O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Interpretação Politica das musicas de Rap: Ritmo e Poesia-Foco: Critica social

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.796
Reações
13.827
Pontos
803
A segregação socio espacial denunciada na musica de Ndee Naldinho
O povo da periferia há muito tempo 'tá abandonado né, irmão
Enquanto o povo da classe alta
'Tá enchendo o rabo de dinheiro
O povo daqui 'tá no veneno
Sem emprego, na fome
A única saída que os irmão' encontra
Aqui na periferia é o mundo do crime
Os irmão' sabe que o crime não compensa
Mas é obrigado a viver no crime porque
Não tem outra saída né, mano
Então que Deus proteja os irmão' que agora 'tão na correria
Que Deus proteja o povo da periferia
Deus, olhai meu povo
Da periferia
Deus, olhai meu povo
Da periferia
É tanta gente triste nessa cidade
É tanta desigualdade
Desse outro lado da cidade
Mas eu tenho fé
Eu tenho fé, eu acredito em Deus
Olhai por esses filhos Teus
Senhor
Ó Pai, Senhor, olhai o meu povo sofrido
Da periferia
Periferia
Olhando pro meu povo vejo a tristeza
Estampada em cada rosto que perdeu a beleza
A vida é embaçada pra quem 'tá no veneno
Uma mãe vendo os seus filhos com fome, sofrendo
Os mais ricos do mundo só fazem investimento
Em diversão pra boyzinho, pra coisa ruim e armamento
Quanto ao meu povo, investimento é zero
O dia-a-dia não é facil, o dia-a-dia não é belo
Vários moleque' na rua sem endereço, drogado
Mendigo, gente sofredora, também largado
Se arrastando e com vontade de viver
Muita gente dá de frente, finge que não vê
De que adianta vida boa e ter tudo da hora
Se o meu povo 'tá no veneno?
Ãh, meu Deus, e agora?
Eu peço ao Senhor que dê paz e alegria
Cuida de nós, o povo da periferia
Deus, olhai meu povo
Da periferia
Deus, olhai meu povo
Da periferia
É tanta gente triste nessa cidade
É tanta desigualdade
Desse outro lado da cidade
Mas eu tenho fé
Eu tenho fé, eu acredito em Deus
Olhai por esses filhos Teus
São Teus, Senhor
Ó Pai, Senhor, olhai o meu povo sofrido
Da periferia
Periferia
O povo é mal cuidado, ignorado, esquecido
Os ricos querem mais é ver meu povo fudido
Exploram nossa vida, roubam nosso dinheiro
Eu vejo o povo no veneno, entrando em desespero
Irmão na ira, sem paz espiritual, se armando
Roubando, se arriscando, porque 'tá precisando
Apanhando na vida, passando fome, que injustiça
E quando roda toma coro todo dia da polícia
Que a cada dia o crime vai crescendo
Essa vida deixa o povo revoltado e violento
A pobreza, a miséria, todo dia cresce
Que porra é essa? Meu povo não merece
Um dia quem só fode a gente vai se fuder
Eles obrigam o meu povo a não ter paz pra viver
Que Deus proteja os irmão' que agora 'tão na correria
Que Deus proteja o povo da periferia
Deus, olhai meu povo
Da periferia
Deus, olhai meu povo
Da periferia
É tanta gente triste nessa cidade
É tanta desigualdade
Desse outro lado da cidade
Mas eu tenho fé
Eu tenho fé, eu acredito em Deus
Olhai por esses filhos Teus
Senhor
Ó Pai, Senhor, olhai o meu povo sofrido
Da periferia
Periferia
Ó Pai, Senhor, olhai o meu povo sofrido
Da periferia
Periferia

Um dos mais antigo cantores de Rap ainda na ativa, suas musicas oscilam de qualidade mas a sonoridade da musica ''Povo da Periferia'' agrada até os mais puristas, Ndee fez uma musica que realmente fica legal de se ouvir com som alto.

O que diz a letra ?​

Ela começa com clima de entrevista, onde o rapper expõe o abandono o como motor gerador da violência, ainda que irracional pois qualquer um sabe onde termina, lutar de modo errado contra o sistema é cair nele, o jovem que rouba se der sorte tem seus 10 minutos de glória na próxima tentativa o fim literalmente vem por intermédio da PM ou por outro criminoso no veneno.

Sem emprego, na fome
A única saída que os irmão' encontra
Aqui na periferia é o mundo do crime
Os irmão' sabe que o crime não compensa
Mas é obrigado a viver no crime porque
Não tem outra saída né, mano

Como representante do Rap paulistano ele sabe bem a desigualdade socio-espacial, São Paulo possui mais lojas de grife que as demais cidades da américa latina, possuí concessionaria que vendem carros de Luxo como Lamborghini, tem mansões em bairros abertos e condomínios residenciais de fazer inveja aos bairros de países de primeiro mundo, porém atravessando a cidade ou mesmo no coração desse centro financeiro estão encrustada favelas, algumas tão pobres que fazem as outras favelas parecerem agradáveis, ao contrário do que é dito o povo que mora ali não é burro, são apenas pessoas sem dinheiro nem mesmo para rebocar o barraco ou mudar de madeirite para alvenaria.

A parte maldosa do processo é que foram feitos estudos em várias capitais pelo país e constatou-se que o poder público é o principal segregador, através de processos pensados de gentrificação ou higienização empurrando o pobre sempre para a periferia, outra característica bizarra é que deixam areas verdes estrategicamente posicionadas quase que dizendo: ''invadam aqui'' outra prática que contribui para isso está atrelada as imobiliárias pratica é simples, aumenta-se o valor não da moradia mas sim o valor da entrada, dessa forma, um AP de preço X em um bairro ruim e um AP do mesmo preço num bairro bom, Em tese poderia ser comprado por um pobre porém o fator limitador está no valor da entrada, a entrada passa a no bairro bom passa a ser sensivelmente maior, deduzindo se assim que o aspirante pobre não teria aquele valor

É tanta desigualdade
Desse outro lado da cidade

A letra também apontam outros problemas já relatados nas outras musicas vistas anteriores, como ação dos ricos sempre em limitar progressos sociais relacionados a distribuição de renda e igualdade de oportunidades.

Os ricos querem mais é ver meu povo fudido

Para quem tiver curiosidade para com​

 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
Sou fã de rap nacional, ouço involuntariamente desde os 15 anos e voluntariamente faz uns 10 anos.

Em casa vou dar uma lida direito no seu tópico.

Pra mim o maior letrista do rap nacional é o Eduardo Taddeo.

Um cara que também acho foda é o Reinaldo, do A286. Ele não é tão politizado, as letras dele são mais intimistas, fala de algo mais interno, da dor do indivíduo.

O A286 era um grupo muito próximo do Facção Central, tanto que tem músicas de colab dos dois, a sonoridade era parecida, mas desde o disco de 2014 (Prefira a Justiça Antes do Perdão) eles criaram uma identidade própria que vai mais pra esse lado que citei.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.796
Reações
13.827
Pontos
803
Eduardo apenas saindo do facção central, eu gosto muito da musica necrotério dos vivos
muita gente acha que está vivo mas dia após dia tem seus sonhos roubados ou destruídos pela nossa nação na pessoas de seus governantes. olha o naipe da capa do disco, vivo mas morto ao mesmo tempo.



outra musica cabulosa e pegando carona no tema racismo, fala sobre o sistema de adoções no Brasil

 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.796
Reações
13.827
Pontos
803
Um cara que também acho foda é o Reinaldo, do A286. Ele não é tão politizado, as letras dele são mais intimistas, fala de algo mais interno, da dor do indivíduo.

O A286 era um grupo muito próximo do Facção Central, tanto que tem músicas de colab dos dois, a sonoridade era parecida, mas desde o disco de 2014 (Prefira a Justiça Antes do Perdão) eles criaram uma identidade própria que vai mais pra esse lado que citei.

nunca havia escutado, coloquei aqui uma chamada mundo mágico dos anônimos e sinceramente, não é ruim depois coloquei uma chamada Não quero virar memoria e é idêntico mesmo as antigas do facção, depois vou dar uma conferida na discografia dos caras. O nome A286 me lembrou do Coolio brasileiro de uma musica só o 509E ''oitavo anjo''.
 
Ultima Edição:

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
Eduardo apenas saindo do facção central, eu gosto muito da musica necrotério dos vivos

Cara, olha minha assinatura kkkkkk

mundo mágico dos anônimos

Melhor música deles, o clipe é bem legal também.

Em vários vídeos do Facção/Eduardo você encontra gente comentando algo do Reinaldo, o inverso também.
Só que eles parece que são tretados, mas não sei o motivo.
 


Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.796
Reações
13.827
Pontos
803
Já que o tema é Rap e Critica Social vou ser obrigado a falar do caso ''Guina'' aqui


o texto é longo (só leia se tiver de bobeira)

Já adianto que vou entregar aqui mais um mecanismo social do brasil: as periferias (não necessariamente favelas, regiões pobres das regiões metropolitanas das grandes cidades) foram entregues a ''situações'' e ''ideias'' e isso não é por acaso, é uma construção do brasil moderno pós anos 40 mas que se solidificam nos a partir dos anos 70, não há meio termo, se a pessoa é de periferia e tem tendência religiosa era será necessariamente um evangélico se a pessoa não tem tendência religiosa ela será um cachaceiro, isso ocorre como forma de dar razão a pobreza, o cara com pre disposição a religião ou a crer em Deus vai encontrar um porta aberta que dirá várias coisas para ele, uma hora ''não desista'' outra hora, de modo contraditório até ''Bom é uma fé com contentamento '' nessa situação ensinando a pessoa aceitar a realidade e a se contentar com o que tem. O cara sem pre disposição religiosa, devido a ociosidade, pressão familiar (o filho vê no pai um modelo de fracasso ou a mulher não apoia, não consegue fingir e o próprio cara sente a frustração) o cara vai parar, no álcool (o que eu estou dizendo aqui não é beber socialmente, é encher a cara mesmo, dormir na rua, alcoólatra). Esses dois elementos fazem com que a roda da exploração continue girando, sem que as pessoas saiam por aí se matando, são anestésicos, muitas religiões são até honestas mas as dominantes são sim aliadas ou integradas ao capital não há como negar, o jatinho dos lideres provam isso.

O que é Guina ?

O ''Guina'' é um personagem da musica do racionais chamada ''To ouvindo alguém me chamar'' faixa 4 do excelente álbum Sobrevivendo No Inferno de 1997.



A letra pela minha interpretação constrói o Guina como um arquétipo do moleque pobre que vira bandido, o personagem ''Neguinho' representado pelo Mano Brawn foi vitima de um emboscada e está agonizando, então ele se lembra do ''Guina'' e o descreve como um sociopata ladrão de banco e lojas de grife, inteligente com boa aparência e senso de liderança o típico chefe do tráfico rodeado de mulheres e objetos ostentosos , que foi preso após ser denunciado, de dentro do presídio ordenou a morte do personagem central motivado por ganância visto que o Guina acreditava que o dinheiro dos roubos foi parar na mão do neguinho.

Novamente o que é Guina ?
Guina também foi o apelido de um charlatão, que se apropriou do personagem da musica para se tornar famoso entre os evangélicos pentecostais menores, os pentecostais clássico do sec 20 são representados no Brasil pela Igreja Assembleia de Deus e Congregação Cristã No Brasil, depois veio uma segunda onda de igrejas pentecostais a partir dos anos 50 com uma concepção mais ampla do movimento, acreditando em coisas cada vez mais espiritualizadas, a razão nessa segunda onda é jogada 100% fora e por fim veio a terceira onda do pentecostalismo já nos anos 70 chamada neopentecostal ou movimento palavra da fé ou confissão positiva, uma forma mais controlada da fé, lideradas pelos grandes pastores que estão aí até hoje. No geral quase toda igreja evangélica por mais que tenha doutrina própria, tem sido engolida pela doutrina neopentecostal, indiretamente todos eles são neopentecostais em algum ponto da fé ou no agir ou no cantar, a ideia maior infiltra. Abaixo descrevo o que são as igrejas pentecostais menores.

Ta mais onde entra o Guina ?

O finado pregador Guina, entra no contexto das igrejas menores, igrejas fundadas nos quintais de casas, lojinhas e são cheias delas nas favelas (por ironia botecos também, obvio por que são fáceis de montar) o líder sempre nega, mas a ideia deles é serem ''grandes pastores'' um dia ( um nome moralmente aceito, e discreto, para dizer enriquecer através da montagem de igreja) por isso saíram da igreja que estavam anteriormente em intermináveis subdivisões alegando que ''Deus'' o separou para uma missão, ou veio um anjo ou cara acordou do ''nada'' com uma sentimento diferente e outras balelas. A verdade real é que ele não queria era ser o pastor subordinado e sim o pastor chefe, mas enfim.... e nessas igrejas pentecostais menores TUDO é válido, o mundo real não se aplica lá dentro, se mistura numa roupagem cristã as mais diversas superstições populares e contos quase que fanfic, por isso ''o Guina'' teve espaço, e o pior enquanto o mundo Gira há mil novos Guinas por aí falando na cabeça desse povo, comendo o cérebro do pessoal por interesse financeiro.



Eu vi o testemunho do suposto Guina, você não precisa ver, nos comentários desse video é citado as façanhas nivel fanfic: filho de pais macumbeiros, 16 irmãos, 8 deles assaltantes de banco, 8 delas prostituas, o cara diz na cara lisa ter tomado 32 tiros, 30 no peito e 2 na cabeça, morreu, ficou na geladeira do iml 2 dias e depois ressuscitou, não tem (pois foi arrancado no iml) os pulmões, rim, baço... estomago ta pela metade, perdeu 5% massa encefálica... diz que na capa dos discos do racionais, aquele personagem na grade é ele, diz que sempre quis ser famosos, pai era tenente do exército , tinha ''fama'' carro importado bmw, só bebia whisky, 20 anos presos (tinha até então 41 anos...) escreveu todas as letras do racionais, lançou CD original do novo Racionais versão gospel (que nunca existiu) jogou todos os ''Disco de Ouro'' fora, tinha 68 homicídios aos 17 todos na zona leste e todos para ter inspiração para fazer musicas, fala na cara lisa que matava as pessoas e decapitava lol (na igreja com criança e tudo ouvindo uma poha dessa) no fim ele diz que o disco sobrevivendo no inferno tem aquele nome pois ele relatou para o Brown como era o inferno (basicamente ele inventa um monte coisa e mescla com inferno de Dante) e impactou o Brawn que então decidiu nomear o disco ( a realidade é que o disco tem aquele nome em referencia ao sofrimento cotidiano da favela, mas enfim) encerra dizendo que é melhor comer arroz puro com Deus do que ter tudo o que ele tinha (que na verdade, ele não tinha, nunca teve)

Triste Fim
O falso Guina veio a falecer, sendo conhecido como o maior mentiroso na cena Rap e uma lenda caricata de como o Brasil é, tem vários heróis construídos, de Bel peixe a Betina, Silvio santos a Guina e dele a qualquer outro zé aí da esquina que se projeta no gogó, na boa, eu admiro a coragem dele, é preciso ser muito corajoso e filho da pouta para falar de cara lisa tanta mer,da só de pensar que tem gente que faz isso todo dia, seja na religião, seja no youtube, seja na política me deixa triste. Pois bem, quase que de fato ele cria uma fama, se ele escolhe outro grupo que não o racionais e cria algo levemente mais crível poderia ter assentado entre os grandes, mas aí era pedir demais nitidamente só naquele contexto para acreditarem nele, e como diz as palavras do Mestre: Do que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma.

181994

Fica aí, mais essa analise e de como o Brasil vai na onde de pessoas que reconstroem sua próprias história para pintar o super herói selfmade man do capitalismo.
 
Ultima Edição:

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.796
Reações
13.827
Pontos
803
Essa musicas se casam bem com a chacina do Jacarezinho



MV Bill Soldado do Morro um clássico do Rap nacional

 

DanteMayCry

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.247
Reações
13.024
Pontos
1.254
É o rap do marginal
Arrotando inverdades
Dando um stealth no mau-caratismo
E culpando a sociedade

São um bando de desocupado
Que votaram no pai jumento
A chacina do jacarezinho
Pro povo de bem foi livramento

A esquerdalhada aos prantos
Por ter perdido as suas cria
A polícia acabou com o encanto
Deles se entupirem de maconha todo dia
 
Topo Fundo