O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


imagens com energia desconfortável

DFN

Bam-bam-bam
Mensagens
543
Reações
1.114
Pontos
233
6a61b9fb-9ae5-498b-af39-40145e1aec3b.jpg


99f77432d8f452fc01450c005c4df8d9271393a6.jpg


335c4357a2cbbb155e578ef200e0dd5d.jpg
 


Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
Engraçado que eu tinha muito essa sensação de liminal space com videogame, principalmente com os do Nintendo 64. Não sei se isso acontecia por causa desse primeiro passo pra jogos 3D, mas era - e continua sendo - bem forte. Já cheguei a ter vários sonhos com lugares imaginativos de Zelda, Mystical Ninja, Shadowgate, etc, isso mesmo muitos anos após aposentar meu N64.

Tem uns canais no Youtube que fazem bastante isso criando cenários Super Mario 64. Esse aqui em específico mexe muito comigo, principalmente a partir de 3:50. Parece até que estou sonhando mesmo:

 

DFN

Bam-bam-bam
Mensagens
543
Reações
1.114
Pontos
233
Engraçado que eu tinha muito essa sensação de liminal space com videogame, principalmente com os do Nintendo 64. Não sei se isso acontecia por causa desse primeiro passo pra jogos 3D, mas era - e continua sendo - bem forte. Já cheguei a ter vários sonhos com lugares imaginativos de Zelda, Mystical Ninja, Shadowgate, etc, isso mesmo muitos anos após aposentar meu N64.

Tem uns canais no Youtube que fazem bastante isso criando cenários Super Mario 64. Esse aqui em específico mexe muito comigo, principalmente a partir de 3:50. Parece até que estou sonhando mesmo:


O 64 tinha uma draw distance não muito boa, forçando os cenários a terem essa sensação de vazio, ou então usar névoa pra compensar.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.481
Reações
60.368
Pontos
1.253
O 64 tinha uma draw distance não muito boa, forçando os cenários a terem essa sensação de vazio, ou então usar névoa pra compensar.
Na verdade o 64 tinha uma draw distance boa sim.
O que acontece é que como os cenários dos jogos eram grandes e vários elementos eram renderizados em tempo real, além do uso de filtros , eles tinham que colocar o fog para mascarar o LOD.
Mas pode ver que vários jogos no fim de vida do aparelho, principalmente os da Factor 5 e Rare, tem um draw distance muito bom ou até absurdo pra época.

Btw, o fog dava uma sensação de "medo do desconhecido" em vários jogos pra mim.
Um que fez isso com maestria é o Zelda Ocarina of Time.
Eu tinha um medo danado de explorar Lost Woods, mesmo com a musiquinha animada, porque tinha um fog entre as portas, e a sensação de estar tudo vazia me causava desconforto.

No PS1 a gente teve o Silent Hill, que talvez seja o principal jogo a utilizar esse efeito.
Eu simplesmente ficava o tempo todo com desconforto enquanto jogava.
 

Arikado Sama

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.583
Reações
10.098
Pontos
503
Não vi nada demais!!
Acho que depende mais do seu estado de espirito, do que as fotos em si.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.481
Reações
60.368
Pontos
1.253
Basta sentir, não descrever.

Eu entendi mais ou menos do que você está falando, mas seria melhor explicar o básico pois o assunto não é fácil de entender.

Entendi porra nenhuma
Vou tentar explicar aqui, se não ficou claro deixa quieto, mas enfim.

Essas "liminal spaces" (num vídeo citado pelo OP) são geralmente transições de uma parte pra outra, como corredores e becos.
Quando esses estão vazios e a pessoa tem uma sensação desconfortável enquanto passa ou olha através de fotos.
Olhando algumas imagens e por experiência própria, parece um lugar que está parado no tempo.
Também pode transmitir uma sensação de nostalgia a dependender do lugar.

Um bom exemplo pra quem ainda não entendeu : tente olhar pra essa imagem e observe a sensação que ela te passa.
178822
Falando por mim, quando olho eu tenho as mesmas sensações que falei mais acima (desconforto, sensação de que o tempo está parado, um bocado de nostalgia), e também tenho a impressão que se trata de um espaço sem fim, pois o corredor é longo demais a ponto de parecer infinito.

Os filmes de Kubrick são famosos por utilizar esse artifício pra hipnotizar o espectador, especialmente O Iluminado e 2001 Uma Odisseia no Espaço.
Exemplos:
178824
178825
178826

Tem muita relação tbm com aquele lance de "medo do desconhecido", com a diferença que um nem sempre e acompanhado de medo, enquanto o outro é.
Pra dar um exemplo exagerado disso, pense num filme de terror, quando tem um corredor longo e vazio, que normalmente é utilizado pra aumentar a tensão e ansiedade do público.
Algo tipo isso :
178823

Agora, não é todo mundo que tem essas sensações, mas é capaz de muitos sentirem, só não sabem explicar.
 
Ultima Edição:

The Kong

Cruz Bala Trevoso
VIP
Mensagens
31.571
Reações
135.462
Pontos
784
Eu entendi mais ou menos do que você está falando, mas seria melhor explicar o básico pois o assunto não é fácil de entender.


Vou tentar explicar aqui, se não ficou claro deixa quieto, mas enfim.

Essas "liminal spaces" (num vídeo citado pelo OP) são geralmente transições de uma parte pra outra, como corredores e becos.
Quando esses estão vazios e a pessoa tem uma sensação desconfortável enquanto passa ou olha através de fotos.
Olhando algumas imagens e por experiência própria, parece um lugar que está parado no tempo.
Também pode transmitir uma sensação de nostalgia a dependender do lugar.

Um bom exemplo pra quem ainda não entendeu : tente olhar pra essa imagem e observe a sensação que ela te passa.
Visualizar anexo 178822
Falando por mim, quando olho eu tenho as mesmas sensações que falei mais acima (desconforto, sensação de que o tempo está parado, um bocado de nostalgia), e também tenho a impressão que se trata de um espaço sem fim, pois o corredor é longo demais a ponto de parecer infinito.

Os filmes de Kubrick são famosos por utilizar esse artifício pra hipnotizar o espectador, especialmente O Iluminado e 2001 Uma Odisseia no Espaço.
Exemplos:
Visualizar anexo 178824
Visualizar anexo 178825
Visualizar anexo 178826

Tem muita relação tbm com aquele lance de "medo do desconhecido", com a diferença que um nem sempre e acompanhado de medo, enquanto o outro é.
Pra dar um exemplo exagerado disso, pense num filme de terror, quando tem um corredor longo e vazio, que normalmente é utilizado pra aumentar a tensão e ansiedade do público.
Algo tipo isso :
Visualizar anexo 178823

Agora, não é todo mundo que tem essas sensações, mas é capaz de muitos sentirem, só não sabem explicar.

Eu sinto uma certa paz
 

Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.363
Reações
15.812
Pontos
503
Visualizar anexo 178823

Agora, não é todo mundo que tem essas sensações, mas é capaz de muitos sentirem, só não sabem explicar.

Só me senti desconfortável com essa. Mas creio que tratar-se de um corredor escuro também colaborou.

Eu me lembro de ter visto uma vez, creio que era a capa de um jogo. Era uma imagem de um local escuro e estreito, uma espécie de labirinto ou construção subterrânea. Essa foi a única imagem (não gráfica) que já conseguiu fazer com que me sentisse realmente incomodado só de olhar para ela.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo