O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Incêndio na Amazônia: Maior fake news de todas?

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Itamaraty usa dados da era Lula para defender Brasil de críticas sobre desmatamento





Diplomatas de todos os principais postos brasileiros no exterior receberam uma circular da Secretaria de Relações Exteriores elencando argumentos que devem ser utilizados para defender a política ambiental brasileira, em meio a críticas de pesquisadores e governos estrangeiros à gestão do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Nela, o Itamaraty começa afirmando que os índices de desmatamento na região amazônica tiveram "redução significativa, de 27.700 km² em 2004 para 7.500 km² em 2018 (redução de 72%)".


O telegrama não deixa claro, no entanto, que nesse período só houve redução no desmatamento entre 2004 e 2012, durante os dois mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva e metade do primeiro de Dilma Rousseff.

Mas desde 2012 os dados medidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram crescimento quase contínuo da derrubada de floresta.

O desmatamento na Amazônia Legal, que engloba a região Norte mais parte do Maranhão e Mato Grosso, caiu de 27,8 mil km² em 2004 para o menor resultado histórico em 2012 (4.600 km²).



A queda é atribuída principalmente ao aumento da fiscalização e repressão, possibilitado pela melhora do monitoramento por satélites, além de demarcações de terras indígenas.

Os dados para o último ano (período que engloba de agosto de 2017 a julho de 2018), durante o governo de Michel Temer (MDB), são de 7.900 km² de perda de mata nativa na região. A cifra corresponde a um aumento de 15% ante os 12 meses anteriores.

Agravamento

Já os números preliminares de 2019 têm indicado piora da situação: o sistema Deter, do Inpe, aponta que os alertas de desmatamento na Amazônia Legal brasileira dispararam 278% no mês passado, na comparação com julho de 2018. Para ambientalistas, a forte alta reflete o enfraquecimento das políticas de preservação.

O Itamaraty aponta razões políticas e econômicas para as críticas à política ambiental em curso no país.

"Críticos buscam associar o Brasil à destruição do meio ambiente com o objetivo de pressionar o país a aceitar compromissos maiores nos regimes internacionais de que faz parte, tanto no caso de instrumentos aos quais já nos associamos (como o Acordo de Paris) como no caso de obrigações ainda por assumir (Marco Global sobre Biodiversidade pós-2020)", afirma o telegrama.

Para o governo Bolsonaro, há um "grande interesse dos competidores internacionais do agronegócio brasileiro em divulgar imagem negativa da produção agrícola nacional". A circular, à qual a BBC News Brasil teve acesso, foi enviada aos diplomatas na última terça-feira (20), um dia depois que as queimadas em Estados da região Norte chamaram a atenção de todo o país.


O principal argumento do governo Bolsonaro em resposta às críticas é o de que o Brasil é o país que mais preserva o meio ambiente no mundo.

Ele se baseia em números do agrônomo Evaristo Eduardo de Miranda, chefe da Embrapa Territorial, uma das unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), estatal vinculada ao Ministério da Agricultura.

Mas Miranda é contestado por cientistas, ambientalistas e mesmo por técnicos da Embrapa.

Um artigo publicado por autores brasileiros no ano passado na revista Environmental Conservation, da Universidade Cambridge, no Reino Unido, com o título "Os dados confirmam que Brasil lidera o mundo em preservação ambiental?", chama os números de Miranda de "estatísticas criativas" e "influenciadas por uma narrativa ideológica que distorce a realidade ambiental brasileira".

No telegrama enviado aos diplomatas, a Secretaria de Relações Exteriores diz que "a área com cobertura vegetal nativa no Brasil corresponde a 66,3% do território: 25,6% como vegetação nativa em propriedades rurais; 13,8% como terras indígenas; 10,4% como unidades de conservação; e 16,5% em terras devolutas e não cadastradas".

Este é um dos cálculos feitos por Miranda, contestado por outros especialistas.

Ele afirma que áreas de mata nativa dentro de propriedades privadas somam 218 milhões de hectares e representam 25% do território do Brasil, fazendo do produtor rural a categoria que mais preserva no país.

Esse cálculo foi feito a partir do que os próprios proprietários declararam ao realizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR), exigência do Código Florestal aprovada em 2012, que atualizou a legislação ambiental de 1965.



O prazo para realizar o cadastro venceria em maio de 2015, mas vem sendo sucessivamente adiado, o que impede o avanço da etapa seguinte, de fiscalização e regularização dos que desmataram mais do que podiam.

Depois de os então presidentes Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB) terem prorrogado o período de cadastro, Bolsonaro editou uma medida provisória em junho extinguindo o prazo, deixando produtores livres para cumprir essa exigência quando quiserem.

O telegrama enviado aos postos diplomáticos também menciona o Código Florestal, que exige a preservação de vegetação nativa em 80% das propriedades localizadas no Bioma Amazônico.

E afirma que "o Brasil é o único país no mundo com exigências de preservação no qual o produtor rural é responsável pela preservação de boa parte do território brasileiro, sem receber compensação financeira para tanto".

Em abril, o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), filho do presidente, usou o argumento ao apresentar um projeto de lei para acabar com a "reserva legal".


Enviado de meu SM-G920I usando o Tapatalk

Essa história que o Brasil é o país que mais preserva o meio ambiente pode não ser uma verdade recorrente, não estou certo.

Mas, historicamente, isso provavelmente procede. É muito difícil que haja um país que preservou tanto sua fauna e flora originais quanto o nosso. Historicamente, é claro.


Pra ser justo, a foto que eles colocaram no Facebook é sim de queimadas na Bolívia... A menos que minha noção espacial esteja errada. Até pega o Brasil, mas a maior parte ali é disparado a Bolívia.

No outro artigo sim eles focam no Brasil: https://earthobservatory.nasa.gov/images/145464/fires-in-brazil

Agora, quanta ao cara falando ali, custa então explicar o que estamos vendo na imagem? Pode até tirar sarro, mas isso ai é um desserviço pra ciência, e não é nem em relação ao cara em si e sim a qualquer outra pessoa que possa ver isso e ter a mesma observação.

Eu sou da área de biológicas, não sou muito bom com ciências da terra e pra mim aquilo ali é predominantemente a Bolívia, bem ali na curvinha entre o Peru e o Chile.

---
Edit: Porra... Agora que eu vi que é um tweet do De Lucca...

É o academicismo falando mais alto. Cidadãos médios burros e nojentos não podem ousar duvidar de uma entidade ou nome grande relativo à ciência. Não tem que ter debate não porra!! Tem que aceitar e calar a boca, porque na NASA, os funcionários tem diploma!!!

Enfim, falando sério, é assim que pessoas como o De Lucca e o Metalium pensam. Não importa que a natureza original da ciência seja a dúvida, o questionamento, o debate em torno dos fatos. O que interessa agora é o nome, o diploma. Suplanta-se a curiosidade e o debate pelo status.
 
Ultima Edição:

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
É o academicismo falando mais alto. Cidadãos médios burros e nojentos não podem ousar duvidar de uma entidade ou nome grande relativo à ciência. Não tem que ter debate não porra!! Tem que aceitar e calar a boca, porque na NASA, os funcionários tem diploma!!!

Enfim, falando sério, é assim que pessoas como o De Lucca e o Metalium pensam.
Eu considero a NASA confiável, mas isso não significa que eles não façam besteira. Ainda mais na divulgação/social media deles. Uma vez divulgaram numa página e no twitter um desses ciclones que acontecem aqui no Sul mas colocaram que era entre o Rio e São Paulo, sendo que no artigo completo (no documento com os dados, datametria e etc) a informação estava certa.

No caso do cara ali, pode até ser que a pessoa fale m****, pode até ser que a pessoa mereça ser zoada... Mas pelo menos explique o porque estão erradas... Depois ficam reclamando que o país é anti ciência e blá, blá, blá. Sendo que não falam, não divulgam, não conversam...

Pra mim, que sou ruim com mapas, aquilo ali ainda parece ser majoritariamente a Bolívia ali. O lago próximo ao mar ali parece ser o Titicaca... Posso estar absurdamente errado mas eu acho que mais ali no canto superior direito que dá pra ver a Serra da Cutia e o parque do Aripuanã.

Eu nem teria respondido se eu tivesse visto que era do De Lucca o tweet.
 
Ultima Edição:

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
PS: Agora que eu me entendi ali na imagem, porque deu pra ver o Rio Paraná ali.

Seria, mais ou menos (Bem mais ou menos porque a foto da NASA deve ser uma composição planificada) essa área:
85226

Usando alguns rios ali como base eu fiz uma sobreposição com a imagem da NASA pra dar uma ideia das regiões. Lembrando que tem umas distorções porque é normal nesse tipo de coisa.

E antes que alguém fique "Nossa, que exagero fazer tudo isso", foi legal tentar me achar no mapa tá?

85227
 
Ultima Edição:

**fnx**

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.473
Reações
11.471
Pontos
1.039
Entenda, até o fim do governo os esquerdinhas vão procurar qualquer coisa pra falar mal do governo. Antes eram os áudios vazados, que nunca foram apresentados, perderam credibilidade, viu que não surtiu efeito, agora a bola da vez é a amazônia, depois vão procurar outra coisa e por ai vai
 


Hiperbrain

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
15.200
Reações
69.183
Pontos
634
Um zap que recebi agora:

"Vou te contar verdades.
O PT vendeu a Amazônia.
Deixou que ONGs cuidassem do maior tesouro nacional.
Permitiu a demarcação de reservas indígenas sobre o subsolo mais rico do Brasil.
Bolsonaro chegou e está acabando com tudo isso.
Entenderam as queimadas agora?
#AmazoniaSemONG"

FAZ TODO O SENTIDO.
 

PicaPauBiruta

Bam-bam-bam
Mensagens
4.902
Reações
19.445
Pontos
303
Isso e claramente uma tentativa de queimar o governo o atual, se o Haddad tivesse ganho, nada disso estaria sendo noticiado, já que a mídia estaria alinhada ao interesses do social democrata do PT e afins.

Pode ver que a mídia está bombardeando justamente depois do corte de verbas de várias ongs de ""proteção ao meio ambiente"", aí a mamata acabou e vemos todo esse esperneio que está esses dias !!!

Enviado de meu Moto Z2 Play usando o Tapatalk
 

UT_Killer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.462
Reações
14.390
Pontos
1.369


Acho que faltou interpretação do carinha aí...

O artigo afirma que na bacia amazônica (que passa pelo Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará e Amapá), além de países vizinhos (Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana e Bolívia), os incêndios estão ligeiramente abaixo da média.
Mas que no estado do Amazonas, estão acima da média.
O artigo ainda informa que no estado de Rondônia as queimadas também estão um pouco acima da média, e que no Pará e Mato Grosso ficaram abaixo da média.
 

xDoom

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.384
Reações
141.118
Pontos
589
Acho que faltou interpretação do carinha aí...

O artigo afirma que na bacia amazônica (que passa pelo Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará e Amapá), além de países vizinhos (Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana e Bolívia), os incêndios estão ligeiramente abaixo da média.
Mas que no estado do Amazonas, estão acima da média.
O artigo ainda informa que no estado de Rondônia as queimadas também estão um pouco acima da média, e que no Pará e Mato Grosso ficaram abaixo da média.
HAHAHAHAHAHA

A discussão é sobre a floresta amazônica ou o estado do Amazonas?

Parece que a galerinha que não consegue ler frases simples quando tenta dar uma de inteligentinho falha mais uma vez



 

Ken Masters

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.553
Reações
16.921
Pontos
1.314
Esquerda finge estar preocupada com o meio ambiente assim como finge estar preocupada com desigualdade social, racismo, causa lgbt, trabalhadores, etc...

Essa cambada não para de mentir e imputar tudo que há de ruim a direita.

Desde pequeno lembro de queimadas e desmatamento desenfreado, nunca quiseram resolver o problema estando no poder.

Dá a impressão que o Bolsonaro deu ordem pra colocar fogo a troco de nada.

Essas Ongs financiadas por poderosos a fim de obter controle em outros países não enganam mais ninguém, por isso não é novidade surgir uma enxurrada de mentiras.

Curioso é que não se houve falar em Ongs pra reflorestar o Nordeste.
 

arthur the king

Bam-bam-bam
Mensagens
2.895
Reações
5.753
Pontos
453
É o academicismo falando mais alto. Cidadãos médios burros e nojentos não podem ousar duvidar de uma entidade ou nome grande relativo à ciência. Não tem que ter debate não porra!! Tem que aceitar e calar a boca, porque na NASA, os funcionários tem diploma!!!

Enfim, falando sério, é assim que pessoas como o De Lucca e o Metalium pensam. Não importa que a natureza original da ciência seja a dúvida, o questionamento, o debate em torno dos fatos. O que interessa agora é o nome, o diploma. Suplanta-se a curiosidade e o debate pelo status.

Esse ceticismo seria lindo se valesse pra todos os lados,na realidade e assim

Jornal: índice x piorou no governo Bolsonaro

Pessoal vai atrás de vídeos,dados,estudos,alguma entrevista,prova que esse jornalista e filiado ao pt,financiado pela lei Rouanet e etc,tudo pra achar algum erro

Bolsonaro fala x coisa

E verdade

Isso não e ceticismo.se vcs usassem esse ceticismo todo com o presidente não iam engolir 1/3 das coisas que ele fala

Enviado de meu SM-G920I usando o Tapatalk
 

Monogo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.850
Reações
70.285
Pontos
1.279
Isso e claramente uma tentativa de queimar o governo o atual, se o Haddad tivesse ganho, nada disso estaria sendo noticiado, já que a mídia estaria alinhada ao interesses do social democrata do PT e afins.

Pode ver que a mídia está bombardeando justamente depois do corte de verbas de várias ongs de ""proteção ao meio ambiente"", aí a mamata acabou e vemos todo esse esperneio que está esses dias !!!

Enviado de meu Moto Z2 Play usando o Tapatalk

Não seria noticiado, mas estaria acontecendo a mesma coisa, incêndios, tempo fechado em SP, mas nenhuma ligação com nada que não reforce a histeria.

Agora no fim é que não sei de nada, se veio do Paraguai, Bolivia ou Amazonas por conta dessa histeria escrota.
 

Dreamscape

Bam-bam-bam
Mensagens
4.108
Reações
10.780
Pontos
278
Esse ceticismo seria lindo se valesse pra todos os lados,na realidade e assim

Jornal: índice x piorou no governo Bolsonaro

Pessoal vai atrás de vídeos,dados,estudos,alguma entrevista,prova que esse jornalista e filiado ao pt,financiado pela lei Rouanet e etc,tudo pra achar algum erro

Bolsonaro fala x coisa

E verdade

Isso não e ceticismo.se vcs usassem esse ceticismo todo com o presidente não iam engolir 1/3 das coisas que ele fala

Enviado de meu SM-G920I usando o Tapatalk
E eu não engulo 1/3 das coisas que ele fala. Só que uma coisa é não engolir, outra coisa é ficar enchendo o saco por causa de falas, enquanto a gente teve 80 anos de estatização e governos que não tomavam iniciativas favoráveis ao Brasil. Aí quando finalmente temos, vamos implicar c/ as besteiras que o governo fala em vez de apoiá-lo em prol do bem-estar social do povo brasileiro. Desculpa, não, deixo essa falta de bom senso pra vocês.
 

AndersoNego

Bam-bam-bam
Mensagens
683
Reações
1.727
Pontos
333
Nosso amigo @Yapathi escreveu algo que eu não tinha pensado:
Vemos grandes influenciadores, como Leonardo di Caprio, que postou no Instagram imagem de queimada que seria da Amazônia.
Milhões de pessoas vêem aquilo, e compram o discurso ambientalista.
Por questão de sobrevivência, a esquerda mundial vai usar essa pauta, preocupação e pânico nas pessoas, nesta questão com meio ambiente.
Eleições em todo mundo daqui pra frente, e aqui no Brasil a Marina Silva deve ganhar uns votinhos a mais por isso.

Então, seriam duas suposições:
  1. A esquerda mundial se organiza nessa pauta. Aqui no Brasil, o interesse é queimar o filme do Governo atual, pra atrapalhar nossa relação com outros países. Prejuízos econômicos.
  2. Usar este discurso de forma política, pq isso fará com que mais pessoas possam votar em quem represente um discurso de preservação.
Como sabemos a esquerda é criminosa, e fazem de tudo em nome da revolução que almejam. Por exemplo, Haddad acusa Bolsonaro de disparos irregulares na WhatsApp, pra ganhar eleição. E não é que Haddad foi julgado por fazer exatamente isso, e nenhuma prova de que Bolso tenha feito isso. Acusam a direita de violência, mas só vemos a esquerda fazendo violência, como no caso do Adélio.
Então, não duvido que alguns incêndios possam ser criminosos e intencionais
 
Ultima Edição:

João Hortifruti

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.033
Reações
14.141
Pontos
1.389
É verdade sim, eu mesmo vi jair bolsoNERO queimar tudo

ECiOqypW4AUZ7ik

Eu tava lá tbm, e vi o Biroliro saindo correndo do mato com um isqueiro na mão dando risada.!!!

Só não vê quem é faxista
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Esse ceticismo seria lindo se valesse pra todos os lados,na realidade e assim

Jornal: índice x piorou no governo Bolsonaro

Pessoal vai atrás de vídeos,dados,estudos,alguma entrevista,prova que esse jornalista e filiado ao pt,financiado pela lei Rouanet e etc,tudo pra achar algum erro

Bolsonaro fala x coisa

E verdade

Isso não e ceticismo.se vcs usassem esse ceticismo todo com o presidente não iam engolir 1/3 das coisas que ele fala

Enviado de meu SM-G920I usando o Tapatalk

E por que caralhos me quotou pra falar isso?

Quando o Bolsonaro fala alguma m**** eu também pesquiso e vou atrás pra saber se é verídico ou não.

Espantalho comigo não vai funcionar. Inclusive, esse tópico aqui começou sendo contraponto à outro, cuja matéria nele postada servia de oposição ao governo.
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.333
Reações
47.370
Pontos
1.599

arthur the king

Bam-bam-bam
Mensagens
2.895
Reações
5.753
Pontos
453
E por que caralhos me quotou pra falar isso?

Quando o Bolsonaro fala alguma m**** eu também pesquiso e vou atrás pra saber se é verídico ou não.

Espantalho comigo não vai funcionar. Inclusive, esse tópico aqui começou sendo contraponto à outro, cuja matéria nele postada servia de oposição ao governo.
Eu nunca vi vc vindo aqui desmentir os dados fakes do governo,o máximo que já vi e vc vindo falar sobre alguma declaração do bolsonaro,interpretando com muita boa vontade e falando que não foi isso que ele quis dizer,a mídia querendo queimar ele

Isso aí e verdade mesmo


E eu não engulo 1/3 das coisas que ele fala. Só que uma coisa é não engolir, outra coisa é ficar enchendo o saco por causa de falas, enquanto a gente teve 80 anos de estatização e governos que não tomavam iniciativas favoráveis ao Brasil. Aí quando finalmente temos, vamos implicar c/ as besteiras que o governo fala em vez de apoiá-lo em prol do bem-estar social do povo brasileiro. Desculpa, não, deixo essa falta de bom senso pra vocês.

Existe um conceito chamado de proporcionalidade né amigo. Ninguém vai pedir impeachment dele pq ele falou m**** do pai do presidente da OAB ou pq ele mandou cagar dia sim dia não. Mas tem que criticar,quem passa pano num e o outro lado? Então,do lado de ca tem que cair em cima

O governo dele postando dados falaciosos sobre desmatamento,fica por isso mesmo

Mas eu tô ligado o que e isso,no fundo as pessoas tapam os olhos pq acreditam nas mesmas m**** que ele fala,aliás,querem acreditar

Enviado de meu SM-G920I usando o Tapatalk
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Eu nunca vi vc vindo aqui desmentir os dados fakes do governo,o máximo que já vi e vc vindo falar sobre alguma declaração do bolsonaro,interpretando com muita boa vontade e falando que não foi isso que ele quis dizer,a mídia querendo queimar ele

Isso aí e verdade mesmo




Existe um conceito chamado de proporcionalidade né amigo. Ninguém vai pedir impeachment dele pq ele falou m**** do pai do presidente da OAB ou pq ele mandou cagar dia sim dia não. Mas tem que criticar,quem passa pano num e o outro lado? Então,do lado de ca tem que cair em cima

O governo dele postando dados falaciosos sobre desmatamento,fica por isso mesmo

Mas eu tô ligado o que e isso,no fundo as pessoas tapam os olhos pq acreditam nas mesmas m**** que ele fala,aliás,querem acreditar

Enviado de meu SM-G920I usando o Tapatalk

Eu não estou onipresente no Fórum. Não vou ver toda discussão relativa aqui.
Eu nunca corroborei nenhum dado fake, e se muito, interpretei de forma otimista (pela falta de retórica que esse sujeito tem) algo que ele disse. Mas nunca, nunca apoiei essas presepadas que o Bolsonaro fala enquanto método.
 

Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.870
Reações
64.018
Pontos
553

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/n...dia-que-a-cidade-ficou-sob-nuvem-escura.ghtml

Moradores de SP coletam água preta de chuva em dia que a cidade ficou sob nuvem escura

De acordo com o Inmet, além da frente fria, a escuridão desta segunda também foi causada pela fumaça de queimadas na região amazônica. Meteorologista diz que fumaça pode contribuir para alterações na cor da chuva.

Que fique claro, mas região amazônica não inclui somente o amazonas, como também as extensões na Bolívia e no Paraguai.
 

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.756
Reações
133.988
Pontos
2.139
Satélites mostram invasão de 'rio de fumaça' de queimadas sobre São Paulo



Imagens de monitoramento captadas por satélites mostram nuvens de fumaça originadas pelas megaqueimadas que se espalharam pelo Brasil entre a tarde de domingo (18) e a manhã desta quinta (22).
Foi nesta última segunda, que uma grande massa de fumaça atingiu a capital paulista e fez o dia virar noite quando o relógio marcava por volta das 15h. Segundo o meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Franco Nadal Villela, o anoitecer repentino foi desencadeado por ao menos dois fatores: o encontro de uma frente fria (vinda do leste de São Paulo) com ventos quentes carregados de aerossóis gerados pelas queimadas.
Movimentação das nuvens de fumaça entre 17 e 19 de agosto


Carregando imagens...

Imagem da movimentação de aerosol (fumaça) na América do Sul em 17 de agosto (dois dias antes do anoitecer precoce em São Paulo). Dados do Copernicus, programa de monitoramento global do ambiente da Agência Espacial Europeia


Imagem da movimentação de fumaça proveniente de queimadas (em vermelho e amarelo) em 19 de agosto (o dia do anoitecer precoce em São Paulo). Dados do Copernicus, programa de monitoramento global do ambiente da Agência Espacial Europeia


No dia 19 de agosto anoiteceu por volta das 15h na cidade de São Paulo. A principal hipótese é de que o acúmulo de material particulado oriundo de queimadas na Amazônia, Bolívia e Paraguai tenha contribuído para o evento - Programa Copernicus/ESA
Nas imagens, obtidas pelo programa Copernicus da Agência Espacial Europeia e pelos sistemas Lidar e CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) —ambos financiados pela Fapesp (fundação paulista de pesquisa)— é possível ver que a fumaça (em vermelho e amarelo) saiu da Amazônia, da Bolívia e do Paraguai e seguiu direção à região Sudeste do Brasil (veja abaixo).



"Há incêndios silvestres de grande magnitude acontecendo no Paraguai, na região do Pantanal. Desde o final de semana os ventos fortes estão favorecendo a vinda de elemento particulado por Mato Grosso do Sul chegando a São Paulo. O material particulado ajuda na formação das nuvens, e quando se formam junto com ele, o céu fica ainda mais escuro", diz Villela, do Inmet.


O próprio Inmet (órgão responsável pelas informações oficiais do clima no país) disse em nota que a escuridão repentina registrada na capital paulista nesta segunda foi intensificada pela presença de material particulado de queimadas. “Parte deste material é de origem local e oriundo da Amazônia, mas outra parte considerável, talvez a predominante, de queimadas de grandes proporções, originadas nos últimos dias perto da tríplice fronteira da Bolívia, Paraguai e Brasil, próximo da região de Corumbá, no Pantanal
sul-matogrossense”.


O Inpe ((Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) tem outra explicação. Para o instituto, os ventos nessa época do ano se movimentam no sentido anti-horário, o que possibilitou que a fumaça do leste da Amazônia fosse para o oeste e então para o sul.

O que indicam os sistemas Lidar e CPTEC

Dois sistemas que permitem o monitoramento de poluentes atmosféricos – desenvolvidos nas últimas duas décadas com apoio da Fapesp – estão ajudando cientistas a entender fenômenos raros, como o observado no céu de São Paulo.
Ainda no domingo (18), uma intensa pluma de material particulado com mais de 3 mil metros de altitude foi detectada por uma equipe do Ipen (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) por meio do sistema Lidar, do Centro de Lasers e Aplicações (CLA).
Posteriormente, com auxílio de imagens de satélites da Nasa – a agência espacial norte-americana –e de um modelo que prevê a trajetória percorrida por massas de ar, os pesquisadores concluíram se tratar de partículas provenientes de queimadas ocorridas nas regiões Centro-Oeste e Norte, entre Paraguai e Mato Grosso, abrangendo trechos da Bolívia, Mato Grosso do Sul e Rondônia.
“O sistema [Lidar] ilumina o céu e as partículas presentes na atmosfera refletem a luz, que captamos com um telescópio. Ao analisar esse sinal, conseguimos identificar o tipo de partícula e a distância da superfície em que ela se encontra”, explica Eduardo Landulfo, doutor em Tecnologia Nuclear e pesquisador da Fapesp.
Segundo o pesquisador, a pluma de poluição começou a pairar sobre a Grande São Paulo entre 16h e 17h da tarde de domingo, resultado de queimadas que ocorreram muito provavelmente de quatro a sete dias antes.
Como explicou Saulo Ribeiro de Freitas, do Inpe, a massa de ar poluído gerada pelas queimadas nas regiões Norte e Centro-Oeste geralmente é empurrada a 5 mil metros de altitude por ventos que sopram do Atlântico para o Pacífico (de leste para oeste), até esbarrar na Cordilheira dos Andes. A fumaça começa então a se acumular sobre o leste do Amazonas, Acre, Venezuela, Colômbia e Paraguai –até que o chamado sistema anticiclone, com ventos que circulam a 3 mil metros de altitude no sentido anti-horário, começa a transportar a massa poluída na direção sul, margeando os Andes.
O transporte atmosférico de emissões de queimada sobre a América do Sul vem sendo monitorado no CPTEC, do Inpe, desde 2003.
Nas imagens obtidas pelo instituto é possível ver que no dia 16 de agosto o “rio de fumaça” descia no sentido sul, atingindo Porto Alegre (RS) e parte da Argentina. Aos poucos, vai sendo desviado para o Sudeste e, no dia 20 de agosto, já cobre boa parte do Estado de São Paulo.
De acordo com o professor do Instituto de Física da USP, Paulo Artaxo, durante sua trajetória rumo à região Sudeste, a pluma das queimadas interagiu com o vapor d’água na atmosfera, alterando as propriedades das nuvens.
“As partículas funcionam como núcleo de condensação da água. Assim, gotículas de chuva menores são formadas, mas em grande quantidade e isso faz com que uma maior parte da radiação solar seja refletida de volta para o espaço, a ponto de escurecer o solo, como aconteceu no último domingo”, disse.
Em nota técnica divulgada no dia 20 de agosto, cientistas do Ipam (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) afirmaram que “a Amazônia está queimando mais em 2019 e o período seco, por si só, não explica este aumento”.
O número de focos de incêndios para a maioria dos estados já é o maior dos últimos quatro anos – até 14 de agosto eram 32.728 focos registrados, número 60% superior à média dos três anos anteriores. A estiagem, por outro lado, está mais branda. Tal fato, afirma o Ipam, indica que “o desmatamento possa ser um fator de impulsionamento às chamas”. “Os 10 municípios amazônicos que mais registraram focos de incêndios foram também os que tiveram maiores taxas de desmatamento”, diz o texto.
Os pesquisadores se basearam em dados do SAD (Sistema de Alerta de Desmatamento) do Imazon, do sistema de detecção de focos de calor do satélite AQUA, da Nasa, e dados de precipitação do CHIRPS (Climate Hazards Group Infrared Precipitation and Station Data).
Dados do Sistema Deter, do Inpe, que emite alertas diários de áreas desmatadas para ajudar na fiscalização, indicam que o desmatamento na Amazônia cresceu 50% em 2019. Julho foi o pior mês da série histórica, com 2.254 quilômetros quadrados (km²) de alertas – alta de 278% em relação a julho do ano passado.
De agosto de 2018 a julho de 2019, o Deter apontou 6.833 km² desmatados, contra 4.572 km² no ano passado (agosto de 2017 a julho de 2018). A taxa oficial da destruição será dada no fim do ano pelo sistema Prodes, também do Inpe.

================

Colando da Folha, antes que alguém pergunte.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.743
Reações
62.387
Pontos
1.253
Foda que tem muita desinformação e manipulação nesse meio,dificulta demais saber quem está falando a verdade.

Aposto que muita gente nem presta atenção em detalhes como este por exemplo:

8c6bf4bbcdec9e025af52d4d2ea912d8.jpg


Ou seja,a pesquisa pode muito bem ser precisa , e foi bom eles admitirem que não existe um parâmetro pra diferenciar as queimadas naturais das que ocorrem devido à interferência do homem.

Porém, o conteúdo que cai na imprensa em um âmbito geral é manipulado,selecionam só o que conveniente ,não divulgam informações completas, o título muitas vezes indica algo completamente diferente ,ou quem escreve coloca uma opinião sem embasamento por cima.

É questionável também essa mudança sacana de fonte pra fonte.
Por exemplo
Eu ouvi falar que o céu escurecido em SP foi causado por queimadas na Amazônia,aí depois vi que veio de lá e da Bolívia...depois ainda vi gente citando Paraguai e Argentina também.

Porra,que furdunço é esse que a origem do problema muda toda hora?
Assim não dá pra acreditar.





Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 
Topo Fundo