Eu gostaria que mais devs tivessem essa mesma postura do Yu Suzuki.
Essa objeção com gráfico realista já tá enchendo o saco.
É legal ver a evolução gráfica da indústria, não vou negar isso, mas resumir tudo à gráficos já é coisa de quem não entende nada do assunto!
Meu último jogo AAA foi Days Gone e posso afirmar que gostei bastante do jogo, principalmente na quesito gráfico. Tem um mundo gigante, diversidade entre áreas, ou seja, você percebe que em que parte do mapa está, detalhamento realista geral etc. Porém o jogo mesmo, em sua essência, é mais do mesmo. Meio ação, meio stealth, coletas e fabricação de itens, desbloqueio de habilidades, montes de zumbis... entende? Nada (além do gráfico) que conceda-lhe uma distinção, e tem sido assim praticamente a geração inteira. Resumindo: armas, moitas, mapas em que se repetem as mesmas mecânicas, mas em áreas diferentes e, se você ainda não enjoou, milhares de missões paralelas com a mesma repetição.
Shenmue tem um grande desafio pela frente, enorme mesmo; e não é ser ultra realista, é ser um sandbox e não ficar nesse marasmo criado pelo gênero, mas também, não ser um Yakuza da vida (final fight evoluído), sendo assim, chegou o momento de vermos se Shenmue tem, realmente, uma singularidade, alma, liga, espírito etc.
O mestre Yu disse que o jogo é composto de uma mescla entre o que foi anteriormente idealizado e novas concepções, então, por favor, nos dê outro rumo, e mostre-se um visionário outra vez mais.
Contando os dias para Shenmue!