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Concordo absolutamente.O jogo teve um marketing ferrenho em todas as revistas de games da época (gringa e br), lembro da gamers fazendo um preview gigantesco endeusando o jogo dizendo que é praticamente um simulador da vida real onde você podia fazer de tudo e com gráficos realistas, lendo uma matéria dessa não tem quem não ficasse empolgado, mas quando o jogo finalmente chegou, viram que não era aquilo tudo e decretaram que era apenas um bom jogo, frisando que o maior defeito era a jogabilidade e o ritmo lento. Esse hype influenciou negativamente nas notas do jogo. Eu curti Shenmue, joguei em 2003, ele é ambicioso e tem seus méritos, mas tem jogos melhores no DC.
Só deixo claro que eu nunca fui um desses.Shenmue è o jogo com o maior número de paga pau de "ouVi falar".
Maior parte dessa galera que baba ovo desse jogo, sequer viu o jogo na sua época, dirá ter jogado.
Super Mario foi o polimento máximo de um estilo, Shenmue foi a ideia inicial de Open World e o começo de um melhor polimento em jogos 3D arcaicos. Não tem como comparar.
Mas esses jogos 2D geralmente envelheceram melhor.
Já nos jogos 3D os cenários são mais complexos e tivemos muita evolução ao longo dos últimos 20 anos.
Eu discordo. Ter uma jogabilidade 3d antiga não necessariamente faz um jogo ser ruim de se jogar.Não acho que seja assim tão simples. A jogabilidade de um game de plataforma do tipo SMW não mudou, basicamente, de lá pra cá. Tanto que, quem faz um game de plataforma 2D, faz algo quase que nostálgico atualmente, porque mantém as mesmas características de jogabilidade da época.
Já os games em 3D mudaram demais nesse aspecto, até pelas possibilidades que um universo 3D traz e pela tecnologia dos novos controles.
Então claro, Shenmue tinha problemas de jogabilidade, até pela falta do segundo analógico no controle do Dreamcast, mas esses problemas são sentidos muito mais agora - fora alguns aspectos que na época não eram tidos como problema, inclusive pela falta de comparação com outros games.
Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk
Nem sempre isso é o caso.Oxi, então Mario 64 não é um jogo bom?
A jogabilidade dele é uma b*sta se comparar com o que temos atualmente, só ver as reclamações da câmera e jogabilidade podre nos tópicos do 3D All Star.
O jogo é um clássico absoluto, uma revolução, nunca que é um jogo ruim só por ter uma jogabilidade ruim.
Shenmue é o mesmo caso.
Ah sim, Shenmue praticamente tentou simular uma vida cotidiana normal. Aí não tem muito o que fazer... Há quem curtiu essa pegada, e há quem não curtiu, e isso já desde o lançamento.Eu sempre tô jogando alguma velharia que nunca joguei. Recentemente joguei Vagrant Story, Klonoa e System Shock 2 pela primeira vez, e ambos extraordinários. Klonoa por exemplo, é um jogo perfeito em termos de gameplay e visuais, não faria alterações.
Como comentei no meu post, Shenmue trouxe soluções de design para um "open world" da sua maneira, e os jogos evoluiram na direção oposta disso. Ideias como passagem de tempo em realtime, esquemas de movimentação, trabalho, conversas rotineiras, cotidiano, animações para qualquer tipo de ação... São coisas que os jogos não tentaram fazer mais, e não houve evoluções significativas em relação a isso, deixando o jogo sozinho nessa empreitada.
Mas o problema não é ser "diferente", pois tem jogos que são bizarramente estranhos e funcionam perfeitamente, como o Vagrant Story que comentei acima. Dá pra jogar tranquilamente e possui um combate muito bem bolado, apesar de mal explicado e com uma alta dificuldade... Mas isso se dá por ser um jogo dos anos 2000, então se trata de uma questão de design antiquado, e não problemas reais de gameplay, podendo separar tranquilamente os problemas.
A espinha dorçal do Shenmue é problemática. Modernizar a movimentação ajudaria, assim como ter um voice acting melhor, com toda certeza, mas os outros problemas ainda estariam lá, que envolvem a estrutura de como o jogo foi projetado.
Aí podemos dizer que envolve questão de gosto, e nisso concordo. Mas me considero alguém 100% de mente aberta e que sempre procura experiencias diferenciadas em jogos, mas simplesmente não rolou. O jogo é trincado.
Sim, essas possibilidades eram sensacionais e proporcionavam uma imersão nunca antes sentida. Claro, hoje não surpreende mais... Mas no lançamento, me embasbaquei.Shenmue não é lá grandes coisas msm.. envelheceu mto mal
mas foi um jogo temporal, naquele cenário, epoca, capacidade dos PCs e videogames, te digo, era MTO FODAAA, na época
sobre o inicio lento, posso ter uma lembrança romantizada... mas na minha memoria não senti isso, pois ficava exatamente abismado pelos graficos e possibilidades, do tipo
Abrir cada gaveta (sim... ficava de cara que aparecia ele abrindo gaveta)
Jogar Arcade (surreal ter um jogo dentro de um jogo)
ficar admirando expressões faciais da galera (eles mexiam a boca, era mto disruptivo)
sei que parece bobagem lendo, até eu acho hoje, mas na epoca não era, tanto que meus amigos iam em casa para jogarmos juntos, pq só eu tinha dreamcast... todos ficavam ali babando