O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Impressões iniciais do Optane 16 gb - para cache de HD grande (4tb)

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.066
Reações
25.882
Pontos
1.484
Seguinte negada:

https://www.ebay.com/itm/Intel-Opta...324315&hash=item4444cd0ccf:g:PRMAAOSwOQJdbhMN

tá pipocando no ebay vendedores do infame Intel Optane, módulo de 16 GB, por apenas 50 reais.

A pegadinha? Bem, nenhuma, trata-se de módulos sample enginnering, mas que funcionam como o modelo retail normal. Vem sem caixa original, só o módulo mesmo. Mas por esse preço (12 dolar com frete grátis ainda), seria pedir demais até pela caixa.

Eu não tinha interesse nenhum em pegar um optane no Huezil pelos preços aqui, mas por esse preço resolvi arriscar, mesmo que ficasse ruim, são só 50 reais mesmo.

Enfim, ontem chegou o bicho, instalei, e os resultados que tive foram bem convincentes:

coloquei para cache de um HD de 4tb, de uso exclusivo pra jogo (Steam, Emuladores, e sete mares da vida).

Logo de cara vai um aviso aqui: ele só funcionar em sistema instalado no modo UEFI. Como não era esse o meu caso, fui forçado a reinstalar windows. Se você já está com sistema instalado em UEFI, não vai precisar fazer isso.

O optane NÂO exige formatar o HD que você vai fazer cache. (seria imensamente estúpido se ele exigisse isso, imagina o cara com 3 TB de dados, e o app demandar formatar o HD...)
É só abrir o programa que controla ele, e marcar qual HD você quer cachear. Bem simples.

O módulo tem míseros 16 GB , então não esperam capacidade de cachear um monte de jogos. Acredito que ele consegue manter no máximo uns 4 jogos em cache, e fica apagando os menos usados para liberar espaço quando você roda alguma coisa nova. Tudo automático, claro, o ponto é que se você fica trocando de jogo com frequência, roda um, roda outro, roda outro diferente, logo após, etc; então o modulo de 16 gb não vai fazer milagre. Ele só consegue manter cacheado os ultimos jogos rodados, e vai apagando os mais antigos. Não cheguei a medir exatamente quanto jogos ele dá conta de manter no cache, mas uns 3 tenho certeza que dá conta, porque rodei GTA 5, AC Origins, e Depois Witcher 3. Quando voltei pro GTA 5, o cache ainda estava intacto, com o loading rápido.

Dito isso, qual é o ganho de desempenho?

Muito bom, realmente. É mais efetivo que esses HDs híbridos, deixando o loading bem similar ao SSD mesmo:

GTA 5: loading inicial caiu de 70 segundos para 30 segundos.
AC origins: inicial de 40 secs para 20 secs. Fast travel de 22 secs caiu para apenas 8 secs.
Witcher 3: Não lembro o valor exato, mas caiu para menos da metade, similar ao AC origins.

Lembrando que na primeira vez que você roda um jogo, ele faz o cache, e o loading será o mesmo do HD normal, só a partir da segunda vez que fica rápido.

Sobre os modulos de 32 GB e 64 GB, infelizmente, esses não dá pra achar em versões "enginnering sample" no ebay ainda. São todos retail e custam muito mais caro. Acredito que o ideal mesmo seria um módulo de 32 gb, para conseguir manter no cache mais jogos, mas esse modulo pequeno de 16 gb até que está se virando bem.

Por esse preço, eu recomendo :kjoinha
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.066
Reações
25.882
Pontos
1.484
7TcEruH.png


Evo 970 (esquerda), vs o HD com optane.

É interessante ver que o teste de 4k, que depende mais de tempo de acesso, foi até superior no optane. (em single thread para leitura).
 

Phoenix Eagle

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.090
Reações
9.459
Pontos
1.454
E ele vs primocache?

Eu vi que você tinha comparado com outro colega aqui do forum- mas agora você tem os dois ai pra comparar.. quando for possível , nos dá um comparativo!!! Por favor...
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.066
Reações
25.882
Pontos
1.484
E ele vs primocache?

Eu vi que você tinha comparado com outro colega aqui do forum- mas agora você tem os dois ai pra comparar.. quando for possível , nos dá um comparativo!!! Por favor...

o primocache eu teste por um mês, mas não comprei.

Ambos funcionam bem, mas o motivo de não ter comprado o primocache, é que percebi que ele resetava o cache de forma aleatória, aparentemente sem motivo algum.

Segundo os criadores dele, ele reseta o cache quando detecta algum erro qualquer, como o PC ter sido desligado de forma anormal, ou algo do tipo. Blz, o problema é que eu via ele resetando o cache mesmo quando o PC parecia estar funcionando sem nada de errado. Então o programa construia o cache, funcionava por algum tempo, pra depois apagar o cache sem motivo razoável pra isso, e ter que fazer ele de novo.

Isso é um problema que só fui perceber tipo uma semana depois de fazer aquele tópico. Ele tem a vantagem de poder criar um cache grande, eu mesmo usava 60 GB de cache quanto testei ele. Mas se ele fica apagando o cache com frequencia, não adianta.

O optane não sei dizer se também apaga o cache fácil, porque não tem programa aqui pra monitorar o que está lá dentro, mas até o momento tá blz.
 

Hiperbrain

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
15.200
Reações
69.183
Pontos
634
Pergunta referente ao título do tópico:

Só funciona em HD "grande"? O quanto seria esse "grande"?

Não funciona com HD de 1 ou 2 teras?

Valeus.
 


Hiperbrain

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
15.200
Reações
69.183
Pontos
634
Seguinte negada:

https://www.ebay.com/itm/Intel-Opta...324315&hash=item4444cd0ccf:g:PRMAAOSwOQJdbhMN

tá pipocando no ebay vendedores do infame Intel Optane, módulo de 16 GB, por apenas 50 reais.

A pegadinha? Bem, nenhuma, trata-se de módulos sample enginnering, mas que funcionam como o modelo retail normal. Vem sem caixa original, só o módulo mesmo. Mas por esse preço (12 dolar com frete grátis ainda), seria pedir demais até pela caixa.

Eu não tinha interesse nenhum em pegar um optane no Huezil pelos preços aqui, mas por esse preço resolvi arriscar, mesmo que ficasse ruim, são só 50 reais mesmo.

Enfim, ontem chegou o bicho, instalei, e os resultados que tive foram bem convincentes:

coloquei para cache de um HD de 4tb, de uso exclusivo pra jogo (Steam, Emuladores, e sete mares da vida).

Logo de cara vai um aviso aqui: ele só funcionar em sistema instalado no modo UEFI. Como não era esse o meu caso, fui forçado a reinstalar windows. Se você já está com sistema instalado em UEFI, não vai precisar fazer isso.

O optane NÂO exige formatar o HD que você vai fazer cache. (seria imensamente estúpido se ele exigisse isso, imagina o cara com 3 TB de dados, e o app demandar formatar o HD...)
É só abrir o programa que controla ele, e marcar qual HD você quer cachear. Bem simples.

O módulo tem míseros 16 GB , então não esperam capacidade de cachear um monte de jogos. Acredito que ele consegue manter no máximo uns 4 jogos em cache, e fica apagando os menos usados para liberar espaço quando você roda alguma coisa nova. Tudo automático, claro, o ponto é que se você fica trocando de jogo com frequência, roda um, roda outro, roda outro diferente, logo após, etc; então o modulo de 16 gb não vai fazer milagre. Ele só consegue manter cacheado os ultimos jogos rodados, e vai apagando os mais antigos. Não cheguei a medir exatamente quanto jogos ele dá conta de manter no cache, mas uns 3 tenho certeza que dá conta, porque rodei GTA 5, AC Origins, e Depois Witcher 3. Quando voltei pro GTA 5, o cache ainda estava intacto, com o loading rápido.

Dito isso, qual é o ganho de desempenho?

Muito bom, realmente. É mais efetivo que esses HDs híbridos, deixando o loading bem similar ao SSD mesmo:

GTA 5: loading inicial caiu de 70 segundos para 30 segundos.
AC origins: inicial de 40 secs para 20 secs. Fast travel de 22 secs caiu para apenas 8 secs.
Witcher 3: Não lembro o valor exato, mas caiu para menos da metade, similar ao AC origins.

Lembrando que na primeira vez que você roda um jogo, ele faz o cache, e o loading será o mesmo do HD normal, só a partir da segunda vez que fica rápido.

Sobre os modulos de 32 GB e 64 GB, infelizmente, esses não dá pra achar em versões "enginnering sample" no ebay ainda. São todos retail e custam muito mais caro. Acredito que o ideal mesmo seria um módulo de 32 gb, para conseguir manter no cache mais jogos, mas esse modulo pequeno de 16 gb até que está se virando bem.

Por esse preço, eu recomendo :kjoinha

Seguinte: fui lá e comprei 2 :klol

Claro que o futuro é SSD, mas pelo o que pesquisei isso aí será sempre útil se usado para acelerar HD mecânico, mesmo os de 7400 rpm. Tenho um notebook com HD mecânico com aquela tal solução "híbrida" que sempre prometeu inicializações mais rápidas e nunca vi. Tenho também um desktop com HD mecânico híbrido e SSD. Comprei 1 pra cada.

E nesta mesma oferta que você apontou, comprando pelo PayPal eles ainda oferecem um cupom de desconto de U$ 5,00 em cima desse valor. Não resisti. Saiu os dois por redondos 18 dólares.

Só vai demorar pra chegar, acredito.

Aproveitando, pra quem souber. Que história é essa de HD mecânico híbrido com supostamente uma parte dele sendo SSD com o sistema operacional instalado? Faz anos e anos que eles vendem a ideia de "boot rápido como num SSD" junto com essa ideia de HD híbrido. Cheguei a comprar pelo menos 2 notebooks tentando acreditar nisso e nunca vi na prática.

SO só boota rápido na primeira semana, depois vira tudo a mesma b*sta de lentidão de HD full mecânico.
 
Ultima Edição:

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.066
Reações
25.882
Pontos
1.484
Seguinte: fui lá e comprei 2 :klol

Claro que o futuro é SSD, mas pelo o que pesquisei isso aí será sempre útil se usado para acelerar HD mecânico, mesmo os de 7400 rpm. Tenho um notebook com HD mecânico com aquela tal solução "híbrida" que sempre prometeu inicializações mais rápidas e nunca vi. Tenho também um desktop com HD mecânico híbrido e SSD. Comprei 1 pra cada.

E nesta mesma oferta que você apontou, comprando pelo PayPal eles ainda oferecem um cupom de desconto de U$ 5,00 em cima desse valor. Não resisti. Saiu os dois por redondos 18 dólares.

Só vai demorar pra chegar, acredito.

Caramba, barato demais.

Nem sabia desse lance de pegar 2 por 18, mas como só tenho um slot m.2 disponível pra isso ( o outro já tem SSD), não ia pegar mesmo

Vai levar 2 meses, esse é aquele frete b*sta que fica parado quase um mês antes de liberar. E o correio vai cobrar 15 reais de entrega também, então fica esperto para o item não retornar caso você não pague.
 

Hiperbrain

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
15.200
Reações
69.183
Pontos
634
15 reais? Putz...

Isso que ainda tem o IOF que a b*sta do cartão com certeza irá cobrar.

Tenho 2 slots M.2 ainda disponíveis em cada aparelho. De toda forma, li no site da Intel que é impossível usar mais de 1 módulo optane por máquina.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.066
Reações
25.882
Pontos
1.484
Você pode perguntar o vendedor se ele manda por epacket. O epacket não tem essa taxa de 15 reais


Mas alguns vendedores costumam cobrar uns 2 ou 3 dólares a mais pelo epacket ( e ele é mais rápido pra liberar também)
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.066
Reações
25.882
Pontos
1.484
Em tempo, esses hds híbridos são ruins principalmente porque a parte deles de SSD é minúscula, tipo uns 4 GB só.e a controladora também não ajuda, é ruim também.
 

Hiperbrain

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
15.200
Reações
69.183
Pontos
634
Em tempo, esses hds híbridos são ruins principalmente porque a parte deles de SSD é minúscula, tipo uns 4 GB só.e a controladora também não ajuda, é ruim também.

Cara, estou aqui assistindo alguns vídeos meio antigos no YouTube [de 2017 e 2018] e geral falando que para instalar o optane precisa reinstalar o Windows, ter a última versão da BIOS.. e que é uma trabalheira danada.

Você diz no OP que foi forçado a reinstalar windows porque não tinha o sistema instalado no modo UEFI.

Minha placa mãe é extamente esta aqui: GIGABYTE Z390 GAMING X, LGA 1151 CHIPSET INTEL Z390

https://www.ciapc.com.br/placa-mae-gigabyte-z390-gaming-x-lga-1151-chipset-intel-z390

Em vários sites e nem no site da própria Gigabyte diz se esta placa opera nativamente no modo UEFI, mas no link que indiquei acima tem essa descrição da mesma placa:

Bios
Flash de 2 x 128 Mbit
Uso do BIOS UEFI AMI licenciado
Suporte para DualBIOS ™
PnP 1.0a, DMI 2.7, WfM 2.0, SM BIOS 2.7, ACPI 5.0

Fiquei na dúvida, será que terei que reinstalar o Windows também? Ou dá pra confiar nessa informação?
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.066
Reações
25.882
Pontos
1.484
Cara, estou aqui assistindo alguns vídeos meio antigos no YouTube [de 2017 e 2018] e geral falando que para instalar o optane precisa reinstalar o Windows, ter a última versão da BIOS.. e que é uma trabalheira danada.

Você diz no OP que foi forçado a reinstalar windows porque não tinha o sistema instalado no modo UEFI.

Minha placa mãe é extamente esta aqui: GIGABYTE Z390 GAMING X, LGA 1151 CHIPSET INTEL Z390

https://www.ciapc.com.br/placa-mae-gigabyte-z390-gaming-x-lga-1151-chipset-intel-z390

Em vários sites e nem no site da própria Gigabyte diz se esta placa opera nativamente no modo UEFI, mas no link que indiquei acima tem essa descrição da mesma placa:

Bios
Flash de 2 x 128 Mbit
Uso do BIOS UEFI AMI licenciado
Suporte para DualBIOS ™
PnP 1.0a, DMI 2.7, WfM 2.0, SM BIOS 2.7, ACPI 5.0

Fiquei na dúvida, será que terei que reinstalar o Windows também? Ou dá pra confiar nessa informação?

A placa tem uefi, agora se você instalou o windows em uefi ou não eu não sei.

O programa que uso para gerar um pen drive de instalação, não lembro o nome dele agora, pergunta na hora de gerar o pen drive se você quer o modo uefi.
 

Hiperbrain

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
15.200
Reações
69.183
Pontos
634
A placa tem uefi, agora se você instalou o windows em uefi ou não eu não sei.

O programa que uso para gerar um pen drive de instalação, não lembro o nome dele agora, pergunta na hora de gerar o pen drive se você quer o modo uefi.

Sabe o que acho pior nisso tudo? Complicação à toa.

Veja que o próprio site da Gigabyte descreve essa minha placa como "Intel® Optane™ Memory Ready"

Só ver aqui na última linha das especificações:

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/Z390-GAMING-X-rev-10#kf

Só que aí tu volta no próprio site da Gigabyte e não encontra a mesma placa na lista de placas mãe que suportam Optane [rola a página até o final]:

https://www.gigabyte.com/MicroSite/454/intel-optane-ready.html

Os caras pra complicar se esforçam muito, que b*sta. Eu sinceramente não entendo.
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.519
Reações
33.038
Pontos
1.674
To na mesma situação em relação a uefi.
Ta em legacy até hoje aqui, uma hora vou ter de formatar 0 e mudar.
 

Hiperbrain

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
15.200
Reações
69.183
Pontos
634
Rapaz... deu uma diferença considerável, hein...

E num game que é um dos mais chatos pra carregar até no PC.

Animador. Vou apontar ele para o meu HD mecânico e já eras.

Só esperar chegar.
 
Topo Fundo