O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Interferência no cabo de rede doméstico? Blindagem, Cat5e ou Cat6?

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Pessoal lendo bastante sobre esse conteúdo de alcance, transmissão e interferência nos cabos de rede, ficou uma dúvida que não consegui sanar: em rede doméstica, onde os cabos de redes ficam próximos e até misturados com os de energia de modens, tvs, vídeo games, Pc, etc... esses cabos de energia, são sulficite para causarem interferência nos cabos de rede não blindados? E nesse pensamento, sem ser blindado há vantagem real nesse cenário, no cat6 sobre o Cat5e?

Sempre usei cabo cat5 (desde que comprei um rolo de 100mts em 2006, tenho os mesmo cabos longos). Para mim estava bom, mas agora tenho uma conexão acima dos 100mb, sempre foram entre 2-10mb até 2018, de 2018 a 2020 30mb e agora estou com 300mb e quero aproveitar essa belezura, mesmo q de forma esporádica.

Hoje uso meu cabo cat5 de 10mts e não vejo problema, mas já vou trocar o do PC q é gigabit, e achei o Cat5e sem blindagem por R$15,00 e o cat6 por R$25,00, já o cat6 com a blindagem simples (FTP) o mais barato q achei está R$55,00, valores já dos 10 metros. Achei super caro e me perguntei se é realmente necessário tudo isso no metro.

Para os aparelhos próximos (game e tv) já deixei os cabos Cat5e de 1,5mts que tinha por aqui, como ambos não tem ethernet gigabit, vou nem me preocupar com eles agora, porém todos ficam qse enrolados com os fios de energia dos demais aparelhos.

Bom, parando de enrolar, na prática para rede doméstica com aparelhos domésticos comuns, é necessário um cabo de rede blindado mesmo ou a interferência é insignificante nesses cabos elétricos?

Enviado de meu SM-J730G usando o Tapatalk
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.251
Reações
10.849
Pontos
1.409
hoje em dia, o melhor custo beneficio é cat5e. blindagem acho que é mais necessário pra cabos passando na parede, já que o campo de interferência de fios é bem pequeno, só vira problema com eles mto grudados, qnd tá no chão, msm que uns centimetros um do outro, o problema praticamente n existe. pelo menos eu nunca tive. cat5e pega até 1gb. claro que isso é máxima teórica. na prática pega um pouco menos. mas a menos que vc tenha porta 10 gigabit em alguma coisa (e no roteador, se n de nada adianta) o cat5e é o melhor que vc faz. aqui em casa, só uso ele. e tenho bem ai uns 30m de cabo, tenho mais guardado no armário e nem penso em passar pra cat6. nem meus roteadores novinhos tem essa porta. esses cabos cat6 são pensados pra aplicações profissionais mesmo.
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
hoje em dia, o melhor custo beneficio é cat5e. blindagem acho que é mais necessário pra cabos passando na parede, já que o campo de interferência de fios é bem pequeno, só vira problema com eles mto grudados, qnd tá no chão, msm que uns centimetros um do outro, o problema praticamente n existe. pelo menos eu nunca tive. cat5e pega até 1gb. claro que isso é máxima teórica. na prática pega um pouco menos. mas a menos que vc tenha porta 10 gigabit em alguma coisa (e no roteador, se n de nada adianta) o cat5e é o melhor que vc faz. aqui em casa, só uso ele. e tenho bem ai uns 30m de cabo, tenho mais guardado no armário e nem penso em passar pra cat6. nem meus roteadores novinhos tem essa porta. esses cabos cat6 são pensados pra aplicações profissionais mesmo.

Obrigado, sobre a velocidade do cabo é bem isso mesmo, o cat5e dá conta, até antes de trocar a operadora o cat5 me atendia por ser menos de 100mb.

A maior dúvida era sobre essa perda mesmo dos cabos estarem pertos em certas partes (atrás dos racks e da mesa do PC mesmo) tem bastante coisa ligada, uma régua com 5 tomadas cheia e revezando rsrsrsrsrs, e o fio de rede passar bem nesse trecho, se passar em outro lugar, fica bem exposto, mas mesmo assim uns 20cm ainda ficam paralelos com cabos de energia.

Vou ver o que sair mais barato entre os dois (5e ou 6) e comprar, acho que uma leve diferença entre eles já vale pegar o mais preparado para o futuro, fiquei quase 20 anos com os mesmo cabos e como tenho equipamentos ainda limitados aos 100mbs vou mantê-los, vou comprar um já montado para esse PC isolado.
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.848
Reações
3.915
Pontos
1.544
Sobre o cat5e: é como foi dito acima, ele alcança até 1gbps então vai te servir com folga. Só recomendo que pegue um cat5e de qualidade. Aqui passei uns 30 metros até o pc e comprei o Furukawa soho plus.

Eu evitei passar junto dos conduítes elétricos por recomendação do eletricista e porque ficaria muito apertado, além de ter lido na época que se passar o cabo de rede junto de fios elétricos, haverá interferência que causa quedas e oscilações. E, já que o motivo de eu ter optado pelo cabo foi buscar estabilidade na conexão, não faria sentido correr esse risco.

NO SEU CASO: se apenas encostar em trechos muito pequenos, acredito que não afete, mas não tenho certeza. De qualquer forma, se fizer dessa forma e tiver problemas de quedas e oscilações, poderá ser por causa de os fios estarem encostados (principalmente se o fio elétrico for de algum dispositivo que puxa muita eletricidade).

Coloquei tudo em canaletas passando próximas ao rodapé, ficou quase imperceptível.
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Sobre o cat5e: é como foi dito acima, ele alcança até 1gbps então vai te servir com folga. Só recomendo que pegue um cat5e de qualidade. Aqui passei uns 30 metros até o pc e comprei o Furukawa soho plus.

Eu evitei passar junto dos conduítes elétricos por recomendação do eletricista e porque ficaria muito apertado, além de ter lido na época que se passar o cabo de rede junto de fios elétricos, haverá interferência que causa quedas e oscilações. E, já que o motivo de eu ter optado pelo cabo foi buscar estabilidade na conexão, não faria sentido correr esse risco.

NO SEU CASO: se apenas encostar em trechos muito pequenos, acredito que não afete, mas não tenho certeza. De qualquer forma, se fizer dessa forma e tiver problemas de quedas e oscilações, poderá ser por causa de os fios estarem encostados (principalmente se o fio elétrico for de algum dispositivo que puxa muita eletricidade).

Coloquei tudo em canaletas passando próximas ao rodapé, ficou quase imperceptível.
Canaleta é uma boa, acho que vou até isolar com papel alumínio esses trechos que ficaram próximos dos de energia elétrica.

Obrigado pela dica.
 


#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.352
Reações
34.397
Pontos
1.354
Uso um cat6 que vai do equipamento de fibra ótica até o router e do router para o pc uso um cat5e, funciona perfeito na minha internet de 900 megas.

pxxoa4T.jpeg
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Acho que não vou trocar de cabo mais não, cat5:
 
Ultima Edição:

drdreh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.872
Reações
22.954
Pontos
599
onde acho Cat5e de boa qualidade? como confiar nos anuncios de ML?
esses do cirilo ta caro

 
Ultima Edição:

#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.352
Reações
34.397
Pontos
1.354
Pela descrição no cabo, é cat5, só se estiver errado.

@Tsultrim , só dei uma ajeitada aqui, nada de canaleta.
12b46e73e0fee744368af6b2a76b91fb.jpg


Enviado de meu SM-J730G usando o Tapatalk
Eu tirei um cabo cat5 daqui, por que essa m**** é um lixo, ele estava afetando o meu online no street, ele derrubava a conexão toda hora.
Coloquei o cat5e que estava guardado e parou com essa putaria.
Para baixar e essas coisas o cat5 funcionava ok, agora pra online, pqp, eu até pensei de mudar de internet achando que era ela, mas era a porra do cabo.
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.294
Reações
13.634
Pontos
1.604
Eu tirei um cabo cat5 daqui, por que essa m**** é um lixo, ele estava afetando o meu online no street, ele derrubava a conexão toda hora.
Coloquei o cat5e que estava guardado e parou com essa putaria.
Para baixar e essas coisas o cat5 funcionava ok, agora pra online, pqp, eu até pensei de mudar de internet achando que era ela, mas era a porra do cabo.

Verdade. Na época, eu tinha uns cabos CAT5 e isso falhava às vezes, daí botei o CAT5e e resolveu problema. Hoje em dia, só 5e para cima.
A diferença física que notei entre o 5 e 5e é a quantidade de mais torções nos pares trançados no 5e, daí dá menos problemas. Abri o cabo do 5 e do 5e pra ver a diferença e é isso mesmo.
 

polkolop

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.317
Reações
3.229
Pontos
1.184
Galera, não achei um tópico sobre redes domésticas, mas queria aproveitar este pra tirar uma dúvida básica: eu não tenho crimpador pra passar uns cabos de rede. É pra coisa simples, ligar uns PCs, TV e video game mesmo.

Esse kits que vendem no aliexpresse prestam pra alguém sem experiência conseguir passar uns cabos e fazer a rede funcionar sem precisar de "muito" trabalho?


Se tiver algum kit nacional ou que dê pra comprar aqui, tb agradeceria a sugestão.
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Galera, não achei um tópico sobre redes domésticas, mas queria aproveitar este pra tirar uma dúvida básica: eu não tenho crimpador pra passar uns cabos de rede. É pra coisa simples, ligar uns PCs, TV e video game mesmo.

Esse kits que vendem no aliexpresse prestam pra alguém sem experiência conseguir passar uns cabos e fazer a rede funcionar sem precisar de "muito" trabalho?


Se tiver algum kit nacional ou que dê pra comprar aqui, tb agradeceria a sugestão.
Eu não posso falar com 100% de certeza porque nunca usei essas ferramentas, mas pelos preços não devem ser ruins, eu tenho um alicate de crimpar bem com um "descascador de fio" bem parecido com esse do último anúncio (alicate do cabo azul e descascador amarelo), é igualzinho e não tenho problema em usar ele, é coisa simples, mas para a finalidade que você e eu temos, vão servir. Também acho que os demais acessórios devam funcionar, é difícil vir algo tão ruim assim de fora com esse preço (não está tão barato), mas talvez seja algo que vc nem use, eu compraria só o alicate por aqui mesmo, paguei menos de R$40 no meu, mas tem tempo, pelo menos uns 6 anos, e esse do aliexpress tá R$55,00, achei caro.

ML: https://bit.ly/3ihgSlP / https://bit.ly/3fIvokD

Americanas: https://bit.ly/3pbl7AL
 

polkolop

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.317
Reações
3.229
Pontos
1.184
Eu não posso falar com 100% de certeza porque nunca usei essas ferramentas, mas pelos preços não devem ser ruins, eu tenho um alicate de crimpar bem com um "descascador de fio" bem parecido com esse do último anúncio (alicate do cabo azul e descascador amarelo), é igualzinho e não tenho problema em usar ele, é coisa simples, mas para a finalidade que você e eu temos, vão servir. Também acho que os demais acessórios devam funcionar, é difícil vir algo tão ruim assim de fora com esse preço (não está tão barato), mas talvez seja algo que vc nem use, eu compraria só o alicate por aqui mesmo, paguei menos de R$40 no meu, mas tem tempo, pelo menos uns 6 anos, e esse do aliexpress tá R$55,00, achei caro.

ML: https://bit.ly/3ihgSlP / https://bit.ly/3fIvokD

Americanas: https://bit.ly/3pbl7AL

Pois é, as coias nos sites chineses tão bem caras, tem que pesquisar, pq tem muita coisa que custava "barato" e hoje nem compensa mais! Só quando aparece uma promoção lá ou cupom.

Mas valeu pela indicação, os preços daqui estão bem melhores. A ideia de pegar o kit lá seria pra caso precisasse no futuro, mas como é coisa básica, assim como foi o seu caso, só pensei que, talvez, fosse um bom "investimento", mas pensando bem, talvez fique lá, ocupando espaço e pegando poeira mesmo!

Valeu pela dica.
 
Topo Fundo