O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Impressões de Shenmue I & II HD

Ennis

Bam-bam-bam
Mensagens
8.195
Reações
19.367
Pontos
394
O jogo teve um marketing ferrenho em todas as revistas de games da época (gringa e br), lembro da gamers fazendo um preview gigantesco endeusando o jogo dizendo que é praticamente um simulador da vida real onde você podia fazer de tudo e com gráficos realistas, lendo uma matéria dessa não tem quem não ficasse empolgado, mas quando o jogo finalmente chegou, viram que não era aquilo tudo e decretaram que era apenas um bom jogo, frisando que o maior defeito era a jogabilidade e o ritmo lento. Esse hype influenciou negativamente nas notas do jogo. Eu curti Shenmue, joguei em 2003, ele é ambicioso e tem seus méritos, mas tem jogos melhores no DC.
Concordo absolutamente.

Eu comprei o meu em 2001, e na época meu disco 2 veio com problema.

Mandei pra garantia e a TecToy me mandou outro disco 2 e quinze dias depois, mandou outro jogo completo, então tive dois.
Também considero que há jogos melhores no Dreamcast e esse review da Gamers foi o suprasumo do exagero. O jogo nao cumpre 10%, das bobagens que foram escritas lá.
 
Ultima Edição:

The End.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.047
Reações
26.318
Pontos
703
Shenmue è o jogo com o maior número de paga pau de "ouVi falar".

Maior parte dessa galera que baba ovo desse jogo, sequer viu o jogo na sua época, dirá ter jogado.
Só deixo claro que eu nunca fui um desses.

Tudo que eu falei é com base no que estou jogando em abril de 2021.

Primeiro que eu nem teria como jogar ou mesmo saber da existência disso na época: não tinha internet e na minha cidadezinha nunca chegou Dreamcast, Shenmue ou até mesmo revistas de games.
 

Ricker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.633
Reações
2.486
Pontos
709
Foi um dos games que mais me impressionou na vida (senão o mais), simplesmente incrível e a frente do seu tempo na época.
 

Raptor87

Bam-bam-bam
Mensagens
1.167
Reações
3.750
Pontos
303
Super Mario foi o polimento máximo de um estilo, Shenmue foi a ideia inicial de Open World e o começo de um melhor polimento em jogos 3D arcaicos. Não tem como comparar.

Mas esses jogos 2D geralmente envelheceram melhor.
Já nos jogos 3D os cenários são mais complexos e tivemos muita evolução ao longo dos últimos 20 anos.

Não acho que seja assim tão simples. A jogabilidade de um game de plataforma do tipo SMW não mudou, basicamente, de lá pra cá. Tanto que, quem faz um game de plataforma 2D, faz algo quase que nostálgico atualmente, porque mantém as mesmas características de jogabilidade da época.

Já os games em 3D mudaram demais nesse aspecto, até pelas possibilidades que um universo 3D traz e pela tecnologia dos novos controles.

Então claro, Shenmue tinha problemas de jogabilidade, até pela falta do segundo analógico no controle do Dreamcast, mas esses problemas são sentidos muito mais agora - fora alguns aspectos que na época não eram tidos como problema, inclusive pela falta de comparação com outros games.

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk
Eu discordo. Ter uma jogabilidade 3d antiga não necessariamente faz um jogo ser ruim de se jogar.
Zelda do N64, por exemplo, tem uma jogabilidade 3d bem decente e achei perfeitamente jogável.

Oxi, então Mario 64 não é um jogo bom?

A jogabilidade dele é uma b*sta se comparar com o que temos atualmente, só ver as reclamações da câmera e jogabilidade podre nos tópicos do 3D All Star.

O jogo é um clássico absoluto, uma revolução, nunca que é um jogo ruim só por ter uma jogabilidade ruim.

Shenmue é o mesmo caso.
Nem sempre isso é o caso.

Estou jogando SM64 (a versão original do n64) nesse exato momento e apesar da câmera e os controles do Mário voando serem péssimos, o jogo não é de todo ruim.
Por exemplo, a exploração dos cenários é bacaninha e dá pra se divertir bastante com o jogo se você se adaptar a ele (opção de save state também ajuda bastante).

Não vou falar do Shenmue porque ainda não joguei (perceba que eu estava falando de jogos antigos no geral no meu post anterior). Quero ao menos conhecer bem o jogo pra ter uma opinião mais sólida
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.584
Reações
38.838
Pontos
2.069
Eu sempre tô jogando alguma velharia que nunca joguei. Recentemente joguei Vagrant Story, Klonoa e System Shock 2 pela primeira vez, e ambos extraordinários. Klonoa por exemplo, é um jogo perfeito em termos de gameplay e visuais, não faria alterações.

Como comentei no meu post, Shenmue trouxe soluções de design para um "open world" da sua maneira, e os jogos evoluiram na direção oposta disso. Ideias como passagem de tempo em realtime, esquemas de movimentação, trabalho, conversas rotineiras, cotidiano, animações para qualquer tipo de ação... São coisas que os jogos não tentaram fazer mais, e não houve evoluções significativas em relação a isso, deixando o jogo sozinho nessa empreitada.

Mas o problema não é ser "diferente", pois tem jogos que são bizarramente estranhos e funcionam perfeitamente, como o Vagrant Story que comentei acima. Dá pra jogar tranquilamente e possui um combate muito bem bolado, apesar de mal explicado e com uma alta dificuldade... Mas isso se dá por ser um jogo dos anos 2000, então se trata de uma questão de design antiquado, e não problemas reais de gameplay, podendo separar tranquilamente os problemas.

A espinha dorçal do Shenmue é problemática. Modernizar a movimentação ajudaria, assim como ter um voice acting melhor, com toda certeza, mas os outros problemas ainda estariam lá, que envolvem a estrutura de como o jogo foi projetado.

Aí podemos dizer que envolve questão de gosto, e nisso concordo. Mas me considero alguém 100% de mente aberta e que sempre procura experiencias diferenciadas em jogos, mas simplesmente não rolou. O jogo é trincado.
Ah sim, Shenmue praticamente tentou simular uma vida cotidiana normal. Aí não tem muito o que fazer... Há quem curtiu essa pegada, e há quem não curtiu, e isso já desde o lançamento.

Essa característica me fisgou. Não me importei em ter que esperar o meio dia do dia seguinte pra falar com alguém em alguma loja, porque isso pra mim soava natural e eu ficava matando tempo no arcade, ou explorando mais...

Mas foi algo que nem todos curtiram, tanto que o segundo game já trouxe a opção de avançar o tempo.

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk
 


Iraque77

Bam-bam-bam
Mensagens
3.402
Reações
3.948
Pontos
353
Shenmue não é lá grandes coisas msm.. envelheceu mto mal

mas foi um jogo temporal, naquele cenário, epoca, capacidade dos PCs e videogames, te digo, era MTO FODAAA, na época

sobre o inicio lento, posso ter uma lembrança romantizada... mas na minha memoria não senti isso, pois ficava exatamente abismado pelos graficos e possibilidades, do tipo

Abrir cada gaveta (sim... ficava de cara que aparecia ele abrindo gaveta)
Jogar Arcade (surreal ter um jogo dentro de um jogo)
ficar admirando expressões faciais da galera (eles mexiam a boca, era mto disruptivo)

sei que parece bobagem lendo, até eu acho hoje, mas na epoca não era, tanto que meus amigos iam em casa para jogarmos juntos, pq só eu tinha dreamcast... todos ficavam ali babando
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.584
Reações
38.838
Pontos
2.069
Shenmue não é lá grandes coisas msm.. envelheceu mto mal

mas foi um jogo temporal, naquele cenário, epoca, capacidade dos PCs e videogames, te digo, era MTO FODAAA, na época

sobre o inicio lento, posso ter uma lembrança romantizada... mas na minha memoria não senti isso, pois ficava exatamente abismado pelos graficos e possibilidades, do tipo

Abrir cada gaveta (sim... ficava de cara que aparecia ele abrindo gaveta)
Jogar Arcade (surreal ter um jogo dentro de um jogo)
ficar admirando expressões faciais da galera (eles mexiam a boca, era mto disruptivo)

sei que parece bobagem lendo, até eu acho hoje, mas na epoca não era, tanto que meus amigos iam em casa para jogarmos juntos, pq só eu tinha dreamcast... todos ficavam ali babando
Sim, essas possibilidades eram sensacionais e proporcionavam uma imersão nunca antes sentida. Claro, hoje não surpreende mais... Mas no lançamento, me embasbaquei.

Fiquei tão imerso no universo do game que joguei ele assim que comprei o Dreamcast, e comprei sem VMU... Aí terminei o primeiro disco e o jogo exigia salvar pra continuar pro segundo... Mas já era 06h da manhã (joguei a madrugada toda).
Tive que ir no dia seguinte comprar um VMU, e rejoguei todo o primeiro GD novamente.

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk
 
Topo Fundo