Apesar de concorrentes, hoje considero os 2 jogos bem "diferentes". No GT5 por exemplo, ainda mais agora que consegui um volante, eu passo boa parte do tempo tentando aperfeiçoar a pilotagem com diferentes carros e pistas no practice do que correndo de fato. Porque é tão divertido fazer isso? Porque eu acho que aí está o foco do Gran Turismo.
O grande diferencial do GT5 é esse, é a pilotagem. A forma que o carro se comporta em relação a pista e como, aparentemente, o foco da Poliphony Digital está nisso, eles acabam pecando em outros aspectos do JOGO em sí. Não é a toa o "The Real driving simulator". Ao menos até agora eu vejo que Gran Turismo ainda não pretende ser um "Real Racing Simulator".
Aí entra o Forza e ataca diretamente a ferida do Gran Turismo, explorando justamente o aspecto mais "high level" de um jogo como opções, customização, online-modes, etc, tentando entregar uma experência mais completa para o consumidor.
São 2 produtos voltados teoricamente para o mesmo nicho de mercado, mas para mim é clara a diferença de foco das duas desenvolvedoras e a experiência que cada uma delas quer entregar para o consumidor final. Sinceramente? Quem ganha com isso somos nós.
Gran Turismo me serve bem com o que se propõe? Sim, com certeza. Sábado mesmo eu estava me matando tentando aprender a controlar um carro de rally (acreditem, com o volante a coisa tende a ficar MUITO pior). Pra mim é muito gratificante vencer um evento tirando ouro, em situações bem adversas como essa que citei do rally. E me diverto muito!
Forza me serve bem? Sem dúvidas. Passei muitas e muitas horas tentando terminar muitas corridas em primeiro, e dava risada (ou hurrava de ódio, inclusive) quando um oponente maldito me dava um "totó" na traseira na última volta e me fazia perder toda uma corrida perfeita.