O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Independência financeira. Como e quando pretendem atingir?

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.116
Reações
46.311
Pontos
1.934
O que vcs estão fazendo pra se preparar financeiramente?

Idade que vcs tem hoje, quando pretendem ficar de boa sem trabalhar, quanto vcs acham que precisam/conseguem ter na carteira até lá?

Possuem algum planejamento? Pé de meia? Investimento? Esperando o resultado da reforma previdência? Outro?
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.791
Reações
39.112
Pontos
2.044
O que vcs estão fazendo pra se preparar financeiramente?
Alguns investimentos.
Idade que vcs tem hoje, quando pretendem ficar de boa sem trabalhar, quanto vcs acham que precisam/conseguem ter na carteira até lá?
39, mas considerando o caos que é o Brasil, acho difícil estipular uma idade em que isso será possível. Inicialmente, tenho como meta os 60 anos de idade. Mas vai ser puxado. Ainda mais que não invisto no que realmente gera dinheiro, que são ações.
Possuem algum planejamento? Pé de meia? Investimento? Esperando o resultado da reforma previdência? Outro?
Investimentos em renda fixa. Com ou sem reforma, não tenho direito a me aposentar antes dos 65 anos.

Nunca tinha pensando nisso na minha vida, até esses dias ler a respeito lá no tópico dos LobOS da outerspace. Na verdade, não tenho muitos gastos e meio que me obriguei a pensar no que fazer com a sobra do meu salário mensal.

P.S.: acho que já tem tópico sobre isso, mas, em todo o caso, fica o meu relato.
 

Rickzinho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.554
Reações
10.132
Pontos
974
Acho que primeiro você tem que definir exatamente o que é ter independência financeira.

Conheço pessoas que tem isso mas a definição delas é bem diferente. Uma é não depender mais dos pais, então ela é independente financeiramente mas não socialmente.
 

lucifeh

Veterano
Mensagens
424
Reações
1.246
Pontos
143
Eu me considero independente financeiramente mas trabalho 3 horas por dia. Não sei se gostaria de ficar o dia inteiro em casa não. Tem hora que eu empapusso de não fazer nada e começo a inventar coisas para fazer. 39, mas me imagino 100% sem necessidade de trabalhar em uns 20 anos com uns 4, 5 de patrimônio
 
Ultima Edição:

ROLGENIO

Lenda da internet
Mensagens
23.323
Reações
71.454
Pontos
1.763
Já botei na cabeça que não vou ter independência financeira se continuar morando no HUEzil. E cada mudança na previdência me fazem lembrar disso...
 


bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.116
Reações
46.311
Pontos
1.934
Acho que primeiro você tem que definir exatamente o que é ter independência financeira.

Conheço pessoas que tem isso mas a definição delas é bem diferente. Uma é não depender mais dos pais, então ela é independente financeiramente mas não socialmente.
Acho q de forma geral o que atende vc. Cada um vai dar seu tempo e valor. Valor tbm acaba sendo relativo.

Edit: Não to pedindo dicas mas perguntando como cada um ta se virando aqui no Brasil.
 
Ultima Edição:

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.116
Reações
46.311
Pontos
1.934
No Brasil? Existe isso?
Nao é assunto comum, mta gente nem pensa ou chega tarde demais a de planejar

Nossa cultura vai contra o q seria ideal entao fica parecendo impossivel. Tem gente q prefere apressar certas coisas q custam mto do tempo e recurso pra se lascar quando ta velho enquanto outros fazem alguns sacrificios pra ter mais conforto depois (nao necessariamente independencia 100%)

Vc nao ve perspectiva disso pq?


Isso deveria ser cada vez mais difundido no sonho das pessoas (nao ficar milionario mas q se sinta seguro e nao tao dependente). Educacao financeira e planejamento independente do valor ganho
 

TURBOOTH

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.279
Reações
13.231
Pontos
629
Amigo, a coisa mais maluca de dizer hoje em dia é como ter independência financeira.
O jeito de ganhar dinheiro mudou e muito, exceto para cargos públicos/concursados. Esse ainda é do jeito antigo, rachar de estudar, rezar para nenhum esquema matar sua candidatura e partir para o abraço em uma estabilidade financeira.
Mas com a grande maioria não é assim. Hoje o mercado de trabalho é extremamente volátil, existe muita demanda para qualquer cargo e o povo está se sujeitando a ganhar muito pouco, para quem quer abrir um comércio acho que a situação é ainda pior, pois o cara investe todo o seu dinheiro, não tem experiência no ramo, se afunda em dívidas e fica fora do mercado de trabalho e ainda ajuda a cagar mais ainda em determinados comércios jogando o preço lá p baixo até quebrar.
Eu ainda acho que a área da saúde se segura por alguns anos com salários ok, uma hora vai saturar, assim como saturou a área de Direito, onde alguns amigos advogados não ganham mais que 2.000 reais por mês.
Enfim meu amigo, não tem mais fórmula mágica ou tranquila para ganhar dinheiro hoje em dia, acho que a melhor forma é aproveitar as oportunidades, seja vendendo coisas por algum lucro bom, ou até mesmo rachando de estudar p ter um cargo público legal.
E tenho conhecidos que não tem estudos que ficaram milionários com rede de borracharias, outros em leilões e outros com aplicações....tudo é um misto de dar sorte, de conhecer pessoas certas e o principal, ter o merecimento e ser esforçado. Não importa como vc vai ganhar dinheiro, pois isso muda e muito, ser esforçado e ter o merecimento p mim é o que anda contando hoje em dia.
 

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
Acho q de forma geral o que atende vc

Cada um vai dar seu tempo e valor. Valor tbm acaba sendo relativo.

Ate depende do q vc pretende fazer quando nao precisar trabalhar mais. Tem gente q só sossegaria com mta grana e outros com pouco ja se viraria de alguma forma
Sigo a definição que muitos autores de educação financeira defendem

Independência financeira é quando não se precisa mais trabalhar, os rendimentos sustentam a pessoa.

Estou com 31 anos, quero manter um padrão de vida sustendo por pelo menos R$25.000,00 ao mês.

Para isso preciso de R$5.000.000,00 aplicados.

Já iniciei meu planejamento, no pior cenário, atingirei a independência financeira em 8 anos.

Objetivo otimista é conseguir isso em 5.

Estudo planejamento financeiro há alguns anos, aplico de forma diversificado, já tenho várias aplicações em renda fixa e alguns empreendimentos. Em 2 meses entrarei no mercado de ações assessorado por profissional qualificado.

falow
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.116
Reações
46.311
Pontos
1.934
Amigo, a coisa mais maluca de dizer hoje em dia é como ter independência financeira.
O jeito de ganhar dinheiro mudou e muito, exceto para cargos públicos/concursados. Esse ainda é do jeito antigo, rachar de estudar, rezar para nenhum esquema matar sua candidatura e partir para o abraço em uma estabilidade financeira.
Mas com a grande maioria não é assim. Hoje o mercado de trabalho é extremamente volátil, existe muita demanda para qualquer cargo e o povo está se sujeitando a ganhar muito pouco, para quem quer abrir um comércio acho que a situação é ainda pior, pois o cara investe todo o seu dinheiro, não tem experiência no ramo, se afunda em dívidas e fica fora do mercado de trabalho e ainda ajuda a cagar mais ainda em determinados comércios jogando o preço lá p baixo até quebrar.
Eu ainda acho que a área da saúde se segura por alguns anos com salários ok, uma hora vai saturar, assim como saturou a área de Direito, onde alguns amigos advogados não ganham mais que 2.000 reais por mês.
Enfim meu amigo, não tem mais fórmula mágica ou tranquila para ganhar dinheiro hoje em dia, acho que a melhor forma é aproveitar as oportunidades, seja vendendo coisas por algum lucro bom, ou até mesmo rachando de estudar p ter um cargo público legal.
E tenho conhecidos que não tem estudos que ficaram milionários com rede de borracharias, outros em leilões e outros com aplicações....tudo é um misto de dar sorte, de conhecer pessoas certas e o principal, ter o merecimento e ser esforçado. Não importa como vc vai ganhar dinheiro, pois isso muda e muito, ser esforçado e ter o merecimento p mim é o que anda contando hoje em dia.

A idéia é compartilhar metas pessoais, não criei o tópico pra sanar dúvidas hehe. Mais pela curiosidade como cada um aqui no fórum ta se virando pra ficar "pleno"


Hoje sou autônomo, faço projetos como job principal + freelas (outra área) como plano B pra complementar a renda. Parceira trabalha clt mas ta pra abrir um negócio próprio na área de prestação de serviço/marketing e design (eu 31 ela 26). Me usando de exemplo peguei parte das economias pra tentar investir (com planos beeeeem longo prazo). Quando tiver 45-50 anos uma parte, e outro quando atingir 60 (dois planos simultaneos pra tempos diferentes)

Levando em conta imprevistos, dinheiro de emergência, etc. Queria ter pensado nisso mais cedo. Sei lá com 20-25 anos. Estaria mais estruturado com isso mas não ta tão tarde assim. Dependendo de quanto eu conseguir juntar pra investir talvez dê certo (com relação ao prazo). Comecei meio tarde a me preocupar como serão as coisas daqui pra frente, quanto vou conseguir guardar mas o jeito agora é correr atrás do preju. Só montar a grana necessária o quanto antes (mais cedo, melhor. Se não conseguir o suficiente, que seja em aportes mensais até conseguir o mínimo).

Aliás pra quem tem grandes limitações, não precisa de quantia exorbitante. Até pq como foi bem falado, não dá pra saber o que vem por aí. Pode até ser q melhore... e se melhorar vai ter chances melhores pra turbinar o plano q for. Mta gente simples investindo com 100-200 reais/mês (não é o ideal mas pelo menos já é algo)

Sigo a definição que muitos autores de educação financeira defendem

Independência financeira é quando não se precisa mais trabalhar, os rendimentos sustentam a pessoa.

Estou com 31 anos, quero manter um padrão de vida sustendo por pelo menos R$25.000,00 ao mês.

Para isso preciso de R$5.000.000,00 aplicados.

Já iniciei meu planejamento, no pior cenário, atingirei a independência financeira em 8 anos.

Objetivo otimista é conseguir isso em 5.

Estudo planejamento financeiro há alguns anos, aplico de forma diversificado, já tenho várias aplicações em renda fixa e alguns empreendimentos. Em 2 meses entrarei no mercado de ações assessorado por profissional qualificado.

falow

confiável essas assessorias? Empresa grande? Conhecido? Quanto fica a comissão? Pela meta e tempo, imagino q seja algo altamente arriscado+muito dinheiro envolvido

meu prazo seria 30 anos pra ter algo entorno de 2-3 milhões sendo otimista. Sendo realista entre 1,5-2 se tudo correr bem. Não é ação ainda mas fundos com rendimentos interessantes. Entre 15-20% ao ano (o q é bem mais alto q renda fixa, tesouro, etc). Não deixei de ter algumas fixas só por garantia (inclusive o próprio tesouro). O esforço é pra que seja >3m. Em mais alguns anos devo ver com mais calma o mercado de ações. Fui estudar mais agora e é total fora da minha área de atuação então não ta sendo tão fácil. Na pior das hipóteses, venderia o apartamento lá na frente pra bater essa meta final. Tendo uma grana interessante por mês em rendimento, não ligaria de viver de aluguel (ou me mudar pro interior, viver em cidade pequena comprando um apê bem mais barato quando comparado com o de cidade grande).
 
Ultima Edição:

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
confiável essas assessorias? Empresa grande? Conhecido? Quanto fica a comissão? Pela meta e tempo, imagino q seja algo altamente arriscado+muito dinheiro envolvido
Não, essa parte é uma pequena parte, não a mais importante. É que eu não tenho preparo suficiente para mexer em bolsa de valores, trading, câmbio, etc, então vou começar com um agente (pequeno) sem grandes pretensões. Não tenho coragem de fazer algo muito arriscado (apesar de ter empreendido). Se essa modalidade der certo, vai ajudar a adiantar o prazo, só.

falow
 

Akita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.883
Reações
11.961
Pontos
753
Não tenho uma idade definida e nem um plano traçado, apenas vou aportando, lendo sobre investimentos e seguindo em frente.

Edit: Não entenda isso como relaxo para o futuro, normalmente aporto cerca de 50% da renda já fazem alguns anos.
 
Ultima Edição:

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.488
Reações
32.692
Pontos
1.048
A vida é engraçada. Eu nunca pensei muito nisso quando era jovem, somente em sair do subúrbio e vir morar no bairro que eu considero o melhor do RJ. Comecei a trabalhar muito cedo (aos 15) e sempre conciliei o trampo com estudos, e foi assim até me formar. Me casei aos 25 e no ano seguinte peguei minhas economias e comprei 10% da empresa o qual eu trabalhava. Conforme os anos foram passando, minha participação na empresa aumentou e com isso meus rendimentos. Com 31 anos realizei meu sonho de infância, comprei (a vista) meu apartamento onde moro com uma linda vista para o mar. Dois anos mais tarde realizei outro sonho, que foi tirar uma BMW zero km da CSS. A essa altura eu achava que tinha chegado lá, tinha meu apê, outros patrimônios imobiliários, tinha um sr. pé de meia e tinha acabado de receber uma herança devido ao falecimento do meu pai.

Mas aí veio o revés da vida. Além de estourar a crise de 2015 tive que arcar com uma dívida milionária que caiu no meu colo de paraquedas. Com isso tive que vender um imóvel, tive que vender a empresa, tive que usar a herança toda + 80% da minha reserva financeira. Pra finalizar a desgraça, em 2017 tomei um pé na bunda sem receber nenhum tostão (tá rolando na justiça), nunca mais consegui um emprego formal, já não sou mais "sr. doutor e sr. empresário", já não ando mais de carrão alemão importado e estou me virando nos trinta, pois meu foco atual é tentar manter a minha vida depois de ter enxugado tudo o que foi possível, enquanto luto desesperadamente para que as coisas andem pra frente e deem certo nesse país de m****.
 

Nagareboshi

Bam-bam-bam
Mensagens
3.210
Reações
5.841
Pontos
344
Quando eu pretendo? O quanto antes, oras.
Quando conseguirei?
tenor.gif
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.116
Reações
46.311
Pontos
1.934
A vida é engraçada. Eu nunca pensei muito nisso quando era jovem, somente em sair do subúrbio e vir morar no bairro que eu considero o melhor do RJ. Comecei a trabalhar muito cedo (aos 15) e sempre conciliei o trampo com estudos, e foi assim até me formar. Me casei aos 25 e no ano seguinte peguei minhas economias e comprei 10% da empresa o qual eu trabalhava. Conforme os anos foram passando, minha participação na empresa aumentou e com isso meus rendimentos. Com 31 anos realizei meu sonho de infância, comprei (a vista) meu apartamento onde moro com uma linda vista para o mar. Dois anos mais tarde realizei outro sonho, que foi tirar uma BMW zero km da CSS. A essa altura eu achava que tinha chegado lá, tinha meu apê, outros patrimônios imobiliários, tinha um sr. pé de meia e tinha acabado de receber uma herança devido ao falecimento do meu pai.

Mas aí veio o revés da vida. Além de estourar a crise de 2015 tive que arcar com uma dívida milionária que caiu no meu colo de paraquedas. Com isso tive que vender um imóvel, tive que vender a empresa, tive que usar a herança toda + 80% da minha reserva financeira. Pra finalizar a desgraça, em 2017 tomei um pé na bunda sem receber nenhum tostão (tá rolando na justiça), nunca mais consegui um emprego formal, já não sou mais "sr. doutor e sr. empresário", já não ando mais de carrão alemão importado e estou me virando nos trinta, pois meu foco atual é tentar manter a minha vida depois de ter enxugado tudo o que foi possível, enquanto luto desesperadamente para que as coisas andem pra frente e deem certo nesse país de m****.
caraca e pra manter firme de cabeça erguida.... sobre humano!
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.488
Reações
32.692
Pontos
1.048
caraca e pra manter firme de cabeça erguida.... sobre humano!
Infelizmente eu conheci muitas pessoas que surtaram quando passaram por situações semelhantes a minha. Quando a crise chegou pra valer, muita gente do meu ramo de atividade na época quebraram e não estavam "preparadas" pra isso. Um conhecido meu de quiosque de beber chop tinha tanto dinheiro que uma época ele pagou pra revista Playboy pra então namorada dele sair na capa da revista. Aí por conta da crise um contrato que ele tinha foi rescindido e a empresa dele foi pro vinagre. Depois de um tempo ele se matou.

Eu sempre fui realista e por isso sempre fui pé no chão. Sempre tive ciência que meu negócio era de risco e eu já vinha trabalhando pra fazer uma transição pra um outro modelo de negócios, mas infelizmente com a morte do meu pai veio o ônus numa péssima hora que infelizmente acabou com a liquidez da empresa e com a minha pessoal. Eu tenho família, por eles eu sigo em frente, e do meio do tiroteio eu sai com um tiro no braço, então olhando o copo meio cheio, fui feliz até, pois o resultado poderia ter sido muito pior. Ainda possuo o apê onde moro, possuo a antiga sede da empresa (que infelizmente virou um elefante branco na minha vida, não consegui até o momento alugar ou vender) e ainda possuo uns 10% da minha antiga reserva.

O que eu quero dizer com isso tudo? Não basta só fazer um planejamento pra aposentadoria, tem que se ter um plano de contingência caso as coisas dêem errado por motivos alheios ao seu controle. Principalmente quem possui negócio próprio formal.
 

slashf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.486
Reações
39.599
Pontos
1.053
Tudo no Brasil e tão volatil que as vezes da até desânimo de estudar pra fazer algo assim. Estudo e guardo uma grana invisto uma parcela, mas vendo tudo que acontece, ainda mais tendo uma empresa em que um mês vc tem que contratar gente e alguns meses depois vc tem que demitir pois não consegue ter mais o mesmo rendimento pois algo aconteceu em algum lugar do planeta chega a dar um desânimo.
Fora que cada vez mais com tanta gente sem emprego cada dia aparece uma concorrência diferente.

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.147
Reações
44.364
Pontos
803
Depende do que se entende por "independência financeira".

É ter um emprego/cargo que lhe proporcione renda suficiente para atender às suas expectativas materiais?

É ter construído um patrimônio ou pé de meia que dê a você a opção de nunca mais trabalhar? Se sim, qual é a renda oriunda desse patrimônio que se enquadraria no conceito de independência? Enquanto para alguns poderia ser 3k líquidos, para outros 10k não dá nem pro sucrilhos.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.116
Reações
46.311
Pontos
1.934
Depende do que se entende por "independência financeira".

É ter um emprego/cargo que lhe proporcione renda suficiente para atender às suas expectativas materiais?

É ter construído um patrimônio ou pé de meia que dê a você a opção de nunca mais trabalhar? Se sim, qual é a renda oriunda desse patrimônio que se enquadraria no conceito de independência? Enquanto para alguns poderia ser 3k líquidos, para outros 10k não dá nem pro sucrilhos.
então... não to pedindo pra acharem uma definição pra mim...

vc deduz como quiser e diz como ta se planejando. só isso
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.116
Reações
46.311
Pontos
1.934
Infelizmente eu conheci muitas pessoas que surtaram quando passaram por situações semelhantes a minha. Quando a crise chegou pra valer, muita gente do meu ramo de atividade na época quebraram e não estavam "preparadas" pra isso. Um conhecido meu de quiosque de beber chop tinha tanto dinheiro que uma época ele pagou pra revista Playboy pra então namorada dele sair na capa da revista. Aí por conta da crise um contrato que ele tinha foi rescindido e a empresa dele foi pro vinagre. Depois de um tempo ele se matou.

Eu sempre fui realista e por isso sempre fui pé no chão. Sempre tive ciência que meu negócio era de risco e eu já vinha trabalhando pra fazer uma transição pra um outro modelo de negócios, mas infelizmente com a morte do meu pai veio o ônus numa péssima hora que infelizmente acabou com a liquidez da empresa e com a minha pessoal. Eu tenho família, por eles eu sigo em frente, e do meio do tiroteio eu sai com um tiro no braço, então olhando o copo meio cheio, fui feliz até, pois o resultado poderia ter sido muito pior. Ainda possuo o apê onde moro, possuo a antiga sede da empresa (que infelizmente virou um elefante branco na minha vida, não consegui até o momento alugar ou vender) e ainda possuo uns 10% da minha antiga reserva.

O que eu quero dizer com isso tudo? Não basta só fazer um planejamento pra aposentadoria, tem que se ter um plano de contingência caso as coisas dêem errado por motivos alheios ao seu controle. Principalmente quem possui negócio próprio formal.
é no seu caso tinha alguns agravantes aí bomba relógio. Eu não tenho nenhum vínculo com a empresa do meu pai então esse tipo de bucha não estouraria pra mim (com dívidas milionárias).

mas claro q eu teria N outros problemas pra lidar, doenças, etc.

A gente faz o q pode. Reserva de emergência, seguro de vida, plano de saúde, investimentos, etc. Foda é juntar tanta grana pra bancar isso e ainda conseguir viver/curtir e pagar as contas/despesas de filhos, por exemplo.

Brasil nesse sentido é foda de triste. Eu tenho mês bom, mês ruim.... ta sendo complicado controlar isso mas vamos ver.
 

danitokaawa

Bam-bam-bam
Mensagens
7.253
Reações
5.618
Pontos
353
Muito dificil.Dizem que eu ganho bem, mas mais da metade do meu salário vai para despesas como saúde, conta de celular, associação de classe.Só o plano de saúde, que não da direito a hospitais top de linha, aumentou para quase 1500 reais.
 

Wastelander

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.842
Reações
21.099
Pontos
1.434
Idade que vcs tem hoje, quando pretendem ficar de boa sem trabalhar, quanto vcs acham que precisam/conseguem ter na carteira até lá?
Eu sei que é clichê pra c***lho, mas não me vejo sem trabalhar. O que eu pretendo fazer é diminuir o ritmo, pq trampar 12/13 horas/dia não rola pra sempre...

E se algum dia alcançar a independência financeira e/ou não conseguir mais trabalhar, vou fazer algum tipo de trabalho voluntário. Cabeça vazia = oficina do gente boa que mora no andar de baixo...

Aliás pra quem tem grandes limitações, não precisa de quantia exorbitante. Até pq como foi bem falado, não dá pra saber o que vem por aí. Pode até ser q melhore... e se melhorar vai ter chances melhores pra turbinar o plano q for. Mta gente simples investindo com 100-200 reais/mês (não é o ideal mas pelo menos já é algo)
Eu falo isso pra TODO mundo, e o cara normalmente ri. Se você guardar (GUARDAR, nem de investir estou falando) R$ 100,00/mês no final de 5 anos você tem praticamente 5K. Aí o cara para, faz conta e concorda, mas deixa esse problema pro futuro, pq o negócio é comprar o carrinho da marca em 999 prestações...
 

Wastelander

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.842
Reações
21.099
Pontos
1.434
Muito dificil.Dizem que eu ganho bem, mas mais da metade do meu salário vai para despesas como saúde, conta de celular, associação de classe.Só o plano de saúde, que não da direito a hospitais top de linha, aumentou para quase 1500 reais.
Hora de cortar superfluos, como a conta do celular. Talvez um plano telefônico mais simples te atenda.
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
Ja sou concursado e acredito que pros padrões brasileiros não ganho mal !!

Pra mim a minha independência financeira virá com a quitação do meu ape. Dai pra frente é pegar uma aposentadoria privada ( pra garantir ) apesar de receber salario full na minha aposentadoria por ser concursado e ir viajar esse mundo. Carro nem faço questão, a compra do meu ape ja inclui uma mudança drastica de estilo de vida aonde carro e toda as despesas que ele trás junto não pertencem a esse novo estilo.
 

City Hunter

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.869
Reações
8.606
Pontos
1.209
O que vcs estão fazendo pra se preparar financeiramente?

Trabalho, faço mestrado (ganharei aumento de 21% em meu salário com este título, além de abrir possibilidade de dar aulas em faculdades particulares ou fazer novo concurso para Professor Universitário). Leio sobre finanças e aplico dinheiro na bolsa (renda fixa, fundos imobiliários). Tenho previdência privada.

Idade que vcs tem hoje, quando pretendem ficar de boa sem trabalhar, quanto vcs acham que precisam/conseguem ter na carteira até lá?

37 anos hoje; espero ficar 'de boa' financeiramente aos 55, mas sem trabalhar acho que aos 65-70.

Aos 55 eu terei valor (do meu bolso, sem contar com qualquer tipo de herança, e sem contar juros compostos) para um apartamento modesto de classe média, próximo ao meu local de trabalho. Aos 67-70 terei dobrado esse valor (sem, de novo, considerar juros compostos).

Possuem algum planejamento? Pé de meia? Investimento? Esperando o resultado da reforma previdência? Outro?

Somos da geração que talvez não se aposente...tenho meu pé de meia para garantir eventuais remédios e viagens.

Com a atual previdência eu aposentaria com 63 anos. Provavelmente eu chegue aos 70-75 com futuras reformas. Espero estar ativo até lá.
 
Topo Fundo