energia. O envolvimento psicológico pode se tornar muito intenso e difícil de se desfazer. Isso tudo se torna parte da identidade da pessoa, uma peça importante sobre quem ela é.

Claro que existem graus, e a armadilha é passar do ponto.

Já o outro erro que eu mencionei no início, é o erro que dá início a tudo isso: falta de ceticismo. Acreditar em algo sem uma adequada avaliação racional e lógica (exceto religião que obviamente isso não vem ao caso).

Isso seria a falta de uma "mentalidade científica", e com isso eu não me refiro a algum grupo de pessoas ou instituições, mas apenas a um modo de raciocinar, duvidar, e quais tipos de evidências prestar atenção.

Fazer uma escolha numa eleição, faz parte. Já acreditar e investir em algum político, é um erro a priori.

Achar que governos e instituições escondem coisas, faz parte. Mas a partir disso passar a acreditar em teorias da conspiração, confiar em anônimos da internet, ou em influenciadores que ganham dinheiro em cima disso, é ingenuidade. Se instituições e profissionais merecem ceticismo (e merecem), imagine anônimos e influenciadores.

Tudo começa com escolhas erradas, falta ceticismo...
 

Monogo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.920
Reações
70.697
Pontos
1.279
Ideologia e um bug bizarro.

Se as pessoas tivessem o mesmo nivel de desconfiança e ceticismo que tem pra ideoligia oposta, pra ideologia que seguem, o mundo ja seria melhor.

Mas nao, parece ficar tudo convenientemente retardado qnd aparece um imbecil falando o que se quer ouvir.
 

Hiperbrain

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
15.200
Reações
69.183
Pontos
634
Acredito que as maiores motivações para esse tipo de postura residam na manipulação ostensiva e massiva que certas correntes ideológicas fazem de vaidades e frustrações coletivas.

Eles trabalham meticulosamente para gerar vínculos de identificação entre pessoas com o mesmo tipo de frustração ou vaidades. A necessidade do "pertencimento" é a primeira armadilha lançada contra jovens já naturalmente inseguros e ansiosos. A sensação de "pertencimento" ensina a ele "etiquetas seguras de comportamento", o acolhe e o protege do ostracismo e da impopularidade.

Uma vez enraizadas as ideias desse pacote pronto de "justiça social" e aprovação mútua entre indivíduos "prontos" para "salvar o mundo" e "consertar pessoas", o orgulho latente nessas pessoas passa a ser decisivo para que permaneçam imersas em sua "visão de mundo".

Num primeiro momento, a frustração pessoal, e, num segundo momento, o "orgulho identitário" se convertem em uma âncora que mantém essas pessoas presas a sentimento de rancor histórico e ideológico fundamentalmente originados na indignação e revolta com que consideram a organização social, as desigualdades naturais e biológicas, a divisão do trabalho e a forma como se dão as interações sociais.

Isso explica a massiva demanda de pessoas na verdade infelizes e alijadas de suas realizações pessoais e profissionais, que acabam sendo cooptadas por uma filosofia que alimenta o rancor e busca a cobrança e a reparação material ou afetiva. Essas pessoas acham o mundo injusto e desigual, o que são fatos absolutamente naturais, mas elas não conseguem lidar de forma satisfatória com tudo isso.

Acabam por se tornar pessoas infantis e autoritárias, e por isso mesmo orgulhosas demais para reconhecerem que o mais breve instante da igualdade utópica pela qual dizem lutar começará a se desmanchar no segundo seguinte.

Neste exato momento, poderíamos todos hipoteticamente possuir a exata mesma quantidade de dinheiro na conta bancária [8 milhões, que sejam], a mesma casa, 3 carros, o mesmo excelente emprego e renda mensal, e tudo o quanto mais essas pessoas quisessem em exatamente iguais quantidade e volume para cada ser vivo da espécie humana.

Eu te asseguro que 1 ano depois seríamos novamente "desiguais", tão somente porque cada pessoa é única e possui gosto, necessidades e prioridades diferentes. Tenha certeza de que aquela pessoa que acabasse não administrando a sua vida de forma responsável e fosse vista em condições materiais e sociais piores do que as demais seria imediatamente adotada pelos mesmos "justiceiros sociais" como exemplo de "culpa do outro".
 
Ultima Edição:

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.177
Reações
32.401
Pontos
503
Por que, muitas vezes, determinado viés é tolerável no começo, depois conveniente em certa medida, até chegar num ponto de se tornar reconfortante.

Todos nós procuramos conforto mesmo que isso acabe com nossa liberdade

O Brasil que é o exemplo sobre o qual podemos debater com propriedade, foi fundado sobre bases escravocratas, da relação de poder (da Coroa lusitana, depois da Coroa no Rio, depois Bsb) de um ente, o Estado, sobre os súditos e servos, e hoje, (ambos) sobre eleitores.

Um poder impingido primeiro, depois admoestado até ser, entre um e alguns períodos de instabilidade (revoltas locais, desde a Farroupilha até a Constitucionalista de 32), aceito, e hoje, na voz da imprensa e universidade, defendido.

Note que não chegamos na dicotomia esquerda e direita até aqui, mas de fatos consensuais, sem grandes polêmicas no sentido de terem sido reais ou não, é a formação do Brasil como nação que se mostra aqui, afeita à vieses totalitários (canhoto ou destro) e que encontra eco em outros países vizinhos também.

Liberdade é um bem que é caro - mas no Brasil foi sempre apresentada como um favor de quem governa para quem é governado.
E só conquistando-a, desde o campo individual até o coletivo, se pode-se dar a ela, seu devido valor.
 

yage

Lenda da internet
Mensagens
12.807
Reações
53.518
Pontos
1.613
Talvez por não suportar a decepção. Tipo um casal que as pessoas alertam que um está traindo e a pessoa prefere acreditar que não por não suportar a verdade mesmo sabendo que é verdade.
 

Darkx1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.289
Reações
64.527
Pontos
1.244
Ótimo tema, pena que não sei se aqui é o melhor lugar pra debater isso.

Pra mim é aquela, geralmente as pessoas buscam alguém que pensa por elas. E mesmo quando são vitimas de algo claramente feito pra manipular, preferem seguir porque as vezes admitir que errou afeta a moral da pessoa.
 

alucardlv1313

Lenda da internet
Mensagens
22.043
Reações
73.757
Pontos
1.684
Exatamente, e a cada dia fica mais "fácil" controlar as massas.
Basta juntar YouTubers/celebridades das redes sociais + jovens com preguiça de ler e interpretar textos...q vc tem o "jovem millenial" q acredita cegamente no seu idolo virtual de rede social, ao ponto de reproduzir uma opinião sem sequer ler uma notícia ou o assunto.
E sim...vale para todos os lados...mas a esquerda tem o monopólio da lavagem cerebral.
 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.734
Reações
10.853
Pontos
453
Pelo mesmo motivo que gostamos de futebol, religião, defendemos vídeo game x ou y, mãe acredita na inocência de filho bandido, mulher ama cafajestes
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
Essa semana, uma mulher que me segue no Quora ficou ofendida com uma resposta minha.

O Quora é uma espécie de fórum misturado com rede social, você faz e responde perguntas.

Numa das perguntas, Por que as mulheres negras morrem mais que as brancas no Brasil" eu reclamei que a pergunta era genérica. Juro que pensei que era de alguma doença, ou no geral.

Aí uma colega diz que mulheres negras são muito mais mortas que mulheres brancas "É o que mais tem".

Então - já que a pergunta estava incompleta - fui atrás dos dados:

2/3 das vítimas de femicidio no Brasil são negras!

Absurdo, apesar de negros serem só 10% da população, são 66% das que morrem! Isso demonstra o que a Globo e o PT dizem, que há um genocídio contra negros no Brasil.

Mas fui procurar mais um pouco. As mulheres negras da reportagem são negras e pardas. Opa. Negras e pardas são 2/3 das mulheres do Brasil!

Então, no melhor estilo resposta ao Lost Brother, expliquei que mentiram para ela, que se uma causa é tão nobre que precisa que se minta para a defender, essa causa não é tão nobre assim...

Não apareceu mais e me bloqueou.

Quora

As pessoas realmente preferem ser enganadas, mesmo quando são avisadas.

PS, minha primeira resposta foi editada, pulem pra segunda e terceira.
 

Hiperbrain

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
15.200
Reações
69.183
Pontos
634
Essa semana, uma mulher que me segue no Quora ficou ofendida com uma resposta minha.

O Quora é uma espécie de fórum misturado com rede social, você faz e responde perguntas.

Numa das perguntas, Por que as mulheres negras morrem mais que as brancas no Brasil" eu reclamei que a pergunta era genérica. Juro que pensei que era de alguma doença, ou no geral.

Aí uma colega diz que mulheres negras são muito mais mortas que mulheres brancas "É o que mais tem".

Então - já que a pergunta estava incompleta - fui atrás dos dados:

2/3 das vítimas de femicidio no Brasil são negras!

Absurdo, apesar de negros serem só 10% da população, são 66% das que morrem! Isso demonstra o que a Globo e o PT dizem, que há um genocídio contra negros no Brasil.

Mas fui procurar mais um pouco. As mulheres negras da reportagem são negras e pardas. Opa. Negras e pardas são 2/3 das mulheres do Brasil!

Então, no melhor estilo resposta ao Lost Brother, expliquei que mentiram para ela, que se uma causa é tão nobre que precisa que se minta para a defender, essa causa não é tão nobre assim...

Não apareceu mais e me bloqueou.

Quora

As pessoas realmente preferem ser enganadas, mesmo quando são avisadas.

PS, minha primeira resposta foi editada, pulem pra segunda e terceira.

Por isso me pauto pelo o que postei. Muito provavelmente essa mulher que fez a pergunta se identifica com o tal grupo de mulheres "mais mortas" no Brasil. Mesmo que nunca tenha sofrido nenhum tipo de agressão ou violência. É uma relação de carência.

Então ela prefere "ser enganada" para suprir essa carência também. Não se trata de uma carência necessariamente afetiva, mas uma carência de atenção. Essas pessoas procuram âncoras para justificar a sua permanência numa visão das coisas.

Uma ideologia prontinha e empacotada como o feminismo [atual] ou o progressismo, inundados de política identitária e histrionismo, é sempre um prato cheio.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.282
Reações
49.990
Pontos
1.304
Pô, só perguntar para os seguidores de uma ceita aqui do fórum o porque eles gostam tanto de serem manipulados, talvez encontre sua resposta de forma mais direta.
 

Protogen

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.626
Reações
59.651
Pontos
1.003
É bem difícil lidar com a idéia de que você passou a juventude inteira sendo doutrinado por professor, jornalista militante e artista de alta estirpe pra ser massa de manobra. Daí você tem que escolher entre continuar na sua bolha onde você é o herói do amanhã (até a vida te dar os primeiros tapas), entender que você não é tão inteligente ou especial quanto foi levado a crer e sair dela, ou então, se estiver numa posição privilegiada o suficiente, vestir a carapuça do cinismo, gozar dos confortos e prazeres da vida, fazer muita sinalização de virtude, e caso alguém tenha a audácia de te questionar, dizer magnanimamente, "eu luto contra os meus próprios privilégios". Ou então sei lá, fazer roleplay de oprimido.
 

yage

Lenda da internet
Mensagens
12.807
Reações
53.518
Pontos
1.613
Essa semana, uma mulher que me segue no Quora ficou ofendida com uma resposta minha.

O Quora é uma espécie de fórum misturado com rede social, você faz e responde perguntas.

Numa das perguntas, Por que as mulheres negras morrem mais que as brancas no Brasil" eu reclamei que a pergunta era genérica. Juro que pensei que era de alguma doença, ou no geral.

Aí uma colega diz que mulheres negras são muito mais mortas que mulheres brancas "É o que mais tem".

Então - já que a pergunta estava incompleta - fui atrás dos dados:

2/3 das vítimas de femicidio no Brasil são negras!

Absurdo, apesar de negros serem só 10% da população, são 66% das que morrem! Isso demonstra o que a Globo e o PT dizem, que há um genocídio contra negros no Brasil.

Mas fui procurar mais um pouco. As mulheres negras da reportagem são negras e pardas. Opa. Negras e pardas são 2/3 das mulheres do Brasil!

Então, no melhor estilo resposta ao Lost Brother, expliquei que mentiram para ela, que se uma causa é tão nobre que precisa que se minta para a defender, essa causa não é tão nobre assim...

Não apareceu mais e me bloqueou.

Quora

As pessoas realmente preferem ser enganadas, mesmo quando são avisadas.

PS, minha primeira resposta foi editada, pulem pra segunda e terceira.

Lendo seu relato lembrei dessa:

98cf2a2f734d68dcab8a39b00df27d17.jpg


As pessoas não querem saber de lógica.
 

Protogen

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.626
Reações
59.651
Pontos
1.003
Lendo seu relato lembrei dessa:

98cf2a2f734d68dcab8a39b00df27d17.jpg


As pessoas não querem saber de lógica.
Muitos anos atrás, o Lula participou de um evento internacional em que ele disse alguma coisa como "no Brasil, antes de mim, mais de cem milhões de crianças passavam fome". Ninguém falou nada, porque afinal, ele era o cara. Um bom tempo depois ele deu uma entrevista em que um repórter resolveu tentar a sorte, lembrou ele desse evento e perguntou pra ele de onde ele tinha tirado aquele número. Ele disse que isso não importava, que foi um número que ele inventou na hora, mas ele disse que uma mentira dita com convicção suficiente deixa uma impressão muito mais forte e é igualmente inquestionável.
 

yage

Lenda da internet
Mensagens
12.807
Reações
53.518
Pontos
1.613
Muitos anos atrás, o Lula participou de um evento internacional em que ele disse alguma coisa como "no Brasil, antes de mim, mais de cem milhões de crianças passavam fome". Ninguém falou nada, porque afinal, ele era o cara. Um bom tempo depois ele deu uma entrevista em que um repórter resolveu tentar a sorte, lembrou ele desse evento e perguntou pra ele de onde ele tinha tirado aquele número. Ele disse que isso não importava, que foi um número que ele inventou na hora, mas ele disse que uma mentira dita com convicção suficiente deixa uma impressão muito mais forte e é igualmente inquestionável.

Eu vi esse vídeo. E ele fala de uma forma como se fosse a coisa mais normal do mundo, com tom de deboche e dando risadas. O cara vive tanto de malandragem e coisa errada que passa a ser normal pra ele falar isso. Acha que todo mundo tem a moral distorcida dele.

Parece o Toffoli narrando o roubo de um processo como se fosse algo bonito ou normal.
 
Topo Fundo