Pelo que entendi você sabe zero sobre a declaração, certo?
É simples, só pegar esse papel que a empresa dá(informe de rendimento) e preencher o programa da declaração (que vai ser lançado lá pra ultima semana de fevereiro), é bem fácil na verdade, só seguir o que tá escrito no papel basicamente, a mesma coisa vale pro carro, basta adicionar na ficha Bens o valor que você pagou nele e se for financiado coloque o valor que vc realmente gastou ate 31/12/2019 e o que ainda falta vai pra ficha dividas.
Já a rescisão vai pra ficha Rendimentos isentos não tributáveis, lá vc localiza fácil também como deve inserir esse valor.
De resto vc tem que incluir suas contas bancárias (o banco disponibiliza lá pro fim de fevereiro também), e despesas com médicos , dentistas etc, desde que você tenha o comprovante desse gasto.
O básico é esse creio eu.
Sempre existe a opção de contratar um contador pra fazer pra você se não quiser preocupação com isso, mas se você tem poucos bens, uma fonte de renda só, dá pra se virar.
Espero ter ajudado.