O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Imersão em jogos

mlooborte

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.063
Reações
11.545
Pontos
1.024
Como você se sente em relação a imersão em jogos? Conseguem se sentir parte do universo do jogo enquanto jogam, ou para você a coisa é mais superficial?

Na geração passada, lembro que comecei a jogar a série Mass Effect e a imersão era muito intensa: Eu conseguia jogar por umas doze horas seguidas e só parava quando a vista cansava, me preocupava com os acontecimentos do jogo e gostava de ouvir tudo que os NPC's tinham a dizer. Houveram outros fenômenos pra mim, lembro quando joguei Bioshock Infinite pela primeira vez e fiquei todo abobado no começo passeando por Columbia. Acompanhar a saga do Ezio em Assassin's Creed fazia eu me sentir dentro do animus: Eu me atentava para as datas, para o amadurecimento do personagem, jogava por muitas horas seguidas.

Eu conheço outras pessoas que se sentem dessa forma, mas com RPG's. Conheço pessoas também que não conseguem sentir nada disso, somente conseguem jogar multiplayers e muito raramente terminam algum jogo, mesmo afirmando gostarem de algumas franquias famosas.

Proibido falar de VR.

86671
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.573
Reações
13.067
Pontos
1.189
Consigo imergir bem nos jogos, se me cativam. Os dois Red Dead Redemption, GTA, Spiderman... Quando terminam parece que acabou uma parte da vida.

Outro que é minha cachaça desde 2014, Destiny. É como se eu me ligasse àqueles personagens. Lembro-me também quando era um guardiãozinho nível 8 e desci na Boca do Inferno, no D1, para uma missão. Cheguei a travar a mandíbula, tal a tensão. Levei alguns segundos para "sair" do jogo e perceber que era só ficção.
 

Dilios

Bam-bam-bam
Mensagens
3.189
Reações
5.418
Pontos
453
Já senti isso de formas diferentes e com jogos e em épocas distintas.

Com os Zeldas de GameCube eu senti isso, ainda mais com aquele controle incrível que permitia eu executar os comandos por instinto; anos depois, com Skyrim, eu senti essa imersão pela apresentação do jogo em si, aquela coisa toda da gente ser o escolhido, logo no começo encarar aquele dragão no topo do templo no momento em que o nosso personagem seria executado, enfim.

Em alguns jogos multiplayer jogando com amigos essa sensação também vem à tona, principalmente em momentos de urgência.
 

McLaren Project 4

Bam-bam-bam
Mensagens
2.310
Reações
2.757
Pontos
288
Eu fico imerso no jogo se ele proporcionar elementos suficientes para tal.

Atualmente estou jogando Days Gone e me sinto completamente dentro do universo do jogo, tamanha a competência na ambientação e na caracterização dos personagens. Em contrapartida eu não consigo sentir o mesmo se for jogar o Dying Light, que é parecido (pós apocalíptico, temática zumbi) com o título da Sony.

DL é um jogo chato e forçado na minha opinião e é justamente por isso que não sinto a mesma imersão.
 

Craudiao

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.876
Reações
16.777
Pontos
503
Imersão de verdade mesmo, acho que só um, em Fable The Journey...

Agora superficial em vários...

Realista... bem quando um personagem está caindo de muito alto sempre me dá um frio na barriga... kkkk
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
Talvez The Witcher 3 seja o jogo com a maior imersão de todos os tempos.

É incrível o universo que a CDProjekt construiu.

Uma pena que não tenha gostado tanto do gameplay e esteja empurrando o jogo com a barriga.
 


PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.866
Reações
50.967
Pontos
1.003
Consigo demais, especialmente os open world
Lá pra 2012 eu estive em situações dificeis mentalmente e RDR, AC 1,2, Brotherhood, GTA IV e afins me faziam realmente "fugir" momentaneamente e com isso até ajudar melhor nas ideia, nos pensamentos
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.733
Reações
79.765
Pontos
1.839
Falar de "imersão" é igual falar de "física" , "diversão" e classificar um jogo como "genérico".

São jargões usados para depreciar ou para enaltecer dependendo da vontade do orador.
 

大天使

Veterano
Mensagens
697
Reações
1.657
Pontos
148
O jogo que mais me emergeu pra dentro do game foi o Bully. O jogo te faz sentir que tá naquela escola, com personagens que não são meros figurantes, mas sim personagens com suas próprias histórias e grupos. O jogo só ficou um pouco enjoativo depois que completei o modo história.

Jogos de mundo aberto e múltiplas escolhas são os mais imersivos para mim.

Jogos de RPG eu jogo mais pensando nas estratégias do que na imersão. Jogos de RPG como os da saga Langrisser e Fire Emblem são como xadrez com estatísticas e números.
 

Uzumaki.Luffy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.906
Reações
28.702
Pontos
803
Eu gosto bastante de singleplayer(só jogo games desse tipo), porem isso raramente acontece comigo.O último jogo que me proporcionou muita imersão foi o Shenmue 1.

Ps: Os antigos alguns JRPG e resident evil também me proporcionam bastante imersão.
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.444
Reações
20.895
Pontos
1.044
Bom tópico.

Pra começar eu só consigo obter imersão em jogos singleplayer.

Em seguida, todos os jogos me proporcionam imersão. Se não houver 1% de imersão, eu estou com problemas ou estou ali só direcionando os analógicos enquanto me distancio de algum pensamento ruim.

Estou há 3 semanas sem jogar nada, absolutamente nada pois em função de alguns probleminhas pessoais minha vibe deu uma baixada. Eu sinto saudades de jogar mas quando ligo o console jogo cerca de 20 minutos e desligo tudo sem o menor pudor. Diferente quando estamos no auge de um jogo AAA lançamento aguardado.

Jogos que me fizeram entrar no jogo foram :

  • Skyrim
  • Uncharted (todos)
  • AC Odissey e Origins
  • RDR 2
  • FarCry 5 (imersão total)
  • Spiderman
  • RE VII
  • Sunset Overdrive

God of War é sensacional, mas não cumpriu esse papel comigo. Com ele eu tinha um sentimento maior em "rushar"
 

sukitaaa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
899
Reações
1.521
Pontos
833
The Witcher 3 me transformou em uma criança maravilhada por videogames. Eu realmente me sentia apegado ao universo do jogo e suas peculiaridades.

Acho que nunca encarnei um personagem como encarnei o Geralt...
 

leoaires

Bam-bam-bam
Mensagens
1.289
Reações
2.601
Pontos
299
Ninguém ainda falou de The Last Of Us...

Acho que ele e TW3 são os jogos mais imersivos que já foram feitos..
Você sente até as emoções dos personagens..
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.282
Reações
27.583
Pontos
1.553
lembro quando joguei Bioshock Infinite pela primeira vez e fiquei todo abobado no começo passeando por Columbia.
Não sei como isso é possível os npc em Colúmbia sequer reagem ao jogador... Uma das piores cidades que já vi em jogos
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.282
Reações
27.583
Pontos
1.553
Nunca consegui está coisa de imersão... De achar que EU sou o "Batman"
Videogames pra mim sempre foi joguinhos, entretenimento audiovisual, pronto ... Essa coisa de viajar como se estivesse "dentro do universo" sempre achei uma ideia meio debiloide... Deve ser porque eu aprendi a gostar de jogos na época dos mascotes, mas mesmo adorando jogos stealth e asventures pra mim sempre foi mais como "assistir", não "participar"
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.271
Reações
19.816
Pontos
803
Harvest Moon, sentia que aquela fazenda era realmente minha, e jogava todo dia um pouquinho em cuidar dela
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Acho que esses jogos que é mais cutscene que qualquer outra coisa acho dificil ter alguma imersão, quando um jogo parece um filme (e é editado de forma que lembre um) pra mim já era esse lance... imersão em jogos é pq você ta lá participando, em filme não é imersão mas sim outra coisa.



Os jogos que achei mais forte nesse lance de imersão são exatamente aqueles de sandbox survival, tem inclusive um que quero muito jogar (já tenho o jogo, só falta começar) que é o Subnautica. Todo mundo que jogou disse que é absurdamente imersivo, não literalmente pq ai seria submerso mas :ksafado
 

Nolifeking

Bam-bam-bam
Mensagens
4.662
Reações
7.357
Pontos
453
Sinto mais imerso em jogos de RPG em que há opções interativas que afetam a estória. Estilo Mass Effect, Dragon Age, Fallout e The Witcher.
A sensação de tomar decisões e se preocupar com as consequências é demais. Lembro de tantas escolhas em Mass Effect e Dragon Age que fiquei minutos parado pensando em o que escolher e depois na consequência( Does this unit have a soul feelings).
Jogo também outros jogos mais lineares, mas não me proporcionam o sentimento de que estou vivendo aquela estória.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.994
Reações
31.288
Pontos
1.753
Ninguém ainda falou de The Last Of Us...

Acho que ele e TW3 são os jogos mais imersivos que já foram feitos..
Você sente até as emoções dos personagens..
discordo. tlou me tirava do jogo mil vezes por minuto. seja por causa dos zumbis ignorando a guria, seja pelas "morte por cutscene", ou por outras mecanicas falhas que o jogo tem.
pra mim o jogo mais imersivo de todos foi o amnesia. foi o unico jogo que tive por uma fração de segundo a sensação que estava à beira da morte de verdade. Feito só replicado UMA VEZ na vida real, durante uma aquaplanagem que achei q ia acabar em m****. Nenhum outro jogo chegou nem perto disso.
 

Inari

Bam-bam-bam
Mensagens
1.706
Reações
3.203
Pontos
453
Life is strange... chorei jogando, e chorarei de novo quando for jogar novamente... talvez por ter tanta similaridade com um dos personagens.
 

LANTIS!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.205
Reações
18.376
Pontos
753
Sim! Gosto dessa sensação.
Inclusive ao terminar um jogo (ou série) sempre fico dias num vazio existencial até decidir qual será o próximo.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.842
Reações
230.092
Pontos
2.529
Para ter imersão tem que ser em 3d, primeira coisa .


E eu tenho imersão quando as minhas atitudes refletem no jogo. Massa effect eu sentia imersão, Horizon não passa nem um pingo disso .

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 

Monogo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.871
Reações
70.408
Pontos
1.279
O ultimo jogo que me marcou em imersão, pela construção do ambiente, foi Stalker.

Pela historia foi o Witcher
 

Evil_Ryu

Veterano
Mensagens
1.370
Reações
223
Pontos
129
Como você se sente em relação a imersão em jogos? Conseguem se sentir parte do universo do jogo enquanto jogam, ou para você a coisa é mais superficial?

Na geração passada, lembro que comecei a jogar a série Mass Effect e a imersão era muito intensa: Eu conseguia jogar por umas doze horas seguidas e só parava quando a vista cansava, me preocupava com os acontecimentos do jogo e gostava de ouvir tudo que os NPC's tinham a dizer. Houveram outros fenômenos pra mim, lembro quando joguei Bioshock Infinite pela primeira vez e fiquei todo abobado no começo passeando por Columbia. Acompanhar a saga do Ezio em Assassin's Creed fazia eu me sentir dentro do animus: Eu me atentava para as datas, para o amadurecimento do personagem, jogava por muitas horas seguidas.

Eu conheço outras pessoas que se sentem dessa forma, mas com RPG's. Conheço pessoas também que não conseguem sentir nada disso, somente conseguem jogar multiplayers e muito raramente terminam algum jogo, mesmo afirmando gostarem de algumas franquias famosas.

Proibido falar de VR.

Visualizar anexo 86671
Cara, estou nessa turma só do multiplayer, apesar de gostar de algumas franquias !!

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

NBT master

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.191
Reações
1.389
Pontos
944
A forma como enxergo imersão em jogos tem a ver com a forma como eles me prendem e me inserem à força no mundo proposto. Neste aspecto, vou citar uns:

iRacing.com + Oculus Rift CV1 (PC)

The Last of Us (PS3) + Home 5.1

The Legend of Zelda: Breath of the Wild (WiiU)

Metroid Prime (GC)

Super Metroid (SNES)

Esses conseguiram realmente me inserir no jogo e me fazer esquecer dos arredores.
 

Incalus

Bam-bam-bam
Mensagens
8.108
Reações
8.855
Pontos
444
Para mim, existe o antes e o depois do VR em termos de imersão. Só quem experimentou sabe...


Dá para sentir imersão em qualquer jogo, se a pessoa entrar no clima, mas VR deu um salto absurdo de imersão. Inclusive depois de testar o Rift S, já planejo comprá-lo até o início do ano que vem.
 

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.189
Reações
27.246
Pontos
1.053
The Witcher III e NieR Automata

2 jogos mágicos dessa geração.

Sempre fui de me perder no jogo, no filme e em séries.
231bb6cc39814910d94241cd0f28dd75.jpg


Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

Desann

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.971
Reações
6.124
Pontos
999
Coincidentemente estou jogando no momento um dos games mais imersivos que já joguei:

The Last of Us

put* m****, cada cenário é feito com tanto cuidado e com tantos detalhes... E as interações entre Joel e Ellie... Pqp, tô fascinado por esse jogo!
 

Acteon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.802
Reações
15.344
Pontos
789
GTAV é um jogo que desde que lançou, sempre tenho a mão para jogar (hoje em dia no PC).
Não importa o momento, ou o ano, eu sempre me sinto passeando por Los Angeles e arredores, claro que com a devida licença poética e limitações. Ainda mais que conheci LA somente bem criança, então criei uma memória quase fantasiosa do lugar. Quando entro em GTAV sinto como se tivesse revisitando uma cidade real, mérito da Rockstar que fez tudo com tanto detalhe e interação que é quase impossível conhecer tudo o que existe naquele mundo. E olha que desde o início nunca joguei o online por preguiça da "competitividade".
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.220
Reações
35.423
Pontos
1.053
quando era mais jovem conseguia ter uma imersão maior, hoje em dia só que me divertir.
 
Topo Fundo