O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Impressão 3D: Onde achar bons modelos grátis?

Astrus Maximus

Bam-bam-bam
Reações
5.550
Pontos
353
Chapas

Ganhei de presente uma Ender 3 v2 Neo 220 x 220 x 250 e comecei a imprimir alguns modelos.

O plano é aprender a imprimir rapido e direito e comecar a vender produtos quando chegar numa qualidade razoável.

Comecei a baixar vários modelos dos principais sites de download de .stl, modeloa grátis, e tem muita coisa.

Mas ao mesmo tempo, os melhores modelos são pagos e bem caros.

Não quero link de pirataria, mas queria saber se conhecem sites diferentes daqueles 4 ou 5 mais famosos e que tenham modelos diferentes e grátis.

Alguém conhece?

PS: Opa, outro plano é aprender a modelar, mas gastei todo o (pouco) dinheiro que sobra do salário em filamentos e tintas para pintar as peças, quem me deu queria ajudar a ter um complemento de renda, mas entrar neste mercado, agora, veio justamente numa epoca que estou quase zerado de dinheiro e por isso queria modelos grátis, mas que fossem bons e diferentes do que se acha em qualquer lugar.

Astrus Maximus

Bam-bam-bam
Reações
5.550
Pontos
353
A questão toda é que os caras que fazem os modelos mais fodas são profissionais do ramo e, portanto, não trabalham de graça.
Concordo.

Por isso mesmo nem pedi link de pirataria.

Eu não pensava em usar impressão 3D como complemento de renda, nem pensava em comprar uma impressora à sério, Luciano Braga, então eu vi por muitos anos sites aqui e ali com modelos muito bons, geralmente era no esquema "Baixe estes 4 modelos grátis para ver que a qualidade é boa, depois assine o canal por 20 euros" e nunca baixei nada. Nem adicionei aos favoritos.

Aí, hoje, que tenho a impressora, não acho mais nada. É o tipo de coisa que você só acha na sorte.

Tem impressora?

Astrus Maximus

Bam-bam-bam
Reações
5.550
Pontos
353
Edição: Não deu para upar as ultimas fotos, deu que eram grandes.

9C20973D-4C20-4929-B9CF-5028873EDFA2.jpeg
Comecei fazendo estes, há dias semanas e já estou nestes:

Anexos

• C15E886A-9E45-4111-8078-6A648EA8422F.jpeg
    C15E886A-9E45-4111-8078-6A648EA8422F.jpeg
    111,7 KB · Visualizações: 46
  • 4683CE2B-99D4-439A-AA4D-52D0DF818D94.jpeg
    4683CE2B-99D4-439A-AA4D-52D0DF818D94.jpeg
    92,7 KB · Visualizações: 45

Mestre Viril

Mil pontos, LOL!
Reações
26.219
Pontos
1.089
Sempre me interessei muito por impressão 3D, mas falta a grana e o tempo pra entrar de cabeça. Tem uns modelos no ML, mas tudo caro pra caramba.

Seria interessante procurar um curso sobre modelagem 3D pra montar uns projetos da hora.

Aliás, se pinta esses modelos como? Spray ou pincel?

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Reações
190.719
Pontos
2.234
Concordo.

Por isso mesmo nem pedi link de pirataria.

Eu não pensava em usar impressão 3D como complemento de renda, nem pensava em comprar uma impressora à sério, Luciano Braga, então eu vi por muitos anos sites aqui e ali com modelos muito bons, geralmente era no esquema "Baixe estes 4 modelos grátis para ver que a qualidade é boa, depois assine o canal por 20 euros" e nunca baixei nada. Nem adicionei aos favoritos.

Aí, hoje, que tenho a impressora, não acho mais nada. É o tipo de coisa que você só acha na sorte.

Tem impressora?

Pensei em comprar uma Ender uns...dois anos atrás, acho. Aí fui dar uma pesquisada e esbarrei nesse mesmo problema. A solução seria modelar eu mesmo, mas como eu sabia que não ia ter paciência pra me afundar na ideia, acabei abandonando.

O "certo" mesmo é o cara aprender a modelar e trabalhar sob demanda, podendo inclusive cobrar bem nesse caso, mas e a disposição? Foda.

Abdullah Al-Papai

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
15.504
Pontos
703
No meu ponto de vista, já que ganhou a impressora, aproveite e faça um curso para aprender um Fusion 360 da vida. Se buscar no Udemy é bem provável que encontre excelente material para te introduzir no assunto por uns ~35 reais (nas promoções que eles fazem). Também dá para buscar cursos nos torresmos da vida.

Se você depender de modelo stock vai acabar brigando por preço. O modelo grátis que você encontrar vai ter um monte de gente que vai encontrar também e se dispôr a vender mais barato que você. Modelos que você fez, daí já é outra história: vai dar uma dor de cabeça muito maior para quem quiser copiar. Sem contar que além de maior valor, você também consegue testar N formas / personalizações distintas até chegar no que vende legal.

Astrus Maximus

Bam-bam-bam
Reações
5.550
Pontos
353
Chapas, vou seguir o conselho de vocês e fazer um curso de modelagem.

Só vou ficar mais uns dias testando e configurando a impressora.

Experimentei o filamento Voolt 3D e me arrependi. O preço estava convidativo (2/3 do preço dos concorrentes) e nos sites de venda nota 4/5, parecia bom.

Mas após umas 4 peças, começou a soltar material antes da extrusora, um pozinho que não dei valor. Acaba que perdi duas peças quase no fim. Entupi um bico. E o filamento se partiu ficando preso dentro do tubo.

Enfim, pode ser humidade pelo clima chuvoso do Rio estes dias? Pode. Mas já não confio na marca.

Ponfick

All Hail
Reações
3.392
Pontos
1.204
Eu comprei uns ABS, tudo na mesma loja, todos tinham umidade, eles dão umas estouradas quando imprimem, e fácil de notar.

O esquema que me ensinaram foi de botar na mesa aquecida por algumas horas, para dar uma secada nele.

Eu também comprei um filamento que ficava variando o diâmetro do fio, eu achava que tinha algo errado na impressora. Mas era a porcaria do filamento.

Eu perdi varias peças com esse filamento, varias falharam, outras ficavam com menos filamento em certas partes.

É eu achando que era problema meu que não sabia da manutenção na impressora.

Fique ligado no som da sua impressora, se ela ficar fazendo uns tec's pode ser o filamento prendendo.

Astrus Maximus

Bam-bam-bam
Reações
5.550
Pontos
353
Eu comprei uns ABS, tudo na mesma loja, todos tinham umidade, eles dão umas estouradas quando imprimem, e fácil de notar.

O esquema que me ensinaram foi de botar na mesa aquecida por algumas horas, para dar uma secada nele.

Eu também comprei um filamento que ficava variando o diâmetro do fio, eu achava que tinha algo errado na impressora. Mas era a porcaria do filamento.

Eu perdi varias peças com esse filamento, varias falharam, outras ficavam com menos filamento em certas partes.

É eu achando que era problema meu que não sabia da manutenção na impressora.

Fique ligado no som da sua impressora, se ela ficar fazendo uns tec's pode ser o filamento prendendo.
Opa, ele fez tec tec também.

No começo achei normal, depois achei que era problema na impressora. Só quando ja tinha perdido estas peças, que fui procurar e encontrei o motivo.

A dica de aquecer na mesa foi ótima! Nunca havia lido!

Ponfick

All Hail
Reações
3.392
Pontos
1.204
Se der o Tec na primeira camada geralmente a mesa está muito perto do bico.

Ser for mais para frente a impressora não está conseguindo empurrar o filamento.

Arikado Sama

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
10.245
Pontos
753
Cults3d, thingverse entre outros.
Tem grupos no Facebook, onde rola do pessoal compartilhar algo.
Mas eu indico também criar, brincar de aprender.
Eu costumo algumas vezes criar modelos do nada, outras pegar algo pronto e modificar. Já fiz algumas peças únicas (para revenda), apenas brincando no tinkercad, mas se quiser um leque maior já encara logo o fusion 360.

3 anos com a minha flsun qq-s e apesar de ter que trocar e adaptar diversas peças dela, e com isso ter lá minhas dores de cabeça, curto bastante a bi***nha.

Astrus Maximus

Bam-bam-bam
Reações
5.550
Pontos
353
Eu costumo algumas vezes criar modelos do nada, outras pegar algo pronto e modificar. Já fiz algumas peças únicas (para revenda), apenas brincando no tinkercad, mas se quiser um leque maior já encara logo o fusion 360.

3 anos com a minha flsun qq-s e apesar de ter que trocar e adaptar diversas peças dela, e com isso ter lá minhas dores de cabeça, curto bastante a bi***nha.
Já fiz alguma coisa. E me inscrevi para um curso, mas aqui no Rio fez tanto calor de dia que não quis fazer nada.

O bom é que parou de chover, deu pra voltar a imprimir.

Se tudo de certo, amanha a esta hora terei a Akali de Lol impressa e posto aqui.

Mestre Viril

Mil pontos, LOL!
Reações
26.219
Pontos
1.089

Compensa pegar uma impressora pra fazer alguma coisa pra vender? Tipo, pelo preço dos filamentos, rende o suficiente pra fazer alguns modelos, vender e ainda tirar alguma coisa?

Arikado Sama

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
10.245
Pontos
753
Compensa pegar uma impressora pra fazer alguma coisa pra vender? Tipo, pelo preço dos filamentos, rende o suficiente pra fazer alguns modelos, vender e ainda tirar alguma coisa?

Compensa se você tiver paciencia e vontade de aprender. É meio chato pegar todas as manhãs, fazer nivelamento, fatiar, peças de reposição, tem que manjar um pouco de eletronica, talvez você pegando uma ender ou outra com peças de facil reposição no brasil melhore muito sua experiencia.
Tendo tudo isso em mente, pois problemas você vai ter, é normal, ai sim, dá pra ganhar uma grana, mas também vai do teu fator de só pegar peças (stl) já prontas e fabricar (não vai ganhar tanto, porque vai competir com quem já vende, mesmo assim tem uma saida legal), se criar peças unicas, ou até mesmo modificar as já existentes otimizando-as já é um diferencial e com certeza vai atrair interessados.

Outro maquinário legal são as cnc's, dá pra fazer muita coisa legal com um laser, basta ter criatividade.

Quanto ao preço dos filamentos e peças de reposição, dá sim, dependendo do que for imprimir, ter um lucro legal e se pagar. hoje eu "brigo" mais pelo tempo em impressão, do que pelo valor em si do material. E olha que a minha qq-s é uma das mais rapidas em imprimir, mesmo assim alguns projetos levam boas horas, ou até mesmo dias. Recomendo começar primeiramente com o PLA para pegar as manhãs. Ele é mais fragil, mas, muito mais facil de imprimir e vai te dar um bom norte no começo.

Ponfick

All Hail
Reações
3.392
Pontos
1.204
Amigo usa esse site aqui, só pesquisar o que você quer, baixar e espetar na máquina

Esse site está nas ultimas.
Faz meses que fiz um remix e não consigo logar para postar.
Fora varias invasões que o site teve.

Freddie Mercury

Bohemian Rhapsody
VIP
Reações
49.287
Pontos
603
Esse site está nas ultimas.
Faz meses que fiz um remix e não consigo logar para postar.
Fora varias invasões que o site teve.
Sério?

Quando eu construí minha impressora pro TCC essa era minha fonte (2015 a 2017).

Vai no reddit, com certeza tem algum tópico lá que tem os 3D ou que recomenda sites

Astrus Maximus

Bam-bam-bam
Reações
5.550
Pontos
353
Andei pensando em pedir para a moderação editar o título do tópico e colocar que é o tópico oficial de impressão 3D, pelo que vi tem gente que já ganha algum dinheiro com impressão, gente que sabe onde encontrar modelos grátis e até gente querendo saber como é a impressão 3D.

Astrus Maximus

Bam-bam-bam
Reações
5.550
Pontos
353
Dando um UP, acabei fazendo m****.

Tenho uma Creality Ender3 V2 Neo mas pelo ano inteiro sem voltar ao tópico podem imaginar que não a usei tanto. Basicamente tive problemas de energia elétrica, a luz dava picos de energia de tantas em tantas horas e mesmo teoricamente a impressora sendo capaz de resumir as impressões, ela não resumia.

O resultado foi perder tantas peças quase prontas (a sacanagem é esta, sempre depois de perder 90% do que tinha feito), joguei ela numa caixa e nunca mais.

Ou melhor, voltei com a impressora, pois mudei de casa para um apartamento mais ´próximo do centro e que a energia é estável.

Lindo e maravilhoso, retirei a impressora da caixa, liguei e, feliz da vida, vi que ela estava funcionando e pensei "Mais de um ano sem usar, vou atualizar o firmware, deve ter muitas melhorias".

:-(

Atualizei e ferrei com ela.

A Ender-3 V2 Neo tem nivelamento automático.

A atualização perdeu este nivelamento. O idioma passou para inglês... E nem lembro mais como nivelar manualmente.

Alguém tem o firmware original da impressora em português?

Ren Vercetti

Lenda da internet
VIP
Reações
1.756
Pontos
1.509
Quem quiser trocar uma ideia, tirar umas dúvidas entendo bastante do assunto, até já dei aula de impressão 3D
Visualizar anexo 375534

Meus parabéns! Sucesso aí pra vcs!

Qual impressora vc recomenda comprar aqui no brasil mesmo? Já que importar está inviável.

Faz tempo que tenho interesse nessa área. Mas medo de gastar uma grana e deixar de lado

Se eu curtir e aprender fazer meus próprios modelos acho que já valeria a pena, se ganhar uma grana com isso seria melhor ainda.

Precisaria tb fazer um curso de modelagem 3D.

Astrus Maximus

Bam-bam-bam
Reações
5.550
Pontos
353
Meus parabéns! Sucesso aí pra vcs!

Qual impressora vc recomenda comprar aqui no brasil mesmo? Já que importar está inviável.

Faz tempo que tenho interesse nessa área. Mas medo de gastar uma grana e deixar de lado

Se eu curtir e aprender fazer meus próprios modelos acho que já valeria a pena, se ganhar uma grana com isso seria melhor ainda.

Pelo que li, muita gente entra no ramo, vê que é mais difícil que apenas mandar imprimir e sair a impressão e desiste.

Então tem muita máquina boa, usada poucas vezes, sendo vendida usada nas OLXs da vida a um preço mais em conta, apesar de que exigem os cuidados de sempre com o vendedor, podem ser uma forma de entrar no nicho sem gastar tanto.

Como fiquei mais de um ano sem mexer, não posso falar nada de máquina e tal, mas a trend “Caixa de Boneco”, por exemplo, era a hora de aproveitar e fazer uma propaganda enorme pra você.

Pegue você (ou Lula, Bolsonaro ou qualquer famoso) e faça a caixa no ChatGPT e use a mesma imagem para fazer um boneco por outras AIs que criam STL baseado em Imagem.

Imprima, pinte e ponha no seu Instagram, montes de pessoas vão querer.

Não sei como não tem gente falando disso.

Se minha impressora estivesse funcionando, já tenho até meu próprio boneco pra imprimir.

Astrus Maximus

Bam-bam-bam
Reações
5.550
Pontos
353
Sei que a pergunta não é para mim, mas basta procurar programas simples, acho que Cadmat ou algo assim e você pode editar modelos prontos (coisa simples como corrigir algo ou colocar sua marca ao invés da que vem junto com o modelo) e o blender parece que é gratuito e tem centenas de aulas grátis no YouTube.

Você vai querer aprender com o tempo, mas se não for afoito, vai aprendendo de acordo com o que precisa e não vai ser difícil.

Ren Vercetti

Lenda da internet
VIP
Reações
1.756
Pontos
1.509
Continuo pesquisando sobre o assunto, mas cheguei a conclusão que a impressora que eu quero é a Bambu Lab P1S com AMS.

Problema é o preço, uns 10k.

Se ao menos eu tivesse a certeza que eu conseguiria recuperar a metade da grana vendendo produtos , eu compraria sem problemas.

Esperar se o preço cai um pouco, mas com tudo que anda rolando, acho difícil.

Kellevra89

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
3.740
Pontos
703
os que mais uso são o

o primeiro é a comunidade das impressoras Bambu, mas da pra baixar o arquivo STL e usar no fatiador da sua preferencia. O segundo é a comunidade das impressoas Prusa, mas da pra baixar o STL também.

Minha experiencia imprimindo em 3D foi com a primeira Ender, ela é do meu sogro que no caso me emprestou por um tempo, ai fiz alguns upgrades bem bacanas nela, e ele pediu de volta a impressora kkkkk. Mas tudo bem é a vida, mais pro fim do ano pretendo pegar um Bambu A1, ela parece uma impressora muito direto ao ponto, e isso me anima bastante.

A Ender V1 a impressão 3D era meio na raça, ela era uma impressora bem cru antes dos upgrades, mas só de ter instalado um 3d touch nela a qualidade de vida melhorou uns 300%, a mesa dela também era horrível, lembro que mandei fazer uma de vidro temperado, usava spray fixador de cabelo pra peça aderir melhor kkk, ela era barulhenta pique impressora matricial, os primeiros firmwares dela tinha chance da impressora pegar foto, e corrompia direto o micro SD. Mas era divertido demais.

Acho que se tu quer lucrar com impressão 3D, vale a pena colocar os arquivos pagos na conta, se for um arquivo unico talvez não compense, mas se for algum arquivo que tu vá vender mais de uma vez da pra diluir o valor dele nas peças vendidas. Hoje eu montaria um catálogo, só trabalhando com "encomenda", pagou, tu imprime a peça e envia ou entrega.

Topo Fundo