O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Imposto de Renda 2020 - Principais dúvidas na pg.1 - Novo prazo pra entrega: 30/06!

Loko the Drugs

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
358
Reações
61
Pontos
719
Eu sou prestador de serviços, tenho CNPJ e tenho uma dúvida na declaração desse valor que ganho através da minha micro empresa.
Tenho esse arquivo: "Comprovante de Rendimentos Pagos e de Imposto sobre a Renda Retido na Fonte Ano-Calendário 2019"
113931

Alguem sabe onde declara e qual código desses items que risquei o valor?
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.924
Reações
39.380
Pontos
2.044
Eu sou prestador de serviços, tenho CNPJ e tenho uma dúvida na declaração desse valor que ganho através da minha micro empresa.
Tenho esse arquivo: "Comprovante de Rendimentos Pagos e de Imposto sobre a Renda Retido na Fonte Ano-Calendário 2019"
Visualizar anexo 113931

Alguem sabe onde declara e qual código desses items que risquei o valor?
Simples e a resposta está na própria imagem! Os rendimentos tributáveis vão na aba "rendimentos tributáveis" e os do segundo quadro em "rendimentos isentos e não tributáveis". Se não me engano, o código para lucros e dividendos, no programa da receita, é 9, mas ali tem várias opções e tu vais achar fácil.
 

UT_Killer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.466
Reações
14.404
Pontos
1.369
Galera, estou com umas dúvidas em uma declaração de IR aqui.
E pra não criar tópico novo, vou aproveitar esse aqui.

180912

1. Essa GPS é para pagamento em atraso (Cód. 1201), devo dividir o valor total pelo número de meses consolidados, e na declaração colocar cada valor em cada competência? É isso?

2. E alguém sabe qual o mês exato da competência? Tipo "a competência de 09 a 10/2020", vai no mês 9 ou mês 10?

Grato.
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.924
Reações
39.380
Pontos
2.044
1. Essa GPS é para pagamento em atraso (Cód. 1201), devo dividir o valor total pelo número de meses consolidados, e na declaração colocar cada valor em cada competência? É isso?
Tá botando isso onde na declaração de renda? Tu és profissional liberal? Acredito que sim. Tá querendo puxar do carnê leão? Ou tu não fez o carnê leão e agora vai lançar manualmente só agora no ajuste?
2. E alguém sabe qual o mês exato da competência? Tipo "a competência de 09 a 10/2020", vai no mês 9 ou mês 10?
A competência de 09/2020 é paga em 10/2020. Mas pelo que vi, tu pagou quase o ano todo de 2020 atrasado no ano de 2021. Não sei se tu deverias informar isso na declaração de renda, porque o pagamento ocorreu em 2021.
 

UT_Killer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.466
Reações
14.404
Pontos
1.369
Tá botando isso onde na declaração de renda? Tu és profissional liberal? Acredito que sim. Tá querendo puxar do carnê leão? Ou tu não fez o carnê leão e agora vai lançar manualmente só agora no ajuste?

A competência de 09/2020 é paga em 10/2020. Mas pelo que vi, tu pagou quase o ano todo de 2020 atrasado no ano de 2021. Não sei se tu deverias informar isso na declaração de renda, porque o pagamento ocorreu em 2021.

Opa, obrigado por responder.

A declaração não é minha.
É de um cara que trabalhava em uma empresa, foi demitido no meio do ano e ficou pagando por conta própria.
No caso dele, tem o valor da Previdência Oficial no comprovante de rendimentos, e também tem essa GPS.
Pelo visto, ele pagou tudo atrasado mesmo.
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.924
Reações
39.380
Pontos
2.044
Opa, obrigado por responder.

A declaração não é minha.
É de um cara que trabalhava em uma empresa, foi demitido no meio do ano e ficou pagando por conta própria.
No caso dele, tem o valor da Previdência Oficial no comprovante de rendimentos, e também tem essa GPS.
Pelo visto, ele pagou tudo atrasado mesmo.
Sim, pagou atrasado a partir de 04/2020 e ainda incluiu meses de 2021. Não pode informar o valor total para o ano de 2020. Se for informar, terá de indicar apenas os meses referentes ao ano de 2020, que estão na página 2 dessa GPS.
 


UT_Killer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.466
Reações
14.404
Pontos
1.369
Sim, pagou atrasado a partir de 04/2020 e ainda incluiu meses de 2021. Não pode informar o valor total para o ano de 2020. Se for informar, terá de indicar apenas os meses referentes ao ano de 2020, que estão na página 2 dessa GPS.

Vou verificar essas informações com ele.
Vlw.
 

Gulf

F1 King
Mensagens
16.282
Reações
15.512
Pontos
1.439
Pergunta: Ano passado não fiz a declaração referente 2019 pois fui demitido na época e minha renda do ano ficou abaixo do valor referência aquele de +-29k.

Tenho que fazer algo diferente este ano?
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.230
Pontos
2.009
Nem me incomodo com essa bizarrice nojenta que é o IR, entrego toda a papelada pro meu contador e ele que se foda.
Se ele faz cagada eu não sei, mas normalmente "recebo" (ou me devolvem parte do roubo) uma boa restituição e nunca cheguei nem perto de cair na malha fina, eu peço pra ele fazer tudo da forma mais correta possível, sem mutreta nenhuma.
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.924
Reações
39.380
Pontos
2.044
Pergunta: Ano passado não fiz a declaração referente 2019 pois fui demitido na época e minha renda do ano ficou abaixo do valor referência aquele de +-29k.

Tenho que fazer algo diferente este ano?
Só precisa fazer se tiver recebido acima do limite de isenção de 28 mil e tantos ou recebido mais dr 40 mil em rendimentos isentos. Se tiver mais de 300 mil em patrimônio, também precisa fazer.
 

Eudaimon

Bam-bam-bam
Mensagens
2.216
Reações
8.644
Pontos
453
Nem me incomodo com essa bizarrice nojenta que é o IR, entrego toda a papelada pro meu contador e ele que se foda.
Se ele faz cagada eu não sei, mas normalmente "recebo" (ou me devolvem parte do roubo) uma boa restituição e nunca cheguei nem perto de cair na malha fina, eu peço pra ele fazer tudo da forma mais correta possível, sem mutreta nenhuma.
Meu galo, somos dois aqui.

Eu fico me perguntando como o meu pai se encorajava a declarar o dele lançando por conta, todo ano. O cara tinha patrimônio à beça, e dinheiro assim alocado em meios diversos, tanto bens variáveis quanto demais aplicações. Uma confusão digna de desencorajamento.

Daí que ele depois teve de entrar com uma ação contra a União, porque um dia se deu conta de que tava declarando a maior um aspecto lá. Um contador possivelmente estaria capacitado para ver isso para ele desde o início.


Desde que eu ganho renda tributável, e ele morreu, remeto a documentação seja minha ou dele ( sou inventariante) ao contador e ele que desenrola esse emaranhado contábil para mim.

O IRPF é só mais um sintoma da doença do corpo jurídico burocrático brasileiro: uma empentelhação que soma à alta carga de exação a altíssima complicação metodológica, que torna simplesmente desencorajador ao leigo regularizar sua situação fiscal, ao menos por conta própria.

POR QUE NÃO FACILITAR?
 

EasyName

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.053
Reações
3.696
Pontos
704
Meu galo, somos dois aqui.

Eu fico me perguntando como o meu pai se encorajava a declarar o dele lançando por conta, todo ano. O cara tinha patrimônio à beça, e dinheiro assim alocado em meios diversos, tanto bens variáveis quanto demais aplicações. Uma confusão digna de desencorajamento.

Daí que ele depois teve de entrar com uma ação contra a União, porque um dia se deu conta de que tava declarando a maior um aspecto lá. Um contador possivelmente estaria capacitado para ver isso para ele desde o início.


Desde que eu ganho renda tributável, e ele morreu, remeto a documentação seja minha ou dele ( sou inventariante) ao contador e ele que desenrola esse emaranhado contábil para mim.

O IRPF é só mais um sintoma da doença do corpo jurídico burocrático brasileiro: uma empentelhação que soma à alta carga de exação a altíssima complicação metodológica, que torna simplesmente desencorajador ao leigo regularizar sua situação fiscal, ao menos por conta própria.

POR QUE NÃO FACILITAR?
Se facilitar, seria um meio a menos de poder nos roubar.
 

Lor’themar Pomposo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.982
Reações
7.455
Pontos
694
Todo ano faço a minha declaracao, e esse foi o mais chapinha, por ter que declarar as ações, etc que comecei a investir.

Entreguei na primeira semana de março. Ontem lembrei que esqueci de declarar a venda de um veículo (uma porcentagem que tinha sobre ele na verdade). Retifiquei e agora voltei pro fim da fila na restituição :ksnif
 

CoyoteBoicote

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.680
Reações
13.968
Pontos
754
Eu fiz uma vez a declaração pq nunca tinha declarado meu carro e moto. Este ano é a segunda que faço porque passou pouco mais q 30 ou 40 reais do valor limite recebido no ano, fiz pelo celular e espero ter feito tudo certo. Só aguardar agora...
 

mfalan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.201
Reações
23.986
Pontos
803
Foi aprovado o novo prazo? Tinha visto que o Congresso tava enrolando que tinha que voltar pros deputados pois o senado aprovou com alterações.
 

mfalan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.201
Reações
23.986
Pontos
803
Oficialmente mudou pra 31 de maio, será que muda de novo se aprovarem lá no Congresso pra junho, mas nem isso aqueles vagabundos fazem direito.
 
D

Deleted member 248528

Uma cliente me informou a conta para restituição errada, referente ao ano passado, e só me informou a correta há uma semana. Fiz o acerto, e ainda está em fila de restituição. Alguém sabe dizer que prazo leva para cair o valor?
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.924
Reações
39.380
Pontos
2.044
Uma cliente me informou a conta para restituição errada, referente ao ano passado, e só me informou a correta há uma semana. Fiz o acerto, e ainda está em fila de restituição. Alguém sabe dizer que prazo leva para cair o valor?
A restituição ocorre durante o ano todo. Normalmente, quem entrega primeiro, recebe primeiro. Difícil falar em prazo, vai ter de ficar de olho sempre que houver informação de restituição.
 
D

Deleted member 248528

A restituição ocorre durante o ano todo. Normalmente, quem entrega primeiro, recebe primeiro. Difícil falar em prazo, vai ter de ficar de olho sempre que houver informação de restituição.
Sim mas, neste caso, é referente ao ano retrasado. Não deveria cair depois de 72 horas?
 
Topo Fundo