O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

InsegurOS - Durões por fora, maciOS por dentro

Brito79

Bam-bam-bam
Reações
2.390
Pontos
283
Fiz um post num grupo sobre minha situação de trabalho onde eu dizia que se eu não me atualizasse seguiria com mais dificuldades. Não era um texto com coitadismo, nem pessimista ou pedindo nada. Era apenas uma observação sobre o que faço, o que devo fazer e que serve pra mim e para quem ler, o famoso "vamos refletir juntos". Falei bem pouco da minha trajetória por dois motivos: não achei necessário e, sinceramente, acho bobagem me gabar - deixo isso para meus clientes fazerem. A única coisa que deixei claro é que tenho uma boa experiência, logo, lido há um bom tempo com meu ofício.

Qual foi minha surpresa ao ver que os comentário começaram a bombar e, mais surpresa ainda: a maioria pra me minimizar, contar seu case de sucesso, para dizer que eu deveria ser igual (ah, a boa autopromoção grátis no post dos outros) e a cereja azeda do bolo: que eu estava ferrado por conta da minha idade, afinal experiente = VELHO. Claro que teve algumas pessoas que pegaram o raciocínio da coisa, concordaram que o ideal é se atualizar e trabalhar mesmo com todas as dificuldades do nosso país, teve os elogios, incentivos e, eba, gente me procurando para novos trabalhos.

Comentei com amigos a impressão que tive dessas pessoas desesperadas por autoafirmação e todos mandaram na lata: é insegurança. O famoso "tenho de me mostra maior, melhor, mesmo não sendo". Lembramos que todo bicho e fruta cascuda por fora é macia e gostosa por dentro (rimos muito nessa hora) e por isso todo mundo ataca (quer comer - gargalhamos). Natural que criem essa "casca" que é mostrar uma imagem de durão, de sucesso, de "sou fortão, sobrevivi". Aí batendo um papo com minha amiguinha IA (que posso ser velho, mas não desatualizado) e ela me disse o seguinte:

Uma pessoa que precisa se auto afirmar o tempo todo, se gabar e minimizar os outros geralmente apresenta traços de insegurança profunda, baixa autoestima ou, em casos mais extremos, um complexo de superioridade que mascara uma grande fragilidade emocional. Esse comportamento é frequentemente um mecanismo de defesa para esconder sentimentos de inferioridade e buscar validação externa.
Insegurança Oculta: O paradoxo do comportamento é que, quem precisa se auto afirmar constantemente, na verdade, não se sustenta sem a aprovação alheia. A ostentação e a necessidade de se gabar são sintomas de alguém que não se sente confiante de verdade.
Narcisismo Patológico (ou Transtorno de Personalidade Narcisista): Indivíduos com esse perfil tendem a apresentar falta de empatia, arrogância, necessidade constante de admiração e sentimento de grandiosidade. Eles minimizam os outros para se sentirem superiores e preservar um senso frágil de si mesmos.
Autoestima Inflada: É uma das formas de baixa autoestima, onde a pessoa cria uma "casca" de superioridade para esconder um vazio existencial.
Comportamento Tóxico/Manipulador: Pessoas que usam a depreciação alheia para se elevarem costumam ser exaustivas e manipulam situações para se colocarem no centro das atenções.
Em resumo, essa pessoa está tentando desesperadamente provar seu valor para si mesma e para os outros, muitas vezes agindo de forma antissocial e manipuladora para manter uma imagem de força que não condiz com sua realidade interna.

Após ler isso, vi que, além das mensagens me procurando para trabalhos, haviam muitas outras que chegaram no meu inbox pra me minimizar, contar seu case de sucesso, para dizer que eu deveria ser igual, o mesmo naipe dos comentários que li abertamente no grupo. Me senti um psicólogo lendo um bando de compulsivos em se gabar. Esses, do inbox, eu apenas respondi: "Olá, como posso ajudar? Precisa de meus serviços?" Pronto. Não escreveram mais nada. Achei que vinha ao menos uma parceria com gente tão bem sucedida, vai que...?

E é isso. Resolvi compartilhar aqui com vocês (onde aparentemente a zueira é menor do que no Vale Tudo), sem julgar ou minimizar quem faz isso, que o melhor é não dar muita atenção, mas também não ignorar: oportunidades surgem do improvável!

Concordam, discordam?

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Reações
25.311
Pontos
1.344
come-here-come-on.gif

Pelo visto somos contemporâneos e isso significa que vivemos a era pré big bang digital.
Me de se auto afirmar ? Sou adepto pois até mesmo nas certezas há incertezas.
Não somos bons em pronunciar "Três pratos de trigo para três tigres tristes" e logo que alguém lhe desafia, você se sentindo seguro vai lá e...falha.
Me exponho de maneira moderada, porém dentro do meu habitat eu me "agarantcho".
Redes Sociais é terra de falácias, mentiras e narrativas deturpadas por trás de fotos e vídeos improvisados ou de alta qualidade.
E tudo isso pra quê ?
Pra mostrar de forma explícita que eu sou melhor que você.
Ridículo.
Seres humanos analógicos estão há anos luz dos digitais.
Be your self.

Senhor do nada

Bam-bam-bam
Reações
14.243
Pontos
353

aves-l-emas-emas-tres-rhea-americana-nandou-d-onivora-zooparque-faune-natureza-itatiba-estado-de-sao-paulo-brasil-aves-emas-emas-tres-rhea-americana-nandou-d-onivora-zooparque-faune-natureza-itatiba-estado-de-sao-paulo-bresil-p41fn9.jpg

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Reações
183.293
Pontos
2.599
Gemini:

O autor reflete sobre como um post sincero sobre atualização profissional gerou uma onda de comentários tóxicos e autopromoção alheia. Com ajuda de amigos e IA, concluiu que esse comportamento reflete insegurança e necessidade de validação. Ao filtrar os ataques e focar no trabalho, transformou a negatividade em oportunidade de negócio.

Dr. Gemini:

Para ajudar a si mesmo a lidar com essa situação e com as próximas que virão, ele pode focar em três pilares: blindagem emocional, estratégia de marca e filtro de audiência.

Aqui estão os pontos práticos:

1. Praticar o "Desapego Seletivo"​

Ele já começou a fazer isso ao responder com: "Como posso ajudar? Precisa de meus serviços?".

• Por que ajuda: Isso inverte a lógica. Ele tira o foco do ego do outro e traz para o terreno profissional. Se a pessoa quer apenas se gabar, ela recua. Se ela tem um problema, ela vira cliente. É o uso da elegância como barreira.

2. Reforçar o Posicionamento de Autoridade​

Em vez de se sentir "velho", ele deve abraçar o conceito de "Modern Elder" (o Ancião Moderno).

• O que fazer: Continuar se atualizando (como já faz), mas vender a experiência + atualização como um combo imbatível que os jovens "cascudos" ainda não têm: repertório, calma sob pressão e visão de longo prazo.

3. Curadoria de Ambiente​

O autor mencionou que o grupo onde postou tinha muita "zueira" e ataques.

• O que fazer: Ele deve migrar sua energia para comunidades onde a cultura seja de colaboração real e não de competição de ego. O ambiente molda a saúde mental; se o solo é tóxico, até a melhor semente sofre para crescer.

4. Manter o "Filtro de IA" para Análise Distanciada​

A estratégia de usar a IA para entender o comportamento alheio foi brilhante porque despersonaliza a ofensa.

• O que fazer: Sempre que receber um ataque, em vez de absorver, ele deve analisar como um "antropólogo". Entender que o comentário diz 100% sobre quem escreveu e 0% sobre quem leu.

A lição final: A melhor forma de ele se ajudar é entender que, no mundo digital, o silêncio e o boleto pago são as melhores respostas para a autopromoção alheia.

Brito79

Bam-bam-bam
Reações
2.390
Pontos
283
Gemini:

O autor reflete sobre como um post sincero sobre atualização profissional gerou uma onda de comentários tóxicos e autopromoção alheia. Com ajuda de amigos e IA, concluiu que esse comportamento reflete insegurança e necessidade de validação. Ao filtrar os ataques e focar no trabalho, transformou a negatividade em oportunidade de negócio.

Dr. Gemini:

Para ajudar a si mesmo a lidar com essa situação e com as próximas que virão, ele pode focar em três pilares: blindagem emocional, estratégia de marca e filtro de audiência.

Aqui estão os pontos práticos:

1. Praticar o "Desapego Seletivo"​

Ele já começou a fazer isso ao responder com: "Como posso ajudar? Precisa de meus serviços?".

• Por que ajuda: Isso inverte a lógica. Ele tira o foco do ego do outro e traz para o terreno profissional. Se a pessoa quer apenas se gabar, ela recua. Se ela tem um problema, ela vira cliente. É o uso da elegância como barreira.

2. Reforçar o Posicionamento de Autoridade​

Em vez de se sentir "velho", ele deve abraçar o conceito de "Modern Elder" (o Ancião Moderno).

• O que fazer: Continuar se atualizando (como já faz), mas vender a experiência + atualização como um combo imbatível que os jovens "cascudos" ainda não têm: repertório, calma sob pressão e visão de longo prazo.

3. Curadoria de Ambiente​

O autor mencionou que o grupo onde postou tinha muita "zueira" e ataques.

• O que fazer: Ele deve migrar sua energia para comunidades onde a cultura seja de colaboração real e não de competição de ego. O ambiente molda a saúde mental; se o solo é tóxico, até a melhor semente sofre para crescer.

4. Manter o "Filtro de IA" para Análise Distanciada​

A estratégia de usar a IA para entender o comportamento alheio foi brilhante porque despersonaliza a ofensa.

• O que fazer: Sempre que receber um ataque, em vez de absorver, ele deve analisar como um "antropólogo". Entender que o comentário diz 100% sobre quem escreveu e 0% sobre quem leu.

De novo?

velhopilantra

Bam-bam-bam
Reações
16.479
Pontos
453
Uma pessoa que precisa se auto afirmar o tempo todo, se gabar e minimizar os outros geralmente apresenta traços de insegurança profunda, baixa autoestima ou, em casos mais extremos, um complexo de superioridade que mascara uma grande fragilidade emocional. Esse comportamento é frequentemente um mecanismo de defesa para esconder sentimentos de inferioridade e buscar validação externa.

spoilers-oh-bran-didnt-you-listen-to-tywin-v0-xuu5m3otbgz21.gif

baggunn3r

Mil pontos, LOL!
Reações
12.982
Pontos
1.029
E eu achando que aqui o papo séria mais sério, mais inteligente... Ô, dó.
A expectativa criada em torno do bom senso/ civilidade do outro é inimiga do bem estar mental e espiritual.

Dito isto, o que mais tem por aí é homem frustrado e que vê na crítica vazia a respeito do outro uma válvula de escape para fugir do quão m3rda ele próprio é.

Habitue-se, porque o que mais tem por aí é gente desse naipe.

Brito79

Bam-bam-bam
Reações
2.390
Pontos
283
A expectativa criada em torno do bom senso/ civilidade do outro é inimiga do bem estar mental e espiritual.

Dito isto, o que mais tem por aí é homem frustrado e que vê na crítica vazia a respeito do outro uma válvula de escape para fugir do quão m3rda ele próprio é.

Habitue-se, porque o que mais tem por aí é gente desse naipe.
Deixa assim, isso só endossa o enunciado.

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Reações
100.755
Pontos
1.839
Brito…tu falou, falou , mas não disse muita coisa.

O lance é você se atualizar ou está compartilhando conosco que uma IA te disse que os seus amigos que acham que tu soca fofo na verdade socam mais fofo ainda e por isso você ficou satisfeito?

Muita informação, pouca finalidade.

Brito79

Bam-bam-bam
Reações
2.390
Pontos
283
Brito…tu falou, falou , mas não disse muita coisa.

Muita informação, pouca finalidade.
De fato, e grato por se importar.

Vou lá pro boteco rir dos macios por dentro. Mais divertido.

Aliás, lá eu conto a história da caganeira com 38 apontado na cara do peão. Quer ouvir também?

Ultima Edição:

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Reações
100.755
Pontos
1.839
De fato, e grato por se importar.

Vou lá pro boteco rir dos macios por dentro. Mais divertido.

Aliás, lá eu conto a história da caganeira com 38 apontado na cara do peão. Quer ouvir também?

Se tem algo que faço gosto, é um bom causo. Pode mandar.

Mestre Chinelada

Usuário exemplar
VIP
Reações
49.271
Pontos
1.419
Você cometeu o erro fatal de esquecer que na internet todo mundo é foda, nunca exponha as suas fraquezas.

Topo Fundo